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Questão 1 Tema: Manipulação do DNA
Em um caso de clonagem comercial, o material genético do animal nuclear (I) é retirado e inserido em um óvulo anucleado de um animal (II). Posteriormente, este óvulo é colocado no útero de um outro animal (III), que funciona como barriga de aluguel.
O DNA mitocondrial encontrado no embrião clonado será de origem de
I.
II.
III.
I e II.
II e III.
Resposta: B Apontador: OBC 2019 Fase 1 (Q45)
A) INCORRETA. O aluno que assinala a alternativa não tem conhecimento sobre o tema. O animal doou apenas o material genético contido no núcleo.
B) CORRETA. O aluno que assinala esta alternativa compreende que as mitocôndrias do embrião se originam daquelas que estavam presentes no óvulo que foi fecundado. Indiferente de estar anucleado, este óvulo mantém as outras organelas, inclusive a mitocôndria, que servirá de base para a replicação das mitocôndrias do próprio embrião.
C) INCORRETA. O aluno que assinala a alternativa não tem conhecimento sobre o tema. O animal III não terá qualquer envolvimento com o material genético do embrião, servindo apenas para o desenvolvimento do clone.
D) INCORRETA. O aluno que assinala a alternativa não tem conhecimento sobre o tema. O animal II tem uma participação efetiva nas mitocôndrias, mas o animal I só doa o material genético do núcleo.
E) INCORRETA. O aluno que assinala a alternativa não tem conhecimento sobre o tema. Embora o animal II tenha mitocôndrias passadas ao embrião, o animal III serve apenas de receptáculo para o desenvolvimento do clone.
EQUILÍBRIO QUÍMICO
Questão 1 Tema: Produto de Solubilidade
O hidróxido de zinco, Zn(OH)₂, é um composto inorgânico que apresenta baixa solubilidade em água (Kps = 2×10-17), formando um precipitado branco em soluções neutras ou ligeiramente alcalinas. Sua solubilidade é fortemente influenciada pelo pH da solução. Em condições ácidas, Zn(OH)₂ se dissolve, formando íons Zn²⁺, enquanto em soluções alcalinas ele também se dissolve, formando o complexo solúvel ([Zn(OH)4]2-). Portanto, o Zn(OH)₂ é mais solúvel em soluções muito ácidas ou muito alcalinas. A solubilidade de Zn(OH)₂ em função do pH é uma característica crucial para seu uso em processos de precipitação e controle de íons zinco em soluções aquosas, sendo relevante em aplicações de tratamento de efluentes e em formulações de produtos que requerem controle preciso de pH.
De acordo com as informações, a solubilidade do hidróxido de zinco em uma solução tamponada em pH = 6 é de aproximadamente
2×10−9 mol/L.
1×10−8 mol/L.
1×10−6 mol/L.
2×10−5 mol/L.
2×10−1 mol/L.
Resposta: E Apontador: ITA 2011 – Fase Única – Questão 29
A) INCORRETA. O aluno que assinala a alternativa não tem conhecimento sobre o tema. O valor de 2×10−9 mol/L para a solubilidade do hidróxido de zinco é obtido quando se considera que a expressão do Kps para esse composto é dada por Kps = [Zn2+]×[OH−].
B) INCORRETA. O aluno que assinala a alternativa não tem conhecimento sobre o tema. O valor de 1×10−8 mol/L é obtido quando se considera que a solubilidade do hidróxido de zinco é igual a concentração de OH- em pH 6.
C) INCORRETA. O aluno que assinala a alternativa não tem conhecimento sobre o tema. O valor de 1×10−6 mol/L corresponde à concentração de íons H+ na solução tamponada em pH 6.
D) INCORRETA. O aluno que assinala a alternativa não tem conhecimento sobre o tema. O valor de 2×10−5 mol/L é obtido quando se utiliza a concentração de íons H+ em pH 6 no lugar da concentração de íons OH- durante o cálculo da solubilidade do hidróxido de zinco.
E) CORRETA. O texto trata sobre o hidróxido de zinco (Zn(OH)₂), um composto inorgânico que tem sua solubilidade fortemente influenciada pelo pH da solução. O hidróxido de zinco se dissocia em água de acordo com a equação Zn(OH)2(s) ⇌ Zn2+(aq) + 2OH−(aq), ou seja, seu produto de solubilidade (Kps) é dado por Kps = [Zn2+]×[OH−]2 e seu Kps é igual a 2×10−17. Para determinar sua solubilidade em uma solução tamponada em pH = 6, primeiramente é necessário determinar a concentração de OH-.
Em seguida, basta substituir os valores da concentração de OH- e Kps na expressão doproduto de solubilidade para determinar a concentração de Zn2+, que representa a solubilidade do hidróxido de zinco em uma solução tamponada com pH = 6.
ÁLGEBRA
Questão 1 Tema: Critérios de Divisibilidade
Um grupo de 5 amigos se reuniu para comer 3 pizzas, algumas cortadas em 6 fatias e outras cortadas em 8 fatias. Se todos comeram o mesmo número de fatias sem sobrar nenhuma ao final, quantas fatias cada um comeu?
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Resposta: D Apontador: OBMEP 2023 – Fase 1 – Nível 1 – Q13
A) INCORRETA. O aluno que assinala esta alternativa não interpretou corretamente o problema. Se cada amigo comeu 1 fatia, o total de fatias consumidas pelo grupo é de 5 × 1 = 5, o que não corresponde a nenhuma pizza inteira. B) INCORRETA. O aluno que assinala esta alternativa não interpretou corretamente o problema. Se cada amigo comeu 2 fatias, o total de fatias consumidas pelo grupo é de 5 × 2 = 10, o que não corresponde a quantidades inteiras de pizzas de 6 ou de 8 fatias. C) INCORRETA. O aluno que assinala esta alternativa não interpretou corretamente o problema. Se cada amigo comeu 3 fatias, o total de fatias consumidas pelo grupo é de 5 × 3 = 15, o que não corresponde a quantidades inteiras de pizzas de 6 ou de 8 fatias. D) CORRETA. As possíveis combinações de pizzas de 6 ou de 8 fatias e os respectivos totais de fatias são:
Observando os totais de fatias em cada possibilidade, apenas 20 é divisível por 5. Logo, o total de fatias consumidas é de 20 e cada amigo comeu 20 ÷ 5 = 4. E) INCORRETA. O aluno que assinala esta alternativa não interpretou corretamente o problema. Se cada amigo comeu 5 fatias, o total de fatias consumidas pelo grupo é de 5 × 5 = 25, o que não corresponde a quantidades inteiras de pizzas de 6 ou de 8 fatias.
TERMOLOGIA
Questão 1 Tema: Termometria
Turistas norte-americanos que se encontram no Brasil, podem utilizar uma expressão matemática que lhes forneça o valor da temperatura na escala Fahrenheit (θF) a partir do valor na escala Celsius (θC) para essa mesma temperatura.
Qual seria uma expressão correta e possível?
θF = 0,6 · θC - 32
θF = 0,6 · θC + 3,6
θF = 0,6 · θC + 32
θF = 1,8 · θC + 6,4
θF = 1,8 · θC + 32
Resposta: E Apontador: OBC 2017 Fase 1 Q8
A) INCORRETA – O aluno que assinala esta alternativa considera, equivocadamente, que deve calcular 5/9 (= 0,6), ao invés de 9/5 (= 1,8) e, além disso, mantém o sinal negativo do número 32. B) INCORRETA – O aluno que assinala esta alternativa considera, equivocadamente, que deve calcular 5/9 (= 0,6), ao invés de 9/5 (= 1,8) e, além disso, também calcula 32/9 (= 3,6). C) INCORRETA – O aluno que assinala esta alternativa considera, equivocadamente, que deve calcular 5/9 (= 0,6), ao invés de 9/5 (= 1,8). D) INCORRETA – O aluno que assinala esta alternativa considera, equivocadamente, que deve calcular 32/5 (= 6,4). E) CORRETA – Pode-se seguir o raciocínio:
Questão 1
Tema: Probabilidades
Os 46 alunos de uma turma compraram todos os 100 bilhetes de um sorteio, em diferentes quantidades, de acordo com a tabela.
É mais provável que o bilhete sorteado tenha sido adquirido pelo grupo de alunos que comprou
1 bilhete.
2 bilhetes.
3 bilhetes.
4 bilhetes.
5 bilhetes.
Resposta: E
Apontador: OBMEP 2024 Fase 1 – Nível 3 – Q08
A) INCORRETA. O aluno que assinala a alternativa pode não ter conhecimento sobre o tema. É possível que tenha considerado que a probabilidade é maior devido ao número de alunos que comprou essa quantidade de bilhetes.
B) INCORRETA. O aluno que assinala a alternativa não tem conhecimento sobre o tema.
C) INCORRETA. O aluno que assinala a alternativa pode ter interpretado a tabela de maneira equivocada assumindo que 3 alunos compraram 5 bilhetes.
D) INCORRETA. O aluno que assinala a alternativa pode ter confundido a menor com a maior probabilidade.
E) CORRETA. O aluno que assinala esta alternativa interpretou adequadamente o problema e usou seus conhecimentos sobre Contagem e Probabilidades para determinar a resposta correta. A probabilidade de um bilhete ser sorteado é de 1/100, uma vez que todos os bilhetes têm mesma probabilidade de serem sorteados. Dessa forma,
• o grupo de alunos que comprou 1 bilhete comprou, ao todo, 22 bilhetes. A probabilidade do bilhete sorteado ser desse grupo é de 22/100;
• o grupo de alunos que comprou 2 bilhetes comprou, ao todo, 20 bilhetes. A probabilidade do bilhete sorteado ser desse grupo é de 20/100;
• o grupo de alunos que comprou 3 bilhetes comprou, ao todo, 15 bilhetes. A probabilidade do bilhete sorteado ser desse grupo é de 15/100;
• o grupo de alunos que comprou 4 bilhetes comprou, ao todo, 8 bilhetes. A probabilidade do bilhete sorteado ser desse grupo é de 8/100;
o grupo de alunos que comprou 5 bilhetes comprou, ao todo, 35 bilhetes. A probabilidade do bilhete sorteado ser desse grupo é de 35/100.
ECOLOGIA
Questão 1 Tema: Devastação dos Biomas Brasileiros
O Brasil está prestes a ultrapassar a marca de 160 mil focos de incêndio em 2024. O número é 104% maior em comparação ao mesmo período de 2023, com quase 78 mil focos. Nos sete primeiros meses deste ano, mais de 5 milhões e 700 mil hectares foram queimados, um crescimento de 92%, em relação a 2023. Mato Grosso, Pará, Amazonas e Tocantins lideram os focos de queimadas. Em Mato Grosso, por exemplo, o aumento chega a 646%, passando de 1400, no ano passado, para quase 10 mil e 700, neste ano. Já houve crescimento de 415%, um salto de 1200, em 2023, para 6 mil e 200, em 2024. O Brasil vive a pior seca da história, inclusive, com o agravamento de incêndios em diversas regiões.
https://agenciabrasil.ebc.com.br/radioagencia-nacional/meio-ambiente/audio/2024-09/brasil-registra-aumento-de-104-nos-focos-de-queimadas-em-2024#:~:text=O%20Brasil%20est%C3%A1%20prestes%20a,%25%2C%20em%20rela%C3%A7%C3%A3o%20a%202023.
O texto faz referência a alguns biomas brasileiros que vem sofrendo com as queimadas em 2024 e entre esses biomas podemos citar a(o)
A Mata atlântica que abrange o estado do Tocantins, e parte do Mato Grosso.
A Caatinga encontrada no estado do Pará com clima semiárido e altas temperaturas durante o ano todo.
O Amazônico que possui solo arenoso com uma camada de matéria orgânica depositada sobre ele.
O Cerrado que necessita de constantes queimadas para a manutenção de sua fitofisionomia, por isso o sofrimento desse bioma com as queimadas não ocorre.
O Pantanal, responsável pela maior reserva de água doce do país. A diminuição dos recursos hídricos nessa região ameaça a permanência da fauna local.
Resposta: C Apontador: USP 2022 2 fase Questão 1; Unicamp 2022 2 fase Questão 11
A) INCORRETA. O aluno que assinala a alternativa não tem conhecimento sobre a localização da Mata Atlântica que está situada na costa leste, sudeste e sul do Brasil.
B) INCORRETA. O aluno que assinala essa alternativa não tem conhecimento sobre a abrangência do bioma caatinga, apesar da descrição climática estar correta. Esse bioma está presente no Nordeste do Brasil e não no Norte.
C) CORRETA. O aluno que assinala a alternativa possui o conhecimento geográfico e fitofisionômico sobre o bioma e a sua associação com o solo pobre mantido pela matéria orgânica depositada sobre ele.
D) INCORRETA. O aluno que assinala a alternativa não tem conhecimento sobre o bioma cerrado, interpretando que as queimadas não são deletérias para o bioma, pois o cerrado é marcado por queimadas que ocorrem de forma natural, que o mantem com suas características próprias.
E) INCORRETA. O aluno que assinala a alternativa não tem conhecimento sobre o pantanal, concluindo de forma equivocada que esse bioma é responsável pela reserva de água doce do país.
ASTRONAUTA 2
Questão 1 Tema: Propelente e velocidade
Nas viagens entre Terra e Lua, as espaçonaves procuram utilizar as atrações gravitacionais que esses astros aplicam sobre elas, seguindo trajetórias em forma de 8 como ilustrado na figura a seguir.
Qual é a importância dessa forma de 8?
Menor tempo de viagem.
É um dos formatos de elipse.
Menor consumo de combustível.
O valor do momento linear manter-se constante.
O valor do momento angular manter-se constante.
Resposta: C
A) INCORRETA – O aluno que assinala esta alternativa considera, equivocadamente, que é a mesma importância que damos, geralmente, para nossas viagens aqui na superfície da Terra. B) INCORRETA – O aluno que assinala esta alternativa considera, equivocadamente, a existência desse tipo de formato de elipse. C) CORRETA – Esse formato proporciona menor consumo de combustível, porque utiliza-se das duas atrações gravitacionais em grande parte do trajeto, mantendo proximidade com o segmento que une os centros desses astros, procurando alcançar a posição em que a atração gravitacional da Lua se torna maior do que a da Terra. D) INCORRETA – O aluno que assinala esta alternativa não tem bons conhecimentos sobre o tema. E) INCORRETA – O aluno que assinala esta alternativa não identifica uma razão em particular e procura justificar essa forma através da conservação do momento angular, porque ocorre naturalmente nos movimentos orbitais.
O Brasil apresenta elevada disponibilidade de água doce superficial, especialmente quando comparado a países que apresentam problemas de acesso aos recursos hídricos. Sobre o assunto, observe os mapas a seguir e responda às questões.
Fonte: Disponível em: . Acesso em: 23 jul. 2017.
Fonte: INMET. Disponível em: THÉRY, Hervé; MELLO, Neli Aparecida de. Atlas do Brasil: disparidades e dinâmicas do território. 2. ed. São Paulo: Edusp, 2009. p. 76.
a) Analise o mapa 1 e explique as possíveis causas para as disparidades observadas entre países da África subsaariana e do Oriente Médio quanto ao acesso à água potável.
b) O Brasil, apesar de ser classificado em um país com elevada disponibilidade de água doce e acesso à água potável, apresenta distribuição desigual do recurso em seu território, como pode ser observado no mapa 2. Analise as informações no mapa e compare a disponibilidade de água nas regiões Norte, Nordeste e Sudeste do país.
a) O mapa indica que o acesso à água potável é maior no Oriente Médio do que na porção subsaariana da África. Esses dados mostram que o Oriente Médio, apesar de ser marcado por baixos índices pluviométricos e uma pobre rede hidrográfica, oferece melhores serviços de saneamento básico e maior acesso de sua população à água potável. No continente africano, mesmo em regiões onde os índices pluviométricos são mais elevados, os sistemas de fornecimento de água potável são precários, dificultando o acesso a recursos hídricos de diversos países e povos.
b) O Brasil é classificado internacionalmente em um país onde há elevada disponibilidade de recursos hídricos. Porém, há disparidades entre as diferentes regiões do país. A região Norte, com menor densidade demográfica, elevados índices pluviométricos e densa rede hidrográfica, tem disponibilidade elevada de água. Na região Nordeste, em virtude de o clima semiárido predominar em boa parte, a população dispõe de pouca água doce superficial. A região Sudeste, em razão da elevada concentração populacional combinada com a má gestão dos recursos hídricos, tem baixa disponibilidade de água.
Para responder à questão a seguir, leia o texto abaixo.
Mecha de cabelo pode desvendar mistério de migração humana a partir da Austrália
Uma mecha de cabelos ajudou uma equipe internacional de pesquisadores a desvendar o genoma de aborígenes australianos e reescrever a história da migração dos humanos pelo mundo.
O DNA retirado dos cabelos doados por um jovem aborígene a um antropólogo britânico em 1923 demonstrou que aborígenes australianos foram o primeiro grupo a se separar de outros grupos humanos modernos, há cerca de 70 mil anos. E isto desafia a teoria que afirma que houve uma única fase de diáspora, vinda da África. [...]
BATTISON, Leila. BBC News. Disponível em: . Acesso em: 8 dez. 2016.
a) Com base no texto acima e em seus conhecimentos, explique de que forma as pesquisas envolvendo o DNA retirado de um aborígene em 1923 podem contribuir para esclarecer como ocorreram as migrações humanas de milhões de anos atrás.
b) De acordo com o texto acima, a análise do DNA do jovem aborígene “[...] desafia a teoria que afirma que houve uma única fase de diáspora, vinda da África”. Com base nesse trecho e em seus conhecimentos, discorra a respeito das duas teorias migratórias para a América, realizadas pelo estreito de Bering e pelo oceano Pacífico.
a) Os estudos envolvendo o DNA humano podem ajudar os pesquisadores a entender melhor o processo de migração humana a partir da comparação de informações sobre povos que ocuparam diferentes regiões no passado e, com isso, traçar melhor a rota de nossos ancestrais. Como não há registros escritos, exceto arte e desenhos rupestres, há a necessidade de buscar elementos que nos indiquem quando e como ocorreram esses fluxos, e o DNA pode auxiliar nessas pesquisas.
b) A explicação mais aceita e com maiores evidências para compreender a chegada dos humanos ao continente americano é a do estreito de Bering, segundo a qual o congelamento desse canal no período glacial teria possibilitado a migração de povos da Ásia para a América. Já a segunda teoria a respeito do tema justifica a vinda de povos com o uso de embarcações que teriam partido da região da atual Oceania e se aproveitado de correntes marítimas para chegar ao litoral pacífico da América do Sul.
Os textos abaixo foram retirados de tradicionais livros infantis e apresentam curiosas formas de pensar a história. Leia-os com atenção para responder ao que se pede.
— A conquista da América pelos europeus foi uma tragédia sangrenta. A ferro e fogo! Era a divisa dos cristianizadores. Mataram à vontade, destruíram tudo e levaram todo ouro que havia. Outro espanhol, de nome Pizarro, fez no Peru coisa idêntica com os incas, um povo de civilização muito adiantada que lá existia. Pizarro chegou e disse ao imperador inca que o papa havia dado aquele país aos espanhóis e ele viera tomar conta. [...]
— Mas que diferença há, vovó, entre estes homens e aquele Átila ou aquele Gengis-Cã que marchou para o Ocidente com os terríveis tártaros, matando, arrasando e saqueando tudo?
— A diferença única é que a história é escrita pelos ocidentais e por isso torcida a nosso favor. Vem daí considerarmos como feras os tártaros de Gengis-Cã e como heróis, com monumentos em toda parte, os célebres “conquistadores” brancos. [...]
LOBATO, Monteiro. História do mundo para as crianças. São Paulo: Globinho, 2015. (Capítulo LX)
E se as coisas não fossem como são? Manequinho criou um jogo para imaginar como seria se tudo fosse ao contrário. À noite, a escola serve para brincar. Estudo? Só na hora do recreio! No almoço, a sobremesa vem primeiro. No mundo do contrário, se de dia as pessoas são rabugentas, de noite são amigáveis.
MASUR, Jandira. O jogo do contrário. São Paulo: Ática, 2015. (Sinopse.)
a) Explique o significado da afirmação de Vovó Anastácia, personagem de Monteiro Lobato, de que a história foi “torcida a nosso favor”.
b) Fazendo uma brincadeira de jogo do contrário (como o personagem Manequinho, do livro de Jandira Masur), como poderia ser a história contada pelos incas da América?
a) Contada pelos ocidentais, a história muitas vezes idealiza as ações de conquistadores brancos, europeus, por exemplo, tratando-os como heróis, enquanto considera bárbaros ou feras os outros povos, como os indígenas americanos ou os tártaros da Ásia. Percebemos, no entanto, levando em conta o diálogo entre os personagens de Monteiro Lobato, que em muitos casos as ações desses ocidentais também podem ser consideradas negativamente a partir da perspectiva dos outros povos.
b) É possível supor que, da perspectiva do não europeu, os espanhóis é que seriam considerados invasores, destruidores ou até “bárbaros”, e a destruição da civilização inca teria sido retratada como uma verdadeira tragédia.
Observe o gráfico.
Fonte: MAZOYER, Marcel; ROUDART, Laurence. História das agriculturas no mundo: do neolítico à crise contemporânea. São Paulo: Fundação Editora da Unesp; Brasília, DF: NEAD, 2010. p. 89.
a) O termo “revolução” é comumente associado a mudanças bruscas e radicais. Identifique no gráfico as grandes revoluções agrícolas na história e seus períodos aproximados.
b) De acordo com o gráfico e seus conhecimentos, indique duas possíveis consequências das revoluções agrícolas.
a) Com base na leitura do gráfico, é possível identificar três grandes revoluções agrícolas: a primeira, denominada revolução agrícola neolítica, ocorre aproximadamente entre 8000 a.C. e 3000 a.C. A segunda, denominada revolução agrícola da Idade Média, ocorre a partir do ano 1000. A terceira é na verdade um conjunto de revoluções agrícolas ocorridas nos tempos modernos, notadamente no fim do século XX.
b) Com base na leitura do gráfico, é possível inferir o enorme efeito das revoluções agrícolas sobre o crescimento da população humana.
Além disso, é possível associar o desenvolvimento agrícola e o crescimento da população à sedentarização, à urbanização, à diminuição da fome, ao enriquecimento da sociedade, ao desenvolvimento econômico, à divisão do trabalho, aos avanços tecnológicos, ao surgimento do Estado e aos danos ecológicos.
No dia 29 de agosto de 2016, Kyle Wester bateu o recorde de velocidade sobre o skate em um Downhill, modalidade que consiste em deslocar-se o mais rápido quanto for possível em um dado percurso, que normalmente é uma ladeira. Houve um trecho em que ele chegou próximo dos 40 m/s. Apesar do feito impressionante, Kyle ainda não está satisfeito. O objetivo do skatista é atingir 45 m/s. “Isso é só o começo. Espero que durante a minha vida eu consiga atingir os 45 m/s, sem assistência. Sei que vou atingir os 40 m/s, mas só preciso ajustar algumas coisas pra chegar a 45”, contou o atleta, em entrevista.
Disponível em: . Acesso em: 6 mar. 2017. (Adaptado.)
Vamos entender como ele atingiu esse feito.
Digamos que, dado o impulso inicial, após dois segundos, Kyle havia descido 6 m. Analisando a descida, pode-se perceber que a distância percorrida por ele é diretamente proporcional ao quadrado do tempo de deslocamento. Podemos considerar o skate como um ponto no espaço para ilustrar a situação:
a) Escreva uma equação que relacione a distância e o tempo percorrido.
b) Qual é a distância percorrida após 13 segundos?
c) Se Kyle conseguiu manter essa mesma proporção entre o tempo e o deslocamento até os 14 segundos, qual foi a distância percorrida no último segundo desse trecho?
d) Qual a velocidade atingida no último segundo de deslocamento descrito no item anterior?
a) Seja d a distância percorrida em metros e t o tempo de deslocamento, em segundos.
Do enunciado, temos a seguinte relação: d = k · t².
Para t = 2, temos d = 6, logo: 6 = k· 2² k = 1,5.
Assim, a equação é dada por: d = 1,5t².
b) Para t = 13, temos:
d(13) = 1,5 · 13² = 253,5 d(13) = 253,5 m
c) Para t = 14, temos:
d(14) = 1,5 ·14² = 294 d(14) = 294 m
Assim, no último segundo ele percorreu:
294 m - 253,5 m = 40,5 m
d) A velocidade foi:
A maioria dos líquidos se contrai quando passa para o estado sólido, mas a água não. Por essa e outras razões, lagos profundos, até mesmo no Ártico, não congelam totalmente. Quando a temperatura da água líquida de maior profundidade cai abaixo de 4oC, ela se expande e sobe, formando gelo na superfície. Isso promove um isolamento térmico da água abaixo, impedindo que ela resfrie e congele.
O gráfico mostra a relação entre volume e temperatura de 1 kg de água.
a) Represente, por meio de uma equação, a mudança de estado citada no texto.
b) A partir do gráfico e de seus conhecimentos sobre propriedades físicas da matéria, compare a densidade da água líquida a 4 oC e a densidade do gelo a 0 oC.
c) Utilizando o modelo particulado da matéria, explique por que a água líquida se expande quando se solidifica.
d) Faça a representação da mesma massa de água no estado líquido e no estado sólido. Utilize o modelo fornecido ao lado para representar moléculas de água.
a) H2O() →, H2O(s)
b) Analisando o gráfico, é, possível notar que, durante o resfriamento da água, a partir de 4oC, o volume ocupado aumenta. Sobre propriedades físicas da matéria, sabe-se que:
Com essas informações, é, possível concluir que, para uma massa fixa de água, a densidade do gelo é, menor que a densidade da água líquida a 4oC.
c) O aumento do volume se deve ao maior espaçamento entre as moléculas de água no estado sólido, de modo a adquirir uma estrutura regular.
d) Por se tratar da mesma massa, é importante que o número de moléculas seja o mesmo para os dois estados físicos. Além disso, no estado sólido as moléculas devem estar mais afastadas do que no estado líquido.
Vitaminas são compostos orgânicos essenciais para o bom funcionamento do nosso organismo. Devem ser obtidas através de uma dieta balanceada, já que nosso organismo não consegue sintetizá-las ou produzi-las em quantidades adequadas. Em casos particulares, pode-se complementar sua ingestão por meio de suplementos alimentares, sempre com orientação médica. Observe a seguir as fórmulas estruturais que representam algumas vitaminas:
a) Identifique quais dessas vitaminas são lipossolúveis e quais são hidrossolúveis. Justifique sua resposta.
b) Represente o tipo de interação intermolecular predominante entre as vitaminas hidrossolúveis e entre as vitaminas lipossolúveis.
c) Quais dessas vitaminas podem ser utilizadas para enriquecer sucos de frutas e quais podem ser utilizadas em margarinas? Explique.
a) Lipossolúveis: vitaminas A e E. Apresentam cadeias carbônicas maiores, formadas predominantemente por átomos de carbono e hidrogênio, e baixa proporção de átomos altamente eletronegativos.
Hidrossolúveis: vitaminas C e B5. Apresentam cadeias carbônicas menores e uma maior proporção de átomos com alta eletronegatividade.
b) Exemplos dos dois tipos de interação:
c) Como o principal componente dos sucos de frutas é a água, deve-se utilizar vitaminas hidrossolúveis, como a C e a B5. Já em margarinas, compostas basicamente de lipídios, deve-se adicionar vitaminas lipossolúveis, como a A e a E.
Leia os textos a seguir e responda às questões:
Texto I
A fixidez das espécies era a crença ortodoxa na época de Darwin, embora isso não significasse que ninguém a tivesse questionado até então. Naturalistas e filósofos de um século ou dois antes de Darwin chegaram a especular sobre a transformação de espécies. [...] Contudo, nenhum desses pensadores elaborou qualquer ideia que pudesse ser reconhecida hoje como uma teoria satisfatória para explicar por que as espécies mudam. Eles estavam interessados principalmente na possibilidade factual de que uma espécie poderia transformar-se em outra.
A questão foi trazida para discussão pelo naturalista francês Jean-Baptiste Lamarck (1744-1829). O trabalho crucial foi o seu Philosophie Zoologique (1809), no qual ele argumentou que as espécies mudam ao longo do tempo e transformam-se em outras espécies. O modo pelo qual ele imaginava que as espécies mudavam diferia de maneira importante das ideias de Darwin ou da moderna evolução. Os historiadores preferem a palavra contemporânea “transformismo” para descrever as ideias de Lamarck.
RIDLEY, Mark. Evolução. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2006.
Texto II
Os olhos do próprio Darwin já haviam visto algo parecido, ali mesmo nas ilhas Galápagos. Ele observara que os tentilhões, pequenos pássaros que lá existem aos milhares, tinham bicos diferentes, maiores ou menores, conforme fosse a ilha de origem.
Assim [...] surgiu a ideia que, devidamente ordenada e desenvolvida, produziu uma das mais extraordinárias revoluções na história do conhecimento humano: a teoria da evolução das espécies pela seleção natural. Nesse trabalho, pode-se considerar a evolução como um fato experimentalmente comprovado como atestam as tartarugas e os tentilhões e milhares de outras espécies observadas. A seleção natural é uma teoria que explica os mecanismos pelos quais se produz a evolução.
GODOY, N. Darwin: a evolução de um homem. Superinteressante, 31 out. 2016.
Disponível em: . Acesso em: mar. 2017.
a) Relacione os “conhecimentos prévios” de Jean-Baptiste Lamarck e Charles Darwin com o alcance das teorias propostas por cada um deles.
b) Relacione o “problema” observado por Darwin em Galápagos com a formulação da teoria da seleção natural.
c) Um dos argumentos que os não evolucionistas usam para questionar a evolução das espé- cies é que ela não seria testável e, portanto, não seria verdadeiramente científica. No entanto, se analisarmos atentamente, poderemos observar todas as etapas da metodologia científica. Usaremos como exemplo a hipótese do macaco aquático para a evolução humana, proposta em contraposição à hipótese de que a espécie humana teria surgido na savana. A hipótese do macaco aquático propõe que o surgimento de características como ausência de pelos, espessa camada adiposa embaixo da pele e controle consciente da respiração estaria relacionado a um hábito aquático do ancestral da espécie humana, uma vez que essas características são frequentemente observadas em animais adaptados a esse meio. Proponha uma forma factível de testar essa hipótese usando como argumento a documentação fóssil e as informações geológicas.
a) Lamarck desenvolveu suas ideias em um contexto em que o fixismo, a imutabilidade das espécies, era o pensamento predominante. Por isso, apesar de incorretas, as ideias transformistas propostas por ele tiveram grande importância por considerar que as espécies passavam por transformações ao longo do tempo. No caso de Darwin, o fixismo ainda era o pensamento mais aceito na sociedade. No entanto, na época em que viveu, as teorias sobre a mutabilidade das espécies já eram discutidas no meio científico, incluindo a teoria de Lamarck. Esse foi um dos fatores que possibilitaram a Darwin propor uma teoria que é aceita até hoje: a teoria da evolução por seleção natural.
b) A “visão de mundo” que Darwin possuía era fortemente influenciada por ideias fixistas criacionistas, que diziam que as espécies haviam surgido independentemente e que eram fixas e imutáveis. Posteriormente, ao deparar com a diversidade biológica de Galápagos, Darwin desenvolveu um ponto de vista conflitante com o “conhecimento prévio” que possuía. Uma consequência lógica da teoria da evolução por seleção natural é que as espécies possuem ancestrais comuns. As diferenças entre os organismos estão diretamente relacionadas com a distância de parentesco entre eles. No caso dos tentilhões de Galápagos, esses ancestrais seriam relativamente recentes. O resultado disso é que, apesar de haver diferenças no bico dessas aves, elas compartilhavam um grande número de semelhanças.
c) Para corroborar a hipótese do macaco aquático, seria necessário buscar evidências fósseis de que os ancestrais da espécie humana teriam habitado um ambiente aquático. Por exemplo, seria preciso buscar fósseis de animais aquáticos (peixes, conchas de moluscos bivalves, crustáceos) em camadas de rocha da mesma era geológica e na mesma região em que o ancestral da espécie humana foi encontrado. Além disso, é possível fazer uma análise da composição das rochas dessa região e verificar se elas foram formadas do solo continental ou do oceânico.
BRASIL REPUBLICANO
Questão 1 Tema: Fim do Império e a Proclamação da República
Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Republica_no_brasil.jpg. Acesso em: 02 set. 2024.
Qual perspectiva acerca da Proclamação da República é apresentada pela edição de 1890 da Revista Illustrada?
O editorial reforça a narrativa oficial da época, tratando os fazendeiros paulistas como "heróis" da Proclamação da República. O grupo está representado no centro da imagem por uma figura que remete ao trabalho feminino nas lavouras.
A edição demonstra o desafeto dos jornalistas com o então presidente Deodoro da Fonseca, retratado como um ser macabro que controla a República. A República aparece como uma figura indefesa diante do autoritarismo dos militares.
A publicação critica o processo de criação da República brasileira, denunciando o golpe empreendido pelos militares contra Dom Pedro II. Os militares são duramente criticados, enquanto os monarquistas são referenciados como "heróis" da pátria.
O periódico comemora o aniversário de um ano da criação da República brasileira, fazendo uma homenagem aos militares, referenciados como "heróis". O grupo está representado ao fundo por Marechal Deodoro da Fonseca, primeiro presidente do Brasil.
A revista destaca a importância da participação feminina nas lutas pela criação da República brasileira, comemorando o aniversário do novo governo brasileiro. No centro da imagem, a figura feminina indica a conquista do voto feminino para as mulheres.
Resposta: D Apontador: Fuvest 2019 - Fase 1 - Questão 86; Unicamp 2017 - Fase 1 - Questão 53
A) INCORRETA. O aluno que assinala a alternativa não tem conhecimento sobre o tema. A ilustração publicada na Revista Illustrada reforça a narrativa oficial da época, que consagrou os militares como heróis republicanos. No centro da imagem, está a clássica representação da República, uma figura feminina. Apesar do trabalho feminino estar presente nas lavouras de café do período, o objetivo dessa figura é representar a própria República, e não o trabalho dessas mulheres. B) INCORRETA. O aluno que assinala a alternativa não tem conhecimento sobre o tema. A ilustração se refere aos militares, representados pela figura de Deodoro da Fonseca, como heróis, demonstrando sua reverência ao grupo e ignorando o autoritarismo do primeiro presidente republicano. C) INCORRETA. O aluno que assinala a alternativa não tem conhecimento sobre o tema. A ilustração indica uma reverência e não uma crítica a criação da República, comemorando o aniversário de um ano da Proclamação da República. Os heróis mencionados são inscrição são os próprios militares. D) CORRETA. A ilustração presente na Revista Illustrada demonstra uma comemoração do primeiro ano da República brasileira. Ao centro da imagem, vemos a República, representada tradicionalmente por uma figura feminina. Atrás dela, está a figura do Marechal Deodoro da Fonseca, primeiro presidente do Brasil e líder do movimento militar que proclamou a República. Abaixo da ilustração, vemos uma inscrição que homenageia os heróis da Proclamação da República, isto é, os próprios militares, referenciados pela narrativa oficial da época como líderes do movimento republicano. E) INCORRETA. O aluno que assinala a alternativa não tem conhecimento sobre o tema. No centro da ilustração, vemos a clássica representação da República, uma figura feminina. Porém, essa representação não é feita para referenciar uma suposta atuação feminina no movimento republicano. A Proclamação da República foi realizada pelos militares, sem a convocação do povo e sem a luta contra os monarquistas. A ilustração comemora o primeiro aniversário do novo governo brasileiro, porém, ignora o fato de que as mulheres não possuíam direitos políticos, sem poder votar ou serem votadas.
REAÇÕES QUÍMICAS
Questão 1 Tema: Reações com formação de precipitado
Leia o trecho a seguir, que relata as observações feitas por alguns alunos durante a execução de um experimento.
Colocou-se 1 ml de solução de nitrato de prata (AgNO3) em um tubo de ensaio. Acresceu-se 1 ml de solução de cloreto de sódio (NaCl), usando a pipeta para medição. O líquido contido no tubo de ensaio passou a ficar com coloração leitosa. Após algum tempo de observação, notou-se a precipitação de algumas partículas no fundo do tubo de ensaio.
SANTANA, N.; PORTNOI, M. Reações Químicas Aspectos Qualitativos. Disponível em: https://www.eecis.udel.edu/~portnoi/academic/academic-files/qualitativechem.html. Acesso em: 23 ago. 2024.
O precipitado formado no experimento é
Ag.
Cl2.
Na.
AgCl.
NaNO3.
Resposta: D Apontador: OBQJr 2019 – Fase 1 – Questão 8
A) INCORRETA. O aluno que assinala a alternativa não tem conhecimento sobre o tema. O íon prata (Ag⁺) em solução reage com o íon cloreto (Cl⁻) para formar o precipitado de cloreto de prata (AgCl). A prata metálica (Ag) não é formada nesse tipo de reação, que é uma reação de dupla troca, e não uma reação de oxirredução.
B) INCORRETA. O aluno que assinala a alternativa não tem conhecimento sobre o tema. O gás cloro (Cl₂) é uma molécula diatômica formada por átomos de cloro, e não é um produto da reação descrita. Na reação entre AgNO₃ e NaCl, os íons cloreto (Cl⁻) estão presentes, mas eles se combinam com os íons prata (Ag⁺) para formar o precipitado de cloreto de prata (AgCl),
C) INCORRETA. O aluno que assinala a alternativa não tem conhecimento sobre o tema. O sódio metálico (Na) não é formado nesta reação. O sódio está presente na forma de íon Na⁺ em solução e permanece na solução aquosa como parte do nitrato de sódio (NaNO₃), que é solúvel em água, ou seja, não há liberação de sódio na sua forma metálica.
D) CORRETA. O trecho descreve um experimento em que uma solução de nitrato de prata (AgNO3) é misturada com uma solução de cloreto de sódio (NaCl), resultando na formação de um precipitado, que se acumula no fundo do tubo de ensaio. Quando essas soluções são misturadas, ocorre uma reação de dupla troca, onde os íons presentes nas soluções trocam de parceiros, formando novos compostos, segundo a equação: AgNO3(aq) + NaCl(aq) → AgCl(s) + NaNO3(aq). Nesta reação, o cloreto de prata (AgCl) é insolúvel em água e precipita, formando um sólido branco, enquanto o nitrato de sódio (NaNO₃) permanece em solução.
E) INCORRETA. O aluno que assinala a alternativa não tem conhecimento sobre o tema. O nitrato de sódio (NaNO₃) é um dos produtos formado na reação, mas se trata de um composto solúvel em água e, portanto, permanece em solução, não se precipita. Assim, o nitrato de sódio não é o precipitado branco observado no tubo de ensaio.
BRASIL REPUBLICANO
Questão 1 Tema: Fim do Império e a Proclamação da República
Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Republica_no_brasil.jpg. Acesso em: 02 set. 2024.
Qual perspectiva acerca da Proclamação da República é apresentada pela edição de 1890 da Revista Illustrada?
O editorial reforça a narrativa oficial da época, tratando os fazendeiros paulistas como "heróis" da Proclamação da República. O grupo está representado no centro da imagem por uma figura que remete ao trabalho feminino nas lavouras.
A edição demonstra o desafeto dos jornalistas com o então presidente Deodoro da Fonseca, retratado como um ser macabro que controla a República. A República aparece como uma figura indefesa diante do autoritarismo dos militares.
A publicação critica o processo de criação da República brasileira, denunciando o golpe empreendido pelos militares contra Dom Pedro II. Os militares são duramente criticados, enquanto os monarquistas são referenciados como "heróis" da pátria.
O periódico comemora o aniversário de um ano da criação da República brasileira, fazendo uma homenagem aos militares, referenciados como "heróis". O grupo está representado ao fundo por Marechal Deodoro da Fonseca, primeiro presidente do Brasil.
A revista destaca a importância da participação feminina nas lutas pela criação da República brasileira, comemorando o aniversário do novo governo brasileiro. No centro da imagem, a figura feminina indica a conquista do voto feminino para as mulheres.
Resposta: D Apontador: Fuvest 2019 - Fase 1 - Questão 86; Unicamp 2017 - Fase 1 - Questão 53
A) INCORRETA. O aluno que assinala a alternativa não tem conhecimento sobre o tema. A ilustração publicada na Revista Illustrada reforça a narrativa oficial da época, que consagrou os militares como heróis republicanos. No centro da imagem, está a clássica representação da República, uma figura feminina. Apesar do trabalho feminino estar presente nas lavouras de café do período, o objetivo dessa figura é representar a própria República, e não o trabalho dessas mulheres. B) INCORRETA. O aluno que assinala a alternativa não tem conhecimento sobre o tema. A ilustração se refere aos militares, representados pela figura de Deodoro da Fonseca, como heróis, demonstrando sua reverência ao grupo e ignorando o autoritarismo do primeiro presidente republicano. C) INCORRETA. O aluno que assinala a alternativa não tem conhecimento sobre o tema. A ilustração indica uma reverência e não uma crítica a criação da República, comemorando o aniversário de um ano da Proclamação da República. Os heróis mencionados são inscrição são os próprios militares. D) CORRETA. A ilustração presente na Revista Illustrada demonstra uma comemoração do primeiro ano da República brasileira. Ao centro da imagem, vemos a República, representada tradicionalmente por uma figura feminina. Atrás dela, está a figura do Marechal Deodoro da Fonseca, primeiro presidente do Brasil e líder do movimento militar que proclamou a República. Abaixo da ilustração, vemos uma inscrição que homenageia os heróis da Proclamação da República, isto é, os próprios militares, referenciados pela narrativa oficial da época como líderes do movimento republicano. E) INCORRETA. O aluno que assinala a alternativa não tem conhecimento sobre o tema. No centro da ilustração, vemos a clássica representação da República, uma figura feminina. Porém, essa representação não é feita para referenciar uma suposta atuação feminina no movimento republicano. A Proclamação da República foi realizada pelos militares, sem a convocação do povo e sem a luta contra os monarquistas. A ilustração comemora o primeiro aniversário do novo governo brasileiro, porém, ignora o fato de que as mulheres não possuíam direitos políticos, sem poder votar ou serem votadas.
Questão 1
Tema: Processos REDOX
A hidrazina consiste num composto químico inorgânico, cuja fórmula molecular é N2H4, que tem diversos usos na indústria, agricultura e na farmacologia, além de servir de matéria-prima para um grande número de derivados. Nas indústrias a hidrazina é muito utilizada como anticorrosivo e agente desincrustante em águas de caldeiras e águas de refrigeração de reatores. Quando age como anticorrosivo, a hidrazina atua como sequestrante de oxigênio (O2), reagindo com este gás, que se encontra dissolvido no meio, e formando nitrogênio (N2) e água (H2O), evitando assim a corrosão.
Hidrazina. Métodos de Preparação Industrial de Solventes e Reagentes Químicos. Disponível em: https://rvq-sub.sbq.org.br/index.php/rvq/article/download/920/623/6390. Acesso em: 17 ago. 2024 (adaptado).
Na reação envolvida na ação anticorrosiva da hidrazina, constata-se que
o oxigênio sofre redução, ganhando elétrons do hidrogênio.
o hidrogênio sofre redução, ganhando elétrons do nitrogênio.
o nitrogênio ganha elétrons do hidrogênio, sofrendo oxidação.
o oxigênio perde elétrons para o nitrogênio, sofrendo redução.
o nitrogênio sofre oxidação, perdendo elétrons para o oxigênio.
Resposta: E
Apontador: OBC 2019 – Fase 1 – Questão 22 | ID 282588
A) INCORRETA. O aluno que assinala a alternativa não tem conhecimento sobre o tema. Na reação apresentada o oxigênio realmente sofre redução, ganhando elétrons. Entretanto, os elétrons que ele recebe não vêm do hidrogênio, e sim do nitrogênio presente na hidrazina, que sofre oxidação.
B) INCORRETA. O aluno que assinala a alternativa não tem conhecimento sobre o tema. O hidrogênio não é a espécie que sofre redução. Durante a reação, o hidrogênio permanece no mesmo estado de oxidação (+1), tanto na hidrazina quanto na água, não sofrendo nem redução, nem oxidação.
C) INCORRETA. O aluno que assinala a alternativa não tem conhecimento sobre o tema. O processo de oxidação envolve a perda de elétrons. Na reação, o nitrogênio está, de fato, sofrendo oxidação, mas ele está perdendo elétrons para o oxigênio, não ganhando elétrons do hidrogênio.
D) INCORRETA. O aluno que assinala a alternativa não tem conhecimento sobre o tema. O processo de redução envolve o ganho de elétrons. Na reação, embora o oxigênio esteja sofrendo redução, ele está ganhando elétrons do nitrogênio.
E) CORRETA. O texto trata sobre a reação da hidrazina (N2H4) como anticorrosivo, onde ela reage com oxigênio (O2) para formar nitrogênio (N2) e água (H2O). Nesse processo, nitrogênio na hidrazina passa de um estado de oxidação de -2 para 0 (em N2), indicando que o nitrogênio está perdendo elétrons, ou seja, está sendo oxidado. Já o oxigênio passa de um estado de oxidação de 0 (em O2) para -2 (em H2O), indicando que o oxigênio está ganhando elétrons, ou seja, está sendo reduzido.
REINO ANIMALIA
Questão 1 Tema: Filogenia Animal
A imagem abaixo retrata o relacionamento filogenético de alguns dos vertebrados.
Imagens disponíveis em: Lampreia: - Tubarão: https://shre.ink/g6lS - Perereca: https://shre.ink/g6lL - Lagarto: https://shre.ink/g6lt - Girafa: https://shre.ink/g6le - Ser Humano: https://shre.ink/g6lg. Acesso: 06 set. 2024. Adaptados.
Com base na imagem, a análise da topologia demonstra que
lagartos e pererecas estão em monofilia.
peixes possuem um mesmo ancestral em comum.
lagartos, girafas e humanos formam um clado, os amniota.
os anfíbios são mais próximos dos peixes que dos humanos.
répteis e anfíbios podem ser agrupados por possuírem ovos calcários.
Resposta: C Apontador: USP 2024; Fase 1 (Q69); UNICAMP 2020 ;Fase 1 (Q14)
A) INCORRETA. O aluno que assinala a alternativa não tem conhecimento sobre o tema. Os animais não possuem um ancestral único em comum, portanto, não estão em monofilia. B) INCORRETA. O aluno que assinala a alternativa não tem conhecimento sobre o tema. O ancestral das lampreias e dos tubarões é compartilhado por todos os outros animais do grupo, sendo peixes um grupo parafilético. C) CORRETA. O aluno que assinala esta alternativa compreende que lagartos e os mamíferos, como representados, compartilham um único ancestral, isto é, formam um grupo monofilético nessa topologia. Esse grupo é caracterizado por apresentar embrião rodeado por membrana amniótica, classificados por isso como amniota. D) INCORRETA. O aluno que assinala a alternativa não tem conhecimento sobre o tema. Os anfíbios estão em parafilia com peixes, enquanto os mamíferos e répteis formam um grupo monofilético, os tetrápodas. E) INCORRETA. O aluno que assinala a alternativa não tem conhecimento sobre o tema. Além de não possuírem um ancestral único exclusivo que permita agrupá-los separadamente, os anfíbios não apresentam ovo calcário.
ECOLOGIA
Questão 1 Tema: Devastação dos Biomas Brasileiros
O Brasil está prestes a ultrapassar a marca de 160 mil focos de incêndio em 2024. O número é 104% maior em comparação ao mesmo período de 2023, com quase 78 mil focos. Nos sete primeiros meses deste ano, mais de 5 milhões e 700 mil hectares foram queimados, um crescimento de 92%, em relação a 2023. Mato Grosso, Pará, Amazonas e Tocantins lideram os focos de queimadas. Em Mato Grosso, por exemplo, o aumento chega a 646%, passando de 1400, no ano passado, para quase 10 mil e 700, neste ano. Já houve crescimento de 415%, um salto de 1200, em 2023, para 6 mil e 200, em 2024. O Brasil vive a pior seca da história, inclusive, com o agravamento de incêndios em diversas regiões.
https://agenciabrasil.ebc.com.br/radioagencia-nacional/meio-ambiente/audio/2024-09/brasil-registra-aumento-de-104-nos-focos-de-queimadas-em-2024#:~:text=O%20Brasil%20est%C3%A1%20prestes%20a,%25%2C%20em%20rela%C3%A7%C3%A3o%20a%202023.
O texto faz referência a alguns biomas brasileiros que vem sofrendo com as queimadas em 2024 e entre esses biomas podemos citar a(o)
Mata atlântica que abrange o estado do Tocantins, e parte do Mato Grosso.
A Caatinga encontrada no estado do Pará com clima semiárido e altas temperaturas durante o ano todo.
O Amazônico que possui solo arenoso com uma camada de matéria orgânica depositada sobre ele.
O Cerrado que necessita de constantes queimadas para a manutenção de sua fitofisionomia, por isso o sofrimento desse bioma com as queimadas não ocorre.
Pantanal, responsável pela maior reserva de água doce do país e onde a diminuição dos recursos hídricos ameaça a permanência da fauna local.
Resposta: C Apontador: USP 2022 2 fase Questão 1; Unicamp 2022 2 fase Questão 11
A) INCORRETA. O aluno que assinala a alternativa não tem conhecimento sobre a localização da Mata Atlântica que está situada na costa leste, sudeste e sul do Brasil.
B) INCORRETA. O aluno que assinala essa alternativa não tem conhecimento sobre a abrangência do bioma caatinga, apesar da descrição climática estar correta. Esse bioma está presente no Nordeste do Brasil e não no Norte.
C) CORRETA. O aluno que assinala a alternativa possui o conhecimento geográfico e fitofisionômico sobre o bioma e a sua associação com o solo pobre mantido pela matéria orgânica depositada sobre ele.
D) INCORRETA. O aluno que assinala a alternativa não tem conhecimento sobre o bioma cerrado, interpretando que as queimadas não são deletérias para o bioma, pois o cerrado é marcado por queimadas que ocorrem de forma natural, que o mantem com suas características próprias.
E) INCORRETA. O aluno que assinala a alternativa não tem conhecimento sobre o pantanal, concluindo de forma equivocada que esse bioma é responsável pela reserva de água doce do país.
ASTRONÁUTICA 2
Questão 1 Tema: Propelente e velocidade
Nas viagens entre Terra e Lua, as espaçonaves procuram utilizar as atrações gravitacionais que esses astros aplicam sobre elas, seguindo trajetórias em forma de 8 como ilustrado na figura a seguir.
Qual é a importância dessa forma de 8?
Menor tempo de viagem.
É um dos formatos de elipse.
Menor consumo de combustível.
O valor do momento linear manter-se constante.
O valor do momento angular manter-se constante.
Resposta: C
A) INCORRETA – O aluno que assinala esta alternativa considera, equivocadamente, que é a mesma importância que damos, geralmente, para nossas viagens aqui na superfície da Terra. B) INCORRETA – O aluno que assinala esta alternativa considera, equivocadamente, a existência desse tipo de formato de elipse. C) CORRETA – Esse formato proporciona menor consumo de combustível, porque utiliza-se das duas atrações gravitacionais em grande parte do trajeto, mantendo proximidade com o segmento que une os centros desses astros, procurando alcançar a posição em que a atração gravitacional da Lua se torna maior do que a da Terra. D) INCORRETA – O aluno que assinala esta alternativa não tem bons conhecimentos sobre o tema. E) INCORRETA – O aluno que assinala esta alternativa não identifica uma razão em particular e procura justificar essa forma através da conservação do momento angular, porque ocorre naturalmente nos movimentos orbitais.
Leia o texto.
Mundo tem queda drástica de novas usinas a carvão
O boom das fontes de energia renovável nos últimos anos tem transformado o setor elétrico mundial radicalmente. Mas os investimentos verdes não são os únicos responsá- veis por esse processo. Um forte movimento de “desinvestimento” nas fontes poluidoras mais tradicionais também contribui para a transição energética.
Só em 2016, o número total de centrais de energia a carvão em desenvolvimento despencou em todo o mundo, com um declínio de 48% na atividade de pré-construção e um declínio de 62% em novos projetos.
[...] A queda drástica em 2016 está associada às mudanças nas políticas energéticas em países como China e Índia, altamente dependentes dessa fonte poluente.
[...] Além do declínio no desenvolvimento de novos projetos, a pesquisa também aponta que um recorde de 64 gigawatts de usinas de carvão foram desativados nos últimos dois anos, principalmente na União Europeia e nos EUA, o equivalente a quase 120 grandes unidades geradoras. [...]
Disponível em: . Acesso em: 11 jul. 2017. (Adaptado.)
Com base na leitura do texto e em seus conhecimentos, responda às questões a seguir.
a) Explique o que são fontes primárias e secundárias. Compare a produção de energia elétrica do mundo com a do Brasil.
b) Indique duas fontes alternativas de energia elétrica que podem ser encontradas no território brasileiro e mencione dois benefícios oferecidos pelo uso delas.
Fontes primárias de energia são aquelas obtidas diretamente do meio natural. Elas são divididas em fontes renováveis, como a água, o vento, o Sol, a biomassa (carvão vegetal, bagaço da cana, lixo orgânico), e não renováveis, como os combustíveis fósseis e os minerais radioativos. As fontes secundárias são aquelas obtidas a partir da transformação das fontes primárias. As fontes secundárias mais conhecidas são a energia elétrica e os combustíveis utilizados pelos meios de transporte.
Quando comparamos a produção de energia elétrica no mundo e no Brasil, notamos uma significativa disparidade em relação ao uso de fontes renováveis. Enquanto no Brasil grande parte da energia elétrica consumida provém de hidrelétricas, no mundo a principal origem são as termelétricas movidas a combustíveis fósseis
b) Entre as fontes alternativas com maior crescimento ao longo do século XXI, temos a energia eólica e a energia solar. As vantagens de seu uso é que são fontes renováveis e com menor impacto no meio ambiente, além do fato de o Brasil apresentar uma enorme potencialidade natural para a produção de ambas. Temos ventos intensos e frequentes no litoral do Nordeste, com destaque para o Rio Grande do Norte e o Ceará, e no estado do Rio Grande do Sul. Há grande insolação anual na porção nordeste do país, com destaque para o Ceará.
Observe os gráficos sobre a evolução do crescimento vegetativo e da estrutura etária brasileira para responder às questões a seguir.
a) Analise a dinâmica apresentada nas pirâmides etárias, associando-a ao processo de transição demográfica.
b) Explique três transformações socioeconômicas que ocorreram no período de 1992 a 2011 e que foram responsáveis pelas mudanças na estrutura etária brasileira.
a) As pirâmides indicam o processo de envelhecimento da população brasileira, caracterizado pela redução da população jovem (de 0 a 19 anos) e pelo aumento da população adulta (de 20 a 59 anos) e idosa (com mais de 60 anos). Essa transformação da estrutura etária brasileira é resultado do processo de transição demográfica, que consiste nas quedas das taxas de mortalidade e de natalidade, como apontado no gráfico.
b) Durante esse período aumentou o acesso da população às infraestruturas de saneamento básico e assistência médico- hospitalar, provocando a queda da taxa de mortalidade. Também aumentaram a participação da mulher no mercado de trabalho e a difusão dos métodos contraceptivos, que incentivaram o planejamento familiar, determinando a queda da taxa de fecundidade. Essas transformações socioeconômicas e as alterações dessas taxas provocaram o envelhecimento da população brasileira.
Para o estudo da História é recorrente a utilização da linha do tempo para associar fatos relevantes do passado aos seus contextos. A elaboração desse recurso pode revelar quais são as referências de desenvolvimento histórico para cada povo, etnia ou civilização. Observando as linhas do tempo acima, responda:
a) Quais são as referências históricas para a elaboração das linhas do tempo em questão?
b) Com base na análise das duas linhas do tempo apresentadas, identifique seus pontos de interseção.
a) A primeira usa como referência, predominantemente, o desenvolvimento da civilização ocidental, tendo os processos históricos europeus como gatilho para as passagens de “Idades” históricas. A segunda se baliza no desenvolvimento da civilização muçulmana nos diferentes momentos históricos.
b) A queda de Constantinopla pela ação dos turcos otomanos, que marca a passagem da Idade Média para a Idade Moderna na primeira linha do tempo, na segunda é a referência de uma era que se estendeu por três séculos. Na segunda linha, a Era dos impérios europeus e a Era dos Estados-nação estão associadas à Idade Contemporânea da primeira linha do tempo, cenário da Segunda Revolução Industrial, do Neocolonialismo e das Guerras Mundiais, que afetaram a organização social e política da civilização muçulmana.
O texto a seguir serve de base para as duas primeiras questões:
Nós adoraríamos dizer que somos perfeitos. Que somos infalíveis. Que não cometemos nem mesmo o menor deslize. E só não falamos isso por um pequeno detalhe: seria uma mentira. Aliás, em vez de usar a palavra “mentira”, como acabamos de fazer, poderíamos optar por um eufemismo. “Meia verdade”, por exemplo, seria um termo muito menos agressivo. Mas nós não usamos esta palavra simplesmente porque não acreditamos que exista uma “Meia verdade”. Para o Conar, Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária, existem a verdade e a mentira. Existem a honestidade e a desonestidade. Absolutamente nada no meio. O Conar nasceu há 29 anos (viu SÓ? não arredondamos para 30) com a missão de zelar pela ética na publicidade. Não fazemos isso porque somos bonzinhos (gostaríamos de dizer isso, mas, mais uma vez, seria mentira). Fazemos isso porque é a única forma da propaganda ter o máximo de credibilidade. E, cá entre nós, para que serviria a propaganda se o consumidor não acreditasse nela?
Qualquer pessoa que se sinta enganada por uma peça publicitária pode fazer uma reclamação ao Conar. Ele analisa cuidadosamente todas as denúncias e, quando é o caso, aplica a punição.
Anúncio veiculado na revista Veja. São Paulo: Abril, ano 42, n. 27, 8 jul. 2009.
(Enem – Adaptada) O recurso gráfico utilizado no anúncio publicitário – de disfarçar a potencial supressão de trecho do texto – é comum nesse gênero textual? Explique sua resposta.
Não. O anúncio subverte o fazer publicitário, admitindo, num exercício metalinguístico, que falhas são naturais.
(Uerj – Adaptada) Utilize a definição e o gráfico abaixo para responder à questão.
Meia-vida ou período de semidesintegração de um isótopo radioativo é o tempo necessário para que sua massa se reduza à metade.
A meia-vida de um isótopo radioativo pode ser calculada utilizando-se equações do tipo A = C · ekt, em que:
C é a massa inicial;
A é a massa existente em t anos;
k é uma constante associada ao isótopo radioativo.
Hoje, em um laboratório, existem 60 mg de 226Ra, cujo período de semidesintegração é de 1 600 anos. Determine, em mg, a quantidade desse isótopo daqui a 100 anos.
Observando o gráfico, temos:
O tempo para a massa de 60 mg de 226Ra ser reduzida à, metade, ou seja, 30 mg, é 1 600 anos. Substituindo esses valores na equação dada no enunciado, temos:
Assim, em 100 anos:
Portanto, em 100 anos, a massa de 60 mg de 226Ra se reduz a 57,6 mg.
O texto a seguir é parte do artigo de divulgação científica intitulado:
Cientistas descobrem indícios de jatos de água em lua de Júpiter
Cientistas encontraram mais indícios de que a lua gelada de Júpiter, Europa, lança jatos de água no espaço.
Pesquisadores observaram o fenômeno pela primeira vez em 2013, usando o telescópio Hubble, mas conseguiram uma segunda visualização agora. A descoberta é significativa porque Europa, com um enorme oceano de água em estado líquido sob sua superfície, é um dos locais mais prováveis para se encontrar vida microbial fora da Terra.
Uma maneira eficiente de testar essa possibilidade, dizem os cientistas, seria enviar uma aeronave com instrumentos de análise pelo meio dos jatos de água. Seria possível tentar capturar uma amostra do material lançado e trazê-la de volta para a Terra para um teste biológico mais detalhado. A outra alternativa – tentar aterrissar em Europa e perfurar possivelmente dezenas de quilômetros de gelo para examinar a água – seria muito difícil.
O telescópio Hubble identificou os jatos de água recentemente ao estudar o satélite quando passava em frente a Júpiter. Na ocasião, examinou comprimentos de onda ultravioleta para ver se a luz do planeta gigante estava, de alguma forma, sendo absorvida por material emanando da superfície da lua. O Hubble examinou a mesma cena dez vezes e, em três destas ocasiões, viu o que pareciam ser “dedos escuros” estendendo-se para fora de Europa.
Cientistas descobrem indícios de jatos de água em lua de Júpiter. BBC Brasil, 26 ago. 2016. Disponível em: . Acesso em: dez. 2016.
a) Justifique o motivo pelo qual a descoberta de água em Europa pode ser um indício da existência de vida.
b) “[...] com um enorme oceano de água em estado líquido sob sua superfície, é um dos locais mais prováveis para se encontrar vida microbial fora da Terra.” A frase extraída do texto não leva em consideração os fatores ambientais como pH, temperatura e salinidade para o desenvolvimento dos seres vivos. Explique detalhadamente como esses fatores podem interferir no desenvolvimento dos processos bioquímicos de uma célula.
c) Imagine que uma sonda espacial tenha aterrissado na lua Europa e trazido de lá um ser unicelular. Apresente uma hipótese sobre a constituição dessa célula extraterrestre, indicando sua composição química, suas estruturas celulares e seu possível modo de reprodução, levando em consideração os modelos celulares atualmente existentes.
a) Todos os seres vivos hoje conhecidos possuem uma quantidade variável de água em suas células e sabe-se que a água é essencial para o funcionamento celular. Partindo desses princípios, a existência da molécula de água é condição para que exista vida.
b) O pH pode alterar diretamente o funcionamento das enzimas, que são proteínas com papel catalisador. Se um conjunto proteico não encontrar condições ideais de pH, poderá haver a desnaturação enzimática/alteração da forma e da função das enzimas. Esse fato pode comprometer ou até mesmo impedir a manutenção da atividade celular. Outro fator que influencia a atividade metabólica é a temperatura, capaz de promover a desnaturação enzimática caso as moléculas sejam submetidas a condições térmicas acima dos 40 °C. Esse fato pode comprometer ou mesmo impossibilitar a existência de células vivas. Apenas alguns grupos de procariontes conseguem sobreviver em temperaturas próximas a 80 °C. Atualmente, a maior parte dos seres vive em uma faixa de temperatura que varia dos 0 °C até os 40 °C. Já a salinidade está diretamente relacionada ao equilíbrio osmótico das células. Meios aquosos com salinidade elevada (hipertônicos), por exemplo, promovem a saída de água da célula (hipotônica) em direção ao meio externo, processo que pode levar a célula à morte. Porém, se as células são mergulhadas em meio hipotônico, haverá entrada de água por osmose, podendo levar ao rompimento da membrana (lise) caso a entrada seja excessiva.
c) Pensando em uma célula capaz de manter sua integridade e sua capacidade metabólica ao chegar à Terra, podemos supor um modelo celular com poucas estruturas. É provável que ela fosse composta de água, carbono, nitrogênio, hidrogênio e oxigênio. Talvez contivesse moléculas orgânicas, como aminoácidos, proteínas, carboidratos e ácidos nucleicos. Suas principais estruturas talvez fossem uma membrana citoplasmática que delimita a célula, além de estruturas análogas aos ribossomos. Por se tratar de um modelo simples, provavelmente seria semelhante a uma célula procarionte atualmente existente. É possível que o modo de reprodução seja o assexuado, por ser um método pouco complexo e muito eficiente.
O monóxido de carbono é um poluente atmosférico tóxico. Sua toxicidade deve-se à alta afinidade que ele tem pela hemoglobina, proteína responsável pelo transporte de oxigênio para os tecidos.
a) A interação entre o monóxido de carbono e a hemoglobina forma a carboxiemoglobina (HbCO). Já entre o oxigênio e a hemoglobina forma a oxiemoglobina (HbO2). As equações abaixo (1 e 2) representam as duas interações citadas:
Sendo K1 e K2 as respectivas constantes de equilíbrio, escreva a expressão de K1 e K2 e indique qual constante é numericamente maior. Justifique sua resposta, utilizando informações do enunciado e do seu conhecimento sobre equilíbrio químico.
b) O antídoto para a intoxicação por CO é a administração de O2 em alta concentração. Explique como esse procedimento favorece a dissociação da carboxiemoglobina.
c) Os efeitos sobre a saúde decorrentes da exposição ao monóxido de carbono dependem da concentração do poluente no ar e do tempo de exposição, conforme indicado na tabela:
Com base em: exame vestibular Mackenzie 2009.
Em locais fechados e com fumo liberado, a concentração de monóxido de carbono pode chegar a 450 ppm. Uma pessoa exposta a essa concentração de monóxido das 22 h às 6 h pode apresentar quais sintomas?
a)
K1 é maior que K2 . O enunciado afirma que o monóxido de carbono possui alta afinidade pela hemoglobina; dessa forma, o equilíbrio (1) está mais favorecido para a formação do produto do que o equilíbrio (2).
b) Alta concentração de O2 favorece a formação da HbO2 e, consequentemente, o consumo da hemoglobina (Hb) do sangue. A diminuição da concentração de Hb promove o consumo da HbCO, ou seja, favorece a dissociação da carboxiemoglobina.
c) Uma pessoa exposta a uma concentração de 450 ppm durante 8 h (22 h às 6 h) pode sofrer convulsão e entrar em coma.
Os processos de conservação de alimentos têm por objetivo oferecer ao consumidor produtos alimentícios de qualidade, que mantenham suas características nutricionais e sejam livres de microrganismos patogênicos.
O tratamento térmico é uma técnica utilizada na conservação de alimentos, pois, além de destruir microrganismos, pode manter as características sensoriais dos alimentos. Porém, a vitamina C (ácido ascórbico) é sensível ao aumento de temperatura e é degradada nessa situação.
a) Um estudo cinético feito sobre a degradação da vitamina C em diferentes temperaturas teve seus resultados representados no gráfico:
Concentração de ácido ascórbico (AA) em função do tempo no tratamento térmico em três diferentes temperaturas.
Indique em qual temperatura (60 ºC, 70 ºC ou 80 ºC) o ácido ascórbico se degrada mais rapidamente, determinando a velocidade média, em mol · L-1 · dia-1 , de degradação do ácido nos primeiros dois meses.
Dado: ácido ascórbico = 176 g · mol-1
b) Como foi visto no item anterior, a temperatura influencia na rapidez das reações e, consequentemente, na validade dos alimentos.
O número de moléculas com determinada energia cinética varia com a temperatura, conforme ilustra a figura abaixo.
Distribuição da energia cinética das moléculas em duas temperaturas diferentes.
Indique qual temperatura é maior (T1 ou T2 ). Justifique sua resposta utilizando a figura e seus conhecimentos sobre a teoria das colisões.
a) 60 oC
70 oC
80 oC
A degradação do ácido ascórbico ocorre mais rapidamente a 80 oC.
b) De acordo com a teoria das colisões, à medida que a temperatura aumenta, maior será o número de moléculas com energia igual ou maior do que a energia de ativação, portanto, mais rápida será a reação química. Observando a figura dada, a maior temperatura é a T2.
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