Selecione as melhores questões em nosso banco de atividades
1
Pesquise diretamente pela barra de busca abaixo ou filtre as questões escolhendo segmento, disciplina, assunto, tipo de avaliação, ano e/ou competência.
2
Clique no botão [+] abaixo da questão que deseja adicionar a sua prova, ou arraste a questão para o organizador de prova.
3
Use a aba do organizador para excluir ou adicionar as questões de nosso banco para a sua prova.
4
Quando estiver satisfeito com montagem realizada, clique em “Prévia da prova” para visualizar sua prova completa.
5
Se quiser retornar para editar algo clique em “Editar prova”. Caso esteja satisfeito, insira seu nome e e-mail nos campos e clique em “ Finalizar”.
6
Basta acessar os links da prova e gabarito que serão exibidos!
OBSERVE OS OBJETOS ABAIXO. CONTORNE AQUELES QUE VOCÊ CONHECE E DIGA PARA QUE SERVEM.

Resposta pessoal.
ACOMPANHE A LEITURA DO TEXTO.
TODO MUNDO TEM CASA
CONTAM QUE ANTIGAMENTE OS HOMENS MORAVAM EM CAVERNAS. MAS OS TEMPOS MUDARAM, E HOJE EM DIA TEM CASA DE TANTOS JEITOS DIFERENTES, NÃO É MESMO? [...] TEM AQUELA CASA QUE FICA NO TIJOLO, E NUNCA É TERMINADA. SERÁ POR QUÊ? E TEM AS CASAS DOS MORROS, ÀS VEZES BARRACOS, BEM PEQUENOS. EXISTEM AINDA AS CASAS IMPROVISADAS EMBAIXO DAS PONTES. [...] O IGLU DOS ESQUIMÓS, O NINHO DOS PASSARINHOS. TEM OS CASTELOS DOS PRÍNCIPES E DAS PRINCESAS, DOS NOBRES E DOS CAVALEIROS. TEM A CASA MAL-ASSOMBRADA...

TEM A CASA DA VÓ E DO VÔ, E A CASA DO AMIGO. DE UNS TEMPOS PRA CÁ, ALGUMAS CRIANÇAS PASSARAM A TER A CASA DO PAI E A CASA DA MÃE. [...] TEM GENTE QUE MUDA DE CASA O TEMPO TODO. SÃO PESSOAS QUE MORAM EM HOTÉIS, PORQUE VIVEM VIAJANDO. [...] TEM CRIANÇA QUE MORA EM ORFANATO, OU EM UM LAR DE CARIDADE. E AÍ, ESTA FICA SENDO A SUA CASA. [...] E A SUA CASA, COMO É?

ANNA CLAUDIA RAMOS E ANA RAQUEL. TODO MUNDO TEM CASA. 6. ED. SÃO PAULO: FORMATO, 2000. P. 6-8, 13, 15, 17, 19, 20, 24, 28. (COLEÇÃO TODO MUNDO TEM).
DAS CASAS CITADAS NO TEXTO, CONTORNE AS QUE VOCÊ FREQUENTA.

• EM QUAL DESSAS CASAS VOCÊ MAIS GOSTA DE FICAR? POR QUÊ?
Respostas pessoais.
ACOMPANHE A LEITURA DA LETRA DA CANÇÃO.
A CASA
ERA UMA CASA MUITO ENGRAÇADA NÃO TINHA TETO NÃO TINHA NADA NINGUÉM PODIA ENTRAR NELA NÃO PORQUE NA CASA NÃO TINHA CHÃO NINGUÉM PODIA DORMIR NA REDE

PORQUE NA CASA NÃO TINHA PAREDE NINGUÉM PODIA FAZER PIPI PORQUE PENICO NÃO TINHA ALI MAS ERA FEITA COM MUITO ESMERO NA RUA DOS BOBOS NÚMERO ZERO

VINICIUS DE MORAES. A CASA. ARCA DE NOÉ. RIO DE JANEIRO: SABIÁ, 1970. DISPONÍVEL EM: http://www. viniciusdemoraes.com.br/pt-br/poesia/ poesias-avulsas/casa. ACESSO EM: 26 JUL. 2024.
LOCALIZE NA LETRA DA CANÇÃO OS PARES DE PALAVRAS QUE RIMAM E PINTE-OS COM A MESMA COR.
Os alunos devem pintar os pares: engraçada – nada / não – chão / rede – parede / pipi – ali / esmero – zero.
ANIMAIS DE ESTIMAÇÃO
MUITAS PESSOAS APRECIAM A COMPANHIA DE ANIMAIS. POR ISSO, MANTÊM UMA CONVIVÊNCIA PRÓXIMA A ELES EM SUA MORADIA.
ESSES ANIMAIS SÃO CONHECIDOS COMO ANIMAIS DE ESTIMAÇÃO. CÃES E GATOS, POR EXEMPLO, PODEM SER ÓTIMOS COMPANHEIROS DOS SERES HUMANOS.

ALGUMAS PESSOAS CRIAM OUTRAS ESPÉCIES DE ANIMAIS EM CASA, COMO PEIXES, COELHOS, HAMSTERS, CALOPSITAS, PERIQUITOS E CHINCHILAS.

A QUANTIDADE DE PESSOAS QUE CONVIVEM COM ALGUM ANIMAL É GRANDE, POIS MUITA GENTE SENTE VONTADE DE TER UM PET E DE CUIDAR DELE.
GLOSSÁRIO PET: QUER DIZER “ANIMAL DE ESTIMAÇÃO” EM INGLÊS. É POR ISSO QUE O LOCAL QUE VENDE RAÇÃO PARA OS ANIMAIS E PRODUTOS PARA CUIDAR DELES É CHAMADO PET SHOP, OU SEJA, LOJA DE ANIMAIS DE ESTIMAÇÃO EM PORTUGUÊS.
VOCÊ TEM ALGUM ANIMAL DE ESTIMAÇÃO? QUAL?
Respostas pessoais.
LIGUE CADA OBJETO À FORMA DO SÓLIDO GEOMÉTRICO COM O QUAL ELE SE PARECE.


NO “JOGO DE AGRUPAMENTOS”, VEJA OS PALITOS QUE CAROLINE E MATEUS CONSEGUIRAM.

• NAS IMAGENS ACIMA, AGRUPE OS PALITOS DE CAROLINE E DE MATEUS FORMANDO GRUPOS DE 10.

ACOMPANHE A LEITURA DO CONVITE COM O PROFESSOR.

QUAL É O NOME DA PESSOA CONVIDADA?
Bianca.
ACOMPANHE A LEITURA DA TIRINHA COM O PROFESSOR.

QUAL É O NOME DO OBJETO QUE CEBOLINHA QUER LEVANTAR?
Cebolinha quer levantar uma barra com peso.
OBSERVE O QUADRO DE SÍLABAS. JUNTE-AS E FORME OITO PALAVRAS.
VOCÊ PODE REPETIR AS SÍLABAS. EXEMPLOS: BOCA E VACA.

Sugestões de resposta: cada, dado, vida, bico, bicudo, cabide, beco, dica, bode, coco.
OBSERVE OS OBJETOS E, EM CADA ITEM, CONTORNE A IMAGEM QUE, EM SUA OPINIÃO, REPRESENTA O OBJETO MAIS PESADO. DEPOIS, CONFIRA A RESPOSTA COM OS COLEGAS E O PROFESSOR.
a)

b)

OBSERVE NA LEGENDA A MASSA DE CADA ANIMAL E COMPARE-AS.

a) O cachorro de 28 kg tem a maior massa e deve ser contornado de vermelho.
b) O gato de 2 kg tem a menor massa e deve ser contornado de laranja.
c) 2, 5, 15 e 28 (quilogramas).
DESENHE UMA ESCOLA. SIGA AS INSTRUÇÕES.
A) DUAS SALAS DE AULA. AO LADO DELAS, DOIS BANHEIROS — UM MASCULINO E OUTRO FEMININO.
B) UMA CANTINA. EM FRENTE DA CANTINA DESENHE UMA BIBLIOTECA.
C) UMA QUADRA DE ESPORTES. PERTO DELA, A DIRETORIA.
CAPRICHE NO DESENHO!
Resposta pessoal.
ACOMPANHE A LEITURA QUE O PROFESSOR VAI FAZER DO RELATO PESSOAL.
MINHAS FÉRIAS
MEU NOME É SOFIA E VOU CONTAR UM POUCO SOBRE MINHAS FÉRIAS DE JULHO DE 2024.
EU E MINHA FAMÍLIA FOMOS PARA O PARQUE NACIONAL DA CHAPADA DOS GUIMARÃES. FIZEMOS A VIAGEM DE CARRO E, POR SER LONGA, MEUS PAIS DECIDIRAM FAZÊ-LA EM QUATRO DIAS, POIS ASSIM CONHECERÍAMOS OUTROS LUGARES DURANTE O PERCURSO: AS CIDADES DE RIBEIRÃO PRETO, GOIÂNIA E CUIABÁ. SAÍMOS DE CURITIBA NO DIA 12 DE JULHO DE 2024, PELA MANHÃ.
CONHECEMOS LUGARES LINDOS, MAS O QUE MAIS ME MARCOU FOI A CACHOEIRA VÉU DE NOIVA, COM 86 METROS DE ALTURA, NO PARQUE NACIONAL DA CHAPADA DOS GUIMARÃES.
FICAMOS NA CHAPADA DOS GUIMARÃES DURANTE 6 DIAS E DEPOIS RETORNAMOS PARA CASA. ESSAS FÉRIAS FORAM MARAVILHOSAS!

TEXTO ESCRITO POR SOFIA.
PARA QUE SERVE UM TEXTO EM FORMA DE RELATO PESSOAL?
Para registrar experiências pessoais.
ACOMPANHE A LEITURA QUE O PROFESSOR VAI FAZER DO RELATO PESSOAL.
MINHAS FÉRIAS
MEU NOME É SOFIA E VOU CONTAR UM POUCO SOBRE MINHAS FÉRIAS DE JULHO DE 2024.
EU E MINHA FAMÍLIA FOMOS PARA O PARQUE NACIONAL DA CHAPADA DOS GUIMARÃES. FIZEMOS A VIAGEM DE CARRO E, POR SER LONGA, MEUS PAIS DECIDIRAM FAZÊ-LA EM QUATRO DIAS, POIS ASSIM CONHECERÍAMOS OUTROS LUGARES DURANTE O PERCURSO: AS CIDADES DE RIBEIRÃO PRETO, GOIÂNIA E CUIABÁ. SAÍMOS DE CURITIBA NO DIA 12 DE JULHO DE 2024, PELA MANHÃ.
CONHECEMOS LUGARES LINDOS, MAS O QUE MAIS ME MARCOU FOI A CACHOEIRA VÉU DE NOIVA, COM 86 METROS DE ALTURA, NO PARQUE NACIONAL DA CHAPADA DOS GUIMARÃES.
FICAMOS NA CHAPADA DOS GUIMARÃES DURANTE 6 DIAS E DEPOIS RETORNAMOS PARA CASA. ESSAS FÉRIAS FORAM MARAVILHOSAS!

TEXTO ESCRITO POR SOFIA.
O QUE VOCÊ ACHOU DO RELATO PESSOAL DE SOFIA?
Resposta pessoal.
COMPLETE AS SEQUÊNCIAS.
A) 10 - 20 - 30 - 40 - 50 - 60 - 70 - 80 - 90 - 100
B) 34 - 33 - 32 - 31 - 30 - 29 - 28 - 27 - 26 - 25
C) 20 - 22 - 24 - 26 - 28 - 30 - 32 - 34 - 36 - 38 - 40
D) 31 - 33 - 35 - 37 - 39 - 41 - 43 - 45 - 47 - 49
LEIA AS PALAVRAS DO QUADRO E ESCREVA OS NOMES DOS SÓLIDOS GEOMÉTRICOS CORRESPONDENTES.


RESPONDA ÀS QUESTÕES A SEGUIR.
A) Não necessariamente. Vai depender dos pontos obtidos no dado e das setas selecionadas.
B) Amanda não moveu o marcador, pois não há como movê-lo para a esquerda da casa INÍCIO.
ACOMPANHE A LEITURA DA TIRINHA.

RECONTE A HISTÓRIA DA TIRINHA, ESCREVENDO-A EM UMA FOLHA AVULSA.
ACOMPANHE A LEITURA DO POEMA.
O GATO
COM UM LINDO SALTO LESTO E SEGURO O GATO PASSA DO CHÃO AO MURO LOGO MUDANDO DE OPINIÃO PASSA DE NOVO DO MURO AO CHÃO E PEGA CORRE BEM DE MANSINHO ATRÁS DE UM POBRE DE UM PASSARINHO SÚBITO, PARA COMO ASSOMBRADO DEPOIS DISPARA PULA DE LADO E QUANDO TUDO SE LHE FATIGA TOMA O SEU BANHO PASSANDO A LÍNGUA PELA BARRIGA.

VINICIUS DE MORAES. O GATO. ARCA DE NOÉ. RIO DE JANEIRO: SABIÁ, 1970. DISPONÍVEL EM: http://www.viniciusdemoraes.com.br/pt-br/ poesia/livros/arca-de-noe. ACESSO EM: 25 JUL. 2024.
GLOSSÁRIO LESTO: RÁPIDO. SÚBITO: DE REPENTE. FATIGA: CANSA.
COMO O POETA VINICIUS DE MORAES DESCREVE AS AÇÕES DE UM GATO?
Os alunos poderão responder que o poeta diz que o gato, de modo elegante e seguro, salta de um lado para outro, por exemplo, do muro ao chão, e depois muda de opinião, voltando do chão para o muro. O gato se desloca de mansinho para caçar passarinho, mas também sabe pular, ser rápido, surpreender, como um bom caçador. Quando está cansado, toma banho se lambendo, “passando a língua pela barriga”.
JOGO DE AGRUPAMENTOS
OUÇA AS ORIENTAÇÕES DO PROFESSOR PARA REALIZAR O “JOGO DE AGRUPAMENTOS”.
ONDE VOCÊ PROCURA INFORMAÇÕES SOBRE OS ASSUNTOS QUE LHE INTERESSAM?
Resposta pessoal.
OBSERVE AS IMAGENS DE ANIMAIS DE JARDIM A SEGUIR.

• AGORA, OBSERVE NOVAMENTE AS IMAGENS COM A LUPA E CONTE AOS COLEGAS O QUE VOCÊ DESCOBRIU.
Resposta pessoal.
CITE DOIS OBJETOS LEVES E DOIS PESADOS ENCONTRADOS EM SUA CASA.
Resposta pessoal.
LEIA A TIRINHA. SE PRECISAR, PEÇA AJUDA A ALGUM FAMILIAR.

a) Embaixo de uma árvore.
b) Resposta pessoal.
c) Calvin passa a fazer companhia para Haroldo; deita embaixo da árvore com ele.
VOCÊ JÁ ESTUDOU O SEU ESPAÇO ESCOLAR. AGORA, VAI CONHECER O ESPAÇO DA ESCOLA EM QUE ANA MARIA E TIAGO ESTUDAM.

OUÇA A HISTÓRIA QUE O PROFESSOR VAI CONTAR, OBSERVE A IMAGEM DA ESCOLA DE ANA MARIA E TIAGO E FAÇA O QUE SE PEDE.
QUANTOS PRÉDIOS HÁ NA ESCOLA EM QUE ANA MARIA E TIAGO ESTUDAM?
Cinco prédios, além de uma quadra de esportes.
ANOTE NO QUADRO O NOME DE ALGUNS OBJETOS OU ESPAÇOS DE SUA ESCOLA QUE TÊM FORMAS PARECIDAS COM AS DOS SÓLIDOS INDICADOS.

Respostas pessoais.
ACOMPANHE A LEITURA DA HISTÓRIA EM QUADRINHOS COM O PROFESSOR.

COM OS COLEGAS, RECONTE A HISTÓRIA ORALMENTE, DE ACORDO COM CADA QUADRINHO.
ACOMPANHE A LEITURA QUE O PROFESSOR VAI FAZER.

AO OUVIR O TRAVA-LÍNGUA, O QUE VOCÊ IMAGINA SER UM MAFAGAFO?
É um animal inventado ou imaginário.
OS PARQUES
ALÉM DE PRAÇAS, NAS CIDADES HÁ PARQUES PÚBLICOS. ELES SÃO GRANDES ESPAÇOS COLETIVOS ONDE AS PESSOAS PODEM ESTAR EM CONTATO COM A NATUREZA, COM ALGUNS TIPOS DE ANIMAIS E PLANTAS.
ESSES ESPAÇOS TAMBÉM SÃO USADOS PARA GRANDES EVENTOS PÚBLICOS, COMO APRESENTAÇÕES DE MÚSICA E FEIRAS.

HÁ OUTROS TIPOS DE PARQUE, LOCALIZADOS FORA DAS CIDADES. SÃO MAIORES E USADOS PARA PRESERVAR OS ANIMAIS SILVESTRES, A VEGETAÇÃO NATURAL E AS NASCENTES DE ÁGUA (LOCAIS ONDE NASCEM OS RIOS).
NELES, PODEMOS OBSERVAR A NATUREZA, APRENDER A RESPEITÁ-LA E PRESERVÁ-LA. NO BRASIL, HÁ MUITOS PARQUES IMPORTANTES PARA A MANUTENÇÃO DA NATUREZA. OBSERVE AS IMAGENS DE ALGUNS DELES.


O QUE VOCÊ PODE FAZER PARA PRESERVAR OS PARQUES?
Respeitar as normas do parque, que devem incluir, entre outras ações: cuidar do lixo, descartando-o nos lugares adequados; não alimentar os animais; não coletar elementos da natureza; etc.
TEXTO 1
ACOMPANHE A LEITURA DOS TEXTOS COM O PROFESSOR.
TAMANDUÁ-BANDEIRA
TAMANDUÁ-BANDEIRA FOI À FEIRA COMPRAR FORMIGA PARA ENCHER A BARRIGA.
SÓ ENCONTROU VERDUREIRO, PASTELEIRO, BANANEIRO, BATATEIRO, PEIXEIRO, E NENHUM FORMIGUEIRO.

LALAU; LAURABEATRIZ. BRASILEIRINHOS. SÃO PAULO: COMPANHIA DAS LETRINHAS, 2001.
TEXTO 2
TAMANDUÁ-BANDEIRA
[O TAMANDUÁ-BANDEIRA] DESTACA-SE PELO SEU TAMANHO, SENDO COMUM INDIVÍDUOS COM MAIS DE 30 QUILOGRAMAS E CERCA DE 2 METROS DE COMPRIMENTO. A PELAGEM TAMBÉM É MARCANTE, APRESENTANDO UMA FAIXA DIAGONAL PRETA EM SEU CORPO COM BORDAS BRANCAS. AS PATAS DIANTEIRAS SÃO MAIS CLARAS QUE AS PATAS TRASEIRAS. [...] ESSA ESPÉCIE ALIMENTA-SE PRINCIPALMENTE DE FORMIGAS E CUPINS, INSETOS QUE SÃO CAPTURADOS POR SUA LONGA LÍNGUA DE CERCA DE 60 CENTÍMETROS. [...] É UM ANIMAL QUE VIVE SOZINHO, SENDO COMUM AVISTÁ-LO COM OUTROS INDIVÍDUOS APENAS NO MOMENTO DA REPRODUÇÃO E COM SEUS FILHOTES.

TAMANDUÁ-BANDEIRA. MUNDO EDUCAÇÃO. DISPONÍVEL EM: https://mundoeducacao.uol.com.br/biologia/tamandua.htm. ACESSO EM: 19 NOV.. 2024.
VOCÊ JÁ OUVIU FALAR SOBRE UM ANIMAL QUE AGARRA INSETOS COM SUA LONGA LÍNGUA?
Resposta pessoal.
Estes materiais são parte integrante das coleções da editora Saraiva. Eles poderão ser reproduzidos desde que o título das obras e suas respectivas autorias sejam sempre citadas