Menu

Monte
sua
prova

Selecione as melhores questões em nosso banco de atividades

Começar
Entendi! Quero começar!

Organize sua prova

Arraste suas questões e solte-as aqui.

Arraste
e solte aqui

Escolha suas questões abaixo

Questão 1 - Ciências - Módulo 3 - Respiração e saúde - Exercício - Para praticar: Vamos testar! (pg. 155) - BY NC 3.0BR

A fotografia abaixo apresenta atletas após uma prova de corrida de 800 metros. Marque um X na alternativa que melhor explica o que está acontecendo com o corpo delas.



( a )

Elas correram muito, o corpo apenas esquentou, por isso estão deitadas para se refrescarem.

( b )

Depois da corrida o corpo se resfriou muito, por isso estão deitadas esperando o sol aparecer e esquentá-las.

( c )

Elas correram muito, por isso o coração começou a bater mais rápido e a respiração ficou acelerada. No final da prova estão cansadas e ofegantes.

( d )

Depois da corrida é obrigatório que as atletas que perderam fiquem deitadas no chão, pois treinaram bastante para a prova e têm de demonstrar tristeza.

Questão 1 - Língua Portuguesa - Módulo 6 - "Ai, eu entrei na roda!" - Exercícios - Para aprender: Cantiga - BY NC 3.0BR

CANTIGA

AS CANTIGAS DE RODA SÃO TRANSMITIDAS DE GERAÇÃO EM GERAÇÃO, OU SEJA, DE PAIS PARA FILHOS.

VOCÊ SE LEMBRA DE ALGUMA CANTIGA QUE APRENDEU COM SEUS FAMILIARES? QUAL?

OUÇA A LEITURA DESTA CANTIGA E, DEPOIS, CANTE-A COM OS COLEGAS.

FUI NO ITORORÓ

FUI NO ITORORÓ BEBER ÁGUA E NÃO ACHEI ACHEI LINDA MORENA QUE NO ITORORÓ DEIXEI

APROVEITA MINHA GENTE QUE UMA NOITE NÃO É NADA SE NÃO DORMIR AGORA DORMIRÁ DE MADRUGADA

OH! DONA MARIA, OH! MARIAZINHA ENTRA NESTA RODA OU FICARÁS SOZINHA!

SOZINHA EU NÃO FICO NEM HEI DE FICAR! PORQUE EU TENHO O PEDRO PARA SER O MEU PAR!

DOMÍNIO PÚBLICO.

VOCÊ PERCEBEU QUE ALGUMAS PALAVRAS DA CANTIGA RIMAM, ISTO É, TERMINAM COM O MESMO SOM? LEIA A CANTIGA NOVAMENTE E PINTE ESSAS PALAVRAS. DEPOIS, COMPLETE AS FRASES COM AS PALAVRAS QUE VOCÊ PINTOU.

ACHEI RIMA COM _______________.

NADA RIMA COM _______________.

MARIAZINHA RIMA COM _______________.

FICAR RIMA COM _______________.

Resposta:

FUI NO ITORORÓ BEBER ÁGUA E NÃO ACHEI ACHEI LINDA MORENA QUE NO ITORORÓ DEIXEI

APROVEITA MINHA GENTE QUE UMA NOITE NÃO É NADA SE NÃO DORMIR AGORA DORMIRÁ DE MADRUGADA

OH! DONA MARIA, OH! MARIAZINHA ENTRA NESTA RODA OU FICARÁS SOZINHA!

SOZINHA EU NÃO FICO NEM HEI DE FICAR! PORQUE EU TENHO O PEDRO PARA SER O MEU PAR!

ACHEI RIMA COM DEIXEI .

NADA RIMA COM MADRUGADA .

MARIAZINHA RIMA COM SOZINHA .

FICAR RIMA COM PAR .

Questão 1 - Língua Portuguesa - Módulo 3 - Passeando pelo mundo - Exercícios - Para entender as palavras: Dicionário - BY NC 3.0BR

Releia um trecho da reportagem Aventura em família:

Os pais de Inês decidiram passar um ano viajando, antes de ela entrar no primeiro ano escolar, para lhe mostrar como o mundo é grande, diverso e lindo; como as pessoas são diferentes, vestem e falam de maneira distinta e são quase sempre boas.

• Observe a palavra destacada no texto acima. Agora veja como é o verbete dessa palavra no dicionário:

Questão 1 - Língua Portuguesa - Módulo 3 - Passeando pelo mundo - Exercício - Para praticar: Você é o escritor - BY NC 3.0BR

Infográfico

Em um grupo, organizado pelo professor, crie um infográfico parecido com o que foi estudado neste módulo.

O tema do infográfico de todos os grupos será Descobrindo países: um mundo sem fronteiras. Ao final, os infográficos serão expostos em um mural e poderão ser lidos por todos os colegas e por outras pessoas que eventualmente visitem a sala de vocês.

Planejamento

Para produzirem o infográfico, sigam as instruções abaixo.

• Escolham dois ou três países de que vocês gostem ou que tenham curiosidade de conhecer.

• Pesquisem as seguintes informações sobre esses países: comidas típicas, pontos turísticos mais conhecidos, clima e uma curiosidade.

• Selecionem imagens desses países em revistas e jornais ou imprimam imagens da internet.

Rascunho

Selecionem as principais informações que foram pesquisadas e escrevam pequenos textos sobre cada país. Depois, façam um esboço do infográfico em uma folha de papel sulfite: escrevam esses textos e determinem os espaços onde entrarão as imagens.

Revisão

Releiam o infográfico e verifiquem os itens abaixo.

Meu texto

Componham em uma cartolina a versão final do infográfico, com o título, os textos que vocês escreveram e as imagens selecionadas.

Depois de terminarem, organizem um mural na sala com os infográficos de todos os alunos. Em seguida, vocês vão fazer uma roda de bate-papo para apresentar aos colegas os textos que produziram. Observem quais países cada grupo escolheu e quais informações interessantes foram apresentadas nos infográficos.

Questão 1 - Língua Portuguesa - Módulo 8 - Fatos do cotidiano - Exercícios - Para aprender: Pontuação - BY NC 3.0BR

Releia o trecho do texto para responder às atividades.

Morreu o último caracol da Polinésia. Havia um caracol da Polinésia, um caracol de árvore, e nenhum outro. Era o último. E morreu. Morreu de quê? Ninguém sabe me dizer.

[...]

Seus antepassados [...] tinham que lutar pela sobrevivência. E a vida era dura. Mas lutavam em companhia. Quando um deles era esmagado — quantos caracóis são esmagados mesmo na Polinésia! — outros lamentavam sua sorte.

Associe cada oração ao nome do sinal de pontuação que a finaliza.

Resposta:

( 3 ) ponto de exclamação

( 1 ) ponto final

( 2 ) ponto de interrogação

Questão 1 - Geografia - Módulo 3 - Representações em plantas e mapas - Exercícios - Leitura de imagem - BY NC 3.0BR

O que você observa na planta acima?

Resposta:

Resposta pessoal. Os alunos podem responder que observam o traçado das ruas e de um rio, além da localização de alguns pontos de interesse da cidade de Aracaju.

Questão 1 - Matemática - Módulo 2 - Adição e subtração - Exercícios - Para praticar: Vamos testar! - BY NC 3.0BR

Uma cooperativa agrícola teve um lucro de 95 060 reais no mês de maio com a venda de damascos. No mês de junho, o lucro da cooperativa diminuiu 3 500 reais em relação ao mês anterior e, no mês de julho, o lucro da cooperativa aumentou 8 440 em relação ao mês anterior. Qual foi o lucro da cooperativa no mês de julho?



( a )

100 000 reais. 

( b )

107 000 reais. 

( c )

83 120 reais. 

( d )

90 120 reais.

Questão 1 - Matemática - Módulo 4 - Figuras geométricas espaciais - Exercícios - Para aprender: Alguns tipos de pirâmide - BY NC 3.0BR

Observe as representações de pirâmide a seguir e preencha o quadro com as informações que faltam.

Resposta:

Questão 1 - Língua Portuguesa - Módulo 6 - "Ai, eu entrei na roda!" - Exercícios - Para praticar: Agora é com você! - BY NC 3.0BR

RELEIA O TRECHO ABAIXO.

A CUCA ACHOU QUE PRECISAVA DESCANSAR A CUCA. FOI EMBORA, RESMUNGANDO, DIZENDO QUE NÃO VOLTAVA NUNCA MAIS.

(MAS DE VEZ EM QUANDO, SEM NINGUÉM REPARAR, DÁ UMA PASSADINHA NA CASA DO MENINO PRA ASSISTIR DISFARÇADAMENTE À NOVELA...)

Questão 1 - Ciências - Módulo 4 - Sobrevivência dos seres vivos - Exercício - Para aprender: Os seres vivos respiram - BY NC 3.0BR

• Observe a foto a seguir. O que ela revela a respeito do sistema respiratório dos indivíduos mostrados?

Resposta:

Professor, dialogue com os alunos de modo que concluam que os seres humanos não têm capacidade de respirar dentro da água, ao mesmo tempo que os peixes apenas conseguem respirar dentro da água.

Questão 1 - Língua Portuguesa - Módulo 2 - Estampado de histórias - Exercícios - Para praticar: Vamos testar! - BY NC 3.0BR

Assinale a alternativa que apresenta a resposta correta.

a) A palavra estampa tem 8 letras e 7 fonemas.

b) A palavra estampa tem 6 letras e 5 fonemas.

c) A palavra estampa tem 7 letras e 6 fonemas.

d) A palavra estampa tem 7 letras e 7 fonemas.

Resposta:

X c) A palavra estampa tem 7 letras e 6 fonemas.

Questão 1 - Língua Portuguesa - Módulo 5 - Aprender brincando - Exercícios - Para aprender: De olho no texto - BY NC 3.0BR

Você gosta de contar e escutar piadas? Já ficou sem entender uma piada e riu mesmo assim? Você conhece outra forma pela qual a piada é chamada?

Leia o texto a seguir e descubra!

As anedotinhas do Bichinho da Maçã

Tão logo acordou, o Bichinho da Maçã convocou toda a bicharada da floresta.

Reuniu a turma embaixo da sua árvore e, com todos instalados confortavelmente na sombra, se ajeitou pra começar a contar suas piadas.

Com o canto do olho deu uma conferida.

Estavam todos ali. Até mesmo o caracol já havia chegado.

O Bichinho começou a contar anedotas uma atrás da outra e os animais não pararam mais de rir.

[…]

Juquinha foi ser escoteiro. No primeiro dia chegou em casa todo feliz.

A mãe perguntou:

— Fez sua boa ação hoje, filho?

— Fiz, mãe, mas deu um trabalhão!

— O que foi que você fez?

— Ajudei uma velhinha a atravessar a rua.

— Mas, meu anjo, isso não é trabalho nenhum.

— Não é, hein? A senhora precisava ver! A velha não queria atravessar de jeito nenhum!

ZIRALDO. As anedotinhas do Bichinho da Maçã. São Paulo: Melhoramentos, 2006. p. 7 e 10.

Você descobriu a outra forma pela qual a piada é chamada? Qual é?

Resposta:

A piada pode ser chamada de anedota.

Questão 1 - Língua Portuguesa - Módulo 6 - Vamos cantar? - Exercícios (pg. 111) - BY NC 3.0BR

De qual tipo de música você gosta?

Resposta:

Resposta pessoal.

Questão 1 - Língua Portuguesa - Módulo 8 - Fatos do cotidiano - Exercício - Para praticar: Vamos praticar a oralidade - BY NC 3.0BR

Planejamento

1 Você já fez um depoimento? Chegou sua vez de ser entrevistado e contar um fato cotidiano que tenha acontecido com você.

Apresentação

2 Reúna-se com um colega para criar um depoimento. Cada um deverá pensar em um fato ou episódio da vida cotidiana para contar ao colega. Mas um de cada vez! Vocês vão revezar os papéis: um ficará responsável pelas perguntas e o outro, pelas respostas. Depois, vocês vão trocar os papéis. Prestem atenção ao tema, ao contexto e ao desfecho, assim o depoimento de vocês ficará mais interessante! Vocês podem aproveitar as dicas a seguir:

As principais características do depoimento são:

• Narração de fatos reais vividos por uma pessoa.

• Elementos básicos da narrativa: tempo, espaço, pessoas e sequências de fatos.

Perguntas que podem orientar a criação do depoimento:

• Por que você escolheu esse fato?

• O que aconteceu para esse fato ser tão interessante?

• Quando aconteceu?

• Onde ocorreu o fato?

• Havia alguém com você?

Revisão

Resposta:

Divida os alunos em duplas e oriente-os na criação do depoimento.

 

Questão 1 - Língua Portuguesa - Módulo 3 - Conto que te quero conto - Exercícios - Para aprender: De olho no texto - BY NC 3.0BR

A GALINHA RUIVA

UM DIA UMA GALINHA RUIVA ENCONTROU UM GRÃO DE TRIGO.

— QUEM ME AJUDA A PLANTAR ESTE TRIGO? — PERGUNTOU AOS SEUS AMIGOS.

— EU NÃO — DISSE O CÃO.

— EU NÃO — DISSE O GATO.

— EU NÃO — DISSE O PORQUINHO.

— EU NÃO — DISSE O PERU.

— ENTÃO EU PLANTO SOZINHA — DISSE A GALINHA. — COCORICÓ!

E FOI ISSO MESMO QUE ELA FEZ. [...]

— QUEM ME AJUDA A COLHER O TRIGO? — PERGUNTOU A GALINHA AOS SEUS AMIGOS.

— EU NÃO — DISSE O CÃO.

— EU NÃO — DISSE O GATO.

— EU NÃO — DISSE O PORQUINHO.

— EU NÃO — DISSE O PERU.

— ENTÃO EU COLHO SOZINHA — DISSE A GALINHA. — COCORICÓ!

E FOI ISSO MESMO QUE ELA FEZ.

— QUEM ME AJUDA A DEBULHAR O TRIGO?— PERGUNTOU A GALINHA AOS SEUS AMIGOS.

— EU NÃO — DISSE O CÃO.

— EU NÃO — DISSE O GATO.

— EU NÃO — DISSE O PORQUINHO.

— EU NÃO — DISSE O PERU.

— ENTÃO EU DEBULHO SOZINHA — DISSE A GALINHA. — COCORICÓ!

E FOI ISSO MESMO QUE ELA FEZ.

— QUEM ME AJUDA A LEVAR O TRIGO AO MOINHO? — PERGUNTOU A GALINHA AOS AMIGOS.

— EU NÃO — DISSE O CÃO.

— EU NÃO — DISSE O GATO.

— EU NÃO — DISSE O PORQUINHO.

— EU NÃO — DISSE O PERU.

— ENTÃO EU LEVO SOZINHA — DISSE A GALINHA. — COCORICÓ!

E FOI ISSO MESMO QUE ELA FEZ.

QUANDO MAIS TARDE VOLTOU COM A FARINHA, PERGUNTOU:

— QUEM ME AJUDA A ASSAR A FARINHA?

— EU NÃO — DISSE O CÃO.

— EU NÃO — DISSE O GATO.

— EU NÃO — DISSE O PORQUINHO.

— EU NÃO — DISSE O PERU.

— ENTÃO EU ASSO SOZINHA — DISSE A GALINHA. — COCORICÓ!

A GALINHA RUIVA ASSOU A FARINHA E COM ELA FEZ UM LINDO PÃO.

WILLIAM J. BENNETT. O LIVRO DAS VIRTUDES PARA CRIANÇAS. RIO DE JANEIRO: NOVA FRONTEIRA, 1997. P. 46. (ADAPTADO.)

GLOSSÁRIO DEBULHAR: TIRAR OS GRÃOS; DESCASCAR. MOINHO: MÁQUINA DE MOER GRÃOS OU CASA ONDE ESTÁ INSTALADA A MÁQUINA.

E AGORA, O QUE VOCÊ ACHA QUE VAI ACONTECER? ACOMPANHE O ÚLTIMO TRECHO DA HISTÓRIA E COMPLETE COM O NOME DOS PERSONAGENS.

— QUEM QUER COMER ESSE PÃO? — PERGUNTOU A GALINHA.

— EU QUERO — DISSE O ______________________________ .

— EU QUERO — DISSE O ______________________________ .

— EU QUERO — DISSE O ______________________________ .

— EU QUERO — DISSE O ______________________________ .

— ISSO É QUE NÃO! SOU EU QUEM VAI COMER ESSE PÃO! — DISSE A GALINHA. — COCORICÓ!

Questão 1 - Matemática - Módulo 4 - Figuras geométricas espaciais - Exercícios - Para aprender - Prismas: faces, vértices e arestas - BY NC 3.0BR

Agora vamos fazer uma experiência tocando, com os olhos fechados, a representação do prisma de base pentagonal que você construiu usando o Material complementar 3.

Comece explorando cada parte da representação do prisma de base pentagonal com suas mãos.

Questão 1 - Matemática - Módulo 1 - Números ao meu redor - Exercícios - Para aprender: Contagem até 50 - BY NC 3.0BR

A CANTIGA INDIOZINHOS FAZ PARTE DO FOLCLORE BRASILEIRO

INDIOZINHOS

1, 2, 3 INDIOZINHOS

4, 5, 6 INDIOZINHOS

7, 8, 9 INDIOZINHOS

10 NUM PEQUENO BOTE.

VINHAM NAVEGANDO RIO ABAIXO

QUANDO UM JACARÉ SE APROXIMOU

E O PEQUENO BOTE DOS INDIOZINHOS

QUASE, QUASE VIROU.

CANTIGA POPULAR.

A) DE ACORDO COM A CANTIGA, QUANTOS INDIOZINHOS HAVIA NO BOTE?

B) IMAGINE QUE NESSA CANTIGA FOSSEM 2 BOTES, COM 10 INDIOZINHOS EM CADA BOTE E COMPLETE A SEGUIR.

11,__________ , __________ INDIOZINHOS

14,__________ , __________ INDIOZINHOS

     __________ , __________ , __________ INDIOZINHOS

     __________ INDIOZINHOS NOS 2 BOTES.

• QUANTOS INDIOZINHOS HAVERIA NOS 2 BOTES?

C) SE FOSSEM 5 BOTES COM 10 INDIOZINHOS EM CADA BOTE, QUANTOS INDIOZINHOS HAVERIA NOS 5 BOTES?

Resposta:

A) 10 indiozinhos.

B) 12 , 13 ; 15 , 16 ; 17 , 18 , 19 ; 20

• 20 indiozinhos.

C) 50 indiozinhos.

 

Questão 1 - Língua Portuguesa - Módulo 3 - Passeando pelo mundo - Exercícios - Para praticar: Agora é com você - BY NC 3.0BR

Leia este trecho do texto informativo sobre o feijão.

O feijão comum destaca-se nos hábitos alimentares nacionais. [...]. Há ainda outras espécies de feijão plantadas no país, como feijão-azuqui, cultivado mais por colonos japoneses, feijão-de-porco, usado como adubo verde, feijão-fava, consumido como grãos verdes, e o caupi ou feijão-de-corda, que no Nordeste do Brasil constitui a alimentação básica da população

Você conhece alguma das espécies de feijão indicadas no texto? Qual? Se não conhecer, escreva uma espécie que conheça ou consuma no seu dia a dia.

Resposta:

Resposta pessoal.

Questão 1 - Língua Portuguesa - Módulo 4 - O espetáculo vai começar! - Exercícios - Para aprender: De olho no texto - BY NC 3.0BR

Pluft, o fantasminha

PRÓLOGO

O prólogo se passa à frente da cortina. Pela esquerda surgem os três marinheiros amigos [...] cantando. O da frente é Sebastião, o mais corajoso. Leva um toco de vela acesa ou lampião. Segue-se Julião, segurando uma garrafa. Por fim, João, segurando um mapa. Deve-se ouvir a canção antes de avistá-los.

MARINHEIROS — Ainda era uma criança Quando saiu para o mar A aprender a navegar O Capitão Bonança!

Depois morreu no mar, Deixou de navegar. Onde está a herança Do Capitão Bonança!?

Quando aparecem no palco, devem estar acabando o canto.

SEBASTIÃO — Deve ser aqui! Veja no mapa, Julião!

JULIÃO — Veja você, Sebastião. (Troca o mapa pela vela do Sebastião.)

SEBASTIÃO — É melhor o João ver; João é o encarregado do mapa. [...]

JOÃO (com o mapa) — Uma casa perdida na areia branca perto de um mar verde... Deve estar por perto... Pega na luneta, Julião. [...]

JULIÃO — Estou vendo um mar calmo com algumas ondinhas brancas.

SEBASTIÃO — Então vamos!

JOÃO (desanimado) — Já andamos muito! Pobre Maribel!

JULIÃO — Pobre Maribel!

SEBASTIÃO — Pobre Maribel!

(Os três se abraçam e sentam-se no chão.)

SEBASTIÃO (levantando-se) — Precisamos salvar a neta do nosso grande Capitão Bonança!

JOÃO (idem) — Precisamos achar o tesouro da neta do grande Capitão Bonança!

JULIÃO — Precisamos pegar o ladrão do tesouro da neta do grande Capitão Bonança!

SEBASTIÃO — Viva o Capitão Bonança!

TODOS — Vivaaaa!

SEBASTIÃO (para Julião) — Vamos!

JULIÃO (para João) — Vamos!

JOÃO (para alguém imaginário que o segue) — Vamos!

(Os três recomeçam a cantar e saem pela direita, descendo o proscênio.)

CENÁRIO

Um sótão. À direita, uma janela dando para fora, de onde se avista o céu. No meio, encostado à parede do fundo, um baú. Uma cadeira de balanço. Cabides onde se veem, pendurados, velhas roupas e chapéus. Coisas de marinha. Cordas, redes. O retrato velado do Capitão Bonança. À esquerda, a entrada do sótão. Ao abrir o pano, a Senhora Fantasma faz tricô, balançando-se na cadeira, que range compassadamente. Pluft, o fantasminha, brinca com um barco. Depois larga o barco e pega uma velha boneca de pano. Observa-a por algum tempo.

ATO ÚNICO​

PLUFT — Mamãe!

MÃE — O que é, Pluft?

PLUFT (sempre com a boneca de pano) — Mamãe, gente existe?

MÃE — Claro, Pluft, claro que gente existe.

PLUFT — Mamãe, eu tenho tanto medo de gente! (Larga a boneca.)

MÃE — Bobagem, Pluft.

PLUFT — Ontem passou lá embaixo, perto do mar, e eu vi.

MÃE — Viu o quê, Pluft?

PLUFT — Vi gente, mamãe. Só pode ser. Três

MÃE — E você teve medo?

PLUFT — Muito, mamãe.

MÃE — Você é bobo, Pluft. Gente é que tem medo de fantasma, e não fantasma que tem medo de gente.

PLUFT — Mas eu tenho.

MÃE — [...] Qualquer dia destes eu vou te levar ao mundo para vê-los de perto.

PLUFT — Ao mundo, mamãe?!!

MÃE — É, ao mundo. Lá embaixo, na cidade...

PLUFT (Muito agitado, vai até a janela. Pausa.) — Não, não, não. Eu não acredito em gente, pronto...

MÃE — Vai sim, e acabará com estas bobagens. São histórias demais que o Tio Gerúndio conta para você.

(Pluft corre até um canto e apanha um chapéu de almirante.)

PLUFT — Olha, mamãe, olha o que eu descobri! O que é isto?!

MÃE — Isto Tio Gerúndio trouxe do mar.

(Pluft, fora de cena, continua a descobrir coisas, que vai jogando em cena: panos, roupas, chapéus etc.)

PLUFT — Por que Tio Gerúndio não trabalha mais no mar, hem, mamãe?

MÃE — Porque o mar perdeu a graça para ele...

PLUFT (Sempre remexendo, descobre um espartilho de mulher.) — E isto, mamãe, (aparecendo) que é isso? Ele trouxe isto também do mar? (Coloca o espartilho na cabeça e passeia em volta da mãe.)

MÃE — Pluft, chega de remexer tanto nas coisas...

PLUFT (Larga o espartilho no chão e passeia na cena à procura do que fazer.) — Vamos brincar, tá bem? Finge que eu sou gente. (Veste-se de fraque e de cartola.)

MÃE (sem vê-lo) — Chega de fazer desordem, meu filho. Você acaba acordando Tio Gerúndio. (Ela olha para o baú.)

PLUFT (Pé ante pé, chega por detrás da cadeira da mãe e grita:) — Uuuuh!

(A mãe leva um grande susto e deixa cair as agulhas e o tricô.)

PLUFT — Eu sabia! Eu sabia que você também tinha medo de gente. Peguei! Peguei! Peguei mamãe com medo de gente... peguei mamãe com medo de gente!...

[…]

MACHADO, Maria Clara. Pluft, o fantasminha e outras peças. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2009. p. 135-146.

prólogo: parte inicial do texto teatral.  proscênio: parte do palco do teatro que é visível para a plateia. espartilho: antiga peça do vestuário feminino utilizada para apertar a cintura.

O que você achou do texto que acabou de ler? Você gostou? Converse com seus colegas.

Resposta:

Respostas pessoais. Espera-se que os alunos apreciem o texto e saibam emitir opiniões para os colegas. Observe-os e estimule a interação oral entre eles.

Questão 1 - Matemática - Módulo 3 - Medidas de tempo e de temperatura - Exercícios - Para começar - BY NC 3.0BR

Você pôde observar na imagem de abertura deste módulo que os números estão presentes até mesmo nas datas de nossos momentos de lazer. Tente lembrar-se de pelo menos três situações de seu dia a dia em que datas aparecem e anote no espaço abaixo.

Resposta:

Resposta pessoal. Exemplo de respostas possíveis: data de uma prova; data que o professor registra no quadro; datas de compromissos previamente marcados, como consultas médicas, eventos na escola, entre outras.

Questão 1 - Matemática - Módulo 3 - Medidas de tempo e de temperatura - Exercícios (pg. 70) - BY NC 3.0BR

• No bilhete da menina de casaco azul está a data da peça O rouxinol e o imperador chinês. Qual é o dia, o mês e o ano que aparecem nesse bilhete?

Resposta:

Espera-se que os alunos consigam localizar no bilhete da menina de casaco azul a data da peça O rouxinol e o imperador chinês (dia 2; mês 5, ou seja, mês de maio (quinto mês do ano); ano 2019).

Questão 1 - Ciências - Módulo 3 - Respiração e saúde - Exercícios - Para praticar: Vamos testar! (pg. 159) - BY NC 3.0BR

Leia as informações do cartaz e depois assinale a alternativa que interpreta corretamente a mensagem passada.

a) O cartaz faz parte de campanha de vacinação contra todas as enfermidades que afetam o sistema respiratório.

b) As pessoas mostradas no cartaz não são o público-alvo dessa campanha.

c) A campanha de vacinação terá duração de 15 dias.

d) Todas as afirmações anteriores são falsas.

Resposta:

a) Somente campanha de vacinação contra a gripe.

b) Ao contrário, elas são o público-alvo.

c) Durará 40 dias.

d) X

Questão 1 - Ciências - Módulo 4 - Sobrevivência dos seres vivos - Exercícios (pg. 160) - BY NC 3.0BR

Quantos seres vivos aparecem na imagem?

Resposta:

Professor, durante a conversa verifique se os alunos identificam a planta como um ser vivo, pois é comum que atribuam essa característica somente aos animais.

Três seres vivos: dois animais (aves) e uma planta.

Questão 1 - Ciências - Módulo 4 - Sobrevivência dos seres vivos - Exercícios - Para praticar: Agora é com você! (pg. 172) - BY NC 3.0BR

Observe os animais na cena a seguir. Depois, preencha o quadro com as informações pedidas.

Resposta:

Questão 1 - Língua Portuguesa - Módulo 2 - Estampado de histórias - Exercício - Para praticar: Vamos praticar a oralidade - BY NC 3.0BR

Planejamento

Você leu o começo dessa história. E agora, como você imagina que ela vai continuar? Reúna-se com os colegas para continuarem a história oralmente. Cada um de vocês contará um pedaço, continuando a história do colega. Preste atenção na fala dos colegas e dê um sentido para a história quando for a sua vez!

Preparado para explorar sua criatividade? Então vamos lá!

Apresentação

Lembre-se de usar tom de voz adequado para todos na sala ouvirem.

Revisão

Chegou a hora de você pensar sobre a sua experiência de continuar uma história. Responda às perguntas do quadro abaixo, pois a autoavaliação sempre nos ajuda a melhorar.

Resposta:

Oriente os alunos na atividade, de modo que todos eles participem. É importante eles criarem uma história coletiva com começo, meio e fim.

Questão 1 - Língua Portuguesa - Módulo 5 - Aprender brincando - Exercício - Para começar - BY NC 3.0BR

Você gosta de piadas? Sabe contar ou tem alguma preferida?

Leia a tirinha a seguir:

Você achou engraçado? Por que essa tirinha é considerada uma piada?

Resposta:

Resposta pessoal. Espera-se que os alunos reconheçam alguma das características da piada: história breve, final engraçado ou surpreendente, pode ser oral ou escrita, etc.

Questão 1 - Língua Portuguesa - Módulo 6 - Vamos cantar? - Exercícios - Para aprender: De olho no texto - BY NC 3.0BR

O Sol e a Lua

O Sol pediu a Lua em casamento Disse que já a amava há muito tempo Desde a época dos dinossauros, Pterodátilos, tiranossauros... Quando nem existia a bicicleta Nem o velotrol, nem a motocicleta Mas a Lua achou aquilo tão estranho Uma bola quente que nem toma banho!

Imagine só! Tenha dó! Pois meu coração não pertence a ninguém Sou a inspiração de todos os casais, Dos grandes poetas aos mais normais Sai pra lá, rapaz!

O Sol pediu a Lua em casamento E a Lua disse: “Não sei, não sei, não sei Me dá um tempo”.

O Sol pediu a Lua em casamento E a Lua disse: “Não sei, não sei, não sei Me dá um tempo”.

E 24 horas depois o Sol nasceu, A Lua se pôs e...

O Sol pediu a Lua em casamento E a Lua disse: “Não sei, não sei, não sei Me dá um tempo”.

E o Sol congelou seu coração.

Mas o astro-rei Com todos os seus planetas, Cometas, asteroides, Terra, Marte, Vênus, Netunos e Uranos Foi se apaixonar justo por ela, Que o despreza e o deixa esperar.

Acontece que o Sol não se conformou Foi pedir ao Vento para lhe ajudar Mas o Vento nem sequer parou Pois não tinha tempo para conversar. O Sol sem saber mais o que fazer Com tanto amor pra dar, Começou a chorar E a derreter Começou a chover e a molhar E a escurecer.

O Sol pediu a Lua em casamento E a Lua disse: “Não sei, não sei, não sei Me dá um tempo”.

O Sol pediu a Lua em casamento E a Lua disse: “Não sei, não sei, não sei Me dá um tempo”.

E 24 horas se passaram e outra vez o Sol se pôs, a Lua nasceu E de novo e de novo e de novo...

O Sol pediu a Lua em casamento, E a Lua disse: “Não sei, não sei, não sei Me dá um tempo”.

E o Sol congelou seu coração.

Se a Lua não te quer, tudo bem Você é lindo, cara E seu brilho vai muito mais além Um dia você vai encontrar alguém Que com certeza vai te amar também

PINTO, Antonio; BARROS, Taciana. O Sol e a Lua. Pequeno Cidadão, da banda Pequeno Cidadão. São Paulo: Ambulante Estúdio, 2009.

pterodátilo: réptil voador do período Jurássico superior, caracterizado por um bico longo e cheio de pequenos dentes

tiranossauro: gênero de dinossauro do período Cretáceo, caracterizado por ter braços pequenos e finos com apenas dois dedos.

velotrol: triciclo infantil.

asteroide: pequeno corpo rochoso de estrutura metálica, parecido com uma estrela, que orbita o Sol.

Durante a leitura, você imaginou que a Lua fosse se casar com o Sol? O que você achou da decisão da Lua?

Resposta:

Resposta pessoal.

Questão 1 - Língua Portuguesa - Módulo 5 - Aprender brincando - Exercícios - Para praticar: Vamos testar! - BY NC 3.0BR

Em qual opção não encontramos a correspondência entre o grau normal da palavra e seu aumentativo ou diminutivo?



( a )

a) Enviei cartas para meus amigos. / Os cartões foram perdidos junto com a carteira.

( b )

Minha cabeça está doendo. / Aquele animal possui uma cabeçorra.

( c )

O fantasminha assusta as crianças. / O fantasma é o personagem principal do filme.

( d )

As crianças são muito verdadeiras. / As criancinhas são bem educadas.

Questão 1 - Língua Portuguesa - Módulo 8 - Fatos do cotidiano - Exercícios - Para conectar - BY NC 3.0BR

Preciso levar essa ideia adiante

Conheça o cientista que mostrou que os continentes eram unidos no passado

Atenção! Se você é do tipo de pessoa que vive perguntando o que somos, de onde viemos e como eram as coisas no passado, aqui está mais uma página para completar o misterioso livro da evolução. Você já imaginou como era o mundo há milhões de anos? Pois era bem diferente do que é hoje.

Quando olhamos para o globo, vemos cada continente ocupando sua posição de sempre, formando um desenho que já conhecemos muito bem. Mas e se cada continente fosse a peça de um quebra-cabeça? Será que poderíamos montá-lo, formando um único e enorme pedaço de terra?

A resposta é sim. Só que, para vermos esse quebra-cabeça montado, teríamos que voltar no tempo uns 250 milhões de anos… Isso porque, naquela época, os blocos continentais que hoje estão espalhados pelo globo formavam um único e grande continente. Esse megacontinente foi se dividindo e suas partes foram se afastando até chegarem à posição que ocupam atualmente. Espera aí… Isso quer dizer então que os continentes se mexem?!

Se essa ideia lhe causou espanto, imagine só a reação das pessoas quando ela foi proposta em 1912 por um cientista alemão muito sabido chamado Alfred Wegener. A hipótese que levantou, revolucionária para a época, foi ridicularizada pela maioria de seus colegas. Poucos o apoiaram, pois sua proposta ia contra a crença aceita na época, segundo a qual os continentes e oceanos ocupariam posições permanentes no globo. Mas Wegener estava convencido da sua teoria. Só faltava provar…

[...]

Tudo começou em 1910, quando a semelhança entre os contornos dos diferentes continentes despertou a curiosidade de Alfred Wegener. Então, ele escreveu à sua futura esposa: “A costa leste da América do Sul não se encaixa perfeitamente na costa oeste da África, como se um dia tivessem estado juntas? Essa é uma ideia que preciso levar adiante.” E foi o que fez.

Pesquisando o assunto, descobriu que outros cientistas já tinham pensado na possibilidade de haver uma conexão entre os continentes no passado. Eles acreditavam, entretanto, que estavam ligados entre si por pontes de terra, que teriam afundado, formando os oceanos.

Wegener propôs algo diferente: antigamente, existia um supercontinente, que chamou de Pangeia (do grego “terra total”). Há cerca de 200 milhões de anos, a Pangeia foi se dividindo em vários blocos, que foram se deslocando lentamente, percorrendo milhares de quilômetros até ocuparem a posição atual. Como prova disso, o cientista apontou uma série de semelhanças entre a costa da África e da América do Sul: o relevo das duas regiões se completava, como se tivessem sido formadas juntas e depois se separado e, apesar de haver um oceano entre os dois continentes, foram encontrados fósseis de animais da mesma espécie e época em ambos, bem como plantas parecidas.

Para convencer os cientistas, entretanto, faltava ainda encontrar a chave do problema: descobrir qual era a força que dava o “empurrãozinho” para os continentes se deslocarem.

CARNEIRO, Júlia Dias. Ciência hoje das crianças. Disponível em: . Acesso em: 15 jan. 2018.

De acordo com a leitura, os continentes sempre estiveram na posição que ocupam atualmente? Por quê?

Resposta:

Não, segundo o texto, há milhões de anos, os continentes eram unidos em uma só porção de terra, tendo a forma de um continente gigante.

Questão 1 - Língua Portuguesa - Módulo 3 - Conto que te quero conto - Exercícios - Para aprender: Tipos de letra - Imprensa e cursiva - BY NC 3.0BR

OBSERVE AS LETRAS DO TÍTULO QUE SE VÊ NA CAPA DO LIVRO A CASA QUE PEDRO FEZ.

A) QUANTAS PALAVRAS O TÍTULO APRESENTA?

B) HÁ LETRAS QUE SE REPETEM NO TÍTULO DO LIVRO? QUAIS?

C) QUAL É O TIPO DE LETRA QUE APARECE NESSE TÍTULO, MAIÚSCULA OU MINÚSCULA?

D) TODOS OS TÍTULOS DE LIVROS TÊM O MESMO TIPO DE LETRA? POR QUÊ?

Resposta:

a) Cinco.

b) Sim, as letras A e E.

c) Aparecem os dois tipos de letra, maiúsculas (A e P) e as demais minúsculas.

d) Não, porque elas podem ser de imprensa ou cursiva, maiúscula ou minúscula, etc.

Estes materiais são parte integrante das coleções da editora Saraiva. Eles poderão ser reproduzidos desde que o título das obras e suas respectivas autorias sejam sempre citadas