Selecione as melhores questões em nosso banco de atividades
1
Pesquise diretamente pela barra de busca abaixo ou filtre as questões escolhendo segmento, disciplina, assunto, tipo de avaliação, ano e/ou competência.
2
Clique no botão [+] abaixo da questão que deseja adicionar a sua prova, ou arraste a questão para o organizador de prova.
3
Use a aba do organizador para excluir ou adicionar as questões de nosso banco para a sua prova.
4
Quando estiver satisfeito com montagem realizada, clique em “Prévia da prova” para visualizar sua prova completa.
5
Se quiser retornar para editar algo clique em “Editar prova”. Caso esteja satisfeito, insira seu nome e e-mail nos campos e clique em “ Finalizar”.
6
Basta acessar os links da prova e gabarito que serão exibidos!
VOCÊ E SEUS COLEGAS BRINCARAM COM AS RIMAS QUE APARECEM NA MÚSICA OS NOMES.
OUÇA A QUADRINHA QUE A PROFESSORA VAI LER. DEPOIS, ENCONTRE E MARQUE A IMAGEM QUE REPRESENTA A PALAVRA QUE RIMA COM MELÃO.
SOU UM ANIMAL. MEU NOME RIMA COM MELÃO, COMEÇA COM A LETRA C E TERMINA COM ÃO.
VOCÊ CONHECE A TURMA DO LUAN. VAMOS FALAR O NOME DESSES PERSONAGENS.
QUAIS DESSES NOMES TERMINAM COM A MESMA LETRA? MARQUE-OS COM UMA BOLINHA.
DE QUE PARTE DA HISTÓRIA OS QUATRO GUARDIÕES VOCÊ MAIS GOSTOU? DESENHE-A NESTA PÁGINA.
DEPOIS, CONTE PARA OS COLEGAS O QUE VOCÊ DESENHOU.
ZURRO, LATÃO, MILA E GARNISÉ ERAM AMIGOS, MESMO SENDO MUITO DIFERENTES. VAMOS RELEMBRAR COMO ELES ERAM.
QUANTOS PÉS CADA UM DOS GUARDIÕES TEM? CONTORNE COM LÁPIS AZUL OS QUE TÊM A MESMA QUANTIDADE DE PÉS.
VOCÊ ESCREVEU SEU NOME USANDO O COMPUTADOR E, DEPOIS, O IMPRIMIU. COLE-O NESTA PÁGINA.
VOCÊ SABE QUE O TIPO DE TEXTO LIDO PELO PROFESSOR SE CHAMA POEMA. ESCREVA O NOME DELE COLOCANDO UMA LETRA EM CADA QUADRINHO.
OS SERES HUMANOS QUE PASSARAM A VIVER EM LUGARES FIXOS DOMESTICARAM ALGUNS ANIMAIS E OS CRIAVAM PERTO DE SUAS CASAS. DESSE MODO, ELES TINHAM MAIS OVOS, LEITE, CARNE, COURO. ALÉM DISSO, PODIAM USAR A FORÇA DE ALGUNS ANIMAIS.
TODAS ESSAS MUDANÇAS OCORRERAM DEVAGAR, E A VIDA DOS SERES HUMANOS E DE MUITOS ANIMAIS MUDOU BASTANTE.
COMPLETE O NOME DE ALGUNS DOS PRIMEIROS ANIMAIS DOMESTICADOS PELOS HUMANOS.
MUITO TEMPO ATRÁS, ALGO ACONTECEU NA TERRA QUE FEZ COM QUE OS DINOSSAUROS DESAPARECESSEM.
VOCÊ E OS COLEGAS CONVERSARAM SOBRE ISSO. O QUE A TURMA ACHA QUE ACONTECEU?
MARQUE O DESENHO QUE REPRESENTA SUA OPINIÃO SOBRE O DESAPARECIMENTO DOS DINOSSAUROS.
VOCÊ E OS COLEGAS BRINCARAM DE PALEONTÓLOGOS MIRINS NO “SÍTIO PALEONTOLÓGICO DA ESCOLA”.
DESENHE O QUE VOCÊS ENCONTRARAM NO SÍTIO. VOCÊ TAMBÉM PODE COLAR UMA FOTOGRAFIA.
MARQUE O DINOSSAURO QUE PARECE TER DENTES AFIADOS E GARRAS.
VOCÊ E OS COLEGAS FIZERAM UMA PESQUISA SOBRE OS DINOSSAUROS.
QUAL É SEU DINOSSAURO PREFERIDO? FAÇA UM DESENHO PARA REPRESENTÁ-LO.
VOCÊ E OS COLEGAS TÊM INVESTIGADO COMO ERA A VIDA DOS PRIMEIROS SERES HUMANOS.
CONVERSEM SOBRE COMO IMAGINAM QUE ERA A VIDA DELES ANTES DE ELES APRENDEREM A DOMINAR O FOGO.
• ELES PODIAM COZINHAR OS ALIMENTOS?
• COMO ELES SE AQUECIAM NOS DIAS MUITO FRIOS?
• CONSEGUIAM ILUMINAR O INTERIOR DAS CAVERNAS ONDE SE ABRIGAVAM?
OUTRA INVENÇÃO IMPORTANTE PARA OS SERES HUMANOS FOI A RODA. OS PESQUISADORES AINDA NÃO SABEM EXPLICAR COMO ELA FOI CRIADA.
AS RODAS MAIS ANTIGAS QUE CONHECEMOS FORAM FEITAS DE PEDRA. BEM DEPOIS, FOI INVENTADA A RODA DE MADEIRA E, LOGO, OS SERES HUMANOS INVENTARAM UM MEIO DE TRANSPORTE: A CARROÇA. DESDE ENTÃO, A RODA ESTÁ PRESENTE NO NOSSO COTIDIANO.
PENSE EM OBJETOS QUE VOCÊ USA TODOS OS DIAS. QUAL DELES TEM PELO MENOS UMA RODA? DESENHE-O E ESCREVA O NOME DO OBJETO QUE VOCÊ ESCOLHEU.
OBSERVE A CAPA DO LIVRO QUE VOCÊ E OS COLEGAS LERAM COM O PROFESSOR.
ESCREVA O TÍTULO DA HISTÓRIA.
VOCÊ E OS COLEGAS BRINCARAM DE CONSTRUIR CASAS PARA FORMAR UMA ALDEIA. DEPOIS NOVAS IDEIAS FORAM SURGINDO E OUTRAS CONSTRUÇÕES APARECERAM. SERÁ QUE A ALDEIA SE TRANSFORMOU EM UMA VILA? SERÁ QUE VOCÊS FORMARAM UMA CIDADE?
OBSERVE AS LETRAS DO ALFABETO NO QUADRO. COM ELAS, PODEMOS ESCREVER QUALQUER PALAVRA.
MARQUE A PRIMEIRA LETRA DO SEU NOME NO ALFABETO DO QUADRO.
VOCÊ APRENDEU A CANÇÃO A TURMA DO LUAN. ALÉM DAS CRIANÇAS, QUEM MAIS É APRESENTADO?
COLE AS FIGURAS DESSES PERSONAGENS PERTO DO NOME DELES.
CONTORNE O RABO DE CADA UM DELES.
QUE GUARDIÃO TEM O MAIOR RABO? MARQUE-O COM UMA BOLINHA VERMELHA.
E QUAL DELES TEM O MENOR RABO? MARQUE-O COM UMA BOLINHA VERDE.
1. COLE A LISTA COM OS NOMES DE TODOS QUE FORMAM A SUA TURMA.
2. MARQUE SEU NOME NESTA LISTA.
3. VOCÊ E ALGUM COLEGA DA TURMA TÊM O MESMO NOME?
VOCÊ E OS COLEGAS MONTARAM UM CARTAZ COM A FOTOGRAFIA E O NOME DE CADA ALUNO DA TURMA.
DEPOIS, VOCÊS COLARAM UMA LISTA COM OS NOMES DE TODOS VOCÊS.
AGORA, REGISTRE A QUANTIDADE DE ALUNOS QUE FORMAM A SUA TURMA.
VOCÊ E OS COLEGAS DESENHARAM COM CARVÃO E PINTARAM OS DESENHOS COM AS “TINTAS DA NATUREZA” QUE PRODUZIRAM.
COLE SUA PRODUÇÃO.
OS SERES HUMANOS APRENDERAM QUE PODIAM MODELAR PEQUENOS OBJETOS EM BARRO E COLOCÁ-LOS EM CONTATO COM O CALOR DAS FOGUEIRAS. ASSIM SURGIU A CERÂMICA, UM MATERIAL IMPERMEÁVEL E BASTANTE RESISTENTE.
AOS POUCOS, FORAM CRIANDO OBJETOS PARA COZINHAR E GUARDAR ALIMENTOS E ÁGUA, COMO TIPOS DE POTE, TIGELA E PANELA.
DECIFRE O ENIGMA COM O NOME DE ALGUNS DOS PRIMEIROS UTENSÍLIOS DE CERÂMICA CRIADOS PELOS SERES HUMANOS. NO QUADRO, CADA FIGURA CORRESPONDE A UMA LETRA. FAÇA AS CORRESPONDÊNCIAS.
VOCÊ E OS COLEGAS BRINCARAM COM O “JOGO DO DINOSSAURO”. ACOMPANHE ALGUMAS JOGADAS DA TURMA DO LUAN.
OBSERVE O QUE FELIPE TIROU NOS DADOS E MARQUE ONDE ELE DEVERÁ COLOCAR O PEÃO NO TABULEIRO.
VOCÊ GOSTOU DA CANÇÃO DINOSSAUROS QUE APRENDEU? FOI DIVERTIDO PARTICIPAR DA “DANÇA DO DINOSSAURO” COM OS COLEGAS?
ACOMPANHE A LEITURA DA LETRA DA CANÇÃO.
DINOSSAUROS
A MINHA MÃE JÁ ME FALOU QUE HÁ MUITO, MUITO TEMPO ATRÁS HAVIA UM BICHO ENORME, GRANDE, GIGANTE VERDINHO COMO UM JACARÉ DENTUÇO IGUAL A UM TUBARÃO GRITAVA FORTE FEITO UM ALTO-FALANTE
DINOSSAURO VEIO MUITO ANTES DO MEU TATATARAVÔ JOGUE AS MÃOS PRO AR DANCE A DANÇA DO DINOSSAURO NÃO É FÁCIL DE ACHAR UM FÓSSIL AINDA MAIS HAVER UM OVO INTACTO IMAGINA VER UM DESSES VIVO EU CORRIA LOGO PRO MEU QUARTO
O MEU PAPAI JÁ ME EXPLICOU QUE HÁ MUITO, MUITO TEMPO ATRÁS HAVIA UM BICHO ENORME, GRANDE, GIGANTE FAMINTO COMO UM CHIMPANZÉ, VALENTE IGUAL A UM LEÃO DO PASSO LARGO E DA BOCA BEM GRANDE
DINOSSAURO VEIO MUITO ANTES DO MEU TATATARAVÔ JOGUE AS MÃOS PRO AR DANCE A DANÇA DO DINOSSAURO DINO, DINO, DINO, DINOSSAURO QUERO VER SE VOCÊ É BEM RÁPIDO SE VOCÊ QUISER BRINCAR COMIGO CORRA PARA FRENTE, DÊ UM SALTO
DINOSSAURO VEIO MUITO ANTES DO MEU TATATARAVÔ JOGUE AS MÃOS PRO AR DANCE A DANÇA DO DINOSSAURO
CHAPS MELO. DINOSSAUROS. MUNDO BITA E OS ANIMAIS. SONY MUSIC, 2014.
COMPLETE O NOME DO QUE O DESENHO REPRESENTA.
AS PRIMEIRAS FERRAMENTAS CRIADAS PELOS SERES HUMANOS FORAM FEITAS DE PEDRA. ELES LASCAVAM AS PEDRAS E OBTINHAM LÂMINAS AFIADAS QUE PODIAM SER USADAS PARA CORTAR, RASPAR E PERFURAR. AOS POUCOS, ELES FORAM USANDO OUTROS MATERIAIS, COMO OSSOS, PRESAS, CONCHAS, GALHOS, CIPÓS E MUITO MAIS.
PARA SOBREVIVER, ESSAS FERRAMENTAS ERAM USADAS NA COLETA DE FRUTOS E RAÍZES, NA CAÇA DE ANIMAIS E NA PESCA DE PEIXES. ELAS TAMBÉM PODIAM SER USADAS PARA OS SERES HUMANOS SE PROTEGEREM DE ANIMAIS GRANDES E PERIGOSOS.
CONHEÇA ALGUNS EXEMPLOS DESSAS FERRAMENTAS.
VOCÊ E OS COLEGAS CRIARAM OBJETOS PARECIDOS COM ESSES PARA O FAZ DE CONTA “VIVENDO NAS CAVERNAS”? QUE OUTROS INSTRUMENTOS OS PRIMEIROS SERES HUMANOS PRECISARAM INVENTAR PARA OS DESAFIOS QUE ENCONTRARAM? CONVERSE COM OS COLEGAS.
VOCÊ GOSTOU DA CANÇÃO QUE APRENDEU? ELA É UMA HOMENAGEM AOS PRIMEIROS MORADORES DA SERRA DA CAPIVARA.
CANTE-A NOVAMENTE, AGORA ACOMPANHANDO O TEXTO.
BRASILEIROS DAS CAVERNAS
NA SERRA DA CAPIVARA, NO ESTADO DO PIAUÍ, MILHARES DE ANOS ATRÁS, NA PRÉ-HISTÓRIA DAQUI.
BRASILEIROS DAS CAVERNAS APRENDIAM A VIVER PRESERVANDO A HUMANIDADE PRA QUE EU PUDESSE NASCER.
ENERGIA DO SOL, ALIMENTO DO RIO, UM CENÁRIO TÃO LINDO A PRÉ-HISTÓRIA DO BRASIL!
THELMA CHAN. BRASILEIROS DAS CAVERNAS. 2007.
RECORTE AS FIGURAS DO ANEXO 4. DEPOIS ACOMPANHE A LEITURA DO PROFESSOR E COLE AS IMAGENS DE ACORDO COM O TEXTO.
PARTE 1
OBSERVANDO A NATUREZA, OS SERES HUMANOS PERCEBERAM QUE AS SEMENTES QUE CAÍAM NA TERRA BROTAVAM E NOVAS PLANTAS CRESCIAM. DESCOBRIRAM QUE PODIAM CULTIVAR AS SEMENTES DAS PLANTAS QUE GOSTAVAM DE COMER PARA OBTER SEUS ALIMENTOS.
PARTE 2
ENTÃO, MUITOS GRUPOS DE SERES HUMANOS PARARAM DE FICAR MUDANDO DE LUGAR, EM BUSCA DE ALIMENTOS E PROTEÇÃO, E PASSARAM A VIVER EM UM MESMO LUGAR. CUIDANDO DA SUA PLANTAÇÃO.
PARTE 3
ASSIM, SURGIRAM AS PRIMEIRAS ALDEIAS, COM CASAS DE MADEIRA, PEDRA E BARRO. DESDE ENTÃO, OS SERES HUMANOS VÊM MUDANDO O PLANETA TERRA E OCUPANDO-O CADA VEZ MAIS.
VOCÊ E OS COLEGAS MODELARAM A FORMA DE ALGUNS DOS MAIS ANTIGOS SERES VIVOS DO PLANETA.
COLE UMA FOTOGRAFIA DE SUA PRODUÇÃO OU DESENHE O QUE MODELOU.
ESCREVA O NOME DO SER VIVO QUE VOCÊ MODELOU.
TUDO SE TRANSFORMA COM O PASSAR DO TEMPO, E COM AS FEIRAS E OS MERCADOS NÃO FOI DIFERENTE.
HOJE, AS FEIRAS LIVRES TÊM OUTROS TIPOS DE BARRACA E MUITO MAIS PRODUTOS. NELAS COSTUMAM SER VENDIDOS PRINCIPALMENTE ALIMENTOS FRESCOS.
NOS MERCADOS, OS PRODUTOS, AS FORMAS DE PAGAMENTO E O ATENDIMENTO TAMBÉM SE TRANSFORMARAM. MUITOS PRODUTOS QUE SÃO VENDIDOS EM FEIRAS LIVRES SÃO ENCONTRADOS TAMBÉM EM MERCADOS.
VOCÊ JÁ FOI A ALGUM DESTES LUGARES COM SEUS FAMILIARES? COMPARTILHE SUA EXPERIÊNCIA COM OS COLEGAS.
Estes materiais são parte integrante das coleções da editora Saraiva. Eles poderão ser reproduzidos desde que o título das obras e suas respectivas autorias sejam sempre citadas