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Questão 1 - História - Módulo 2 - Os primeiros hominídeos - Exercícios - Para começar - BY NC 3.0BR

Na imagem acima vemos a representação de um pequeno grupo de seres humanos do período pré-histórico.

Como você imagina que essas pessoas viviam?

Resposta:

Amplie a discussão perguntando aos alunos do que o ser humano precisa para sobreviver, quais recursos são imprescindíveis e quais são dispensáveis.

Questão 1 - Física - Setor A - Aula 8 - Movimento uniformemente variado (MUV) - Exercícios em classe - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

Um veículo está se movendo ao longo de uma estrada plana e retilínea. Sua velocidade em função do tempo, para um trecho do percurso, foi registrada e está apresentada no gráfico abaixo.

Assinale a alternativa correta:



( a )

De 0 a 5s a aceleração é constante e diferente de zero.

( b )

De 15s a 20s a aceleração é constante e com sinal negativo.

( c )

De 25s a 35s a velocidade escalar instantânea e a aceleração escalar instantânea estão variando.

( d )

A aceleração de 5s a 10s é menor que a aceleração entre 25s e 35s.

( e )

Entre 35s e 40s o sinal da aceleração muda, deixa de ser negativo e passa a ser positivo.

Resposta:

a) Incorreta. De 0 a 5s a velocidade não varia; logo; a aceleração é zero.

b) Correta. Sendo o gráfico da velocidade uma reta decrescente; sua taxa de variação; isto é; sua aceleração é constante e negativa.

c) Incorreta. Sendo o gráfico da velocidade uma reta; sua taxa de variação; isto é; sua aceleração é constante.

d) Incorreta. A inclinação da reta de 5s a 10s é maior que a inclinação do gráfico de 25s a 35s. Assim; sua taxa de variação nesse intervalo de tempo é maior.

e) Incorreta. Entre 35s e 40s o gráfico da velocidade é uma reta decrescente; ou seja; sua aceleração é constante e negativa.

Questão 1 - Química - Setor A - Exercícios - Capítulo 1 - BY NC 3.0BR

Relacione os nomes dos cientistas às alternativas:

I. Demócrito

II. Dalton

III. Thomson

IV. Rutherford

a) Seu modelo atômico era semelhante a uma bola de bilhar.

b) Seu modelo atômico era semelhante a um “pudim de passas”.

c) Foi o primeiro a utilizar a palavra átomo.

d) Criou um modelo para o átomo semelhante ao “Sistema Solar”. 

Resposta:

I-C; II-A; III-B; IV-D

Questão 1 - Química - Setor A - Aulas 5 e 6 - Tabela periódica - Exercícios em classe - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

(Uece) Dmitri Mendeleiev, químico russo (183­107), fez prognósticos corretos para a tabela periódica, mas não soube explicar por que ocorriam algumas inversões na ordem dos elementos. Henry Moseley (1887­115), morto em combate durante a primeira guerra mundial, contribuiu de maneira efetiva para esclarecer as dúvidas de Mendeleiev ao descobrir experimentalmente



( a )

o número atômico dos elementos da tabela periódica.

( b )

a primeira lei de recorrência dos elementos químicos.

( c )

os gases nobres hélio e neônio. 

( d )

o germânio, batizado por Mendeleiev de eka ­silício.

Questão 1 - Química - Setor A - Aula 3 - Relações atômicas de semelhança - Exercícios em classe - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

Considere os átomos representados a seguir:

a) Quais são isótopos?

b) Quais são isóbaros?

c) Quais são isótonos?

d) Quais possuem as mesmas propriedades químicas?

Resposta:

a) I e V

b) II e IV

c) IV e V

d) I e V

Questão 1 - Ciências - Módulo 1 - Alimentos e nutrientes - Exercícios - Para começar - BY NC 3.0BR

Observe as situações apresentadas nas sequências de imagens abaixo.

Quais situações estão sendo retratadas na sequência representada pela letra A?

Resposta:

Na primeira cena, vemos uma menina se alimentando, em seguida estudando e, por fim, dormindo.

Questão 1 - Matemática - Módulo 3 - Medidas de tempo e de temperatura - Exercícios - Para aprender: Termômetro analógico e termômetro digital - BY NC 3.0BR

Você já viu ou sabe o que é um termômetro?

Resposta:

Resposta pessoal.

Questão 1 - Língua Portuguesa - Módulo 5 - Receitas que encantam - Exercícios - Para praticar: Agora é com você! - BY NC 3.0BR

COMER GELATINA É MUITO BOM! SE ELA FOR FEITA POR NÓS, É AINDA MELHOR!

AGORA VAMOS APRENDER UMA RECEITA MUITO BOA DE GELATINA.

GELATINA MOSAICO DA VOVÓ MARIA

INGREDIENTES

– 1 CAIXA DE GELATINA SABOR LIMÃO

– 1 CAIXA DE GELATINA SABOR MORANGO

– 1 CAIXA DE GELATINA SABOR ABACAXI

– 1 LATA DE CREME DE LEITE (COMUM OU LIGHT OU IOGURTE)

– 1 LATA DE LEITE CONDENSADO (COMUM OU LIGHT)

– 1 ENVELOPE DE GELATINA SEM SABOR INCOLOR

– ½ XÍCARA (CHÁ) DE ÁGUA QUENTE

MODO DE PREPARAR

1. PREPARE AS GELATINAS, SEPARADAMENTE, CONFORME AS INSTRUÇÕES DE EMBALAGEM E LEVE-AS À GELADEIRA.

2. DEPOIS DE PRONTAS, CORTE-AS EM CUBOS.

3. DISSOLVA A GELATINA SEM SABOR NA ÁGUA MORNA E BATA NO LIQUIDIFICADOR COM O CREME DE LEITE E O LEITE CONDENSADO.

4. JUNTE OS CUBOS DE GELATINA COLORIDOS EM UMA TRAVESSA MOLHADA E DESPEJE O CREME.

5. LEVE A MISTURA PARA A GELADEIRA PARA “ENDURECER” E, SE DESEJAR, DESENFORME.

PORÇÕES: 10

PREPARO: FÁCIL, 30 MINUTOS

TEMPO ADICIONAL: 5 HORAS NA GELADEIRA

Questão 1 - Matemática - Módulo 3 - Medidas de tempo e de temperatura - Exercício - Para aprender: Gráfico sobre temperaturas - BY NC 3.0BR

Faça uma pesquisa na internet ou em jornais sobre as temperaturas (máxima e mínima) que ocorreram nos últimos 5 dias no local em que você mora. Em seguida, na malha quadriculada abaixo, usando uma régua, faça um gráfico de colunas com base nas informações que você pesquisou.

Título: ________________________________________________________

Fonte: _______________________________________________________________________________________________________________

Resposta:

Resposta pessoal.

Questão 1 - Língua Portuguesa - Módulo 5 - Receitas que encantam - Exercícios - Para aprender: Receita - BY NC 3.0BR

RECEITA

VOCÊ JÁ PREPAROU OU AJUDOU ALGUÉM A PREPARAR ALGUM ALIMENTO?

LEIA O TÍTULO DO TEXTO.

SOBRE O QUE VOCÊ ACHA QUE ESTE TEXTO VAI TRATAR?

PICOLÉ ARCO-ÍRIS

INGREDIENTES​

– 50 g DE KIWI – 50 mL DE ÁGUA GELADA – 100 mL DE SUCO DE PÊSSEGO – 100 mL DE SUCO DE MORANGO – 100 mL DE SUCO DE ABACAXI – 20 g DE LIGA NEUTRA

MODO DE PREPARAR

1. BATA O KIWI COM A ÁGUA GELADA NO LIQUIDIFICADOR ATÉ VIRAR SUCO.

2. DIVIDA A LIGA NEUTRA EM QUATRO PARTES E COLOQUE UMA PARTE EM CADA UM DOS SUCOS, SEPARADAMENTE. MISTURE BEM.

3. PREPARE O PICOLÉ COLOCANDO UM DOS SABORES DE SUCO NA FÔRMA. DEPOIS, LEVE PARA O FREEZER E DEIXE LÁ ATÉ ENDURECER.

4. APÓS ISSO, COLOQUE O OUTRO SABOR E REPITA ESSE PROCESSO ATÉ COMPLETAR A FÔRMA.

5. POR ÚLTIMO, COLOQUE O PALITO E VOLTE A DEIXAR A FÔRMA NO FREEZER ATÉ CONGELAR NOVAMENTE.

DISPONÍVEL EM: . ACESSO EM: 27 MAR. 2018. (ADAPTADO.)

NUMERE AS FIGURAS ABAIXO DE ACORDO COM A ORDEM DE PREPARO DO PICOLÉ.

Resposta:

Questão 1 - Geografia - Módulo 4 - O continente americano - Exercícios - Para aprender: América do Sul - BY NC 3.0BR

O Brasil faz fronteira com quase todos os países da América do Sul. Verifique no mapa que países não fazem fronteira com o Brasil e escreva seus nomes aqui.

Resposta:

Chile e Equador.

Questão 1 - Matemática - Módulo 4 - Figuras geométricas espaciais - Exercício - Para aprender - Comparando prismas e pirâmides - BY NC 3.0BR

• Responda às questões abaixo considerando um bloco retangular e uma pirâmide de base quadrada.

a) Qual é a forma das faces laterais da pirâmide?

b) Qual é a forma das faces laterais do prisma?

c) Quantas faces tem o prisma? Elas têm a forma de quais figuras geométricas?

d) Quantas faces tem a pirâmide? Elas têm a forma de quais figuras geométricas?

Resposta:

a) Forma de triângulo.

b) Forma de retângulo.

c) 6 faces; quadrados e retângulos.

d) 5 faces; quadrado e triângulos.

Questão 1 - Língua Portuguesa - Módulo 7 - Rima cá, rima acolá! - Exercícios (pg. 126) - BY NC 3.0BR

QUAIS INSTRUMENTOS AS CRIANÇAS ESTÃO TOCANDO? 

Resposta:

Respostas pessoais. Espera-se que os alunos respondam que as crianças estão tocando flauta, violão e pandeiro. Espera-se também que digam que as músicas não foram compostas por elas, e que servem para divertir, alegrar, entreter.

Questão 1 - Língua Portuguesa - Módulo 7 - Rima cá, rima acolá! - Exercícios - Para aprender: Canção - BY NC 3.0BR

AGORA VOCÊ VAI LER A LETRA DE UMA CANÇÃO CHAMADA “A FOCA”. VOCÊ JÁ CONHECE ESTA CANÇÃO? SERÁ QUE ELA É LENTA OU AGITADA?

A FOCA

QUER VER A FOCA FICAR FELIZ? É PÔR UMA BOLA NO SEU NARIZ.

QUER VER A FOCA BATER PALMINHA? É DAR A ELA UMA SARDINHA.

QUER VER A FOCA FAZER UMA BRIGA? É ESPETAR ELA BEM NA BARRIGA!

LÁ VAI A FOCA TODA ARRUMADA DANÇAR NO CIRCO PRA GAROTADA.

LÁ VAI A FOCA SUBINDO A ESCADA DEPOIS DESCENDO DESENGONÇADA.

QUANTO TRABALHA A COITADINHA PRA GARANTIR SUA SARDINHA. 

VOCÊ COSTUMA OUVIR CANÇÕES? ESCREVA O NOME DE UMA DE QUE VOCÊ GOSTE.

Resposta:

Resposta pessoal.

Questão 1 - Ciências - Módulo 4 - Sobrevivência dos seres vivos - Exercícios - Para conectar - BY NC 3.0BR

Leia a seguir a história do personagem Garfield e, em seguida, responda à questão.

Quem são os personagens dessa tira?

Resposta:

Garfield e a minhoca.

Questão 1 - Matemática - Módulo 1 - Classe dos milhares - Exercícios - Para aprender: Classe dos milhares - BY NC 3.0BR

Veja a quantidade de ingressos vendidos para dois filmes nas três primeiras semanas de março de 2018.

a) Em qual semana houve maior venda de ingressos para o filme Duda e os gnomos?

b) E para o filme Viva – A vida é uma festa?

c) A venda de ingressos para o filme Duda e os gnomos aumentou ou diminuiu nas três primeiras semanas de março?

d) Qual desses dois filmes foi mais visto na 3a semana?

e) Escreva em ordem crescente os números da tabela que representam a quantidade de ingressos vendidos desses dois filmes.

f) Usando uma calculadora, calcule a quantidade de ingressos vendidos de cada filme nas três primeiras semanas de março.

Resposta:

a) Na 1a semana.

b) Na 2a semana.

c) Diminuiu.

d) Duda e os gnomos.

e) 7 757, 8 130, 13 590, 17 999, 44 391, 78 193

f) Duda e os gnomos: 136 174 ingressos. Viva – A vida é uma festa: 33 886 ingressos.

Questão 1 - Física - Setor A - Aula 1 - Grandezas físicas - Exercícios em classe - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

Às 7h da manhã, alguns amigos saem de carro de Santo Antônio da Platina e vão até Londrina, onde chegam às 9h30min. Após fazerem compras e almoçarem, partem de Londrina às 14h e chegam à sua cidade de origem às 17h. De manhã, antes de iniciar a viagem, um dos integrantes do grupo fez uma pesquisa em um aplicativo de mapas e obtenção de rotas para ver quais eram as opções de caminho e ter uma estimativa de tempo de duração da viagem.

a) Determine o intervalo de tempo (Δt1) para completar a viagem de ida.

b) No próprio mapa dado, indique o deslocamento vetorial que está relacionado com o trajeto de ida.

c) No próprio mapa dado, indique o deslocamento vetorial  que está relacionado com o trajeto de volta.

d) Utilizando uma régua e a escala fornecida no mapa, determine, aproximadamente, a intensidade do deslocamento vetorial .

e) Caracterize, por meio do método analítico, o deslocamento vetorial .

Resposta:

a) Intervalo de tempo é o tempo necessário para que determinado evento seja executado. No caso; é o tempo necessário para que a viagem de ida seja cumprida.

Δt1 = 9h30min - 7h = 2 h 30 min

b) e c)

d) Utilizando a escala do mapa; podemos afirmar que d1 100 km.

e)

Questão 1 - Química - Setor A - Aula 1 - A evolução dos modelos atômicos - Exercícios em classe - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

(UFJF-MG) Desde a Grécia antiga, filósofos e cientistas vêm levantando hipóteses sobre a constituição da matéria. Demócrito foi uns dos primeiros filósofos a propor que a matéria era constituída por partículas muito pequenas e indivisíveis, as quais chamaram de átomos. A  partir de então, vários modelos atômicos foram formulados, à medida que novos e melhores métodos de investigação foram sendo desenvolvidos. A seguir, são apresentadas as representações gráficas de alguns modelos atômicos:

Assinale a alternativa que correlaciona o modelo atômico com a sua respectiva representação gráfica.



( a )

I – Thomson, II – Dalton, III – Rutherford-Bohr. 

( b )

I – Rutherford-Bohr, II – Thomson, III – Dalton. 

( c )

I – Dalton, II – Rutherford-Bohr, III – Thomson. 

( d )

I – Dalton, II – Thomson, III – Rutherford-Bohr.

( e )

I – Thomson, II – Rutherford-Bohr, III – Dalton.

Questão 1 - Química - Setor A - Aula 8 - Ligações iônicas - Exercícios em classe - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

(Cefet­MG) No Laboratório de Química, um professor disponibilizou as seguintes substâncias:

Os compostos formados somente por ligações iônicas são



( a )

I e VII. 

( b )

II e VIII. 

( c )

III e V.

( d )

IV e VI.

Questão 1 - Química - Setor B - Exercícios - Capítulo 3 - BY NC 3.0BR

A unidade de massa atômica corresponde à:



( a )

massa de um átomo de carbono-12.

( b )

massa de 12 átomos de carbono-12.

( c )

massa de 6 ? 1023 átomos de carbono-12.

( d )

massa de  da massa do carbono-12.

( e )

massa de 1 g de carbono-12.

Questão 1 - Matemática - Módulo 3 - Medidas de tempo e de temperatura - Exercício - Para aprender: Medidas de temperatura no dia a dia - BY NC 3.0BR

Relembre abaixo a imagem da abertura deste módulo. Na cena, todos usavam roupas de frio.

a) Na sua opinião, qual era, aproximadamente, a temperatura do ambiente retratado naquela cena?

b) Para verificar a temperatura de um ambiente, você acha que precisamos fazer o quê?

Resposta:

a) Resposta pessoal.

b) Resposta pessoal.

Questão 1 - Matemática - Módulo 3 - Medidas de tempo e de temperatura - Exercícios - Para aprender: Leitura de temperaturas em grau Celsius (ºC) - BY NC 3.0BR

Segundo informações publicadas no site do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a maior temperatura que já foi registrada:

• no Brasil ocorreu no município de Bom Jesus do Piauí, no Piauí, em 21 de novembro de 2005, chegando a quase 45 °C;

• no mundo foi de 58 °C, em Alaziziyah, na Líbia, em 15 de setembro de 1922.

Com base nessas informações, responda:

a) Qual é a diferença entre essas temperaturas? Escreva em grau Celsius.

b) Compare essas temperaturas: qual é a maior? Escreva em grau Celsius.

Resposta:

a) A diferença é 13 °C ou 13 graus Celsius (58 - 45 = 13).

b) A maior é 58 °C ou 58 graus Celsius.

Questão 1 - Matemática - Módulo 3 - Medidas de tempo e de temperatura - Exercícios - Para aprender: Variação diária de temperatura - BY NC 3.0BR

Observe a tabela e complete-a com a variação de temperatura para cada dia.

Resposta:

Questão 1 - Língua Portuguesa - Módulo 5 - Receitas que encantam - Exercícios - Para aprender: Acentuação - som aberto e fechado - BY NC 3.0BR

VAMOS LER A RECEITA ABAIXO.

SERÁ QUE ELA É MESMO UMA RECEITA? SERÁ QUE ELA TEM INGREDIENTES E MODO DE FAZER? SERÁ QUE ESSA RECEITA LEVA OS INGREDIENTES AO FOGO OU À GELADEIRA?

VAMOS LER PARA SABER!

RECEITA DE ESPANTAR A TRISTEZA

FAÇA UMA CARETA E MANDE A TRISTEZA PRA LONGE, PRO OUTRO LADO DO MAR OU DA LUA

VÁ PARA O MEIO DA RUA E PLANTE BANANEIRA

FAÇA ALGUMA BESTEIRA

DEPOIS ESTIQUE OS BRAÇOS

APANHE A PRIMEIRA ESTRELA E PROCURE O MELHOR AMIGO PARA UM LONGO E APERTADO ABRAÇO.

ROSEANA MURRAY. RECEITAS DE OLHAR. SÃO PAULO: FTD, 1999.

Questão 1 - Geografia - Módulo 4 - O continente americano - Exercícios - Para praticar: Agora é com você! - BY NC 3.0BR

No mapa abaixo, pinte as três divisões do continente americano de acordo com a legenda.

As Américas

Questão 1 - Matemática - Módulo 3 - Medidas de tempo e de temperatura - Exercícios - Para aprender: Duração de intervalos de tempo - BY NC 3.0BR

O desenho animado brasileiro O menino e o mundo ganhou vários prêmios no Brasil e em outros países. Complete: a duração desse filme é de 80 minutos, ou seja, _____ hora e _____ minutos.

Resposta:

O desenho animado brasileiro O menino e o mundo ganhou vários prêmios no Brasil e em outros países. Complete: a duração desse filme é de 80 minutos, ou seja, 1 hora e 20 minutos.

Questão 1 - Matemática - Módulo 4 - Figuras geométricas espaciais - Exercícios - Para praticar: Agora é com você! - BY NC 3.0BR

Observe as representações de poliedros na tabela abaixo e preencha o que está faltando.

a) Quais das representações de poliedros apresentadas na tabela são prismas e quais delas são pirâmides?

b) O que você pode observar em relação à quantidade de vértices de um prisma e de sua base?

c) O que você pode observar em relação à quantidade de vértices de uma pirâmide e de sua base? 

Resposta:

a) Prismas: A, C, E, G. Pirâmides: B, D, F, H.

a) Resposta esperada: A quantidade de vértices do prisma é o dobro da quantidade de vértices de sua base.

c) Resposta esperada: A quantidade de vértices da pirâmide é a quantidade de vértices de sua base mais 1.

Questão 1 - Língua Portuguesa - Módulo 7 - Rima cá, rima acolá! - Exercício - Para começar - BY NC 3.0BR

VAMOS FALAR SOBRE MÚSICA? QUE TAL LER A LETRA DA MÚSICA “O PERU”, DE VINICIUS DE MORAES, E DEPOIS CANTÁ-LA?

PERU

GLU! GLU! GLU! ABRAM ALAS PRO PERU! GLU! GLU! GLU! ABRAM ALAS PRO PERU!

O PERU FOI A PASSEIO PENSANDO QUE ERA PAVÃO. TICO-TICO RIU-SE TANTO QUE MORREU DE CONGESTÃO.

O PERU DANÇA DE RODA NUMA RODA DE CARVÃO. QUANDO ACABA FICA TONTO DE QUASE CAIR NO CHÃO. [...]

VINICIUS DE MORAES, PAULO SOLEDADE E TOQUINHO. A ARCA DE NOÉ 2. MERCURY RECORDS, 1981.

VOCÊS GOSTARAM DA MÚSICA? CONHECEM OUTRA CANÇÃO DESSES AUTORES?

Resposta:

Resposta pessoal.

Questão 1 - Língua Portuguesa - Módulo 7 - Rima cá, rima acolá! - Exercícios - Para praticar: Agora é com você! - BY NC 3.0BR

VAMOS LER A LETRA DA MÚSICA “O GIRASSOL”. ALGUÉM DA CLASSE SABE CANTAR ESSA CANÇÃO?

O GIRASSOL

SEMPRE QUE O SOL PINTA DE ANIL TODO O CÉU O GIRASSOL FICA UM GENTIL CARROSSEL

O GIRASSOL É O CARROSSEL DAS ABELHAS

[...]

RODA, RODA, CARROSSEL RODA, RODA, RODADOR VAI RODANDO, DANDO MEL VAI RODANDO, DANDO FLOR.

RODA, RODA, RODA CARROSSEL. GIRA, GIRA, GIRA GIRASSOL. REDONDINHO COMO O CÉU AMARELINHO COMO O SOL.

VINICIUS DE MORAES, PAULO SOLEDADE E TOQUINHO. ARCA DE NOÉ 2. MERCURY RECORDS, 1981.

ANIL: SUBSTÂNCIA QUE TINGE DE AZUL; COR AZUL.

Questão 1 - Matemática - Módulo 4 - Figuras geométricas espaciais - Exercícios - Para aprender - Cubo: planificações - BY NC 3.0BR

A soma dos pontos das faces opostas de um dado é sempre 7. Com base nessa informação, responda:

a) Se, ao lançar um dado, a face virada para cima mostrar 1 ponto, quantos pontos haverá na face oposta?

b) Se, ao lançar um dado, a face virada para cima mostrar 4 pontos, quantos pontos haverá na face oposta?

Resposta:

a) 6 pontos.

b) 3 pontos.

Estes materiais são parte integrante das coleções da editora Saraiva. Eles poderão ser reproduzidos desde que o título das obras e suas respectivas autorias sejam sempre citadas