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Observe as representações de poliedros na tabela abaixo e preencha o que está faltando.

a) Quais das representações de poliedros apresentadas na tabela são prismas e quais delas são pirâmides?
b) O que você pode observar em relação à quantidade de vértices de um prisma e de sua base?
c) O que você pode observar em relação à quantidade de vértices de uma pirâmide e de sua base?

a) Prismas: A, C, E, G. Pirâmides: B, D, F, H.
a) Resposta esperada: A quantidade de vértices do prisma é o dobro da quantidade de vértices de sua base.
c) Resposta esperada: A quantidade de vértices da pirâmide é a quantidade de vértices de sua base mais 1.
VAMOS FALAR SOBRE MÚSICA? QUE TAL LER A LETRA DA MÚSICA “O PERU”, DE VINICIUS DE MORAES, E DEPOIS CANTÁ-LA?
PERU
GLU! GLU! GLU! ABRAM ALAS PRO PERU! GLU! GLU! GLU! ABRAM ALAS PRO PERU!
O PERU FOI A PASSEIO PENSANDO QUE ERA PAVÃO. TICO-TICO RIU-SE TANTO QUE MORREU DE CONGESTÃO.
O PERU DANÇA DE RODA NUMA RODA DE CARVÃO. QUANDO ACABA FICA TONTO DE QUASE CAIR NO CHÃO. [...]
VINICIUS DE MORAES, PAULO SOLEDADE E TOQUINHO. A ARCA DE NOÉ 2. MERCURY RECORDS, 1981.
VOCÊS GOSTARAM DA MÚSICA? CONHECEM OUTRA CANÇÃO DESSES AUTORES?
Resposta pessoal.
VAMOS LER A LETRA DA MÚSICA “O GIRASSOL”. ALGUÉM DA CLASSE SABE CANTAR ESSA CANÇÃO?
O GIRASSOL
SEMPRE QUE O SOL PINTA DE ANIL TODO O CÉU O GIRASSOL FICA UM GENTIL CARROSSEL
O GIRASSOL É O CARROSSEL DAS ABELHAS
[...]
RODA, RODA, CARROSSEL RODA, RODA, RODADOR VAI RODANDO, DANDO MEL VAI RODANDO, DANDO FLOR.
RODA, RODA, RODA CARROSSEL. GIRA, GIRA, GIRA GIRASSOL. REDONDINHO COMO O CÉU AMARELINHO COMO O SOL.
VINICIUS DE MORAES, PAULO SOLEDADE E TOQUINHO. ARCA DE NOÉ 2. MERCURY RECORDS, 1981.
ANIL: SUBSTÂNCIA QUE TINGE DE AZUL; COR AZUL.
A soma dos pontos das faces opostas de um dado é sempre 7. Com base nessa informação, responda:

a) Se, ao lançar um dado, a face virada para cima mostrar 1 ponto, quantos pontos haverá na face oposta?
b) Se, ao lançar um dado, a face virada para cima mostrar 4 pontos, quantos pontos haverá na face oposta?
a) 6 pontos.
b) 3 pontos.
(Seed-PR) Observe as figuras a seguir:

Estas figuras correspondem, respectivamente, a:
Uma pirâmide de base triangular e a um prisma de base retangular.
Uma pirâmide de base quadrada e a um prisma de base hexagonal.
Um prisma de base quadrada e a uma pirâmide de base hexagonal.
Um prisma de base triangular e uma pirâmide de base retangular.
VOCÊ CONHECE A PERSONAGEM MAFALDA? ELA ADORA LER. VAMOS VER O QUE ELA ESTÁ LENDO AGORA?

A) QUAL É O CONSELHO QUE APARECE PARA A MENINA, NO PRIMEIRO QUADRO DA TIRINHA?
B) QUAL FOI A CONCLUSÃO A QUE MAFALDA CHEGOU SOBRE O CONSELHO DADO?
a. Deves seguir sempre o caminho do bem.”
A HISTÓRIA QUE VOCÊ VAI LER AGORA NÃO TEM PALAVRAS.
VOCÊ ACHA QUE É POSSÍVEL CONTAR OU LER UMA HISTÓRIA APENAS COM IMAGENS?

VOCÊ CONSEGUIU ENTENDER ESSA HISTÓRIA SEM PALAVRAS? CONTE PARA OS COLEGAS O QUE VOCÊ ACHOU DA HISTÓRIA.
Resposta pessoal.
Releia este trecho do infográfico:
Ao olhar para o teleférico na ilha de Langkawi, a Pikitim pensou logo no pé de feijão mágico.
• Agora, leia este trecho de um texto informativo que trata da origem de uma planta cujos grãos são muito conhecidos:
O feijoeiro comum é uma planta cultivada há milhares de anos pelo homem. Sua origem, até hoje, constitui fonte de divergência entre os pesquisadores. [...]. Algumas evidências levam à hipótese de que o centro de origem da planta e sua domesticação como cultura teriam ocorrido na região da Mesoamérica, por volta de 7 000 anos a.C. [...].
Disponível em: . Acesso em: 15 ago. 2017. (Adaptado.)

a) O nome dado ao pé de feijão é feijoeiro. Você conhece outras plantas ou árvores que tenham a terminação -eiro ou -eira no nome? Quais? Cite pelo menos dois exemplos.
b) É muito comum que as árvores frutíferas tenham o nome formado com base no nome da fruta que produzem. Veja o exemplo no quadro abaixo:

• Agora complete o quadro com o nome das árvores correspondentes às frutas indicadas.
a) Sugestões: limoeiro, pinheiro, salgueiro, goiabeira, mangueira, roseira, etc.
Mostre aos alunos que se trata de casos de derivação sufixal.
b)

Leia a tirinha e o texto a seguir.

Como combater o bullying em sala de aula
Algumas vezes, o bullying é erroneamente encarado como uma simples brincadeira, mesmo no meio estudantil [...].
No ambiente escolar, o bullying pode ser definido como uma forma de agressão praticada por um ou mais estudantes contra outro(s), de maneira intencional e repetidamente, que ocorre sem motivação evidente, causando dor e angústia — sendo caracterizada também pela relação desigual de poder.
Com os recursos proporcionados pelas novas tecnologias há ainda outro desdobramento dessa forma de violência: o ciberbullying, que é a prática do bullying no ambiente virtual. Isso evidencia como essas manifestações de violência se modificam e se atualizam de acordo com o contexto histórico-social e tecnológico.
[...]
A cultura de paz está no ideal pedagógico dos educadores e das escolas, mas essa harmonia será uma realidade se houver a atuação da organização escolar com vistas a atingir esse objetivo. Logo, nunca é demais lembrar que toda aspiração pedagógica deve ser seguida de um conteúdo programático que conduza a essa realidade.
NETO, Claudio. Disponível em: . Acesso em: 28 jun. 2018.
agressão: uma forma de ataque físico ou emocional.
intencional: que é feito de propósito.
ideal: objetivo ou modelo.
com vistas a: com a finalidade; com o propósito.
aspiração: objetivo.
conteúdo programático: conteúdos escolares a serem ensinados aos alunos.
Converse com os colegas sobre o que acabaram de ler. Vocês já presenciaram alguma cena de bullying na escola? E como vocês agiram?
Respostas pessoais. Espera-se que os alunos mostrem em sua resposta que bullying não pode ser tratado como algo comum e que medidas devem ser tomadas para combater esse tipo de atitude.
Questão 1 Tema: Sistema Endócrino
Considere dois indivíduos de mesma idade, peso, gênero e altura que fazem ingestão da mesma quantidade de glicose no tempo 0h. O gráfico demonstra a concentração de insulina em sua corrente sanguínea medida de meia hora da ingestão, na ingestão e em intervalos de meia hora após a ingestão.

Sobre esses indivíduos, é correto afirmar que
O indivíduo II não produz insulina.
O indivíduo I pode ser considerado diabético.
O indivíduo I apresenta células beta danificadas.
O indivíduo II apresenta diabetes insulino-dependente.
O indivíduo II tem maior taxa de glucagon em 1h que I.
GABARITO
Respota: E Apontador: OBC 2017 Fase 2 (Q57) USP 2007 Fase 1 (Q90)
RESOLUÇÃO:
A) INCORRETA. O aluno que assinala a alternativa não tem conhecimento sobre o tema. O indivíduo II apresenta uma resposta da insulina à quantidade de glicose, o que indica que ele produz insulina. B) INCORRETA. O aluno que assinala a alternativa não tem conhecimento sobre o tema. O indivíduo I tem uma curva de concentração de insulina que aumenta em resposta à quantidade de glicose sanguínea, não sendo diabético. C) INCORRETA. O aluno que assinala a alternativa não tem conhecimento sobre o tema. As células beta danificadas não produzem mais insulina. O indivíduo I apresenta insulina e em resposta proporcional à curva glicêmica. D) INCORRETA. O aluno que assinala a alternativa não tem conhecimento sobre o tema. Indivíduos insulino-dependentes são aqueles que não têm qualquer tipo de produção de insulina em seu organismo, o que não é observado em nenhum dos indivíduos. E) CORRETA. O aluno que assinala esta alternativa compreende que o glucagon é um hormônio que age no corpo em maiores concentrações em resposta à ausência de insulina. Em 1h, o indivíduo II tem menor concentração de insulina do que o indivíduo I, e, portanto, deve ter maior concentração de glucagon.
Questão 1 Tema: Manipulação do DNA
Em um caso de clonagem comercial, o material genético do animal nuclear (I) é retirado e inserido em um óvulo anucleado de um animal (II). Posteriormente, este óvulo é colocado no útero de um outro animal (III), que funciona como barriga de aluguel.
O DNA mitocondrial encontrado no embrião clonado será de origem de
I.
II.
III.
I e II.
II e III.
GABARITO
Resposta: B Apontador: OBC 2019 Fase 1 (Q45)
RESOLUÇÃO:
A) INCORRETA. O aluno que assinala a alternativa não tem conhecimento sobre o tema. O animal doou apenas o material genético contido no núcleo. B) CORRETA. O aluno que assinala esta alternativa compreende que as mitocôndrias do embrião se originam daquelas que estavam presentes no óvulo que foi fecundado. Indiferente de estar anucleado, este óvulo mantém as outras organelas, inclusive a mitocôndria, que servirá de base para a replicação das mitocôndrias do próprio embrião. C) INCORRETA. O aluno que assinala a alternativa não tem conhecimento sobre o tema. O animal III não terá qualquer envolvimento com o material genético do embrião, servindo apenas para o desenvolvimento do clone. D) INCORRETA. O aluno que assinala a alternativa não tem conhecimento sobre o tema. O animal II tem uma participação efetiva nas mitocôndrias, mas o animal I só doa o material genético do núcleo. E) INCORRETA. O aluno que assinala a alternativa não tem conhecimento sobre o tema. Embora o animal II tenha mitocôndrias passadas ao embrião, o animal III serve apenas de receptáculo para o desenvolvimento do clone.
MORFOFISIOLOGIA HUMANA
Questão 1 Tema: Neurotransmissores - classes e funções
O neurônio por muitos anos foi considerado a principal estrela dos estudos da biologia celular e molecular do sistema nervoso, contudo hoje sabemos por meio das pesquisas que há muitas outras células que auxiliam na função dos próprios neurônios com os neurotransmissores, entre outras funções individuais de cada uma delas, ou seja os neurônios uma minoria na composição do sistema nervoso central, como mostra a imagem abaixo.

FONTE: Esquerda: Galindo AN, Frey Rubio DA, Hettiaratchi MH. Biomaterial strategies for regulating the neuroinflammatory response. Mater Adv. 2024 Apr 10;5(10):4025-4054. doi: 10.1039/d3ma00736g. PMID: 38774837; PMCID: PMC11103561. Direita: Pereda, A. Electrical synapses and their functional interactions with chemical synapses. Nat Rev Neurosci 15, 250–263 (2014). https://doi.org/10.1038/nrn3708
Sobre as sinapses e os neurotransmissores, bem como a anatomia dos neurônios, podemos afirmar que:
As sinapses químicas e elétricas são dois fenômenos diferentes e possíveis de acontecerem nos neurônios, sendo a sinapse elétrica majoritariamente encontrada na periferia, ao passo que a química no sistema nervoso central.
Às liberações de neurotransmissores na fenda sináptica só ocorre na sinapse química e depende do potencial de ação de aconteceu no corpo do neurônio, o qual por meio da bainha de mielina formada ao longo do axônio permite a formação de um gradiente eletroquímico que ao chegar no dendrito permite a abertura dos canais de cálcio dependentes de voltagem (Ca2+ VOCs).
As sinapses elétricas acontecem tanto em células nervosas como não neuronais, como as células musculares estriadas cardíacas, as quais compartilham dos mesmos mecanismos moleculares de formação do potencial de ação, e no caso dos cardiomiócitos são denominadas de células marca-passo, auxiliadas pelas células de Purkinje.
As aberturas dos canais de sódio dependentes de voltagem (Na+ VOCs), na região do corpo celular do neurônio, precedem a abertura dos canais de potássio dependentes de voltagem (K+ VOCs), após o limiar de excitabilidade ser atingido, levando a despolarização da célula com o influxo de potássio e efluxo de sódio, com o auxílio das bombas de Na+/K+.
As aberturas dos canais de sódio dependentes de voltagem (Na+ VOCs), na região do corpo celular do neurônio, antecedem a abertura dos canais de potássio dependentes de voltagem (K+ VOCs), após o limiar de excitabilidade ser atingido, levando à hiperpolarização da célula com o influxo de potássio e efluxo de sódio, com o auxílio dos canais de vazamento a custa de ATPs.
Resposta: B
A) INCORRETA. O aluno que assinala a alternativa não tem conhecimento sobre o tema. As sinapses químicas são majoritárias, tanto no sistema nervoso central quanto periférico, ou seja, restrito ao sistema nervoso, enquanto as sinapses elétricas ocorrem em menor quantidade e no telencéfalo ou em células não neuronais.
B) CORRETA. O aluno que assinala esta alternativa tem conhecimento sobre a formação das sinapses químicas e elétricas, bem como a liberação dos neurotransmissores nas sinapses químicas.
C) INCORRETA. O aluno que assinala a alternativa não tem conhecimento sobre o tema. As sinapses elétricas das células nervosas e das células musculares cardíacas têm a mesma fundamentação biológica. Contudo a formação do potencial de ação das células nervosas não é similar a aquela das células marcapasso do coração, as quais não são cardiomiócitos, mas sim células musculares estriadas cardíacas diferenciadas para a formação dos potenciais de ação no nó sinoatrial ou sinusal, localizado no átrio direito.
D) INCORRETA. O aluno que assinala a alternativa não tem conhecimento sobre o tema. O limiar de excitabilidade permite que os canais de sódio dependentes de voltagem (Na+ VOCs) sejam abertos para que posteriormente os canais de potássio, dependentes de voltagem (K+ VOCs), sejam abertos em um influxo de sódio e efluxo de potássio, respectivamente. O processo ocorre por meio do gradiente de concentração formado naturalmente pela célula. As bombas ATPases, como as bombas de Na+/K+, não atuam neste processo, mas apenas auxiliam na manutenção do gradiente e retorno do potencial de equilíbrio da célula após a hiperpolarização no final do processo do potencial de ação.
E) INCORRETA. O aluno que assinala a alternativa não tem conhecimento sobre o tema. O limiar de excitabilidade permite que os canais de sódio dependentes de voltagem (Na+ VOCs) sejam abertos para que posteriormente os canais de potássio, dependentes de voltagem (K+ VOCs), sejam abertos em um influxo de sódio e efluxo de potássio, respectivamente. O processo ocorre por meio do gradiente de concentração formado naturalmente pela célula. Os canais de vazamento, como os canais de Na+ e K+, não atuam neste processo, mas apenas auxiliam na manutenção do gradiente natural da célula, pois permitem a entrada e saída constante de íons, ou seja, não atuam no potencial de ação, seja na despolarização ou hiperpolarização.
HEREDITARIEDADE
Questão 1 Tema: Aneuploidias
O cariótipo abaixo é de um paciente com aneuploidia.

FONTE: https://www.sciencephoto.com/media/520466/view/female-karyotype-with-trisomy-18
Qual a síndrome associada a este resultado:
Síndrome de Patau.
Síndrome de Down.
Síndrome de Edwards.
Síndrome de Klinefelter.
Síndrome de Turner.
Resposta: C
A) INCORRETA. O aluno que assinala a alternativa não tem conhecimento sobre o tema. A trissomia do cromossomo 13 é denominada como Síndrome de Patau, ou seja, na leitura do cariótipo seria visualizado três cromossomos 13.
B) INCORRETA. O aluno que assinala a alternativa não tem conhecimento sobre o tema. A trissomia do cromossomo 21 é denominada como Síndrome de Down, ou seja, não é observado três cromossomos 21 no cariótipo ou até mesmo alguma translocação.
C) CORRETA. O aluno que assinala esta alternativa tem conhecimento sobre a leitura de cariótipos e aneuploidias, em especial com relação ao reconhecimento da trissomia do cromossomo 18.
D) INCORRETA. O aluno que assinala a alternativa não tem conhecimento sobre o tema. O paciente XXY é portador da Síndrome de Klinefelter, ou seja, na leitura do cariótipo seriam visualizados dois cromossomos X e um Y na região de leitura dos cromossomos sexuais.
E) INCORRETA. O aluno que assinala a alternativa não tem conhecimento sobre o tema. O paciente X0 é portador da Síndrome de Turner, ou seja, na leitura da região dos cromossomos sexuais visualizamos dois cromossomos X e não apenas um cromossomo.
ECOLOGIA
Questão 1 Tema: Acidificação dos oceanos e branqueamento de corais
O excesso de CO² dissolvido, absorvido pelos oceanos, altera a química da água do mar pelo aumento na formação de ácido carbônico e, em consequência disto, ocorre a diminuição do pH da água. A acidez da água afeta os animais que produzem conchas ou outras estruturas calcárias, como os corais, tendo efeito corrosivo. Isso afeta o modo de vida, reprodução e distribuição desses organismos. Os impactos da acidificação também chegam para os ecossistemas de corais, o que leva à perda da biodiversidade, perdas nos recursos pesqueiros e nas atividades econômicas relacionadas ao turismo.
https://semil.sp.gov.br/educacaoambiental/prateleira-ambiental/acidificacao-oceanica-3/#:~:text=A%20acidifica %C3%A7%C3%A3o%20oce%C3%A2nica%20%C3%A9%20a,CO%C2%B2)%20atmosf%C3%A9rico%20nos%20oceanos.
Os corais são de grande importância para o meio ambiente, pois
são capazes de reduzir o pH das águas oceânicas.
são fontes de dissipação de calor, diminuindo a acidez das águas oceânicas.
bloqueiam a entrada da luz solar, impedindo o aquecimento de águas mais profundas.
participam do balanço do carbono no planeta, tanto pela fotossíntese como pela calcificação.
são formados por moluscos e artrópodes, que juntos fornecem micros-habitats para diversas espécies.
Resposta: D Apontador: Questão 112 2 fase V OBB
A) INCORRETA. O aluno que assinala a alternativa não sabe que os corais absorvem o gás carbônico durante o processo de fotossíntese feito pelas algas mutualísticas, portanto não irá reduzir o pH das águas oceânicas.
B) INCORRETA. O aluno que assinala a alternativa não compreende a relação dos corais com o ambiente e que eles são afetados pelo calor (aumento de temperatura das águas), sofrendo um processo chamado de branqueamento.
C) INCORRETA. O aluno que assinala a alternativa não entende que os corais ficam fixos no fundo em regiões rasas do oceano, portanto, não afetam regiões profundas do oceano.
D) CORRETA. O aluno que assinala a alternativa entendeu a importância dos corais no ecossistema tanto na absorção do carbono na fotossíntese, quanto na sua fixação na forma de carbonato de cálcio e carbonato de magnésio.
E) INCORRETA. O aluno que assinala a alternativa não sabe que os corais são formados pela associação entre algas (zooxantelas) e cnidários.
TERMOLOGIA
Questão 1 Tema: Transferência de calor
Em dias de inverno, grande parte do calor que flui do interior de nossas casas para o exterior é através de janelas. Suponha uma janela com apenas uma lâmina de vidro de dimensões (1500 × 2000 × 3) mm com temperaturas de suas superfícies externa e interna iguais a 9,0 °C e 10 °C, respectivamente.
Sendo a resistividade térmica do vidro 1,2 s.m.°C/J, o fluxo de calor por condução através dessa lâmina, em W, é aproximadamente de
0,83.
1,20.
200.
833.
1 200.
Resposta: D Apontador: OBFEP 2019 Fase 1 Q1
A) INCORRETA – O aluno que assinala esta alternativa considera, equivocadamente, que a espessura a ser substituída na Lei de Fourier é e = 3.
B) INCORRETA – O aluno que assinala esta alternativa considera, equivocadamente, que as condutividade e espessura a serem substituídas na Lei de Fourier são k = 1,2 e e = 3, respectivamente.
C) INCORRETA - O aluno que assinala esta alternativa considera, equivocadamente, que a unidade joule (J) na resistividade deve ser substituída por caloria (cal) [1,2 s.m.°C/J = 5,0 s.m.°C/cal].
D) CORRETA – Aplicando-se a Lei de Fourier e lembrando que a resistividade térmica é o inverso da condutividade térmica (k), temos:
E) INCORRETA - O aluno que assinala esta alternativa considera, equivocadamente, que a condutividade a ser substituída na Lei de Fourier é k = 1,2.

QUAIS INSTRUMENTOS AS CRIANÇAS ESTÃO TOCANDO?
Respostas pessoais. Espera-se que os alunos respondam que as crianças estão tocando flauta, violão e pandeiro. Espera-se também que digam que as músicas não foram compostas por elas, e que servem para divertir, alegrar, entreter.
AGORA VOCÊ VAI LER A LETRA DE UMA CANÇÃO CHAMADA “A FOCA”. VOCÊ JÁ CONHECE ESTA CANÇÃO? SERÁ QUE ELA É LENTA OU AGITADA?
A FOCA
QUER VER A FOCA FICAR FELIZ? É PÔR UMA BOLA NO SEU NARIZ.
QUER VER A FOCA BATER PALMINHA? É DAR A ELA UMA SARDINHA.
QUER VER A FOCA FAZER UMA BRIGA? É ESPETAR ELA BEM NA BARRIGA!
LÁ VAI A FOCA TODA ARRUMADA DANÇAR NO CIRCO PRA GAROTADA.
LÁ VAI A FOCA SUBINDO A ESCADA DEPOIS DESCENDO DESENGONÇADA.
QUANTO TRABALHA A COITADINHA PRA GARANTIR SUA SARDINHA.
VOCÊ COSTUMA OUVIR CANÇÕES? ESCREVA O NOME DE UMA DE QUE VOCÊ GOSTE.
Resposta pessoal.
Leia a seguir a história do personagem Garfield e, em seguida, responda à questão.

Quem são os personagens dessa tira?
Garfield e a minhoca.
Observe o bloco retangular representado ao lado e responda:

a) Quantas faces há nesse bloco retangular?
b) E quantos vértices?
c) E quantas arestas?
a) 6 faces.
b) 8 vértices.
c) 12 arestas.
MARQUE A ALTERNATIVA CORRETA. AS PALAVRAS QUE NOMEIAM OS SERES E AS COISAS SÃO CHAMADAS DE:
SINÔNIMOS
ANTÔNIMOS
SUBSTANTIVOS
VERBOS
OBSERVE A IMAGEM ABAIXO. O QUE VOCÊ VÊ NELA?
CANÇÃO PARA NINAR GATO COM INSÔNIA

INSÔNIA: DIFICULDADE PARA DORMIR.
QUAL É O TÍTULO DO TEXTO?
COMO O PERSONAGEM FOI CRIADO PELO AUTOR?
VOCÊ SABE O QUE É UM POEMA VISUAL?
VOCÊ GOSTOU DESSE POEMA?
O título é "Canção para ninar gato com insônia".
O poema tem a forma de um gato, cujo contorno é formado pela palavra "ron".
Resposta pessoal.
Resposta pessoal.

VOCÊ USA RELÓGIO DE PULSO? ELE É DE PONTEIROS OU DIGITAL? VOCÊ SABE LER AS HORAS NELE?
Respostas pessoais.
Observe a imagem.

• Converse com os colegas sobre o que essa imagem representa. Que tipo(s) de preconceito(s) é(são) mostrado(s)? Como vocês chegaram a essa conclusão?
Espera-se que os alunos percebam que a imagem mostra o preconceito racial, em que crianças brancas discriminam uma menina negra. Os alunos podem fazer essa identificação pela cor da pele das crianças envolvidas na cena e pela postura delas. A imagem também poderia ser interpretada como uma cena de bullying.
Marque com um X o grau comparativo de cada frase.
a) Rir é melhor do que chorar.
( ) igualdade
( ) superioridade
( ) inferioridade
b) Minha letra é tão bonita quanto a sua.
( ) igualdade
( ) superioridade
( ) inferioridade
c) Picada de inseto dói menos do que mordida de cachorro.
( ) igualdade
( ) superioridade
( ) inferioridade
a) superioridade
b) igualdade
c) inferioridade
HEREDITARIEDADE
Questão 1 Tema: Divisão Celular
A colchicina é um alcaloide extraído de uma planta, Colchicum autumnale. Esse alcaloide é utilizado a nível comercial como antitumoral, dentre outras aplicações. Seu principal efeito nas células humanas é impedir a despolimerização das fibras do fuso.
Com o objetivo de testar um alcaloide substituto à colchicina, oriundo de uma planta do mesmo gênero, a substância em teste foi aplicada em um cultivo em que as células estavam estimuladas a se dividir. A maior parte das células deve parar o ciclo celular em
Intérfase.
Prófase.
Metáfase.
Anáfase.
Telófase.
Resposta: C Apontador: USP 2018 - Fase 1 (Q41) - UNICAMP 2002 - Fase 2 (Q23)
A) INCORRETA. O aluno que assinala a alternativa não tem conhecimento sobre o tema. A intérfase é o período anterior à divisão celular, onde não há qualquer formação de fuso mitótico.
B) INCORRETA. O aluno que assinala a alternativa não tem conhecimento sobre o tema. Em prófase, as fibras do fuso estão se formando, a substância em questão age impedindo que elas se desfaçam.
C) CORRETA. O aluno que assinala esta alternativa compreende que as fibras do fuso alcançam o máximo da sua extensão em metáfase. A fase seguinte, anáfase, marca o encurtamento das fibras. Como a substância impede que as fibras se desfaçam, a maior parte das células em divisão se encontrarão em metáfase.
D) INCORRETA. O aluno que assinala a alternativa não tem conhecimento sobre o tema. Em anáfase, as fibras do fuso começam a se desfazer, não sendo possível visualizar essa etapa.
E) INCORRETA. O aluno que assinala a alternativa não tem conhecimento sobre o tema. Telófase corresponde à etapa final da divisão, quando as fibras do fuso já teriam sido desfeitas.
MORFOFISIOLOGIA HUMANA
Questão 1 Tema: Cardiopatias Humanas - hipertensiva, isquêmica, chagásica, miocardite, congênita
Uma das cardiopatias embrionárias mais prevalentes na clínica médica humana é a Tetralogia de Fallot, sendo caracterizada pelo grande defeito do septo ventricular, obstrução da via de saída do ventrículo direito, estenose da valva pulmonar, hipertrofia ventricular direita e excesso de “cavalgamento” da aorta.

FONTE: https://loyolaeavellar.com.br/blog/cardiologia/tetralogia-de-fallot-em-adultos/
Sobre esta condição congênita, qual o principal sintoma observado no paciente que leva a uma hipótese diagnóstica ainda na maternidade?
Cianose, dispneia, déficit de crescimento e crises hipercianóticas, sendo o tratamento definitivo dado pelo uso de azul de metileno.
Cianose, dispneia, aceleração do crescimento e crises hipercianóticas, sendo o tratamento definitivo o uso de atenolol.
Cianose, apneia, taquicardia e déficit de crescimento, sendo o tratamento indefinido até o momento.
Cianose, dispneia, déficit de crescimento e crises hipercianóticas, sendo o tratamento cirúrgico curativo e definitivo.
Cianose, apneia, taquicardia e déficit de crescimento, cirúrgico curativo e definitivo.
Resposta: D
A) INCORRETA. O aluno que assinala a alternativa não tem conhecimento sobre o tema. O aluno confundiu o tratamento da metahemoglobinemia com a Tetralogia de Fallot.
B) INCORRETA. O aluno que assinala a alternativa não tem conhecimento sobre o tema. O aluno confundiu a aceleração do crescimento e o uso do atenolol para o tratamento da hipertensão arterial primária.
C) INCORRETA. O aluno que assinala a alternativa não tem conhecimento sobre o tema. O aluno confundiu apneia com dispneia, a presença da taquicardia e o tratamento indefinido.
D) CORRETA. O aluno que assinala esta alternativa tem conhecimento sobre o tema. A tetralogia de Fallot acarreta, nos acometidos com cianose, dispneia, déficit de crescimento e crises hipercianóticas, sendo que o tratamento curativo e definitivo será a reconstrução cirúrgica do septo.
E) INCORRETA. O aluno que assinala a alternativa não tem conhecimento sobre o tema. O aluno confundiu a presença da taquicardia como sinal clínico.
REINO ANIMALIA
Questão 1 Tema: Filogenia Animal
A imagem abaixo retrata o relacionamento filogenético de alguns dos vertebrados.

Imagens disponíveis em: Lampreia: - Tubarão: https://shre.ink/g6lS - Perereca: https://shre.ink/g6lL - Lagarto: https://shre.ink/g6lt - Girafa: https://shre.ink/g6le - Ser Humano: https://shre.ink/g6lg. Acesso: 06 set. 2024. Adaptados.
Com base na imagem, a análise da topologia demonstra que
lagartos e pererecas estão em monofilia.
peixes possuem um mesmo ancestral em comum.
lagartos, girafas e humanos formam um clado, os amniota.
os anfíbios são mais próximos dos peixes que dos humanos.
répteis e anfíbios podem ser agrupados por possuírem ovos calcários.
Resposta: C Apontador: USP 2024 - Fase 1 (Q69) - UNICAMP 2020 - Fase 1 (Q14)
A) INCORRETA. O aluno que assinala a alternativa não tem conhecimento sobre o tema. Os animais não possuem um ancestral único em comum, portanto, não estão em monofilia.
B) INCORRETA. O aluno que assinala a alternativa não tem conhecimento sobre o tema. O ancestral das lampreias e dos tubarões é compartilhado por todos os outros animais do grupo, sendo peixes um grupo parafilético.
C) CORRETA. O aluno que assinala esta alternativa compreende que lagartos e os mamíferos, como representados, compartilham um único ancestral, isto é, formam um grupo monofilético nessa topologia. Esse grupo é caracterizado por apresentar embrião rodeado por membrana amniótica, classificados por isso como amniota.
D) INCORRETA. O aluno que assinala a alternativa não tem conhecimento sobre o tema. Os anfíbios estão em parafilia com peixes, enquanto os mamíferos e répteis formam um grupo monofilético, os tetrápodas.
E) INCORRETA. O aluno que assinala a alternativa não tem conhecimento sobre o tema. Além de não possuírem um ancestral único exclusivo que permita agrupá-los separadamente, os anfíbios não apresentam ovo calcário.
REINO ANIMALIA
Questão 1 Tema: Fauna Urbana – aves, répteis, anuros, artrópodes e mamíferos – e suas consequências
Texto I
Animais sinantrópicos (do grego sýn = ação unida e ánthropos = homem) são aqueles que se adaptaram a viver junto ao homem, a despeito da vontade deste. A instrução Normativa 141/2006 do IBAMA define fauna sinantrópica como as populações de espécies silvestres nativas ou exóticas que utilizam recursos de áreas antrópicas, de forma transitória, como via de passagem ou local de descanso; ou permanente, utilizando-as como área de vida.
Texto II
Zoonoses são agravos e doenças naturalmente transmissíveis entre animais e seres humanos. Dentre as zoonoses de relevante importância para a Saúde Pública e incidentes em áreas urbanas, destacam-se a raiva, leptospirose, tuberculose, leishmaniose, brucelose, toxoplasmose, teníase e cisticercose.
https://semil.sp.gov.br/educacaoambiental/prateleira-ambiental/caderno-17-fauna-urbana-vol-1/
Assinale a alternativa que contenha somente doenças bacterianas que foram citadas no texto II.
Tuberculose, leishmaniose e toxoplasmose.
Leishmaniose, brucelose e toxoplasmose.
Cisticercose, leptospirose e brucelose.
Tuberculose, brucelose e leptospirose.
Raiva, toxoplasmose e teníase.
Resposta: D Apontador: Questão 13 1°Fase OBB 2024
A) INCORRETA. O aluno que assinala a alternativa não sabe que a leishmaniose é causada por protozoários do gênero Leishmania e a toxoplasmose pelo protozoário Toxoplasma gondii.
B) INCORRETA. O aluno que assinala a alternativa não sabe que a leishmaniose é causada por protozoários do gênero Leishmania e a toxoplasmose pelo protozoário Toxoplasma gondii.
C) INCORRETA. O aluno que assinala a alternativa não sabe que a cisticercose é causada pela ingestão dos ovos do platelminto Taenia solium.
D) CORRETA. O aluno que assinala a alternativa entende sobre doenças bacterianas e consegue diferenciá-las de viroses, protozooses e verminoses.
E) INCORRETA. O aluno que assinala a alternativa não sabe que a raiva é causada por um vírus, a leishmaniose por protozoários do gênero Leishmania e a toxoplasmose pelo protozoário Toxoplasma gondii.
ÓPTICA GEOMÉTRICA
Questão 1 Tema: Espelhos esféricos e lentes
A figura a seguir, esquematiza uma lente esférica plano-convexa, imersa no ar, de eixo óptico XX’, raio R e feita de material que possui índice de refração n. Um pincel de luz cilíndrico atinge normalmente sua face plana cobrindo-a completamente.

Os raios que emergem da lente, tangencialmente à sua superfície convexa, cruzam-se num ponto P do eixo XX’.
A distância entre o ponto P e a superfície convexa da lente colinear a P é
Resposta: A Apontador: OBC 2017 Seletiva da IJSO T8
A) CORRETA – Inicialmente, constrói-se a figura a seguir:

Calculando o ângulo crítico θc, temos:
A partir do ΔOAP podemos estabelecer as seguintes relações pela lei dos senos e o teorema de Pitágoras:
B) INCORRETA – O aluno que assinala esta alternativa se esquece de manter a raiz quadrada no denominador, na aplicação do Teorema de Pitágoras.
C) INCORRETA – O aluno que assinala esta alternativa substitui, equivocadamente, senqC por n, na aplicação da Lei dos Senos.
D) INCORRETA - O aluno que assinala esta alternativa substitui, equivocadamente, senqC por n, na aplicação da Lei dos Senos e, na aplicação do Teorema de Pitágoras, o aluno se esquece de manter a raiz quadrada no denominador.
E) INCORRETA - O aluno que assinala esta alternativa considera que a distância solicitada é equivalente à distância focal de espelho esférico.
TEORIA DOS NÚMEROS
Questão 1 Tema: Divisão Euclidiana
João possui bolas numeradas e caixas organizadas em sequência. Ele distribuiu as bolas de forma alternada: as de numeração 1, 2 e 3 foram colocadas na primeira caixa; as de numeração 4 e 5, na segunda; as de numeração 6, 7 e 8, na terceira; as de numeração 9 e 10, na quarta, e assim por diante, alternando entre colocar três bolas e duas bolas nas caixas consecutivas. Em qual caixa João colocou a bola de numeração 2025?
806
808
810
812
814
Resposta: C Apontador: OBMEP 2023 - Fase 1 – Nível 3 – 03
A) INCORRETA. O aluno que assinala esta alternativa pode ter cometido erro de conta. Se k = 403, então a numeração da caixa será 806.
B) INCORRETA. O aluno que assinala esta alternativa pode ter cometido erro de conta. Se k = 404, então a numeração da caixa será 808.
C) CORRETA. Sendo n = 5k + r a numeração da bola, para k e r inteiros positivos com 0 ≤ r<5, observe que
• se 1 ≤ r ≤ 3, então a bola de numeração n será colocada na caixa de numeração 2k + 1;
• se r = 4, então a bola de numeração n será colocada na caixa de numeração 2k + 2;
• se r = 0, então a bola de numeração n será colocada na caixa de numeração 2k;

Portanto, como 2025 = 5 · 405 + 0, ou seja, k = 405 e r = 0, a bola de numeração 2025 será colocada na caixa de numeração 810.
D) INCORRETA. O aluno que assinala esta alternativa pode ter cometido erro de conta. Se k = 406, então a numeração da caixa será 812.
E) INCORRETA. O aluno que assinala esta alternativa pode ter cometido erro de conta. Se k = 407, então a numeração da caixa será 814.
Estes materiais são parte integrante das coleções da editora Saraiva. Eles poderão ser reproduzidos desde que o título das obras e suas respectivas autorias sejam sempre citadas