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Questão 01 - Física - Setor C - Aula 4 - Movimento uniforme - Exercícios em classe - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

André e Marcos moram na mesma rua e costumam correr juntos todos os dias da semana pela manhã. Uma pista de cooper tem seu início na mesma rua, entre as casas dos amigos. Sabendo-se que André mora no número 700 e Marcos, no número 100, o gráfico ilustra os espaços dos amigos a partir do instante em que Marcos sai de sua casa. Ao sair de casa para ir ao encontro de Marcos, André correu a uma velocidade escalar em módulo igual a 7,2 km/h.

A respeito desse gráfico são feitas as seguintes afirmações. Assinale as afirmativas corretas.

I. Quando se movimentaram, tanto Marcos quanto André realizaram movimento retilíneo uniforme.

II. André e Marcos partem de suas casas no mesmo horário.

III. Marcos chega antes ao início da pista de cooper, e espera por André durante 2 min 40 s.

IV. A pista de cooper está localizada no número 300 da rua dos amigos. V. O módulo da velocidade de Marcos é igual a 2,5 km/h.

Resposta:

I. Incorreta. Quando em movimento, Marcos e André realizam movimentos uniformes, mas nada se pode afirmar sobre a forma da trajetória.

II. Incorreta. A partir do gráfico, André saiu de sua casa 40 s após Marcos.

III. Correta. Sabendo que os dois se movimentam no sentido da pista, onde se encontram, lemos no gráfico que Marcos chega ao destino no instante 80 s, e André, no instante 240 s. Dessa forma, Marcos chega 160 s antes, ou 2 min 40 s antes.

IV. Correta. A partir do instante em que André se movimenta no sentido da pista, o gráfico é uma reta inclinada, o que mostra que ele realiza um movimento uniforme. Dessa forma, entre o instante em que André sai de sua casa e o instante em que ele chega à pista de cooper:

Substituindo-se os valores, já se ajustando as unidades e os sinais: 

V. Incorreta. O gráfico indica que, entre os instantes 0 e 80 s, Marcos realiza um movimento uniforme. Dessa forma: 

Questão 01 - Matemática - Setor A - Aula 1 - Potências e radicais - Exercícios - Extras! - BY NC 3.0BR

(Fepar-PR) Em 2016, o recolhimento de impostos no Brasil atingiu o número recorde de mais de 2 trilhões de reais. O site do impostômetro faz alguns comparativos:

• com esse dinheiro você poderia comprar 4 608 129 956 cestas básicas;

• com esse dinheiro você poderia receber 10 salários mínimos por mês durante 17 827 610 de anos;

• para transportar esse dinheiro em notas de R$ 100,00 seriam necessários 661 containers.

Considere as informações e julgue as afirmativas que se seguem.

a) (   ) Em 2016, o valor arrecadado em impostos pode ser representado em notação científica por 2 . 1014 reais.

b) (   ) A média diária de arrecadação de impostos em 2016 é de algumas unidades de bilhão.

c) (   ) O imposto recolhido é menor do que alguns bilhões de salários mínimos.

d) (   ) O valor da cesta básica levado em conta para os cálculos é menor que R$ 200,00.

e) (   ) Nos containers usados como exemplo, cabe algo na ordem de dezenas de milhões de notas de R$ 100,00.

Resposta:

Portanto, o valor da cesta seria maior que R$ 200,00.

e) ( V ) 2 . 1012 reais corresponde a 2 . 1010 notas de 100 reais.

O número de notas de 100 reais que cabem em um container é dado por:

Questão 02 - Química - Módulo 2 - Químicas e suas práticas - Atividade 1 - BY NC 3.0BR

Classifique cada frase a seguir em observação, hipótese, experimento ou conclusão.

a) Selma acha que é alérgica a camarão. ______________________________________________.

b) Ontem, meia hora após comer uma salada de camarão, Selma começou a apresentar uma reação alérgica. ______________________________________________.

c) Para verificar sua suspeita, hoje, Selma tomou uma sopa que continha camarão; no entanto, não apresentou reação alérgica. ______________________________________________.

d) Selma percebe que não possui alergia a camarão. ______________________________________________.

Questão 03 - Física - Setor A - Aula 2 - Operações vetoriais - Exercícios em classe - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

Campo elétrico ( ) é uma grandeza de natureza vetorial que é associada a um ponto. Caso em um ponto esteja associado mais do que um vetor campo elétrico, podemos calcular o campo elétrico total ( T)  ou resultante por meio da seguinte definição:

T 1234 + ...

Na situação que vai ser analisada, estão representados dois vetores (12) associados ao ponto P.

Admitindo que a intensidade de E1 é 10 N/C e que o campo elétrico total ou resultante apresenta apenas componente na direção horizontal, determine sua intensidade.

Resposta:

Decompondo o campo elétrico E2 nas suas componentes x e y:

De acordo com o enunciado, o campo elétrico total ou resultante apresenta apenas componente na direção horizontal (x). Logo:

Na direção vertical (y), temos:

 

Na direção horizontal (x), temos:

Questão 06 - Língua Portuguesa - Módulo 9 - Respostas a questões discursivas - Exercícios - Prática escrita 2 - BY NC 3.0BR

Leia o texto. 

A complicada arte de ver

Ela entrou, deitou-se no divã e disse: “Acho que estou ficando louca”. Eu fiquei em silêncio aguardando que ela me revelasse os sinais da sua loucura. “Um dos meus prazeres é cozinhar. Vou para a cozinha, corto as cebolas, os tomates, os pimentões é uma alegria! Entretanto, faz uns dias, eu fui para a cozinha para fazer aquilo que já fizera centenas de vezes: cortar cebolas. Ato banal sem surpresas. Mas, cortada a cebola, eu olhei para ela e tive um susto. Percebi que nunca havia visto uma cebola. Aqueles anéis perfeitamente ajustados, a luz se refletindo neles: tive a impressão de estar vendo a rosácea de um vitral de catedral gótica. De repente, a cebola, de objeto a ser comido, se transformou em obra de arte para ser vista! E o pior é que o mesmo aconteceu quando cortei os tomates, os pimentões... Agora, tudo o que vejo me causa espanto.”

Ela se calou, esperando o meu diagnóstico. Eu me levantei, fui à estante de livros e de lá retirei as “Odes Elementares”, de Pablo Neruda. Procurei a “Ode à Cebola” e lhe disse: “Essa perturbação ocular que a acometeu é comum entre os poetas. Veja o que Neruda disse de uma cebola igual àquela que lhe causou assombro: ‘Rosa de água com escamas de cristal’. Não, você não está louca. Você ganhou olhos de poeta... Os poetas ensinam a ver”.

Rubem Alves, Folha de S.Paulo, 26/10/2004. Adaptado.

a. Segundo a concepção do autor, como a poesia pode ser entendida?

b. Reescreva o trecho “Agora, tudo o que vejo me causa espanto.”, substituindo o termo sublinhado por “Naquela época” e empregando a primeira pessoa do plural. Faça as adaptações necessárias

Resposta:

a. Segundo o autor, a poesia é resultado de um modo diferenciado de olhar, de ver − e também de mostrar − a realidade, acrescentando-lhe aspectos ou sensações insólitas, extraordinárias, que muitas vezes não são percebidos no cotidiano.

b. Com as alterações, o trecho fi caria assim: “Naquela época, tudo o que víamos nos causava espanto.”.

Questão 1 - Língua Portuguesa - Gramática e Texto - Exercícios Capítulo 3 – Funções da linguagem II: conativa; poética e fática - BY NC 3.0BR

Texto I 

ASTROLOGIA LEÌO (22 jul. a 22 ago.) Como a Lua nova de hoje ocorre em seu signo, a melhor maneira de aproveitar as ondas de criatividade é abrir-se para receber o que o céu enviar como presságio e intuição. Retire-se da confusão na hora em que ela ocorrer e sinta. Depois anote tudo e confira nas próximas semanas

Barbara Abramo (ba@folhasp.com.br).

Texto II 

O Jardim Japonês traz lagos com carpas coloridas, pontes de madeira, jardins de pedra e bonsais, além de uma casa de chá. Fica aberto todos os dias, das 10h às 18h, e a entrada custa 3 pesos para adultos e 1 peso para crianças entre 6 e 10 anos.

Folha de S.Paulo, 15 ago. 2004. p. E11 - Ilustrada

(FGV-SP)

Quanto às funções da linguagem e sua relação com os elementos que compõem o ato da comunicação, é correto afirmar que, nos textos anteriores, predomina:



( a )

a função emotiva

( b )

a função poética

( c )

no texto 1, a função conativa; no texto 2, a função referencial.

( d )

no texto 1, a função fática; no texto 2, a função poética.

( e )

no texto 1, a função metalinguística; no texto 2, a função emotiva.

Questão 1 - Língua Portuguesa - Gramática e Texto - Exercícios Capítulo 1 – Utilidades da língua - BY NC 3.0BR

O dilema dos vírus

Até o fechamento desta edição, a gripe suína não tinha arrasado o mundo. A humanidade pode ter escapado desta vez - mas a pulga atrás da orelha não. Se não o vírus da gripe suína, será que algum outro poderia deixar um estrago realmente grande, com milhões de mortos pelo seu caminho? Sim. Isso acontecerá caso surja algum vírus altamente transmissível e 100% letal. Não é impossível. Mas, para isso acontecer, um dilema precisa ser resolvido: os vírus mais facilmente transmissíveis são pouco letais. E os mais letais são os menos contagiosos.

Os altamente transmissíveis são os que passam de humano para humano pelas vias aéreas, como gripes, catapora e sarampo. Os vírus são espalhados pelo ar quando um infectado espirra ou tosse. Para você se expor, basta não estar imunizado e respirar - ou tocar numa superfície contaminada e levar a mão ao rosto.

A gripe do tipo A, a suína, é especialmente perigosa porque seu vírus passa por mutações dramáticas. E a cada cepa surge uma doença para a qual o sistema imunológico não sabe a resposta.

Mas, mesmo quando aparecem supervírus, a fatalidade deles tem sido relativamente baixa. A gripe espanhola, por exemplo, matou mais do que bala de carabina em 1918 e 1919. Mais mesmo: foram 50 milhões de vítimas - 6 vezes mais que a 1ª Guerra Mundial, sua contemporânea. Muito, mas isso corresponde a apenas 2,5% dos infectados.

Já o vírus do ebola tem fatalidade de até 90% - diarreia hemorrágica, vômito negro, sangue, sangue, sangue e morte. Mas foram poucos os casos. E por um motivo simples: o vírus mata tão rápido que acaba "se suicidando" antes de se espalhar decentemente. Essa regra, porém, não equivale a negar que estamos perto de uma pandemia devastadora. Desde 2005, a Organização Mundial da Saúde (OMS) alerta que alguma, um dia, deverá matar até 7,5 milhões de pessoas. Para isso, basta que o vírus letal mantenha o doente vivo por tempo bastante para se espalhar.

Superinteressante, edição 266: jun. 2009. Adaptado.

(UFMS) De acordo com o texto, assinale a alternativa correta:



( a )

A "gripe suína" equivale a uma pandemia devastadora, que deverá matar 7,5 milhões de pessoas. 

( b )

O "vírus ebola", que tem fatalidade de 90%, enquadra-se na lista das pandemias mundiais. 

( c )

A "gripe suína" é considerada uma "supergripe" em razão de ser transmitida quando um indivíduo infectado espirra ou tosse. 

( d )

O vírus que mantiver o doente infectado por bastante tempo e, assim, possibilitar a proliferação, deverá matar até 7,5 milhões de pessoas, algum dia. 

( e )

A "gripe espanhola" e o "vírus ebola" são considerados pandemias porque ambos são altamente devastadores.

Questão 1 - Língua Portuguesa - Gramática e Texto - Exercícios Capítulo 5 – Classes de palavras – Substantivo: função na construção de sentidos no texto - BY NC 3.0BR

(UPF-RS — Adaptada) Assinale a alternativa em que a palavra manifesto está funcionando como substantivo.



( a )

Essa atitude está em manifesto desacordo com os mais elementares princípios da ética.

( b )

Concluiu a carta dizendo: manifesto-lhe meus sentimentos de pesar pela morte prematura de seu pai.

( c )

Ao participarem daquele manifesto em praça pública, reafirmaram toda a sua coerência política e identidade ideológica.

( d )

Ao limparem a praça em frente à escola, professores e alunos deram um manifesto apoio à causa da preservação do meio ambiente.

( e )

Se me permitirem, manifesto-lhes, em meu nome e no de meus colegas, nossa repulsa por tamanha afronta.

Questão 1 - Biologia - Capítulo 5 - Carboidratos, lipídeos e vitaminas - Exercícios - BY NC 3.0BR

Em relação aos carboidratos, assinale a alternativa correta.



( a )

Os glicídios são classificados de acordo com o tamanho e a organização de sua molécula em dois grupos: monossacarídeos e polissacarídeos.

( b )

Os polissacarídeos compõem um grupo de glicídios cujas moléculas não apresentam sabor adocicado, embora sejam formadas pela união de dois monossacarídeos.

( c )

Os dissacarídeos são constituídos pela união de dois monossacarídeos, e seus representantes mais conhecidos são a celulose, a quitina e o glicogênio.

( d )

Os glicídios, além de exercer função energética, ainda participam da estrutura dos ácidos nucleicos, tanto do RNA quanto do DNA.

( e )

A função do amido para os animais é equivalente à do glicogênio para as plantas.

Questão 1 - Biologia - Capítulo 2 - Níveis de organização - Exercícios - BY NC 3.0BR

(IFCE) Observe a seguinte ilustração.

Analisando-se todos os elementos contidos na imagem e considerando-se os conceitos de níveis de organização em Biologia, a figura representa:



( a )

um ecossistema.

( b )

uma população.

( c )

uma comunidade.

( d )

um organismo.

( e )

um sistema.

Questão 1 - Biologia - Capítulo 4 - A química da vida: a água e os sais minerais - Exercícios - BY NC 3.0BR

(Enem) Nas recentes expedições espaciais que chegaram ao solo de Marte, e através dos sinais fornecidos por diferentes sondas e formas de análise, vem sendo investigada a possibilidade da existência de água naquele planeta.

A motivação principal dessas investigações, que ocupam frequentemente o noticiário sobre Marte, deve-se ao fato de que a presença de água indicaria, naquele planeta:



( a )

a existência de um solo rico em nutrientes e com potencial para a agricultura.

( b )

a existência de ventos, com possibilidade de erosão e formação de canais.

( c )

a possibilidade de existir ou ter existido alguma forma de vida semelhante à da Terra.

( d )

a possibilidade de extração de água visando ao seu aproveitamento futuro na Terra.

( e )

a viabilidade, em futuro próximo, do estabelecimento de colônias humanas em Marte.

Questão 1 - Língua Portuguesa - Gramática - Gramática e Texto - Exercícios - Capítulo 2 - BY NC 3.0BR

(Enem PPL)

Texto I

José de Anchieta fazia parte da Companhia de Jesus, veio ao Brasil aos 19 anos para catequizar a população das primeiras cidades brasileiras e, como instrumento de trabalho, escreveu manuais, poemas e peças teatrais.

Texto II

Todo o Brasil é um jardim em frescura e bosque e não se vê em todo ano árvore nem erva seca. Os arvoredos se vão às nuvens de admirável altura e grossura e variedade de espécies. Muitos dão bons frutos e o que lhes dá graça é que há neles muitos passarinhos de grande formosura e variedades e em seu canto não dão vantagem aos rouxinóis, pintassilgos, colorinos e canários de Portugal e fazem uma harmonia quando um homem vai por este caminho, que é para louvar o Senhor, e os bosques são tão frescos que os lindos e artificiais de Portugal ficam muito abaixo.

ANCHIETA, José de. Cartas, informações, fragmentos históricos e sermões do Padre Joseph de Anchieta, S. J. (1554-1594). Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1933. p. 430-31.

A leitura dos textos revela a preocupação de Anchieta com a exaltação da religiosidade. No texto II, o autor exalta, ainda, a beleza natural do Brasil por meio:



( a )

do emprego de primeira pessoa para narrar a história de pássaros e bosques brasileiros, comparando-os aos de Portugal. 

( b )

a adoção de procedimentos típicos do discurso argumentativo para defender a beleza dos pássaros e bosques de Portugal. 

( c )

da descrição de elementos que valorizam o aspecto natural dos bosques brasileiros, a diversidade e a beleza dos pássaros do Brasil. 

( d )

do uso de indicações cênicas do gênero dramático para colocar em evidência a frescura dos bosques brasileiros e a beleza dos rouxinóis. 

( e )

do uso tanto de características da narração quanto do discurso argumentativo para convencer o leitor da superioridade de Portugal em relação ao Brasil.

Questão 1 - Matemática - Setor A - Exercícios - Capítulo 3 - BY NC 3.0BR

Sendo α e β, respectivamente, as soluções das equações I e II, em x, a seguir:

I. 4(30x + 1) + 5(3 - 10x) = 2(10x - 4);

II. .

O valor de α - β é:



( a )

2,34. 

( b )

1,61. 

( c )

2,69. 

( d )

0. 

( e )

-3,14.

Questão 1 - História - Exercícios - Capítulo 1 - BY NC 3.0BR

(FUVEST-SP)

O aparecimento da pólis constitui, na história do pensamento grego, um acontecimento decisivo. Certamente, no plano intelectual como no domínio das instituições, só no fi m alcançará todas as suas consequências; a pólis conhecerá etapas múltiplas e formas variadas. Entretanto, desde seu advento, que se pode situar entre os séculos VIII e VII a.C., marca um começo, uma verdadeira invenção; por ela, a vida social e as relações entre os homens tomam uma forma nova, cuja originalidade será plenamente sentida pelos gregos.

VERNANT, Jean-Pierre. As origens do pensamento grego. Rio de Janeiro: Difel, 1981. Adaptado.

De acordo com o texto, na Antiguidade, uma das transformações provocadas pelo surgimento da pólis foi:



( a )

o declínio da oralidade, pois, em seu território, toda estratégia de comunicação era baseada na escrita e no uso de imagens. 

( b )

o isolamento progressivo de seus membros, que preferiam o convívio familiar às relações travadas nos espaços públicos. 

( c )

a manutenção de instituições políticas arcaicas, que reproduziam, nela, o poder absoluto de origem divina do monarca.

( d )

a diversidade linguística e religiosa, pois sua difusa organização social dificultava a construção de identidades culturais. 

( e )

a constituição de espaços de expressão e discussão, que ampliavam a divulgação das ações e ideias de seus membros.

Questão 1 - História - Aulas 9 e 10 - O Renascimento - Exercícios em classe - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

(Vunesp-Adaptada) Leonardo Bruni foi um importante humanista da cidade de Florença do século XV. No seu túmulo, na Igreja de Santa Croce, está escrito: “A História está de luto”. Duas fi guras aladas, copiadas de um arco de triunfo romano, seguram a placa em que foi gravada aquela inscrição. Duas esculturas, representando águias imperiais, símbolos do antigo Império Romano, sustentam o ataúde de Bruni. Completa a decoração a representação, num medalhão, da Virgem Maria com a Criança no colo.

A decoração do túmulo de Leonardo Bruni expressa:



( a )

a mentalidade renascentista da elite italiana, que enaltece os valores clássicos e a religiosidade cristã.

( b )

a valorização das atividades guerreiras pela burguesia italiana, interessada na unificação política do país.

( c )

a profunda religiosidade cristã dos italianos no final da Idade Média e a sua preocupação com a vida extraterrena.

( d )

o desprezo dos cidadãos das cidades italianas pelo momento histórico em que viviam, conscientes da decadência de sua época.

( e )

o pacifismo inerente ao período da história italiana caracterizado pelas relações de cooperação entre as cidades-estados.

Questão 01 - Língua Portuguesa - Entendimento de texto - Aula 2 - Os dois níveis da leitura - Exercícios - Extras! - BY NC 3.0BR

Leia o fragmento a seguir, extraído da canção “Geni e o Zepelim”, de Chico Buarque, para responder ao que se pede:

[...] Um dia surgiu, brilhante, Entre as nuvens, flutuante, Um enorme zepelim. Pairou sobre os edifícios, Abriu dois mil orifícios, Com dois mil canhões assim. A cidade apavorada Se quedou paralisada, Pronta pra virar geleia, Mas do zepelim gigante Desceu o seu comandante Dizendo: “Mudei de ideia! Quando vi nesta cidade Tanto horror e iniquidade, Resolvi tudo explodir, Mas posso evitar o drama, Se aquela formosa dama Esta noite me servir.” Essa dama era Geni, Mas não pode ser Geni, Ela é feita pra apanhar, Ela é boa de cuspir, Ela dá pra qualquer um, Maldita Geni! [...]

BUARQUE, Chico. Perfil. Rio de Janeiro: Polygram, 1993. Faixa 9.

a) A canção apresenta duas maneiras diferentes de avaliar Geni. Aponte duas expressões no texto que indiquem essas diferenças de avaliação.

b) De acordo com sua resposta ao item anterior, como poderiam ser explicadas as repetições que ocorrem na segunda estrofe da canção?

Resposta:

a) Uma avaliação é positiva e a outra, negativa. Para comprovar a avaliação positiva, a única possibilidade é a expressão “formosa dama”; para a negativa, as opções aceitáveis são: “Ela é feita pra apanhar”, “Ela é boa de cuspir”, “Ela dá pra qualquer um” e “Maldita Geni”.

b) A segunda estrofe do texto mostra a surpresa do narrador (que parece representar a voz corrente entre os moradores daquela “cidade apavorada”) pelo fato de o comandante do zepelim querer deitar-se com Geni. Assim, as repetições – sobretudo do pronome “ela” e do substantivo “Geni” – servem para produzir um efeito de ênfase, de reiteração diante do espanto provocado pelo desejo inesperado do comandante. O fato de ser uma letra de canção também explica a repetição – dá ritmo.

Questão 01 - Matemática - Setor A - Aula 3 - Grandezas proporcionais - Exercícios em classe - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

(Unisinos-RS) Viajando a uma velocidade média de 75 quilômetros por hora, é possível chegar da cidade A até a cidade B em 1 hora e 20 minutos. Qual deve ser a velocidade média, em quilômetros por hora, para que o mesmo caminho seja percorrido em 1 hora?



( a )

120 

( b )

100 

( c )

90

( d )

80

( e )

60

Resposta:

Sendo v a velocidade média, t o tempo e d o deslocamento, temos:

v . t = d (d é constante)

x . 60 = 75 . 80

∴ x = 100

Logo, a velocidade média deve ser 100 km/h.

Questão 03 - Matemática - Módulo 6 - A potenciação e suas propriedades - Teste - BY NC 3.0BR

Assinale V ou F nas afirmações a seguir.

Agora assinale em qual alternativa está a sequência correta de V e F:



( a )

V – V – V – V

( b )

F – F – F – F

( c )

V – V – V – F

( d )

V – F – V – F

Resposta:

Os alunos deverão realizar o cálculo em cada uma das sentenças, constatando que:

Portanto, na sequência temos: V – F – V – F.

Questão 03 - Química - Módulo 2 - Químicas e suas práticas - Atividade 1 - BY NC 3.0BR

Em 1887, o médico e escritor escocês Arthur Conan Doyle criou a figura literária de Sherlock Holmes, o infalível detetive que apresentava uma enorme habilidade para desvendar crimes aparentemente insolúveis, até mesmo para a Scotland Yard (Polícia do Reino Unido).

De acordo com Sherlock Holmes, o caminho da investigação bem-sucedida consiste em seguir um procedimento científico, indagando, observando e realizando testes a partir dos dados obtidos, formulando e testando hipóteses, uma por uma, até que reste somente uma hipótese não refutada: essa deverá ser a explicação mais provável.

Sherlock Holmes realmente utilizava um procedimento científico? Justifique sua resposta.

Questão 07 - Língua Portuguesa - Redação - Tarefa - Exercícios - Propostas - BY NC 3.0BR

Nos três textos a seguir, extraídos de uma proposta de redação da Fuvest, manifestam-se diferentes concepções do tempo; o autor de cada um deles expõe uma determinada relação com a passagem do tempo. Leia-os com atenção:

Texto I Mais do que nunca a História é atualmente revista ou inventada por gente que não deseja o passado real, mas somente um passado que sirva a seus objetivos. [...] Os negócios da humanidade são hoje conduzidos especialmente por tecnocratas, resolvedores de problemas, para quem a História é quase irrelevante; por isso, ela passou a ser mais importante para nosso entendimento do mundo do que anteriormente.                                                                                                                                                                                                        HOBSBAWM, Eric. Tempos interessantes: uma vida no século XX.  

Texto II O que existe é o dia a dia. Ninguém vai me dizer que o que aconteceu no passado tem alguma coisa a ver com o presente, muito menos com o futuro. Tudo é hoje, tudo é já. Quem não se liga na velocidade moderna, quem não acompanha as mudanças, as descobertas, as conquistas de cada dia, fica parado no tempo, não entende nada do que está acontecendo.

                                                                                                                                                                                                                                                                Herberto Linhares, depoimento.

Texto III Não se afobe, não, Que nada é pra já, O amor não tem pressa, Ele pode esperar em silêncio Num fundo de armário, Na posta-restante, Milênios, milênios No ar...

E quem sabe, então, O Rio será Alguma cidade submersa. Os escafandristas virão Explorar sua casa, Seu quarto, suas coisas, Sua alma, desvãos...

Sábios em vão Tentarão decifrar O eco de antigas palavras, Fragmentos de cartas, poemas, Mentiras, retratos, Vestígios de estranha civilização.

Não se afobe, não, Que nada é pra já, Amores serão sempre amáveis. Futuros amantes quiçá Se amarão, sem saber, Com o amor que eu um dia Deixei pra você.

                                                  Chico Buarque, Futuros amantes.                     

 

1. De acordo com o texto I, a) qual a visão que os "tecnocratas" têm da História? b) como o enunciador se posiciona diante dessa visão?

2. De acordo com o texto II, a) o presente é mais importante do que o passado? b) justifique sua resposta.

3. De acordo com o texto III, a) o presente é mais valorizado do que o futuro? Justifique com uma passagem textual. b) qual é a tese que está sendo defendida pelo enunciador?

4. Os três textos avaliam as relações entre passado, presente e futuro. Pensando nisso, explique como os três textos analisam essas relações.

5. De acordo com sua resposta no item anterior, cite três encaminhamentos possíveis para desenvolver o tema posto em discussão.

6. Redija uma DISSERTAÇÃO EM PROSA, na qual você apontará, sucintamente, as diferentes concepções do tempo, presentes nos tê•s textos, e argumentará em favor da concepção do tempo com a qual você mais se identifica.

Resposta:

1) 

a) Eric Hobsbawm defende a tese de que hoje os "negócios da humanidade" são movidos por tecnocratas, pessoas que praticamente desconsideram a História, utilizando os fatos do passado apenas como um instrumento para atingir objetivos pragmáticos. b) Contrariando essa visão, o enunciador destaca que atualmente, mais do que nunca, a compreensão do mundo depende do passado, do conhecimento da História, até como condição para desmascarar os desvios da tecnocracia.

 

2)

a) Sim. b) O depoimento de Herberto Linhares apresenta uma concepção imediatista do tempo. De acordo com ele, no curso da História, o mais importante, nestes tempos de velocidade estonteante, é acompanhar as constantes mudanças. Estas, por sua vez, não dependem dos acontecimentos do passado. O fundamental, portanto, é o hoje, o agora, o instante presente, independente da História ou da passagem do tempo.

 

3)

a) Não. A repetição da expressão "não se afobe, não" reforça a ideia de que não devemos ter pressa em aproveitar o tempo, ou seja, no futuro, tudo vai ser como deveria.

b) O enunciador contraria o imediatismo do texto anterior, concentrando-se no futuro dos acontecimentos, mostrando a atemporalidade de certos valores, fatos e sentimentos, que, com o tempo, acabam por se revelar.

 

4)

Texto I: afirma-se a importância da História "para nosso entendimento do mundo", ou seja, destaca o valor do passado.

Texto II: descarta-se a importância do passado e enfatiza-se a percepção do presente imediato como o fundamental para que n‹o se fique "parado no tempo"

Texto III: apresenta-se a importância de como o futuro há de ver o que se faz no presente.

 

5)

Entre outras possibilidades, teríamos: pensar o passado para construir presente e futuro; concentrar-se no presente, desconsiderando o passado e o futuro; pensar o futuro, que será construído, inevitavelmente, por passado e presente.

 

6)

Resposta pessoal.

Questão 1 - Matemática - Unidade 1 - Conceitos fundamentais - Exercícios Capítulo 3: Razão e proporção - BY NC 3.0BR

Em um terreno de 10 000 m², há um hotel que possui 2 400 m² de área construída. A área restante é de reserva natural. A razão da área construída para a área de reserva natural é:



( a )

( b )

( c )

( d )

( e )

Questão 1 - Língua Portuguesa - Gramática e Texto - Exercícios Capítulo 6 – Classes de palavras – Adjetivo e artigo: função na construção de sentidos no texto - BY NC 3.0BR

Com frequência, o adjetivo expressa mais um julgamento subjetivo do enunciador do que uma qualidade real do objeto qualificado.

Assinale a alternativa em que a escolha dos adjetivos demonstra maior preocupação em obter imparcialidade.



( a )

Os inesquecíveis anos 60 foram retratados com certa frieza pela novela das oito.

( b )

Nos atuais países europeus, já não é mais usual a revolta armada.

( c )

Voltou para casa o famigerado juiz que desviou para seus cofres uma gigantesca quantia do dinheiro público.

( d )

Na região da Serra Gaúcha, além de todas as atrações turísticas, não se pode deixar de lembrar o vinho honesto servido nas pequenas propriedades.

( e )

As longas caminhadas em geral terminam com um corajoso banho de cachoeira.

Questão 1 - Língua Portuguesa - Gramática e Texto - Exercícios Capítulo 4 – Semântica I: conceitos básicos - BY NC 3.0BR

(Insper-SP) 

A pátria de ponteiros 

Numa demonstração de abertura e inequívoca coragem, Fritz pediu uma feijoada. Eu comentei que, aparentemente, ele não estava tendo dificuldades de adaptação. O alemão disse que não. Por conta do seu trabalho – instala e conserta máquinas de tomografia computadorizada –, viajava o mundo todo. A única coisa que lhe incomodava, no Brasil, era nunca saber quando as pessoas chegariam aos encontros. O problema era menos o atraso, confessou, do que nossa dificuldade em admiti-lo: “O pessoa manda mensagem, diz ‘tô chegando!í, eu levanta do minha cadeirrra e olha prrro porrrta da restaurrrante, mas pessoa chega só quarrrenta minutos depois”. Então me fez a pergunta que só poderia vir de um compatriota de Imanuel Kant: “‘Quando a brrrasileirrro diz tô chegando!í, em quanto tempo brrrrasileirrro chega?”. 

Pensei em mentir, em dizer que uns atrasam, mas outros aparecem rapidinho. Achei, porém, que em nome de nossa dignidade – ali, naquela mesa, eu era a “pátria de ponteiros” – o melhor seria falar a verdade: “Fritz, é assim: quando o brasileiro diz ‘tô chegando!í é porque, na real, ele tá saindo”. Tentei atenuar o assombro do alemão: veja, não é exatamente mentira, afinal, ao pôr o pé pra fora de casa dá-se início ao processo de chegada, assim como ao sair do útero se começa a caminhar para a cova. É só uma questão de perspectiva. 

“Mas e quando o pessoa diz ‘tô saindo!í?” Expliquei que as declarações do brasileiro, no que tange ao atraso, estão sempre uma etapa à frente da realidade – são uma manifestação do seu desejo. Se a pessoa diz que está chegando, é porque tá saindo, e se diz que tá saindo, é porque ainda precisa tomar banho, tirar a roupa da máquina e botar comida pro cachorro. 

Fritz ficou pensativo. Uma morena entrou no bar e percebi certa reverberação nos hormônios teutões. Era a chance de mudar de assunto, mas eu havia sido mordido pela mosca da sinceridade e resolvi ir até o fim: revelei que, além do “tô chegando!” e do “tô saindo!”, ele teria de aprender a lidar com “chego em 15!” e “cinco minutinhos!”. 

“Chego em 15!” é sinônimo de “tô chegando!”: quer dizer que o patrício está saindo. Quinze minutos é o tempo má- gico que o brasileiro acredita gastar em qualquer percurso – a despeito da experiência, da Sulamérica trânsito e do Waze. Da Mooca pra USP? “Chego em 15!” De Santo Amaro pra Cantareira? “Quinze!” Mais uma vez, não é propriamente mentira. Se pegássemos todos os faróis abertos e todos os carros saíssem da nossa frente, em tese, vai que...?

Já o “cinco minutinhos!” é um pouco mais vago. Pode significar tanto que o brasileiro está a cem metros do destino quanto a 27 quilômetros. Às vezes, cinco minutinhos demoram muito mais do que quinze, mais do que uma hora: há casos, até, menos raros do que se imagina, em que a pessoa a cinco minutinhos jamais aparece.

Fritz ficou olhando o chope, contemplativo, imaginando, talvez, na espuma branca, a tomografia multicolor desses cérebros tropicais. Senti que, agora sim, era o momento de mudar de assunto, de mostrar ressonâncias, digamos, mais magnéticas do nosso país. Chamei o garçom. “Chefe, a gente pediu uma feijoada, já faz um tempinho...” “Tá chegando, amigo, tá chegando!”

PRATA, Antônio. Folha de S.Paulo, 23 fev. 2014.

Releia estas passagens:

I. "Numa demonstração de abertura e inequívoca coragem, Fritz pediu uma feijoada."  II. "Achei, porém, que em nome de nossa dignidade [...] o melhor seria falar a verdade."  III. "... e percebi certa reverberação nos hormônios teutões."

Os termos destacados podem ser substituídos, no contexto, respectivamente, por:



( a )

duvidosa, prerrogativa, reflexão.

( b )

indiscutível, brio, censura.

( c )

controversa, integridade, brilho.

( d )

evidente, decência, repercussão.

( e )

enigmática, honestidade, apreciação.

Questão 1 - Biologia - Capítulo 6 - Proteínas - Exercícios - BY NC 3.0BR

(UEG-GO) Na dieta dos brasileiros, o arroz e o feijão são alimentos indispensáveis. A tabela abaixo contém informações nutricionais desses alimentos, tomando como medida uma colher de sopa.

Considerando-se a leitura das informações contidas na tabela, é correto afirmar que:



( a )

as proteínas do feijão possuem a mesma constituição de aminoácidos do que as do arroz.

( b )

o arroz é mais calórico do que o feijão, por conter maior quantidade de lipídeos. 

( c )

o arroz e o feijão são alimentos calóricos, embora pobres em lipídeos e colesterol.

( d )

o dissacarídeo amido contido no arroz é mais nutritivo e calórico do que no feijão.

Questão 1 - Biologia - Capítulo 3 - A célula como a unidade da vida - Exercícios - BY NC 3.0BR

(PUC-RS) A chamada ”estrutura procariótica“ apresentada pelas bactérias nos indica que esses seres vivos são:



( a )

destituídos de membrana plasmática.

( b )

formadores de minúsculos esporos.

( c )

dotados de organelas membranosas.

( d )

constituídos por parasitas obrigatórios.

( e )

desprovidos de membrana nuclear.

Questão 1 - Química - Capítulo 7 - Ácidos carboxílicos e ésteres: propriedades e reações - Exercícios - BY NC 3.0BR

O ácido oxálico (etanodioico) pode ser encontrado no espinafre, no tomate e em outros vegetais. Um sal desse ácido, o oxalato de cálcio, pode provocar um tipo de cálculo renal. O oxalato de cálcio pode ser obtido pela reação entre o ácido oxálico e o cálcio. A fórmula desse sal pode ser representada por: 



( a )

Ca(H3CCOO) 

( b )

Ca(H3CCOO)

( c )

Ca(C2O4)

( d )

Ca(C2O4)2 

( e )

Ca(H2C2O4)

Questão 1 - Língua Inglesa - Aulas 7 e 8 - Text Comprehension; Imperative; Simple Future; “Going to” Future; Time Clauses - Exercícios - In class - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

In My Arms

As I hold you in my arms and you gently rock* to sleep. I try to memorize your face, your tiny hands and feet. For I know too soon this moment will just a memory be... You’ll be grown and on your own and no longer* needing me to kiss your hurts and dry your eyes and rock you till you sleep. So, I’ll treasure* every moment to have memories I can keep.

SCHWARTZ, Julie. In my arms. Available at: . Accessed on: July 19th, 2010.

*to rock(ed): balançar(-se); *no longer: não mais; *to treasure(ed): dar muito valor

(UFBA) Poemas são composições em versos livres com rimas que transmitem beleza e sensibilidade. Esse poema retrata as emoções da mãe que está:



( a )

amamentando o filho. 

( b )

tentando acordar o bebê de forma carinhosa. 

( c )

trocando a fralda do filho. 

( d )

embalando o bebê. 

( e )

beijando o filho

Questão 1 - História - Aulas 11 e 12 - A Reforma Religiosa - Exercícios em classe - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

Gravura feita para o Jubileu da Reforma protestante de 1617 exibe Lutero pregando as 95 teses na catedral de Wittemberg. Sua pena gigante atravessa a cabeça de um Leão e derruba a coroa do papa Leão X.

A imagem de Lutero lendo a Bíblia, iluminado por um feixe de luz que desce dos céus, pode ser relacionada:



( a )

à defesa do uso de imagens nas igrejas, vistas como elementos que favoreceriam a fé cristã.

( b )

ao conceito de salvação pelas obras, ao apresentar Lutero como um homem eleito por Deus.

( c )

ao posicionamento renascentista dos reformistas, que valorizavam a leitura de quaisquer obras.

( d )

à importância da leitura da Bíblia pelo cristão como um fundamento da fé no luteranismo.

( e )

aos confrontos com a Igreja católica, por questionarem a infalibilidade papal e as indulgências.

Questão 1 - História - Aulas 6 e 7 - Baixa Idade Média (séculos XI a XV): Cruzadas e formação das monarquias nacionais - Exercícios em classe - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

A respeito da visão árabe sobre as Cruzadas, leia o texto a seguir:

[...] o mundo árabe não pode resolver-se a considerar as Cruzadas como um simples episódio de um passado remoto. Muitas vezes nos surpreendemos ao descobrir a que ponto a atitude dos árabes, e dos muçulmanos em geral, com relação ao Ocidente continua infl uenciada ainda hoje por acontecimentos que se considera terem encontrado o seu término há sete séculos.

MAALOUF, Amin. As Cruzadas vistas pelos árabes. 3. ed. São Paulo: Brasiliense, 1988. p. 244.

A atitude árabe em relação às Cruzadas, referida no texto, justifica-se:



( a )

pelo fato de os europeus terem estabelecido o domínio completo do comércio no Oriente Médio e Ásia Menor.

( b )

em função da ausência de influência nas atividades comerciais em Constantinopla e regiões africanas.

( c )

pela diminuição de sua importância junto às economias que gravitavam em torno do mar Mediterrâneo.

( d )

pela substituição do islamismo pelo cristianismo nas regiões conquistadas pelos europeus.

( e )

em razão da pouca importância da religião muçulmana na formação política e cultural europeia

Questão 1 - História - Exercícios - Capítulo 2 - BY NC 3.0BR

Com a substituição do regime monárquico pelo republicano, no processo de formação política da Roma Antiga, o senado romano transformou-se:



( a )

em um órgão centralizador das decisões e fiscalizador do monarca.

( b )

no centro do poder e principal autoridade do Estado romano.

( c )

no elemento responsável pela manutenção da escravidão.

( d )

em representante da elite plebeia e fiscalizador dos patrícios.

( e )

em um elemento limitador da autoridade aristocrática patrícia.

Estes materiais são parte integrante das coleções da editora Saraiva. Eles poderão ser reproduzidos desde que o título das obras e suas respectivas autorias sejam sempre citadas