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Questão 01 - Língua Inglesa - Aulas 9 e 10 - Text Comprehension - Exercícios - In class - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

I, too

I, too, sing America. I am the darker brother. They send me to eat in the kitchen When company comes, But I laugh*, And eat well, And grow strong. Tomorrow, I’ll be at the table When company comes. Nobody’ll dare* Say to me, “Eat in the kitchen,” Then. Besides, They’ll see how beautiful I am And be ashamed I, too, am America.

HUGHES, L. In: RAMPERSAD, A.; ROESSEL, D. (Ed.) The collected poems of Langston Hughes. New York: Knopf, 1994.

*to laugh (ed): rir; *to dare (ed): ousar; atrever-se

(Enem) Langston Hughes foi um poeta negro americano que viveu no século XX e escreveu I, too em 1932. No poema, a personagem descreve uma prática racista que provoca nela um sentimento de 



( a )

coragem, pela superação. 

( b )

vergonha, pelo retraimento. 

( c )

compreensão, pela aceitação.

( d )

superioridade, pela arrogância. 

( e )

resignação, pela submissão.

Questão 01 - Matemática - Setor A - Aulas 9 e 10 - Equações do 2º grau - Exercícios em classe - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

Resolver, em , cada uma das equações a seguir.

a) x2 + 4x = 0

b) 2x2 - 5x - 3 = 0

c) x 4 + x2 - 20 = 0

d) 

e)

Resposta:

Questão 01 - Matemática - Setor A - Exercícios - Capítulo 6 - BY NC 3.0BR

Resolver, em R, cada uma das equações a seguir.

Resposta:

Questão 01 - Matemática - Setor B - Exercícios - Capítulo 8 - BY NC 3.0BR

(Cefet-MG) Na figura a seguir, o segmento representa uma parede cuja altura é 2,9 m. A medida do segmento é 1,3 m e o segmento representa o beiral da casa. Os raios de sol r1 e r2 passam ao mesmo tempo pela casa e pelo prédio, respectivamente.

Se r1 é paralelo com r2, então o comprimento do beiral, em metros, é



( a )

0,60. 

( b )

0,65. 

( c )

0,70. 

( d )

0,75.

Questão 01 - Matemática - Setor C - Aula 5 - Cálculos percentuais - Exercícios em classe - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

(Enem) O losango representado na figura 1 foi formado pela união dos centros das quatro circunferências tangentes, de raios de mesma medida.

Dobrando-se o raio de duas das circunferências centradas em vértices opostos do losango e ainda mantendo-se a configuração das tangências, obtém-se uma situação conforme ilustrada pela figura 2.

O perímetro do losango da figura 2, quando comparado ao perímetro do losango da figura 1, teve um aumento de



( a )

300%. 

( b )

200%. 

( c )

150%. 

( d )

100%. 

( e )

50%.

Resposta:

Sendo R a medida do raio das circunferências da figura 1, temos que o perímetro do losango dessa figura é dado por 4 • 2R = 8R.

De acordo com o enunciado, o lado do losango da figura 2 é dado por 2R + R = 3R e, dessa forma, o perímetro desse losango é 4 • 3R = 12R.

Assim, o aumento percentual do perímetro do losango é dado por:

 • 100% = 50%.

Questão 01 - História - Aula 21 - Brasil colônia: administração - Exercícios em classe - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

Em 1548, D. João III decidiu estabelecer um novo controle régio, nomeando um governador-geral e outros representantes da Coroa que viriam residir na colônia. No ano seguinte o primeiro governador, Tomé de Souza, desembarcou na então semi deserta capitania da Bahia e imediatamente começou a construir a capital no litoral. Batizada de Salvador da Bahia de Todos os Santos, a cidade só seria substituída pelo Rio de Janeiro como capital do Brasil em 1763. […] Além do mais, por conta de sua situação portuária, logo se converteu em posto exportador, do pau-brasil e, depois, da cana-de-açúcar.

SCHWARCZ, Lilia; STARLING, Heloisa. Brasil: uma biografia. São Paulo: Companhia das Letras, 2015. p. 67.

A criação da sede do governo-geral na Bahia por Portugal em 1548 teve como finalidade enfrentar desafios gerados: 



( a )

pelos ataques constantes dos holandeses e espanhóis ao Nordeste açucareiro. 

( b )

pelo fracasso econômico e pela falta de centralização do sistema de capitanias hereditárias. 

( c )

pela grande quantidade de imigrantes portugueses interessados em se instalar no Brasil. 

( d )

pelo escoamento de pedras e metais preciosos extraídos da região do interior do Brasil. 

( e )

pelo aumento do fluxo do comércio entre a metrópole e a colônia a partir da década de 1530.

Questão 01 - Matemática - Setor C - Exercícios - Capítulo 6 - BY NC 3.0BR

Devido à instalação de uma grande montadora de veículos, a população de certa cidade vem crescendo à taxa de 20% ao ano. Mantendo esse ritmo de crescimento, em três anos o aumento da população dessa cidade será de, aproximadamente, 



( a )

60% 

( b )

66% 

( c )

73% 

( d )

160% 

( e )

173%

Questão 01 - História - Aulas 13 e 14 - O absolutismo - Exercícios em classe - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

Uma proposta embaraçosa, obra de Antoine Watteau, 1715-1716.

Leia o texto a seguir sobre o papel da etiqueta no Antigo Regime, durante a Idade Moderna:

[...] A etiqueta foi, nos séculos do seu apogeu (do XV ao XVIII), minucioso cerimonial regendo a vida em sociedade: roupas, formas de tratamento, uso da linguagem, distribuição no espaço, tudo isso esteve determinado pela lei e pelo costume. [...] Nos diversos países da Europa, também se regulava que roupas, enfeites e até tipo de comida cabiam a cada classe da sociedade: em 1533, por exemplo, uma lei inglesa reservava à família real a púrpura e os tecidos em ouro [...]. Só podiam ter seda em suas roupas os gentlemen de renda maior que vinte libras anuais, soma elevada para a época. Já o assalariado que não ganhasse mais que duas libras por ano não podia usar boné ou camisa importados [...].

RIBEIRO, Renato Janine. A etiqueta no Antigo Regime. São Paulo: Brasiliense, 1983. p. 7-9.

O texto estabelece uma relação entre: 



( a )

etiqueta e hierarquia social. 

( b )

vestimentas e abusos de poder. 

( c )

Estado e nobreza.

( d )

roupas e privilégios econômicos. 

( e )

regulamentação e enfeites.

Questão 01 - Geografia - Aula 13 - A produção mineral não energética - Exercícios em classe - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

(UFSM-RS) Observe o mapa:

Fonte: OLIC, N. B.; SILVA, A. C.; LOZANO, R. Geografi a. Vol. Único. São Paulo: Moderna, 2012. p. 155.

De acordo com o mapa e os seus conhecimentos, observe as afirmativas:

I. Os principais recursos minerais brasileiros, como ferro, bauxita e manganês, são utilizados como commodities, ou seja, exportados in natura para indústrias de transformação no exterior.

II. A maior parte da extração mineral no Brasil ocorre em áreas de escudos cristalinos, devido à diversidade de minerais e rochas que compõem essa litologia.

III. A extração de sal em território brasileiro é totalmente realizada em áreas litorâneas, que estão em contato com bacias sedimentares.

IV. A mineração pode ser considerada uma das atividades humanas que mais causam impactos ao meio ambiente.

Está(ão) correta(s) 



( a )

apenas I. 

( b )

apenas III. 

( c )

apenas II e IV. 

( d )

apenas I, II e IV. 

( e )

I, II, III e IV.

Resposta:

Todas as afirmações estão corretas. Os minérios exportados são commodities, matérias-primas para a indústria, parte importante da balança comercial brasileira.

Suas jazidas são associadas aos escudos cristalinos do período Pré-Cambriano. Já as salinas brasileiras estão situadas em áreas litorâneas com forte insolação.

O extrativismo mineral resulta em forte impacto ambiental, com rearranjo do relevo, assoreamento dos rios, erosão, desmatamento, entre outros.

Questão 01 - Biologia - Setor B - Aula 11 - Classificação dos seres vivos: nomenclatura biológica - Exercícios em classe - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

(Enem)

Os bichinhos e o homem

Arca de Noé Toquinho e Vinicius de Moraes

Nossa irmã, a mosca É feia e tosca Enquanto que o mosquito É mais bonito Nosso irmão besouro Que é feito de couro Mal sabe voar Nossa irmã, a barata Bichinha mais chata É prima da borboleta Que é uma careta Nosso irmão, o grilo Que vive dando estrilo Só pra chatear

MORAES, V. A Arca de Noé: poemas infantis. São Paulo: Companhia das Letrinhas, 1991.

O poema sugere a existência de relações de afinidade entre os animais citados e nós, seres humanos. Respeitando a liberdade poética dos autores, a unidade taxo‑ nômica que expressa a afinidade existente entre nós e estes animais é



( a )

o filo.

( b )

o reino.

( c )

a classe.

( d )

a família.

( e )

a espécie.

Questão 01 - Química - Setor B - Exercícios - Capítulo 4 - BY NC 3.0BR

Complete os espaços a seguir com os valores equivalentes:

a) 0,850 m3 =  ________ L

b) 250 mL = ______cm3 = ___________ L

c) 380 mmHg = _________ atm

d) 2 atm ≈ __________ bar = ________ mmHg = ______ torr

e) 27 ºC = __________ K

f) 0 K =________ ºC

Resposta:

a) 850

b) 250; 0,25

c) 0,5

d) 2; 1 520; 1 520

e) 300

f) -273

Questão 01 - Matemática - Plurall Olímpico LR12 - EM2 - Economia - BY NC 3.0BR

Macroeconomia

QUESTÃO 1 Tema: A Riqueza das Nações e Diferenças ao Redor do Globo Nível: Fácil

Fonte: MundoGeo. Disponível em:< https://mundogeo.com/wp-content/uploads/2019/05/macrocaracteriza%C3%A7%C3%A3o-dos-recursos-naturais-do-Brasil.jpg> Acesso em: 14 Mar. 2024.

O Brasil é um país emergente que possui uma grande diversidade de recursos naturais, mas também enfrenta desafios como a baixa industrialização, a dependência de commodities, a corrupção e os riscos fiscais.

Considere os seguintes indicadores econômicos brasileiros do ano de 2021, que foram obtidos do World Bank e The Observatory of Economic Complexity.

Com base nos dados e em seus conhecimentos, qual das seguintes afirmações é verdadeira sobre o Brasil



( a )

O Brasil é um país rico, pois possui um alto PIB per capita.

( b )

O Brasil é um país pobre, pois possui um baixo IDH.

( c )

O Brasil é um país desigual, pois possui um alto índice de Gini.

( d )

O Brasil é um país desenvolvido, pois possui um alto crescimento do PIB.

( e )

O Brasil é um país pouco dependente do agronegócio, pois possui uma alta variedade de recursos naturais.

Resposta:

Resposta C

Apontadores: OBECON 2023 – Fase 1 – Q16 / OBECON 2022 – Fase 1 – Q22 / OBECON 2021 – Fase 1 – Q10 / OBECON 2020 – Fase 1 – Q24

A) INCORRETA – O aluno não percebe que o PIB per capita é apenas um dos indicadores de riqueza e não reflete diretamente a distribuição de renda ou a qualidade de vida da população. 

B) INCORRETA – O aluno não percebe que um IDH de 0,754 coloca o Brasil na categoria de ‘alto desenvolvimento humano’, segundo os padrões do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), portanto, não é considerado baixo.

C) CORRETA – O Brasil é um país desigual, pois possui um alto índice de Gini. O índice de Gini é uma medida de desigualdade de renda, onde 0 representa igualdade perfeita e 1 desigualdade máxima. Portanto, um índice de Gini de 0,53 indica uma alta desigualdade de renda no Brasil.

D) INCORRETA – O aluno não percebe que o alto crescimento do PIB não é suficiente para classificar um país como desenvolvido. Outros fatores como IDH, índice de Gini, infraestrutura, educação e saúde também são importantes.

E) INCORRETA – O aluno não conhece a forte dependência brasileira quanto ao agronegócio, já que este setor é um dos pilares da economia, representando grande fatia do PIB.

Questão 01 - Matemática - Plurall Olímpico LA02 - EM2 - Economia - BY NC 3.0BR

Microeconomia

QUESTÃO 1 Tema: Comércio entre produtores Nível: Médio

Considere que dois países, Pindorama e Argentum, produzem dois bens, café e suco de uva, usando apenas um fator de produção, a terra. A tabela abaixo mostra as quantidades máximas que cada país pode produzir de cada bem, usando toda a sua terra disponível.

Suponha que os países decidam se engajar em comércio internacional, exportando e importando café e suco de uva entre si. Qual das alternativas a seguir representa uma taxa de câmbio real que beneficia ambos os países, considerando que eles têm preferências idênticas pelos bens e que não há custos de transporte?



( a )

Uma tonelada de café por mil litros de suco de uva.

( b )

Duas toneladas de café por mil litros de suco de uva.

( c )

Uma tonelada de café por dois mil litros de suco de uva.

( d )

Três toneladas de café por dois mil litros de suco de uva.

( e )

Duas toneladas de café por três mil litros de suco de uva.

Resposta:

Resposta D

Apontador: OBECON 2023 – Fase 1 – Q12 / OBECON 2023 – Fase 2 – QObj 05 / OBECON 2022 – Fase 1 – Q07 / OBECON 2020 – Fase 1 – Q34

A) INCORRETA – O aluno não percebe que a taxa não beneficia Pindorama, apenas Argentum.

B) INCORRETA – O aluno não percebe que a taxa não beneficia Argentum, apenas Pindorama.

C) INCORRETA – O aluno não percebe que a taxa não beneficia Pindorama, apenas Argentum.

D) CORRETA – Para resolver essa questão, precisamos analisar as vantagens comparativas de cada país. A vantagem comparativa é determinada pela capacidade de um país produzir um bem com um custo de oportunidade menor do que outro país

• Para Pindorama:

O custo de oportunidade de produzir uma tonelada de café é de  mil litros de suco de uva. O custo de oportunidade de produzir mil litros de suco de uva é de  toneladas de café.

• Para Argentum:

O custo de oportunidade de produzir uma tonelada de café é de  mil litros de suco de uva. O custo de oportunidade de produzir mil litros de suco de uva é de  tonelada de café.

Portanto, a taxa de troca de três toneladas de café por dois mil litros de suco de uva beneficia ambos os países. Pindorama troca café a um custo menor do que seu custo de oportunidade e Argentum recebe mais suco de uva do que o custo de oportunidade de produzir o café.

E)INCORRETA – O aluno não percebe que a taxa não beneficia nenhum dos países.

Questão 01 - Matemática - Plurall Olímpico LR06 - EF8 - Economia - BY NC 3.0BR

Microeconomia

QUESTÃO 1 Tema: O Vendedor Nível: Fácil

O e-commerce já era uma modalidade forte no período pré-pandemia, mas foi após esse evento global que se transformou em uma verdadeira potência do setor de comércio e varejo. A ascensão do digital transformou por completo os hábitos de consumo da população e trouxe tendências que chegaram para ficar. Entender todos esses aspectos é fundamental para garantir a sobrevivência nesse mercado altamente competitivo.

O e-commerce possibilitou estudar o comportamento do consumidor de uma forma que nunca foi possível, pois cada ação realizada dentro das plataformas digitais pode ser mapeada e analisada estrategicamente. A partir disso, os lojistas conseguem entender com precisão quais fatores influenciam mais no ato da compra, buscando explorar melhor essas características.

Fonte: Folha BV. Comércio: entenda como o comportamento do consumidor mudou nos últimos anos. Disponível em: Acesso em: 24 mar. 2024.

Buscando colocar em prática o conhecimento adquirido, um vendedor independente compra relógios de um fornecedor por R$60 cada e os revende em sua loja online. Analisando os dados, observou-se que, ao definir o preço de venda em R$120, ele vende em média 100 relógios por mês. Quando o preço aumenta para R$150, as vendas caem para 80 relógios por mês.

Com base nessas informações e considerando que não há outros custos além do custo de compra, assinale a função de demanda inversa para os relógios.



( a )

( b )

( c )

( d )

( e )

Resposta:

Resposta D

Apontadores: OBECON 2023 – Fase 1 – Q32 / OBECON 2023 – Fase 1 – Q33 / OBECON 2020 – Fase 1 – Q22

A) INCORRETA – O aluno assinala a função de demanda e erra o sinal do segundo coeficiente.

B) INCORRETA – O aluno assinala a função de demanda, não de demanda inversa.

C) INCORRETA – O aluno erra o sinal do segundo coeficiente.

D) CORRETA – Para encontrar a função de demanda inversa, é necessário estabelecer uma relação entre o preço e a quantidade demandada. Esse tipo de função segue a forma:

P = a - b · Q, em que a e são constantes.

Pelo enunciado, tem-se dois pontos (P, Q), que são (120, 100) e (150, 80).

Assim, é possível montar um sistema de equações:

i. 120 = a - 100b

ii. 150 = a - 80b

Substituindo i. em ii.

Portanto, a função de demanda inversa é

E) INCORRETA – O aluno ao resolver o sistema de equação, erra o cálculo do coeficiente e, consequentemente, de a.

Questão 01 - Matemática - Plurall Olímpico LR05 - EM2 - Economia - BY NC 3.0BR

Microeconomia

QUESTÃO 1 Tema: O Consumidor Nível: Médio

A Teoria do Consumidor em Microeconomia, examina o comportamento e as decisões dos consumidores individuais. A ideia por trás dessa teoria é que os clientes procuram o máximo de satisfação possível dentro de um orçamento limitado. Ela se baseia em conceitos como utilidade, preferências, limites orçamentários e curvas de indiferença.

Nessa lógica, considere as seguintes afirmações referentes a diferentes aspectos dessa teoria:

I. O efeito substituição ocorre quando o preço de um bem muda, levando o consumidor a comprar mais do bem que se tornou relativamente mais barato.

II. Na escolha intertemporal, se a taxa de juros aumenta, o consumidor tenderá a poupar mais no presente, considerando que as preferências e renda permanecem constantes.

III. O excedente do consumidor é máximo quando o preço de mercado é igual ao custo marginal de produção.

IV. A curva de Engel ilustra a relação entre a quantidade demandada de um bem e o nível de renda do consumidor, mantendo-se todos os outros fatores constantes.

Com isso, assinale a alternativa correta.



( a )

Todas as afirmações são verdadeiras.

( b )

Somente as afirmações I e II são verdadeiras.

( c )

Somente as afirmações I, II e III são verdadeiras.

( d )

Somente as afirmações I, III e IV são verdadeiras.

( e )

Somente as afirmações I, II e IV são verdadeiras.

Resposta:

Resposta E

Apontadores: OBECON 2022 – Fase 2 – Q Dis 04 / OBECON 2020 – Fase 1 - Q17 / OBECON 2020 – Fase 1 - Q10

A) INCORRETA – O aluno não compreende adequadamente o conceito de excedente do consumidor.

B) INCORRETA –  O aluno não conhece a curva de Engel.

C) INCORRETA – O aluno não conhece a curva de Engel nem compreende adequadamente o conceito de excedente do consumidor.

D) INCORRETA – O aluno não compreende adequadamente a lógica da escolha intertemporal nem o conceito de excedente do consumidor.

E) CORRETA – Analisando as afirmações:

I. Verdadeira. O efeito substituição ocorre quando o preço de um bem muda, e o consumidor altera seu padrão de consumo em favor do bem que se tornou relativamente mais barato, mantendo o nível de utilidade constante.

II. Verdadeira. De acordo com a teoria da escolha intertemporal, se a taxa de juros aumenta, o retorno sobre a poupança também aumenta, o que pode incentivar o consumidor a poupar mais no presente.

III. Falsa. O excedente do consumidor é a diferença entre o que os consumidores estão dispostos a pagar por um certo bem ou serviço e o que eles realmente pagam. O excedente do consumidor é máximo quando o preço de mercado é o mais baixo possível, não necessariamente quando é igual ao custo marginal de produção.

IV. Verdadeira. A curva de Engel mostra a relação entre a demanda de um bem e a renda do consumidor, demonstrando como a quantidade demandada varia conforme a renda do consumidor muda, com todas as outras variáveis mantidas constantes.

Questão 01 - Língua Portuguesa - Literatura - Exercícios - Capítulo 9 - BY NC 3.0BR

Texto I

A primeira missa no Brasil, 1860, de Victor Meirelles.

“Chantada a Cruz, com as Armas e a divisa de Vossa Alteza, que primeiramente lhe pregaram, armaram altar ao pé dela. Ali disse missa o padre Frei Henrique [...]. Ali estiveram conosco [...] cinquenta ou sessenta deles, assentados todos de joelhos, assim como nós [...]. [Na terra], até agora, não pudemos saber que haja ouro, nem prata, nem coisa alguma de metal [...]. Porém, o melhor fruto que dela se pode tirar me parece que será salvar esta gente. E esta deve ser a principal semente que Vossa Alteza em ela deve lançar.”

CAMINHA, Pero Vaz de. Carta do achamento do Brasil, 1º maio 1500.

(Vunesp) A respeito da tela e do texto, é correto afirmar que:



( a )

demonstram a submissão da monarquia portuguesa à contrarreforma católica. 

( b )

expressam o encantamento dos europeus com a exuberância natural da terra. 

( c )

atestam, como documentos históricos, o caráter conflituoso dos primeiros contatos entre brancos e índios.

( d )

representam o índio sem idealização, reservando-lhe lugar de destaque no quadro, o que era pouco comum.

( e )

apresentam uma leitura do passado na qual os portugueses figuram como portadores da civilização.

Questão 01 - Matemática - Setor A - Aulas 11 e 12 - Modelagem algébrica de problemas II - Exercícios em classe - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

André vai cercar completamente com tela um terreno retangular cuja largura mede 5 metros a mais que o dobro do seu comprimento e cuja área é 102 m 2. Sabendo que André vai gastar R$ 8,00 por metro de tela, seu gasto total, em reais, será de 



( a )

368

( b )

334

( c )

272

( d )

192

( e )

184

Resposta:

Questão 01 - Matemática - Setor B - Aulas 9 e 10 - Semelhança de triângulos II: conclusões particulares - Exercícios em classe - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

No triângulo ABC a seguir, AB = 7 cm, AC = 5 cm e BC = 6 cm. Considere que ABED é um trapézio de perímetro 16 cm. Obtenha a medida do segmento .

Resposta:

Como ABED é um trapézio, temos que AB e DE são paralelos e, portanto, os triângulos ABC e DEC são semelhantes. Sendo k uma razão de semelhança desses triângulos, temos que DE = 7k, CD = 5k e CE = 6k, o que implica que AD = 5 - 5k e EB = 6 - 6k. Como o perímetro do trapézio vale 16 cm, temos:

7 + 7k + 5 - 5k + 6 - 6k = 16

-4k = -2

Logo, temos DE = 7 ·  = 3,5.

Então, DE = 3,5 cm.

Questão 01 - Matemática - Setor C - Aulas 6 e 7 - Variações percentuais - Exercícios em classe - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

Logo após o carnaval, Marcos, ao passar por uma loja, viu o seguinte anúncio:

Marcos decidiu comprar uma fantasia e pagou por ela R$ 112,00. Quanto ele teria pago fora da promoção? 



( a )

R$ 132,40.

( b )

R$ 145,60. 

( c )

R$ 160,00. 

( d )

R$ 172,10. 

( e )

R$ 180,00.

Resposta:

Sendo P o preço da fantasia fora da promoção, temos:

112,00 = 0,7 • P

P = 160

Ou seja, Marcos teria pago R$ 160,00.

Questão 01 - História - Aula 20 - Brasil colônia: escravidão - Exercícios em classe - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

(Vunesp)

Prova da barbárie e, para alguns, da natureza não humana do ameríndio, a antropofagia condenava as tribos que a praticavam a sofrer pelas armas portuguesas a “guerra justa”.

Nesse contexto, um dos autores renascentistas que escreveram sobre o Brasil, o calvinista francês Jean de Léry, morador do atual Rio de Janeiro na segunda metade da década de 1550 e quase vítima dos massacres do Dia de São Bartolomeu (24.08.1572), ponto alto das guerras de religião na França, compara a violência dos tupinambás com a dos católicos franceses que naquele dia fatídico trucidaram e, em alguns casos, devoraram seus compatriotas protestantes:

“E o que vimos na França (durante o São Bartolomeu)? Sou francês e pesa-me dizê-lo. O fígado e o coração e outras partes do corpo de alguns indivíduos não foram comidos por furiosos assassinos de que se horrorizam os infernos? Não é preciso ir à América, nem mesmo sair de nosso país, para ver coisas tão monstruosas”.

Luís Felipe Alencastro. Canibalismo deu pretexto para escravizar. In: Folha de S.Paulo, 12 out. 1991. Adaptado.

O conceito de “guerra justa” foi empregado, durante a colonização portuguesa do Brasil, para 



( a )

justificar a captura, o aprisionamento e a escravização de indígenas. 

( b )

justificar a instalação de missões jesuíticas em áreas de colonização francesa. 

( c )

impedir a prisão e o exílio de lideranças e comunidades nativas hostis à colonização. 

( d )

impedir o acesso de protestantes e judeus às áreas de produção de açúcar.

( e )

impedir que os nativos fossem utilizados como mão de obra na lavoura.​

Questão 01 - História - Aula 19 - Brasil colônia: sociedade açucareira - Exercícios em classe - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

A assunção de sua própria identidade pelos brasileiros, como de resto por qualquer outro povo, é um processo diversifi cado, longo e dramático. Nenhum índio criado na aldeia, creio eu, jamais virou um brasileiro, tão irredutível é a identifi cação étnica. Já o fi lho da índia, gerado por um estranho, branco ou preto, se perguntaria quem era, se já não era índio, nem tampouco branco ou preto. Seria ele o protobrasileiro, construído como um negativo feito de sua ausência de etnicidade? Buscando uma identidade grupal reconhecível para deixar de ser ninguém, ele se viu forçado a gerar sua própria identifi cação.

RIBEIRO, Darcy. O povo brasileiro: a formação e o sentido do Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 2006. p. 107.

O texto do antropólogo Darcy Ribeiro retrata um processo histórico da formação da identidade brasileira que se relaciona com: 



( a )

o preconceito racial presente na sociedade colonial, que impedia casamentos entre europeus, indígenas e africanos. 

( b )

a eliminação dos elementos europeus da cultura brasileira e o predomínio de elementos indígenas e africanos. 

( c )

a miscigenação entre europeus, indígenas e africanos, que contribuiu para a formação da identidade brasileira. 

( d )

a impossibilidade de se construir uma identidade a partir de elementos culturais tão diferentes etnicamente. 

( e )

uma construção nacionalista feita a partir de elementos desprezíveis da cultura brasileira como a miscigenação.

Questão 01 - Matemática - Setor C - Rumo ao Enem - Exercícios - BY NC 3.0BR

(Enem) Um cliente fez um orçamento com uma cozinheira para comprar 10 centos de quibe e 15 centos de coxinha e o valor total foi de R$ 680,00. Ao finalizar a encomenda, decidiu aumentar as quantidades de salgados e acabou comprando 20 centos de quibe e 30 centos de coxinha. Com isso, ele conseguiu um desconto de 10% no preço do cento do quibe e 15% no preço do cento de coxinhas, e o valor total da compra ficou em R$ 1 182,00.

De acordo com esses dados, qual foi o valor que o cliente pagou pelo cento da coxinha? 



( a )

R$ 23,40 

( b )

R$ 23,80 

( c )

R$ 24,90 

( d )

R$ 25,30 

( e )

R$ 37,80

Questão 01 - História - Exercícios - Capítulo 8 - BY NC 3.0BR

[Os tupinambás] têm muita graça quando falam [...]; mas faltam-lhe três letras das do ABC, que são F, L, R grande ou dobrado, coisa muito para se notar; porque, se não têm F, é porque não têm fé em nenhuma coisa que adoram; nem os nascidos entre os cristãos e doutrinados pelos padres da Companhia têm fé em Deus Nosso Senhor, nem têm verdade, nem lealdade a nenhuma pessoa que lhes faça bem. E se não têm L na sua pronunciação, é porque não têm lei alguma que guardar, nem preceitos para se governarem; e cada um faz lei a seu modo, e ao som da sua vontade; sem haver entre eles leis com que se governem, nem têm leis uns com os outros. E se não têm esta letra R na sua pronunciação, é porque não têm rei que os reja, e a quem obedeçam, nem obedecem a ninguém, nem ao pai o filho, nem o filho ao pai, e cada um vive ao som da sua vontade [...].

Gabriel Soares de Souza. Tratado descritivo do Brasil em 1587, 1987.

(Vunesp) Os comentários de Gabriel Soares de Souza expõem 



( a )

a dificuldade dos colonizadores de reconhecer as peculiaridades das sociedades nativas. 

( b )

o desejo que os nativos sentiam de receber orientações políticas e religiosas dos colonizadores. 

( c )

a inferioridade da cultura e dos valores dos portugueses em relação aos dos tupinambás. 

( d )

a ausência de grupos sedentários nas Américas e a missão civilizadora dos portugueses. 

( e )

o interesse e a disposição dos europeus de aceitar as características culturais dos tupinambás.​

Questão 01 - História - Rumo ao Enem - Exercícios - BY NC 3.0BR

(Enem)

 (Charge anônima. BURKE, P. A fabricação do rei. Rio de Janeiro: Zahar, 1994.)

Na França, o rei Luís XIV teve sua imagem fabricada por um conjunto de estratégias que visavam sedimentar uma determinada noção de soberania. Neste sentido, a charge apresentada demonstra



( a )

a humanidade do rei, pois retrata um homem comum, sem os adornos próprios à vestimenta real. 

( b )

a unidade entre o público e o privado, pois a figura do rei com a vestimenta real representa o público e sem a vestimenta real, o privado. 

( c )

o vínculo entre monarquia e povo, pois leva ao conhecimento do público a figura de um rei despretensioso e distante do poder político. 

( d )

o gosto estético refinado do rei, pois evidencia a elegância dos trajes reais em relação aos de outros membros da corte. 

( e )

a importância da vestimenta para a constituição simbólica do rei, pois o corpo político adornado esconde os defeitos do corpo pessoal.

Questão 01 - Química - Setor A - Aula 11 - Geometria molecular - Exercícios em classe - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

A disposição dos átomos em uma molécula gera estruturas com diferentes geometrias. O formato das moléculas é de especial interesse na química, pois alterações nesse formato podem alterar completamente as propriedades desses compostos. Observe as fórmulas estruturais das moléculas representadas a seguir, indicando suas geometrias e os ângulos de ligação formados entre os átomos:

Resposta:

* Valores aproximados

Questão 01 - Matemática - Plurall Olímpico LA06 - EM3 - Economia - BY NC 3.0BR

Economia Financeira

QUESTÃO 1 Tema: Ativos de Renda Fixa e de Renda Variável Nível: Médio

Jorge e Mônica querem economizar para a educação de sua filha Ana, que, em 2024, tem 8 anos de idade, a fim de garantir que terão os recursos necessários quando ela for para a faculdade aos 18 anos.

Após procurarem um consultor financeiro, aprenderam sobre a importância de escolher investimentos de renda fixa com prazos que coincidam com o momento de uso dos fundos, além de considerar a isenção fiscal e a segurança do capital.

Nesse sentido, o consultor recomendou algumas opções, destacando que esses investimentos podem ser alinhados ao horizonte de 10 anos que Jorge e Mônica têm, para que o dinheiro esteja disponível quando Ana precisar.

Considerando os princípios citados acima e o objetivo do casal, assinale qual das seguintes opções de investimentos é uma possível recomendação do consultor.



( a )

Contratos futuros

( b )

Caderneta de poupança

( c )

Tesouro Direto IPCA+ 2045

( d )

Letras de Crédito Imobiliário (LCI)

( e )

Fundos de investimento em ações

Resposta:

Resposta D

Apontador: OBECON 2023 - Fase 1 - Q24 / OBECON 2023 - Fase 2 - QDis 05 / OBECON 2022 - Fase 1 – Q29 / OBECON 2022 - Fase 1 – Q30 / OBECON 2022 - Fase 1 – Q32 / OBECON 2021 - Fase 1 – Q21 / OBECON 2021 - Fase 2 - QObj 04 / OBECON 2021 - Fase 2 - QObj 05

A) INCORRETA – O aluno não compreende que os contratos futuros são investimentos de renda variável e com maior risco.

B) INCORRETA – O aluno não percebe que a poupança, apesar de segura, tem um rendimento baixo. Para um horizonte de 10 anos, existem várias alternativas mais vantajosas.

C) INCORRETA – O aluno se confunde, pois, apesar do IPCA+ ser título público de renda fixa que oferece proteção contra a inflação, 2045 é cerca de 11 anos depois do ingresso de Ana na faculdade.

D) CORRETA – As LCIs são títulos de renda fixa emitidos por instituições financeiras para financiar o setor imobiliário. Elas oferecem isenção fiscal e segurança do capital, sendo uma escolha adequada para o objetivo de Jorge e Mônica.

E) INCORRETA – O aluno não compreende que fundos de investimento em ações têm maior volatilidade e não se enquadram na categoria de renda fixa.

Questão 01 - Matemática - Plurall Olímpico LA03 - EM3 - Economia - BY NC 3.0BR

Microeconomia

QUESTÃO 1  Tema: Externalidades  Nível: Médio ​​

Em um gráfico da externalidade, o efeito social de uma externalidade negativa ou positiva é representado pela disparidade entre os custos/benefícios privados e os custos/benefícios sociais. Nesse sentido, veja os exemplos abaixo.

Fonte: Economia Mainstream. Disponível em:  Acesso em: 12 mar. 2023.

Fonte: Economia Mainstream. Disponível em:  Acesso em: 12 mar. 2023.

Com base nos gráficos acima e em seu conhecimento, avalie as opções abaixo e escolha aquela que corretamente descreve como as externalidades são representadas em um gráfico de oferta e demanda.



( a )

Externalidade Positiva: A curva de demanda está à direita da curva de demanda social porque os benefícios privados são superiores aos benefícios sociais. Externalidade Negativa: A curva de oferta está à direita da curva de oferta social porque os custos privados são inferiores aos custos sociais.

( b )

Externalidade Positiva: A curva de demanda social está à direita da curva de demanda porque os benefícios sociais superam os benefícios privados. Externalidade Negativa: A curva de oferta está à esquerda da curva de oferta social porque os custos privados superam os custos sociais.

( c )

Externalidade Positiva: A curva de oferta social está à esquerda da curva de oferta porque os custos sociais são menores do que os custos privados, refletindo os benefícios adicionais para a sociedade. Externalidade Negativa: A curva de demanda está à direita da curva de demanda social, mostrando que os consumidores não estão levando em conta os custos totais.

( d )

Externalidade Positiva: A curva de demanda social está à direita da curva de demanda, indicando que o valor total para a sociedade é maior do que o valor privado percebido pelos consumidores. Externalidade Negativa: A curva de oferta social está à esquerda da curva de oferta, refletindo que os custos sociais da produção são maiores do que os custos privados percebidos pelos produtores.

( e )

Externalidade Positiva: A curva de oferta está à direita da curva de oferta social, indicando um excedente nos benefícios sociais em relação aos custos privados. Externalidade Negativa: A curva de demanda social está à esquerda da curva de demanda, sugerindo que os consumidores internalizam todos os custos sociais da produção.

Resposta:

Resposta D 

Apontadores: OBECON 2022, Fase 1, Questão 08/ OBECON 2022, Fase 1, Questão 15/ OBECON 2021, Fase1, Questão 24 

A) INCORRETA – O aluno não interpreta adequadamente os gráficos. 

B) INCORRETA – O aluno não compreende adequadamente a definição de cada externalidade. 

C) INCORRETA – O aluno não interpreta adequadamente os gráficos. 

D) CORRETA – O gráfico de externalidade ilustra as diferenças entre os custos e benefícios percebidos por agentes individuais (privados) e os custos e benefícios impostos à sociedade como um todo (sociais). 

Para uma externalidade positiva, o benefício social total de um bem é maior do que o benefício privado percebido, o que significa que a curva de demanda social (que mostra a valorização total do bem, incluindo benefícios externos) estará à direita da curva de demanda privada. 

Para uma externalidade negativa, o custo social total de um bem é maior do que o custo privado percebido, o que sugere que a curva de oferta social (que reflete os custos totais da produção, incluindo externalidades negativas) estará à esquerda da curva de oferta privada, porque considera os custos externos. 

E) INCORRETA – O aluno não interpreta adequadamente os gráficos. 

Questão 01 - Matemática - Plurall Olímpico LA02 - EM3 - Economia - BY NC 3.0BR

Microeconomia

QUESTÃO 1 Tema: Comércio entre produtores Nível: Médio

Considere que dois países, Pindorama e Argentum, produzem dois bens, café e suco de uva, usando apenas um fator de produção, a terra. A tabela abaixo mostra as quantidades máximas que cada país pode produzir de cada bem, usando toda a sua terra disponível.

Suponha que os países decidam se engajar em comércio internacional, exportando e importando café e suco de uva entre si. Qual das alternativas a seguir representa uma taxa de câmbio real que beneficia ambos os países, considerando que eles têm preferências idênticas pelos bens e que não há custos de transporte?



( a )

Uma tonelada de café por mil litros de suco de uva.

( b )

Duas toneladas de café por mil litros de suco de uva.

( c )

Uma tonelada de café por dois mil litros de suco de uva.

( d )

Três toneladas de café por dois mil litros de suco de uva.

( e )

Duas toneladas de café por três mil litros de suco de uva.

Resposta:

Resposta D

Apontador: OBECON 2023 – Fase 1 – Q12 / OBECON 2023 – Fase 2 – QObj 05 / OBECON 2022 – Fase 1 – Q07 / OBECON 2020 – Fase 1 – Q34

A) INCORRETA – O aluno não percebe que a taxa não beneficia Pindorama, apenas Argentum.

B) INCORRETA – O aluno não percebe que a taxa não beneficia Argentum, apenas Pindorama.

C) INCORRETA – O aluno não percebe que a taxa não beneficia Pindorama, apenas Argentum.

D) CORRETA – Para resolver essa questão, precisamos analisar as vantagens comparativas de cada país. A vantagem comparativa é determinada pela capacidade de um país produzir um bem com um custo de oportunidade menor do que outro país

• Para Pindorama:

• O custo de oportunidade de produzir uma tonelada de café é de  mil litros de suco de uva.

• O custo de oportunidade de produzir mil litros de suco de uva é de  toneladas de café.

• Para Argentum:

• O custo de oportunidade de produzir uma tonelada de café é de  mil litros de suco de uva.

• O custo de oportunidade de produzir mil litros de suco de uva é de  tonelada de café.

Portanto, a taxa de troca de três toneladas de café por dois mil litros de suco de uva beneficia ambos os países. Pindorama troca café a um custo menor do que seu custo de oportunidade e Argentum recebe mais suco de uva do que o custo de oportunidade de produzir o café.

E) INCORRETA – O aluno não percebe que a taxa não beneficia nenhum dos países.

Questão 01 - Matemática - Plurall Olímpico LR05 - EM3 - Economia - BY NC 3.0BR

Microeconomia

QUESTÃO 1 Tema: O Consumidor Nível: Médio

A Teoria do Consumidor em Microeconomia, examina o comportamento e as decisões dos consumidores individuais. A ideia por trás dessa teoria é que os clientes procuram o máximo de satisfação possível dentro de um orçamento limitado. Ela se baseia em conceitos como utilidade, preferências, limites orçamentários e curvas de indiferença.

Nessa lógica, considere as seguintes afirmações referentes a diferentes aspectos dessa teoria:

I. O efeito substituição ocorre quando o preço de um bem muda, levando o consumidor a comprar mais do bem que se tornou relativamente mais barato.

II. Na escolha intertemporal, se a taxa de juros aumenta, o consumidor tenderá a poupar mais no presente, considerando que as preferências e renda permanecem constantes.

III. O excedente do consumidor é máximo quando o preço de mercado é igual ao custo marginal de produção.

IV. A curva de Engel ilustra a relação entre a quantidade demandada de um bem e o nível de renda do consumidor, mantendo-se todos os outros fatores constantes.

Com isso, assinale a alternativa correta.



( a )

Todas as afirmações são verdadeiras.

( b )

Somente as afirmações I e II são verdadeiras.

( c )

Somente as afirmações I, II e III são verdadeiras.

( d )

Somente as afirmações I, III e IV são verdadeiras.

( e )

Somente as afirmações I, II e IV são verdadeiras.

Resposta:

Resposta E

Apontadores: OBECON 2022 – Fase 2 – Q Dis 04 / OBECON 2020 – Fase 1 - Q17 / OBECON 2020 – Fase 1 - Q10

A) INCORRETA – O aluno não compreende adequadamente o conceito de excedente do consumidor.

B) INCORRETA –  O aluno não conhece a curva de Engel.

C) INCORRETA – O aluno não conhece a curva de Engel nem compreende adequadamente o conceito de excedente do consumidor.

D) INCORRETA – O aluno não compreende adequadamente a lógica da escolha intertemporal nem o conceito de excedente do consumidor.

E) CORRETA – Analisando as afirmações:

I. Verdadeira. O efeito substituição ocorre quando o preço de um bem muda, e o consumidor altera seu padrão de consumo em favor do bem que se tornou relativamente mais barato, mantendo o nível de utilidade constante.

II. Verdadeira. De acordo com a teoria da escolha intertemporal, se a taxa de juros aumenta, o retorno sobre a poupança também aumenta, o que pode incentivar o consumidor a poupar mais no presente.

III. Falsa. O excedente do consumidor é a diferença entre o que os consumidores estão dispostos a pagar por um certo bem ou serviço e o que eles realmente pagam. O excedente do consumidor é máximo quando o preço de mercado é o mais baixo possível, não necessariamente quando é igual ao custo marginal de produção.

IV. Verdadeira. A curva de Engel mostra a relação entre a demanda de um bem e a renda do consumidor, demonstrando como a quantidade demandada varia conforme a renda do consumidor muda, com todas as outras variáveis mantidas constantes.

Questão 01 - Matemática - Plurall Olímpico LR06 - EM3 - Economia - BY NC 3.0BR

Microeconomia

QUESTÃO 1 Tema: O Vendedor Nível: Fácil

O e-commerce já era uma modalidade forte no período pré-pandemia, mas foi após esse evento global que se transformou em uma verdadeira potência do setor de comércio e varejo. A ascensão do digital transformou por completo os hábitos de consumo da população e trouxe tendências que chegaram para ficar. Entender todos esses aspectos é fundamental para garantir a sobrevivência nesse mercado altamente competitivo.

O e-commerce possibilitou estudar o comportamento do consumidor de uma forma que nunca foi possível, pois cada ação realizada dentro das plataformas digitais pode ser mapeada e analisada estrategicamente. A partir disso, os lojistas conseguem entender com precisão quais fatores influenciam mais no ato da compra, buscando explorar melhor essas características.

Fonte: Folha BV. Comércio: entenda como o comportamento do consumidor mudou nos últimos anos. Disponível em: Acesso em: 24 mar. 2024.

Buscando colocar em prática o conhecimento adquirido, um vendedor independente compra relógios de um fornecedor por R$60 cada e os revende em sua loja online. Analisando os dados, observou-se que, ao definir o preço de venda em R$120, ele vende em média 100 relógios por mês. Quando o preço aumenta para R$150, as vendas caem para 80 relógios por mês.

Com base nessas informações e considerando que não há outros custos além do custo de compra, assinale a função de demanda inversa para os relógios.



( a )

( b )

( c )

( d )

( e )

Resposta:

Resposta D

Apontadores: OBECON 2023 – Fase 1 – Q32 / OBECON 2023 – Fase 1 – Q33 / OBECON 2020 – Fase 1 – Q22

A) INCORRETA – O aluno assinala a função de demanda e erra o sinal do segundo coeficiente.

B) INCORRETA – O aluno assinala a função de demanda, não de demanda inversa.

C) INCORRETA – O aluno erra o sinal do segundo coeficiente.

D) CORRETA – Para encontrar a função de demanda inversa, é necessário estabelecer uma relação entre o preço e a quantidade demandada. Esse tipo de função segue a forma:

P = a - b · Q, em que a e são constantes.

Pelo enunciado, tem-se dois pontos (P, Q), que são (120, 100) e (150, 80).

Assim, é possível montar um sistema de equações:

i. 120 = a - 100b

ii. 150 = a - 80b

Substituindo i. em ii.

Portanto, a função de demanda inversa é

E) INCORRETA – O aluno ao resolver o sistema de equação, erra o cálculo do coeficiente e, consequentemente, de a.

Estes materiais são parte integrante das coleções da editora Saraiva. Eles poderão ser reproduzidos desde que o título das obras e suas respectivas autorias sejam sempre citadas