Menu

Monte
sua
prova

Selecione as melhores questões em nosso banco de atividades

Começar
Entendi! Quero começar!

Organize sua prova

Arraste suas questões e solte-as aqui.

Arraste
e solte aqui

Escolha suas questões abaixo

Questão 01 - Disciplinas básicas (infantil) - Módulo 1 - Sou gente - Exercício - A sua careta - BY NC 3.0BR

OLHE SUA FOTO FAZENDO CARETA.

COM O QUE ELA SE PARECE?

COLE EM VOLTA DELA PEDAÇOS DE PAPEL COLORIDO.

Questão 01 - Disciplinas básicas (infantil) - Módulo 3 - Quem gosta de histórias? - Exercício - Registrar (pg. 26) - BY NC 3.0BR

LEMBRA QUE FEFÊ USOU MADEIRA PARA CONSTRUIR SUA CASA?

COLE NESTA FOLHA OS PEDAÇOS DE MADEIRA QUE VOCÊ PINTOU.

Questão 01 - Disciplinas básicas (infantil) - Módulo 3 - Quem gosta de histórias? - Exercício - Registrar (pg. 28) - BY NC 3.0BR

VAMOS IMITAR OS TIJOLOS DA CASA DO TATÁ? AMASSE PEDAÇOS DE PAPEL E COLE AQUI.

Questão 01 - Disciplinas básicas (infantil) - Módulo 3 - Quem gosta de histórias? - Exercício - A casa feita de madeira - BY NC 3.0BR

QUEM ESTÁ CONSTRUINDO ESTA CASA?

ELA JÁ ESTÁ PRONTA? ELA TEM PORTA? TEM JANELA?

COLE NA FOLHA O MATERIAL QUE O FEFÊ USOU PARA FAZER A CASA DELE.

Questão 01 - Química - Setor B - Exercícios - Capítulo 7 - Aula 7 – Polaridade – interações intemoleculares e solubilidade - BY NC 3.0BR

(Pucmg) Dentre as alternativas abaixo, assinale a que corresponde a uma substância com ligação covalente apolar, covalente polar e iônica, respectivamente.



( a )

N2, CH4 e MgCℓ

( b )

CCℓ4, NaCℓ e HCℓ

( c )

H2SO4 , N2 e MgCℓ2

( d )

O2, CH4 e HCℓ

Resposta:

Errata: A alternativa D (antes alternativa E) está diferente no material impresso.

Questão 01 - História - HG - Exercícios - Capítulo 3 - Alta Idade Média - BY NC 3.0BR

(FGV)

A colisão catastrófica dos dois anteriores modos de produção em dissolução, o primitivo e o antigo, veio a resultar na ordem feudal, que se difundiu por toda a Europa.

Anderson, P. Passagens da Antiguidade ao Feudalismo. Trad. Porto: Afrontamento, 1982, p. 140.

O autor refere-se a três tipos de formações econômico-sociais nesse pequeno trecho. A esse respeito é correto afirmar:



( a )

A síntese descrita refere-se à articulação entre o escravismo romano em crise e as formações sociais dos guerreiros germânicos. 

( b )

O escravismo predominava entre os povos germânicos e tornou-se um ponto de intersecção com a sociedade romana. 

( c )

A economia romana, baseada na pequena propriedade familiar, foi transformada a partir das invasões germânicas dos séculos IV a VI. 

( d )

Os povos germânicos desenvolveram a propriedade privada e as relações servis que permitiram a síntese social com os romanos.

( e )

A transição para o escravismo feudal foi proporcionada pelos conflitos constantes nas fronteiras romanas devido à ofensiva dos magiares.

Questão 01 - Física - Setor B - Exercícios - Capítulo 4 - Estudo da refração – parte I - BY NC 3.0BR

(PUC) Em Física, os modelos utilizados na descrição dos fenômenos da refração e da reflexão servem para explicar o funcionamento de alguns instrumentos ópticos, tais como telescópios e microscópios.

Quando um feixe monocromático de luz refrata ao passar do ar (nar = 1,00) para o interior de uma lâmina de vidro (nvidro = 1,52), observa-se que a rapidez de propagação do feixe__________ e que a sua frequência__________. Parte dessa luz é refletida nesse processo. A rapidez da luz refletida será__________ que a da luz incidente na lâmina de vidro.



( a )

não muda – diminui – a mesma 

( b )

diminui – aumenta – menor do 

( c )

diminui – não muda – a mesma 

( d )

aumenta – não muda – maior do 

( e )

aumenta – diminui – menor do

Questão 01 - Física - Setor B - Exercícios - Capítulo 5 - Estudo da refração – parte II - BY NC 3.0BR

(FPS PE - Adaptado) O índice de refração do humor aquoso do olho humano é igual a 1,34. A figura a seguir mostra um raio de luz passando do ar (meio 1 com índice de refração igual a 1) com ângulo de incidência θ1 tal que senθ1 = 0,67, para um meio 2, com índice de refração igual ao do humor aquoso do olho humano.

Nessas condições, o valor de senθ2 é



( a )

0.

( b )

( c )

( d )

( e )

1.

Questão 01 - Disciplinas básicas (infantil) - Módulo 1 - Eu e minha turma da escola - Exercícios - As partes do corpo - BY NC 3.0BR

VAMOS BRINCAR COM A PARLENDA “DIGA E TOQUE”. O PROFESSOR VAI LER OS VERSOS, E TODOS DA TURMA VÃO REALIZAR OS MOVIMENTOS QUE ELES INDICAM.

DIGA RÉ, TOQUE O PÉ. DIGA COELHO, TOQUE O JOELHO. DIGA AMIGA, TOQUE A BARRIGA. DIGA AÇO, TOQUE O BRAÇO. DIGA CÃO, TOQUE A MÃO. DIGA DESÇA, TOQUE A CABEÇA. DIGA ABELHA, TOQUE A ORELHA. DIGA PELO, TOQUE O CABELO.

NO VERSO DA FOLHA, FAÇA UM DESENHO QUE REPRESENTE VOCÊ.

Questão 01 - Disciplinas básicas (infantil) - Módulo 1 - Eu e minha turma da escola - Exercícios - Como eu sou - BY NC 3.0BR

COLE A SUA FOTOGRAFIA E, JUNTO A ELA, O PAPEL COM O SEU NOME.

DEPOIS DESENHE O SEU ROSTO.

Questão 01 - Disciplinas básicas (infantil) - Módulo 1 - Eu e minha turma da escola - Exercícios - Chuva de ideias - BY NC 3.0BR

ONDE ESTÁ A TURMA DO LUAN?

O QUE FELIPE ESTÁ MOSTRANDO PARA MARIA?

O QUE LUAN ESTÁ ENTREGANDO PARA O PROFESSOR?

O PROFESSOR SÉRGIO JÁ COLOU A FOTOGRAFIA DELE NO CARÔMETRO?

O QUE SERÁ QUE ESTÁ ESCRITO NO CARÔMETRO?

NA SUA CLASSE TAMBÉM HÁ UM CARÔMETRO?

Questão 01 - Química - Setor B - Exercícios - Capítulo 8 - Aula 8 – Polaridade – interações intemoleculares e solubilidade - BY NC 3.0BR

(Unicid – Medicina-) Considere as seguintes substâncias químicas: CCℓ4, HCCℓ3, H2S, Cℓ2, H3CCH3 e NH3.

a) Qual o tipo de ligação química que ocorre nessas moléculas? Classifique-as em substâncias polares e não polares.

b) Separe essas substâncias de acordo com o tipo de interação intermolecular (dipolo induzido dipolo instântaneo, dipolo-dipolo e ligações de hidrogênio) que apresentam quando em presença de outras substâncias iguais a elas.

Resposta:

Questão 01 - Biologia - Setor B - Exercícios - Capítulo 2 - Carboidratos e Lipídeos - BY NC 3.0BR

(Mackenzie 2017) Assinale a alternativa correta a respeito dos carboidratos. 



( a )

Somente são utilizados como fonte de energia. 

( b )

A síntese de polissacarídeos ocorre nos ribossomos. 

( c )

Em mamíferos sua digestão ocorre preferencialmente na boca. 

( d )

Polissacarídeos podem ser sintetizados tanto por animais como por vegetais. 

( e )

A fotossíntese é o único processo responsável pela síntese de monossacarídeos.

Questão 01 - Biologia - Setor B - Exercícios - Capítulo 3 - Fermentação - BY NC 3.0BR

(Enem PPL 2012) Para preparar uma massa básica de pão, deve-se misturar apenas farinha, água, sal e fermento. Parte do trabalho deixa-se para o fungo presente no fermento: ele utiliza amido e açúcares da farinha em reações químicas que resultam na produção de alguns outros compostos importantes no processo de crescimento da massa. Antes de assar, é importante que a massa seja deixada num recipiente por algumas horas para que o processo de fermentação ocorra.

Esse período de espera é importante para que a massa cresça, pois é quando ocorre a 



( a )

reprodução do fungo na massa. 

( b )

formação de dióxido de carbono. 

( c )

liberação de energia pelos fungos. 

( d )

transformação da água líquida em vapor d’água. 

( e )

evaporação do álcool formado na decomposição dos açúcares.

Questão 01 - Língua Portuguesa - Entendimento de Texto - Exercícios - Capítulo 1 - Apreensão de sentido - BY NC 3.0BR

(Fuvest-SP)

A adoção do cardápio indígena introduziu nas cozinhas e zonas de serviço das moradas brasileiras equipamentos desconhecidos no Reino. Instalou nos alpendres roceiros a prensa de espremer mandioca ralada para farinha. Nos inventários paulistas é comum a menção de tal fato. No inventário de Pedro Nunes, por exemplo, efetuado em 1623, fala-se num sítio nas bandas do Ipiranga “com seu alpendre e duas camarinhas no dito alpendre com a prensa no dito sítio” que deveria comprimir nos tipitis toda a massa proveniente do mandiocal também inventariado. Mas a farinha não exigia somente a prensa – pedia, também, raladores, cochos de lavagem e forno ou fogão. Era normal, então, a casa de fazer farinha, no quintal, ao lado dos telheiros e próxima à cozinha.

Carlos A. C. Lemos, Cozinhas,etc.

Traduz corretamente uma relação espacial expressa no texto o que se encontra em: 



( a )

A prensa é paralela aos tipitis. 

( b )

A casa de fazer farinha é adjacente aos telheiros. 

( c )

As duas camarinhas são transversais à cozinha. 

( d )

O alpendre é perpendicular às zonas de serviço. 

( e )

O mandiocal e o Ipiranga são equidistantes do sítio.

Questão 01 - Disciplinas básicas (infantil) - Módulo 1 - Sou gente - Exercício - Os artistas - BY NC 3.0BR

PINTE ESTA FOLHA USANDO VÁRIAS CORES.

COLE A FOTOGRAFIA DA CARETA QUE VOCÊ E SEUS COLEGAS CRIARAM.

QUE MATERIAIS VOCÊS USARAM PARA FAZER ESSA CARETA?

Questão 01 - Disciplinas básicas (infantil) - Módulo 3 - Quem gosta de histórias? - Exercício - A casa feita de palha - BY NC 3.0BR

QUEM ESTÁ FAZENDO ESTA CASA? ELA JÁ ESTÁ PRONTA? TEM PAREDE? TEM PORTA? TEM JANELA?

COLE O MATERIAL QUE O JUJU USOU PARA FAZER A CASA DELE.

Questão 01 - Disciplinas básicas (infantil) - Módulo 3 - Quem gosta de histórias? - Exercício - Cozinhar - BY NC 3.0BR

OS BISCOITOS DOS PORQUINHOS

A MAMÃE E OS PORQUINHOS ESTÃO CONTENTES PORQUE ELES VÃO FAZER BISCOITOS.

O PROFESSOR VAI LER A RECEITA.

BISCOITOS 1, 2, 3

INGREDIENTES

DE AÇÚCAR

 DE MANTEIGA

 DE FARINHA DE TRIGO

MODO DE FAZER

MISTURAR BEM OS INGREDIENTES E AMASSAR BASTANTE.

FAZER BOLINHAS E ACHATÁ-LAS COM O DEDO.

LEVAR AO FORNO QUENTE POR DEZ MINUTOS.

DEIXAR ESFRIAR E PASSAR OS BISCOITOS NO AÇÚCAR.

Questão 01 - Disciplinas básicas (infantil) - Módulo 3 - Quem gosta de histórias? - Exercício - Registrar (pg. 24) - BY NC 3.0BR

JUJU USOU PALHA PARA CONSTRUIR A SUA CASA.

DESENHE A CASA DO JUJU E COLE PALHA PARA COMPLETÁ-LA.

Questão 01 - História - HG - Exercícios - Capítulo 2 - A Antiguidade Clássica (II) - Roma - BY NC 3.0BR

(ENEM)

A Lei das Doze Tábuas, de meados do século V a.C., fixou por escrito um velho direito costumeiro. No relativo às dívidas não pagas, o código permitia, em última análise, matar o devedor; ou vendê-lo como escravo “do outro lado do Tibre” – isto é, fora do território de Roma.

CARDOSO, C. F. S. O trabalho compulsório na Antiguidade. Rio de Janeiro: Graal, 1984. 

A referida lei foi um marco na luta por direitos na Roma Antiga, pois possibilitou que os plebeus:



( a )

modificassem a estrutura agrária assentada no latifúndio. 

( b )

exercessem a prática da escravidão sobre seus devedores. 

( c )

conquistassem a possibilidade de casamento com os patrícios. 

( d )

ampliassem a participação política nos cargos políticos públicos.

( e )

reivindicassem as mudanças sociais com base no conhecimento das leis.

Questão 01 - Física - Setor A - Exercícios - Capítulo 6 - Propriedades dos gráficos - BY NC 3.0BR

(UNICAMP) O semáforo é um dos recursos utilizados para organizar o tráfego de veículos e de pedestres nas grandes cidades. Considere que um carro trafega em um trecho de uma via retilínea, em que temos 3 semáforos. O gráfico abaixo mostra a velocidade do carro, em função do tempo, ao passar por esse trecho em que o carro teve que parar nos três semáforos.

A distância entre o primeiro e o terceiro semáforo é de: 



( a )

330 m. 

( b )

440 m. 

( c )

150 m. 

( d )

180 m.

Questão 01 - Física - Setor B - Exercícios - Capítulo 1 - Óptica geométrica: conceitos iniciais - BY NC 3.0BR

(FMABC) As imagens abaixo correspondem a um acessório de segurança para quem tem que transportar um bebê na cadeirinha no banco de trás - o espelho retrovisor para bebê. Para que os pais possam ver o filho sentado na cadeirinha, fixada no banco traseiro e de costas para os ocupantes dos bancos da frente do carro, o espelho deve ser fixado no encosto de cabeça do banco traseiro, defronte ao bebê. Assim, os pais, ao olharem para o espelho retrovisor interno do automóvel, poderão ver a imagem refletida do bebê. O princípio da óptica geométrica que permite que isso seja possível é:



( a )

refração luminosa. 

( b )

dispersão luminosa.

( c )

independência dos raios luminosos. 

( d )

reversibilidade dos raios luminosos.

Questão 01 - Disciplinas básicas (infantil) - Módulo 1 - Eu e minha turma da escola - Exercícios - Todos juntos na escola - BY NC 3.0BR

PINTE A FOLHA USANDO TINTAS DE VÁRIAS CORES. DEPOIS COLE A FOTOGRAFIA DA SUA TURMA NA FRENTE DA ESCOLA.

Questão 01 - Disciplinas básicas (infantil) - Módulo 1 - Eu e minha turma da escola - Exercícios - O que a turma do Luan gosta de fazer? - BY NC 3.0BR

OBSERVE AS ILUSTRAÇÕES DA TURMA DO LUAN. O QUE SERÁ QUE CADA PERSONAGEM TROUXE NA CAIXA DE FÉRIAS? SERÁ QUE É O QUE GOSTAM DE FAZER?

NO VERSO DA FOLHA, COLE A LISTA COM ALGUMAS DAS PREFERÊNCIAS DA TURMA DO LUAN.

Questão 01 - Disciplinas básicas (infantil) - Módulo 1 - Eu e minha turma da escola - Exercícios - Registrar - BY NC 3.0BR

COLE O CARÔMETRO DA SUA TURMA. DEPOIS LOCALIZE O SEU NOME E MARQUE-O.

Questão 01 - Química - Setor B - Exercícios - Capítulo 3 - Aula 3 – Modelo atômico de Böhr e distribuição eletrônica - BY NC 3.0BR

(Udesc) Os fundamentos da estrutura da matéria e da atomística baseados em resultados experimentais tiveram sua origem com John Dalton, no início do século XIX. Desde então, no transcorrer de aproximadamente 100 anos, outros cientistas, tais como J. J. Thomson, E. Rutherford e N. Bohr, deram contribuições marcantes de como possivelmente o átomo estaria estruturado. Com base nas ideias propostas por esses cientistas, marque (V) para verdadeira e (F) para falsa.

(   ) Rutherford foi o primeiro cientista a propor a ideia de que os átomos eram, na verdade, grandes espaços vazios constituídos por um centro pequeno, positivo e denso com elétrons girando ao seu redor.

(   ) Thomson utilizou uma analogia inusitada ao comparar um átomo com um “pudim de passas”, em que estas seriam prótons incrustados em uma massa uniforme de elétrons dando origem à atual eletrosfera.

(   ) Dalton comparou os átomos a esferas maciças, perfeitas e indivisíveis, tais como “bolas de bilhar”.

(   ) O modelo atômico de Bohr foi o primeiro a envolver conceitos de mecânica quântica, em que a eletrosfera possuía apenas algumas regiões acessíveis denominadas níveis de energia, sendo ao elétron proibido a movimentação entre estas regiões.

(   ) Rutherford utilizou em seu famoso experimento uma fonte radioativa que emitia partículas alfa em uma fina folha de ouro.

Assinale a alternativa correta, de cima para baixo.



( a )

F – V – V – V – F 

( b )

V – V – F – V – F 

( c )

F – V – V – F – V 

( d )

V – F – V – F – V 

( e )

V – F – F – F – V

Questão 01 - Biologia - Setor A - Exercícios - Capítulo 1 - Classificação dos Seres Vivos: Noções Gerais e Nomenclatura Biológica - BY NC 3.0BR

Com base nos seus conhecimentos de classificação biológica, assinale a alternativa correta:



( a )

Dois indivíduos pertencentes à mesma família. pertencem, obrigatoriamente, ao mesmo gênero 

( b )

Uma família pode conter várias ordens. 

( c )

Dois organismos do mesmo filo pertencem sempre ao mesmo reino.

( d )

Animais da mesma classe terão sempre maior semelhança entre si do que animais do mesmo gênero. 

( e )

Todos os animais que podem cruzar entre si são de uma mesma espécie.

Questão 01 - Biologia - Setor B - Exercícios - Capítulo 4 - Respiração Celular - BY NC 3.0BR

(Uece 2017) Qualquer ser vivo precisa de energia para realizar suas funções metabólicas. Seres vivos aeróbios realizam o processo conhecido como respiração celular, sobre o qual é correto afirmar que: 



( a )

a glicólise, etapa da respiração celular também conhecida como fermentação, acontece na ausência de oxigênio. 

( b )

compreende um processo pouco eficiente, pois são obtidos apenas 2 ATP. 

( c )

o ATP é utilizado e produzido na respiração celular, sendo moeda energética também na respiração anaeróbia. 

( d )

na cadeia respiratória o receptor final do carbono é o oxigênio, formando oCO2.

Questão 01 - Língua Portuguesa - Entendimento de Texto - Exercícios - Capítulo 3 - Intertextualidade - BY NC 3.0BR

(Famema) Leia o texto de Richard Conniff para responder à questão.

Consideremos, por exemplo, a questão da morte, que, pelo menos à primeira vista, parece ser um indicador fidedigno de que se perdeu a luta darwiniana. Os ricos também morrem, é claro — só que não tão cedo. Levam uma vida mais longa e mais sadia do que o resto de nós. Diz o velho clichê que todo dinheiro do mundo não significa nada quando não se tem saúde, mas as pessoas endinheiradas geralmente a têm. E, em média, quanto mais dinheiro têm, melhor é sua saúde. O estudo Longitudinal de 1990, no Reino Unido, constatou que os donos de casa própria que têm um automóvel tendem a morrer mais moços do que os que têm dois, e assim sucessivamente, num “gradiente contínuo” de redução de mortalidade que vai das áreas mais desprivilegiadas até as mais opulentas. (O estudo considerou a posse de automóveis meramente como uma medida conveniente da riqueza; não pretendeu implicar que ter vinte carros qualificaria Elton John para a imortalidade.)

Outras pesquisas indicaram que as pessoas abastadas tinham vida mais longa no passado. Numa das mais estranhas pesquisas demográficas de que se tem notícia, uma equipe de epidemiologistas e psicólogos vasculhou o cemitério de Glasgow, em meados dos anos 90, munidos de varas de limpar chaminés. Usaram-nas para medir a altura de mais de oitocentos obeliscos do século XIX. As pessoas enterradas sob os obeliscos tendem a ser abastadas, e os pesquisadores presumiram que os obeliscos mais altos marcariam as sepulturas mais ricas. O estudo revelou que cada metro extra de altura do obelisco traduzia-se em quase dois anos de longevidade adicional para a pessoa sepultada sob ele.

(História natural dos ricos, 2004. Adaptado.)

Diz o velho clichê que todo dinheiro do mundo não significa nada quando não se tem saúde”.

Assinale a alternativa que estabelece a correta relação entre o texto e o clichê citado. 



( a )

O texto relativiza o clichê, notando que há uma correlação direta entre a saúde das pessoas e o dinheiro que elas têm. 

( b )

O texto confirma a afirmação do clichê, trazendo dados numéricos e rigor científico ao que o clichê afirmava a partir da sabedoria popular.

( c )

O texto contesta o que o clichê diz, afirmando que, mesmo para pessoas com saúde debilitada, o dinheiro pode amenizar os sofrimentos durante o tempo que precede a morte. 

( d )

O texto relativiza o clichê, questionando com dados e pesquisas científicas atualizadas os dados em que o clichê se baseia. 

( e )

O texto contesta a validade do clichê, afirmando que pessoas mais saudáveis tendem a ganhar mais dinheiro.

Questão 01 - Língua Portuguesa - Entendimento de Texto - Exercícios - Capítulo 2 - Noção de texto - BY NC 3.0BR

(Enem)

O acervo do Museu da Língua Portuguesa é o nosso idioma, um “patrimônio imaterial” que não pode ser, por isso, guardado e exposto em uma redoma de vidro. Assim, o museu, dedicado à valorização e difusão da língua portuguesa, reconhecidamente importante para a preservação de nossa identidade cultural, apresenta uma forma expositiva diferenciada das demais instituições museológicas do país e do mundo, usando tecnologia de ponta e recursos interativos para a apresentação de seus conteúdos.

Disponível em: www.museulinguaportuguesa.org.br. Acesso em: 16 ago. 2012 (adaptado).

De acordo com o texto, embora a língua portuguesa seja um “patrimônio imaterial”, pode ser exposta em um museu. A relevância desse tipo de iniciativa está pautada no pressuposto de que: 



( a )

a língua é um importante instrumento de constituição social de seus usuários. 

( b )

o modo de falar o português padrão deve ser divulgado ao grande público. 

( c )

a escola precisa de parceiros na tarefa de valorização da língua portuguesa. 

( d )

o contato do público com a norma-padrão solicita o uso de tecnologia de última geração. 

( e )

as atividades lúdicas dos falantes com sua própria língua melhoram com o uso de recursos tecnológicos.

Estes materiais são parte integrante das coleções da editora Saraiva. Eles poderão ser reproduzidos desde que o título das obras e suas respectivas autorias sejam sempre citadas