Menu

Monte
sua
prova

Selecione as melhores questões em nosso banco de atividades

Começar
Entendi! Quero começar!

Organize sua prova

Arraste suas questões e solte-as aqui.

Arraste
e solte aqui

Escolha suas questões abaixo

Questão 1 - Língua Portuguesa - Módulo 1 - Cordel encantado - Exercícios - Para aprender: De olho no texto (pg. 12 - 13) - BY NC 3.0BR

Você já aprendeu que os versos de cordel têm um ritmo. Como se consegue esse ritmo? Converse com os colegas.

Resposta:

Respostas pessoais. Espera-se que os alunos tenham observado as rimas e notado que existe um ritmo nos versos lidos que é produzido pela alternância das sílabas fortes e fracas dos versos.

Questão 1 - Língua Portuguesa - Módulo 1 - Cordel encantado - Exercícios - Para aprender: Acentuação de palavras oxítonas - BY NC 3.0BR

Leia em voz alta este trecho do cordel.

Subo já nesse degrau Todo mundo já ouviu E eu repico em sarau

a) Separe as sílabas das palavras em destaque.

b) Pela posição da sílaba tônica dessas palavras, é possível dizer que elas são:

(  ) oxítonas, pois a sílaba tônica é a última.

(  ) paroxítonas, pois a sílaba tônica é a penúltima.

(  ) proparoxítonas, pois a sílaba tônica é a antepenúltima.

(  ) proparoxítonas, pois a sílaba tônica é a última.

Resposta:

a) de-grau;

ou-viu;

sa-rau.

b) oxítonas, pois a sílaba tônica é a última.

Questão 1 - Matemática - Módulo 1 - Números ao meu redor - Exercícios - Para praticar: Agora é com você! - BY NC 3.0BR

VEJA ABAIXO AS FIGURINHAS DE CAMILA.

A) FORME GRUPOS DE 10 FIGURINHAS PARA DESCOBRIR QUANTAS SÃO NO TOTAL.

B) QUANTOS GRUPOS DE 10 FIGURINHAS VOCÊ FORMOU?

C) QUANTAS FIGURINHAS SOBRARAM FORA DOS GRUPOS?

D) CAMILA TEM QUANTAS FIGURINHAS?

Resposta:

a) Exemplos de agrupamento:

b) 2 grupos.

c) 5 figurinhas.

d) 25 figurinhas.

Questão 1 - Matemática - Módulo 2 - Como eu me localizo - Exercício - Para começar - BY NC 3.0BR

• CLARICE COSTUMA IR AO PARQUE COM A IRMÃ. ELAS GOSTAM MUITO DE JOGAR BOLA. OBSERVE A CENA ABAIXO.

A) QUANTAS CRIANÇAS É POSSÍVEL VER DENTRO DA QUADRA?

B) QUANTAS ÁRVORES APARECEM NA CENA?

C) CONTORNE DE VERMELHO O CACHORRO QUE ESTÁ MAIS PERTO DO ESCORREGADOR.

D) NESSA CENA, QUAL CRIANÇA DA QUADRA ESTÁ MAIS LONGE DA BOLA? CONTORNE DE VERDE ESSA CRIANÇA.

E) CONTORNE DE AZUL O GATO QUE ESTÁ EM CIMA DO BANCO.

F) QUANTOS ADULTOS ESTÃO EMBAIXO DO GUARDA-SOL?

G) VOCÊ FREQUENTA ALGUM PARQUE NA SUA CIDADE? QUAL É O NOME DELE?

Resposta:

a) 6 crianças.

b) 9 árvores.

c), d) e e)

f) 2 adultos.

g) Respostas pessoais.

Questão 1 - Língua Portuguesa - Módulo 2 - Estampado de histórias - Exercícios - Para aprender: De olho no texto (pg. 33 - 35) - BY NC 3.0BR

Leia um trecho do livro Histórias africanas para contar e recontar e responda à questão proposta.

Por que o camaleão muda de cor?

Há muitas e muitas luas, a lebre e o camaleão eram amigos inseparáveis.

Naquele tempo, o interior da África era percorrido a pé por longas caravanas. Todos carregavam pacotes e cestos na cabeça, repletos de cera e de borracha, que trocavam por panos coloridos nas vendas dos comerciantes.

A lebre e o camaleão, tão logo ouviam o canto e o tumulto dos carregadores, se arrumavam rapidamente para seguir atrás dos homens.

Os dois gostavam de fazer negócios também e, com suas pequenas trouxas, marchavam na retaguarda das alegres comitivas. Os carregadores traziam sininhos nos tornozelos, fazendo uma barulheira infernal, que servia para afugentar as feras selvagens do caminho.

A lebre, sempre apressada, fazia tudo correndo. Assim que chegava à loja dos comerciantes, trocava rapidinho sua cera por tecidos multicoloridos e dizia para o camaleão:

— Já estou indo — e sumia pela mata.

O camaleão, muito calmo, respondia:

— Não tenho pressa — e regressava lentamente para a imensa floresta.

A lebre, atrapalhada, ia perdendo pelos atalhos tudo o que conseguia, por causa de sua correria.

É por esta razão que a apressadinha and a até hoje vestida com um pano cinzento, sujo e desbotado.

O lento e responsável camaleão juntou muitos tecidos das mais variadas tonalidades, e é por isso que ele pode trocar de cor a toda hora

BARB OSA, Rogério Andrade. Histórias africanas para contar e recontar. São Paulo: Ed. do Brasil, 2001.

O que mais chamou sua atenção nessa leitura? Converse com os colegas.

Resposta:

Respostas pessoais. Espera-se que os alunos interajam entre si e compartilhem suas percepções pessoais sobre o texto: o que mais chamou sua atenção, do que gostaram, por que gostaram.

Questão 1 - Matemática - Módulo 4 - Medidas de tempo - Exercícios - Para aprender: Hora e meia hora - BY NC 3.0BR

OBSERVE OS RELÓGIOS ABAIXO. OS RELÓGIOS DA DIREITA ESTÃO MARCANDO QUE HORAS? ESCREVA.

Resposta:

a) 4 horas e 30 minutos, ou 4 horas e meia, ou 4 e meia.

b) 6 horas e 30 minutos, ou 6 horas e meia, ou 6 e meia.

Questão 1 - Língua Portuguesa - Módulo 7 - Viva a diversidade! - Exercícios - Para aprender: De olho no texto - BY NC 3.0BR

Leia o texto a seguir e descubra que tipos de preconceito estão sendo abordados.

Você tem preconceito?

Uma menina ficou muito triste ao ouvir que seu cabelo era “de pobre”

Alguns dias atrás, em uma escola no Rio de Janeiro, aconteceu uma coisa muito, muito triste com uma criança de seis anos.

Você acredita que algumas colegas disseram que o cabelo dela era “de pobre”? E sabe por quê? Pois a menina é a única criança negra da sala de aula.

Ela ficou muito chateada ao ouvir isso, chorou bastante, e a mãe dela até precisou explicar em uma rede social o caso todo, de tanta gente perguntando o que havia acontecido. Saiu até notícia em jornal.

Imagine-se no lugar dela. O que você iria sentir e pensar se alguns colegas falassem algo muito negativo sobre sua aparência, cor da pele ou cabelo?

Vamos conversar hoje sobre racismo. Você já ouviu essa palavra? Sabe o que ela quer dizer?

Significa que existe a ideia de que algumas raças são superiores a outras. E se há raças superiores, há, portanto, as inferiores.

Vou ajudá-lo a entender melhor o que é racismo pensando no que aconteceu com a garota de seis anos.

As colegas disseram que o cabelo dela era “de pobre” pois acham que só os fios lisos são bons e bonitos. Logo, quem não tem cabelo assim é colocado em um lugar inferior. Como o cabelo dos negros não é naturalmente liso, eles são considerados feios, de acordo com essa lógica.

Além do racismo, o que aconteceu também mostrou preconceito contra as pessoas pobres. Preconceito é ter uma atitude contrária a algo ou alguém sem pensar.

No exemplo da menina, os pobres foram criticados, não foram? Como se ser pobre fosse uma escolha!

Na sua escola, vocês já conversaram sobre racismo, preconceito e sobre como essas situações acontecem no colégio? Se nunca falaram sobre isso, peça para que os professores tratem desse assunto.

Falar disso, ouvir pessoas que sofrem com racismo ou preconceito e entender que alguns pensamentos são racistas ou preconceituosos ajudam você a se tornar uma pessoa melhor.

E isso é bom para o seu futuro e para o mundo!

SAYÃO, Rosely. Você tem preconceito? Folha de S.Paulo. Folhinha. Versão on-line. 10/10/2015. Disponível em: . Acesso em: 5 nov. 2017. 

Qual assunto é abordado no texto que você acabou de ler? A qual gênero textual ele pertence?

Resposta:

O texto aborda um caso de preconceito racial e social e pertence ao gênero artigo de opinião.

Questão 1 - Matemática - Módulo 3 - Medidas de tempo e de temperatura - Exercícios - Para aprender: Horas, minutos e segundos - BY NC 3.0BR

No dia a dia, precisamos marcar o tempo para organizar nossas atividades, como ir à escola, almoçar, encontrar os amigos e jogar bola.

Complete as frases abaixo com a quantidade correta de minutos.

a) Meia hora tem __________ minutos.

b) 1 hora e meia tem __________  minutos.

c) 2 horas têm __________  minutos.

d) 3 horas têm __________  minutos.

e) 10 horas têm __________  minutos.

f) 10 horas e meia têm __________  minutos.

Resposta:

a) Meia hora tem 30 minutos.

b) 1 hora e meia tem 90 minutos.

c) 2 horas têm 120 minutos.

d) 3 horas têm 180 minutos.

e) 10 horas têm 600 minutos.

f) 10 horas e meia têm 630 minutos.

Questão 1 - Língua Portuguesa - Módulo 4 - Um quadrinho cá, outro lá - Exercícios - Para praticar: Vamos testar! - BY NC 3.0BR

MARQUE UM X NA ÚNICA ALTERNATIVA QUE NÃO ESTÁ CORRETA:



( a )

LÚCIO É UM PERSONAGEM CRIADO POR ZIRALDO. 

( b )

MAURICIO DE SOUSA É O CRIADOR DA TURMA DA MÔNICA

( c )

NAS HQS AS FALAS FICAM DENTRO DE BALÕES. 

( d )

AS HQS SÃO FEITAS APENAS PARA CRIANÇAS.

Questão 1 - Matemática - Módulo 3 - Adição e subtração - Exercícios - Para aprender: Adição na reta numérica - BY NC 3.0BR

A TURMA DE PEDRO FOI VISITAR O PLANETÁRIO DRAGÃO DO MAR, EM FORTALEZA. FORAM 32 CRIANÇAS, 4 PROFESSORAS E 2 COORDENADORAS. VAMOS CALCULAR QUANTAS PESSOAS DESSA ESCOLA VISITARAM O PLANETÁRIO?

PARA RESOLVER SITUAÇÕES COMO ESSA, USAMOS UMA OPERAÇÃO CHAMADA ADIÇÃO, POIS PRECISAMOS JUNTAR TODAS AS QUANTIDADES.

• OBSERVANDO A ADIÇÃO REPRESENTADA NA RETA NUMÉRICA, PODEMOS DIZER QUE PESSOAS ________ DESSA ESCOLA VISITARAM O PLANETÁRIO.

Resposta:

OBSERVANDO A ADIÇÃO REPRESENTADA NA RETA NUMÉRICA, PODEMOS DIZER QUE 38 PESSOAS DESSA ESCOLA VISITARAM O PLANETÁRIO.

Questão 1 - Matemática - Módulo 3 - Adição e subtração - Exercícios - Para começar - BY NC 3.0BR

UM DOS LOCAIS EM QUE CONSEGUIMOS APRENDER MAIS DE NOSSO PLANETA E DO UNIVERSO É O PLANETÁRIO. OBSERVE NA CENA DA PÁGINA ANTERIOR A QUANTIDADE DE CRIANÇAS REPRESENTADAS E RESPONDA:

A) QUANTAS CRIANÇAS PODEMOS CONTAR FORA DO ÔNIBUS?  ___________

B) QUANTAS CRIANÇAS PODEMOS VER QUE FALTAM SAIR DO ÔNIBUS? ___________

C) QUANTAS CRIANÇAS FORAM AO PLANETÁRIO NESSE ÔNIBUS? ___________

Resposta:

a. 10 crianças.

b. 7 crianças.

c. 17 crianças.

Questão 1 - Língua Portuguesa - Módulo 5 - Aprender brincando - Exercícios (pg. 94) - BY NC 3.0BR

O que está acontecendo na imagem?

Resposta:

Respostas pessoais. Espera-se que os alunos identifiquem que as crianças estão brincando de cabo de guerra em um parque.

Questão 1 - Língua Portuguesa - Módulo 7 - Viva a diversidade! - Exercício - Para praticar: Você é o escritor! - BY NC 3.0BR

Texto opinativo

Neste módulo, você leu um texto opinativo sobre preconceito. Agora é sua vez de produzir um texto desse tipo para apresentar sua opinião aos colegas.

Planejamento

• Escolha um tema sobre o qual você gostaria de opinar.

• Pesquise esse tema; assim você terá mais embasamento para manifestar sua opinião.

• Proponha reflexões e questionamentos sobre o tema antes de deixar clara sua opinião sobre ele.

Rascunho

Os textos opinativos são importantes porque, por meio deles, podemos expressar nossos pensamentos e comunicar nossa opinião a respeito de algo.

Em um rascunho, escreva os pontos positivos e negativos do tema escolhido. Ao manifestar sua opinião, procure mostrar os motivos pelos quais você pensa dessa forma e apresente as pesquisas que contribuíram para a formação de seu ponto de vista.

Revisão

Avalie o esboço de seu texto, preenchendo a tabela a seguir.

Meu texto

Se necessário, refaça o texto acertando o que for preciso. Faça a versão final em folha avulsa e entregue ao professor para que ele possa corrigi-lo.

Questão 1 - Língua Portuguesa - Módulo 8 - Fatos do cotidiano - Exercícios (pg. 148) - BY NC 3.0BR

• O que as crianças estão fazendo?

Resposta:

Respostas pessoais. Espera-se que os alunos compartilhem as experiências de sua rotina.

Questão 1 - História - Módulo 2 - Os primeiros hominídeos - Exercício - Gotinhas de saber - BY NC 3.0BR

Pré o quê?

A invenção da escrita foi considerada algo tão genial que os historiadores do passado decidiram dividir a História em Pré-História e História, sendo o marco inicial da História a invenção da escrita, o que teria ocorrido por volta de 3500 a.C.

Atualmente, essa divisão em Pré-História e História é criticada pela maioria dos historiadores.

Afinal, será que antes da escrita os povos não tinham história? E aqueles povos que não desenvolveram a escrita? Eles não possuem história?

Resposta:

A escrita foi uma invenção importante para alguns povos; já outros nunca tiveram a necessidade de desenvolver uma forma de registro escrito. Usavam a memória e as histórias transmitidas oralmente para lembrar as coisas importantes para a comunidade.

Questão 1 - Matemática - Módulo 1 - Números ao meu redor - Exercícios - Para aprender: O material dourado e os números - BY NC 3.0BR

QUE NÚMEROS ESTÃO REPRESENTADOS COM AS PEÇAS DO MATERIAL DOURADO?

Resposta:

Questão 1 - Matemática - Módulo 1 - Números ao meu redor - Exercícios - Leitura de imagem - BY NC 3.0BR

VOCÊ CONHECE AS BRINCADEIRAS INFANTIS DE NOSSO FOLCLORE APRESENTADAS NAS IMAGENS A E ABAIXO? E OUTRAS BRINCADEIRAS DO FOLCLORE?

Resposta:

Resposta pessoal.

Questão 1 - Língua Portuguesa - Módulo 1 - Cordel encantado - Exercícios - Para aprender: De olho no texto (pg. 18 - 19) - BY NC 3.0BR

Releia esta estrofe.

Esse aqui, caros ouvintes, Versa sobre união Que com ela nunca vamos Errantes em contramão Só com uma andorinha Nunca se faz verão.

a) A quem o texto se dirige?

b) Assinale V para as alternativas verdadeiras e F para as falsas.

• O texto é dirigido aos ouvintes, provavelmente, porque:

(  ) pode ser declamado em locais públicos, como feiras populares, praças e saraus.

(  ) além da leitura silenciosa em livro, também pode ser utilizado em uma apresentação oral.

(  ) foi feito apenas para a leitura silenciosa do livro em que foi publicado.

Resposta:

a) Ao público, a quem ouve o cordel (os ouvintes).

b) V

V

F

Questão 1 - Língua Portuguesa - Módulo 2 - Estampado de histórias - Exercícios (pg. 30) - BY NC 3.0BR

O que você vê na imagem? 

Resposta:

Resposta pessoal.

Questão 1 - Língua Portuguesa - Módulo 4 - O espetáculo vai começar! - Exercícios - Para aprender: Palavras terminadas em -ez, -eza - BY NC 3.0BR

Você já pensou em fazer aulas de teatro? Leia este trecho de um anúncio de uma escola de teatro:

Deixe-se levar pela delicadeza de um sorriso e melhore a autoconfiança, a concentração, a expressão, a desenvoltura, o equilíbrio, a postura corporal e a sociabilização.

O substantivo delicadeza deriva de um adjetivo. Que adjetivo é esse?

Resposta:

Delicadeza deriva do adjetivo delicado.

Questão 1 - Língua Portuguesa - Módulo 7 - Viva a diversidade! - Exercício - Para começar - BY NC 3.0BR

Por que você acha que algumas pessoas têm preconceitos? Você ou alguém próximo de você já sofreu preconceito?

Resposta:

Pergunte aos alunos se sabem o que significa preconceito. Deixe que eles expliquem com as próprias palavras.

Questão 1 - Matemática - Módulo 3 - Medidas de tempo e de temperatura - Exercícios - Para aprender: Quinzena, bimestre, trimestre e semestre - BY NC 3.0BR

Vamos organizar agrupamentos em um calendário? Observando um calendário do ano em que estamos, responda às seguintes questões.

a) Quais são os seis primeiros meses do ano?

b) Quais são os seis meses seguintes?

c) Escreva de três em três o nome dos meses do ano na ordem em que eles aparecem no calendário.

d) Escreva de dois em dois o nome dos meses do ano na ordem em que eles aparecem no calendário.

e) Considerando um mês de 30 dias, faça dois agrupamentos de 15 dias respeitando a ordem dos dias no calendário. Em que dia começa e em que dia termina o primeiro agrupamento? E o segundo agrupamento?

Resposta:

a) Janeiro, fevereiro, março, abril, maio e junho.

b) Julho, agosto, setembro, outubro, novembro e dezembro.

c) Janeiro, fevereiro e março; abril, maio e junho; julho, agosto e setembro; outubro, novembro e dezembro.

d) Janeiro e fevereiro; março e abril; maio e junho; julho e agosto; setembro e outubro; novembro e dezembro.

e) Primeiro agrupamento: começa no dia 1 e termina no dia 15; segundo agrupamento: começa no dia 16 e termina no dia 30.

Questão 1 - Geografia - Módulo 4 - O continente americano - Exercícios - Para aprender: América do Norte - BY NC 3.0BR

A América do Norte é a parte do continente americano com maior extensão territorial e é composta de apenas três países: Canadá, Estados Unidos e México. É formada também por ilhas, destacando-se a Groenlândia (que pertence à Dinamarca) pelo seu tamanho. Conheça um pouco desses países nas imagens.

cosmopolita: cidade ou indivíduo influenciado por culturas de vários países.

Que países compõem a América do Norte?

Resposta:

Canadá, Estados Unidos e México.

Questão 1 - Língua Portuguesa - Módulo 5 - Receitas que encantam - Exercícios (pg. 86) - BY NC 3.0BR

ALGUÉM DA CLASSE QUER APRENDER A COZINHAR?

Resposta:

Resposta pessoal.

Questão 1 - Matemática - Módulo 3 - Adição e subtração - Exercícios (pg. 56) - BY NC 3.0BR

AS CRIANÇAS ESTÃO INDO A UM PLANETÁRIO. VOCÊ JÁ VISITOU ALGUM?

Resposta:

Resposta pessoal.

Questão 1 - Língua Portuguesa - Módulo 4 - O espetáculo vai começar! - Exercício - Para praticar: Vamos praticar a oralidade - BY NC 3.0BR

Peça de teatro

Planejamento

Combine com o professor e com a turma um dia para a representação das cenas. A encenação deverá ser feita em duplas. Para isso, o professor vai organizar as duplas e cada um dos membros vai representar um personagem, o jumento ou o cachorro. No dia combinado, forme uma roda com os colegas para que as duplas possam representar a cena dentro dela.

Como você já sabe, para representar uma cena, é preciso estar bem preparado. Para que uma cena seja bem interpretada, o texto não pode ser lido. Mesmo assim, é bom estudar bastante o texto da cena para não se esquecer de nenhuma fala e para poder representar bem os personagens. Valorize o humor, o mistério, o exagero, etc. Desse modo, você provocará uma boa impressão em seus colegas e prenderá a atenção deles.

Rascunho 

Assim que você e seu colega escolherem quem vai representar cada personagem, organizem as falas e façam marcações em pontos importantes para indicar, por exemplo, pausas ou gestos que possam contribuir para o efeito dramático da cena.

Apresentação

No dia da apresentação, cuidem para que todos os detalhes da cena estejam em ordem. Se possível, não leiam as falas. Aproveitem os dias que antecedem à apresentação para ensaiar bastante e sigam estas orientações:

• Tente não ler as falas, mas, se preferir, improvise caso se esqueça de alguma!

• Não fale nem muito baixo nem muito alto. Quanto mais natural, melhor.

• Fale com entonação e faça pausas; não fale muito depressa nem devagar demais. Os colegas não podem perder nenhum detalhe da encenação, e as pausas devem servir para causar efeito dramático na cena e prender a atenção deles.

• Pronuncie bem as palavras e preste atenção na reação dos colegas. Isso é fundamental para representar o personagem e improvisar!

• Respeite os colegas quando for a vez deles de apresentar a encenação.

Revisão

Depois da sua apresentação, faça um X nos itens da tabela abaixo, de acordo com a sua experiência nesta atividade.

Questão 1 - Língua Portuguesa - Módulo 7 - Viva a diversidade! - Exercício - Para praticar: Vamos praticar a oralidade - BY NC 3.0BR

Planejamento

1 Você leu tirinhas e textos opinativos sobre alguns tipos de preconceito e sobre a prática do bullying. Agora é sua vez de opinar. Reúna-se em grupo para criar argumentos e opiniões sobre o tema que será proposto pelo professor. O objetivo é debater esse assunto com os demais grupos da classe, emitindo sua opinião com clareza e ouvindo as opiniões de todos.

Apresentação

2 Preparado para um debate com seus colegas? Então, vamos começar!

Revisão

3 Chegou o momento de refletir sobre sua experiência, fazendo um X na tabela abaixo.

Questão 1 - Língua Portuguesa - Módulo 7 - Viva a diversidade! - Exercício - Para praticar: Vamos testar! - BY NC 3.0BR

De acordo com a tirinha acima, qual das informações a seguir está correta?



( a )

O racismo não é considerado um tipo de preconceito. 

( b )

Não há informação suficiente sobre racismo. 

( c )

Não podemos amar pessoas ou bichinhos diferentes. 

( d )

Apesar de tanta informação, o racismo continua existindo.

Questão 1 - Física - Setor A - Exercícios - Capítulo 1 - BY NC 3.0BR

Considere as afirmações a seguir:

1a) Muitos se surpreendem com a expressão grandeza física. E com razão, pois grandeza, no sentido mais comum, é a qualidade do que é grande. Quando falamos da grandeza do Saara, do Rio Amazonas, estamos nos referindo a suas grandes dimensões. Mas, na expressão grandeza da alma, por exemplo, o termo passa a ser um qualificador e não uma referência à sua extensão. Na Física, grandeza passa a ter outro significado, o de poder ser medido por instrumento ou processo. Comprimento, massa, tempo e velocidade são grandezas físicas, pois podem ser medidos com régua, balança, relógio e velocímetro. Em casos como a distância de Júpiter ao Sol, a massa do próton, a idade da Terra e a velocidade da luz, não é possível medir com os instrumentos citados, sendo necessários processos que vão sendo aperfeiçoados com a evolução tecnológica.

2a) O filósofo francês Augusto Comte (1798-1857), cujas ideias tiveram grande importância na formação do estado brasileiro, considerava que certos conhecimentos seriam eternamente inacessíveis. Entre eles estava a composição química e as características físicas do Sol e demais estrelas. Portanto, como não temos balança suficientemente grande, é impossível determinar a massa do Sol e, como não temos como colher uma amostra dele, não há como saber sua composição.

3a) Em 1792, dois astrônomos franceses, Jean Baptiste Joseph Delambre (1749-1822) e Pierre François André Méchain (1744-1804), foram encarregados de medir o comprimento do meridiano de Greenwich no trecho entre o polo norte e a linha do equador. Três anos depois chegaram ao valor que, utilizando unidades do SI, é 10 000 000 m. Levantamentos atuais feitos por satélites mostram que essa distância é 10 002 290 m.

4a) As medidas das grandezas físicas são continuamente afetadas pelo desenvolvimento tecnológico.

Sobre estas afirmações está correto afirmar que:



( a )

Augusto Comte estava correto, não temos como saber a massa do Sol nem sua composição química.

( b )

A expressão grandeza física é destituída de sentido.

( c )

A dupla Delambre-Méchain cometeu um erro de aproximadamente 2,3%.

( d )

As medidas físicas realizadas não dependem do desenvolvimento tecnológico.

( e )

A precisão das medidas físicas depende de tecnologia e, desse modo, está sujeita a alteração em função do desenvolvimento tecnológico.

Questão 1 - Língua Portuguesa - Módulo 1 - Histórias para ouvir e contar - Exercícios - Para praticar: Agora é com você! - BY NC 3.0BR

LEIA A FÁBULA ABAIXO.

O MACACO E O CAMELO

NUMA REUNIÃO DE BICHOS, UM MACACO SE LEVANTOU E DANÇOU. FEZ GRANDE SUCESSO:

— COMO É ENGRAÇADO!

— COMO DANÇA BEM!

E TODOS APLAUDIRAM. UM CAMELO, COM INVEJA, QUIS GANHAR OS MESMOS ELOGIOS. LEVANTOU-SE E FOI DANÇAR. NÃO TINHA O  MENOR JEITO. EMBRULHOU AS QUATRO PATAS DE TAL MANEIRA QUE OS BICHOS MORRERAM DE RIR:

— MAS QUE EXIBIDO!

— POR QUE ELE NOS OCUPA COM ESSAS BOBAGENS?

E COMO O CAMELO INSISTIA, PERDERAM A PACIÊNCIA E ACABARAM POR EXPULSÁ-LO DA REUNIÃO.

HANS GÄRTNER. 12 FÁBULAS DE ESOPO. SÃO PAULO: ÁTICA, 1996. P. 12

Estes materiais são parte integrante das coleções da editora Saraiva. Eles poderão ser reproduzidos desde que o título das obras e suas respectivas autorias sejam sempre citadas