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Planejamento
1 Você leu tirinhas e textos opinativos sobre alguns tipos de preconceito e sobre a prática do bullying. Agora é sua vez de opinar. Reúna-se em grupo para criar argumentos e opiniões sobre o tema que será proposto pelo professor. O objetivo é debater esse assunto com os demais grupos da classe, emitindo sua opinião com clareza e ouvindo as opiniões de todos.
Apresentação
2 Preparado para um debate com seus colegas? Então, vamos começar!
Revisão
3 Chegou o momento de refletir sobre sua experiência, fazendo um X na tabela abaixo.


De acordo com a tirinha acima, qual das informações a seguir está correta?
O racismo não é considerado um tipo de preconceito.
Não há informação suficiente sobre racismo.
Não podemos amar pessoas ou bichinhos diferentes.
Apesar de tanta informação, o racismo continua existindo.
Considere as afirmações a seguir:
1a) Muitos se surpreendem com a expressão grandeza física. E com razão, pois grandeza, no sentido mais comum, é a qualidade do que é grande. Quando falamos da grandeza do Saara, do Rio Amazonas, estamos nos referindo a suas grandes dimensões. Mas, na expressão grandeza da alma, por exemplo, o termo passa a ser um qualificador e não uma referência à sua extensão. Na Física, grandeza passa a ter outro significado, o de poder ser medido por instrumento ou processo. Comprimento, massa, tempo e velocidade são grandezas físicas, pois podem ser medidos com régua, balança, relógio e velocímetro. Em casos como a distância de Júpiter ao Sol, a massa do próton, a idade da Terra e a velocidade da luz, não é possível medir com os instrumentos citados, sendo necessários processos que vão sendo aperfeiçoados com a evolução tecnológica.
2a) O filósofo francês Augusto Comte (1798-1857), cujas ideias tiveram grande importância na formação do estado brasileiro, considerava que certos conhecimentos seriam eternamente inacessíveis. Entre eles estava a composição química e as características físicas do Sol e demais estrelas. Portanto, como não temos balança suficientemente grande, é impossível determinar a massa do Sol e, como não temos como colher uma amostra dele, não há como saber sua composição.
3a) Em 1792, dois astrônomos franceses, Jean Baptiste Joseph Delambre (1749-1822) e Pierre François André Méchain (1744-1804), foram encarregados de medir o comprimento do meridiano de Greenwich no trecho entre o polo norte e a linha do equador. Três anos depois chegaram ao valor que, utilizando unidades do SI, é 10 000 000 m. Levantamentos atuais feitos por satélites mostram que essa distância é 10 002 290 m.
4a) As medidas das grandezas físicas são continuamente afetadas pelo desenvolvimento tecnológico.
Sobre estas afirmações está correto afirmar que:
Augusto Comte estava correto, não temos como saber a massa do Sol nem sua composição química.
A expressão grandeza física é destituída de sentido.
A dupla Delambre-Méchain cometeu um erro de aproximadamente 2,3%.
As medidas físicas realizadas não dependem do desenvolvimento tecnológico.
A precisão das medidas físicas depende de tecnologia e, desse modo, está sujeita a alteração em função do desenvolvimento tecnológico.
LEIA A FÁBULA ABAIXO.
O MACACO E O CAMELO
NUMA REUNIÃO DE BICHOS, UM MACACO SE LEVANTOU E DANÇOU. FEZ GRANDE SUCESSO:
— COMO É ENGRAÇADO!
— COMO DANÇA BEM!
E TODOS APLAUDIRAM. UM CAMELO, COM INVEJA, QUIS GANHAR OS MESMOS ELOGIOS. LEVANTOU-SE E FOI DANÇAR. NÃO TINHA O MENOR JEITO. EMBRULHOU AS QUATRO PATAS DE TAL MANEIRA QUE OS BICHOS MORRERAM DE RIR:
— MAS QUE EXIBIDO!
— POR QUE ELE NOS OCUPA COM ESSAS BOBAGENS?
E COMO O CAMELO INSISTIA, PERDERAM A PACIÊNCIA E ACABARAM POR EXPULSÁ-LO DA REUNIÃO.
HANS GÄRTNER. 12 FÁBULAS DE ESOPO. SÃO PAULO: ÁTICA, 1996. P. 12
Marque um X nos itens que descrevem as características dos primeiros hominídeos:
nomadismo
viviam em casas de pedra ou madeira
cultivavam seus alimentos
fabricavam instrumentos de pedra e ossos de animais
eram caçadores e coletores
fixavam-se em um único lugar
fabricavam instrumentos de metal
nomadismo X
fabricavam instrumentos de pedra e ossos de animais X
eram caçadores e coletores X
(Uerj) Alumínio, chumbo e materiais plásticos como o polipropileno são substâncias que estão sob suspeita de provocar intoxicações no organismo humano. Considerando uma embalagem de creme dental que contenha 0,207 g de chumbo, o número de mols de átomos desse elemento químico corresponde a:
Dado: Massa molar do Pb = 207 g/mol.
1,00 · 10-3
2,07 · 10-3
1,20 · 1023
6,02 · 1023
1 mol de átomos de Pb — 207 g — 6;02 · 1023 átomos
x — 0;207 g
x = 1;00 · 10-3 mol de átomos
Associe cada mistura ao processo de separação mais adequado.
Misturas
I. Água + gasolina
II. Areia + limalha de ferro
III. Salmoura
IV. Arroz + feijão
V. Água + areia
Processos
A. catação
B. filtração
C. atração magnética
D. destilação
E. funil de separação
I = E; II = C; III = D; IV = A e V = B
Na lista 1 há 5 diferentes equações da velocidade, de 5 diferentes movimentos, todas em unidades do SI.
Lista 1 1) V = 4t 2) V = 20 - 4t 3) V = -5t 4) V = 20 + 2t 5) V = 9,8 t
Na lista 2 são descritos 5 diferentes movimentos.
Lista 2 1ª) Um corpo em queda livre, a partir do repouso, em condições tais que a resistência do ar possa ser desprezada, adquire um movimento retilíneo uniformemente variado com aceleração constante que vale, aproximadamente, 9,8 m/s2. 2ª) Um veículo que percorre uma estrada retilínea a uma velocidade 20 m/s, diante de um perigo iminente, aciona os freios e, em consequência, adquire uma aceleração que vale, em módulo, 4 m/s2. 3ª) Um veículo que percorre uma estrada retilínea a uma velocidade 20 m/s, para poder fazer uma ultrapassagem, aumenta sua velocidade com uma taxa de variação de 2 m/s2. 4ª) Sobre um plano horizontal são colocados dois corpos A e B inicialmente em repouso e que são acelerados pelo sistema de fios e polias da figura. Para descrever os movimentos dos dois corpos, foi adotado um eixo como o indicado. O corpo A tem uma aceleração de módulo 4 m/s2. 5ª) Sobre um plano horizontal são colocados dois corpos A e B inicialmente em repouso e que são acelerados pelo sistema de fios e polias da figura. Para descrever os movimentos dos dois corpos, foi adotado um eixo como o indicado na figura. O corpo B tem uma aceleração de módulo 5 m/s2.

Associar os movimentos descritos na lista 2 às equações apresentadas na lista 1.
1º movimento: Equação 5; 2º movimento: Equação 2; 3º movimento: Equação 4; 4º movimento: Equação 1; 5º movimento: Equação 3.
A PRINCESA FICOU MUITOS ANOS DORMINDO. PARA COMEMORAR O DESPERTAR DA MOÇA, OS SÚDITOS E O NOIVO PREPARARAM UMA FESTA DE ANIVERSÁRIO BEM CAPRICHADA. O PRÍNCIPE ESCREVEU “PARABÉNS, CINDERELA!”.
• AJUDE-O A COLOCAR A FRASE NOS BALÕES, SEPARANDO AS PALAVRAS EM SÍLABAS.


A história dos números: sistema de numeração romano
O sistema de numeração romano foi criado pela civilização romana há mais de 2 000 anos.
Veja os símbolos que os antigos romanos usavam para escrever os números.

Os símbolos são utilizados em letras maiúsculas. Cada letra representa um valor e, ao combiná-las, encontramos outros valores. Veja algumas regras e exemplos para escrever números usando símbolos romanos.
• Os símbolos I, X, C e M podem ser repetidos até 3 vezes.

• Se um símbolo de valor maior é seguido de um ou mais símbolos de valor menor, então adicionamos os valores.

• Se um símbolo de valor menor (I, X ou C) é seguido por outro símbolo de valor maior, então subtraímos o menor do maior.

O sistema de numeração romano é posicional.
Nesse sistema de numeração não existe símbolo correspondente ao zero.
Os símbolos romanos ainda são muito utilizados em nosso cotidiano. Podemos observá-los nos números de capítulos de um livro, nas cenas de um teatro e em alguns relógios, por exemplo.
Complete os quadros abaixo usando nossos algarismos.


(PSC/Ufam) De um modo geral, podemos considerar os seguintes níveis de organização nos seres vivos:
1º – Célula → 2º – Tecido → 3º – Órgão → 4º – Sistema → 5º – Organismo → 6º – População → 7º – Comunidade → 8º – Ecossistema → 9º Biosfera
Analise as proposições a seguir e assinale a alternativa correta.
I. Os níveis de organização citados no esquema são comuns a todos os seres vivos da Terra atual durante seu ciclo vital.
II. São obrigatoriamente da mesma espécie os indivíduos que compõem o 6º nível.
III. No 8º nível, não ocorre transferência de energia e de matéria, porque neste nível ocorre a extinção das cadeias tróficas.
IV. No 7º nível ocorrem espécies diferentes que estão inter-relacionadas pelas necessidades de adaptação e sobrevivência.
Apenas I e III são corretas.
Apenas II e III são corretas.
Apenas II e IV são corretas.
Apenas IV é correta.
Todas as proposições são corretas.
VOCÊ JÁ VIU UMA CIGARRA “DE VERDADE”? JÁ OUVIU O SOM QUE ELA PRODUZ?
A HISTÓRIA QUE VOCÊ VAI CONHECER AGORA É UMA FÁBULA. NELA, UM DOS PERSONAGENS, A CIGARRA, PEDE AJUDA A UMA FORMIGA.
SERÁ QUE A CIGARRA DESTA HISTÓRIA VAI RECEBER A AJUDA DE QUE PRECISA?
VOCÊ JÁ PRECISOU SER AJUDADO POR ALGUÉM? E VOCÊ JÁ AJUDOU ALGUÉM NA HORA DE UMA NECESSIDADE?
A CIGARRA E AS FORMIGAS
ERA UMA VEZ UMA JOVEM CIGARRA QUE NÃO FAZIA OUTRA COISA NA VIDA A NÃO SER CANTAR.
ENTOAVA AS MAIS LINDAS CANÇÕES PERTO DE UM FORMIGUEIRO.
ENQUANTO ISSO, AS FORMIGAS TRABALHAVAM SEM PARAR.
COLHIAM PEDAÇOS DE FOLHAS PARA FORRAR O BERÇÁRIO DAS FORMIGAS RECÉM-NASCIDAS. TRANSPORTAVAM GRÃOS PARA QUE NO INVERNO TIVESSEM O QUE COMER. ENFIM, VIVIAM ATAREFADAS, ENTRANDO E SAINDO DO FORMIGUEIRO.
O INVERNO CHEGOU. O FRIO ERA TANTO QUE A CIGARRA QUASE FICOU CONGELADA. ENTÃO, BATEU NA PORTA DO FORMIGUEIRO À PROCURA DE UM LUGAR QUENTINHO PARA SE ABRIGAR.
— OLÁ! SERÁ QUE EU POSSO ENTRAR? ESTOU COM FRIO E COM FOME!
A GUARDIÃ DO FORMIGUEIRO NÃO SE CONTEVE:
— O QUÊ? ENQUANTO NÓS TRABALHÁVAMOS DURO, VOCÊ SÓ PENSAVA EM SE DIVERTIR. POIS AGORA: BOA DIVERSÃO! — DISSE.
E BATEU A PORTA NA CARA DA CIGARRA QUE FOI OBRIGADA A CANTAR EM OUTRA FREGUESIA.
OS PREGUIÇOSOS NADA TÊM A COLHER.
JEAN DE LA FONTAINE. FÁBULAS DE ESOPO. ADAPTADO POR LÚCIA TULCHINSKI. SÃO PAULO: SCIPIONE, 2007. P. 13.
GLOSSÁRIO ENTOAR: CANTAR. GUARDIÃO: AQUELE QUE DEFENDE, QUE PROTEGE ALGO OU ALGUÉM. FREGUESIA: POVOADO; LUGAR.
QUEM SÃO OS PERSONAGENS DESSA HISTÓRIA?
A cigarra, as formigas e a formiga guardiã do formigueiro.
Você sabe o que faz um arqueólogo e onde ele trabalha?
Resposta pessoal.
Alguns dos mais antigos registros deixados pelos primeiros hominídeos são as pinturas rupestres, encontradas em cavernas ou rochas. Essas pinturas representam mulheres, homens, animais, plantas, cenas de caça ou objetos abstratos. Foram feitas com terra, carvão e pigmentos obtidos na natureza misturados com sangue de animais. Os historiadores sugerem que essas pinturas tinham para os hominídeos uma função mágica: eles acreditavam que poderiam atrair animais por meio delas.

As pinturas rupestres são importantes para auxiliar os historiadores a entender como viviam nossos ancestrais, como se comunicavam e em que acreditavam. As mais antigas foram encontradas em sítios arqueológicos na Espanha e têm mais de 40 000 anos.
No Brasil foram encontradas muitas pinturas rupestres. As mais importantes localizam-se no Parque Nacional da Serra da Capivara (Piauí), em Lagoa Santa (Minas Gerais) e na Pedra Pintada (Pará).
Hominídeo: grupo de primatas ao qual pertencem homens e mulheres. Os hominídeos são classificados em diferentes gêneros. Esse será o objeto de estudo do próximo módulo.
Verifique e contorne os sítios arqueológicos do Brasil que foram destacados no texto.
O trabalho do historiador: a reunião de vestígios do passado
A História é a ciência que estuda o passado. O trabalho dos historiadores se parece com o de um detetive: eles buscam pistas sobre sociedades que existiram e tentam reuni-las para descobrir como as pessoas viviam e se organizavam.
Como um bom detetive, o historiador tem que olhar atentamente para suas pistas e fazer muitas pesquisas, evitando descartar informações importantes.
Saber como as pessoas viviam – em diferentes regiões e épocas – ajuda a entender o presente. Podemos dizer que a tarefa do historiador é reunir vestígios do passado para tentar compreender o presente.

Para que serve a História?
A História serve para compreendermos as sociedades do presente. O estudo do passado nos ajuda a entender as sociedades atuais.
Texto opinativo
Neste módulo, você leu um texto opinativo sobre preconceito. Agora é sua vez de produzir um texto desse tipo para apresentar sua opinião aos colegas.
Planejamento
• Escolha um tema sobre o qual você gostaria de opinar.
• Pesquise esse tema; assim você terá mais embasamento para manifestar sua opinião.
• Proponha reflexões e questionamentos sobre o tema antes de deixar clara sua opinião sobre ele.
Rascunho
Os textos opinativos são importantes porque, por meio deles, podemos expressar nossos pensamentos e comunicar nossa opinião a respeito de algo.
Em um rascunho, escreva os pontos positivos e negativos do tema escolhido. Ao manifestar sua opinião, procure mostrar os motivos pelos quais você pensa dessa forma e apresente as pesquisas que contribuíram para a formação de seu ponto de vista.
Revisão
Avalie o esboço de seu texto, preenchendo a tabela a seguir.

Meu texto
Se necessário, refaça o texto acertando o que for preciso. Faça a versão final em folha avulsa e entregue ao professor para que ele possa corrigi-lo.

• O que as crianças estão fazendo?
Respostas pessoais. Espera-se que os alunos compartilhem as experiências de sua rotina.
Pré o quê?
A invenção da escrita foi considerada algo tão genial que os historiadores do passado decidiram dividir a História em Pré-História e História, sendo o marco inicial da História a invenção da escrita, o que teria ocorrido por volta de 3500 a.C.
Atualmente, essa divisão em Pré-História e História é criticada pela maioria dos historiadores.
Afinal, será que antes da escrita os povos não tinham história? E aqueles povos que não desenvolveram a escrita? Eles não possuem história?
A escrita foi uma invenção importante para alguns povos; já outros nunca tiveram a necessidade de desenvolver uma forma de registro escrito. Usavam a memória e as histórias transmitidas oralmente para lembrar as coisas importantes para a comunidade.

O que você vê na imagem?
Resposta pessoal. Espera-se que os alunos identifiquem que é uma plantação, com muitas verduras e um homem trabalhando.
COMPLETE O NOME DAS FIGURAS COM F OU V.


No esquema a seguir, estão representados quatro sistemas (de I a IV) formados por moléculas constituídas de três tipos de átomos (X, Y e Z), representados por
,
, respectivamente.

Responda às perguntas seguintes relativas à classificação desses sistemas.
a) Qual(is) é(são) substância(s) pura(s) simples?
b) Qual(is) é(são) substância(s) pura(s) composta(s)?
c) Qual(is) é(são) mistura(s)?
a) II.
b) I.
c) III e IV.
Nas unidades de separação de materiais recicláveis, um dos métodos indicados para separar os objetos que contêm ferro dos demais resíduos é a:
decantação.
destilação simples.
fusão fracionada.
separação magnética.
flotação.
Escreva o número 325 048 no quadro de ordens.

a) Agora, escreva o valor de cada algarismo desse número.

b) Escreva o número 325 048 por extenso.
a)

b) Trezentos e vinte e cinco mil e quarenta e oito.
VOCÊ GOSTA DE LER?
ALGUÉM EM SUA CASA COSTUMA CONTAR HISTÓRIAS PARA VOCÊ? DE QUAIS HISTÓRIAS VOCÊ MAIS GOSTA?
VOCÊ SE LEMBRA DE ALGUMA HISTÓRIA QUE TENHA UMA FADA COMO PERSONAGEM OU QUE TERMINE COM “E FORAM FELIZES PARA SEMPRE”?
FAÇA UM DESENHO BEM CAPRICHADO DE UMA HISTÓRIA MUITO LEGAL QUE VOCÊ TENHA LIDO.
Resposta pessoal.
VOCÊS LERAM ALGUMAS HISTÓRIAS DE ANIMAIS. AGORA VÃO ESCREVER UMA FÁBULA. JUNTE-SE A DOIS COLEGAS E SIGA O PASSO A PASSO.
PLANEJAMENTO
PENSANDO NAS FÁBULAS QUE LEU, IMAGINE UMA NOVA HISTÓRIA. DECIDA:
A) QUEM SÃO OS PERSONAGENS?
B) ONDE VAI ACONTECER A HISTÓRIA?
C) O QUE ACONTECERÁ DURANTE A NARRATIVA?
D) QUE ENSINAMENTO A FÁBULA VAI PASSAR AO LEITOR, OU SEJA, QUAL SERÁ A MORAL DA HISTÓRIA?
RASCUNHO
ESCREVA O RASCUNHO DA HISTÓRIA NO CADERNO. LEMBRE-SE DE QUE AS FÁBULAS SÃO HISTÓRIAS CURTAS. NO FINAL, ESCREVA A MORAL DA HISTÓRIA.
REVISÃO
RELEIA O RASCUNHO, OBSERVANDO OS ITENS DO QUADRO.

APÓS A REVISÃO, FAÇA AS CORREÇÕES NECESSÁRIAS E ESCREVA A FÁBULA EM UMA FOLHA DE PAPEL À PARTE. FAÇA DESENHOS PARA ILUSTRÁ-LA.
(UFRGS-RS) Considere as seguintes afirmações sobre conceitos utilizados em ecologia.
I. Nicho ecológico é a posição biológica ou funcional que um ecossistema ocupa em um determinado meio.
II. A zona de transição que faz limite entre dois biótopos recebe o nome de nível trófico.
III. O estudo do comportamento animal em uma perspectiva evolutiva denomina-se Etologia.
Quais estão corretas?
Apenas I.
Apenas III.
Apenas I e II.
Apenas II e III.
I, II e III.
OBSERVE A IMAGEM. O QUE ELES ESTÃO FAZENDO? VOCÊ COSTUMA FAZER ALGO PARECIDO?

VOCÊ CONHECE OS ANIMAIS QUE APARECEM NESTA CENA?

OUVIR HISTÓRIAS É SEMPRE MUITO BOM. QUE TAL LER A HISTÓRIA DA CIGARRA E DAS FORMIGAS?
Resposta pessoal.

• QUEM SÃO OS ANIMAIS DAS IMAGENS?
Resposta pessoal.
Estes materiais são parte integrante das coleções da editora Saraiva. Eles poderão ser reproduzidos desde que o título das obras e suas respectivas autorias sejam sempre citadas