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Na imagem acima vemos a representação de um pequeno grupo de seres humanos do período pré-histórico.
Como você imagina que essas pessoas viviam?
Amplie a discussão perguntando aos alunos do que o ser humano precisa para sobreviver, quais recursos são imprescindíveis e quais são dispensáveis.
Um veículo está se movendo ao longo de uma estrada plana e retilínea. Sua velocidade em função do tempo, para um trecho do percurso, foi registrada e está apresentada no gráfico abaixo.
Assinale a alternativa correta:
De 0 a 5s a aceleração é constante e diferente de zero.
De 15s a 20s a aceleração é constante e com sinal negativo.
De 25s a 35s a velocidade escalar instantânea e a aceleração escalar instantânea estão variando.
A aceleração de 5s a 10s é menor que a aceleração entre 25s e 35s.
Entre 35s e 40s o sinal da aceleração muda, deixa de ser negativo e passa a ser positivo.
a) Incorreta. De 0 a 5s a velocidade não varia; logo; a aceleração é zero.
b) Correta. Sendo o gráfico da velocidade uma reta decrescente; sua taxa de variação; isto é; sua aceleração é constante e negativa.
c) Incorreta. Sendo o gráfico da velocidade uma reta; sua taxa de variação; isto é; sua aceleração é constante.
d) Incorreta. A inclinação da reta de 5s a 10s é maior que a inclinação do gráfico de 25s a 35s. Assim; sua taxa de variação nesse intervalo de tempo é maior.
e) Incorreta. Entre 35s e 40s o gráfico da velocidade é uma reta decrescente; ou seja; sua aceleração é constante e negativa.
Relacione os nomes dos cientistas às alternativas:
I. Demócrito
II. Dalton
III. Thomson
IV. Rutherford
a) Seu modelo atômico era semelhante a uma bola de bilhar.
b) Seu modelo atômico era semelhante a um “pudim de passas”.
c) Foi o primeiro a utilizar a palavra átomo.
d) Criou um modelo para o átomo semelhante ao “Sistema Solar”.
I-C; II-A; III-B; IV-D
(Uece) Dmitri Mendeleiev, químico russo (183107), fez prognósticos corretos para a tabela periódica, mas não soube explicar por que ocorriam algumas inversões na ordem dos elementos. Henry Moseley (1887115), morto em combate durante a primeira guerra mundial, contribuiu de maneira efetiva para esclarecer as dúvidas de Mendeleiev ao descobrir experimentalmente
o número atômico dos elementos da tabela periódica.
a primeira lei de recorrência dos elementos químicos.
os gases nobres hélio e neônio.
o germânio, batizado por Mendeleiev de eka silício.
Considere os átomos representados a seguir:
a) Quais são isótopos?
b) Quais são isóbaros?
c) Quais são isótonos?
d) Quais possuem as mesmas propriedades químicas?
a) I e V
b) II e IV
c) IV e V
d) I e V
Observe as situações apresentadas nas sequências de imagens abaixo.
Quais situações estão sendo retratadas na sequência representada pela letra A?
Na primeira cena, vemos uma menina se alimentando, em seguida estudando e, por fim, dormindo.
Você já viu ou sabe o que é um termômetro?
Resposta pessoal.
COMER GELATINA É MUITO BOM! SE ELA FOR FEITA POR NÓS, É AINDA MELHOR!
AGORA VAMOS APRENDER UMA RECEITA MUITO BOA DE GELATINA.
GELATINA MOSAICO DA VOVÓ MARIA
INGREDIENTES
– 1 CAIXA DE GELATINA SABOR LIMÃO
– 1 CAIXA DE GELATINA SABOR MORANGO
– 1 CAIXA DE GELATINA SABOR ABACAXI
– 1 LATA DE CREME DE LEITE (COMUM OU LIGHT OU IOGURTE)
– 1 LATA DE LEITE CONDENSADO (COMUM OU LIGHT)
– 1 ENVELOPE DE GELATINA SEM SABOR INCOLOR
– ½ XÍCARA (CHÁ) DE ÁGUA QUENTE
MODO DE PREPARAR
1. PREPARE AS GELATINAS, SEPARADAMENTE, CONFORME AS INSTRUÇÕES DE EMBALAGEM E LEVE-AS À GELADEIRA.
2. DEPOIS DE PRONTAS, CORTE-AS EM CUBOS.
3. DISSOLVA A GELATINA SEM SABOR NA ÁGUA MORNA E BATA NO LIQUIDIFICADOR COM O CREME DE LEITE E O LEITE CONDENSADO.
4. JUNTE OS CUBOS DE GELATINA COLORIDOS EM UMA TRAVESSA MOLHADA E DESPEJE O CREME.
5. LEVE A MISTURA PARA A GELADEIRA PARA “ENDURECER” E, SE DESEJAR, DESENFORME.
PORÇÕES: 10
PREPARO: FÁCIL, 30 MINUTOS
TEMPO ADICIONAL: 5 HORAS NA GELADEIRA
Faça uma pesquisa na internet ou em jornais sobre as temperaturas (máxima e mínima) que ocorreram nos últimos 5 dias no local em que você mora. Em seguida, na malha quadriculada abaixo, usando uma régua, faça um gráfico de colunas com base nas informações que você pesquisou.
Título: ________________________________________________________
Fonte: _______________________________________________________________________________________________________________
Resposta pessoal.
RECEITA
VOCÊ JÁ PREPAROU OU AJUDOU ALGUÉM A PREPARAR ALGUM ALIMENTO?
LEIA O TÍTULO DO TEXTO.
SOBRE O QUE VOCÊ ACHA QUE ESTE TEXTO VAI TRATAR?
PICOLÉ ARCO-ÍRIS
INGREDIENTES
– 50 g DE KIWI – 50 mL DE ÁGUA GELADA – 100 mL DE SUCO DE PÊSSEGO – 100 mL DE SUCO DE MORANGO – 100 mL DE SUCO DE ABACAXI – 20 g DE LIGA NEUTRA
MODO DE PREPARAR
1. BATA O KIWI COM A ÁGUA GELADA NO LIQUIDIFICADOR ATÉ VIRAR SUCO.
2. DIVIDA A LIGA NEUTRA EM QUATRO PARTES E COLOQUE UMA PARTE EM CADA UM DOS SUCOS, SEPARADAMENTE. MISTURE BEM.
3. PREPARE O PICOLÉ COLOCANDO UM DOS SABORES DE SUCO NA FÔRMA. DEPOIS, LEVE PARA O FREEZER E DEIXE LÁ ATÉ ENDURECER.
4. APÓS ISSO, COLOQUE O OUTRO SABOR E REPITA ESSE PROCESSO ATÉ COMPLETAR A FÔRMA.
5. POR ÚLTIMO, COLOQUE O PALITO E VOLTE A DEIXAR A FÔRMA NO FREEZER ATÉ CONGELAR NOVAMENTE.
DISPONÍVEL EM: . ACESSO EM: 27 MAR. 2018. (ADAPTADO.)
NUMERE AS FIGURAS ABAIXO DE ACORDO COM A ORDEM DE PREPARO DO PICOLÉ.
O Brasil faz fronteira com quase todos os países da América do Sul. Verifique no mapa que países não fazem fronteira com o Brasil e escreva seus nomes aqui.
Chile e Equador.
• Responda às questões abaixo considerando um bloco retangular e uma pirâmide de base quadrada.
a) Qual é a forma das faces laterais da pirâmide?
b) Qual é a forma das faces laterais do prisma?
c) Quantas faces tem o prisma? Elas têm a forma de quais figuras geométricas?
d) Quantas faces tem a pirâmide? Elas têm a forma de quais figuras geométricas?
a) Forma de triângulo.
b) Forma de retângulo.
c) 6 faces; quadrados e retângulos.
d) 5 faces; quadrado e triângulos.
QUAIS INSTRUMENTOS AS CRIANÇAS ESTÃO TOCANDO?
Respostas pessoais. Espera-se que os alunos respondam que as crianças estão tocando flauta, violão e pandeiro. Espera-se também que digam que as músicas não foram compostas por elas, e que servem para divertir, alegrar, entreter.
AGORA VOCÊ VAI LER A LETRA DE UMA CANÇÃO CHAMADA “A FOCA”. VOCÊ JÁ CONHECE ESTA CANÇÃO? SERÁ QUE ELA É LENTA OU AGITADA?
A FOCA
QUER VER A FOCA FICAR FELIZ? É PÔR UMA BOLA NO SEU NARIZ.
QUER VER A FOCA BATER PALMINHA? É DAR A ELA UMA SARDINHA.
QUER VER A FOCA FAZER UMA BRIGA? É ESPETAR ELA BEM NA BARRIGA!
LÁ VAI A FOCA TODA ARRUMADA DANÇAR NO CIRCO PRA GAROTADA.
LÁ VAI A FOCA SUBINDO A ESCADA DEPOIS DESCENDO DESENGONÇADA.
QUANTO TRABALHA A COITADINHA PRA GARANTIR SUA SARDINHA.
VOCÊ COSTUMA OUVIR CANÇÕES? ESCREVA O NOME DE UMA DE QUE VOCÊ GOSTE.
Resposta pessoal.
Veja a quantidade de ingressos vendidos para dois filmes nas três primeiras semanas de março de 2018.
a) Em qual semana houve maior venda de ingressos para o filme Duda e os gnomos?
b) E para o filme Viva – A vida é uma festa?
c) A venda de ingressos para o filme Duda e os gnomos aumentou ou diminuiu nas três primeiras semanas de março?
d) Qual desses dois filmes foi mais visto na 3a semana?
e) Escreva em ordem crescente os números da tabela que representam a quantidade de ingressos vendidos desses dois filmes.
f) Usando uma calculadora, calcule a quantidade de ingressos vendidos de cada filme nas três primeiras semanas de março.
a) Na 1a semana.
b) Na 2a semana.
c) Diminuiu.
d) Duda e os gnomos.
e) 7 757, 8 130, 13 590, 17 999, 44 391, 78 193
f) Duda e os gnomos: 136 174 ingressos. Viva – A vida é uma festa: 33 886 ingressos.
Às 7h da manhã, alguns amigos saem de carro de Santo Antônio da Platina e vão até Londrina, onde chegam às 9h30min. Após fazerem compras e almoçarem, partem de Londrina às 14h e chegam à sua cidade de origem às 17h. De manhã, antes de iniciar a viagem, um dos integrantes do grupo fez uma pesquisa em um aplicativo de mapas e obtenção de rotas para ver quais eram as opções de caminho e ter uma estimativa de tempo de duração da viagem.
a) Determine o intervalo de tempo (Δt1) para completar a viagem de ida.
b) No próprio mapa dado, indique o deslocamento vetorial que está relacionado com o trajeto de ida.
c) No próprio mapa dado, indique o deslocamento vetorial que está relacionado com o trajeto de volta.
d) Utilizando uma régua e a escala fornecida no mapa, determine, aproximadamente, a intensidade do deslocamento vetorial .
e) Caracterize, por meio do método analítico, o deslocamento vetorial .
a) Intervalo de tempo é o tempo necessário para que determinado evento seja executado. No caso; é o tempo necessário para que a viagem de ida seja cumprida.
Δt1 = 9h30min - 7h = 2 h 30 min
b) e c)
d) Utilizando a escala do mapa; podemos afirmar que d1 100 km.
e)
(UFJF-MG) Desde a Grécia antiga, filósofos e cientistas vêm levantando hipóteses sobre a constituição da matéria. Demócrito foi uns dos primeiros filósofos a propor que a matéria era constituída por partículas muito pequenas e indivisíveis, as quais chamaram de átomos. A partir de então, vários modelos atômicos foram formulados, à medida que novos e melhores métodos de investigação foram sendo desenvolvidos. A seguir, são apresentadas as representações gráficas de alguns modelos atômicos:
Assinale a alternativa que correlaciona o modelo atômico com a sua respectiva representação gráfica.
I – Thomson, II – Dalton, III – Rutherford-Bohr.
I – Rutherford-Bohr, II – Thomson, III – Dalton.
I – Dalton, II – Rutherford-Bohr, III – Thomson.
I – Dalton, II – Thomson, III – Rutherford-Bohr.
I – Thomson, II – Rutherford-Bohr, III – Dalton.
(CefetMG) No Laboratório de Química, um professor disponibilizou as seguintes substâncias:
Os compostos formados somente por ligações iônicas são
I e VII.
II e VIII.
III e V.
IV e VI.
A unidade de massa atômica corresponde à:
massa de um átomo de carbono-12.
massa de 12 átomos de carbono-12.
massa de 6 ? 1023 átomos de carbono-12.
massa de da massa do carbono-12.
massa de 1 g de carbono-12.
Relembre abaixo a imagem da abertura deste módulo. Na cena, todos usavam roupas de frio.
a) Na sua opinião, qual era, aproximadamente, a temperatura do ambiente retratado naquela cena?
b) Para verificar a temperatura de um ambiente, você acha que precisamos fazer o quê?
a) Resposta pessoal.
b) Resposta pessoal.
Segundo informações publicadas no site do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a maior temperatura que já foi registrada:
• no Brasil ocorreu no município de Bom Jesus do Piauí, no Piauí, em 21 de novembro de 2005, chegando a quase 45 °C;
• no mundo foi de 58 °C, em Alaziziyah, na Líbia, em 15 de setembro de 1922.
Com base nessas informações, responda:
a) Qual é a diferença entre essas temperaturas? Escreva em grau Celsius.
b) Compare essas temperaturas: qual é a maior? Escreva em grau Celsius.
a) A diferença é 13 °C ou 13 graus Celsius (58 - 45 = 13).
b) A maior é 58 °C ou 58 graus Celsius.
Observe a tabela e complete-a com a variação de temperatura para cada dia.
VAMOS LER A RECEITA ABAIXO.
SERÁ QUE ELA É MESMO UMA RECEITA? SERÁ QUE ELA TEM INGREDIENTES E MODO DE FAZER? SERÁ QUE ESSA RECEITA LEVA OS INGREDIENTES AO FOGO OU À GELADEIRA?
VAMOS LER PARA SABER!
RECEITA DE ESPANTAR A TRISTEZA
FAÇA UMA CARETA E MANDE A TRISTEZA PRA LONGE, PRO OUTRO LADO DO MAR OU DA LUA
VÁ PARA O MEIO DA RUA E PLANTE BANANEIRA
FAÇA ALGUMA BESTEIRA
DEPOIS ESTIQUE OS BRAÇOS
APANHE A PRIMEIRA ESTRELA E PROCURE O MELHOR AMIGO PARA UM LONGO E APERTADO ABRAÇO.
ROSEANA MURRAY. RECEITAS DE OLHAR. SÃO PAULO: FTD, 1999.
No mapa abaixo, pinte as três divisões do continente americano de acordo com a legenda.
As Américas
O desenho animado brasileiro O menino e o mundo ganhou vários prêmios no Brasil e em outros países. Complete: a duração desse filme é de 80 minutos, ou seja, _____ hora e _____ minutos.
O desenho animado brasileiro O menino e o mundo ganhou vários prêmios no Brasil e em outros países. Complete: a duração desse filme é de 80 minutos, ou seja, 1 hora e 20 minutos.
Observe as representações de poliedros na tabela abaixo e preencha o que está faltando.
a) Quais das representações de poliedros apresentadas na tabela são prismas e quais delas são pirâmides?
b) O que você pode observar em relação à quantidade de vértices de um prisma e de sua base?
c) O que você pode observar em relação à quantidade de vértices de uma pirâmide e de sua base?
a) Prismas: A, C, E, G. Pirâmides: B, D, F, H.
a) Resposta esperada: A quantidade de vértices do prisma é o dobro da quantidade de vértices de sua base.
c) Resposta esperada: A quantidade de vértices da pirâmide é a quantidade de vértices de sua base mais 1.
VAMOS FALAR SOBRE MÚSICA? QUE TAL LER A LETRA DA MÚSICA “O PERU”, DE VINICIUS DE MORAES, E DEPOIS CANTÁ-LA?
PERU
GLU! GLU! GLU! ABRAM ALAS PRO PERU! GLU! GLU! GLU! ABRAM ALAS PRO PERU!
O PERU FOI A PASSEIO PENSANDO QUE ERA PAVÃO. TICO-TICO RIU-SE TANTO QUE MORREU DE CONGESTÃO.
O PERU DANÇA DE RODA NUMA RODA DE CARVÃO. QUANDO ACABA FICA TONTO DE QUASE CAIR NO CHÃO. [...]
VINICIUS DE MORAES, PAULO SOLEDADE E TOQUINHO. A ARCA DE NOÉ 2. MERCURY RECORDS, 1981.
VOCÊS GOSTARAM DA MÚSICA? CONHECEM OUTRA CANÇÃO DESSES AUTORES?
Resposta pessoal.
VAMOS LER A LETRA DA MÚSICA “O GIRASSOL”. ALGUÉM DA CLASSE SABE CANTAR ESSA CANÇÃO?
O GIRASSOL
SEMPRE QUE O SOL PINTA DE ANIL TODO O CÉU O GIRASSOL FICA UM GENTIL CARROSSEL
O GIRASSOL É O CARROSSEL DAS ABELHAS
[...]
RODA, RODA, CARROSSEL RODA, RODA, RODADOR VAI RODANDO, DANDO MEL VAI RODANDO, DANDO FLOR.
RODA, RODA, RODA CARROSSEL. GIRA, GIRA, GIRA GIRASSOL. REDONDINHO COMO O CÉU AMARELINHO COMO O SOL.
VINICIUS DE MORAES, PAULO SOLEDADE E TOQUINHO. ARCA DE NOÉ 2. MERCURY RECORDS, 1981.
ANIL: SUBSTÂNCIA QUE TINGE DE AZUL; COR AZUL.
A soma dos pontos das faces opostas de um dado é sempre 7. Com base nessa informação, responda:
a) Se, ao lançar um dado, a face virada para cima mostrar 1 ponto, quantos pontos haverá na face oposta?
b) Se, ao lançar um dado, a face virada para cima mostrar 4 pontos, quantos pontos haverá na face oposta?
a) 6 pontos.
b) 3 pontos.
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