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O Sol e a Lua
O Sol pediu a Lua em casamento Disse que já a amava há muito tempo Desde a época dos dinossauros, Pterodátilos, tiranossauros... Quando nem existia a bicicleta Nem o velotrol, nem a motocicleta Mas a Lua achou aquilo tão estranho Uma bola quente que nem toma banho!
Imagine só! Tenha dó! Pois meu coração não pertence a ninguém Sou a inspiração de todos os casais, Dos grandes poetas aos mais normais Sai pra lá, rapaz!
O Sol pediu a Lua em casamento E a Lua disse: “Não sei, não sei, não sei Me dá um tempo”.
O Sol pediu a Lua em casamento E a Lua disse: “Não sei, não sei, não sei Me dá um tempo”.
E 24 horas depois o Sol nasceu, A Lua se pôs e...
O Sol pediu a Lua em casamento E a Lua disse: “Não sei, não sei, não sei Me dá um tempo”.
E o Sol congelou seu coração.
Mas o astro-rei Com todos os seus planetas, Cometas, asteroides, Terra, Marte, Vênus, Netunos e Uranos Foi se apaixonar justo por ela, Que o despreza e o deixa esperar.
Acontece que o Sol não se conformou Foi pedir ao Vento para lhe ajudar Mas o Vento nem sequer parou Pois não tinha tempo para conversar. O Sol sem saber mais o que fazer Com tanto amor pra dar, Começou a chorar E a derreter Começou a chover e a molhar E a escurecer.
O Sol pediu a Lua em casamento E a Lua disse: “Não sei, não sei, não sei Me dá um tempo”.
O Sol pediu a Lua em casamento E a Lua disse: “Não sei, não sei, não sei Me dá um tempo”.
E 24 horas se passaram e outra vez o Sol se pôs, a Lua nasceu E de novo e de novo e de novo...
O Sol pediu a Lua em casamento, E a Lua disse: “Não sei, não sei, não sei Me dá um tempo”.
E o Sol congelou seu coração.
Se a Lua não te quer, tudo bem Você é lindo, cara E seu brilho vai muito mais além Um dia você vai encontrar alguém Que com certeza vai te amar também
PINTO, Antonio; BARROS, Taciana. O Sol e a Lua. Pequeno Cidadão, da banda Pequeno Cidadão. São Paulo: Ambulante Estúdio, 2009.
pterodátilo: réptil voador do período Jurássico superior, caracterizado por um bico longo e cheio de pequenos dentes
tiranossauro: gênero de dinossauro do período Cretáceo, caracterizado por ter braços pequenos e finos com apenas dois dedos.
velotrol: triciclo infantil.
asteroide: pequeno corpo rochoso de estrutura metálica, parecido com uma estrela, que orbita o Sol.
Durante a leitura, você imaginou que a Lua fosse se casar com o Sol? O que você achou da decisão da Lua?
Resposta pessoal.
Em qual opção não encontramos a correspondência entre o grau normal da palavra e seu aumentativo ou diminutivo?
a) Enviei cartas para meus amigos. / Os cartões foram perdidos junto com a carteira.
Minha cabeça está doendo. / Aquele animal possui uma cabeçorra.
O fantasminha assusta as crianças. / O fantasma é o personagem principal do filme.
As crianças são muito verdadeiras. / As criancinhas são bem educadas.
Preciso levar essa ideia adiante
Conheça o cientista que mostrou que os continentes eram unidos no passado
Atenção! Se você é do tipo de pessoa que vive perguntando o que somos, de onde viemos e como eram as coisas no passado, aqui está mais uma página para completar o misterioso livro da evolução. Você já imaginou como era o mundo há milhões de anos? Pois era bem diferente do que é hoje.
Quando olhamos para o globo, vemos cada continente ocupando sua posição de sempre, formando um desenho que já conhecemos muito bem. Mas e se cada continente fosse a peça de um quebra-cabeça? Será que poderíamos montá-lo, formando um único e enorme pedaço de terra?
A resposta é sim. Só que, para vermos esse quebra-cabeça montado, teríamos que voltar no tempo uns 250 milhões de anos… Isso porque, naquela época, os blocos continentais que hoje estão espalhados pelo globo formavam um único e grande continente. Esse megacontinente foi se dividindo e suas partes foram se afastando até chegarem à posição que ocupam atualmente. Espera aí… Isso quer dizer então que os continentes se mexem?!
Se essa ideia lhe causou espanto, imagine só a reação das pessoas quando ela foi proposta em 1912 por um cientista alemão muito sabido chamado Alfred Wegener. A hipótese que levantou, revolucionária para a época, foi ridicularizada pela maioria de seus colegas. Poucos o apoiaram, pois sua proposta ia contra a crença aceita na época, segundo a qual os continentes e oceanos ocupariam posições permanentes no globo. Mas Wegener estava convencido da sua teoria. Só faltava provar…
[...]
Tudo começou em 1910, quando a semelhança entre os contornos dos diferentes continentes despertou a curiosidade de Alfred Wegener. Então, ele escreveu à sua futura esposa: “A costa leste da América do Sul não se encaixa perfeitamente na costa oeste da África, como se um dia tivessem estado juntas? Essa é uma ideia que preciso levar adiante.” E foi o que fez.
Pesquisando o assunto, descobriu que outros cientistas já tinham pensado na possibilidade de haver uma conexão entre os continentes no passado. Eles acreditavam, entretanto, que estavam ligados entre si por pontes de terra, que teriam afundado, formando os oceanos.
Wegener propôs algo diferente: antigamente, existia um supercontinente, que chamou de Pangeia (do grego “terra total”). Há cerca de 200 milhões de anos, a Pangeia foi se dividindo em vários blocos, que foram se deslocando lentamente, percorrendo milhares de quilômetros até ocuparem a posição atual. Como prova disso, o cientista apontou uma série de semelhanças entre a costa da África e da América do Sul: o relevo das duas regiões se completava, como se tivessem sido formadas juntas e depois se separado e, apesar de haver um oceano entre os dois continentes, foram encontrados fósseis de animais da mesma espécie e época em ambos, bem como plantas parecidas.
Para convencer os cientistas, entretanto, faltava ainda encontrar a chave do problema: descobrir qual era a força que dava o “empurrãozinho” para os continentes se deslocarem.
CARNEIRO, Júlia Dias. Ciência hoje das crianças. Disponível em: . Acesso em: 15 jan. 2018.
De acordo com a leitura, os continentes sempre estiveram na posição que ocupam atualmente? Por quê?
Não, segundo o texto, há milhões de anos, os continentes eram unidos em uma só porção de terra, tendo a forma de um continente gigante.
OBSERVE AS LETRAS DO TÍTULO QUE SE VÊ NA CAPA DO LIVRO A CASA QUE PEDRO FEZ.

A) QUANTAS PALAVRAS O TÍTULO APRESENTA?
B) HÁ LETRAS QUE SE REPETEM NO TÍTULO DO LIVRO? QUAIS?
C) QUAL É O TIPO DE LETRA QUE APARECE NESSE TÍTULO, MAIÚSCULA OU MINÚSCULA?
D) TODOS OS TÍTULOS DE LIVROS TÊM O MESMO TIPO DE LETRA? POR QUÊ?
a) Cinco.
b) Sim, as letras A e E.
c) Aparecem os dois tipos de letra, maiúsculas (A e P) e as demais minúsculas.
d) Não, porque elas podem ser de imprensa ou cursiva, maiúscula ou minúscula, etc.
A CASA QUE PEDRO FEZ
ESTA É A CASA QUE PEDRO FEZ ESTE É O BAÚ CHEIO DE BRINQUEDOS QUE ESTÁ NA CASA QUE PEDRO FEZ.
ESTE É O RATO QUE ROEU OS BRINQUEDOS DO BAÚ QUE ESTÁ NA CASA QUE PEDRO FEZ.
ESTE É O GATO QUE PEGOU O RATO QUE ROEU OS BRINQUEDOS DO BAÚ QUE ESTÁ NA CASA QUE PEDRO FEZ.

ESTE É O CÃO QUE MORDEU O GATO QUE PEGOU O RATO QUE ROEU OS BRINQUEDOS DO BAÚ QUE ESTÁ NA CASA QUE PEDRO FEZ.
ESTA É A VACA QUE CORREU ATRÁS DO CÃO QUE MORDEU O GATO QUE PEGOU O RATO QUE ROEU OS BRINQUEDOS DO BAÚ QUE ESTÁ NA CASA QUE PEDRO FEZ.
ESTA É A MOÇA QUE TIROU O LEITE DA VACA QUE CORREU ATRÁS DO CÃO QUE MORDEU O GATO QUE PEGOU O RATO QUE ROEU OS BRINQUEDOS DO BAÚ QUE ESTÁ NA CASA QUE PEDRO FEZ.
ESTE É O MOLEQUE QUE ROUBOU O BALDE DA MOÇA QUE TIROU O LEITE DA VACA QUE CORREU ATRÁS DO CÃO QUE MORDEU O GATO QUE PEGOU O RATO QUE ROEU OS BRINQUEDOS DO BAÚ QUE ESTÁ NA CASA QUE PEDRO FEZ.
ESTE É O HOMEM QUE CASTIGOU O MOLEQUE QUE ROUBOU O BALDE DA MOÇA QUE TIROU O LEITE DA VACA QUE CORREU ATRÁS DO CÃO QUE MORDEU O GATO QUE PEGOU O RATO QUE ROEU OS BRINQUEDOS DO BAÚ QUE ESTÁ NA CASA QUE PEDRO FEZ.

ESTE É O GALO QUE ACORDOU O HOMEM QUE CASTIGOU O MOLEQUE QUE ROUBOU O BALDE DA MOÇA QUE TIROU O LEITE DA VACA QUE CORREU ATRÁS DO CÃO QUE MORDEU O GATO QUE PEGOU O RATO QUE ROEU OS BRINQUEDOS DO BAÚ QUE ESTÁ NA CASA QUE PEDRO FEZ. [...]

IRAMI B. SILVA E ERDNA PERUGINE NAHUM. A CASA QUE PEDRO FEZ. SÃO PAULO: SCIPIONE, 1995.
MARQUE COM UM X O NOME DO ANIMAL QUE ROEU OS BRINQUEDOS DO BAÚ.
( ) O RATO.
( ) O GATO.
( ) A VACA.
( ) O GALO.
( x ) O RATO.
COMPLETE O CALENDÁRIO A SEGUIR DE ACORDO COM O MÊS EM QUE ESTAMOS. DEPOIS, RESPONDA ÀS QUESTÕES.

A) NESSE MÊS, QUAIS DIAS ESTÃO INDICADOS COMO SÁBADO? E COMO DOMINGO?
B) QUANTOS DIAS SE PASSAM ENTRE DOIS SÁBADOS? E ENTRE DUAS QUARTAS-FEIRAS?
C) EM QUE DIA DA SEMANA COMEÇOU ESSE MÊS?
a) Resposta de acordo com o mês de realização desta atividade.
b) Espera-se que os alunos respondam que tanto entre dois sábados quanto entre duas quartas-feiras se passam 7 dias.
c) Resposta de acordo com o mês de realização desta atividade.
Releia este trecho da linha do tempo.

• Reúna-se com um colega e, seguindo o exemplo, complete a coluna abaixo.


VOCÊ VAI LER A HISTÓRIA DE DUAS IRMÃS MUITO DIFERENTES. SERÁ QUE AS AÇÕES DESSAS IRMÃS PODERIAM MUDAR A VIDA DELAS?
DIAMANTES E SAPOS
ERA UMA VEZ UMA VIÚVA QUE TINHA DUAS FILHAS. A MAIS NOVA ERA MUITO DOCE E ESTAVA SEMPRE SORRINDO. JÁ A MAIS VELHA ERA RABUGENTA E EGOÍSTA, COMO A MÃE.
AS DUAS VIVIAM INFERNIZANDO A VIDA DA CAÇULA.
UM DIA ELAS A MANDARAM BUSCAR ÁGUA NO POÇO.
LÁ A CAÇULA ENCONTROU UMA VELHA QUE LHE PEDIU UM POUCO DE ÁGUA.
“TOME” , DISSE A GAROTA. A VELHA, QUE ERA UMA FADA DISFARÇADA, FICOU TÃO CONTENTE COM A BONDADE DA MOÇA QUE LHE DEU UM DOM SECRETO.
QUANDO CHEGOU EM CASA, ELA FOI REPREENDIDA PORQUE DEMOROU PARA VOLTAR. QUANDO FOI EXPLICAR, UMA CASCATA DE FLORES E DIAMANTES SAIU JUNTO COM AS PALAVRAS, POIS ERA ESSE SEU DOM SECRETO.
“VÁ ATÉ O POÇO, DEPRESSA!” , A MÃE ORDENOU À FILHA MAIS VELHA.
A RABUGENTA CORREU ATÉ LÁ E ENCONTROU UMA JOVEM SENHORA QUE LHE PEDIU UM POUCO DE ÁGUA.
“NÃO DOU” . A JOVEM SENHORA, QUE ERA UMA FADA, FICOU TÃO IRRITADA COM A GROSSERIA DA MOÇA QUE LHE DEU UM DOM SECRETO.
QUANDO A RABUGENTA CHEGOU EM CASA E ABRIU A BOCA PARA CONTAR O QUE TINHA ACONTECIDO, CUSPIU SAPOS, LAGARTOS E COBRAS!
A CAÇULA FOI EXPULSA DE CASA. MAS UM PRÍNCIPE A ENCONTROU E, ENCANTADO COM SUA BELEZA E COM AS PRECIOSIDADES QUE LHE SAÍAM DA BOCA, PEDIU-A EM CASAMENTO. QUANTO À FILHA MAIS VELHA, NINGUÉM QUERIA CHEGAR PERTO DELA. A INFELIZ PASSOU O RESTO DA VIDA SOZINHA.
MARY HOFFMAN. MEU PRIMEIRO LIVRO DE CONTOS DE FADAS. SÃO PAULO: COMPANHIA DAS LETRINHAS, 2003. VERSÃO DO CONTO ORIGINAL DE CHARLES PERRAULT.
A tecla de um computador estava com defeito: cada vez que o algarismo 4 era digitado, aparecia a letra Y. Quantas unidades a letra Y representa no número 65 Y98? Marque com um X.
4 000
400
40
Você já bebeu água de coco?
Resposta pessoal.
Leia o conto que não tem título e foi extraído do livro Capulana: um pano estampado de histórias, que veremos mais adiante, na seção Para explorar – Cantinho de leitura.
Um belo dia, uma mãe deixou o seu bebê de colo por debaixo da sombra da frondosa frangipani enquanto foi tirar água ao poço.
O menino, que já tinha os olhos bem abertos, curioso para descobrir o mundo que lhe rodeava, fazia um grande esforço para olhar para além da árvore onde se encontrava.
Nesse esforço, ele chorava e chorava, que metia pena para quem ouvia.
Da copa da majestosa árvore desceu um mocho, que é como aqui chamam a coruja, com seus olhos globosos. Sentou-se do lado direito do bebê e começou a contar como, do alto da copa das árvores, vê os ratos e as cobras que caça. O pássaro contou à criança como era a savana lá do alto, como as pessoas, as árvores e até os elefantes ficavam tão pequenos vistos de cima.
O menino forçava as vistas, tentando enxergar aquilo que o mocho descrevia. Esforçou-se tanto que começou a chorar sem parar. Assustado, o mocho voou novamente para o alto da copa do frangipani.
Alertado pelo choro do menino, veio o camaleão devagar e camuflado pelo capim e, para acalmar o bebê, sentou-se do lado esquerdo e começou a cantar suavemente. O pequeno logo se calou.

Entusiasmado, o camaleão começou então a contar as façanhas que usa para se camuflar, ora com a cor da terra, ora com a cor das folhas, dos ramos e dos troncos. Contou os seus truques para caçar moscas e gafanhotos. Aí está o problema do camaleão, ele é muito calmo, mas na primeira oportunidade faz tudo às pressas. Empolgado, o camaleão procurou demonstrar com a sua grande língua como se apanha uma mosca, e, sem querer, assustou o menino, que desatou a chorar mais uma vez.
O choro do menino chamou a atenção da mãe, que rapidamente foi acalmá-lo. Enquanto o acarinhava em seus braços, a mãe notou que os olhos do menino estavam diferentes. Levou-o ao marido, que também notou que o pequeno tinha os olhos virados cada um para um lado.
Preocupados, levaram-no ao curandeiro mais famoso da aldeia.
O homem mandou tocar os batuques, acendeu os incensos e esfregou a banha da poderosa jiboia sob a testa do menino. Após lançar os búzios, que é por onde os espíritos falam, ele prestou atenção ao que diziam. Depois de muito tempo a decifrar a mensagem dos espíritos, o velho sábio disse:
— Este menino não é gente. É metade camaleão e metade mocho. Um olho vê e observa o mundo como um mocho, e o outro vê como um camaleão.
Percebendo o desespero dos pais, o curandeiro com solução para mil e um problemas disse:
— Ele só se vai tornar gente depois que a mãe, na noite de lua cheia, lhe der um banho com água destas folhas que lhe entrego agora e carregá-lo às costas embrulhado numa capulana para lhe mostrar os caminhos que ele precisa para aprender a viver.
LIMA, Heloisa Pires; LEMOS, Mário; STARKOFF, Vanina (ilustrações). Capulana: um pano estampado de histórias. São Paulo: Scipione, 2014. p. 34-35.

GLOSSÁRIO *frondoso: adjetivo que é sinônimo de “folhudo”, ou seja, que tem muitas folhas *frangipani: tipo de planta. *curandeiro: pessoa que trata dos doentes utilizando rezas e feitiçarias.
Qual é a sua opinião sobre esse conto? Converse com os colegas.
Respostas pessoais. Deixe que os alunos discutam sobre o texto e pergunte a que conclusão chegaram: eles gostaram ou não? Por quê? Ouça a impressão deles e converse sobre o fato de os africanos tentarem explicar o mundo por meio de histórias.
Um menino foi até o sorvetero e pergunto: — Tem sorvete de ervilhas? — Não. No outro dia, o menino volto e pergunto de novo: — Tem sorvete de ervilhas? — Não. Então, o sorvetero penso: “Já sei, eu vo fazer um sorvete de ervilhas para esse menino porque aí ele vai parar de me torrar a paciência”. E fez o tal sorvete. No dia seguinte, o menino volto lá e pergunto: — Tem sorvete de ervilhas? — Tem. — Eeeeeeca!
TADEU, Paulo. Proibido para maiores: as melhores piadas para crianças. São Paulo: Matrix, 2007. p. 7.
A piada que você acabou de ler é engraçada porque acontece algo inesperado. Assinale a alternativa correta:
a) O menino amava sorvete de ervilha e, geralmente, é um sabor de que poucos gostam.
O sorveteiro sempre fazia o sabor ervilha, que acabava justamente quando o menino chegava.
O sorveteiro esperava que o menino gostasse de sorvete de ervilha, entretanto, ele não gostava.
O sabor de ervilha era muito tradicional na Grécia antiga, voltando à moda após o pedido do menino.
Observe

A poluição do solo é causada pela mudança na natureza do solo, e essa mudança pode acontecer quando substâncias químicas ou resíduos (tanto sólidos quanto líquidos) são despejados em lugares inapropriados. Muitas vezes essas substâncias estão no lixo das nossas casas.

A poluição visual é provocada pelo excesso de anúncios nas grandes cidades.
Observe com atenção as imagens anteriores. Os locais retratados estão limpos ou precisam de cuidados?
O primeiro está sujo, precisando de cuidados, e o segundo parece limpo.
As diversas paisagens da Terra
O planeta Terra apresenta uma grande variedade de paisagens. Paisagem é tudo o que pode ser visto e percebido em um lugar em determinado momento.
Cada paisagem tem diferentes características. Os elementos naturais que podem compor as paisagens são os oceanos, os rios, as montanhas, as plantas e os animais. As pessoas e as construções são alguns dos elementos culturais que também podem compor uma paisagem.
Nos continentes podemos observar paisagens bastante modificadas pelo ser humano. Observe algumas delas nas imagens a seguir.

Meu primeiro atlas dobra e desdobra do mundo, Maria Elisa Bifano (tradutora). Yoyo Books, 2013. Esse atlas apresenta as características de todos os continentes, bem como as bandeiras de todos os países do mundo, curiosidades e textos. Traz também um grande mapa-múndi dobrável.
Nos continentes existem também paisagens onde há o predomínio de elementos naturais, ou seja, não transformados pelos seres humanos ou apenas pouco transformados. Verifique nas imagens abaixo.
Esta fotografia é da ilha Wiencke, localizada na Antártida. Esse continente fica coberto por gelo
praticamente o ano todo. As temperaturas muito baixas dificultam a ocupação humana. Lá
não há cidades, apenas algumas bases de pesquisa. Foto de 2015.

É importante destacar que um mesmo continente apresenta paisagens muito diferentes. Vários fatores são responsáveis por essas diferenças, entre eles a localização geográfica. Ela influencia o clima, o tipo de vegetação e as formas de ocupação humana, por exemplo.
GLOSSÁRIO base de pesquisa: local construído para os cientistas desenvolverem pesquisas. Vários países possuem bases na Antártida, entre eles o Brasil. nômade: pessoa que não tem morada fixa; muda constantemente.
O que é paisagem?
Paisagem é tudo aquilo que pode ser visto e percebido em um lugar, em determinado momento. É composta de elementos naturais e culturais.
Os Jogos Olímpicos (ou Olimpíadas) são vistos por milhões de pessoas ao redor do mundo. O símbolo oficial das Olimpíadas é formado por cinco anéis entrelaçados representando a união de cinco continentes do mundo pelo esporte.
Os jogos ocorrem a cada quatro anos, em diferentes locais, e quase todos os países participam, enviando atletas para competir pelas tão sonhadas medalhas (de ouro, de prata ou de bronze). O Brasil já sediou as Olimpíadas. Em 2016 elas foram realizadas no Rio de Janeiro, e o Brasil ganhou 7 medalhas de ouro! Uma delas foi de Rafaela Silva, no judô. Outro destaque daquele ano foi Usain Bolt, atleta jamaicano que ganhou 3 medalhas de ouro no atletismo.

Você sabe o que são continentes?
Resposta pessoal. Verifique as hipóteses dos alunos. Se possível, leve um globo terrestre para a sala de aula e mostre onde fica a Jamaica e diga que fica no mesmo continente que o Brasil (América), mas está na parte central, enquanto o Brasil está na parte sul.

De qual tipo de música você gosta?
Resposta pessoal.
Planejamento
1 Você já fez um depoimento? Chegou sua vez de ser entrevistado e contar um fato cotidiano que tenha acontecido com você.
Apresentação
2 Reúna-se com um colega para criar um depoimento. Cada um deverá pensar em um fato ou episódio da vida cotidiana para contar ao colega. Mas um de cada vez! Vocês vão revezar os papéis: um ficará responsável pelas perguntas e o outro, pelas respostas. Depois, vocês vão trocar os papéis. Prestem atenção ao tema, ao contexto e ao desfecho, assim o depoimento de vocês ficará mais interessante! Vocês podem aproveitar as dicas a seguir:
As principais características do depoimento são:
• Narração de fatos reais vividos por uma pessoa.
• Elementos básicos da narrativa: tempo, espaço, pessoas e sequências de fatos.
Perguntas que podem orientar a criação do depoimento:
• Por que você escolheu esse fato?
• O que aconteceu para esse fato ser tão interessante?
• Quando aconteceu?
• Onde ocorreu o fato?
• Havia alguém com você?
Revisão

Divida os alunos em duplas e oriente-os na criação do depoimento.
A GALINHA RUIVA
UM DIA UMA GALINHA RUIVA ENCONTROU UM GRÃO DE TRIGO.
— QUEM ME AJUDA A PLANTAR ESTE TRIGO? — PERGUNTOU AOS SEUS AMIGOS.
— EU NÃO — DISSE O CÃO.
— EU NÃO — DISSE O GATO.
— EU NÃO — DISSE O PORQUINHO.
— EU NÃO — DISSE O PERU.
— ENTÃO EU PLANTO SOZINHA — DISSE A GALINHA. — COCORICÓ!
E FOI ISSO MESMO QUE ELA FEZ. [...]
— QUEM ME AJUDA A COLHER O TRIGO? — PERGUNTOU A GALINHA AOS SEUS AMIGOS.

— EU NÃO — DISSE O CÃO.
— EU NÃO — DISSE O GATO.
— EU NÃO — DISSE O PORQUINHO.
— EU NÃO — DISSE O PERU.
— ENTÃO EU COLHO SOZINHA — DISSE A GALINHA. — COCORICÓ!
E FOI ISSO MESMO QUE ELA FEZ.
— QUEM ME AJUDA A DEBULHAR O TRIGO?— PERGUNTOU A GALINHA AOS SEUS AMIGOS.
— EU NÃO — DISSE O CÃO.
— EU NÃO — DISSE O GATO.
— EU NÃO — DISSE O PORQUINHO.
— EU NÃO — DISSE O PERU.
— ENTÃO EU DEBULHO SOZINHA — DISSE A GALINHA. — COCORICÓ!
E FOI ISSO MESMO QUE ELA FEZ.
— QUEM ME AJUDA A LEVAR O TRIGO AO MOINHO? — PERGUNTOU A GALINHA AOS AMIGOS.
— EU NÃO — DISSE O CÃO.
— EU NÃO — DISSE O GATO.
— EU NÃO — DISSE O PORQUINHO.
— EU NÃO — DISSE O PERU.
— ENTÃO EU LEVO SOZINHA — DISSE A GALINHA. — COCORICÓ!

E FOI ISSO MESMO QUE ELA FEZ.
QUANDO MAIS TARDE VOLTOU COM A FARINHA, PERGUNTOU:
— QUEM ME AJUDA A ASSAR A FARINHA?
— EU NÃO — DISSE O CÃO.
— EU NÃO — DISSE O GATO.
— EU NÃO — DISSE O PORQUINHO.
— EU NÃO — DISSE O PERU.
— ENTÃO EU ASSO SOZINHA — DISSE A GALINHA. — COCORICÓ!
A GALINHA RUIVA ASSOU A FARINHA E COM ELA FEZ UM LINDO PÃO.
WILLIAM J. BENNETT. O LIVRO DAS VIRTUDES PARA CRIANÇAS. RIO DE JANEIRO: NOVA FRONTEIRA, 1997. P. 46. (ADAPTADO.)
GLOSSÁRIO DEBULHAR: TIRAR OS GRÃOS; DESCASCAR. MOINHO: MÁQUINA DE MOER GRÃOS OU CASA ONDE ESTÁ INSTALADA A MÁQUINA.
E AGORA, O QUE VOCÊ ACHA QUE VAI ACONTECER? ACOMPANHE O ÚLTIMO TRECHO DA HISTÓRIA E COMPLETE COM O NOME DOS PERSONAGENS.
— QUEM QUER COMER ESSE PÃO? — PERGUNTOU A GALINHA.
— EU QUERO — DISSE O ______________________________ .
— EU QUERO — DISSE O ______________________________ .
— EU QUERO — DISSE O ______________________________ .
— EU QUERO — DISSE O ______________________________ .
— ISSO É QUE NÃO! SOU EU QUEM VAI COMER ESSE PÃO! — DISSE A GALINHA. — COCORICÓ!
LEIA NOVAMENTE UM TRECHO DO TEXTO A CASA QUE PEDRO FEZ.
ESTE É O GALO QUE ACORDOU O HOMEM QUE CASTIGOU O MOLEQUE QUE ROUBOU O BALDE DA MOÇA QUE TIROU O LEITE DA VACA QUE CORREU ATRÁS DO CÃO QUE MORDEU O GATO QUE PEGOU O RATO QUE ROEU OS BRINQUEDOS DO BAÚ QUE ESTÁ NA CASA QUE PEDRO FEZ
Você conhece a castanha-do-pará? Na fazenda do senhor Geraldo são produzidos, ao ano, aproximadamente 326 674 quilogramas dessa castanha. Veja a produção dessa fazenda nos três primeiros meses do ano.

a) Vamos calcular quantos quilogramas de castanha-do-pará a fazenda produziu ao todo nesses três meses?

b) Agora, vamos calcular trocando a ordem, começando com o mês de março, em seguida fevereiro e, depois, janeiro.

c) O resultado mudou quando trocamos a ordem das parcelas?
a) Soma ou total: 1 4 2 6 5 1
b) Soma ou total: 1 4 2 6 5 1
c) Não.
Leia esta letra de canção, composta por Edgar Scandurra e gravada pela banda Pequeno Cidadão.
O uirapuru
O uirapuru cantou Eu nunca vi o uirapuru É raro ver o uirapuru Cabe na palma da mão Tem um bico bem grandão Proporcional, se não me engano, Ao bico do tucano É o uirapuru

• Observe as palavras finais de cada verso e contorne aquelas que rimam. Para cada par use uma cor diferente.


Observe o mapa “As primeiras cidades”. Vemos que as cidades mais antigas surgiram próximas aos rios. Por que isso ocorreu?
Porque o abastecimento de água é fundamental para a vida, possibilitando a agricultura e o abastecimento das cidades.

Considerando que os hominídeos chegaram à América pelo estreito de Bering, como eles fizeram isso?
Eles atravessaram esse estreito que em alguns períodos da História ficou congelado.
Veja a produção da fazenda do senhor José no ano passado.

Veja como o senhor José calculou a quantidade de cocos produzidos na fazenda no primeiro bimestre desse ano.

a) Faça uma estimativa de quantos cocos foram produzidos nos meses de março e abril.
• Agora, calcule quantos cocos foram produzidos nesses dois meses.
b) O que você achou de sua estimativa?
a) Resposta pessoal.
47 685 + 44 213 = 91 898; 91 898 cocos.
b) Resposta pessoal.
Releia o fragmento abaixo prestando atenção nas palavras destacadas.

QUERIDO DIÁRIO
O DIÁRIO É UMA DAS MANEIRAS MAIS COMUNS DE RELATAR HISTÓRIAS PESSOAIS, DE CONTAR COISAS DA NOSSA VIDA E DE FALAR SOBRE NOSSOS MEDOS, ALEGRIAS E PROJETOS. VEJA ABAIXO O TEXTO DE UM DIÁRIO.
VOCÊ SABE QUE EU ESTOU FAZENDO VÁRIAS COISAS AO MESMO TEMPO:
1. LENDO O LIVRO O PEQUENO POLEGAR ÀS SEGUNDAS, QUARTAS E SEXTAS-FEIRAS, E O SÍTIO DO PICAPAU AMARELO ÀS TERÇAS, QUINTAS E SÁBADOS. (JÁ ACABEI ALICE E PETER PAN.)
2. ACABANDO DE INVENTAR A CIDADINA E DESENHANDO A SUA PLANTA.
3. ORGANIZANDO A LISTA DE ANIVERSARIANTES-AMIGOS PARA FAZER O MEU CALENDÁRIO OU A MINHA AGENDA DE ANIVERSÁRIOS.
4. ACABANDO DE FAZER UM CACHECOL DE TRICÔ PARA O MEU PAI.
5. COMEÇANDO A FAZER UM CACHECOL LISTRADO COLORIDO COLETIVO DE TRICÔ PARA O SEU NONÔ.
ALÉM DISSO, EU VOU À ESCOLA, FAÇO LIÇÕES DE CASA, BRINCO SOZINHA OU COM OS MEUS AMIGOS, VISITO O SEU NONÔ, ESCREVO E ESCONDO VOCÊ NO MEU ESCONDERIJO, E AQUI EM CASA, AJUDO A MINHA MÃE QUANDO ELA PEDE... UFA! QUANTA COISA JÁ DEU! POR HOJE É SÓ. EU SÓ QUERIA FAZER ESSA LISTA PARA MOSTRAR A MIM MESMA QUE É BOM NÃO QUERER INVENTAR MAIS NADA POR ENQUANTO.
TCHAUZINHO.
O DIÁRIO ESCONDIDO DA SERAFINA, DE CRISTINA PORTO. 4ª EDIÇÃO . SÃO PAULO: ÁTICA, 2006. P. 42.
QUEM SÃO OS PERSONAGENS QUE APARECEM NO TEXTO?
Diário, Serafina, pai de Serafina, seu Nonô, amigos de Serafina e mãe de Serafina.
Observe as imagens e leia as frases a seguir para identificar aquelas em que as palavras em destaque estão com a grafia adequada. Em seguida, assinale a alternativa que apresenta as frases corretas.

I. Eu sempre me sento neste banco.
II. Quando fui ao cinema, não tinha nenhum acento livre.
III. Ela já estava cem dinheiro na carteira.
IV. Esta paisagem está sem poluição visual.
I e IV.
II e IV.
I e III.
II e III.
O que é esgoto?
Um em cada quatro brasileiros convive com esgoto a céu aberto, diz ANA
Um em cada 4 brasileiros (27%) mora em residências desprovidas de coleta e tratamento de esgoto – e que tampouco possuem fossa séptica – informa um novo relatório da Agência Nacional de Águas, divulgado neste domingo (24). Dentre aqueles que têm o esgoto coletado, 18% não têm serviço de tratamento. [...]
OLIVEIRA, Monique. Um em cada quatro brasileiros convive com esgoto a céu aberto, diz ANA. Disponível em: . Acesso em: 29 mar. 2018.


A reportagem apresenta um dos grandes problemas enfrentados pela população brasileira que vive atualmente em cidades: a falta de tratamento de esgoto.
a) Pesquise o que é esgoto e qual é a importância dele.
b) Observando os gráficos, identifique qual é a região do Brasil onde o tratamento de esgoto é mais inadequado ou inexistente.
a) Espera-se que, a partir da pesquisa, os alunos identifiquem que o esgoto é o despejo da água utilizada em atividades cotidianas que envolvem a nossa higiene e saúde, como tomar banho, lavar roupas ou fazer xixi e cocô usando a descarga.
b) A região é a Norte.
Vamos observar regularidades nas adições abaixo e formar dezenas exatas? Escreva os resultados das adições.
a) 824 + 6 = 844 + 6 = 864 + 6 =
b) 3 243 + 7 = 3 263 + 7 = 3 283 + 7 =
c) 14 542 + 8 = 14 562 + 8 = 14 592 + 8 =
a) 824 + 6 = 830 844 + 6 = 850 864 + 6 = 870
b) 3 243 + 7 = 3 250 3 263 + 7 = 3 270 3 283 + 7 = 3 290
c) 14 542 + 8 = 14 550 14 562 + 8 = 14 570 14 592 + 8 = 14 600
Observe as imagens

Com base na análise das imagens e no que você estudou, elabore um comentário comparando a forma como os hominídeos buscavam alimentos e a forma como conseguimos alimentos hoje.
Resposta pessoal. Espera-se que os alunos respondam que, hoje, quando precisamos de alimentos, geralmente vamos aos mercados ou às feiras de rua, diferentemente da realidade dos povos primitivos, em que ou eles precisavam se deslocar pelas terras à procura de alimento ou, posteriormente, com o desenvolvimento da agricultura, tinham que plantar e colher os frutos de sua própria terra.
Ao corrigir a questão, procure relacionar as imagens com os avanços do sistema comercial, iniciado após a expansão da agricultura.
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