Selecione as melhores questões em nosso banco de atividades
1
Pesquise diretamente pela barra de busca abaixo ou filtre as questões escolhendo segmento, disciplina, assunto, tipo de avaliação, ano e/ou competência.
2
Clique no botão [+] abaixo da questão que deseja adicionar a sua prova, ou arraste a questão para o organizador de prova.
3
Use a aba do organizador para excluir ou adicionar as questões de nosso banco para a sua prova.
4
Quando estiver satisfeito com montagem realizada, clique em “Prévia da prova” para visualizar sua prova completa.
5
Se quiser retornar para editar algo clique em “Editar prova”. Caso esteja satisfeito, insira seu nome e e-mail nos campos e clique em “ Finalizar”.
6
Basta acessar os links da prova e gabarito que serão exibidos!
ARITMÉTICA E ÁLGEBRA
Questão 1 Tema: Resolução de problemas por meio da resolução de equações do 1º grau
Ana é 4 anos mais velha que Bia.
Quando Bia tiver a idade que Ana tem hoje, Ana terá o quádruplo da idade de Bia quando Ana tinha a idade que Bia tem hoje.
Qual a idade atual de Ana?
8
10
12
14
16
Resposta: C Apontador: CANGURU 2018 (Q22)
A) INCORRETA – O aluno considerou que, quando Ana tiver a idade de Bia hoje e como a diferença entre elas é de 4 anos, a idade de Ana é 4 + 4 = 8 anos. B) INCORRETA – O aluno calculou o dobro da diferença das idades e somou com a metade dessa diferença. C) CORRETA – Considerando as idades atuais de Ana e Bia como x + 4 e x respectivamente, temos: Quando Ana tiver a idade de Bia hoje as idades serão: x + 8 e x + 4 e quando Ana tinha a idade que Bia tem hoje, as idades eram: x e x - 4. Como Ana terá o quádruplo da idade de Bia, temos x + 8 = 4(x - 4) → x = 8, logo Ana tem 8 + 4 = 12 anos. D) INCORRETA – O aluno considerou o quádruplo da diferença das idades com 4 · 4 = 16 e subtraiu a metade da diferença entre as idades atuais. E) INCORRETA – O aluno considerou o quádruplo da diferença das idades com 4 · 4 = 16 anos.
Questão 1 Tema: Espelhos esféricos e lentes
A figura a seguir, esquematiza uma lente esférica plano-convexa, imersa no ar, de eixo óptico XX’, raio R e feita de material que possui índice de refração n. Um pincel de luz cilíndrico atinge normalmente sua face plana cobrindo-a completamente.
Os raios que emergem da lente, tangencialmente à sua superfície convexa, cruzam-se num ponto P do eixo XX’.
A distância entre o ponto P e a superfície convexa da lente colinear a P é
Gabarito
Resposta A Apontador: OBC 2017 Seletiva da IJSO T8
A) CORRETA – Inicialmente, constrói-se a figura a seguir:
Calculando o ângulo crítico θc, temos: n · senθC = nar· sen90° → senθC = A partir do ΔOAP podemos estabelecer as seguintes relações pela lei dos senos e o teorema de Pitágoras: B) INCORRETA – O aluno que assinala esta alternativa se esquece de manter a raiz quadrada no denominador, na aplicação do Teorema de Pitágoras. C) INCORRETA – O aluno que assinala esta alternativa substitui, equivocadamente, senθC por n, na aplicação da Lei dos Senos. D) INCORRETA - O aluno que assinala esta alternativa substitui, equivocadamente, senθC por n, na aplicação da Lei dos Senos e, na aplicação do Teorema de Pitágoras, o aluno se esquece de manter a raiz quadrada no denominador. E) INCORRETA - O aluno que assinala esta alternativa considera que a distância solicitada é equivalente à distância focal de espelho esférico.
Questão 1 Tema: Simetria / Planificação / Visão espacial
A figura representa a planificação de um cubo colorido com as cores branca, verde, vermelha, amarela, laranja e azul.
Gabarito
Resposta: B Apontador: OBMEP 2019 FASE 2 (Q3)
A) INCORRETA – O aluno identifica que a face azul e vermelha compartilham a mesma aresta mas não considera que as faces laranja e vermelha são opostas. B) CORRETA – Pela planificação as faces opostas são: azul e verde, branco e amarelo, vermelho e laranja, logo, se as faces visíveis são branco, verde e vermelho, as faces não visíveis serão amarela, azul e laranja. C) INCORRETA – O aluno não considerou que as faces azul e verde são faces opostas. D) INCORRETA – O aluno não considerou que as faces vermelha e laranja são opostas. E) INCORRETA – O aluno não considerou que as faces amarela e branca são opostas.
GASES
Questão 1 Tema: Efusão e Difusão Gasosa
Um grupo de estudantes de Química estava interessado em estudar a formação de óxidos atmosféricos e seus impactos ambientais. Eles decidiram realizar um experimento no laboratório para investigar a reação entre nitrogênio (N₂) e oxigênio (O₂), que ocorre em condições de alta temperatura, formando monóxido de nitrogênio (NO) que, em seguida, se transforma em dióxido de nitrogênio (NO₂) na presença de oxigênio em excesso. Para isso, os estudantes utilizaram um tubo de vidro de 30 cm de comprimento, aquecido uniformemente, e consideraram que a reação entre N2 e O2 forma NO₂ como único produto. Nas extremidades do tubo, colocaram dois balões contendo N₂ e O₂, respectivamente, permitindo que ambos os gases se difundissem dentro do tubo. Após 20 segundos, observaram a formação de um gás castanho em um ponto a 12 cm da extremidade contendo oxigênio.
De acordo com as observações, pode-se concluir que o gás com maior velocidade de difusão é o
N2, uma vez que seu tempo de deslocamento é menor.
N2, pois seu deslocamento no tubo foi maior do que o O2.
O2, visto que esse gás se deslocou menos ao longo do tubo.
O2, porque seu deslocamento levou mais tempo do que o N2.
O2, já que a formação do NO ocorreu mais próximo a esse gás.
Resposta: B Apontador: USP 2012 – Fase 2 – Questão 4 | ID 132784
A) INCORRETA. O aluno que assinala a alternativa não tem conhecimento sobre o tema. O deslocamento de ambos os gases foi observado pelo mesmo período de tempo (20 segundos) e a diferença observada foi somente na distância deslocada por cada um.
B) CORRETA. O texto trata sobre a reação entre nitrogênio (N2) e oxigênio (O2) para formar dióxido de nitrogênio (NO2) em condições de alta temperatura. A formação do NO2 ocorreu a 12 cm da extremidade contendo oxigênio, em um tubo de 30 cm de comprimento. Isso significa que o N2 percorreu uma distância maior (18 cm) em comparação ao O2 (12 cm), indicando que o N2 é o gás com maior velocidade de difusão.
C) INCORRETA. O aluno que assinala a alternativa não tem conhecimento sobre o tema. O fato de o O2 ter se deslocado menos ao longo do tubo indica que ele tem uma velocidade de difusão menor quando comparado ao N2.
D) INCORRETA. O aluno que assinala a alternativa não tem conhecimento sobre o tema. A diferença observada no experimento foi na distância deslocada por cada gás e não no tempo, uma vez que o deslocamento de ambos os gases foi observado pelo mesmo período (20 segundos).
E) INCORRETA. O aluno que assinala a alternativa não tem conhecimento sobre o tema. A formação do NO2 próximo ao O2 indica que esse gás se difundiu mais lentamente do que o N2, não que ele tenha uma maior velocidade de difusão.
Questão 1 Tema: Dilatação térmica
A figura a seguir representa um trilho de trem já devidamente instalado na linha férrea e que está fixo no solo.
Qual das figuras a seguir melhor representa sua dilatação em função de um aumento da sua temperatura, sendo que as regiões escurecidas esquematizam o acréscimo nas dimensões?
Resposta: E Apontador: OBF 2022 Fase 1 Q15
A) INCORRETA – O aluno que assinala esta alternativa considera, equivocadamente, que a dilatação ocorre apenas no maior comprimento e em apenas uma de suas extremidades.
B) INCORRETA – O aluno que assinala esta alternativa considera, equivocadamente, que a dilatação ocorre apenas no maior comprimento.
C) INCORRETA – O aluno que assinala esta alternativa considera que a dilatação maior ocorre no maior comprimento, mas, equivocadamente, em apenas uma de suas extremidades.
D) INCORRETA – O aluno que assinala esta alternativa considera que a dilatação ocorre nas três dimensões do espaço, mas não se atentou para o fato do trilho manter-se fixo ao solo.
E) CORRETA - A dilatação ocorre nas três dimensões do espaço e, como o trilho está devidamente instalado, mantem-se fixo ao solo.
Questão 1 Tema: Divisão Euclidiana
João possui bolas numeradas e caixas organizadas em sequência. Ele distribuiu as bolas de forma alternada: as de numeração 1, 2 e 3 foram colocadas na primeira caixa; as de numeração 4 e 5, na segunda; as de numeração 6, 7 e 8, na terceira; as de numeração 9 e 10, na quarta, e assim por diante, alternando entre colocar três bolas e duas bolas nas caixas consecutivas. Em qual caixa João colocou a bola de numeração 2025?
806
808
810
812
814
Resposta: C Apontador: OBMEP 2023 Fase 1 – Nível 3 – 03
A) INCORRETA. O aluno que assinala esta alternativa pode ter cometido erro de conta. Se k = 403 , então a numeração da caixa será 806.
B) INCORRETA. O aluno que assinala esta alternativa pode ter cometido erro de conta. Se k = 404 , então a numeração da caixa será 808.
C) CORRETA. Sendo n = 5k + r a numeração da bola, para k e r inteiros positivos com 0 ≤ r < 5, observe que
• se 1 ≤ r ≤ 3, então a bola de numeração n será colocada na caixa de numeração 2k + 1;
• se r = 4 , então a bola de numeração n será colocada na caixa de numeração 2k + 2;
• se r = 0 , então a bola de numeração n será colocada na caixa de numeração 2k;
•
Portanto, como 2025 = 5 · 405 + 0, ou seja, k = 405 e r = 0 , a bola de numeração 2025 será colocada na caixa de numeração 810.
D) INCORRETA. O aluno que assinala esta alternativa pode ter cometido erro de conta. Se k = 406 , então a numeração da caixa será 812.
E) INCORRETA. O aluno que assinala esta alternativa pode ter cometido erro de conta. Se k = 407, então a numeração da caixa será 814.
MORFOFISIOLOGIA HUMANA
Questão 1 Tema: Sistema Cardiovascular
Débito cardíaco é um indicador da quantidade de sangue que o coração bombeia em cada batida. Esse indicador é fundamental para se analisar condições de hipertensão arterial.
Desconsiderando outras questões fisiológicas, quanto maior o débito cardíaco de um indivíduo, maior será
a frequência cardíaca.
a oxigenação sanguínea.
o fluxo de sangue nas veias.
a circunferência das artérias.
a abertura da valva tricúspide.
Resposta: B Apontador: UNICAMP 2023 Fase 2 (Q12); USP 2014 Fase 2 (Q1)
A) INCORRETA. O aluno que assinala a alternativa não tem conhecimento sobre o tema. A frequência cardíaca tende a se relacionar negativamente com o débito cardíaco. Dentro de uma determinada necessidade de oxigenação, quanto mais sangue é impulsionado, mais oxigênio chega às células. Com baixo volume, é necessário que o coração bata mais vezes para impulsionar maior volume de sangue. B) CORRETA. O aluno que assinala esta alternativa compreende que quanto maior o débito, maior será o volume de sangue impulsionado em uma batida. Assim, a oxigenação será maior, se comparada a um indivíduo que apresente menor débito por batimento. C) INCORRETA. O aluno que assinala a alternativa não tem conhecimento sobre o tema. O débito cardíaco é uma medida que fala sobre a saída do sangue do coração, especialmente para a aorta. Neste caso, o fluxo das veias na grande circulação não tem relação com esse indicador. D) INCORRETA. O aluno que assinala a alternativa não tem conhecimento sobre o tema. As circunferências das artérias apresentam um tamanho padrão, e só são influenciadas por desordens fisiológicas, o que não é o caso. E) INCORRETA. O aluno que assinala a alternativa não tem conhecimento sobre o tema. A valva tricúspide é a valva pela qual o sangue flui do átrio para o ventrículo direito, não tendo relação com a saída do sangue do coração.
Questão 1 Tema: Aneuploidias
O cariótipo abaixo é de um paciente com aneuploidia.
FONTE: https://www.sciencephoto.com/media/520466/view/female-karyotype-with-trisomy-18
Qual a síndrome associada a este resultado:
Síndrome de Patau.
Síndrome de Down.
Síndrome de Edwards.
Síndrome de Klinefelter.
Síndrome de Turner.
GABARITO
Resposta: C
RESOLUÇÃO:
A) INCORRETA. O aluno que assinala a alternativa não tem conhecimento sobre o tema. A trissomia do cromossomo 13 é denominada como Síndrome de Patau, ou seja, na leitura do cariótipo seria visualizado três cromossomos 13. B) INCORRETA. O aluno que assinala a alternativa não tem conhecimento sobre o tema. A trissomia do cromossomo 21 é denominada como Síndrome de Down, ou seja, não é observado três cromossomos 21 no cariótipo ou até mesmo alguma translocação. C) CORRETA. O aluno que assinala esta alternativa tem conhecimento sobre a leitura de cariótipos e aneuploidias, em especial com relação ao reconhecimento da trissomia do cromossomo 18. D) INCORRETA. O aluno que assinala a alternativa não tem conhecimento sobre o tema. O paciente XXY é portador da Síndrome de Klinefelter, ou seja, na leitura do cariótipo seriam visualizados dois cromossomos X e um Y na região de leitura dos cromossomos sexuais. E) INCORRETA. O aluno que assinala a alternativa não tem conhecimento sobre o tema. O paciente X0 é portador da Síndrome de Turner, ou seja, na leitura da região dos cromossomos sexuais visualizamos dois cromossomos X e não apenas um cromossomo.
Questão 1 Tema: Acidificação dos oceanos e branqueamento de corais
O excesso de CO2 dissolvido, absorvido pelos oceanos, altera a química da água do mar pelo aumento na formação de ácido carbônico e, em consequência disto, ocorre a diminuição do pH da água. A acidez da água afeta os animais que produzem conchas ou outras estruturas calcárias, como os corais, tendo efeito corrosivo. Isso afeta o modo de vida, reprodução e distribuição desses organismos. Os impactos da acidificação também chegam para os ecossistemas de corais, o que leva à perda da biodiversidade, perdas nos recursos pesqueiros e nas atividades econômicas relacionadas ao turismo.
https://semil.sp.gov.br/educacaoambiental/prateleira-ambiental/acidificacao-oceanica-3/#:~:text=A%20acidifica%C3%A7%C3%A3o%20oce%C3%A2nica%20%C3%A9%20a,CO%C2%B2)%20atmosf%C3%A9rico%20nos%20oceanos.
Os corais são de grande importância para o meio ambiente, pois
são capazes de reduzir o pH das águas oceânicas.
são fontes de dissipação de calor, diminuindo a acidez das águas oceânicas.
bloqueiam a entrada da luz solar, impedindo o aquecimento de águas mais profundas;
participam do balanço do carbono no planeta, tanto pela fotossíntese como pela calcificação.
são formados por moluscos e artrópodes, que juntos fornecem micros-habitats para diversas espécies.
GABARITO
Resposta: D Apontador: Questão 112 2 fase V OBB
RESOLUÇÃO:
A) INCORRETA. O aluno que assinala a alternativa não sabe que os corais absorvem o gás carbônico durante o processo de fotossíntese feito pelas algas mutualísticas, portanto não irá reduzir o pH das águas oceânicas. B) INCORRETA. O aluno que assinala a alternativa não compreende a relação dos corais com o ambiente e que eles são afetados pelo calor (aumento de temperatura das águas), sofrendo um processo chamado de branqueamento. C) INCORRETA. O aluno que assinala a alternativa não entende que os corais ficam fixos no fundo em regiões rasas do oceano, portanto, não afetam regiões profundas do oceano. D) CORRETA. O aluno que assinala a alternativa entendeu a importância dos corais no ecossistema tanto na absorção do carbono na fotossíntese, quanto na sua fixação na forma de carbonato de cálcio e carbonato de magnésio. E) INCORRETA. O aluno que assinala a alternativa não sabe que os corais são formados pela associação entre algas (zooxantelas) e cnidários.
Questão 1 Tema: Transferência de calor
Em dias de inverno, grande parte do calor que flui do interior de nossas casas para o exterior é através de janelas. Suponha uma janela com apenas uma lâmina de vidro de dimensões (1500 × 2000 × 3) mm com temperaturas de suas superfícies externa e interna iguais a 9,0 °C e 10 °C, respectivamente.
Sendo a resistividade térmica do vidro 1,2 s.m.°C/J, o fluxo de calor por condução através dessa lâmina, em W, é aproximadamente de
0,83.
1,20.
200.
833.
1 200.
Gabarito
Resposta D Apontador: OBFEP 2019 Fase 1 Q1
A) INCORRETA – O aluno que assinala esta alternativa considera, equivocadamente, que a espessura a ser substituída na Lei de Fourier é e = 3. B) INCORRETA – O aluno que assinala esta alternativa considera, equivocadamente, que as condutividade e espessura a serem substituídas na Lei de Fourier são k = 1,2 e e = 3, respectivamente. C) INCORRETA - O aluno que assinala esta alternativa considera, equivocadamente, que a unidade joule (J) na resistividade deve ser substituída por caloria (cal) [1,2 s.m.°C/J = 5,0 s.m.°C/cal]. D) CORRETA – Aplicando-se a Lei de Fourier e lembrando que a resistividade térmica é o inverso da condutividade térmica (k), temos: E) INCORRETA - O aluno que assinala esta alternativa considera, equivocadamente, que a condutividade a ser substituída na Lei de Fourier é k = 1,2.
Questão 1 Tema: Importância e preservação dos agentes polinizadores
Os insetos polinizadores desempenham um papel fundamental na manutenção dos ecossistemas e na produção de alimentos. Entre eles, destacam-se as abelhas Apis mellifera, as abelhas sem ferrão e até mesmo as vespas, que desempenham um papel essencial na polinização de diversas espécies de plantas.
https://ifpr.edu.br/assis-chateaubriand/a-importancia-dos-insetos-polinizadores-e-como-preserva-los/
A relação ecológica existente entre as abelhas e as plantas polinizadas é de
predatismo.
parasitismo.
competição.
mutualismo.
comensalismo.
GABARITO
Resposta: D Apontador: Questão 21 1 fase OBB 2023
RESOLUÇÃO:
A) INCORRETA. O aluno que assinala a alternativa não tem conhecimento sobre predatismo que é uma relação desarmônica em que o predador mata e se alimenta da presa. B) INCORRETA. O aluno que assinala a alternativa não tem conhecimento sobre o parasitismo que é uma relação desarmônica entre parasita e hospedeiro, onde o hospedeiro é prejudicado. C) INCORRETA. O aluno que assinala a alternativa não tem conhecimento sobre competição que é uma interação desarmônica, onde as duas espécies são prejudicadas. D) CORRETA. O aluno que assinala a alternativa percebeu a relação harmônica onde tanto a planta quanto a abelha são beneficiadas durante a polinização. E) INCORRETA. O aluno que assinala a alternativa não tem conhecimento sobre comensalismo que uma relação em que uma das espécies é beneficiada e a outra fica indiferente.
Questão 1 Tema: Reações com formação de precipitado
Leia o trecho a seguir, que relata as observações feitas por alguns alunos durante a execução de um experimento.
Colocou-se 1 ml de solução de nitrato de prata (AgNO3) em um tubo de ensaio. Acresceu-se 1 ml de solução de cloreto de sódio (NaCl), usando a pipeta para medição. O líquido contido no tubo de ensaio passou a ficar com coloração leitosa. Após algum tempo de observação, notou-se a precipitação de algumas partículas no fundo do tubo de ensaio.
SANTANA, N.; PORTNOI, M. Reações Químicas Aspectos Qualitativos. Disponível em: https://www.eecis.udel.edu/~portnoi/academic/academic-files/qualitativechem.html. Acesso em: 23 ago. 2024.
O precipitado formado no experimento é
Ag.
Cl2.
Na.
AgCl.
NaNO3.
Resposta: D Apontador: OBQJr 2019 – Fase 1 – Questão 8
A) INCORRETA. O aluno que assinala a alternativa não tem conhecimento sobre o tema. O íon prata (Ag⁺) em solução reage com o íon cloreto (Cl⁻) para formar o precipitado de cloreto de prata (AgCl). A prata metálica (Ag) não é formada nesse tipo de reação, que é uma reação de dupla troca, e não uma reação de oxirredução.
B) INCORRETA. O aluno que assinala a alternativa não tem conhecimento sobre o tema. O gás cloro (Cl₂) é uma molécula diatômica formada por átomos de cloro, e não é um produto da reação descrita. Na reação entre AgNO₃ e NaCl, os íons cloreto (Cl⁻) estão presentes, mas eles se combinam com os íons prata (Ag⁺) para formar o precipitado de cloreto de prata (AgCl),
C) INCORRETA. O aluno que assinala a alternativa não tem conhecimento sobre o tema. O sódio metálico (Na) não é formado nesta reação. O sódio está presente na forma de íon Na⁺ em solução e permanece na solução aquosa como parte do nitrato de sódio (NaNO₃), que é solúvel em água, ou seja, não há liberação de sódio na sua forma metálica.
D) CORRETA. O trecho descreve um experimento em que uma solução de nitrato de prata (AgNO3) é misturada com uma solução de cloreto de sódio (NaCl), resultando na formação de um precipitado, que se acumula no fundo do tubo de ensaio. Quando essas soluções são misturadas, ocorre uma reação de dupla troca, onde os íons presentes nas soluções trocam de parceiros, formando novos compostos, segundo a equação: AgNO3(aq) + NaCl(aq) → AgCl(s) + NaNO3(aq). Nesta reação, o cloreto de prata (AgCl) é insolúvel em água e precipita, formando um sólido branco, enquanto o nitrato de sódio (NaNO₃) permanece em solução.
E) INCORRETA. O aluno que assinala a alternativa não tem conhecimento sobre o tema. O nitrato de sódio (NaNO₃) é um dos produtos formado na reação, mas se trata de um composto solúvel em água e, portanto, permanece em solução, não se precipita. Assim, o nitrato de sódio não é o precipitado branco observado no tubo de ensaio.
Questão 1 Tema: Produto de Solubilidade
O hidróxido de zinco, Zn(OH)₂, é um composto inorgânico que apresenta baixa solubilidade em água (Kps = 2×10-17), formando um precipitado branco em soluções neutras ou ligeiramente alcalinas. Sua solubilidade é fortemente influenciada pelo pH da solução. Em condições ácidas, Zn(OH)₂ se dissolve, formando íons Zn²⁺, enquanto em soluções alcalinas ele também se dissolve, formando o complexo solúvel ([Zn(OH)4]2-). Portanto, o Zn(OH)₂ é mais solúvel em soluções muito ácidas ou muito alcalinas. A solubilidade de Zn(OH)₂ em função do pH é uma característica crucial para seu uso em processos de precipitação e controle de íons zinco em soluções aquosas, sendo relevante em aplicações de tratamento de efluentes e em formulações de produtos que requerem controle preciso de pH.
De acordo com as informações, a solubilidade do hidróxido de zinco em uma solução tamponada em pH = 6 é de aproximadamente
2×10−9 mol/L.
1×10−8 mol/L.
1×10−6 mol/L.
2×10−5 mol/L.
2×10−1 mol/L.
Resposta: E Apontador: ITA 2011 – Fase Única – Questão 29
A) INCORRETA. O aluno que assinala a alternativa não tem conhecimento sobre o tema. O valor de 2×10−9 mol/L para a solubilidade do hidróxido de zinco é obtido quando se considera que a expressão do Kps para esse composto é dada por Kps = [Zn2+]×[OH−].
B) INCORRETA. O aluno que assinala a alternativa não tem conhecimento sobre o tema. O valor de 1×10−8 mol/L é obtido quando se considera que a solubilidade do hidróxido de zinco é igual a concentração de OH- em pH 6.
C) INCORRETA. O aluno que assinala a alternativa não tem conhecimento sobre o tema. O valor de 1×10−6 mol/L corresponde à concentração de íons H+ na solução tamponada em pH 6.
pH = -log [H+] → [H+] = 1×10-6 mol/L
D) INCORRETA. O aluno que assinala a alternativa não tem conhecimento sobre o tema. O valor de 2×10−5 mol/L é obtido quando se utiliza a concentração de íons H+ em pH 6 no lugar da concentração de íons OH- durante o cálculo da solubilidade do hidróxido de zinco.
E) CORRETA. O texto trata sobre o hidróxido de zinco (Zn(OH)₂), um composto inorgânico que tem sua solubilidade fortemente influenciada pelo pH da solução. O hidróxido de zinco se dissocia em água de acordo com a equação Zn(OH)2(s) ⇌ Zn2+(aq) + 2OH−(aq), ou seja, seu produto de solubilidade (Kps) é dado por Kps = [Zn2+]×[OH−]2 e seu Kps é igual a 2×10−17. Para determinar sua solubilidade em uma solução tamponada em pH = 6, primeiramente é necessário determinar a concentração de OH-.
pH = -log [H+] → [H+] = 1×10-6 mol/L
Em seguida, basta substituir os valores da concentração de OH- e Kps na expressão doproduto de solubilidade para determinar a concentração de Zn2+, que representa a solubilidade do hidróxido de zinco em uma solução tamponada com pH = 6.
MOVIMENTO DOS CORPOS CELESTES
Questão 1 Tema: A terceira lei de Kepler
A terceira lei de Kepler afirma que o resultado da expressão T2/r3 é o mesmo para todos os astros que orbitam o Sol. Newton mostrou que esse resultado, de fato, só depende da carga gravitacional (massa) do Sol, ou melhor, só depende da massa do corpo central. Podemos entender melhor esse fato se aplicarmos as leis de Newton para uma pequena massa orbitando em movimento circular uniforme em torno de uma massa central em repouso.
Imagine a interação entre cargas elétricas, isto é, uma carga elétrica q, de pequena massa m, em movimento circular uniforme em torno de uma carga central elétrica em repouso Q (Q.q<0), de massa M. Nesse caso, pode-se também entender do que depende o possível novo resultado da mesma expressão e, assim, concluir se a terceira lei de Kepler também se aplica a cargas elétricas.
O resultado da expressão T2/r3 para essa situação entre cargas elétricas depende
apenas de M.
apenas de Q.
apenas de M e Q.
apenas de M, Q e q.
de M, Q, q e m.
Resposta: E Apontador: OBF 2016 Fase 3 Q3
A) INCORRETA – O aluno que assinala esta alternativa considera, equivocadamente, que a força gravitacional tem valor muito maior do que o da força elétrica.
B) INCORRETA – O aluno que assinala esta alternativa considera, equivocadamente, que, nessa nova situação, basta trocar as cargas gravitacionais (massas) pelas cargas elétricas.
C) INCORRETA - O aluno que assinala esta alternativa considera, equivocadamente, que o resultado da expressão continua dependendo apenas do corpo central.
D) INCORRETA – O aluno que assinala esta alternativa não tem bons conhecimentos sobre o tema.
E) CORRETA – Aplicando as leis de Newton e a Lei de Coulomb, temos:
Questão 1 Tema: Característica geral dos vírus
Lavar a mão com água e sabão parece uma invenção absolutamente simples e que sempre soubemos da sua importância, mas foi descoberto apenas no século XIX, pelo médico Ignaz Semmelweis. Essa medida é eficaz especialmente para a eliminação da patogenicidade dos vírus.
A ação descrita permite que qual estrutura viral seja destruída?
RNA.
Enzimas.
Proteínas.
Capsídeo.
Envelope.
Resposta: E Apontador: UNICAMP 2021 Fase 1 (Q28)
A) INCORRETA. O aluno que assinala a alternativa não tem conhecimento sobre o tema. Nem todos os vírus apresentam esse tipo de material, e os que apresentam não são especialmente patogênicos. Além disso, a molécula não é afetada pela água e o sabão.
B) INCORRETA. O aluno que assinala a alternativa não tem conhecimento sobre o tema. Enzimas são proteínas e, como tal, sua desnaturação depende de condições mais severas de mudança de pH e temperatura.
C) INCORRETA. O aluno que assinala a alternativa não tem conhecimento sobre o tema. As proteínas, para serem perdidas, precisam de modificações drásticas nas condições, como mudanças no pH e na temperatura do ambiente em que estão.
D) INCORRETA. O aluno que assinala a alternativa não tem conhecimento sobre o tema. O capsídeo é a parte externa inicial do vírus. É composto de proteínas, e, por isso, a água e o sabão não possuem ação imediata sobre ele.
E) CORRETA. O aluno que assinala esta alternativa compreende que o envelope lipídico é uma das principais características patogênicas do vírus. Ele é composto pela membrana plasmática da célula do hospedeiro o que permite mais fácil adesão. Pela sua natureza lipídica, pode ser facilmente desfeita e removida com água e sabão.
ÁLGEBRA
Questão 1 Tema: Análise Gráfica
Os produtos A, B e C foram avaliados em oito critérios diferentes. Cada produto recebeu notas de 1 a 6 para cada critério, como mostrado no gráfico a seguir.
Com base nessas avaliações, qual é a alternativa correta?
O produto B possui a menor nota em assistência técnica.
O produto A é o mais bem avaliado em durabilidade e aparência.
O produto com a melhor avaliação em qualidade é o de pior aparência.
O produto C apresenta a melhor avaliação em atendimento e durabilidade.
O produto A recebeu a melhor nota em propaganda e a pior em atendimento.
Resposta: B Apontador: OBMEP 2018 – Fase 1 – Nível 1 – Q16
A) INCORRETA. O aluno que assinala esta alternativa não interpretou corretamente as informações contidas no gráfico. O produto B possui a maior nota em assistência técnica. B) CORRETA. O aluno que assinala esta alternativa interpretou corretamente as informações contidas no gráfico. O produto A é o mais bem avaliado em durabilidade e aparência. C) INCORRETA. O aluno que assinala esta alternativa não interpretou corretamente as informações contidas no gráfico. O produto com a melhor avaliação em qualidade é o A, que também é o mais bem avaliado em aparência. D) INCORRETA. O aluno que assinala esta alternativa não interpretou corretamente as informações contidas no gráfico. O produto C apresenta a pior avaliação em atendimento. E) INCORRETA. O aluno que assinala esta alternativa não interpretou corretamente as informações contidas no gráfico. O produto A recebeu a segunda melhor nota em atendimento.
Questão 1 Tema: Divisão Euclidiana
oão possui bolas numeradas e caixas organizadas em sequência. Ele distribuiu as bolas de forma alternada: as de numeração 1, 2 e 3 foram colocadas na primeira caixa; as de numeração 4 e 5, na segunda; as de numeração 6, 7 e 8, na terceira; as de numeração 9 e 10, na quarta, e assim por diante, alternando entre colocar três bolas e duas bolas nas caixas consecutivas. Em qual caixa João colocou a bola de numeração 2025?
806
808
810
812
814
GABARITO
Resposta: C Apontador:
RESOLUÇÃO:
A) INCORRETA. O aluno que assinala esta alternativa pode ter cometido erro de conta. Se k = 403, então a numeração da caixa será 806.
B) INCORRETA. O aluno que assinala esta alternativa pode ter cometido erro de conta. Se k = 404, então a numeração da caixa será 808.
C) CORRETA. Sendo n = 5k + r a numeração da bola, para k e r inteiros positivos com 0 r < 5, observe que
• se 1 r 3, então a bola de numeração n será colocada na caixa de numeração 2k + 1;
• se r = 4, então a bola de numeração será colocada na caixa de numeração 2k + 2;
• se r = 4, então a bola de numeração n será colocada na caixa de numeração 2k;
Portanto, como 2025 = 5 · 405 + 0, ou sejam k = 405 e r = 0, a bola de numeração 2025 será colocada na caixa de numeração 810. D) INCORRETA. O aluno que assinala esta alternativa pode ter cometido erro de conta. Se k = 406, então a numeração da caixa será 812. E) INCORRETA. O aluno que assinala esta alternativa pode ter cometido erro de conta. Se k = 407, então a numeração da caixa será 814.
REAÇÕES QUÍMICAS
Questão 1 Tema: Classificação das Reações
O rubídio é um metal alcalino de coloração branca prateada brilhante que rapidamente perde o brilho em contato com o ar. A elevada reatividade deste metal é facilmente observada no contato com a água, em que há formação do seu respectivo hidróxido e gás hidrogênio. Esse gás é produzido tão rapidamente na superfície de contato entre o rubídio e a água que faz com que o pedaço desse metal deslize como um jet-ski. Além disso, observa-se um aumento considerável da temperatura, que pode inclusive levar a uma combustão, tornando essa reação ainda mais violenta e perigosa.
Em relação às características e propriedades do metal apresentado, pode-se afirmar que a
perda do seu brilho prateado ocorre devido a sua rápida redução em contato com o ar.
combustão observada durante a sua reação com água ocorre devido a absorção de energia.
equação balanceada que representa a sua reação com água é dada por Rb + H2O → RbOH + H2.
alta reatividade em água se deve ao fato dele possuir dois elétrons na sua camada de valência.
solução formada na sua reação com água adquire coloração rosada na presença de fenolftaleína.
Resposta: E Apontador: ITA 2000 – Fase Única – Questão 23 - ITA 2000 – Fase Única – Questão 20
A) INCORRETA. O aluno que assinala a alternativa não tem conhecimento sobre o tema. A perda de brilho do rubídio ocorre porque ele oxida rapidamente ao entrar em contato com o oxigênio do ar, formando uma camada de óxido na superfície. Esse processo é uma oxidação, onde o rubídio perde elétrons.
B) INCORRETA. O aluno que assinala a alternativa não tem conhecimento sobre o tema. A combustão é uma reação exotérmica, ou seja, libera energia (calor) em vez de absorver. A absorção de energia ocorre em reações endotérmicas, o que não é o caso da reação do rubídio com água, que libera energia suficiente para causar a ignição do gás hidrogênio formado.
C) INCORRETA. O aluno que assinala a alternativa não tem conhecimento sobre o tema. A equação química corretamente balanceada deve refletir que, para cada molécula de água (H₂O), forma-se uma fórmula de hidróxido de rubídio (RbOH) e meio mol de gás hidrogênio (H₂). Logo a equação balanceada correta seria: 2Rb + 2H2O → 2RbOH +H2.
D) INCORRETA. O aluno que assinala a alternativa não tem conhecimento sobre o tema. O rubídio é um metal alcalino e, como tal, possui apenas um elétron na sua camada de valência. A alta reatividade dos metais alcalinos está relacionada à facilidade de perder esse único elétron, formando cátions (Rb⁺) e liberando muita energia no processo.
E) CORRETA. O texto trata sobre o rubídio, um metal alcalino que reage vigorosamente com a água, produzindo hidróxido de rubídio (RbOH) e gás hidrogênio (H₂). De acordo com as informações, a reação é tão violenta que pode gerar calor suficiente para causar uma combustão. A fenolftaleína é um indicador de pH que adquire coloração rosada em soluções básicas. O rubídio, ao reagir com água, forma hidróxido de rubídio (RbOH), que é uma base forte. Portanto, a solução resultante é básica, que resulta em coloração rosada ao adicionar fenolftaleína.
Questão 1 Tema: Termodinâmica
O desenvolvimento do feto, juntamente como o nascimento do bebê, é um dos fatos mais marcantes na vida de um casal. No entanto, por ser um fenômeno natural, essa “montagem” de um organismo vivo tem o aspecto curioso de parecer violar uma das leis da Física.
Essa lei que parece ser violada é a
1ª Lei de Newton.
2ª Lei da Termodinâmica.
Lei da Conservação da Energia.
Lei da Conservação do Momento Linear.
Lei da Invariância da Velocidade da Luz.
Resposta: B Apontador: ITA 2014 Fase única Q15
A) INCORRETA – O aluno que assinala esta alternativa a considera a resposta correta por não ter bons conhecimentos sobre o tema e saber que esta é uma das Leis do famoso Isaac Newton.
B) CORRETA – Para a construção do feto é necessária organização entre suas moléculas, o que parece diminuir a Entropia. No entanto, não se pode esquecer que o feto, ou qualquer ser vivo, não é um sistema isolado por haver trocas de energia entre si e o restante do universo, isto é, a organização em alguma região do universo implica em uma desorganização em outra região.
C) INCORRETA - O aluno que assinala esta alternativa a considera a resposta correta por não ter bons conhecimentos sobre o tema e saber que esta é uma das Leis mais importantes da Física fazendo par com a Lei da Conservação da Quantidade de Movimento.
D) INCORRETA – O aluno que assinala esta alternativa a considera a resposta correta por não ter bons conhecimentos sobre o tema e saber que esta é uma das Leis mais importantes da Física fazendo par com a Lei da Conservação da Energia. Há, também, a possibilidade de não saber que Momento Linear é o mesmo que Quantidade de Movimento e, por estranhar esse título, julgou que seria a resposta correta.
E) INCORRETA - O aluno que assinala esta alternativa a considera a resposta correta por não ter bons conhecimentos sobre o tema e saber que esta é um dos postulados da Teoria da Relatividade de Einstein.
Questão 1 Tema: Fluidos não rotacionados
A figura esquematiza um fluxo lento de água que sai de uma torneira. Percebe-se um estreitamento no escoamento dessa água corrente.
Esse estreitamento da corrente de água ocorre porque, durante a queda, é constante sua
aceleração.
velocidade.
densidade.
pressão.
vazão.
Resposta: E Apontador: OPF 2019 Fase 1 Q19
A) INCORRETA – O aluno que assinala esta alternativa considera, equivocadamente, que o estreitamento ocorre puramente por causa da ação da gravidade.
B) INCORRETA – O aluno que assinala esta alternativa inverte, equivocadamente, os conceitos de velocidade e de aceleração.
C) INCORRETA – O aluno que assinala esta alternativa considera, equivocadamente, que para a densidade da água se manter constante, seu volume deve diminuir.
D) INCORRETA – O aluno que assinala esta alternativa considera, equivocadamente, que é a ação constante da pressão atmosférica que estreita a corrente de água.
E) CORRETA – A água é incompressível portanto, sua vazão (= área × velocidade) deve se manter constante durante a queda. Como a velocidade aumenta, a área da secção transversal deve diminuir, estreitando-se o fluxo.
INTRODUÇÃO À FÍSICA
Questão 1 Tema: Vetores
A figura representa, com certa distribuição, vetores .
Autoria própria
Podemos afirmar que:
Resposta: C Apontador: OBC 2018 Fase 1 Q3
A) INCORRETA – O aluno que assinala esta alternativa considera, equivocadamente, o sentido inverso do vetor . B) INCORRETA – O aluno que assinala esta alternativa não tem conhecimento sobre o tema. C) CORRETA – Basta usar o método da poligonal para identificar a soma vetorial apresentada na imagem. D) INCORRETA – O aluno que assinala esta alternativa considera, equivocadamente, o sentido inverso do vetor . E) INCORRETA - O aluno que assinala esta alternativa baseia-se, equivocadamente, em que a figura representa 2 vezes um mesmo vetor.
MORFOFISIOLOGIA HUMANA
Questão 1 Tema: Neurotransmissores - classes e funções
O neurônio por muitos anos foi considerado a principal estrela dos estudos da biologia celular e molecular do sistema nervoso, contudo hoje sabemos por meio das pesquisas que há muitas outras células que auxiliam na função dos próprios neurônios com os neurotransmissores, entre outras funções individuais de cada uma delas, ou seja os neurônios uma minoria na composição do sistema nervoso central, como mostra a imagem abaixo.
FONTE: Esquerda: Galindo AN, Frey Rubio DA, Hettiaratchi MH. Biomaterial strategies for regulating the neuroinflammatory response. Mater Adv. 2024 Apr 10;5(10):4025-4054. doi: 10.1039/d3ma00736g. PMID: 38774837; PMCID: PMC11103561. Direita: Pereda, A. Electrical synapses and their functional interactions with chemical synapses. Nat Rev Neurosci 15, 250–263 (2014). https://doi.org/10.1038/nrn3708
Sobre as sinapses e os neurotransmissores, bem como a anatomia dos neurônios, podemos afirmar que:
As sinapses químicas e elétricas são dois fenômenos diferentes e possíveis de acontecerem nos neurônios, sendo a sinapse elétrica majoritariamente encontrada na periferia, ao passo que a química no sistema nervoso central.
Às liberações de neurotransmissores na fenda sináptica só ocorre na sinapse química e depende do potencial de ação de aconteceu no corpo do neurônio, o qual por meio da bainha de mielina formada ao longo do axônio permite a formação de um gradiente eletroquímico que ao chegar no dendrito permite a abertura dos canais de cálcio dependentes de voltagem (Ca2+ VOCs).
As sinapses elétricas acontecem tanto em células nervosas como não neuronais, como as células musculares estriadas cardíacas, as quais compartilham dos mesmos mecanismos moleculares de formação do potencial de ação, e no caso dos cardiomiócitos são denominadas de células marca-passo, auxiliadas pelas células de Purkinje.
As aberturas dos canais de sódio dependentes de voltagem (Na+ VOCs), na região do corpo celular do neurônio, precedem a abertura dos canais de potássio dependentes de voltagem (K+ VOCs), após o limiar de excitabilidade ser atingido, levando a despolarização da célula com o influxo de potássio e efluxo de sódio, com o auxílio das bombas de Na+/K+.
As aberturas dos canais de sódio dependentes de voltagem (Na+ VOCs), na região do corpo celular do neurônio, antecedem a abertura dos canais de potássio dependentes de voltagem (K+ VOCs), após o limiar de excitabilidade ser atingido, levando à hiperpolarização da célula com o influxo de potássio e efluxo de sódio, com o auxílio dos canais de vazamento a custa de ATPs.
Resposta: B
A) INCORRETA. O aluno que assinala a alternativa não tem conhecimento sobre o tema. As sinapses químicas são majoritárias, tanto no sistema nervoso central quanto periférico, ou seja, restrito ao sistema nervoso, enquanto as sinapses elétricas ocorrem em menor quantidade e no telencéfalo ou em células não neuronais. B) CORRETA. O aluno que assinala esta alternativa tem conhecimento sobre a formação das sinapses químicas e elétricas, bem como a liberação dos neurotransmissores nas sinapses químicas. C) INCORRETA. O aluno que assinala a alternativa não tem conhecimento sobre o tema. As sinapses elétricas das células nervosas e das células musculares cardíacas têm a mesma fundamentação biológica. Contudo a formação do potencial de ação das células nervosas não é similar a aquela das células marcapasso do coração, as quais não são cardiomiócitos, mas sim células musculares estriadas cardíacas diferenciadas para a formação dos potenciais de ação no nó sinoatrial ou sinusal, localizado no átrio direito. D) INCORRETA. O aluno que assinala a alternativa não tem conhecimento sobre o tema. O limiar de excitabilidade permite que os canais de sódio dependentes de voltagem (Na+ VOCs) sejam abertos para que posteriormente os canais de potássio, dependentes de voltagem (K+ VOCs), sejam abertos em um influxo de sódio e efluxo de potássio, respectivamente. O processo ocorre por meio do gradiente de concentração formado naturalmente pela célula. As bombas ATPases, como as bombas de Na+/K+, não atuam neste processo, mas apenas auxiliam na manutenção do gradiente e retorno do potencial de equilíbrio da célula após a hiperpolarização no final do processo do potencial de ação. E) INCORRETA. O aluno que assinala a alternativa não tem conhecimento sobre o tema. O limiar de excitabilidade permite que os canais de sódio dependentes de voltagem (Na+ VOCs) sejam abertos para que posteriormente os canais de potássio, dependentes de voltagem (K+ VOCs), sejam abertos em um influxo de sódio e efluxo de potássio, respectivamente. O processo ocorre por meio do gradiente de concentração formado naturalmente pela célula. Os canais de vazamento, como os canais de Na+ e K+, não atuam neste processo, mas apenas auxiliam na manutenção do gradiente natural da célula, pois permitem a entrada e saída constante de íons, ou seja, não atuam no potencial de ação, seja na despolarização ou hiperpolarização.
ENGENHARIA GENÉTICA
Questão 1 Tema: Manipulação do DNA
Em um caso de clonagem comercial, o material genético do animal nuclear (I) é retirado e inserido em um óvulo anucleado de um animal (II). Posteriormente, este óvulo é colocado no útero de um outro animal (III), que funciona como barriga de aluguel.
O DNA mitocondrial encontrado no embrião clonado será de origem de
I.
II.
III.
I e II.
II e III.
Resposta: B Apontador: OBC 2019 Fase 1 (Q45)
A) INCORRETA. O aluno que assinala a alternativa não tem conhecimento sobre o tema. O animal doou apenas o material genético contido no núcleo. B) CORRETA. O aluno que assinala esta alternativa compreende que as mitocôndrias do embrião se originam daquelas que estavam presentes no óvulo que foi fecundado. Indiferente de estar anucleado, este óvulo mantém as outras organelas, inclusive a mitocôndria, que servirá de base para a replicação das mitocôndrias do próprio embrião. C) INCORRETA. O aluno que assinala a alternativa não tem conhecimento sobre o tema. O animal III não terá qualquer envolvimento com o material genético do embrião, servindo apenas para o desenvolvimento do clone. D) INCORRETA. O aluno que assinala a alternativa não tem conhecimento sobre o tema. O animal II tem uma participação efetiva nas mitocôndrias, mas o animal I só doa o material genético do núcleo. E) INCORRETA. O aluno que assinala a alternativa não tem conhecimento sobre o tema. Embora o animal II tenha mitocôndrias passadas ao embrião, o animal III serve apenas de receptáculo para o desenvolvimento do clone.
Questão 1 Tema: Dilatação térmica
A figura a seguir representa um trilho de trem já devidamente instalado na linha férrea e que está fixo no solo.
GABARITO
Resposta: E Apontador: OBF 2022 Fase 1 Q15
A) INCORRETA – O aluno que assinala esta alternativa considera, equivocadamente, que a dilatação ocorre apenas no maior comprimento e em apenas uma de suas extremidades. B) INCORRETA – O aluno que assinala esta alternativa considera, equivocadamente, que a dilatação ocorre apenas no maior comprimento. C) INCORRETA – O aluno que assinala esta alternativa considera que a dilatação maior ocorre no maior comprimento, mas, equivocadamente, em apenas uma de suas extremidades. D) INCORRETA – O aluno que assinala esta alternativa considera que a dilatação ocorre nas três dimensões do espaço, mas não se atentou para o fato do trilho manter-se fixo ao solo. E) CORRETA - A dilatação ocorre nas três dimensões do espaço e, como o trilho está devidamente instalado, mantem-se fixo ao solo.
Questão 1 Tema: Refração
Na figura a seguir, vemos dois bastões de vidro idênticos mergulhados em líquidos diferentes presentes em dois recipientes de vidro, também idênticos.
No recipiente que contém água (H2O) é possível perceber visualmente a parte do bastão que está imersa. Já no recipiente que contém tetracloroetileno (C2Cl4) isso não é possível.
Qual característica dos raios de luz deve ser a mesma, para que esses raios de luz atravessem tanto o bastão de vidro como o tetracloroetileno da forma observada na figura?
Cor.
Velocidade.
Índice de Refração.
Ângulo de Refração.
Ângulo de Incidência.
Gabarito
Resposta: B
A) INCORRETA – O aluno que assinala esta alternativa considera que a cor do vidro e a do tetracloroetileno deve ser a mesma, mas é uma suposição que, fisicamente, não faz sentido. B) CORRETA – O aluno que assinala esta alternativa considera corretamente que para não percebermos a parte imersa, não deve haver desvios nas direções dos raios de luz que atravessam o bastão de vidro e o tetracloroetileno. Para isso, não deve ocorrer a refração da luz, isto é, a velocidade da luz não pode mudar. C) INCORRETA - O aluno que assinala esta alternativa considera que são os raios de luz que possuem Índice de Refração, quando, na verdade, são os meios de propagação que possuem essa característica. D) INCORRETA - O aluno que assinala esta alternativa considera que ocorre refração e tenta explicar a situação pelo Ângulo de Refração. E) INCORRETA - O aluno que assinala esta alternativa não possui conhecimentos suficientes sobre refração da luz.
TERMOLOGIA
Questão 1 Tema: Teoria cinética dos gases
O recipiente rígido a seguir contém duas parcelas de um gás ideal, em equilíbrio, separadas por uma parede. A parcela A tem número de mols nA e está a uma temperatura absoluta TA. A parcela B tem número de mols nB e está a uma temperatura absoluta TB. Seus valores encontram-se indicados na figura.
Fonte: Laplace (adaptado)
Em certo momento, a parede que separa as duas parcelas é retirada e as parcelas se misturam atingindo um novo equilíbrio. Não há qualquer troca de energia entre o gás com a parede retirada e o restante do ambiente.
Qual é a temperatura final desse gás no novo equilíbrio?
4T/3
3T/2
5T/3
T
3T
Resposta: C Apontador: OBF 2021 Nível 3 Fase 3 Q7
A) INCORRETA – O aluno que assinala esta alternativa considera que deve fazer o balanço energético, mas, equivocadamente, inverte os números de mols das parcelas. B) INCORRETA – O aluno que assinala esta alternativa considera que deve fazer o balanço energético, mas, equivocadamente, não inclui as quantidades de mols. C) CORRETA – Como não há troca de energia com o exterior, o balanço energético leva a:
D) INCORRETA – O aluno que assinala esta alternativa considera, equivocadamente, que deve simplesmente subtrair as temperaturas iniciais (2T-T=T). E) INCORRETA - O aluno que assinala esta alternativa considera, equivocadamente, que deve simplesmente somar as temperaturas iniciais (2T+T=3T).
Questão 1 Tema: Processos REDOX
A hidrazina consiste num composto químico inorgânico, cuja fórmula molecular é N2H4, que tem diversos usos na indústria, agricultura e na farmacologia, além de servir de matéria-prima para um grande número de derivados. Nas indústrias a hidrazina é muito utilizada como anticorrosivo e agente desincrustante em águas de caldeiras e águas de refrigeração de reatores. Quando age como anticorrosivo, a hidrazina atua como sequestrante de oxigênio (O2), reagindo com este gás, que se encontra dissolvido no meio, e formando nitrogênio (N2) e água (H2O), evitando assim a corrosão.
Hidrazina. Métodos de Preparação Industrial de Solventes e Reagentes Químicos. Disponível em: https://rvq- sub.sbq.org.br/index.php/rvq/article/download/920/623/6390. Acesso em: 17 ago. 2024 (adaptado).
Na reação envolvida na ação anticorrosiva da hidrazina, constata-se que
o oxigênio sofre redução, ganhando elétrons do hidrogênio.
o hidrogênio sofre redução, ganhando elétrons do nitrogênio.
o nitrogênio ganha elétrons do hidrogênio, sofrendo oxidação.
o oxigênio perde elétrons para o nitrogênio, sofrendo redução.
o nitrogênio sofre oxidação, perdendo elétrons para o oxigênio.
Resposta: E Apontador: OBC 2019 – Fase 1 – Questão 22 | ID 282588
A) INCORRETA. O aluno que assinala a alternativa não tem conhecimento sobre o tema. Na reação apresentada o oxigênio realmente sofre redução, ganhando elétrons. Entretanto, os elétrons que ele recebe não vêm do hidrogênio, e sim do nitrogênio presente na hidrazina, que sofre oxidação.
B) INCORRETA. O aluno que assinala a alternativa não tem conhecimento sobre o tema. O hidrogênio não é a espécie que sofre redução. Durante a reação, o hidrogênio permanece no mesmo estado de oxidação (+1), tanto na hidrazina quanto na água, não sofrendo nem redução, nem oxidação.
C) INCORRETA. O aluno que assinala a alternativa não tem conhecimento sobre o tema. O processo de oxidação envolve a perda de elétrons. Na reação, o nitrogênio está, de fato, sofrendo oxidação, mas ele está perdendo elétrons para o oxigênio, não ganhando elétrons do hidrogênio.
D) INCORRETA. O aluno que assinala a alternativa não tem conhecimento sobre o tema. O processo de redução envolve o ganho de elétrons. Na reação, embora o oxigênio esteja sofrendo redução, ele está ganhando elétrons do nitrogênio.
E) CORRETA. O texto trata sobre a reação da hidrazina (N₂H₄) como anticorrosivo, onde ela reage com oxigênio (O₂) para formar nitrogênio (N₂) e água (H₂O). Nesse processo, nitrogênio na hidrazina passa de um estado de oxidação de -2 para 0 (em N₂), indicando que o nitrogênio está perdendo elétrons, ou seja, está sendo oxidado. Já o oxigênio passa de um estado de oxidação de 0 (em O₂) para -2 (em H₂O), indicando que o oxigênio está ganhando elétrons, ou seja, está sendo reduzido.
Questão 1 Tema: Produtos Notáveis / Equações Algébricas
Sendo x + y = 13 e x · y = 36, qual o valor de x2 + y2?
72
97
133
169
241
Resposta: B Apontador: OBMEP 2017 Fase 1 – Nível 3 – Q2
A) INCORRETA. O aluno que assinala esta alternativa pode não ter conhecimento sobre o tema. Como 6 × 6 = 36, o aluno pode ter considerado x = y = 6 e, dessa forma, 62 + 62 = 72.
B) CORRETA. O aluno que assinala esta alternativa interpretou adequadamente o problema e usou seus conhecimentos sobre Produtos Notáveis ou Equações Algébricas para simplificar os cálculos e determinar a resposta correta.
Como x + y = 13, (x + y)2 = 132 ⇔ x2 + 2xy + y2 = 169 e, sendo x · y = 36 , então x2 + 2 · 36 + y2 = 169 ⇔ x2 + y2 = 97.
É possível, também, fazer y = 13 - x e, então resolver a equação x(13 - x) = 36 ⇔ x2 - 13x + 36 = 0.
C) INCORRETA. O aluno que assinala esta alternativa pode ter cometido erro de cálculo ou desconhece o produto notável (A + B)2. Se o aluno considerou (x + y)2 = x2 + xy + y2, então 132 = x2 + 36 + y2 ⇔ x2 + y2 = 133.
D) INCORRETA. O aluno que assinala esta alternativa pode não ter conhecimento sobre o tema. Se o aluno considerou (x + y)2 = x2 + y2, então 2 132 = x2 + y2 ⇔ x2 + y2 = 169.
E) INCORRETA. O aluno que assinala esta alternativa pode ter cometido erro de cálculo. A partir de 132 = x2 + 2 · 36 + y ⇔ 169 = x2 + 72 + y2, pode ter ocorrido x2 + y2 = 169 + 72 = 241.
MORFOFISIOLOGIA HUMANA
Questão 1 Tema: Sistema Endócrino
Considere dois indivíduos de mesma idade, peso, gênero e altura que fazem ingestão da mesma quantidade de glicose no tempo 0h. O gráfico demonstra a concentração de insulina em sua corrente sanguínea medida de meia hora da ingestão, na ingestão e em intervalos de meia hora após a ingestão.
Sobre esses indivíduos, é correto afirmar que
O indivíduo II não produz insulina.
O indivíduo I pode ser considerado diabético.
O indivíduo I apresenta células beta danificadas.
O indivíduo II apresenta diabetes insulino-dependente.
O indivíduo II tem maior taxa de glucagon em 1h que I.
Resposta: E Apontador: OBC 2017 Fase 2 (Q57) - USP 2007 Fase 1 (Q90)
A) INCORRETA. O aluno que assinala a alternativa não tem conhecimento sobre o tema. O indivíduo II apresenta uma resposta da insulina à quantidade de glicose, o que indica que ele produz insulina.
B) INCORRETA. O aluno que assinala a alternativa não tem conhecimento sobre o tema. O indivíduo I tem uma curva de concentração de insulina que aumenta em resposta à quantidade de glicose sanguínea, não sendo diabético.
C) INCORRETA. O aluno que assinala a alternativa não tem conhecimento sobre o tema. As células beta danificadas não produzem mais insulina. O indivíduo I apresenta insulina e em resposta proporcional à curva glicêmica.
D) INCORRETA. O aluno que assinala a alternativa não tem conhecimento sobre o tema. Indivíduos insulino-dependentes são aqueles que não têm qualquer tipo de produção de insulina em seu organismo, o que não é observado em nenhum dos indivíduos.
E) CORRETA. O aluno que assinala esta alternativa compreende que o glucagon é um hormônio que age no corpo em maiores concentrações em resposta à ausência de insulina. Em 1h, o indivíduo II tem menor concentração de insulina do que o indivíduo I, e, portanto, deve ter maior concentração de glucagon.
ASTRONÁUTICA 2
Questão 1 Tema: Propelente e velocidade
Nas viagens entre Terra e Lua, as espaçonaves procuram utilizar as atrações gravitacionais que esses astros aplicam sobre elas, seguindo trajetórias em forma de 8 como ilustrado na figura a seguir.
Qual é a importância dessa forma de 8?
Menor tempo de viagem.
É um dos formatos de elipse.
Menor consumo de combustível.
O valor do momento linear manter-se constante.
O valor do momento angular manter-se constante.
Resposta: C
A) INCORRETA – O aluno que assinala esta alternativa considera, equivocadamente, que é a mesma importância que damos, geralmente, para nossas viagens aqui na superfície da Terra. B) INCORRETA – O aluno que assinala esta alternativa considera, equivocadamente, a existência desse tipo de formato de elipse. C) CORRETA – Esse formato proporciona menor consumo de combustível, porque utiliza-se das duas atrações gravitacionais em grande parte do trajeto, mantendo proximidade com o segmento que une os centros desses astros, procurando alcançar a posição em que a atração gravitacional da Lua se torna maior do que a da Terra. D) INCORRETA – O aluno que assinala esta alternativa não tem bons conhecimentos sobre o tema. E) INCORRETA – O aluno que assinala esta alternativa não identifica uma razão em particular e procura justificar essa forma através da conservação do momento angular, porque ocorre naturalmente nos movimentos orbitais.
Estes materiais são parte integrante das coleções da editora Saraiva. Eles poderão ser reproduzidos desde que o título das obras e suas respectivas autorias sejam sempre citadas