Selecione as melhores questões em nosso banco de atividades
1
Pesquise diretamente pela barra de busca abaixo ou filtre as questões escolhendo segmento, disciplina, assunto, tipo de avaliação, ano e/ou competência.
2
Clique no botão [+] abaixo da questão que deseja adicionar a sua prova, ou arraste a questão para o organizador de prova.
3
Use a aba do organizador para excluir ou adicionar as questões de nosso banco para a sua prova.
4
Quando estiver satisfeito com montagem realizada, clique em “Prévia da prova” para visualizar sua prova completa.
5
Se quiser retornar para editar algo clique em “Editar prova”. Caso esteja satisfeito, insira seu nome e e-mail nos campos e clique em “ Finalizar”.
6
Basta acessar os links da prova e gabarito que serão exibidos!
LEIA NOVAMENTE UM TRECHO DO TEXTO A CASA QUE PEDRO FEZ.
ESTE É O GALO QUE ACORDOU O HOMEM QUE CASTIGOU O MOLEQUE QUE ROUBOU O BALDE DA MOÇA QUE TIROU O LEITE DA VACA QUE CORREU ATRÁS DO CÃO QUE MORDEU O GATO QUE PEGOU O RATO QUE ROEU OS BRINQUEDOS DO BAÚ QUE ESTÁ NA CASA QUE PEDRO FEZ
Você conhece a castanha-do-pará? Na fazenda do senhor Geraldo são produzidos, ao ano, aproximadamente 326 674 quilogramas dessa castanha. Veja a produção dessa fazenda nos três primeiros meses do ano.
a) Vamos calcular quantos quilogramas de castanha-do-pará a fazenda produziu ao todo nesses três meses?
b) Agora, vamos calcular trocando a ordem, começando com o mês de março, em seguida fevereiro e, depois, janeiro.
c) O resultado mudou quando trocamos a ordem das parcelas?
a) Soma ou total: 1 4 2 6 5 1
b) Soma ou total: 1 4 2 6 5 1
c) Não.
Leia esta letra de canção, composta por Edgar Scandurra e gravada pela banda Pequeno Cidadão.
O uirapuru
O uirapuru cantou Eu nunca vi o uirapuru É raro ver o uirapuru Cabe na palma da mão Tem um bico bem grandão Proporcional, se não me engano, Ao bico do tucano É o uirapuru
• Observe as palavras finais de cada verso e contorne aquelas que rimam. Para cada par use uma cor diferente.
Observe o mapa “As primeiras cidades”. Vemos que as cidades mais antigas surgiram próximas aos rios. Por que isso ocorreu?
Porque o abastecimento de água é fundamental para a vida, possibilitando a agricultura e o abastecimento das cidades.
Considerando que os hominídeos chegaram à América pelo estreito de Bering, como eles fizeram isso?
Eles atravessaram esse estreito que em alguns períodos da História ficou congelado.
Veja a produção da fazenda do senhor José no ano passado.
Veja como o senhor José calculou a quantidade de cocos produzidos na fazenda no primeiro bimestre desse ano.
a) Faça uma estimativa de quantos cocos foram produzidos nos meses de março e abril.
• Agora, calcule quantos cocos foram produzidos nesses dois meses.
b) O que você achou de sua estimativa?
a) Resposta pessoal.
47 685 + 44 213 = 91 898; 91 898 cocos.
b) Resposta pessoal.
Releia o fragmento abaixo prestando atenção nas palavras destacadas.
QUERIDO DIÁRIO
O DIÁRIO É UMA DAS MANEIRAS MAIS COMUNS DE RELATAR HISTÓRIAS PESSOAIS, DE CONTAR COISAS DA NOSSA VIDA E DE FALAR SOBRE NOSSOS MEDOS, ALEGRIAS E PROJETOS. VEJA ABAIXO O TEXTO DE UM DIÁRIO.
VOCÊ SABE QUE EU ESTOU FAZENDO VÁRIAS COISAS AO MESMO TEMPO:
1. LENDO O LIVRO O PEQUENO POLEGAR ÀS SEGUNDAS, QUARTAS E SEXTAS-FEIRAS, E O SÍTIO DO PICAPAU AMARELO ÀS TERÇAS, QUINTAS E SÁBADOS. (JÁ ACABEI ALICE E PETER PAN.)
2. ACABANDO DE INVENTAR A CIDADINA E DESENHANDO A SUA PLANTA.
3. ORGANIZANDO A LISTA DE ANIVERSARIANTES-AMIGOS PARA FAZER O MEU CALENDÁRIO OU A MINHA AGENDA DE ANIVERSÁRIOS.
4. ACABANDO DE FAZER UM CACHECOL DE TRICÔ PARA O MEU PAI.
5. COMEÇANDO A FAZER UM CACHECOL LISTRADO COLORIDO COLETIVO DE TRICÔ PARA O SEU NONÔ.
ALÉM DISSO, EU VOU À ESCOLA, FAÇO LIÇÕES DE CASA, BRINCO SOZINHA OU COM OS MEUS AMIGOS, VISITO O SEU NONÔ, ESCREVO E ESCONDO VOCÊ NO MEU ESCONDERIJO, E AQUI EM CASA, AJUDO A MINHA MÃE QUANDO ELA PEDE... UFA! QUANTA COISA JÁ DEU! POR HOJE É SÓ. EU SÓ QUERIA FAZER ESSA LISTA PARA MOSTRAR A MIM MESMA QUE É BOM NÃO QUERER INVENTAR MAIS NADA POR ENQUANTO.
TCHAUZINHO.
O DIÁRIO ESCONDIDO DA SERAFINA, DE CRISTINA PORTO. 4ª EDIÇÃO . SÃO PAULO: ÁTICA, 2006. P. 42.
QUEM SÃO OS PERSONAGENS QUE APARECEM NO TEXTO?
Diário, Serafina, pai de Serafina, seu Nonô, amigos de Serafina e mãe de Serafina.
Observe as imagens e leia as frases a seguir para identificar aquelas em que as palavras em destaque estão com a grafia adequada. Em seguida, assinale a alternativa que apresenta as frases corretas.
I. Eu sempre me sento neste banco.
II. Quando fui ao cinema, não tinha nenhum acento livre.
III. Ela já estava cem dinheiro na carteira.
IV. Esta paisagem está sem poluição visual.
I e IV.
II e IV.
I e III.
II e III.
O que é esgoto?
Um em cada quatro brasileiros convive com esgoto a céu aberto, diz ANA
Um em cada 4 brasileiros (27%) mora em residências desprovidas de coleta e tratamento de esgoto – e que tampouco possuem fossa séptica – informa um novo relatório da Agência Nacional de Águas, divulgado neste domingo (24). Dentre aqueles que têm o esgoto coletado, 18% não têm serviço de tratamento. [...]
OLIVEIRA, Monique. Um em cada quatro brasileiros convive com esgoto a céu aberto, diz ANA. Disponível em: . Acesso em: 29 mar. 2018.
A reportagem apresenta um dos grandes problemas enfrentados pela população brasileira que vive atualmente em cidades: a falta de tratamento de esgoto.
a) Pesquise o que é esgoto e qual é a importância dele.
b) Observando os gráficos, identifique qual é a região do Brasil onde o tratamento de esgoto é mais inadequado ou inexistente.
a) Espera-se que, a partir da pesquisa, os alunos identifiquem que o esgoto é o despejo da água utilizada em atividades cotidianas que envolvem a nossa higiene e saúde, como tomar banho, lavar roupas ou fazer xixi e cocô usando a descarga.
b) A região é a Norte.
Vamos observar regularidades nas adições abaixo e formar dezenas exatas? Escreva os resultados das adições.
a) 824 + 6 = 844 + 6 = 864 + 6 =
b) 3 243 + 7 = 3 263 + 7 = 3 283 + 7 =
c) 14 542 + 8 = 14 562 + 8 = 14 592 + 8 =
a) 824 + 6 = 830 844 + 6 = 850 864 + 6 = 870
b) 3 243 + 7 = 3 250 3 263 + 7 = 3 270 3 283 + 7 = 3 290
c) 14 542 + 8 = 14 550 14 562 + 8 = 14 570 14 592 + 8 = 14 600
Observe as imagens
Com base na análise das imagens e no que você estudou, elabore um comentário comparando a forma como os hominídeos buscavam alimentos e a forma como conseguimos alimentos hoje.
Resposta pessoal. Espera-se que os alunos respondam que, hoje, quando precisamos de alimentos, geralmente vamos aos mercados ou às feiras de rua, diferentemente da realidade dos povos primitivos, em que ou eles precisavam se deslocar pelas terras à procura de alimento ou, posteriormente, com o desenvolvimento da agricultura, tinham que plantar e colher os frutos de sua própria terra.
Ao corrigir a questão, procure relacionar as imagens com os avanços do sistema comercial, iniciado após a expansão da agricultura.
A DOAÇÃO DO MENINO MALUQUINHO VAI AJUDAR MUITAS CRIANÇAS!
• NA FRASE ACIMA HÁ DUAS PALAVRAS ESCRITAS COM Ç. QUAIS SÃO ELAS?
Doação e crianças.
O pai de Matheus coleciona cartões-postais de paisagens do mundo. Em seu álbum há espaço para 10 000 cartões, mas só 7 278 estão ocupados. Quantos cartões-postais faltam para completar o álbum?
10 000 - 7 278 = 2 722
Faltam 2722 cartões-postais para completar o álbum.
Você já viajou para algum lugar? Se sim, você gostou? Se não, para onde gostaria de ir?
Observe o mapa a seguir
• Com a ajuda do professor, identifique os países cujos monumentos aparecem na imagem de abertura. No Material complementar 5, há alguns adesivos de monumentos famosos no mundo. Destaque os adesivos e cole-os nos países onde eles estão situados.
• Converse com os colegas e o professor sobre uma viagem que vocês gostariam de fazer ou um lugar que queiram conhecer. Peça ao professor que mostre no mapa onde fica o lugar que escolheram.
Ajude os alunos a identificar os países e a colar os adesivos corretamente.
A CASA QUE PEDRO FEZ
ESTA É A CASA QUE PEDRO FEZ ESTE É O BAÚ CHEIO DE BRINQUEDOS QUE ESTÁ NA CASA QUE PEDRO FEZ.
ESTE É O RATO QUE ROEU OS BRINQUEDOS DO BAÚ QUE ESTÁ NA CASA QUE PEDRO FEZ.
ESTE É O GATO QUE PEGOU O RATO QUE ROEU OS BRINQUEDOS DO BAÚ QUE ESTÁ NA CASA QUE PEDRO FEZ.
ESTE É O CÃO QUE MORDEU O GATO QUE PEGOU O RATO QUE ROEU OS BRINQUEDOS DO BAÚ QUE ESTÁ NA CASA QUE PEDRO FEZ.
ESTA É A VACA QUE CORREU ATRÁS DO CÃO QUE MORDEU O GATO QUE PEGOU O RATO QUE ROEU OS BRINQUEDOS DO BAÚ QUE ESTÁ NA CASA QUE PEDRO FEZ.
ESTA É A MOÇA QUE TIROU O LEITE DA VACA QUE CORREU ATRÁS DO CÃO QUE MORDEU O GATO QUE PEGOU O RATO QUE ROEU OS BRINQUEDOS DO BAÚ QUE ESTÁ NA CASA QUE PEDRO FEZ.
ESTE É O MOLEQUE QUE ROUBOU O BALDE DA MOÇA QUE TIROU O LEITE DA VACA QUE CORREU ATRÁS DO CÃO QUE MORDEU O GATO QUE PEGOU O RATO QUE ROEU OS BRINQUEDOS DO BAÚ QUE ESTÁ NA CASA QUE PEDRO FEZ.
ESTE É O HOMEM QUE CASTIGOU O MOLEQUE QUE ROUBOU O BALDE DA MOÇA QUE TIROU O LEITE DA VACA QUE CORREU ATRÁS DO CÃO QUE MORDEU O GATO QUE PEGOU O RATO QUE ROEU OS BRINQUEDOS DO BAÚ QUE ESTÁ NA CASA QUE PEDRO FEZ.
ESTE É O GALO QUE ACORDOU O HOMEM QUE CASTIGOU O MOLEQUE QUE ROUBOU O BALDE DA MOÇA QUE TIROU O LEITE DA VACA QUE CORREU ATRÁS DO CÃO QUE MORDEU O GATO QUE PEGOU O RATO QUE ROEU OS BRINQUEDOS DO BAÚ QUE ESTÁ NA CASA QUE PEDRO FEZ. [...]
IRAMI B. SILVA E ERDNA PERUGINE NAHUM. A CASA QUE PEDRO FEZ. SÃO PAULO: SCIPIONE, 1995.
MARQUE COM UM X O NOME DO ANIMAL QUE ROEU OS BRINQUEDOS DO BAÚ.
( ) O RATO.
( ) O GATO.
( ) A VACA.
( ) O GALO.
( x ) O RATO.
COMPLETE O CALENDÁRIO A SEGUIR DE ACORDO COM O MÊS EM QUE ESTAMOS. DEPOIS, RESPONDA ÀS QUESTÕES.
A) NESSE MÊS, QUAIS DIAS ESTÃO INDICADOS COMO SÁBADO? E COMO DOMINGO?
B) QUANTOS DIAS SE PASSAM ENTRE DOIS SÁBADOS? E ENTRE DUAS QUARTAS-FEIRAS?
C) EM QUE DIA DA SEMANA COMEÇOU ESSE MÊS?
a) Resposta de acordo com o mês de realização desta atividade.
b) Espera-se que os alunos respondam que tanto entre dois sábados quanto entre duas quartas-feiras se passam 7 dias.
c) Resposta de acordo com o mês de realização desta atividade.
Releia este trecho da linha do tempo.
• Reúna-se com um colega e, seguindo o exemplo, complete a coluna abaixo.
VOCÊ VAI LER A HISTÓRIA DE DUAS IRMÃS MUITO DIFERENTES. SERÁ QUE AS AÇÕES DESSAS IRMÃS PODERIAM MUDAR A VIDA DELAS?
DIAMANTES E SAPOS
ERA UMA VEZ UMA VIÚVA QUE TINHA DUAS FILHAS. A MAIS NOVA ERA MUITO DOCE E ESTAVA SEMPRE SORRINDO. JÁ A MAIS VELHA ERA RABUGENTA E EGOÍSTA, COMO A MÃE.
AS DUAS VIVIAM INFERNIZANDO A VIDA DA CAÇULA.
UM DIA ELAS A MANDARAM BUSCAR ÁGUA NO POÇO.
LÁ A CAÇULA ENCONTROU UMA VELHA QUE LHE PEDIU UM POUCO DE ÁGUA.
“TOME” , DISSE A GAROTA. A VELHA, QUE ERA UMA FADA DISFARÇADA, FICOU TÃO CONTENTE COM A BONDADE DA MOÇA QUE LHE DEU UM DOM SECRETO.
QUANDO CHEGOU EM CASA, ELA FOI REPREENDIDA PORQUE DEMOROU PARA VOLTAR. QUANDO FOI EXPLICAR, UMA CASCATA DE FLORES E DIAMANTES SAIU JUNTO COM AS PALAVRAS, POIS ERA ESSE SEU DOM SECRETO.
“VÁ ATÉ O POÇO, DEPRESSA!” , A MÃE ORDENOU À FILHA MAIS VELHA.
A RABUGENTA CORREU ATÉ LÁ E ENCONTROU UMA JOVEM SENHORA QUE LHE PEDIU UM POUCO DE ÁGUA.
“NÃO DOU” . A JOVEM SENHORA, QUE ERA UMA FADA, FICOU TÃO IRRITADA COM A GROSSERIA DA MOÇA QUE LHE DEU UM DOM SECRETO.
QUANDO A RABUGENTA CHEGOU EM CASA E ABRIU A BOCA PARA CONTAR O QUE TINHA ACONTECIDO, CUSPIU SAPOS, LAGARTOS E COBRAS!
A CAÇULA FOI EXPULSA DE CASA. MAS UM PRÍNCIPE A ENCONTROU E, ENCANTADO COM SUA BELEZA E COM AS PRECIOSIDADES QUE LHE SAÍAM DA BOCA, PEDIU-A EM CASAMENTO. QUANTO À FILHA MAIS VELHA, NINGUÉM QUERIA CHEGAR PERTO DELA. A INFELIZ PASSOU O RESTO DA VIDA SOZINHA.
MARY HOFFMAN. MEU PRIMEIRO LIVRO DE CONTOS DE FADAS. SÃO PAULO: COMPANHIA DAS LETRINHAS, 2003. VERSÃO DO CONTO ORIGINAL DE CHARLES PERRAULT.
A tecla de um computador estava com defeito: cada vez que o algarismo 4 era digitado, aparecia a letra Y. Quantas unidades a letra Y representa no número 65 Y98? Marque com um X.
4 000
400
40
Você já bebeu água de coco?
Resposta pessoal.
Leia o conto que não tem título e foi extraído do livro Capulana: um pano estampado de histórias, que veremos mais adiante, na seção Para explorar – Cantinho de leitura.
Um belo dia, uma mãe deixou o seu bebê de colo por debaixo da sombra da frondosa frangipani enquanto foi tirar água ao poço.
O menino, que já tinha os olhos bem abertos, curioso para descobrir o mundo que lhe rodeava, fazia um grande esforço para olhar para além da árvore onde se encontrava.
Nesse esforço, ele chorava e chorava, que metia pena para quem ouvia.
Da copa da majestosa árvore desceu um mocho, que é como aqui chamam a coruja, com seus olhos globosos. Sentou-se do lado direito do bebê e começou a contar como, do alto da copa das árvores, vê os ratos e as cobras que caça. O pássaro contou à criança como era a savana lá do alto, como as pessoas, as árvores e até os elefantes ficavam tão pequenos vistos de cima.
O menino forçava as vistas, tentando enxergar aquilo que o mocho descrevia. Esforçou-se tanto que começou a chorar sem parar. Assustado, o mocho voou novamente para o alto da copa do frangipani.
Alertado pelo choro do menino, veio o camaleão devagar e camuflado pelo capim e, para acalmar o bebê, sentou-se do lado esquerdo e começou a cantar suavemente. O pequeno logo se calou.
Entusiasmado, o camaleão começou então a contar as façanhas que usa para se camuflar, ora com a cor da terra, ora com a cor das folhas, dos ramos e dos troncos. Contou os seus truques para caçar moscas e gafanhotos. Aí está o problema do camaleão, ele é muito calmo, mas na primeira oportunidade faz tudo às pressas. Empolgado, o camaleão procurou demonstrar com a sua grande língua como se apanha uma mosca, e, sem querer, assustou o menino, que desatou a chorar mais uma vez.
O choro do menino chamou a atenção da mãe, que rapidamente foi acalmá-lo. Enquanto o acarinhava em seus braços, a mãe notou que os olhos do menino estavam diferentes. Levou-o ao marido, que também notou que o pequeno tinha os olhos virados cada um para um lado.
Preocupados, levaram-no ao curandeiro mais famoso da aldeia.
O homem mandou tocar os batuques, acendeu os incensos e esfregou a banha da poderosa jiboia sob a testa do menino. Após lançar os búzios, que é por onde os espíritos falam, ele prestou atenção ao que diziam. Depois de muito tempo a decifrar a mensagem dos espíritos, o velho sábio disse:
— Este menino não é gente. É metade camaleão e metade mocho. Um olho vê e observa o mundo como um mocho, e o outro vê como um camaleão.
Percebendo o desespero dos pais, o curandeiro com solução para mil e um problemas disse:
— Ele só se vai tornar gente depois que a mãe, na noite de lua cheia, lhe der um banho com água destas folhas que lhe entrego agora e carregá-lo às costas embrulhado numa capulana para lhe mostrar os caminhos que ele precisa para aprender a viver.
LIMA, Heloisa Pires; LEMOS, Mário; STARKOFF, Vanina (ilustrações). Capulana: um pano estampado de histórias. São Paulo: Scipione, 2014. p. 34-35.
GLOSSÁRIO *frondoso: adjetivo que é sinônimo de “folhudo”, ou seja, que tem muitas folhas *frangipani: tipo de planta. *curandeiro: pessoa que trata dos doentes utilizando rezas e feitiçarias.
Qual é a sua opinião sobre esse conto? Converse com os colegas.
Respostas pessoais. Deixe que os alunos discutam sobre o texto e pergunte a que conclusão chegaram: eles gostaram ou não? Por quê? Ouça a impressão deles e converse sobre o fato de os africanos tentarem explicar o mundo por meio de histórias.
Um menino foi até o sorvetero e pergunto: — Tem sorvete de ervilhas? — Não. No outro dia, o menino volto e pergunto de novo: — Tem sorvete de ervilhas? — Não. Então, o sorvetero penso: “Já sei, eu vo fazer um sorvete de ervilhas para esse menino porque aí ele vai parar de me torrar a paciência”. E fez o tal sorvete. No dia seguinte, o menino volto lá e pergunto: — Tem sorvete de ervilhas? — Tem. — Eeeeeeca!
TADEU, Paulo. Proibido para maiores: as melhores piadas para crianças. São Paulo: Matrix, 2007. p. 7.
A piada que você acabou de ler é engraçada porque acontece algo inesperado. Assinale a alternativa correta:
a) O menino amava sorvete de ervilha e, geralmente, é um sabor de que poucos gostam.
O sorveteiro sempre fazia o sabor ervilha, que acabava justamente quando o menino chegava.
O sorveteiro esperava que o menino gostasse de sorvete de ervilha, entretanto, ele não gostava.
O sabor de ervilha era muito tradicional na Grécia antiga, voltando à moda após o pedido do menino.
Observe
A poluição do solo é causada pela mudança na natureza do solo, e essa mudança pode acontecer quando substâncias químicas ou resíduos (tanto sólidos quanto líquidos) são despejados em lugares inapropriados. Muitas vezes essas substâncias estão no lixo das nossas casas.
A poluição visual é provocada pelo excesso de anúncios nas grandes cidades.
Observe com atenção as imagens anteriores. Os locais retratados estão limpos ou precisam de cuidados?
O primeiro está sujo, precisando de cuidados, e o segundo parece limpo.
As diversas paisagens da Terra
O planeta Terra apresenta uma grande variedade de paisagens. Paisagem é tudo o que pode ser visto e percebido em um lugar em determinado momento.
Cada paisagem tem diferentes características. Os elementos naturais que podem compor as paisagens são os oceanos, os rios, as montanhas, as plantas e os animais. As pessoas e as construções são alguns dos elementos culturais que também podem compor uma paisagem.
Nos continentes podemos observar paisagens bastante modificadas pelo ser humano. Observe algumas delas nas imagens a seguir.
Meu primeiro atlas dobra e desdobra do mundo, Maria Elisa Bifano (tradutora). Yoyo Books, 2013. Esse atlas apresenta as características de todos os continentes, bem como as bandeiras de todos os países do mundo, curiosidades e textos. Traz também um grande mapa-múndi dobrável.
Nos continentes existem também paisagens onde há o predomínio de elementos naturais, ou seja, não transformados pelos seres humanos ou apenas pouco transformados. Verifique nas imagens abaixo.
Esta fotografia é da ilha Wiencke, localizada na Antártida. Esse continente fica coberto por gelo
praticamente o ano todo. As temperaturas muito baixas dificultam a ocupação humana. Lá
não há cidades, apenas algumas bases de pesquisa. Foto de 2015.
É importante destacar que um mesmo continente apresenta paisagens muito diferentes. Vários fatores são responsáveis por essas diferenças, entre eles a localização geográfica. Ela influencia o clima, o tipo de vegetação e as formas de ocupação humana, por exemplo.
GLOSSÁRIO base de pesquisa: local construído para os cientistas desenvolverem pesquisas. Vários países possuem bases na Antártida, entre eles o Brasil. nômade: pessoa que não tem morada fixa; muda constantemente.
O que é paisagem?
Paisagem é tudo aquilo que pode ser visto e percebido em um lugar, em determinado momento. É composta de elementos naturais e culturais.
Os Jogos Olímpicos (ou Olimpíadas) são vistos por milhões de pessoas ao redor do mundo. O símbolo oficial das Olimpíadas é formado por cinco anéis entrelaçados representando a união de cinco continentes do mundo pelo esporte.
Os jogos ocorrem a cada quatro anos, em diferentes locais, e quase todos os países participam, enviando atletas para competir pelas tão sonhadas medalhas (de ouro, de prata ou de bronze). O Brasil já sediou as Olimpíadas. Em 2016 elas foram realizadas no Rio de Janeiro, e o Brasil ganhou 7 medalhas de ouro! Uma delas foi de Rafaela Silva, no judô. Outro destaque daquele ano foi Usain Bolt, atleta jamaicano que ganhou 3 medalhas de ouro no atletismo.
Você sabe o que são continentes?
Resposta pessoal. Verifique as hipóteses dos alunos. Se possível, leve um globo terrestre para a sala de aula e mostre onde fica a Jamaica e diga que fica no mesmo continente que o Brasil (América), mas está na parte central, enquanto o Brasil está na parte sul.
Com o decorrer dos anos, a população mundial cresceu muito, o suficiente para muitas organizações passarem a ficar preocupadas com a quantidade de pessoas e os recursos disponíveis em nosso planeta para garantir a vida de todas elas. Veja quanto a população mundial cresceu ao longo dos anos!
Agora, você já pensou em quanto lixo produzimos por dia? E ao longo da nossa vida? Grande parte desse lixo continua no nosso planeta mesmo após a nossa morte, já que muitos produtos, como plástico, metais e vidro, demoram muitos anos para se decompor. Dá para imaginar todo o lixo que tantas pessoas juntas podem produzir, não é?
• Em grupo, faça uma pesquisa em jornais, revistas, livros ou na internet sobre o tempo de decomposição de objetos que usamos no nosso dia a dia, como: garrafas plásticas, copinhos descartáveis, papel, chiclete, roupas, pneus, borracha e resíduos orgânicos. Depois, converse e compartilhe com os outros colegas os resultados da sua pesquisa.
Neste módulo, você vai estudar algumas formas e ferramentas existentes para representar diferentes partes do planeta Terra. Cada representação e cada ferramenta têm uma finalidade específica.
Observe a imagem a seguir.
O que a imagem retrata?
Parte de uma cidade.
Quando representamos um bairro ou as ruas de uma cidade, por exemplo, estamos representando parte da superfície por meio de uma planta. Quando representamos uma área maior, como um estado, um país ou toda a superfície terrestre, fazemos isso por meio de um mapa.
Tanto as plantas quanto os mapas representam a superfície terrestre em um plano. Para produzi-los, muitas vezes são utilizadas fotografias aéreas ou imagens de satélites.
Em um mapa ou em uma planta, símbolos e cores são utilizados para facilitar a compreensão dos elementos que estão sendo representados. Assim, podem variar de acordo com a finalidade de cada representação. Alguns símbolos e cores obedecem a certas convenções, para facilitar a comunicação. Oceanos e rios, por exemplo, são geralmente representados em azul, e a vegetação, em verde. As cores e os símbolos são representados na legenda. Observe um exemplo na planta a seguir.
Observe agora em um mapa a utilização dos símbolos e das cores.
GLOSSÁRIO:
imagem de satélite: fotografia obtida por meio do uso de satélites artificiais, equipamentos lançados ao espaço para a transmissão de informações para a Terra. convenção: acordo nacional ou internacional sobre, por exemplo, símbolos, cores e legendas para representar um mesmo elemento, como rios, florestas ou rodovias. corrente marítima: é o fluxo de água dos mares e oceanos com características comuns.
Identifique corretamente o tipo de representação.
a) Está relacionado às representações planas de áreas maiores ou de toda a superfície terrestre.
b) É a representação plana de áreas menores, como um bairro ou até mesmo uma sala de aula.
a) mapa
b) planta
Estes materiais são parte integrante das coleções da editora Saraiva. Eles poderão ser reproduzidos desde que o título das obras e suas respectivas autorias sejam sempre citadas