Selecione as melhores questões em nosso banco de atividades
1
Pesquise diretamente pela barra de busca abaixo ou filtre as questões escolhendo segmento, disciplina, assunto, tipo de avaliação, ano e/ou competência.
2
Clique no botão [+] abaixo da questão que deseja adicionar a sua prova, ou arraste a questão para o organizador de prova.
3
Use a aba do organizador para excluir ou adicionar as questões de nosso banco para a sua prova.
4
Quando estiver satisfeito com montagem realizada, clique em “Prévia da prova” para visualizar sua prova completa.
5
Se quiser retornar para editar algo clique em “Editar prova”. Caso esteja satisfeito, insira seu nome e e-mail nos campos e clique em “ Finalizar”.
6
Basta acessar os links da prova e gabarito que serão exibidos!
(Unisc-RS) Um congresso internacional, com sede em Tubingen, uma pequena cidade do estado de Baden- -Wurttemberg, na Alemanha, realizou uma videoconferência online com início às 20h do dia 12 de outubro. Sabendo-se que a cidade de Santa Cruz do Sul (RS) fica a 60° W de Tubingen, e que entre 27 de mar- ço e 30 de outubro a Alemanha estava com horário de verão, é correto afirmar que a videoconferência começou a ser transmitida em tempo real, em Santa Cruz do Sul-RS, às:
11h.
15h.
12h.
16h.
18h.
Santa Cruz do Sul (RS) situa-se a 60° a oeste de Tubingen (Alemanha); e como cada fuso horário possui 15°; a diferença horária entre essas cidades é de 4 horas. Como Tubingen estava em horário de verão; deve-se somar 1 hora; portanto; 5 horas de diferença. Por causa da direção do movimento de rotação da Terra; os horários a oeste estão atrasados em comparação àqueles localizados a leste. Assim; Santa Cruz do Sul tem 5 horas a menos que Tubingen. Portanto; conclui-se que a videoconferência começou às 20 horas na Alemanha e às 15 horas em Santa Cruz do Sul.
(UEPB) A figura mostra o muro que separa o México dos Estados Unidos nas proximidades de Tijuana.

Foto disponível em: .
Assinale a alternativa que traz a categoria geográfica que melhor explica a presença desse elemento de separação entre os dois países.
Paisagem, por ser um elemento geográfico que está ao alcance visual da população desses países.
Espaço, pois explica as relações sociedade/natureza e as contradições presentes na construção histórica desses dois países.
Território, pois estabelece a linha divisória de apropriação e delimitação dos poderes entre duas nações.
Lugar, pois representa o zelo e a necessidade de preservação do povo americano pelo país ao qual pertence, vive suas relações cotidianas e dedica o sentimento patriótico.
Região, pois a cidade de Tijuana é o mais importante centro metropolitano de influência na região de fronteira entre o México e os Estados Unidos.
O muro construído na fronteira entre Estados Unidos e México visa dificultar a passagem de imigrantes clandestinos; principalmente os oriundos de países latino-americanos que; na busca por melhores condições de vida e trabalho; migram ilegalmente para o território estadunidense. Assim; esse muro remete ao conceito de território; espaço definido pelas relações de poder; como a formação e a defesa das fronteiras políticas.
Observe o mapa e assinale a alternativa que completa a frase a seguir.

Fonte: IBGE. Atlas geográfico escolar. 6. ed. Rio de Janeiro, 2012.
O Brasil se limita com a grande maioria dos países da América do Sul, embora o seu maior limite territorial seja com o oceano Atlântico (7,3 mil quilômetros). Os dois países que têm as maiores fronteiras com o Brasil são, em ordem decrescente, ______________ e ______________.
Bolívia; Peru.
Bolívia; Uruguai.
Colômbia; Guiana.
Venezuela; Paraguai.
Argentina; Chile.
Os dois países que têm as maiores fronteiras com o Brasil são; em ordem decrescente; Bolívia e Peru.
On July 7, 2014, Wang Jing, chairman of the HK Nicaragua Canal Development Investment Co. Ltd. (HKND Group) advised that a route for Nicaragua’s proposed canal had been approved. The construction work began in December 2014 and is projected by HKND to take 5 years.The Nicaraguan parliament approved plans for the 173-mile canal through Nicaragua. According to the deal, the company will be responsible for operating and maintaining the canal for a 50-year period. The government of Nicaragua hopes this will boost the economy; the opposition is concerned with its environmental impact. Hundreds of thousands of local residents will be displaced by the canal and nearly a million acres of delicate ecosystems ________________ by the time construction ________________ completed in early 2019.
Available at: . Accessed on: Nov. 28th, 2016.
Na frase do texto “… nearly a million acres of delicate ecosystems _________ by the time construction _________ completed in early 2019.”, a alternativa que melhor preenche os espaços em branco é:
disappears – will be.
are going disappear – is.
will disappear – is.
will disappear – be.
are going to disappear – will be.
(Ulbra-RS) Os terremotos são causas de destruição e mortes em muitas partes do planeta. Associado a esse fenômeno, existe uma mecânica de acontecimentos de diferentes escalas e maneiras de acontecer, liberando energia na crosta terrestre.
Marque a alternativa incorreta sobre o assunto.
As placas tectônicas são imensos blocos de rocha no subterrâneo do planeta.
As placas tectônicas se movem todas na mesma direção.
A escala Richter mede a amplitude das ondas de um sismo em uma escala logarítmica.
O cinturão de fogo do pacífico concentra muitos vulcões ativos do planeta.
A cordilheira dos Andes é o resultado do choque entre duas placas convergentes.
As placas tectônicas apresentam grande diversidade de movimentos: convergente; divergente e transformante. Nos limites divergentes; movem-se em direções opostas. Nos limites transformantes ou conservativos; movem-se paralelamente em direções opostas. Nos limites convergentes; movem-se de encontro umas das outras.
(PUC-MG) Na figura seguinte, o ângulo
é reto. O valor em graus do ângulo
é igual a:

95°
100°
105°
110°
120°
Anfíbio com formato de cobra é descoberto no Rio Madeira (RO)
Animal raro foi encontrado por biólogos em canteiro de obras de usina. Exemplares estão no Museu Emilio Goeldi, no Pará
O trabalho de um grupo de biólogos no canteiro de obras da Usina Hidrelétrica Santo Antônio, no Rio Madeira, em Porto Velho, resultou na descoberta de um anfíbio de formato parecido com uma cobra. Atretochoana eiselti é o nome científico do animal raro descoberto em Rondônia. Até então, só havia registro do anfíbio no Museu de História Natural de Viena e na Universidade de Brasília. Nenhum deles tem a descrição exata de localidade, apenas “América do Sul”. A descoberta ocorreu em dezembro do ano passado, mas apenas agora foi divulgada.
XIMENES, M. Disponível em: . Acesso em: 1 ago. 2012.
A notícia é um gênero textual em que predomina a função referencial da linguagem. No texto, essa predominância evidencia-se pelo(a):
recorrência de verbos no presente para convencer o leitor.
uso da impessoalidade para assegurar a objetividade da informação.
questionamento do código linguístico na construção da notícia.
utilização de expressões úteis que mantêm aberto o canal de comunicação com o leitor.
emprego dos sinais de pontuação para expressar as emoções do autor.
O mundo dessa pintura, como o dos sonhos, é ao mesmo tempo familiar e desconhecido: familiar, em razão do estilo minuciosamente realista, que permite ao espectador o reconhecimento de uma figura ou de um objeto pintados; desconhecido, por causa da estranheza dos contextos em que eles aparecem, como num sonho.
Fiona Bradley. Surrealismo, 2001. Adaptado.
(Unifesp) O comentário da historiadora de arte aplica-se à pintura reproduzida em:





(Uepa) As crenças de navegadores portugueses e espanhóis dos séculos XV e XVI, inspiradas na teologia medieval, de que o Paraíso estava ao alcance dos homens, embora em lugar ainda desconhecido, estimularam as viagens de “descobertas” que incorporaram o Novo Mundo ao espaço geográfico das terras conhecidas pelos europeus. As pistas desta mentalidade estão em obras filosóficas e literárias da Antiguidade Greco-Romana e de autores humanistas, além de novelas de cavalaria. O conteúdo dessas obras fazia parte do patrimônio intelectual europeu de fins da Idade Média e forneceu o quadro mental a partir do qual foram escritas as obras de viajantes europeus que vieram à América no século XVI. A busca do paraíso terrestre, quando da expansão marítima europeia voltada para a descoberta de novas rotas de comércio com o Oriente, significou:
a ruptura entre a mentalidade medieval e aquela do Renascimento.
a permanência de elementos da mentalidade medieval no período inicial do Renascimento.
a confirmação dos relatos bíblicos, que podiam ser constatados com as navegações.
a correspondência entre as crenças europeias e os mitos indígenas do Novo Mundo.
o uso da justificativa religiosa para o financiamento das navegações pelas Coroas Ibéricas.
Você consegue identificar o que está sendo representado na imagem?

A imagem representa uma característica da história do continente americano. Ele foi explorado pelos europeus a partir do século XV, após sua chegada com as Grandes Navegações. A ocupação promovida pelos europeus foi baseada na exploração de metais, pedras preciosas e matérias-primas encontradas, e no comércio de produtos manufaturados vindos da Europa e de africanos e africanas que foram escravizados.
Tanto os africanos quanto os indígenas foram forçados a trabalhar nas lavouras e na mineração. Eram submetidos a longas jornadas de trabalho, mas muitos conseguiram resistir à escravidão, recusando-se a trabalhar e fugindo. Mas, infelizmente, esse processo deixou muitas consequências para o continente, como a violência, a exploração e a pobreza.
• Você sabia que o continente americano foi ocupado pelos europeus e que milhares de pessoas foram escravizadas?
Resposta pessoal. Procure direcionar a conversa e enfatize que a escravidão dos africanos durou cerca de trezentos anos nas Américas, que foi um processo violento e que a escravidão indígena não desapareceu com o início da escravidão africana.
Encontre e contorne no diagrama as palavras que completam as afirmações abaixo.
a) As _______ ajudam na eliminação dos restos alimentares não digeridos e não absorvidos.
b) O cálcio é um nutriente que forma os ossos e faz parte do grupo dos _______.
c) As _______ são os principais nutrientes responsáveis pela renovação das células.
d) A energia para o corpo é obtida principalmente pela ingestão de _______.
e) As _______ estão bastante presentes em frutas e verduras.

a) As fibras ajudam na eliminação dos restos alimentares não digeridos e não absorvidos.
b) O cálcio é um nutriente que forma os ossos e faz parte do grupo dos sais minerais .
c) As proteínas são os principais nutrientes responsáveis pela renovação das células.
d) A energia para o corpo é obtida principalmente pela ingestão de carboidratos .
e) As vitaminas estão bastante presentes em frutas e verduras.

Leia a tirinha do personagem Calvin sobre alimentação. Depois, marque a única alternativa que descreve corretamente a situação mostrada.

Ele não quer comer vegetais, mas quer comer carne. E isso é bom para a saúde dele.
Ele não quer comer vegetais e quer apenas a sobremesa. E isso é bom para a saúde dele.
Ele gosta de vegetais, mas detesta doces. E isso é ruim para a saúde dele.
Ele não gosta de vegetais e quer comer apenas a sobremesa. E isso é ruim para a saúde dele.
Bactérias muito ocupadas...
A seguir, você vai ler uma tira de Fernando Gonsales, autor de quadrinhos que é formado em Veterinária e em Biologia.
Observe

Quem são os personagens dessa tira?
A bactéria Cíntia, sua amiga e um menino doente.
Observe a imagem a seguir.

Explique o que aconteceu com a garota.
A garota perdeu um dos dentes.
CINCO AMIGOS DE CAMILA E MARCELA CHEGARAM PARA BRINCAR.
A) QUANTAS CRIANÇAS HÁ AO TODO?
B) CHEGARAM MAIS 3 AMIGOS PARA BRINCAR COM CAMILA E MARCELA.
E AGORA, QUANTAS CRIANÇAS HÁ?
C) FORAM EMBORA 5 DOS AMIGOS QUE ESTAVAM BRINCANDO COM CAMILA E MARCELA. QUANTAS CRIANÇAS FICARAM?
A) 7 crianças.
B) 10 crianças.
C) 5 crianças.
(UEPG-PR – Adaptada) Sobre os movimentos da Terra no espaço e suas consequências, assinale o que for correto.
A rotação da Terra pouco influencia na duração dos dias e das noites ao longo do ano.
Os polos da Terra não sofrem a influência dos movimentos de rotação e translação do planeta. A insolação, nesses locais, não varia ao longo do ano, sendo sempre dia no polo norte e noite no polo sul.
Os solstícios, incidências perpendiculares do Sol sobre um dos trópicos, iniciam a primavera e o outono.
Apenas nos equinócios, quando o Sol incide perpendicularmente sobre o equador, a duração dos dias e das noites é igual em todos os lugares do planeta.
O solstício ocorre no início do verão, quando o Sol incide perpendicularmente sobre o equador, determinando temperaturas médias elevadas em todo o planeta.
Os dias em que os dois hemisférios recebem igualmente luz e calor são chamados equinócios e ocorrem no início da primavera e do outono.
(Uece) O Brasil, em virtude da sua extensão territorial, apresenta uma grande diversidade regional em termos físico-ambientais, como também sociais, culturais e, principalmente, econômicos.
Atente ao que se diz a respeito da diversidade das regiões do Brasil.
I. Na região Nordeste, o grande número de cidades litorâneas e seus atrativos particulares contribuem para o desenvolvimento do turismo e para o fortalecimento da economia.
II. A região Centro-Oeste é a maior região do Brasil, correspondendo a aproximadamente 42% do território nacional, e possui uma população de cerca de 15,8 milhões de habitantes.
III. Segundo o IBGE, a região Sudeste concentra aproximadamente 40% da população brasileira, o que a torna a região mais populosa e povoada do país.
Está correto o que se afirma apenas em
I e III.
I.
II e III.
II.
O item II está incorreto; pois a região com maior extensão territorial é a Norte; que corresponde a 42% do território. O Centro-Oeste é a segunda região em extensão territorial; correspondendo a cerca de 18;6%.
Um beijo não é só um beijo
Embora alguns gestos humanos de afeição sejam intemporais, entre eles não estão os beijos. A demonstração do amor por meio de uma conjunção dos lábios é um desenvolvimento recente na história evolutiva humana, constatou um estudo do Instituto Kinsey, na Universidade de Indiana (EUA). E também está longe de ser uma prática universal: algumas culturas consideram o beijo como algo “nojento”. Nesse pioneiro estudo amplo do beijo de caráter “romântico-sexual”, constatou-se que em apenas 46% das 168 culturas examinadas havia uma história social que incluía o gesto afetuoso. Entre elas estão as sociedades da África subsaariana e da Amazônia. Para um dos autores do estudo, William Jankowiak, o ato de beijar pode estar “vinculado ao surgimento do tempo livre” em sociedades socialmente estratificadas; assim, depois de ter sido adotado pelas elites, o ato se disseminou entre as camadas inferiores.
CONANT, Eve. Um beijo não é só um beijo. National Geographic. São Paulo, ano 16, n. 121. p. 15, fev. 2016

O contexto cultural molda diferentes significados para o beijo: na tradição cristã, o que Judas dá em Cristo (aqui ilustrado pela pintura do século XIV de Giotto) passou para a história como sinal da traição; o beijo fotografado por Alfred Eisenstaedt, em 1945 na Times Square (EUA), virou símbolo do fi m da Segunda Guerra Mundial.
A diversidade cultural, em Sociologia, diz respeito à variedade de ideias, comportamentos e manifestações culturais, como a linguagem, o vestuário, a religião. O texto, ao tratar de diferentes valores sociais creditados ao beijo, tem a finalidade de:
revelar as impressões pessoais do enunciador, para quem esse gesto de afeto seria “nojento” e típico das camadas inferiores da sociedade.
concluir que as culturas examinadas pela pesquisa não dispõe de uma palavra específica para nomear a conjunção dos lábios de caráter "romântico-sexual".
alertar o leitor para o fato de que esse tipo de demonstração de afeto não deve acontecer em público, porque sua aprovação não é um consenso entre as culturas.
informar sobre a pluralidade cultural, amparando-se em dados e conclusões de pesquisa realizada por uma universidade americana.
convencer o leitor de que o beijo é uma demonstração afetiva característica de comunidades ociosas, como as da África e da Amazônia.
(UFRGS-RS) No hemisfério sul, nos dias em que ocorrem o equinócio e o solstício de verão, respectivamente, o sol está perpendicular às cidades brasileiras de
Macapá e São Paulo.
Manaus e Rio de Janeiro.
Teresina e Curitiba.
Fortaleza e Belo Horizonte.
São Luís e Florianópolis.
No equinócio; o Sol incidirá perpendicularmente à linha do equador. Macapá (AP) é a cidade mais próxima desse paralelo entre as capitais citadas. No solstício de verão do hemisfério sul; os raios solares são perpendiculares ao trópico de Capricórnio; paralelo que cruza a cidade de São Paulo (SP).
Resolva cada uma das equações a seguir. a) 3(2- x) + 5 = 2(2x - 5)
b) 
a)

b)

(UPF-RS) O islamismo é a religião que mais cresce no mundo contemporâneo. Suas origens remontam ao século VII d.C. e sua expansão foi baseada na Jihad, guerra santa contra outros povos, especialmente os cristãos. Entre os séculos VII e VIII, foi constituído o Império Árabe-Muçulmano – que dominou a península arábica –, os territórios dos atuais Irã e Iraque, todo o norte da África e a península ibérica (atuais Portugal e Espanha). Nesse processo de expansão, os árabes assimilaram muitos legados culturais de outros povos com os quais conviveram, como as tradições da cultura clássica e oriental. Além disso, fizeram com que valores culturais da Antiguidade Clássica chegassem ao mundo moderno. Isso foi possível porque os árabes:
conseguiram profetizar os destinos da humanidade por meio dos signos do zodíaco.
difundiram, por intermédio da literatura, a obra mais conhecida dos chineses, que é Mil e uma noites, reunião de histórias registradas entre os Séculos VIII e IX, e lidas ainda hoje no mundo ocidental.
levaram para a Europa, por meio da ocupação da península Ibérica, antigas técnicas romanas de cultivo, habilidades de arte na representação humana e a perspectiva linear na pintura.
traduziram e difundiram muitos textos, concretizando importantes realizações, a partir do pensamento grego.
inventaram o papel, a pólvora, a bússola, o astrolábio, os algarismos árabes e a álgebra.
Bon dia vi amigo, pois seu mandad’ei migo*, louçãa*. Bon dia vi amado, pois migu’ei seu mandado, louçãa. Pois seu mandad’ei migo, rogu’eu a Deus e digo! louçãa. Pois migu’ei seu mandado, rogu’eu a Deus de grado*, louçãa.
D. Dinis
*mandad’ei migo: tenho seu recado comigo. *louçãa: bela, alegre. *de grado: agradecimento.
Essa composição de D. Dinis pode ser classificada como cantiga de amigo. Nela,
a moça celebra seu amor em uma cantiga que possui paralelismo e refrão.
a moça lamenta a notícia da morte do amado em uma cantiga de refrão.
o rapaz celebra a amizade em uma cantiga de amor com refrão.
a moça recusa o amor cortês em uma cantiga com paralelismo e sem refrão.
a moça celebra seu amor em uma cantiga de mestria.
(UTFPR) O valor de x no pentágono abaixo é igual a:

25°.
40°.
250°.
540°.
1 000°.

Você já viu um mapa como este?
Resposta pessoal.
VOCÊ SABE O QUE É UM DICIONÁRIO? CONVERSE COM SEUS COLEGAS SOBRE ISSO.
Leia o quadro a seguir. Depois, marque um X na alternativa com a interpretação correta da comparação exposta.

a) Preparar o alimento em casa é mais caro, porém é mais nutritivo.
b) Preparar o alimento em casa é mais nutritivo e sai mais barato que consumir o alimento industrializado.
c) O alimento industrializado é menos saudável, porém é mais barato.
d) Preparar o alimento em casa é mais nutritivo, porém é mais caro.
X b) Preparar o alimento em casa é mais nutritivo e sai mais barato que consumir o alimento industrializado.
Professor, comente que “néctar” é a nomenclatura dada a algumas bebidas que apresentam menor quantidade de fruta.
Complete corretamente a frase a seguir.
Os ___________ são responsáveis pela ___________ dos alimentos. Por isso, devemos comer sem ___________, mastigando ___________ vezes a comida.
dentes / mastigação / pressa / muitas
Leia o texto abaixo.
O município de Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul, foi fundado em 1772. Entretanto, o povoamento da região começou em 1752.
Fonte dos dados: Prefeitura de Porto Alegre. História da cidade. Disponível em: . Acesso em: 5 maio 2018.

a) Em qual ano a região de Porto Alegre começou a ser povoada?
b) Quantas décadas se passaram do início da povoação até a fundação do município?
c) Quantos séculos se passaram da fundação de Porto Alegre até 1972?
a) 1752
b) 2 décadas.
c) 2 séculos.
Observe a imagem e escreva no espaço indicado o nome de cada órgão envolvido na digestão dos alimentos.


A letra de canção que você leu conta uma história que envolve o Sol e a Lua. No quadro abaixo, quais palavras podem ser relacionadas ao Sol e quais podem ser relacionadas à Lua? Copie-as nas colunas corretas.

Se não tivesse lido a letra de canção, você conseguiria deduzir quais características estão relacionadas ao Sol e quais estão relacionadas à Lua? Por quê?

Espera-se que os alunos respondam que sim, pois as palavras que se referem ao Sol estão no masculino, ou seja, concordam com o substantivo, e as palavras que se referem à Lua estão no feminino.
Estes materiais são parte integrante das coleções da editora Saraiva. Eles poderão ser reproduzidos desde que o título das obras e suas respectivas autorias sejam sempre citadas