Menu

Monte
sua
prova

Selecione as melhores questões em nosso banco de atividades

Começar
Entendi! Quero começar!

Organize sua prova

Arraste suas questões e solte-as aqui.

Arraste
e solte aqui

Escolha suas questões abaixo

Questão 1 - História - Domínios da História - Atividade 4 - Pessoas escravizadas: contextos; justificativas e resistências - Exercícios - Aprimorando habilidades - BY NC 3.0BR

Assim, em toda parte onde se observa a mesma distância que há entre a alma e o corpo, entre o homem e o animal, existem as mesmas relações; isto é, todos os que não têm nada melhor para nos oferecer do que o uso de seus corpos e de seus membros são condenados pela natureza à escravidão. [...] Numa palavra, é naturalmente escravo aquele que tem tão pouca alma e poucos meios que resolve depender de outrem. [...] A natureza, por assim dizer, imprimiu a liberdade e a servidão até nos hábitos corporais. Vemos corpos robustos talhados especialmente para carregar fardos e outros usos igualmente necessários; outros, pelo contrário, mais disciplinados, mas também mais esguios e incapazes de tais trabalhos, são bons apenas para a vida política, isto é, para os exercícios da paz e da guerra.

Aristóteles. A Política. 2. ed. São Paulo: Edipro, 2009.

Oh! Se a gente preta, tirada das brenhas da sua Etiópia, e passada ao Brasil, conhecera bem quanto deve a Deus e a sua Santíssima Mãe por este que pode parecer desterro, cativeiro e desgraça, e não é senão milagre, e grande milagre? Dizei-me: vossos pais, que nasceram nas trevas da gentilidade, e nela vivem e acabam a vida sem lume da fé nem conhecimento de Deus, aonde vão depois da morte? Todos, como credes e confessais, vão ao inferno, e lá estão ardendo e arderão por toda a eternidade.

VIEIRA, Antônio. Sermão décimo quarto do Rosário.

Com base na leitura comparativa dos dois excertos, identifique os argumentos que justificam a existência de pessoas escravizadas na Antiguidade e na América Portuguesa.

Resposta:

Espera-se que o aluno observe que no primeiro excerto há uma racionalização da justificativa: argumenta-se que a escravidão é natural, ou seja, que algumas pessoas possuem uma alma menor, o que as leva naturalmente a depender de outras pessoas e a prestar serviços manuais. No segundo, a justificativa é religiosa: o desterro da África, e a consequente escravização no Brasil, torna-se o milagre da salvação. De acordo com essa visão, as pessoas escravizadas, apesar de sua condição, estariam em melhores condições que seus antepassados, que, por não terem sido cristianizados, estariam ardendo no inferno.

Questão 1 - Língua Portuguesa - Prática de argumentação - Atividade 2 - Problemas sem solução - Exercícios - Aprimorando habilidades - BY NC 3.0BR

Leia o fragmento:

De que forma assegurar que o professor responsável por lecionar Ensino Religioso não incorra no erro de impor seu credo aos estudantes? Ou que aja de maneira preconceituosa caso alguém não concorde com suas opiniões? É fato que todos, educadores e alunos, têm o direito de escolher e exercer sua fé. Está na Constituição também. Não há mal algum em rezar, celebrar dias santos, frequentar igrejas (ou outros templos), ter imagens de devoção e portar objetos, como crucifixos e véus. Porém, em hipótese alguma, a escola pode ser usada como palco para militância religiosa e manifestações de intolerância. É bom lembrar que a mesma carta magna determina que o Estado brasileiro é laico e, por meio de suas instituições, deve se manter neutro em relação a temas religiosos.

SALLA, Fernanda. Ensino religioso e escola pública: uma relação delicada. Nova escola, maio 2013. Disponível em: . Acesso em: 14 set. 2017.

Com base no excerto,

a) exemplifique, com uma passagem do texto, a atitude de “impor seu credo aos estudantes”;

b) explique a relação estabelecida entre laicidade e neutralidade.

Resposta:

a) A passagem é “a escola pode ser usada como palco de militância religiosa e manifestações de intolerância”.

b) O Estado laico, segundo o texto, é um Estado que respeita as diversas religiões, não criminaliza manifestações e rituais religiosos e que, por isso, para não favorecer alguns credos em detrimento de outros, deve se manter neutro em relação a temas religiosos.

Questão 1 - Língua Portuguesa - Prática de argumentação - Atividade 5 - Argumentação e público-alvo: a arte de convencer a comprar - Exercícios - Aprimorando habilidades - BY NC 3.0BR

[De acordo com a formulação aristotélica] No gênero deliberativo, aconselha-se ou desaconselha-se sobre uma questão de interesse particular ou público. [...] O demonstrativo [ou epidítico] abrange o elogio e a censura. [...]

Seguindo esta classificação, pode-se afirmar que o gênero deliberativo é dominante na trama do texto publicitário, cujo intuito é aconselhar o público a julgar favoravelmente um produto/serviço ou uma marca, o que pode resultar numa ação ulterior de compra. Para isso, elogia-se o produto, louvam-se suas qualidades e seu fabricante, o que torna relevante também seu caráter epidítico.

CARRASCOZA, João Anazanello. A evolução do texto publicitário. São Paulo: Futura, 2007, p. 25-26.

De acordo com o texto do professor Carrascoza, se o público avalia positivamente um produto ou serviço, isso resultará obrigatoriamente em uma compra? Explique sua resposta, dando destaque à palavra que lhe permitiu chegar a ela.

Resposta:

Não necessariamente. O texto afirma que “o público [...] julgar favoravelmente um produto/serviço ou uma marca [...] pode resultar numa ação ulterior de compra”. Portanto, a compra é uma possibilidade, não uma certeza.

Questão 1 - Língua Portuguesa - Prática de argumentação - Atividade 6 - O princípio da identidade - Exercícios - Aprimorando habilidades - BY NC 3.0BR

O fragmento seguinte sintetiza a Lei 7.716, que tipifica o crime de racismo no Brasil:

Os atos de discriminação por raça e cor são considerados crimes no Brasil desde 1989, quando entrou em vigor a Lei 7.716, a chamada Lei Caó – homenagem a seu autor, o então deputado e ativista do movimento negro Carlos Alberto de Oliveira.

Pela lei, está sujeito a pena de dois a cinco anos de prisão quem, por discriminação de raça, cor ou religião, impedir pessoas habilitadas de assumir cargos no serviço público ou se recusar a contratar trabalhadores em empresas privadas.

Também comete o crime de racismo quem, pelos mesmos motivos, recusa o atendimento a pessoas em estabelecimentos comerciais (um a três anos de prisão), veda a matrícula de crianças em escolas (três a cinco anos), e impede que cidadãos negros entrem em restaurantes, bares ou edifícios públicos ou utilizem transporte público (um a três anos).

PORTAL BRASIL. Racismo é crime. Saiba o que é e como denunciar. Disponível em: .Acesso em: 31 jul. 2017.

Considerando o que há de comum entre os exemplos de atitudes que podem ser enquadradas como racistas pela legislação, redija uma definição sucinta de racismo, baseada em nossa Carta Magna.

Resposta:

Racismo é o conjunto de práticas discriminatórias que, baseadas em raça ou cor, impeçam o cidadão de ter acesso a oportunidades disponíveis a grupos sociais diferentes do seu.

Observação: No segundo e no terceiro parágrafos, as práticas racistas estão expressas pelos verbos “impedir”, “recusar” e “vedar”, traduzindo sempre a ideia de que o crime de racismo está além da noção de preconceito, por pressupor uma atuação efetiva para banir certos grupos sociais.

Questão 1 - Biologia - Fundamentos biológicos aplicados - Atividade 6 - Biotecnologia – manipulando a natureza para resolver problemas humanos - Exercícios - Aprimorando habilidades - BY NC 3.0BR

(UFRN – Adaptada) Para aumentar a produtividade, uma prática comum na horticultura é a clonagem de vegetais. O uso dessa técnica permite que, através de tecidos meristemáticos de uma planta matriz, vários clones vegetais possam ser obtidos. As etapas dessa técnica estão representadas na figura a seguir.

Considerando essa técnica, responda às questões abaixo.

a) No experimento, foram retiradas células do tecido meristemático da cenoura. Discuta a relação existente entre a escolha desse tipo celular e o sucesso obtido no fim da ETAPA 2.

b) Identifique o processo biológico que está representado no início da ETAPA 2 e explique a importância desse processo para a obtenção do resultado na ETAPA 3.

Resposta:

a) O objetivo da ETAPA 2 era obter um embrião a partir de poucas células. As células meristemáticas possuem grande capacidade de diferenciação celular, atuando como células-tronco. Com isso, foi possível obter um embrião completo, com todos os tipos de tecidos.

b) O processo biológico observado é a mitose. Esse é um tipo de divisão celular que produz células com composição cromossômica idêntica à da célula que lhes deu origem. Para formar uma nova planta a partir de um embrião, é necessário que haja o aumento do número de células, seguido de diferenciação celular. Esse aumento só pode ser conseguido através desse tipo de divisão, já que a outra forma possível, a meiose, tem função somente reprodutiva.

Questão 1 - Biologia - Fundamentos biológicos aplicados - Atividade 9 - Adaptações a ambientes extremos - Exercícios - Aprimorando habilidades - BY NC 3.0BR

Animais que vivem em desertos precisam lidar com condições extremas de vida: alta incidência de radiação solar, elevada temperatura, falta de água, disponibilidade de alimento imprevisível, entre outras. Diversas espécies de mamíferos, como o camelo, o dromedário e o adax, um antílope africano, apresentam adaptações fisiológicas e comportamentais para sobreviver no deserto. Com base em seus conhecimentos sobre a fisiologia dos mamíferos e nas informações dadas, responda às questões abaixo.

a) No ambiente desértico, é difícil encontrar água e, em função disso, sua perda é finamente regulada. Os mamíferos possuem diferentes formas de perder água para o ambiente: lactação, cutânea, sudorese, urina e fezes. Compare os mecanismos que resultam na perda de água pela pele, pela urina e pelas fezes.

b) O feneco, ou raposa-do-deserto (imagem abaixo), possui uma adaptação eficiente para realizar perda de calor. Suas orelhas funcionam como radiadores, dispersando o calor (energia térmica) do corpo do animal por meio do sangue que circula nessa região. Relacione o efeito da variação do diâmetro dos vasos da orelha e da frequência cardíaca com a dissipação de calor. Com base nessas informações, discuta a vantagem evolutiva dos fenecos (terem orelhas com superfície maior).

c) Proponha hipóteses sobre possíveis adaptações comportamentais ou fisiológicas que reduziriam a perda de água dos mamíferos que vivem em desertos.

Resposta:

a) A água é perdida pela pele por evaporação. Já a água perdida pela urina é resultado da filtração do sangue pelos rins.

A água eliminada pelas fezes é aquela que estava presente no tubo digestório, proveniente da água e do alimento ingeridos, mas que não foi completamente absorvida.

b) Tanto com a dilatação dos vasos sanguíneos quanto com o aumento da frequência cardíaca haverá maior fluxo de sangue pelas orelhas. Com isso, mais sangue realizará a troca de calor com o ar, aumentando a dissipação de calor.

A maior superfície das orelhas dos fenecos permitiu que essas raposas pudessem trocar mais eficientemente a energia térmica com o ambiente, aumentando ainda mais a dissipação do calor.

c) É esperada uma grande diversidade de respostas nesse item. No entanto, elas devem ter como objetivo propostas que reduzam as perdas fisiológicas de água ou adaptações que reduzam a exposição do mamífero às altas temperaturas e à insolação, reduzindo a perda por sudorese. Para o primeiro caso, podemos citar como exemplos fezes mais secas e urina concentrada. Para o segundo, podem ser citados o favorecimento de hábito noturno, a hibernação em épocas mais secas e a escavação de buracos para abrigo nas horas mais quentes do dia.

Questão 1 - Física - Compreensão de fenômenos físicos - Atividade 9 - Saúde e segurança do trabalhador: leis e fenômenos físicos presentes nos equipamentos de proteção individual (EPI) - Exercícios - Aprimorando habilidades - BY NC 3.0BR

Um operador de solda utiliza a máquina indicada abaixo, conforme as especificações. Os dois trabalhos mais comuns realizados são a SOLDA TIG, na qual a máquina opera em 380 V - 38 kW, e a SOLDA MIG, quando opera em 500 V - 150 kW.

Fonte: LINCOLN Eletric. Disponível em: . Acesso em: 10 ago. 2017. 

Para sua proteção, o operador deve utilizar uma máscara cuja tonalidade do filtro seja adequada ao serviço realizado, de acordo com a norma EN 379-2003, descrita pela tabela.

Fonte: 3M. Disponível em: . Acesso em: 10 ago. 2017.

A legislação que regulamenta os valores estipulados na tabela e as demais condições de segurança aponta que a tonalidade do filtro pode variar em uma unidade a mais ou a menos sem prejuízos à saúde do operador. A tonalidade de escurecimento é uma graduação dada para especificar a proteção que um filtro de luz oferece ao bloquear a passagem de radiações específicas. Transmitância luminosa corresponde à porcentagem da radiação incidente no filtro que consegue atravessar, para um determinado comprimento de onda.

a) Determine a corrente elétrica que circula pela máquina em cada serviço descrito.

b) Qual é a tonalidade de filtro indicada para cada tipo de serviço executado pelo operador?

c) De acordo com a legislação, ele poderia adquirir uma única máscara e executar os dois serviços? Explique sua resposta.

Resposta:

a)

b) De acordo com a tabela, para a solda TIG, o filtro indicado é o de número 10 e, para a solda MIG, o de número 12.

c) Sim, de acordo com a resolução da NR 379, é possível utilizar um único filtro de número 11, pois é permitido, pelas normas de segurança, escolher um filtro que seja um número acima ou abaixo do valor recomendado.

Questão 1 - Integrado - Módulo 4 - Brasil: nosso lar - Exercício - A Vitória-régia - BY NC 3.0BR

NAS FÉRIAS DE JULHO DO ANO PASSADO, VITÓRIA E SUA FAMÍLIA VIAJARAM PARA A AMAZÔNIA.

LÁ ELA CONHECEU UMA PLANTA AQUÁTICA QUE LEMBRAVA SEU NOME: A VITÓRIA-RÉGIA.

A FOLHA DESSA PLANTA PODE MEDIR MAIS DE 2 METROS DE DIÂMETRO E AGUENTAR O PESO DE ATÉ 50 QUILOS!

VITÓRIA TEVE A OPORTUNIDADE DE FICAR PERTO DELA E SENTIR O PERFUME DE SUA FLOR.

OBSERVE A FOTOGRAFIA TIRADA POR VITÓRIA:

VOCÊ JÁ VIU OU CONHECIA A VITÓRIA-RÉGIA?

(  ) SIM

(  ) NÃO

Questão 1 - Integrado - Módulo 4 - Brasil: nosso lar - Exercício - O que aprendemos - BY NC 3.0BR

COLE A CÓPIA DO TEXTO COLETIVO QUE VOCÊ E OS COLEGAS FIZERAM SOBRE AS EXPERIÊNCIAS DESTE CADERNO.

Questão 1 - Integrado - Módulo 3 - Vivemos no planeta Terra - Exercícios - Observar imagem - BY NC 3.0BR

12487049

CADA RUA É DE UM JEITO

VOCÊ JÁ DEVE TER OBSERVADO QUE CADA RUA É DE UM JEITO. HÁ RUAS LARGAS E OUTRAS ESTREITAS. HÁ RUAS COM MUITAS OU POUCAS MORADIAS. ALGUMAS TÊM MUITAS ÁRVORES, E OUTRAS NÃO TÊM NENHUMA.

EXISTEM RUAS COM POUCO MOVIMENTO E RUAS COM MUITO MOVIMENTO. HÁ RUAS ASFALTADAS, DE TERRA OU DE PEDRAS. HÁ TAMBÉM RUAS SOMENTE PARA COMPRAS OU LAZER.

MARQUE COM UMA BOLINHA VERMELHA A IMAGEM DA RUA MAIS PARECIDA COM A RUA ONDE VOCÊ MORA.

Questão 1 - Integrado - Módulo 4 - Brasil: nosso lar - Exercício - Lá vem a cantoria - BY NC 3.0BR

VAMOS APRENDER UMA CANÇÃO? OUÇA A GRAVAÇÃO ALGUMAS VEZES E, DEPOIS, CANTE SEGUINDO O TEXTO.

BRASIL, NOSSO LAR

NA TERRA TEM O BRASIL, LUGAR BOM DE A GENTE MORAR.

AQUI TEM MATA, AQUI TEM RIO, CAMPO, SERRA E BEIRA-MAR.

E O SOL BRILHANDO, O SOL BRILHANDO, E À NOITE O LUAR.

TAMBÉM VIVEM NESTE PAÍS BICHOS, PLANTAS E MUITO MAIS.

MICO-LEÃO, ONÇA-PINTADA, TATU-GALINHA E LOBO-GUARÁ.

MACUCO, EMA, SERIEMA, GAVIÃO E SABIÁ.

TUCUNARÉ, BARRIGUDINHO, PEIXE-LUA E ACARÁ.

VITÓRIA-RÉGIA, AMOREIRA, IPÊ-ROXO E MARACUJÁ.

POR ISSO DESTE PAÍS TODOS NÓS TEMOS QUE CUIDAR.

VAMOS CUIDANDO, PRESERVANDO, E PROTEGENDO O NOSSO LAR.

WAGNER PENEDO PRIANTE

VOCÊ GOSTOU DO RITMO DA CANÇÃO? E DOS VERSOS DELA? QUE IMAGENS PODERIAM REPRESENTAR ESSA CANÇÃO?

Questão 1 - Integrado - Módulo 3 - Vivemos no planeta Terra - Exercício - Caça-palavras - BY NC 3.0BR

VOCÊ APRENDEU COMO SÃO ESCRITAS VÁRIAS PALAVRAS DA CANÇÃO ORAS BOLAS. LEIA-AS.

AGORA, ENCONTRE ESSAS PALAVRAS NO QUADRO E PINTE-AS, CADA UMA COM UMA COR DIFERENTE.

Questão 1 - Integrado - Módulo 3 - Vivemos no planeta Terra - Exercício - Chuvas de ideias - BY NC 3.0BR

Responda:

Questão 1 - Integrado - Módulo 3 - Vivemos no planeta Terra - Exercício - Registrar (pg. 66) - BY NC 3.0BR

DE PEÇA EM PEÇA MONTAMOS UMA CASA

RECORTE AS SETE PEÇAS DO ANEXO 4, MONTE UMA CASA E COLE-A AQUI.

Questão 1 - Integrado - Módulo 1 - Um mundo de letras, números e muito mais - Exercício - Os artistas - BY NC 3.0BR

OBSERVE A IMAGEM QUE O ARTISTA MARCOS PEREIRA DE ALMEIDA PRODUZIU.

• O QUE VOCÊ IDENTIFICOU NESSA OBRA?

• VOCÊ RECONHECE ALGUNS SINAIS GRÁFICOS?

• COMO SERÁ QUE O AUTOR FEZ ESSA IMAGEM?

Questão 1 - História - Domínios da História - Atividade 3 - Imagens camponesas: as pessoas; a terra e a luta - Exercícios - Aprimorando habilidades - BY NC 3.0BR

Observe as imagens e leia com atenção o texto a seguir.

Realismo: termo empregado em diversos sentidos na história e na crítica das artes. [...] frequentemente, porém, o vocábulo vincula-se a um repúdio pela idealização [...] em favor de uma abordagem mais terra a terra, muitas vezes enfatizando temas ligados à vida ou às atividades do homem comum.

CHILVERS, Ian (Org.). Dicionário Oxford de Arte. Tradução de  Marcelo Brandão Cipolla. São Paulo: Martins Fontes, 2007. p. 438.

Com base nas pinturas dos realistas François Millet e Vincent van Gogh, indique características da realidade social camponesa na Europa do século XIX.

Resposta:

Nas pinturas apresentadas é possível observar a ênfase em temas ligados à vida ou às atividades do homem comum, portanto temas realistas. Destacam-se: o meio rural, a simplicidade ou precariedade das roupas, habitações, alimentação e o trabalho no campo. O aluno pode observar também os tons terrosos e a ausência de traços individuais nas encapuzadas personagens de Millet, que fazem da pintura uma representação da classe camponesa como um todo; ou os tons sombrios, os traços rústicos e as expressões nas personagens usadas por Van Gogh para representar um cenário de pobreza e desesperança

Questão 1 - Língua Portuguesa - Prática de argumentação - Atividade 3 - Análise da situação-problema: causas e intervenções - Exercícios - Aprimorando habilidades - BY NC 3.0BR

Leia o seguinte excerto de entrevista para responder ao que se pede.

Enquanto os membros do Facebook discutem as minúcias dos controles de privacidade de seus perfis, provedores de serviços on-line seguem silenciosamente construindo dossiês sobre as ações de seus usuários. Para Eben Moglen, professor de Direito na Universidade Columbia (Nova York) e diretor do Centro Legal para Software Livre, a tendência construiu uma “polícia secreta do século 21”, que “tem mais dados do que agências de espionagem de regimes totalitários do passado”. […]

Folha – O Facebook diz que as pessoas querem compartilhar suas vidas e eles só facilitam.

Eben Moglen – Sim, é um ótimo argumento. É por isso que a “polícia secreta do século 21” não tortura nem executa, e sim oferece “doces”. Nos ensinam a gostar disso. […]

Folha – Mas o Facebook é abertamente sobre exposição...

Eben Moglen – Toda a internet é sobre exposição. A diferença entre o que você pensa que está publicando e o que está de fato tornando público é na prática muito grande. Praticamente todos os movimentos na rede estão arquivados em algum servidor externo, fora do controle do usuário.

MURTA, Andrea. Especialista vê “polícia secreta” na internet. Folha de S.Paulo. Disponível em: . Acesso em: 27 jul. 2017.

Considerando o fragmento como um todo, explique a situação-problema fundamental apresentada por Eben Moglen.

Resposta:

Embora nas perguntas a entrevistadora destaque o uso de redes sociais, espaço em que a exposição e, por conseguinte, a perda de privacidade ocorrem de modo explícito, o entrevistado, Eben Moglen, enfatiza o que ele chama de “a polícia secreta do século 21”. Com essa expressão, ele se refere à atuação discreta de provedores, que armazenam dados de navegação de usuários alheios a isso (“provedores de serviços on-line seguem silenciosamente construindo dossiês sobre as ações de seus usuários”). Desse modo, o professor alerta para um nível de perda de privacidade cujo grau de transparência é questionável, já que “a diferença entre o que você pensa que está publicando e o que está de fato tornando público é na prática muito grande”.

Questão 1 - Língua Portuguesa - Análise linguística - Atividade 7 - Modalização – o filtro do enunciador - Exercícios - Aprimorando habilidades - BY NC 3.0BR

Leia o seguinte fragmento do “Poema da necessidade”, de Carlos Drummond de Andrade:

[...] É preciso estudar volapuque, é preciso estar sempre bêbado, é preciso ler Baudelaire, é preciso colher as flores de que rezam velhos autores. É preciso viver com os homens, é preciso não assassiná-los, é preciso ter mãos pálidas e anunciar O FIM DO MUNDO.

DRUMMOND, Carlos Drummond de. Poema da necessidade. Sentimento do mundo.São Paulo: Companhia das Letras, 2012, p. 15.

Com base em sua análise do poema,

a) indique o recurso linguístico responsável por expressar a noção de necessidade;

b) explique o efeito de sentido decorrente do uso de formas linguísticas impessoais pelo enunciador.

 

Resposta:

a) A oração “É preciso”.

b) A oração modalizadora “É preciso”, bem como as orações infinitivas por ela modalizadas (“estudar volapuque”, “estar sempre bêbado”, etc.) não trazem marcas de pessoalidade, por estarem na terceira pessoa do discurso. Com isso, cria-se um efeito de generalidade: as “necessidades” não se referem a um enunciador ou a enunciatário específicos (não se diz “eu preciso” ou “você precisa”), por isso passam a indicar comportamentos que devem ser seguidos indistintamente por todos.

Questão 1 - Língua Portuguesa - Prática de argumentação - Atividade 8 - Precisão da linguagem: em busca da palavra exata - Exercícios - Aprimorando habilidades - BY NC 3.0BR

Leia a redação considerada nota 1 000 pela banca do Enem 2015, prova cujo tema foi A persistência da violência contra a mulher.

Parte desfavorecida

De acordo com o sociólogo Émile Durkheim, a sociedade pode ser comparada a um “corpo biológico” por ser, assim como esse, composta por partes que interagem entre si. Desse modo, para que esse organismo seja igualitário e coeso, é necessário que todos os direitos dos cidadãos sejam garantidos. Contudo, no Brasil, isso não ocorre, pois em pleno século XXI as mulheres ainda são alvos de violência. Esse quadro de persistência de maus-tratos com esse setor é fruto, principalmente, de uma cultura de valorização do sexo masculino e de punições lentas e pouco eficientes por parte do Governo.

Ao longo da formação do território brasileiro, o patriarcalismo sempre esteve presente, como por exemplo na posição do “Senhor do Engenho”, consequentemente foi criada uma noção de inferioridade da mulher em relação ao homem. Dessa forma, muitas pessoas julgam ser correto tratar o sexo feminino de maneira diferenciada e até desrespeitosa. Logo, há muitos casos de violência contra esse grupo, em que a agressão física é a mais relatada, correspondendo a 51,68% dos casos. Nesse sentido, percebe-se que as mulheres têm suas imagens difamadas e seus direitos negligenciados por causa de uma cultura geral preconceituosa. Sendo assim, esse pensamento é passado de geração em geração, o que favorece o continuísmo dos abusos.

Além dessa visão segregacionista, a lentidão e a burocracia do sistema punitivo colaboram com a permanência das inúmeras formas de agressão. No país, os processos são demorados e as medidas coercitivas acabam não sendo tomadas no devido momento. Isso ocorre também com a Lei Maria da Penha, que entre 2006 e 2011 teve apenas 33,4% dos casos julgados. Nessa perspectiva, muitos indivíduos ao verem essa ineficiência continuam violentando as mulheres e não são punidos. Assim, essas são alvos de torturas psicológicas e abusos sexuais em diversos locais, como em casa e no trabalho.

A violência contra esse setor, portanto, ainda é uma realidade brasileira, pois há uma diminuição do valor das mulheres, além do Estado agir de forma lenta. Para que o Brasil seja mais articulado como um “corpo biológico” cabe ao Governo fazer parceria com as ONGs, em que elas possam encaminhar, mais rapidamente, os casos de agressões às Delegacias da Mulher e o Estado fiscalizar severamente o andamento dos processos. Passa a ser a função também das instituições de educação promoverem aulas de Sociologia, História e Biologia, que enfatizem a igualdade de gênero, por meio de palestras, materiais históricos e produções culturais, com o intuito de amenizar e, futuramente, acabar com o patriarcalismo. Outras medidas devem ser tomadas, mas, como disse Oscar Wilde: “O primeiro passo é o mais importante na evolução de um homem ou nação”.

WREDEN, Anna Beatriz. Disponível em: . Acesso em: 31 jul. 2017.

Aponte, no primeiro parágrafo, as duas causas que motivam a persistência da violência contra a mulher, na visão da candidata.

Resposta:

As duas causas são: a cultura de valorização do sexo masculino e punições lentas e pouco eficientes por parte do governo.

Questão 1 - Biologia - Fundamentos biológicos aplicados - Atividade 4 - Parasitas humanos e seus principais agravos à saúde e à sociedade - Exercícios - Aprimorando habilidades - BY NC 3.0BR

Leia os trechos dos textos de divulgação científica a seguir e responda às questões.

Quando a peste aportou no Brasil no ano de 1899 

Causada pela bactéria Pasteurella pestis*, a peste é transmitida ao homem pela picada de pulgas infectadas pelo sangue de ratos pestosos. Oswaldo Cruz, ao distinguir os principais sintomas da doença, corrobora a descrição feita por Boccaccio, em 1348: febre alta, sede intensa e cansaço; após alguns dias, há o aparecimento do bubão, gerado pela inflamação dos gânglios linfáticos, sendo essa a principal característica da doença. Sem tratamento, na maioria das vezes, o bubão rompe, levando o paciente à morte. Em alguns casos, a doença evolui para a forma pneumônica ou a forma septicêmica, mais letal e mais facilmente transmissível. O temor da invasão pela peste, no Brasil, confirmou-se quando, em outubro de 1899, a peste bubônica chegou ao porto de Santos. O segundo porto em importância no país, na cidade paulista de Santos, foi a porta de entrada da epidemia de peste, que assolou várias cidades brasileiras, no início do século XX.

Dilene Raimundo do Nascimento. Anais do XXVI Simpósio Nacional de História – ANPUH. São Paulo, jul. 2011.

*Nota: em 1967 a bactéria Pasteurella pestis foi renomeada para Yersinia pestis.

Uma visão geral da malária: ocorrência, manifestação, prevenção e principais tratamentos

No Brasil, há registros da doença de forma esporádica desde 1587. A partir de 1870, com o início da exploração da borracha na região amazônica, esta doença se torna um grande problema da saúde pública. Na mesma época, a doença crescia no Vale do Paraíba e na Baixada Fluminense, pois os trabalhos de combate à malária, que eram realizados pelos escravos, cessaram em ocasião da abolição da escravatura.

Deste modo, a doença foi se alastrando até que no início do século XX a malária ocorria praticamente em todo o território nacional. Foi somente a partir de 1947 que se pode ter uma diminuição do número de infectados devido ao emprego extensivo de DDT (dicloro-difenil-tricloroetano).

Mariana Ratti Doro – Instituto de Química – Unicamp.

a) Os textos anteriores mostram uma perspectiva histórica de duas doenças extremamente importantes no decorrer do desenvolvimento da humanidade. A peste bubônica é causada por uma bactéria e a malária por um protozoário. Associe os diferentes modos de transmissão das respectivas doenças com:

• o ambiente onde os infectados vivem e o desenvolvimento urbano;

• as rotas comerciais.

b) Elabore uma proposta de intervenção para a diminuição dos casos de peste bubônica e de malária em escala global, levando em consideração o ciclo biológico de cada doença.

Resposta:

a) O ambiente onde os infectados vivem e o desenvolvimento urbano: a presença de vetores invertebrados em locais de convívio humano contribui de maneira muito significativa para o desenvolvimento das doenças. A peste bubônica é transmitida ao ser humano por meio da picada de pulgas infectadas pelo sangue de ratos contaminados com a bactéria causadora. A partir do momento em que o ser humano estabelece sua residência e não se preocupa adequadamente com seus hábitos de descarte de restos alimentares e outros resíduos em geral, ele acaba atraindo ratos para as proximidades de sua residência. Muitas vezes, os ratos possuem ectoparasitas, como as pulgas, que podem encontrar no humano mais uma fonte de nutrição e assim transmitir a bactéria causadora da doença. Já a malária é transmitida ao ser humano pela picada do mosquito do gênero Anopheles contaminado. Alguns fatores podem contribuir para o aumento do número de casos dessa doença: instalar residências próximo a criadouros de mosquitos, como rios e lagos; não utilizar repelentes e mosquiteiros; desmatar para dar espaço ao desenvolvimento urbano.

Rotas comerciais: foram muito importantes para a disseminação da peste por todo o planeta; ratos contaminados atravessavam os oceanos em navios que se dirigiam aos mais diversos portos de todos os continentes. Já a malária é disseminada entre as diversas populações de todo o planeta com a chegada de pessoas contaminadas pelo Plasmodium. Elas contaminam os mosquitos locais, que dessa forma são capazes de contaminar outros humanos. A construção de ferrovias e rodovias, em áreas endêmicas, ajudou a doença a se alastrar, além dos desmatamentos e do contato direto dos trabalhadores com os mosquitos transmissores.

b) Ambas as doenças possuem vetores como disseminadores; por isso, o combate aos agentes transmissores é uma excelente estratégia para evitar novas contaminações. No caso da peste, o controle do número de ratos e o uso de inseticidas para a diminuição da quantidade de pulgas são medidas importantes. O cuidado com o descarte de comida e a eliminação de locais para a reprodução dos ratos, certamente, podem ser medidas eficientes para o controle da população desses roedores. Com relação aos vetores da malária, o uso de inseticidas, repelentes e mosquiteiros é uma medida prática para evitar o contato direto com os mosquitos. Reduzir os desmatamentos e evitar locais próximos a criadouros naturais dos mosquitos são medidas esperadas para a diminuição dessa parasitose. O tratamento dos doentes deve ser sempre realizado, pois dessa maneira evitam-se novas contaminações.

Questão 1 - Física - Compreensão de fenômenos físicos - Atividade 4 - Um breve estudo acerca do funcionamento do microscópio e do telescópio refrator (luneta) - Exercícios - Aprimorando habilidades - BY NC 3.0BR

(UFPR – Adaptada) Um microscópio composto é constituído, em sua forma mais simples, por duas lentes convergentes colocadas em sequência, conforme esquematizado na figura abaixo. A lente mais próxima ao objeto é chamada objetiva e a lente mais próxima ao olho humano é chamada ocular. A imagem formada pela objetiva é real, maior e invertida e serve como objeto para a ocular, que forma uma imagem virtual, direita e maior com relação à imagem formada pela objetiva.

Considere um microscópio composto formado por uma lente objetiva de distância focal 1 cm e por uma lente ocular de distância focal 4 cm, ambas separadas por 6 cm.

Um objeto AB de 1 cm de comprimento é disposto a 1,5 cm da lente objetiva.

a) Avalie as características da imagem formada pela lente objetiva, discriminando-as no quadro a seguir.

b) Avalie as características da imagem final formada pela lente ocular, discriminando-as no quadro a seguir.

c) No diagrama a seguir, ilustre a formação das imagens obtidas por esse microscópio, representando dois raios de luz que partem do ponto A do objeto. A seguir, construa o percurso do raio de luz r indicado na figura.

Resposta:

a)

Dados: fob = 1,0 cm e p = 1,5 cm

Na equação de Gauss:

Resolvendo a equação acima: p' = 3 cm (imagem real, a 3 cm da lente objetiva).

Como a imagem se encontra a uma distância da lente igual ao dobro da do objeto, seu comprimento será o dobro se comparado ao do objeto. Logo, seu comprimento é 2 cm.

Uma vez que a imagem é real, ela é invertida em relação ao objeto.

b) 

A imagem formada pela lente objetiva passa a operar como objeto para a lente ocular.

Assim:

foc = 4 cm e p = 6 - 3 = 3 cm

Aplicando a equação de Gauss para essa lente:

Resolvendo a equação acima: p' = -12 cm (imagem virtual, a 12 cm da lente ocular).

Aplicando a equação do aumento linear:

em que y = -2 cm (lembre-se: o objeto da ocular é a imagem da objetiva). 

Assim:

Portanto: y' = - 8 cm (imagem orientada para baixo do eixo principal e com comprimento 8 cm).

c)

Questão 1 - Integrado - Módulo 4 - Brasil: nosso lar - Exercícios - Registrar (pg. 87) - BY NC 3.0BR

12487070

OBSERVE AS PALAVRAS ABAIXO.

QUANTAS LETRAS HÁ EM CADA UMA DELAS?

Questão 1 - Integrado - Módulo 4 - Brasil: nosso lar - Exercício - O peixe que inspirou uma brincadeira - BY NC 3.0BR

UM DOS PEIXES MAIS CONHECIDOS DO BRASIL É O TUCUNARÉ.

SEU CORPO É LONGO E ESTREITO, CHEIO DE ESCAMAS, DE COR AMARELO-ESVERDEADA. POR CIMA, ELE É ESCURO, E SUA BARRIGA É BRANCA. ELE TAMBÉM TEM UMA MANCHA REDONDA E PRETA NA CAUDA.

OS TUCUNARÉS PODEM MEDIR ENTRE 30 CENTÍMETROS E 1 METRO DE COMPRIMENTO. COMO SÃO MUITO GRANDES, VIVEM NO FUNDO DO RIO.

ESSES PEIXES SÃO MUITO GULOSOS! ELES COMEM PEIXINHOS, PITUS E QUALQUER TIPO DE INSETO QUE CAIA NA ÁGUA. QUANDO PERSEGUEM UMA PRESA, ELES NÃO DESISTEM E NADAM ATRÁS DELA ATÉ PEGÁ-LA.

FOI OBSERVANDO ESSE JEITO DE VIVER DO TUCUNARÉ QUE O POVO INDÍGENA PANARÁ INVENTOU UMA BRINCADEIRA.

VOCÊ CONHECEU A BRINCADEIRA DO TUCUNARÉ. EM UMA FOLHA AVULSA, REGISTRE COMO FOI A BRINCADEIRA.

Questão 1 - Integrado - Módulo 3 - Vivemos no planeta Terra - Exercícios - Minha casa é assim - BY NC 3.0BR

12487046

ACOMPANHE A LEITURA DA QUADRINHA QUE THERESA FEZ SOBRE A CASA ONDE MORA.

ESTA É MINHA CASA! PARA MIM, É A MAIS BELA. AQUI TENHO MEU CANTINHO E SOU MUITO FELIZ NELA.

QUAL É O SEU CANTINHO PREFERIDO NA SUA CASA? POR QUÊ? EXPLIQUE AOS COLEGAS.

Questão 1 - Integrado - Módulo 3 - Vivemos no planeta Terra - Exercício - Registrar (pg. 74) - BY NC 3.0BR

LADRILHANDO A RUA DA CLASSE

VOCÊ CANTOU COM OS COLEGAS A CANTIGA SE ESSA RUA FOSSE MINHA. TAMBÉM BRINCOU DE LADRILHAR A RUA DA CLASSE.

Questão 1 - Integrado - Módulo 3 - Vivemos no planeta Terra - Exercício - Pequenos cientistas - BY NC 3.0BR

VOCÊ E OS COLEGAS FIZERAM UMA PESQUISA PARA SABER VÁRIAS INFORMAÇÕES SOBRE O MUNICÍPIO ONDE MORAM.

REGISTRE ESSAS INFORMAÇÕES NA FICHA.

Questão 1 - Integrado - Módulo 2 - Um mundo de sonhos e emoções - Exercícios - Lá vem a cantoria - BY NC 3.0BR

12487005

VOCÊ GOSTOU DA CANÇÃO QUE APRENDEU? VOCÊ PERCEBEU QUE ELA TAMBÉM CONTA UMA HISTÓRIA?

CANTE-A NOVAMENTE, AGORA ACOMPANHANDO O TEXTO.

A LUA VEIO SURGINDO

A LUA VEIO SURGINDO NO CÉU, NA IMENSIDÃO, AOS POUCOS SE DESCOBRINDO DAS NUVENS DE ALGODÃO.

EU QUE ESTAVA DORMINDO ACORDEI SEM EXPLICAÇÃO: “SERIA O CÃO LATINDO? OU O GATO SOBRE O FOGÃO?”

A JANELA EU FUI ABRINDO E VI AQUELE CLARÃO. LOGO EU ESTAVA RINDO, TAMANHA A SATISFAÇÃO!

À LUA EU FUI PEDINDO, DE TODO O CORAÇÃO, UM SONHO MUITO LINDO E TAMBÉM COM DIVERSÃO.

ENTÃO ELA SORRINDO – E NÃO É MENTIRA, NÃO! – DISSE: “ESTOU TE OUVINDO, E TERÁS UM PRESENTÃO!”

E FOI SE ENCOBRINDO COM AS NUVENS DE ALGODÃO, ESTAVA SE DESPEDINDO COM MUITA EMOÇÃO!

HOJE ACORDEI SENTINDO ALEGRIA DE MONTÃO! AO DIA DISSE: “BEM-VINDO!”, MAS NÃO CONTO MEU SONHO, NÃO.

WAGNER PENEDO PRIANTE.

ESCREVA A PALAVRA QUE FALTA NO TÍTULO DA CANÇÃO:

A ________ VEIO SURGINDO

Questão 1 - Integrado - Módulo 3 - Vivemos no planeta Terra - Exercícios - observar a imagem - BY NC 3.0BR

12487036

O JEITO DE MORAR DE CADA UM

OBSERVE DIFERENTES TIPOS DE MORADIA QUE EXISTEM NO BRASIL. SÃO CONSTRUÇÕES FEITAS DE VÁRIAS FORMAS E COM DIFERENTES MATERIAIS: BARRO, PALHA, MADEIRA, PEDRAS, TIJOLOS, CIMENTO, ETC.

QUAIS DAS MORADIAS MOSTRADAS NAS IMAGENS SE PARECEM COM AS QUE VOCÊ CONHECE? MARQUE COM UM X.

Questão 1 - Integrado - Módulo 3 - Vivemos no planeta Terra - Exercícios - Lá vem a cantoria - BY NC 3.0BR

12487027

VOCÊ E OS COLEGAS APRENDERAM UMA CANÇÃO QUE PARECE UMA BRINCADEIRA DE PERGUNTAS E RESPOSTAS.

CANTE A CANÇÃO MAIS UMA VEZ, AGORA ACOMPANHANDO O TEXTO.

ORA BOLAS

OI, OI, OI. OLHA AQUELA BOLA A BOLA PULA BEM NO PÉ, NO PÉ DO MENINO.

QUEM É ESSE MENINO? ESSE MENINO É MEU VIZINHO! ONDE ELE MORA? MORA LÁ NAQUELA CASA! ONDE ESTÁ A CASA? A CASA TÁ NA RUA! ONDE ESTÁ A RUA? TÁ DENTRO DA CIDADE. ONDE ESTÁ A CIDADE? TÁ DO LADO DA FLORESTA! ONDE É A FLORESTA? A FLORESTA É NO BRASIL! ONDE ESTÁ O BRASIL?

TÁ NA AMÉRICA DO SUL, NO CONTINENTE AMERICANO, CERCADO DE OCEANO E DAS TERRAS MAIS DISTANTES DE TODO O PLANETA.

E COMO É O PLANETA? O PLANETA É UMA BOLA, QUE REBOLA LÁ NO CÉU.

PAULO TATIT E EDITH DERDYK. ORA BOLAS. IN: CANÇÕES DE BRINCAR. PALAVRA CANTADA, 1996. CD.

VAMOS CONTINUAR A BRINCADEIRA? RESPONDA À PERGUNTA COMPLETANDO COM A PALAVRA QUE FALTA.

ONDE O MENINO MORA?

O MENINO MORA NA  |__|__|__|__|. 

Questão 1 - Integrado - Módulo 1 - Um mundo de letras, números e muito mais - Exercício - Os nomes da turma do Luan - BY NC 3.0BR

COMPLETE OS QUADROS ESCREVENDO AS LETRAS QUE FALTAM NOS NOMES.

Estes materiais são parte integrante das coleções da editora Saraiva. Eles poderão ser reproduzidos desde que o título das obras e suas respectivas autorias sejam sempre citadas