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Questão 115 - FGV-SP 2017 Economia - 1ª fase - Prova 002 - Caderno 2

Utilize o texto para responder à questão.

Uma inovadora radioterapia para tumores de fígado tem sido empregada nos últimos anos por meio da ingestão, pelo paciente, de microesferas do ácido 2-hidroxipropanoico, contendo o radioisótopo hólmio-166. Este radioisótopo é obtido pelo isótopo natural e estável hólmio-165 irradiado em um reator nuclear.

Com a ingestão das microesferas, o paciente recebe radiação gama e beta, que são emitidas pelo radioisótopo 166Ho, e o crescimento das células tumorais é desacelerado.

(COSTA, R.F. Desenvolvimento de métodos e preparação de microesferas de polímero e resinas marcadas com Hólmio-166. Dissertação de mestrado. Disponível em: http://www.teses.usp.br/. Adaptado)

O ácido orgânico empregado na esfera com o radioisótopo hólmio-166 apresenta a fórmula estrutural:



( a )

( b )

( c )

( d )

( e )

Questão 128 - ENEM 2022 2º Dia - Rosa

Afim de classificar as melhores rotas em um aplicativo de trânsito, um pesquisador propõe um modelo com base em circuitos elétricos. Nesse modelo, a corrente representa o número de carros que passam por um ponto da pista no intervalo de 1 s. A diferença de potencial (d.d.p.) corresponde à quantidade de energia por carro necessária para o deslocamento de 1 m. De forma análoga à lei de Ohm, cada via é classificada pela sua resistência, sendo a de maior resistência a mais congestionada. O aplicativo mostra as rotas em ordem crescente, ou seja, da rota de menor para a de maior resistência.

Como teste para o sistema, são utilizadas três possíveis vias para uma viagem de A até B, com os valores de d.d.p. e corrente conforme a tabela.

Nesse teste, a ordenação das rotas indicadas pelo aplicativo será:



( a )

1, 2, 3. 

( b )

1, 3, 2. 

( c )

2, 1, 3. 

( d )

3, 1, 2. 

( e )

3, 2, 1.

Resposta:

De acordo com a analogia estabelecida, a resistência de cada via pode ser determinada pela razão entre a d.d.p. e a corrente de carros. Assim, as resistências R1 , R2 e R3 das vias 1, 2 e 3 são:

Como o aplicativo mostra as rotas em ordem crescente de resistência, a ordenação a ser exibida será 1, 2 e 3, conforme apresentado na alternativa A.

Questão 128 - ENEM 2019 - 2º dia - Rosa

Numa feira de ciências, um estudante utilizará o disco de Maxwell (ioiô) para demonstrar o princípio da conservação da energia. A apresentação consistirá em duas etapas:

Etapa 1 - a explicação de que, à medida que o disco desce, parte de sua energia potencial gravitacional é transformada em energia cinética de translação e energia cinética de rotação;

Etapa 2 -o cálculo da energia cinética de rotação do disco no ponto mais baixo de sua trajetória, supondo o sistema conservativo.

Ao preparar a segunda etapa, ele considera a aceleração da gravidade igual a 10 m s-2 e a velocidade linear do centro de massa do disco desprezível em comparação com a velocidade angular. Em seguida, mede a altura do topo do disco em relação ao chão no ponto mais baixo de sua trajetória, obtendo  da altura da haste do brinquedo.

As especificações de tamanho do brinquedo, isto é, de comprimento (C), largura (L) e altura (A), assim como da massa de seu disco de metal, foram encontradas pelo estudante no recorte de manual ilustrado a seguir.

O resultado do cálculo da etapa 2, em joule, é:



( a )

4,10 x 10-2

( b )

8,20 x 10-2

( c )

1,23 x 10-1

( d )

8,20 x 104

( e )

1,23 x 105

Resposta:

Representando a situação discutida no enunciado nos pontos mais alto e mais baixo da trajetória

De acordo com o enunciado:

1) O sistema é conservativo; 2) A velocidade linear do centro do disco é desprezível.

Assim:

Observações

1) Para a resolução do exercício, admite-se que a haste com o disco partiu da posição "A" representada anteriormente.

2) Não é possível comparar grandezas físicas diferentes, logo, não podemos comparar a velocidade linear com a velocidade angular.

Questão 128 - ENEM 2020 - 2° dia - Azul

Mesmo para peixes de aquário, como o peixe arco-íris, a temperatura da água fora da faixa ideal (26 °C a 28 °C), bem como sua variação brusca, pode afetar a saúde do animal. Para manter a temperatura da água dentro do aquário na média desejada, utilizam-se dispositivos de aquecimento com termostato. Por exemplo, para um aquário de 50 L, pode-se utilizar um sistema de aquecimento de 50 W otimizado para suprir sua taxa de resfriamento. Essa taxa pode ser considerada praticamente constante, já que a temperatura externa ao aquário é mantida pelas estufas. Utilize para a água o calor específico 4,0 kJ kg−1 K−1 e a densidade 1 kg L−1.

Se o sistema de aquecimento for desligado por 1 h, qual o valor mais próximo para a redução da temperatura da água do aquário?



( a )

4,0 °C

( b )

3,6 °C

( c )

0,9 °C

( d )

0,6 °C

( e )

0,3 °C

Resposta:

De acordo com o enunciado, o sistema de aquecimento compensa a taxa de resfriamento. Assim, quando o sistema de aquecimento é desligado, a potência de resfriamento é igual a 50 W. Aplicando-se a definição de potência e ajustando-se adequadamente as unidades:

Já que ocorre um resfriamento da água:

Adequando-se os sinais, ajustando-se as unidades e observando-se que a massa de 50 L de água é igual a 50 kg (d = 1 kg/L):

Questão 32 - ENEM 2018 1° dia - Caderno 2 - Amarelo

Certa vez minha mãe surrou-me com uma corda nodosa que me pintou as costas de manchas sangrentas. Moído, virando a cabeça com dificuldade, eu distinguia nas costelas grandes lanhos vermelhos. Deitaram-me, enrolaram-me em panos molhados com água de sal — e houve uma discussão na família. Minha avó, que nos visitava, condenou o procedimento da fllha e esta afligiu-se. Irritada, ferira-me á toa, sem querer. Não guardei ódio a minha mãe: o culpado era o nó.

RAMOS, G. Infância. Rio de Janeiro: Record, 1998.

Num texto narrativo, a sequência dos fatos contribui para a progressão temática. No fragmento, esse processo é indicado pela



( a )

alternância das pessoas do discurso que determinam o foco narrativo. 

( b )

utilização de formas verbais que marcam tempos narrativos variados.

( c )

indeterminação dos sujeitos de ações que caracterizam os eventos narrados. 

( d )

justaposição de frases que relacionam semanticamente os acontecimentos narrados. 

( e )

recorrência de expressões adverbiais que organizam temporalmente a narrativa.

Resposta:

O texto narrativo é aquele que “conta uma história”. Dito de maneira mais precisa, é o tipo de texto pelo qual o enunciador relata as mudanças que vão ocorrendo progressivamente no tempo.

Nesse excerto, há uma progressão temporal entre os enunciados. Por exemplo, as formas verbais do perfeito “surrou-me”, “pintou”, “Deitaram-me”, “enrolaram-me” apresentam o sucedâneo de ações violentas às quais o narrador foi submetido pela mãe.

Questão 33 - ENEM 2020 - 1° dia - Branco

LUTA: prática corporal imprevisível, caracterizada por determinado estado de contato proposital, que possibilita a duas ou mais pessoas se enfrentarem numa constante troca de ações ofensivas e/ou defensivas, regida por regras, com o objetivo mútuo sobre um alvo móvel personificado no oponente.

GOMES, M. S. P. et al. Ensino das lutas: dos princípios condicionais aos grupos situacionais. Movimento, n. 2, abr.-jun. 2010 (adaptado).

De acordo com o texto, podemos identificar uma abordagem das lutas nas aulas de educação física quando o professor realiza uma proposta envolvendo



( a )

contato corporal intenso entre o aluno e seu oponente. 

( b )

contenda entre os alunos que se agridem fisicamente. 

( c )

confronto corporal em que os vencedores são previamente identificados.

( d )

combate corporal intencional com ações regulamentadas entre os oponentes. 

( e )

conflito resolvido pelos alunos por meio de regras previamente estabelecidas.

Resposta:

No texto, as características das lutas apresentadas tornam a prática corporal uma das mais questionáveis nas aulas de educação física. Confusão entre lutas e brigas e ação contra o corpo do adversário são duas das questões mais presentes nas discussões sobre esse objeto de conhecimento. A alternativa D, portanto, apresenta a estratégia mais adequada para se desenvolverem APRENDIZAGENS sobre as lutas.

Questão 33 - ENEM 2021 - 1º dia - Rosa

Comportamento geral

Você deve estampar sempre um ar de alegria E dizer: tudo tem melhorado Você deve rezar pelo bem do patrão E esquecer que está desempregado

Você merece Você merece Tudo vai bem, tudo legal Cerveja, samba, e amanhã, seu Zé Se acabarem com teu carnaval

Você deve aprender a baixar a cabeça E dizer sempre: muito obrigado São palavras que ainda te deixam dizer Por ser homem bem disciplinado

Deve pois só fazer pelo bem da nação Tudo aquilo que for ordenado Pra ganhar um fuscão no juízo final E diploma de bem-comportado

GONZAGUINHA. Luiz Gonzaga Jr. Rio de Janeiro: Odeon, 1973 (fragmento).

Pela análise do tema e dos procedimentos argumentativos utilizados na letra da canção composta por Gonzaguinha na década de 1970, infere-se o objetivo de



( a )

ironizar a incorporação de ideias e atitudes conformistas.

( b )

convencer o público sobre a importância dos deveres cívicos.

( c )

relacionar o discurso religioso à resolução de problemas sociais.

( d )

questionar o valor atribuído pela população às festas populares.

( e )

defender uma postura coletiva indiferente aos valores dominantes.

Resposta:

A canção “Comportamento Geral”, de Gonzaguinha, ironiza atitudes conformistas por parte da população, que evidenciariam uma postura de alienação social durante o governo militar.  No texto, o autor enfatiza a ideia de uma alegria artificial (“você deve estampar um ar de alegria”; “tudo vai bem, tudo legal”) diante das dificuldades impostas pela situação socioeconômica e política do país, nos anos 1970.

Questão 37 - UNICAMP 2011 1ª fase - Provas Q e Z

Em 30 de março de 1964, o Presidente João Goulart fez um discurso, no qual declarou: “Acabo de enviar uma mensagem ao Congresso Nacional propondo claramente as reformas que o povo brasileiro deseja. O meu mandato será exercido em toda a sua plenitude, em nome do povo e na defesa dos interesses populares.” 

(Adaptado de Paulo Bonavides e Roberto Amaral, Textos políticos da história do Brasil. Brasília: Senado Federal, 2002, vol. 7, p. 884.) 

Sobre o contexto em que esse discurso foi pronunciado, é possível afirmar o seguinte:



( a )

Enfrentando a oposição de setores conservadores, Jango tentou usar as reformas de base, que deveriam abranger a reforma agrária, a eleitoral, a educacional e a financeira, para garantir apoio popular ao seu mandato.

( b )

Quando Jango apresentou ao Congresso Nacional as reformas de base, elas já haviam sido alteradas, abrindo mão da reforma agrária, para agradar aos setores conservadores, e não apenas às classes populares.

( c )

Com as reformas de base, Jango buscou afastar a fama de esquerdista, colocando na ilegalidade os partidos comunistas, mas motivou a oposição de militares e políticos nacionalistas, ao abrir o país ao capital externo.

( d )

Jango desenvolveu um plano de reformas que deveriam alterar essencialmente as carreiras dos militares, o que desagradava muitos deles, mas também reprimiu várias greves do período, irritando as classes populares.

Resposta:

O governo Jango (1961-64) marcou o encerramento do período populista no Brasil (1945-64). No contexto da Guerra Fria e da crise econômica em que o país se encontrava, seu programa de Reformas de Base desafiava os interesses mais conservadores ligados ao grande capital e a setores médios da sociedade. Essa proposta, que incluía a reforma agrária, valeu-lhe a pecha de esquerdista e acirrou militares e civis na articulação do golpe de Estado de 1964.

Questão 38 - Albert Einstein 2017 Vestibular de Inverno - Graduação em Medicina

O elemento de número atômico 117 foi o mais novo dos elementos artificiais obtidos em um acelerador de partículas. Recentemente, a IUPAC (União Internacional de Química Pura e Aplicada) anunciou que o nome sugerido para esse novo elemento é Tennessino. Alguns átomos do isótopo 293 desse elemento foram obtidos a partir do bombardeamento de um alvo contendo 13 mg de 249Bk por um feixe de núcleos de um isótopo específico. A reação produziu quatro nêutrons, além do isótopo 293 do elemento de número atômico 117.

• O isótopo que compõe o feixe de núcleos utilizado no acelerador de partículas para a obtenção do Tennessino é melhor representado por 



( a )

20Ne. 

( b )

48Ca. 

( c )

48Ti. 

( d )

103Rh.

Resposta:

De acordo com texto e, consultando a tabela periódica, temos:

De acordo com a tabela, o elemento de número atômico 20 é o cálcio - 

Questão 38 - Albert Einstein 2018 Vestibular de Verão - Graduação Medicina

What the World Needs Now

Lyrics by Hall David

What the world needs now is love, sweet love It’s the only thing that there’s just too little of What the world needs now is love, sweet love, No not just for some but for everyone. Lord, we don’t need another mountain, There are mountains and hillsides enough to climb There are oceans and rivers enough to cross, Enough to last till the end of time.

Este trecho da letra da música sugere que



( a )

quando conseguimos ultrapassar os obstáculos que nos são colocados na vida, acabamos encontrando mais carinho. 

( b )

o ser humano, de maneira geral, já enfrenta regularmente muitos problemas e precisa de mais amor para poder superá-los. 

( c )

no sentido figurado, subir e descer montanhas e colinas e atravessar rios e mares representam penitências que todos pagamos para encontrar o amor.

( d )

temos muitas montanhas e colinas para escalar e muitos mares e rios para atravessar até encontrarmos a felicidade.

Resposta:

O trecho diz:

"Do que o mundo precisa agora é amor, doce amor É a única coisa que há pouco demais Do que o mundo precisa agora é amor, doce amor Não apenas para alguns, mas para todos.

Senhor, não precisamos de uma outra montanha Há montanhas e encostas o bastante para escalar Há oceanos e mares o bastante para atravessar O bastante para durar até o fim dos tempos"

Questão 38 - FUVEST 2019 1ª Fase - Prova V

Considerando que baterias de Li‐FeS2 podem gerar uma voltagem nominal de 1,5 V, o que as torna úteis no cotidiano e que a primeira reação de descarga dessas baterias é 2 Li + FeS2 → Li2FeS2, é correto afirmar:



( a )

O lítio metálico é oxidado na primeira descarga. 

( b )

O ferro é oxidado e o lítio é reduzido na primeira descarga.

( c )

O lítio é o cátodo dessa bateria. 

( d )

A primeira reação de descarga forma lítio metálico.

( e )

O lítio metálico e o dissulfeto ferroso estão em contato direto dentro da bateria.

Resposta:

A primeira reação de descarga das baterias de  pode ser equacionada por: ​

Logo, pode-se concluir que o lítio metálico é oxidada na primeira descarga.

Questão 38 - UNICAMP 2021 1ª Fase - Conhecimentos Gerais - Exatas e Tecnológicas / Humanas e Artes - E e G

Na questão, sempre que necessário, use π = 3 e g = 10 m/s2.

Um microchip de massa m = 2,0 × 10–6 g é composto majoritariamente de silício. Durante um minuto de funcionamento, o circuito elétrico do dispositivo dissipa, na forma térmica, uma quantidade de energia Q = 0,96 mJ. Considere que o calor específico do silício é o cSi = 800 J/kg °C. Caso não houvesse nenhum mecanismo de escoamento de calor para fora do dispositivo, em quanto sua temperatura aumentaria após esse tempo de funcionamento?



( a )

4,8 × 101 °C.

( b )

1,6 × 102 °C.

( c )

6,0 × 102 °C.

( d )

1,2 × 103 °C.

Resposta:

Pode-se determinar a variação de temperatura do microchip por meio da expressão da quantidade de calor sensível, com o cuidado de se transformar a unidade de massa de gramas para quilogramas, como apresentado a seguir:

Questão 38 - UNESP 2022 - 2ª Fase

A filosofia, além do privilégio histórico de ter sido a primeira tentativa de compreensão do mito, tem consciência, desde a sua origem, do seu parentesco com ele. A filosofia, se não é filha, é, pelo menos, irmã mais nova do mito e estabeleceu desde o seu berço uma fascinante relação de amizade e confronto com esse irmão mais velho. O alvorecer da filosofia na tradição ocidental mistura as suas luzes e sombras com as do mito que a precedeu na odisseia da humanidade.

(Marcelo Perine. “Mito e filosofia”. In: Philosophos, 2002. Adaptado.)

A relação apresentada no texto expressa uma passagem transformadora na filosofia referente à 



( a )

organização da pólis. 

( b )

reflexão sobre a ética. 

( c )

expansão do território grego. 

( d )

valorização das figuras divinas. 

( e )

racionalização da natureza.

Resposta:

O texto do filósofo brasileiro Marcelo Perine explora a relação entre mito e filosofia, indicando suas ambiguidades: se por um lado houve efetivamente uma passagem do mito à filosofia, por outro o nascente discurso filosófico ainda dependia do mito para a elaboração das suas perguntas e respostas sobre a natureza, pelo menos até a formulação e consolidação do discurso filosófico. Nesse momento inaugural à filosofia, surgiram as primeiras formas de explicação da natureza a partir de uma chave racional (cosmologias) e não mítica (cosmogonia) – demonstrando ser a natureza passível de racionalização.

Questão 38 - UNESP 2023 - 2ª Fase

Texto 1

Quantas vezes ocorreu-me sonhar, durante a noite, que estava neste lugar, que estava vestido, que estava junto ao fogo, embora estivesse inteiramente nu dentro de meu leito? […] Pensando cuidadosamente nisso, lembro-me de ter sido muitas vezes enganado, quando dormia, por semelhantes ilusões. E, detendo-me neste pensamento, vejo tão manifestamente que não há quaisquer indícios concludentes, nem marcas assaz certas por onde se possa distinguir nitidamente a vigília do sono, que me sinto inteiramente pasmado: e meu pasmo é tal que é quase capaz de me persuadir de que estou dormindo.

(René Descartes. Obra escolhida, 1973.)

Texto 2

O cientista Jeremy Bailenson, diretor-fundador do laboratório que estuda realidade virtual na Universidade Stanford, nos Estados Unidos, disse, em 2018, que o tempo passado com óculos de realidade virtual “é psicologicamente muito mais poderoso do que qualquer mídia já inventada e se prepara para transformar dramaticamente as nossas vidas. Nosso cérebro fica confuso o suficiente para entender esses sinais como realidade? Eu posso te garantir: a realidade virtual influencia. Para algumas pessoas, a ilusão é tão poderosa que o sistema límbico [região do cérebro envolvida com emoções e memória] delas entra em um estado de atividade intensa”.

(Shin Suzuki. “Vida no metaverso: como a realidade virtual poderá afetar a percepção do mundo ao redor”. www.bbc.com, 28.11.2021. Adaptado.)

Nesses dois textos, observa-se a problematização de uma questão clássica em filosofia, a qual corresponde à 



( a )

relação entre sensação e razão. 

( b )

evolução das descobertas científicas. 

( c )

estruturação do raciocínio lógico. 

( d )

fundamentação do conhecimento comum. 

( e )

combinação entre progresso e tecnologia.

Resposta:

O Texto I traz um famoso trecho de Descartes no qual ele questiona os sentidos, colocando em dúvida as informações que poderia obter a partir deles, uma vez que muitas vezes se enganou – por exemplo, em sonho, enquanto dormia. Descartes usa esse raciocínio para argumentar no sentido da autonomia da razão, que não deveria depender dos sentidos. Já o Texto II, bastante atual, descreve os efeitos de uma experiência de realidade virtual, na qual as ilusões produzidas afetam tremendamente o pensamento (ou, mais precisamente, “o sistema límbico”). Nos dois casos, está em jogo a relação entre a sensação e a razão.

Questão 38 - FCMSCSP 2023 - 1º dia

Analise o mapa.

A representação espacial apresentada no mapa faz referência



( a )

à circulação de energia elétrica entre as unidades geradoras. 

( b )

aos corredores de produção e extração agromineral. 

( c )

à rede integrada de defesa e controle do tráfego aéreo. 

( d )

aos centros de controle de comunicação via satélite. 

( e )

aos fluxos migratórios inter-regionais.

Resposta:

O mapa indica a circulação de energia elétrica entre as diferentes unidades geradoras do país. Esse processo é possível devido  à existência do Sistema Interligado Nacional (SIN), que é um conjunto de infraestruturas que conectam as diferentes fontes geradoras de eletricidade, como as usinas hidrelétricas, termelétricas e nuclear, aos centros consumidores. O SIN é gerido pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), responsável por coordenar a produção e a distribuição de eletricidade no Brasil.

Questão 128 - ENEM 2020 - Digital - 2° dia - Amarelo

O reagente conhecido como Kastle-Meyer é muito utilizado por investigadores criminais para detectar a presença de sangue. Trata-se de uma solução aquosa incolor, preparada com zinco metálico, hidróxido de sódio (Reação 1) e indicador (Reação 2). Essa solução, quando em contato com a hemoglobina contida no sangue e na presença de água oxigenada (Reação 3), passa de incolor para vermelha, indicando a presença de sangue no local, conforme as reações descritas.

A mudança de coloração que indica a presença de sangue ocorre por causa da reação do indicador com o(a)



( a )

sal de Na2[Zn(OH)4] na presença de hemoglobina. 

( b )

água produzida pela decomposição da água oxigenada. 

( c )

hemoglobina presente na reação com a água oxigenada. 

( d )

gás oxigênio produzido pela decomposição da água oxigenada. 

( e )

gás hidrogênio produzido na reação do zinco com hidróxido de sódio.

Resposta:

De acordo com as equações das reações 1, 2 e 3, para que o indicador incolor se torne vermelho (o que, de acordo com o enunciado, indica a presença de sangue), deve ocorrer uma reação de oxidação desse indicador, ou seja, deve ocorrer a reação no sentido inverso ao equacionamento apresentado para a reação 2. 

Essa reação só ocorrerá caso haja sangue (hemoglobina), pois essa irá catalisar a decomposição do peróxido, gerando O2. Esse O2 gerado é que irá promover a oxidação do indicador, tornando-o vermelho.

Questão 128 - ENEM 2023 2º Dia - Azul

É comum em viagens de avião sermos solicitados a desligar aparelhos cujo funcionamento envolva a emissão ou a recepção de ondas eletromagnéticas, como celulares. A justificativa dada para esse procedimento é, entre outras coisas, a necessidade de eliminar fontes de sinais eletromagnéticos que possam interferir nas comunicações, via rádio, dos pilotos com a torre de controle.

Essa interferência poderá ocorrer somente se as ondas emitidas pelo celular e as recebidas pelo rádio do avião



( a )

forem ambas audíveis.

( b )

tiverem a mesma potência.

( c )

tiverem a mesma frequência.

( d )

tiverem a mesma intensidade.

( e )

propagarem-se com velocidades diferentes.

Resposta:

Um dos problemas que pode acontecer quando aparelhos emitem ondas eletromagnéticas é o fato de essas ondas interferirem destrutivamente com outra onda eletromagnética envolvida na comunicação, por exemplo, entre os pilotos e a torre de controle. Isso ocorreria, principalmente, se as ondas tivessem as mesmas frequências.

Questão 128 - ENEM 2017 2º dia - Prova Rosa

A farinha de linhaça dourada é um produto natural que oferece grandes benefícios para o nosso organismo. A maior parte dos nutrientes da linhaça encontra-se no óleo desta semente, rico em substâncias lipossolúveis com massas moleculares elevadas. A farinha também apresenta altos teores de fibras proteicas insolúveis em água, celulose, vitaminas lipossolúveis e sais minerais hidrossolúveis.

Considere o esquema, que resume um processo de separação dos componentes principais da farinha de linhaça dourada.

O óleo de linhaça será obtido na fração



( a )

Destilado 1.

( b )

Destilado 2.

( c )

Resíduo 2.

( d )

Resíduo 3.

( e )

Resíduo 4.

Resposta:

A partir dos dados fornecidos pelo enunciado, tem-se que o óleo de linhaça é rico em substâncias lipossolúveis e, portanto, deve ser mais solúvel em fases orgânicas (extrato etéreo). Por apresentar substâncias com massas moleculares elevadas, ao passar pelo processo de destilação, o óleo de linhaça deve se concentrar na fração menos volátil, ou seja, no resíduo 4.

Questão 32 - ENEM 2017 1º dia - Prova Branca

O homem disse, Está a chover, e depois, Quem é você, Não sou daqui, Anda à procura de comida, Sim, há quatro dias que não comemos, E como sabe que são quatro dias, É um cálculo, Está sozinha, Estou com o meu marido e uns companheiros, quantos são, Ao todo, sete, Se estão em pensar a ficar conosco, tirem daí o sentido, já somos muito, Só estamos de passagem, Donde vêm, Estivemos internados desde que a cegueira começou, Ah, sim, a quarentena, não serviu de nada, Por que diz isso, Deixaram-nos sair, Houve um incêndio e nesse momento percebemos que os soldados que nos vigiavam tinham desaparecido, E saíram, Sim, Os vossos soldados devem ter sido dos últimos a cegar, toda a gente está cega, Toda a gente, a cidade toda, o país,

SARAMAGO, J, Ensaio sobre a cegueira. São Paulo: Cia. das Letras, 1995.

A cena retrata as experiências das personagens em um país atingido por uma epidemia. No diálogo, a violação de determinadas regras de pontuação



( a )

revela uma incompatibilidade entre o sistema de pontuação convencional e a produção do gênero romance.

( b )

provoca uma leitura equivocada das frases interrogativas e prejudica a verossimilhança.

( c )

singulariza o estilo do autor e auxilia na representação do ambiente caótico.

( d )

representa uma exceção às regras do sistema de pontuação canônica. 

( e )

colabora para a construção da identidade do narrador pouco escolarizado.

Resposta:

A literatura de José Saramago é marcada por características bastante particulares, como a alternância de sinais de pontuação e o uso de períodos longos, singularizando o estilo do autor.  No trecho lido, tal uso sugere uma atmosfera caótica, explicitando a tensão de um ambiente em que a ordem social se apresenta subvertida pela cegueira coletiva.

Questão 33 - ENEM 2020 - Digital - 1º Dia - Língua inglesa - Azul

Pessoal intransferível

Escute, meu chapa: um poeta não se faz com versos. É o risco, é estar sempre a perigo sem medo, é inventar o perigo e estar sempre recriando dificuldades pelo menos maiores, é destruir a linguagem e explodir com ela. Nada no bolso e nas mãos. Sabendo: perigoso, divino, maravilhoso.

Poetar é simples, como dois e dois são quatro sei que a vida vale a pena etc. Difícil é não correr com os versos debaixo do braço. Difícil é não cortar o cabelo quando a barra pesa. Difícil, pra quem não é poeta, é não trair a sua poesia, que, pensando bem, não é nada, se você está sempre pronto a temer tudo; menos o ridículo de declamar versinhos sorridentes. E sair por aí, ainda por cima sorridente mestre de cerimônias, “herdeiro” da poesia dos que levaram a coisa até o fim e continuam levando, graças a Deus.

E fique sabendo: quem não se arrisca não pode berrar. Citação: leve um homem e um boi ao matadouro. O que berrar mais na hora do perigo é o homem, nem que seja o boi. Adeusão.

TORQUATO NETO. Melhores poemas de Torquato Neto. São Paulo: Global, 2018.

Expoente da poesia produzida no Brasil na década de 1970 e autor de composições representativas da Tropicália, Torquato Neto mobiliza, nesse texto,



( a )

gírias e expressões coloquiais para criticar a linguagem adornada da tradição literária então vigente. 

( b )

intenções satíricas e humorísticas para delinear uma concepção de poesia voltada para a felicidade dos leitores. 

( c )

frases de efeito e interpelações ao leitor para ironizar as tentativas de adequação do poema ao gosto do público. 

( d )

recursos da escrita em prosa e noções do senso comum para enfatizar as dificuldades inerentes ao trabalho do poeta. 

( e )

referências intertextuais e anedóticas para defender a importância de uma atitude destemida ante os riscos da criação poética.

Resposta:

Em seu texto, Torquato Neto defende a postura do risco na criação poética, com afirmações categóricas: “É o risco, é estar sempre a perigo sem medo”; “quem não se arrisca não pode berrar”. Para exemplificar artistas que praticam essa poética do risco, Torquato estabelece relações intertextuais ao referir trechos como “divino, maravilhoso” (que alude a uma canção homônima de Caetano Veloso) e “como dois e dois são quatro sei que a vida vale a pena” (que é uma citação literal do poema “Dois e dois são quatro”, de Ferreira Gullar, e ainda uma alusão à canção “Como dois e dois”, do mesmo Caetano Veloso).

 

Questão 33 - ENEM 2019 - 1º dia - Azul

Inverno! inverno! inverno!

Tristes nevoeiros, frios negrumes da longa treva boreal, descampados de gelo cujo limite escapa-nos sempre, desesperadamente, para lá do horizonte, perpétua solidão inóspita, onde apenas se ouve a voz do vento que passa uivando como uma legião de lobos, através da cidade de catedrais e túmulos de cristal na planície, fantasmas que a miragem povoam e animam, tudo isto: decepções, obscuridade, solidão, desespero e a hora invisível que passa como o vento, tudo isto é o frio inverno da vida.

Há no espírito o luto profundo daquele céu de bruma dos lugares onde a natureza dorme por meses, à espera do sol avaro que não vem.

POMPEIA, R. Canções sem metro. Campinas: Unicamp, 2013.

Reconhecido pela linguagem impressionista, Raul Pompeia desenvolveu-a na prosa poética, em que se observa a 



( a )

 imprecisão no sentido dos vocábulos.

( b )

dramaticidade como elemento expressivo.

( c )

subjetividade em oposição à verossimilhança.

( d )

valorização da imagem com efeito persuasivo.

( e )

plasticidade verbal vinculada à cadência melódica.

Resposta:

O texto de Raul Pompeia se vale de uma linguagem densamente plástica e metafórica para associar sentimentos a uma paisagem gelada. O espaço gelado é descrito como uma “cidade de catedrais e túmulos de cristal”. A “cadência melódica” se manifesta no uso expressivo da pontuação, que exige uma leitura expressiva do texto, como se nota na primeira linha.

Questão 33 - ENEM 2022 1º Dia - Rosa

É ruivo? Tem olhos azuis? É homem ou mulher? Usa chapéu? Quem jogou Cara a Cara na infância sabe de cor o roteiro de perguntas para adivinhar quem é o personagem misterioso do seu oponente.

Agora, o jogo está prestes a ganhar uma nova versão. A designer polonesa Zuzia Kozerska-Girard está desenvolvendo uma variação do Guess Who? (nome do Cara a Cara em inglês), em que as personalidades do tabuleiro são, na verdade, mulheres notáveis da história e da atualidade, como a artista Frida Kahlo, a ativista Malala Yousafzai, a astronauta Valentina Tereshkova e a aviadora Amelia Earhart. O Who’s She? (“Quem é ela?”, em português) traz, no total, 28 mulheres que representam diversas profissões, nacionalidades e idades.

A ideia é que, em vez de perguntar sobre a aparência das personagens, as questões sejam direcionadas aos feitos delas: ganhou algum Nobel, fez alguma descoberta? Para cada personagem há um cartão com fatos divertidos e interessantes sobre sua vida. Uma campanha entrou no ar com o objetivo de arrecadar dinheiro para desenvolver o Who’s She?. A meta inicial era reunir 17 mil dólares. Oito dias antes de a campanha acabar, o projeto já angariou quase 350 mil dólares.

A chegada do jogo à casa do comprador varia de acordo com a quantia doada — quanto mais você doou, mais rápido vai poder jogar.

Disponível em: www.super.abril.com.br. Acesso em: 4 dez. 2018 (adaptado).

Ao divulgar a adaptação do jogo para questões relativas a ações e habilidades de mulheres notáveis, o texto busca



( a )

contribuir para a formação cidadã dos jogadores. 

( b )

refutar modelos estereotipados de beleza e elegância. 

( c )

estimular a competitividade entre potenciais compradores. 

( d )

exemplificar estratégias de arrecadação financeira pela internet. 

( e )

desenvolver conhecimentos lúdicos específicos dos tempos atuais.

Resposta:

A nova versão do jogo Cara a cara – ao destacar feitos e competências de mulheres importantes para as artes, ciências e afins – estimula que as pessoas conheçam essas mulheres, o que contribui para combater o machismo e, por extensão, para formar cidadãos mais conscientes.

Questão 38 - FGV-SP 2015 Administração - 1º semestre - Módulo objetivo - Prova Tipo A

THE SABBATH: A DAY OF COLLECTIVE REST By Jonathan Sacks

The idea of a weekly day of collective rest was unprecedented in the ancient world. Months and years are natural ways of structuring time, based respectively on the appearance of the moon and the sun. But the seven day week corresponds to nothing in nature; nor does a day of rest.

The Greeks and Romans could not understand the sabbath at all. They wrote that the Jews kept it because they were lazy. The interesting fact is that within a relatively short space of time after making that judgement, Greece, and later Rome, declined and fell. Without institutionalised rest, civilisations, like individuals, eventually suffer from burnout.

Originally, the sabbath was conceived as a way of limiting slavery. On one day a week, masters could not make their servants work. For orthodox Jews today the sabbath is a liberation from other kinds of slavery. Imagine a day without texts, tweets, emails or phone calls, without television, computers or electronic games, a day without the pressures of a consumer society, without cars, traffic, planes, noise and pollution, a day dedicated to family, community, study and collective expressions of gratitude. It’s when we make space for the things that are important but not urgent.

The significance of the sabbath is varied. It introduces into a culture in the most vivid way the idea of limits. We can’t produce, consume and deplete our resources constantly with no constraints and no thought for future generations. A day without cars and planes would go a long way to cutting the carbon consumption that threatens the earth’s ecology. A failure to understand the idea of limit has brought about environmental devastation almost everywhere Homo sapiens has set foot.

Moreover, the sabbath renews social capital. It bonds people into communities in way not structured by transactions of wealth or power. It is to time what parks are to space: something precious that we share on equal terms and that none of us could create or possess on our own.

Britain used to have its own sabbath every Sunday. Then it was deregulated and privatized. Holy days became holidays, sacred time became free time and rest became leisure. The assumption was that everyone would benefit because we could all decide for ourselves how to spend the day. This was, and remains, a fallacy.

Societies need civic time when we cultivate the relationships that constitute the third realm that is neither the market nor the state, and that in effect means sabbath, whether or not it carries religious connotations. A once-a-week sabbatical that is public, not private, rest would renew the social fabric, the families and communities that sustain our liberal democratic freedom today.

Adapted from Prospect, August 2013.

With respect to the sabbath, which of the following is not supported by the information in the article?



( a )

The sabbath occupies an area in which commercial and governmental interests do not predominate.

( b )

A rich person and a poor person may get equal benefit from the sabbath.

( c )

The sabbath should be observed collectively, that is, as a community activity.

( d )

Maintaining a sabbath can help to keep important parts of society healthy.

( e )

Without a sabbath, liberal democracy is destined to fail.

Resposta:

Em relação ao sabá, qual alternativa não é sustentada pelas informações no artigo?

E) Sem o sabá, a democracia liberal está fadada ao fracasso.

O texto menciona as outras alternativas, exceto esta.

Resposta: E

Questão 38 - FUVEST 2018 1ª fase - Prova V

Analise as três afirmações sobre o controle da respiração em humanos.

I. Impulsos nervosos estimulam a contração do diafragma e dos músculos intercostais, provocando a inspiração.

II. A concentração de dióxido de carbono no sangue influencia o ritmo respiratório.

III. O ritmo respiratório pode ser controlado voluntariamente, mas na maior parte do tempo tem controle involuntário.

Está correto o que se afirma em



( a )

I, apenas. 

( b )

I e III, apenas. 

( c )

III, apenas. 

( d )

II e III, apenas. 

( e )

I, II e III.

Resposta:

O aumento da concentração do COresulta na redução do pH sanguíneo. O bulbo percebe essa variação e, através de impulsos nervosos, estimula a contração do diafragma e dos músculos intercostais, o que provoca a inspiração.

Além do controle involuntário, o ritmo respiratório pode ser alterado voluntariamente.

Questão 38 - UNICAMP 2019 1ª Fase - Prova Q e X

Sempre que necessário, use aceleração da gravidade g = 10 m/s2, aproxime π = 3,0 e 1 atm =105 Pa.

O físico inglês Stephen Hawking (1942-2018), além de suas contribuições importantes para a cosmologia, a física teórica e sobre a origem do universo, nos últimos anos de sua vida passou a sugerir estratégias para salvar a raça humana de uma possível extinção, entre elas, a mudança para outro planeta. Em abril de 2018, uma empresa americana, em colaboração com a Nasa, lançou o satélite TESS, que analisará cerca de vinte mil planetas fora do sistema solar. Esses planetas orbitam estrelas situadas a menos de trezentos anos-luz da Terra, sendo que um ano-luz é a distância que a luz percorre no vácuo em um ano. Considere um ônibus espacial atual que viaja a uma velocidade média v = 2,0 × 104 km/s. O tempo que esse ônibus levaria para chegar a um planeta a uma distância de 100 anos-luz é igual a

(Dado: A velocidade da luz no vácuo é igual a c = 3,0 × 108m/s.)



( a )

66 anos. 

( b )

100 anos. 

( c )

600 anos. 

( d )

1500 anos.

Resposta:

A luz e o ônibus espacial percorrem a distância até o planeta com velocidades constantes. Dessa forma: Como o  é o mesmo para a luz e para o ônibus espacial:

Como a luz levaria 100 anos para chegar ao planeta:

Questão 38 - FUVEST 2011 1a Fase - Prova V

Para identificar quatro soluções aquosas, A, B, C e D, que podem ser soluções de hidróxido de sódio, sulfato de potássio, ácido sulfúrico e cloreto de bário, não necessariamente nessa ordem, foram efetuados três ensaios, descritos a seguir, com as respectivas observações.

A adição de algumas gotas de fenolftaleína a amostras de cada solução fez com que apenas a amostra de B se tornasse rosada. A solução rosada, obtida no ensaio I, tornou-se incolor pela adição de amostra de A. Amostras de A e C produziram precipitados brancos quando misturadas, em separado, com amostras de D.

Com base nessas observações e sabendo que sulfatos de metais alcalino-terrosos são pouco solúveis em água, pode-se concluir que A, B, C e D são, respectivamente, soluções aquosas de 



( a )

H2SO4, NaOH, BaCℓ2 e K2SO4

( b )

BaCℓ2, NaOH, K2SO4 e H2SO4

( c )

NaOH,H2SO4,K2SOe BaCℓ2. 

( d )

K2SO4, H2SO4, BaCℓ2 e NaOH. 

( e )

H2SO4, NaOH, K2SO4 e BaCℓ2

Resposta:

As soluções aquosas sob análise contêm um dos seguintes solutos: NaOH, K2SO4, H2SO4 e BaCℓ2. Observação I: Como apenas a solução B se tornou rosada na presença de fenolftaleína, pode-se concluir que é básica, ou seja, NaOH.

Observação II: Essa solução B foi neutralizada pela solução A, visto que a mistura rosada tornou-se incolor. Com isso conclui-se que a solução A é ácida, ou seja, contém H2SO4.

Observação III: Como os sulfatos de metais alcalinoterrosos são pouco solúveis, temos:

Ou seja: A = H2SO4(aq); B = NaOH(aq); C = K2SO4(aq); D = BaCℓ2(aq)

 

Questão 38 - FGV-SP 2018 Economia - 1ª fase - Prova 001 - Caderno 1

O princípio da exclusão competitiva, também conhecido como princípio de Gause, discorre sobre a exploração de recursos ambientais por indivíduos ou populações de espécies diferentes, integrantes de uma mesma comunidade biológica.

Tal princípio foi demonstrado por meio de experimentos que promoveram o cultivo, isolada e separadamente, de duas populações de paramécios, protozoários unicelulares.

Essencialmente, a fundamentação que embasa o princípio da exclusão competitiva é



( a )

a sobreposição de nichos ecológicos. 

( b )

a ocupação do mesmo habitat. 

( c )

a competição intraespecífica. 

( d )

os fatores bióticos e abióticos de um ecossistema. 

( e )

a diversidade biológica de uma comunidade.

Questão 38 - UNESP 2022 - 1ª Fase - Prova de Conhecimentos Gerais – Cursos das Áreas de Exatas e Humanidades

A Guerra do Paraguai ou da Tríplice Aliança expôs



( a )

as diferenças estruturais e institucionais entre as colonizações portuguesa e espanhola na América.

( b )

a hegemonia da presença imperialista britânica e norte-americana na América do Sul.

( c )

as tensões regionais e disputas comerciais e políticas entre os Estados da região.

( d )

as ideologias opostas e as distintas posturas diplomáticas adotadas pelos novos Estados americanos.

( e )

a insistência política e militar espanhola para preservar suas últimas colônias americanas.

Resposta:

A Guerra do Paraguai (1864-1870) foi o mais longo conflito militar de que o Brasil participou. Nele se opuseram, durante a maior parte do conflito, a República do Paraguai e a Tríplice Aliança, formada por Brasil, Argentina e Uruguai. O conflito se desenhou devido a interesses comerciais e políticos divergentes sobre a bacia do Prata. Do lado brasileiro, destacamos o interesse na livre navegação no rio da Prata, por onde escoava a produção do Mato Grosso e de parte do Sul do país, e o desejo da monarquia de manter no Uruguai um governo alinhado aos interesses do Brasil.

Questão 38 - UNESP 2023 1ª Fase - Prova de Conhecimentos Gerais

Observe o anúncio do sabonete Pears, difundido em 1887.

O anúncio revela



( a )

o esforço britânico de obter apoio político, por meio da oferta de alimentos às populações africanas carentes. 

( b )

a exploração imperialista britânica, que retirava minérios e frutas tropicais das possessões coloniais na África e na Ásia. 

( c )

a ausência de recursos sanitários nas áreas mais afastadas do Império britânico, o qual promoveu ações de estímulo à higiene pessoal. 

( d )

o sentido religioso impresso na conquista britânica da África, gerado pela crença nativa de que os colonizadores teriam origem divina. 

( e )

a dimensão mercantil da expansão imperialista britânica, que implicava a expansão do comércio com regiões da Ásia e da África.

Resposta:

O anúncio do sabonete Pears, de 1887, retrata a propaganda deste produto em uma região tida como exótica, como se vê nos trajes dos indivíduos representados, bem como no veículo da propaganda, uma pedra, onde se pode ler "O sabonete Pears é o melhor". Na parte superior do anúncio, é possível ler "A fórmula da conquista britânica", dando a entender que o anúncio faz referência a uma propaganda veiculada no continente africano ou asiático – foco da conquista não apenas britânica, mas imperialista como um todo. Desse modo, o anúncio revela a dimensão mercantil da expansão imperialista britânica ao enfatizar a expansão do comércio de produtos britânicos nesses locais, no caso relacionada ao sabonete Pears.

Questão 38 - FGV-SP 2020 Economia - 1ª Fase - 001 - Prova de Matemática, Biologia, História e Geografia

Em um experimento, coletaram-se paramécios de um rio, que foram distribuídos em dois frascos, 1 e 2. No frasco 1 foi adicionada água do mar e no frasco 2 foi adicionada água destilada. Monitorou-se a frequência de contrações dos vacúolos pulsáteis dos paramécios de ambos os frascos. O gráfico que representa a variação dessas frequências nos frascos 1 e 2 é:



( a )

( b )

( c )

( d )

( e )

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