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Questão 01 - Língua Portuguesa - Gramática - Gramática e Texto - Aulas 16 a 18 - Classes de palavras: funções no texto - Exercícios em classe - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

Cunha diz que chamar anexo de shopping é maldade de adversários

O presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), saiu em defesa da construção do prédio anexo na Casa, que vem sendo chamado de “shopping”. Pelo Twitter, Cunha afirmou que “não existe essa história de shopping na Câmara. Essa colocação é pura maldade dos adversários”. A obra, no valor de R$ 1 bilhão, ganhou a alcunha de “shopping” por prever a instalação de lojas e escritórios de empresas privadas no mesmo ambiente do Legislativo. Com a parceria com o setor privado, segundo o presidente, a Câmara “construiria o que precisa construir sem gastar dinheiro público. A minha promessa de campanha foi de fazer o anexo 5 e isso faremos de qualquer forma, com ou sem a concessão”, escreveu Cunha no Twitter

BULLA, Beatriz. Cunha diz que chamar anexo deshopping é maldade de adversários. Estadão. Política, SãoPaulo, 24 maio 2015. Disponível em: .Acesso em: 14 dez. 2016. Adaptado.

Congresso Nacional, Brasília (DF).​

Como a língua não é cópia da realidade, mas uma interpretação dela, o substantivo, ao nomear, deixa entrever a visão de mundo daquele que nomeia. Considerando o que o texto afirma sobre os termos que dão nome a uma nova ala a ser construída no Congresso Nacional, assinale a alternativa correta: 



( a )

se o empreendimento contará com lojas, escritórios e restaurantes privados, o correto é chamá-lo de shopping

( b )

o substantivo shopping valorizaria o edifício, emprestando-lhe conotação de modernidade e acesso democrático ao público em geral. 

( c )

o substantivo shopping revela uma interpretação crítica e irônica a respeito da construção, enquanto anexo é um termo mais neutro. 

( d )

o substantivo anexo remete à formalidade e à burocracia do poder público; o termo shopping é um termo mais popular e, portanto, soa melhor. 

( e )

o que vale é a construção, o prédio: os nomes não interferem em nada na finalidade do prédio, seja ele anexo ou shopping.​

Questão 01 - Língua Portuguesa - Literatura - Exercícios - Capítulo 7 - BY NC 3.0BR

(UFTM-MG) Leia a definição de renascença.

1. Ato ou efeito de renascer; renascimento 2. Qualquer movimento caracterizado pela ideia de renovação, de restauração; retorno 3. Nova vida, nova existência.

Dicionário Houaiss da língua portuguesa.

O termo “renascença” é utilizado para caracterizar a arte, no mundo ocidental, entre os séculos XIV e XVI. A escolha do termo pode ser explicada: 



( a )

pelo fato de a produção artística ocidental nascer, de fato, neste período. 

( b )

pela revalorização de ideais estéticos vigentes na Antiguidade Clássica. 

( c )

pela renovação da pintura, fruto da difusão dos ideais protestantes. 

( d )

pelo contato com a arte africana, descoberta graças às viagens marítimas. 

( e )

pelo fim da política do mecenato, que financiava a recuperação das obras de arte.​

Questão 01 - Língua Portuguesa - Literatura - Aula 11 - Quinhentismo - Exercícios em classe - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

Texto I

Andaram na praia, quando saímos, oito ou dez deles; e daí a pouco começaram a vir mais. E parece-me que viriam, este dia, à praia, quatrocentos ou quatrocentos e cinquenta. Alguns deles traziam arcos e flechas, que todos trocaram por carapuças ou por qualquer coisa que lhes davam. [...] Andavam todos tão bem-dispostos, tão bem feitos e galantes com suas tinturas que muito agradavam.

CASTRO, S. A carta de Pero Vaz de Caminha. Porto Alegre: LePM, 1996. Fragmento.

Texto II

PORTINARI, C. O descobrimento do Brasil. 1956. Óleo sobre tela,199 cm × 169 cm. Disponível em:. Acesso em: 12 jun. 2013.

(Enem) Pertencentes ao patrimônio cultural brasileiro, a carta de Pero Vaz de Caminha e a obra de Portinari retratam a chegada dos portugueses ao Brasil. Da leitura dos textos, constata-se que: 



( a )

a carta de Pero Vaz de Caminha representa uma das primeiras manifestações artísticas dos portugueses em terras brasileiras e preocupa-se apenas com a estética literária. 

( b )

a tela de Portinari retrata indígenas nus com corpos pintados, cuja grande significação é a afirmação da arte acadêmica brasileira e a contestação de uma linguagem moderna. 

( c )

a carta, como testemunho histórico-político, mostra o olhar do colonizador sobre a gente da terra, e a pintura destaca, em primeiro plano, a inquietação dos nativos. 

( d )

as duas produções, embora usem linguagens diferentes – verbal e não verbal –, cumprem a mesma função social e artística. 

( e )

a pintura e a carta de Caminha são manifestações de grupos étnicos diferentes, produzidas em um mesmo momento histórico, retratando a colonização.​

Questão 01 - Língua Portuguesa - Literatura - Rumo ao Enem - Exercícios - BY NC 3.0BR

(Enem)

Fora da ordem

Em 1588, o engenheiro militar italiano Agostinho Romelli publicou Le Diverse et Artificiose Machine, no qual descrevia uma má- quina de ler livros. Montada para girar verticalmente, como uma roda de hamster, a invenção permitia que o leitor fosse de um texto ao outro sem se levantar de sua cadeira.

Hoje podemos alternar entre documentos com muito mais facilidade – um clique no mouse é suficiente para acessarmos imagens, textos, vídeos e sons instantaneamente. Para isso, usamos o computador, e principalmente a internet – tecnologias que não estavam disponíveis no Renascimento, época em que Romelli viveu.

BERCITTO, D. Revista Língua Portuguesa, ano II, n.14.

O inventor italiano antecipou, no século XVI, um dos princípios definidores do hipertexto: a quebra de linearidade na leitura e a possibilidade de acesso ao texto conforme o interesse do leitor. Além de ser característica essencial da internet, do ponto de vista da produção do texto, a hipertextualidade se manifesta também em textos impressos, como:



( a )

dicionários, pois a forma do texto dá liberdade de acesso à informação.

( b )

documentários, pois o autor faz uma seleção dos fatos e das imagens. 

( c )

relatos pessoais, pois o narrador apresenta sua percepção dos fatos. 

( d )

editoriais, pois o editorialista faz uma abordagem detalhada dos fatos.

( e )

romances românticos, pois os eventos ocorrem em diversos cenários.

Questão 01 - Língua Inglesa - Aulas 9 e 10 - Text Comprehension - Exercícios - In class - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

I, too

I, too, sing America. I am the darker brother. They send me to eat in the kitchen When company comes, But I laugh*, And eat well, And grow strong. Tomorrow, I’ll be at the table When company comes. Nobody’ll dare* Say to me, “Eat in the kitchen,” Then. Besides, They’ll see how beautiful I am And be ashamed I, too, am America.

HUGHES, L. In: RAMPERSAD, A.; ROESSEL, D. (Ed.) The collected poems of Langston Hughes. New York: Knopf, 1994.

*to laugh (ed): rir; *to dare (ed): ousar; atrever-se

(Enem) Langston Hughes foi um poeta negro americano que viveu no século XX e escreveu I, too em 1932. No poema, a personagem descreve uma prática racista que provoca nela um sentimento de 



( a )

coragem, pela superação. 

( b )

vergonha, pelo retraimento. 

( c )

compreensão, pela aceitação.

( d )

superioridade, pela arrogância. 

( e )

resignação, pela submissão.

Questão 01 - Matemática - Setor A - Aulas 9 e 10 - Equações do 2º grau - Exercícios em classe - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

Resolver, em , cada uma das equações a seguir.

a) x2 + 4x = 0

b) 2x2 - 5x - 3 = 0

c) x 4 + x2 - 20 = 0

d) 

e)

Resposta:

Questão 01 - Matemática - Setor A - Exercícios - Capítulo 6 - BY NC 3.0BR

Resolver, em R, cada uma das equações a seguir.

Resposta:

Questão 01 - Matemática - Setor B - Exercícios - Capítulo 8 - BY NC 3.0BR

(Cefet-MG) Na figura a seguir, o segmento representa uma parede cuja altura é 2,9 m. A medida do segmento é 1,3 m e o segmento representa o beiral da casa. Os raios de sol r1 e r2 passam ao mesmo tempo pela casa e pelo prédio, respectivamente.

Se r1 é paralelo com r2, então o comprimento do beiral, em metros, é



( a )

0,60. 

( b )

0,65. 

( c )

0,70. 

( d )

0,75.

Questão 01 - Matemática - Setor C - Aula 5 - Cálculos percentuais - Exercícios em classe - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

(Enem) O losango representado na figura 1 foi formado pela união dos centros das quatro circunferências tangentes, de raios de mesma medida.

Dobrando-se o raio de duas das circunferências centradas em vértices opostos do losango e ainda mantendo-se a configuração das tangências, obtém-se uma situação conforme ilustrada pela figura 2.

O perímetro do losango da figura 2, quando comparado ao perímetro do losango da figura 1, teve um aumento de



( a )

300%. 

( b )

200%. 

( c )

150%. 

( d )

100%. 

( e )

50%.

Resposta:

Sendo R a medida do raio das circunferências da figura 1, temos que o perímetro do losango dessa figura é dado por 4 • 2R = 8R.

De acordo com o enunciado, o lado do losango da figura 2 é dado por 2R + R = 3R e, dessa forma, o perímetro desse losango é 4 • 3R = 12R.

Assim, o aumento percentual do perímetro do losango é dado por:

 • 100% = 50%.

Questão 01 - História - Aula 21 - Brasil colônia: administração - Exercícios em classe - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

Em 1548, D. João III decidiu estabelecer um novo controle régio, nomeando um governador-geral e outros representantes da Coroa que viriam residir na colônia. No ano seguinte o primeiro governador, Tomé de Souza, desembarcou na então semi deserta capitania da Bahia e imediatamente começou a construir a capital no litoral. Batizada de Salvador da Bahia de Todos os Santos, a cidade só seria substituída pelo Rio de Janeiro como capital do Brasil em 1763. […] Além do mais, por conta de sua situação portuária, logo se converteu em posto exportador, do pau-brasil e, depois, da cana-de-açúcar.

SCHWARCZ, Lilia; STARLING, Heloisa. Brasil: uma biografia. São Paulo: Companhia das Letras, 2015. p. 67.

A criação da sede do governo-geral na Bahia por Portugal em 1548 teve como finalidade enfrentar desafios gerados: 



( a )

pelos ataques constantes dos holandeses e espanhóis ao Nordeste açucareiro. 

( b )

pelo fracasso econômico e pela falta de centralização do sistema de capitanias hereditárias. 

( c )

pela grande quantidade de imigrantes portugueses interessados em se instalar no Brasil. 

( d )

pelo escoamento de pedras e metais preciosos extraídos da região do interior do Brasil. 

( e )

pelo aumento do fluxo do comércio entre a metrópole e a colônia a partir da década de 1530.

Questão 01 - Matemática - Setor C - Exercícios - Capítulo 6 - BY NC 3.0BR

Devido à instalação de uma grande montadora de veículos, a população de certa cidade vem crescendo à taxa de 20% ao ano. Mantendo esse ritmo de crescimento, em três anos o aumento da população dessa cidade será de, aproximadamente, 



( a )

60% 

( b )

66% 

( c )

73% 

( d )

160% 

( e )

173%

Questão 01 - História - Aulas 13 e 14 - O absolutismo - Exercícios em classe - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

Uma proposta embaraçosa, obra de Antoine Watteau, 1715-1716.

Leia o texto a seguir sobre o papel da etiqueta no Antigo Regime, durante a Idade Moderna:

[...] A etiqueta foi, nos séculos do seu apogeu (do XV ao XVIII), minucioso cerimonial regendo a vida em sociedade: roupas, formas de tratamento, uso da linguagem, distribuição no espaço, tudo isso esteve determinado pela lei e pelo costume. [...] Nos diversos países da Europa, também se regulava que roupas, enfeites e até tipo de comida cabiam a cada classe da sociedade: em 1533, por exemplo, uma lei inglesa reservava à família real a púrpura e os tecidos em ouro [...]. Só podiam ter seda em suas roupas os gentlemen de renda maior que vinte libras anuais, soma elevada para a época. Já o assalariado que não ganhasse mais que duas libras por ano não podia usar boné ou camisa importados [...].

RIBEIRO, Renato Janine. A etiqueta no Antigo Regime. São Paulo: Brasiliense, 1983. p. 7-9.

O texto estabelece uma relação entre: 



( a )

etiqueta e hierarquia social. 

( b )

vestimentas e abusos de poder. 

( c )

Estado e nobreza.

( d )

roupas e privilégios econômicos. 

( e )

regulamentação e enfeites.

Questão 01 - Geografia - Aula 13 - A produção mineral não energética - Exercícios em classe - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

(UFSM-RS) Observe o mapa:

Fonte: OLIC, N. B.; SILVA, A. C.; LOZANO, R. Geografi a. Vol. Único. São Paulo: Moderna, 2012. p. 155.

De acordo com o mapa e os seus conhecimentos, observe as afirmativas:

I. Os principais recursos minerais brasileiros, como ferro, bauxita e manganês, são utilizados como commodities, ou seja, exportados in natura para indústrias de transformação no exterior.

II. A maior parte da extração mineral no Brasil ocorre em áreas de escudos cristalinos, devido à diversidade de minerais e rochas que compõem essa litologia.

III. A extração de sal em território brasileiro é totalmente realizada em áreas litorâneas, que estão em contato com bacias sedimentares.

IV. A mineração pode ser considerada uma das atividades humanas que mais causam impactos ao meio ambiente.

Está(ão) correta(s) 



( a )

apenas I. 

( b )

apenas III. 

( c )

apenas II e IV. 

( d )

apenas I, II e IV. 

( e )

I, II, III e IV.

Resposta:

Todas as afirmações estão corretas. Os minérios exportados são commodities, matérias-primas para a indústria, parte importante da balança comercial brasileira.

Suas jazidas são associadas aos escudos cristalinos do período Pré-Cambriano. Já as salinas brasileiras estão situadas em áreas litorâneas com forte insolação.

O extrativismo mineral resulta em forte impacto ambiental, com rearranjo do relevo, assoreamento dos rios, erosão, desmatamento, entre outros.

Questão 01 - Biologia - Setor B - Aula 11 - Classificação dos seres vivos: nomenclatura biológica - Exercícios em classe - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

(Enem)

Os bichinhos e o homem

Arca de Noé Toquinho e Vinicius de Moraes

Nossa irmã, a mosca É feia e tosca Enquanto que o mosquito É mais bonito Nosso irmão besouro Que é feito de couro Mal sabe voar Nossa irmã, a barata Bichinha mais chata É prima da borboleta Que é uma careta Nosso irmão, o grilo Que vive dando estrilo Só pra chatear

MORAES, V. A Arca de Noé: poemas infantis. São Paulo: Companhia das Letrinhas, 1991.

O poema sugere a existência de relações de afinidade entre os animais citados e nós, seres humanos. Respeitando a liberdade poética dos autores, a unidade taxo‑ nômica que expressa a afinidade existente entre nós e estes animais é



( a )

o filo.

( b )

o reino.

( c )

a classe.

( d )

a família.

( e )

a espécie.

Questão 01 - Química - Setor B - Exercícios - Capítulo 4 - BY NC 3.0BR

Complete os espaços a seguir com os valores equivalentes:

a) 0,850 m3 =  ________ L

b) 250 mL = ______cm3 = ___________ L

c) 380 mmHg = _________ atm

d) 2 atm ≈ __________ bar = ________ mmHg = ______ torr

e) 27 ºC = __________ K

f) 0 K =________ ºC

Resposta:

a) 850

b) 250; 0,25

c) 0,5

d) 2; 1 520; 1 520

e) 300

f) -273

Questão 01 - Língua Portuguesa - Literatura - Aula 14 - A arte na formação da nacionalidade - Exercícios em classe - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

Texto para a questão

A língua de que usam, por toda a costa, carece de três letras; convém a saber, não se acha nela F, nem L, nem R, coisa digna de espanto, porque assim não têm Fé, nem Lei, nem Rei, e dessa maneira vivem desordenadamente, sem terem além disto conta, nem peso, nem medida.

GÂNDAVO, P. M. A primeira história do Brasil: história da província de Santa Cruz a que vulgarmente chamamos Brasil. Rio de Janeiro: Zahar, 2004. Adaptado.

(Enem) A observação do cronista português Pero de Magalhães de Gândavo, em 1576, sobre a ausência das letras F, L e R na língua mencionada, demonstra a: 



( a )

simplicidade da organização social das tribos brasileiras. 

( b )

dominação portuguesa imposta aos índios no início da colonização. 

( c )

superioridade da sociedade europeia em relação à sociedade indígena. 

( d )

incompreensão dos valores socioculturais indígenas pelos portugueses. 

( e )

dificuldade experimentada pelos portugueses no aprendizado da língua nativa​

Questão 01 - Língua Portuguesa - Literatura - Aula 13 - Arcadismo - Exercícios em classe - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

Texto para a questão

Soneto VII

Onde estou? Este sítio desconheço: Quem fez tão diferente aquele prado? Tudo outra natureza tem tomado; E em contemplá-lo tímido esmoreço.

Uma fonte aqui houve; eu não me esqueço De estar a ela um dia reclinado: Ali em vale um monte está mudado: Quanto pode dos anos o progresso!

Árvores aqui vi tão florescentes, Que faziam perpétua a primavera: Nem troncos vejo agora decadentes.

Eu me engano: a região esta não era; Mas que venho a estranhar, se estão presentes Meus males, com que tudo degenera!

COSTA, C. M. Poemas.  Disponível em: . Acesso em: 7 jul. 2012.

(Enem) No soneto de Cláudio Manuel da Costa, a contemplação da paisagem permite ao eu lírico uma reflexão em que transparece uma:

 



( a )

angústia provocada pela sensação de solidão. 

( b )

resignação diante das mudanças do meio ambiente. 

( c )

dúvida existencial em face do espaço desconhecido. 

( d )

intenção de recriar o passado por meio da paisagem. 

( e )

empatia entre os sofrimentos do eu e a agonia da terra.

Questão 01 - Língua Portuguesa - Literatura - Exercícios - Capítulo 11 - BY NC 3.0BR

Texto para a questão

Devia ter amado mais, ter chorado mais Ter visto o sol nascer Devia ter arriscado mais e até errado mais Ter feito o que eu queria fazer Queria ter aceitado as pessoas como elas são Cada um sabe a alegria e a dor que traz no coração

O acaso vai me proteger Enquanto eu andar distraído O acaso vai me proteger Enquanto eu andar

Devia ter complicado menos, trabalhado menos

Ter visto o sol se pôr Devia ter me importado menos com problemas [pequenos

Ter morrido de amor Queria ter aceitado a vida como ela é A cada um cabe alegrias e a tristeza que vier O acaso vai me proteger Enquanto eu andar distraído O acaso vai me proteger Enquanto eu andar

BRITTO, Sérgio. Intérprete: Titãs. In: TITÃS. A melhor banda de todos os tempos da última semana. Abril Music, 2001.

A música de Sérgio Britto foi gravada pelo grupo musical Titãs no álbum A melhor banda de todos os tempos da última semana (2001). Associando-a ao Neoclassicismo, pode-se dizer que o eu lírico:



( a )

evidencia a tristeza que sente por ter tido uma experiência amorosa malsucedida, manifestando sensação próxima do fugere urbem árcade.

( b )

reafirma a alegria de ter abandonado a direção racional que dava à sua vida, retomando uma postura própria dos neoclássicos. 

( c )

expressa arrependimento por não ter vivenciado o que os neoclássicos chamavam de carpe diem.

( d )

traduz um estado de espírito marcado pela melancolia e pelo excesso sentimental, bastante frequente na poesia árcade. 

( e )

mostra conformismo diante da vida, postura que se equipara à expressão do carpe diem, própria do Neoclassicismo.

Questão 01 - Língua Portuguesa - Literatura - Exercícios - Capítulo 10 - BY NC 3.0BR

Levarem os Reis consigo ao Paraíso ladrões, não só não é companhia indecente, mas ação tão gloriosa e verdadeiramente real, que com ela coroou e provou o mesmo Cristo a verdade do seu reinado, tanto que admitiu na cruz o título de rei. Mas o que vemos praticar em todos os reinos do mundo, é tanto pelo contrário, que em vez de os reis levarem consigo os ladrões ao Paraíso, os ladrões são os que levam consigo os reis ao inferno.

VIEIRA, Antônio. Sermão do Bom Ladrão. Disponívelem: . Acesso em: 22 dez. 2016.

Em seus sermões, o padre Vieira abordava muitos aspectos da vida religiosa e social de seu tempo. No trecho transcrito, o religioso: 



( a )

trata do tema da heresia, condenando a ligação entre cristãos e ladrões. 

( b )

apresenta uma crítica religiosa, denunciando a existência de ladrões no seio da Igreja.​

( c )

desenvolve uma crítica social, condenando a corrupção. 

( d )

faz apologia à monarquia, com separação bem definida entre reis e ladrões. 

( e )

promove um ensinamento bíblico, a partir da prisão de um ladrão em sua época.

Questão 01 - Língua Portuguesa - Literatura - Exercícios - Capítulo 9 - BY NC 3.0BR

Texto I

A primeira missa no Brasil, 1860, de Victor Meirelles.

“Chantada a Cruz, com as Armas e a divisa de Vossa Alteza, que primeiramente lhe pregaram, armaram altar ao pé dela. Ali disse missa o padre Frei Henrique [...]. Ali estiveram conosco [...] cinquenta ou sessenta deles, assentados todos de joelhos, assim como nós [...]. [Na terra], até agora, não pudemos saber que haja ouro, nem prata, nem coisa alguma de metal [...]. Porém, o melhor fruto que dela se pode tirar me parece que será salvar esta gente. E esta deve ser a principal semente que Vossa Alteza em ela deve lançar.”

CAMINHA, Pero Vaz de. Carta do achamento do Brasil, 1º maio 1500.

(Vunesp) A respeito da tela e do texto, é correto afirmar que:



( a )

demonstram a submissão da monarquia portuguesa à contrarreforma católica. 

( b )

expressam o encantamento dos europeus com a exuberância natural da terra. 

( c )

atestam, como documentos históricos, o caráter conflituoso dos primeiros contatos entre brancos e índios.

( d )

representam o índio sem idealização, reservando-lhe lugar de destaque no quadro, o que era pouco comum.

( e )

apresentam uma leitura do passado na qual os portugueses figuram como portadores da civilização.

Questão 01 - Matemática - Setor A - Aulas 11 e 12 - Modelagem algébrica de problemas II - Exercícios em classe - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

André vai cercar completamente com tela um terreno retangular cuja largura mede 5 metros a mais que o dobro do seu comprimento e cuja área é 102 m 2. Sabendo que André vai gastar R$ 8,00 por metro de tela, seu gasto total, em reais, será de 



( a )

368

( b )

334

( c )

272

( d )

192

( e )

184

Resposta:

Questão 01 - Matemática - Setor B - Aulas 9 e 10 - Semelhança de triângulos II: conclusões particulares - Exercícios em classe - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

No triângulo ABC a seguir, AB = 7 cm, AC = 5 cm e BC = 6 cm. Considere que ABED é um trapézio de perímetro 16 cm. Obtenha a medida do segmento .

Resposta:

Como ABED é um trapézio, temos que AB e DE são paralelos e, portanto, os triângulos ABC e DEC são semelhantes. Sendo k uma razão de semelhança desses triângulos, temos que DE = 7k, CD = 5k e CE = 6k, o que implica que AD = 5 - 5k e EB = 6 - 6k. Como o perímetro do trapézio vale 16 cm, temos:

7 + 7k + 5 - 5k + 6 - 6k = 16

-4k = -2

Logo, temos DE = 7 ·  = 3,5.

Então, DE = 3,5 cm.

Questão 01 - Matemática - Setor C - Aulas 6 e 7 - Variações percentuais - Exercícios em classe - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

Logo após o carnaval, Marcos, ao passar por uma loja, viu o seguinte anúncio:

Marcos decidiu comprar uma fantasia e pagou por ela R$ 112,00. Quanto ele teria pago fora da promoção? 



( a )

R$ 132,40.

( b )

R$ 145,60. 

( c )

R$ 160,00. 

( d )

R$ 172,10. 

( e )

R$ 180,00.

Resposta:

Sendo P o preço da fantasia fora da promoção, temos:

112,00 = 0,7 • P

P = 160

Ou seja, Marcos teria pago R$ 160,00.

Questão 01 - História - Aula 20 - Brasil colônia: escravidão - Exercícios em classe - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

(Vunesp)

Prova da barbárie e, para alguns, da natureza não humana do ameríndio, a antropofagia condenava as tribos que a praticavam a sofrer pelas armas portuguesas a “guerra justa”.

Nesse contexto, um dos autores renascentistas que escreveram sobre o Brasil, o calvinista francês Jean de Léry, morador do atual Rio de Janeiro na segunda metade da década de 1550 e quase vítima dos massacres do Dia de São Bartolomeu (24.08.1572), ponto alto das guerras de religião na França, compara a violência dos tupinambás com a dos católicos franceses que naquele dia fatídico trucidaram e, em alguns casos, devoraram seus compatriotas protestantes:

“E o que vimos na França (durante o São Bartolomeu)? Sou francês e pesa-me dizê-lo. O fígado e o coração e outras partes do corpo de alguns indivíduos não foram comidos por furiosos assassinos de que se horrorizam os infernos? Não é preciso ir à América, nem mesmo sair de nosso país, para ver coisas tão monstruosas”.

Luís Felipe Alencastro. Canibalismo deu pretexto para escravizar. In: Folha de S.Paulo, 12 out. 1991. Adaptado.

O conceito de “guerra justa” foi empregado, durante a colonização portuguesa do Brasil, para 



( a )

justificar a captura, o aprisionamento e a escravização de indígenas. 

( b )

justificar a instalação de missões jesuíticas em áreas de colonização francesa. 

( c )

impedir a prisão e o exílio de lideranças e comunidades nativas hostis à colonização. 

( d )

impedir o acesso de protestantes e judeus às áreas de produção de açúcar.

( e )

impedir que os nativos fossem utilizados como mão de obra na lavoura.​

Questão 01 - História - Aula 19 - Brasil colônia: sociedade açucareira - Exercícios em classe - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

A assunção de sua própria identidade pelos brasileiros, como de resto por qualquer outro povo, é um processo diversifi cado, longo e dramático. Nenhum índio criado na aldeia, creio eu, jamais virou um brasileiro, tão irredutível é a identifi cação étnica. Já o fi lho da índia, gerado por um estranho, branco ou preto, se perguntaria quem era, se já não era índio, nem tampouco branco ou preto. Seria ele o protobrasileiro, construído como um negativo feito de sua ausência de etnicidade? Buscando uma identidade grupal reconhecível para deixar de ser ninguém, ele se viu forçado a gerar sua própria identifi cação.

RIBEIRO, Darcy. O povo brasileiro: a formação e o sentido do Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 2006. p. 107.

O texto do antropólogo Darcy Ribeiro retrata um processo histórico da formação da identidade brasileira que se relaciona com: 



( a )

o preconceito racial presente na sociedade colonial, que impedia casamentos entre europeus, indígenas e africanos. 

( b )

a eliminação dos elementos europeus da cultura brasileira e o predomínio de elementos indígenas e africanos. 

( c )

a miscigenação entre europeus, indígenas e africanos, que contribuiu para a formação da identidade brasileira. 

( d )

a impossibilidade de se construir uma identidade a partir de elementos culturais tão diferentes etnicamente. 

( e )

uma construção nacionalista feita a partir de elementos desprezíveis da cultura brasileira como a miscigenação.

Questão 01 - Matemática - Setor C - Rumo ao Enem - Exercícios - BY NC 3.0BR

(Enem) Um cliente fez um orçamento com uma cozinheira para comprar 10 centos de quibe e 15 centos de coxinha e o valor total foi de R$ 680,00. Ao finalizar a encomenda, decidiu aumentar as quantidades de salgados e acabou comprando 20 centos de quibe e 30 centos de coxinha. Com isso, ele conseguiu um desconto de 10% no preço do cento do quibe e 15% no preço do cento de coxinhas, e o valor total da compra ficou em R$ 1 182,00.

De acordo com esses dados, qual foi o valor que o cliente pagou pelo cento da coxinha? 



( a )

R$ 23,40 

( b )

R$ 23,80 

( c )

R$ 24,90 

( d )

R$ 25,30 

( e )

R$ 37,80

Questão 01 - História - Exercícios - Capítulo 8 - BY NC 3.0BR

[Os tupinambás] têm muita graça quando falam [...]; mas faltam-lhe três letras das do ABC, que são F, L, R grande ou dobrado, coisa muito para se notar; porque, se não têm F, é porque não têm fé em nenhuma coisa que adoram; nem os nascidos entre os cristãos e doutrinados pelos padres da Companhia têm fé em Deus Nosso Senhor, nem têm verdade, nem lealdade a nenhuma pessoa que lhes faça bem. E se não têm L na sua pronunciação, é porque não têm lei alguma que guardar, nem preceitos para se governarem; e cada um faz lei a seu modo, e ao som da sua vontade; sem haver entre eles leis com que se governem, nem têm leis uns com os outros. E se não têm esta letra R na sua pronunciação, é porque não têm rei que os reja, e a quem obedeçam, nem obedecem a ninguém, nem ao pai o filho, nem o filho ao pai, e cada um vive ao som da sua vontade [...].

Gabriel Soares de Souza. Tratado descritivo do Brasil em 1587, 1987.

(Vunesp) Os comentários de Gabriel Soares de Souza expõem 



( a )

a dificuldade dos colonizadores de reconhecer as peculiaridades das sociedades nativas. 

( b )

o desejo que os nativos sentiam de receber orientações políticas e religiosas dos colonizadores. 

( c )

a inferioridade da cultura e dos valores dos portugueses em relação aos dos tupinambás. 

( d )

a ausência de grupos sedentários nas Américas e a missão civilizadora dos portugueses. 

( e )

o interesse e a disposição dos europeus de aceitar as características culturais dos tupinambás.​

Questão 01 - História - Rumo ao Enem - Exercícios - BY NC 3.0BR

(Enem)

 (Charge anônima. BURKE, P. A fabricação do rei. Rio de Janeiro: Zahar, 1994.)

Na França, o rei Luís XIV teve sua imagem fabricada por um conjunto de estratégias que visavam sedimentar uma determinada noção de soberania. Neste sentido, a charge apresentada demonstra



( a )

a humanidade do rei, pois retrata um homem comum, sem os adornos próprios à vestimenta real. 

( b )

a unidade entre o público e o privado, pois a figura do rei com a vestimenta real representa o público e sem a vestimenta real, o privado. 

( c )

o vínculo entre monarquia e povo, pois leva ao conhecimento do público a figura de um rei despretensioso e distante do poder político. 

( d )

o gosto estético refinado do rei, pois evidencia a elegância dos trajes reais em relação aos de outros membros da corte. 

( e )

a importância da vestimenta para a constituição simbólica do rei, pois o corpo político adornado esconde os defeitos do corpo pessoal.

Questão 01 - Química - Setor A - Aula 11 - Geometria molecular - Exercícios em classe - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

A disposição dos átomos em uma molécula gera estruturas com diferentes geometrias. O formato das moléculas é de especial interesse na química, pois alterações nesse formato podem alterar completamente as propriedades desses compostos. Observe as fórmulas estruturais das moléculas representadas a seguir, indicando suas geometrias e os ângulos de ligação formados entre os átomos:

Resposta:

* Valores aproximados

Questão 01 - Geografia - Aula 19 - Os grandes domínios climáticos no mundo - Exercícios em classe - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

(UTFPR – Adaptada) “Clima quente durante o ano, no qual as estações são marcadas principalmente pelas diferenças de umidade do ar, sendo seco, no inverno, e chuvoso, no verão. Relaciona-se com um bioma onde predominam espécies herbáceas e gramíneas.”

Essa descrição corresponde a um clima classificado como: 



( a )

subtropical. 

( b )

equatorial. 

( c )

tropical. 

( d )

mediterrâneo. 

( e )

temperado.

Resposta:

O clima tropical é marcado por elevadas temperaturas médias, com baixa amplitude térmica, verão chuvoso e inverno seco.

Estes materiais são parte integrante das coleções da editora Saraiva. Eles poderão ser reproduzidos desde que o título das obras e suas respectivas autorias sejam sempre citadas