Selecione as melhores questões em nosso banco de atividades
1
Pesquise diretamente pela barra de busca abaixo ou filtre as questões escolhendo segmento, disciplina, assunto, tipo de avaliação, ano e/ou competência.
2
Clique no botão [+] abaixo da questão que deseja adicionar a sua prova, ou arraste a questão para o organizador de prova.
3
Use a aba do organizador para excluir ou adicionar as questões de nosso banco para a sua prova.
4
Quando estiver satisfeito com montagem realizada, clique em “Prévia da prova” para visualizar sua prova completa.
5
Se quiser retornar para editar algo clique em “Editar prova”. Caso esteja satisfeito, insira seu nome e e-mail nos campos e clique em “ Finalizar”.
6
Basta acessar os links da prova e gabarito que serão exibidos!
CADÊ O FOGO?
O QUE SERÁ QUE ACONTECEU COM O FOGO NA PARLENDA ANTERIOR?
CRIE COM OS COLEGAS UMA CONTINUAÇÃO PARA A PARLENDA.
OS PARQUES
ALÉM DE PRAÇAS, NAS CIDADES HÁ PARQUES PÚBLICOS. ELES SÃO GRANDES ESPAÇOS COLETIVOS ONDE AS PESSOAS PODEM ESTAR EM CONTATO COM A NATUREZA, COM ALGUNS TIPOS DE ANIMAIS E PLANTAS.
ESSES ESPAÇOS TAMBÉM SÃO USADOS PARA GRANDES EVENTOS PÚBLICOS, COMO APRESENTAÇÕES DE MÚSICA E FEIRAS.
HÁ OUTROS TIPOS DE PARQUE, LOCALIZADOS FORA DAS CIDADES. SÃO MAIORES E USADOS PARA PRESERVAR OS ANIMAIS SILVESTRES, A VEGETAÇÃO NATURAL E AS NASCENTES DE ÁGUA (LOCAIS ONDE NASCEM OS RIOS).
NELES, PODEMOS OBSERVAR A NATUREZA, APRENDER A RESPEITÁ-LA E PRESERVÁ-LA. NO BRASIL, HÁ MUITOS PARQUES IMPORTANTES PARA A MANUTENÇÃO DA NATUREZA. OBSERVE AS IMAGENS DE ALGUNS DELES.
O QUE VOCÊ PODE FAZER PARA PRESERVAR OS PARQUES?
Respeitar as normas do parque, que devem incluir, entre outras ações: cuidar do lixo, descartando-o nos lugares adequados; não alimentar os animais; não coletar elementos da natureza; etc.
ACOMPANHE A LEITURA DA HISTÓRIA EM QUADRINHOS COM O PROFESSOR.
COM OS COLEGAS, RECONTE A HISTÓRIA ORALMENTE, DE ACORDO COM CADA QUADRINHO.
COMPLETE AS SEQUÊNCIAS.
A) 10 - 20 - 30 - 40 - 50 - 60 - 70 - 80 - 90 - 100
B) 34 - 33 - 32 - 31 - 30 - 29 - 28 - 27 - 26 - 25
C) 20 - 22 - 24 - 26 - 28 - 30 - 32 - 34 - 36 - 38 - 40
D) 31 - 33 - 35 - 37 - 39 - 41 - 43 - 45 - 47 - 49
FELIPE E THERESA JOGARAM PRIMEIRO. EM UM MOMENTO, FALTAVAM 4 CÍRCULOS PARA O PEÃO CHEGAR À CASA COM O NOME DE THERESA. PINTE O CÍRCULO ONDE O PEÃO ESTAVA.
VOCÊ APRENDEU COMO SÃO ESCRITAS VÁRIAS PALAVRAS QUE APARECEM NAS PARLENDAS QUE CONHECEU NESTE CADERNO. VAMOS RECORDAR ALGUMAS DELAS.
ESCREVA O NÚMERO DA CASA EM QUE A PEDRINHA CAIU.
EXISTEM VÁRIAS BRINCADEIRAS QUE SÃO ACOMPANHADAS DE CANÇÕES. UMA DELAS TEM UM NOME EM CADA LUGAR, COMO ADOLETÁ, ABELHINHA, BABALU E MUITOS OUTROS. ELA TEM TANTOS NOMES PORQUE É CONHECIDA EM VÁRIAS PARTES DO MUNDO.
GERALMENTE BRINCAMOS ASSIM: EM DUPLAS, CADA PARTICIPANTE BATE A PALMA DA SUA MÃO DIREITA NA PALMA DA MÃO ESQUERDA DO COLEGA, NO RITMO DA CANTORIA. E ASSIM VÃO BATENDO AS PALMAS E CANTANDO, SEM ERRAR.
EM ALGUMAS CANTIGAS, AS COMBINAÇÕES DE LETRAS NÃO PRECISAM NEM TER SENTIDO. O QUE IMPORTA É QUE SEJA DIVERTIDO COMBINAR A CANTORIA COM AS PALMAS.
OUÇA UMA CANÇÃO QUE FOI FEITA EM HOMENAGEM A ESTA BRINCADEIRA.
CANTO AFRICANO
TCHEI TCHEI COOLEI TCHEI TCHEI CUFIÇA CUFIÇA LANGA CACA MILANGA MAI DAI DEI DUNGA BUTANGA
MARCO HAILER E LU HAILER. CANTO AFRICANO. CANTANTE, 2005. CD.
CONVIDE SEUS FAMILIARES PARA CONVERSAR SOBRE O QUE ELES BRINCAVAM QUANDO ERAM CRIANÇAS.
PEÇA A UM DELES QUE ENSINE A VOCÊ UMA DESSAS BRINCADEIRAS E, DEPOIS, DESENHE COMO FOI BRINCAR COM OS FAMILIARES.
PARTICIPE DA VOTAÇÃO PARA ESCOLHER AS BRINCADEIRAS PREFERIDAS DA TURMA.
ESCREVA NA TABELA O NOME DE MAIS UMA BRINCADEIRA. DEPOIS DA VOTAÇÃO, REGISTRE A CONTAGEM DE VOTOS.
NASCERAM 7 TARTARUGUINHAS. SE NASCEREM MAIS 3, QUANTAS SERÃO AO TODO?
REGISTRE ESSA QUANTIDADE.
FESTAS POPULARES DO MUNICÍPIO
VOCÊ E OS COLEGAS PESQUISARAM AS FESTAS POPULARES DO LUGAR ONDE MORAM. SÃO ENCONTROS EM QUE AS PESSOAS DANÇAM, CANTAM E SE DIVERTEM.
ESCREVA O NOME DE UMA DESSAS FESTAS.
ACOMPANHE A LEITURA FEITA PELO PROFESSOR DOS VERSOS E CONTORNE AS PALAVRAS QUE INDICAM O QUE A FORMIGA VAI COLHER PARA SE PREPARAR PARA O INVERNO.
DEIXA DISSO, Ó CIGARRA, VAMOS JÁ NOS PREPARAR. COLHER FRUTOS E MUITAS FOLHAS, PRA DEPOIS SABOREAR.
COMO FOI O PASSEIO DE INVESTIGAÇÃO? VOCÊ SE DIVERTIU? VOCÊ ENCONTROU O QUE IMAGINAVA NO LUGAR? REGISTRAR
REGISTRE UM MOMENTO DESSE PASSEIO.
VOCÊ E OS COLEGAS USARAM OS GRAVETOS E OUTROS MATERIAIS QUE COLETARAM DURANTE O PASSEIO DE INVESTIGAÇÃO PARA PRODUZIR BONECOS DIVERTIDOS.
DEPOIS, VOCÊS BRINCARAM DE INVENTAR HISTÓRIAS COM ESSES BONECOS.
DESENHE O SEU BONECO OU UM MOMENTO DA BRINCADEIRA. COMPARTILHE SEU REGISTRO COM OS COLEGAS.
VOCÊ CONHECEU OUTRA PARLENDA. ESCREVA AS PALAVRAS QUE FALTAM NOS VERSOS.
CADÊ O TOUCINHO QUE ESTAVA AQUI? O ______ COMEU.
CADÊ O GATO? O ______ MORDEU.
CADÊ O CACHORRO? FOI PARA O ______ .
CADÊ O MATO? PEGOU ______ .
ACOMPANHE A LEITURA QUE O PROFESSOR VAI FAZER DO RELATO PESSOAL.
MINHAS FÉRIAS
MEU NOME É SOFIA E VOU CONTAR UM POUCO SOBRE MINHAS FÉRIAS DE JULHO DE 2024.
EU E MINHA FAMÍLIA FOMOS PARA O PARQUE NACIONAL DA CHAPADA DOS GUIMARÃES. FIZEMOS A VIAGEM DE CARRO E, POR SER LONGA, MEUS PAIS DECIDIRAM FAZÊ-LA EM QUATRO DIAS, POIS ASSIM CONHECERÍAMOS OUTROS LUGARES DURANTE O PERCURSO: AS CIDADES DE RIBEIRÃO PRETO, GOIÂNIA E CUIABÁ. SAÍMOS DE CURITIBA NO DIA 12 DE JULHO DE 2024, PELA MANHÃ.
CONHECEMOS LUGARES LINDOS, MAS O QUE MAIS ME MARCOU FOI A CACHOEIRA VÉU DE NOIVA, COM 86 METROS DE ALTURA, NO PARQUE NACIONAL DA CHAPADA DOS GUIMARÃES.
FICAMOS NA CHAPADA DOS GUIMARÃES DURANTE 6 DIAS E DEPOIS RETORNAMOS PARA CASA. ESSAS FÉRIAS FORAM MARAVILHOSAS!
TEXTO ESCRITO POR SOFIA.
O QUE VOCÊ ACHOU DO RELATO PESSOAL DE SOFIA?
Resposta pessoal.
TEXTO 1
ACOMPANHE A LEITURA DOS TEXTOS COM O PROFESSOR.
TAMANDUÁ-BANDEIRA
TAMANDUÁ-BANDEIRA FOI À FEIRA COMPRAR FORMIGA PARA ENCHER A BARRIGA.
SÓ ENCONTROU VERDUREIRO, PASTELEIRO, BANANEIRO, BATATEIRO, PEIXEIRO, E NENHUM FORMIGUEIRO.
LALAU; LAURABEATRIZ. BRASILEIRINHOS. SÃO PAULO: COMPANHIA DAS LETRINHAS, 2001.
TEXTO 2
TAMANDUÁ-BANDEIRA
[O TAMANDUÁ-BANDEIRA] DESTACA-SE PELO SEU TAMANHO, SENDO COMUM INDIVÍDUOS COM MAIS DE 30 QUILOGRAMAS E CERCA DE 2 METROS DE COMPRIMENTO. A PELAGEM TAMBÉM É MARCANTE, APRESENTANDO UMA FAIXA DIAGONAL PRETA EM SEU CORPO COM BORDAS BRANCAS. AS PATAS DIANTEIRAS SÃO MAIS CLARAS QUE AS PATAS TRASEIRAS. [...] ESSA ESPÉCIE ALIMENTA-SE PRINCIPALMENTE DE FORMIGAS E CUPINS, INSETOS QUE SÃO CAPTURADOS POR SUA LONGA LÍNGUA DE CERCA DE 60 CENTÍMETROS. [...] É UM ANIMAL QUE VIVE SOZINHO, SENDO COMUM AVISTÁ-LO COM OUTROS INDIVÍDUOS APENAS NO MOMENTO DA REPRODUÇÃO E COM SEUS FILHOTES.
TAMANDUÁ-BANDEIRA. MUNDO EDUCAÇÃO. DISPONÍVEL EM: https://mundoeducacao.uol.com.br/biologia/tamandua.htm. ACESSO EM: 19 NOV.. 2024.
VOCÊ JÁ OUVIU FALAR SOBRE UM ANIMAL QUE AGARRA INSETOS COM SUA LONGA LÍNGUA?
Resposta pessoal.
SABOROSAS LEMBRANÇAS DE FAMÍLIA
VOCÊ E OS COLEGAS ASSISTIRAM AO VÍDEO DA TURMA DO LUAN “DOCES HISTÓRIAS”. NELE, PROFESSOR SÉRGIO, THERESA E LUAN CONVERSAM SOBRE SUAS LEMBRANÇAS SOBRE RECEITAS TRADICIONAIS NAS FAMÍLIAS.
DE QUE DOCE CADA PERSONAGEM SE LEMBROU? LIGUE O NOME DO DOCE À FIGURA DA CENA CORRESPONDENTE.
VOCÊ REGISTRARÁ DE OUTRO MODO O TOTAL DE VOTOS QUE AS BRINCADEIRAS PREFERIDAS DA TURMA RECEBERAM. ESSE REGISTRO É CHAMADO GRÁFICO.
UM, DOIS, FEIJÃO COM ARROZ
VOCÊ CONHECE A PARLENDA QUE ESTÁ ESCRITA NESTA FOLHA? AS PALAVRAS EM DESTAQUE E AS ILUSTRAÇÕES PODEM SER UMA PISTA...
UM, DOIS, FEIJÃO COM ARROZ.
TRÊS, QUATRO, FEIJÃO NO PRATO.
CINCO, SEIS, UM PÃO FRANCÊS.
SETE, OITO, COMER BISCOITO.
NOVE, DEZ, COMER PASTÉIS.
CANTIGA POPULAR.
PINTE NA PARLENDA O QUE VOCÊ MAIS GOSTA DE COMER.
DESENHE COMO FOI A BRINCADEIRA OU COLE UMA FOTOGRAFIA DESSE MOMENTO.
MARQUE O NÚMERO QUE INDICA QUANTAS VEZES VOCÊ ABRE A BOCA PARA FALAR CADA UMA DAS PALAVRAS.
PEÇA A UM FAMILIAR PARA LER O TRECHO DE UMA CANTIGA. DEPOIS MOSTRE A ELE (OU ELA) COMO É QUE SE FAZ.
GINGA NA CAPOEIRA
A PERNINHA NA FRENTE A OUTRA ATRÁS O BRAÇO NO ROSTO É ASSIM QUE SE FAZ
CANTIGA POPULAR.
O ENCERRAMENTO DO MÊS CULTURAL
NO ENCERRAMENTO DO MÊS CULTURAL, OS FAMILIARES DOS ALUNOS FORAM CONVIDADOS PARA CONHECER O QUE FOI APRESENTADO NAS ATIVIDADES. OBSERVE UM MOMENTO DESSA CONFRATERNIZAÇÃO.
DESCUBRA E MARQUE AS DIFERENÇAS ENTRE AS DUAS CENAS.
VOCÊ APRENDEU A CANÇÃO A CIRANDA DA CIGARRA E DA FORMIGA. CANTE-A NOVAMENTE, ACOMPANHANDO OS VERSOS QUE ESTÃO REGISTRADOS NESTA PÁGINA.
A CIRANDA DA CIGARRA E DA FORMIGA
ENCONTREI A CIGARRA CIRANDANDO NO JARDIM ME CHAMOU PRA CANTAR JUNTO LÁ PERTINHO DO ALECRIM.
VAMOS LÁ, CARA FORMIGA VAMOS, VAMOS CIRANDAR. VAMOS DAR A MEIA-VOLTA, VOLTA E MEIA VAMOS DAR.
CIGARRA, OLHA LÁ, O INVERNO VAI CHEGAR! E SE AGORA FOR SÓ DANÇA, A COMIDA VAI FALTAR.
Ó FORMIGA, FORMIGUINHA, VAMOS JUNTAS CIRANDAR. VAMOS DAR A MEIA-VOLTA E ENTÃO TROCAR DE PAR.
DEIXA DISSO, Ó CIGARRA, VAMOS JÁ NOS PREPARAR. COLHER FRUTOS E MUITAS FOLHAS, PRA DEPOIS SABOREAR.
ME DESCULPE, Ó FORMIGA. HOJE EU QUERO É CIRANDAR. O DIA ESTÁ TÃO LINDO, MUITO BOM PARA CANTAR.
CIGARRA, ATÉ MAIS LÁ VOU EU CONTINUAR. O FORMIGUEIRO ESTÁ CHAMANDO PORQUE O FRIO VAI CHEGAR.
ORGANIZANDO OS ELEMENTOS COLETADOS
VOCÊ E OS COLEGAS ORGANIZARAM EM CAIXAS O MATERIAL COLETADO NO PASSEIO DE INVESTIGAÇÃO.
REGISTRE QUANTOS TIPOS DIFERENTES DE ELEMENTOS VOCÊS COLETARAM.
ANALISANDO AS FOLHAS
OBSERVE NOVAMENTE AS FOLHAS QUE VOCÊ E SEUS COLEGAS COLETARAM.
TODAS ELAS TÊM O MESMO FORMATO? QUAL FORMATO APARECE MAIS? DESENHE UMA FOLHA COM ESSE FORMATO.
DENTRO DA COLMEIA, AS ABELHAS FICAM PROTEGIDAS DO FRIO, DO CALOR E DE ANIMAIS QUE POSSAM ATACÁ-LAS. É NESTE LUGAR SEGURO QUE ALGUMAS ABELHAS PRODUZEM CERA, ENQUANTO OUTRAS CONSTROEM OS FAVOS, QUE SÃO COMO “QUARTINHOS”. NELES, ELAS GUARDAM O NÉCTAR, QUE SERÁ TRANSFORMADO EM MEL, E A ABELHA-RAINHA COLOCA OS OVOS.
VEJA AS IMAGENS DE UMA COLMEIA E DO DETALHE DE UM FAVO.
MARQUE A FIGURA QUE SE PARECE COM UM DOS "QUARTINHOS" DE FAVO. VOCÊ CONHECE OUTRA COISA QUE SE PARECE COM ELA? COMPARTILHE COM OS COLEGAS.
Estes materiais são parte integrante das coleções da editora Saraiva. Eles poderão ser reproduzidos desde que o título das obras e suas respectivas autorias sejam sempre citadas