Selecione as melhores questões em nosso banco de atividades
1
Pesquise diretamente pela barra de busca abaixo ou filtre as questões escolhendo segmento, disciplina, assunto, tipo de avaliação, ano e/ou competência.
2
Clique no botão [+] abaixo da questão que deseja adicionar a sua prova, ou arraste a questão para o organizador de prova.
3
Use a aba do organizador para excluir ou adicionar as questões de nosso banco para a sua prova.
4
Quando estiver satisfeito com montagem realizada, clique em “Prévia da prova” para visualizar sua prova completa.
5
Se quiser retornar para editar algo clique em “Editar prova”. Caso esteja satisfeito, insira seu nome e e-mail nos campos e clique em “ Finalizar”.
6
Basta acessar os links da prova e gabarito que serão exibidos!
VAMOS TODOS CIRANDAR!
PARA FINALIZAR A PRIMEIRA SEMANA DO MÊS CULTURAL, VICENTE E SEUS COLEGAS CONVIDARAM TODOS PARA DANÇAR UMA CIRANDA MUITO CONHECIDA DA CULTURA BRASILEIRA.
SERÁ QUE VOCÊ CONHECE ESSA CANÇÃO?

SEU PROFESSOR VAI ENSINAR A SUA TURMA A CANTAR E CIRANDAR.
VOCÊ E OS COLEGAS APRENDERAM A CANÇÃO MINHA CIRANDA. DEPOIS, CONVIDARAM OUTRAS CRIANÇAS E OS FUNCIONÁRIOS DA ESCOLA PARA CIRANDAR.
COMO FOI ESSA CONFRATERNIZAÇÃO? FAÇA UM DESENHO DESSE ENCONTRO.
A PROGRAMAÇÃO DO MÊS CULTURAL
NO MURAL DE TODAS AS CLASSES DA ESCOLA DA TURMA DO LUAN, FOI FIXADA A PROGRAMAÇÃO DO MÊS CULTURAL. OBSERVE NO CALENDÁRIO OS DIAS COM ATIVIDADES.

AS ATIVIDADES ACONTECERÃO EM TODOS OS DIAS DO MÊS DE SETEMBRO?
( ) SIM ( ) NÂO
VOCÊ CONHECEU OUTRA PARLENDA. ESCREVA AS PALAVRAS QUE FALTAM NOS VERSOS.
CADÊ O TOUCINHO QUE ESTAVA AQUI? O ______ COMEU.

CADÊ O GATO? O ______ MORDEU.

CADÊ O CACHORRO? FOI PARA O ______ .

CADÊ O MATO? PEGOU ______ .

FELIPE E THERESA JOGARAM PRIMEIRO. EM UM MOMENTO, FALTAVAM 4 CÍRCULOS PARA O PEÃO CHEGAR À CASA COM O NOME DE THERESA. PINTE O CÍRCULO ONDE O PEÃO ESTAVA.

VOCÊ APRENDEU COMO SÃO ESCRITAS VÁRIAS PALAVRAS QUE APARECEM NAS PARLENDAS QUE CONHECEU NESTE CADERNO. VAMOS RECORDAR ALGUMAS DELAS.

ESCREVA O NÚMERO DA CASA EM QUE A PEDRINHA CAIU.
EXISTEM VÁRIAS BRINCADEIRAS QUE SÃO ACOMPANHADAS DE CANÇÕES. UMA DELAS TEM UM NOME EM CADA LUGAR, COMO ADOLETÁ, ABELHINHA, BABALU E MUITOS OUTROS. ELA TEM TANTOS NOMES PORQUE É CONHECIDA EM VÁRIAS PARTES DO MUNDO.
GERALMENTE BRINCAMOS ASSIM: EM DUPLAS, CADA PARTICIPANTE BATE A PALMA DA SUA MÃO DIREITA NA PALMA DA MÃO ESQUERDA DO COLEGA, NO RITMO DA CANTORIA. E ASSIM VÃO BATENDO AS PALMAS E CANTANDO, SEM ERRAR.
EM ALGUMAS CANTIGAS, AS COMBINAÇÕES DE LETRAS NÃO PRECISAM NEM TER SENTIDO. O QUE IMPORTA É QUE SEJA DIVERTIDO COMBINAR A CANTORIA COM AS PALMAS.
OUÇA UMA CANÇÃO QUE FOI FEITA EM HOMENAGEM A ESTA BRINCADEIRA.
CANTO AFRICANO
TCHEI TCHEI COOLEI TCHEI TCHEI CUFIÇA CUFIÇA LANGA CACA MILANGA MAI DAI DEI DUNGA BUTANGA
MARCO HAILER E LU HAILER. CANTO AFRICANO. CANTANTE, 2005. CD.
CONVIDE SEUS FAMILIARES PARA CONVERSAR SOBRE O QUE ELES BRINCAVAM QUANDO ERAM CRIANÇAS.
PEÇA A UM DELES QUE ENSINE A VOCÊ UMA DESSAS BRINCADEIRAS E, DEPOIS, DESENHE COMO FOI BRINCAR COM OS FAMILIARES.
PARTICIPE DA VOTAÇÃO PARA ESCOLHER AS BRINCADEIRAS PREFERIDAS DA TURMA.
ESCREVA NA TABELA O NOME DE MAIS UMA BRINCADEIRA. DEPOIS DA VOTAÇÃO, REGISTRE A CONTAGEM DE VOTOS.

NASCERAM 7 TARTARUGUINHAS. SE NASCEREM MAIS 3, QUANTAS SERÃO AO TODO?
REGISTRE ESSA QUANTIDADE.

FESTAS POPULARES DO MUNICÍPIO
VOCÊ E OS COLEGAS PESQUISARAM AS FESTAS POPULARES DO LUGAR ONDE MORAM. SÃO ENCONTROS EM QUE AS PESSOAS DANÇAM, CANTAM E SE DIVERTEM.
ESCREVA O NOME DE UMA DESSAS FESTAS.
A TURMA DO LUAN FICOU MUITO INTERESSADA EM SABER MAIS SOBRE AS TARTARUGAS MARINHAS. DEPOIS QUE AS CRIANÇAS LERAM O CORDEL DAS TARTARUGAS, ELAS APRENDERAM QUE ESSES ANIMAIS PASSAM A MAIOR PARTE DE SUA VIDA NO MAR.
AS TARTARUGAS FÊMEAS ADULTAS VOLTAM À PRAIA ONDE NASCERAM SOMENTE PARA BOTAR OS OVOS. ELAS FAZEM UMA LONGA VIAGEM E, QUANDO CHEGAM À PRAIA, PROCURAM UM LUGAR SEGURO PARA CAVAR UM BURACO E BOTAR OS OVOS. ENTÃO, ELAS COBREM O NINHO COM AREIA E VOLTAM PARA O MAR.
A TARTARUGA-DE-COURO É A MAIOR DE TODAS AS TARTARUGAS MARINHAS E ALIMENTA-SE PRINCIPALMENTE DE ÁGUAS-VIVAS. MAS, ÀS VEZES, ELA CONFUNDE SACOLAS DE PLÁSTICO COM SEU ALIMENTO. ISSO PODE SER MUITO PERIGOSO, POIS AS SACOLAS NÃO SÃO COMIDA E PODEM PREJUDICAR A SAÚDE DA TARTARUGA.

MARQUE A IMAGEM DA ÁGUA-VIVA.
OBSERVE OS OBJETOS ABAIXO. CONTORNE AQUELES QUE VOCÊ CONHECE E DIGA PARA QUE SERVEM.

Resposta pessoal.
OBSERVE AS IMAGENS A SEGUIR.

OS ANIMAIS RETRATADOS PODEM SER DE ESTIMAÇÃO?
O cão é considerado um animal de estimação, uma vez que pode conviver com os seres humanos em sua moradia. O cavalo pode ser considerado um animal de estimação, mas com algumas particularidades. Embora não seja tão comum quanto cães e gatos, muitos apaixonados por equinos os têm como companheiros em suas propriedades ou em centros equestres. A relação entre seres humanos e cavalos é antiga e rica em história, e muitos veem esses animais como verdadeiros amigos.
ACOMPANHE A LEITURA DO TEXTO.
TODO MUNDO TEM CASA
CONTAM QUE ANTIGAMENTE OS HOMENS MORAVAM EM CAVERNAS. MAS OS TEMPOS MUDARAM, E HOJE EM DIA TEM CASA DE TANTOS JEITOS DIFERENTES, NÃO É MESMO? [...] TEM AQUELA CASA QUE FICA NO TIJOLO, E NUNCA É TERMINADA. SERÁ POR QUÊ? E TEM AS CASAS DOS MORROS, ÀS VEZES BARRACOS, BEM PEQUENOS. EXISTEM AINDA AS CASAS IMPROVISADAS EMBAIXO DAS PONTES. [...] O IGLU DOS ESQUIMÓS, O NINHO DOS PASSARINHOS. TEM OS CASTELOS DOS PRÍNCIPES E DAS PRINCESAS, DOS NOBRES E DOS CAVALEIROS. TEM A CASA MAL-ASSOMBRADA...

TEM A CASA DA VÓ E DO VÔ, E A CASA DO AMIGO. DE UNS TEMPOS PRA CÁ, ALGUMAS CRIANÇAS PASSARAM A TER A CASA DO PAI E A CASA DA MÃE. [...] TEM GENTE QUE MUDA DE CASA O TEMPO TODO. SÃO PESSOAS QUE MORAM EM HOTÉIS, PORQUE VIVEM VIAJANDO. [...] TEM CRIANÇA QUE MORA EM ORFANATO, OU EM UM LAR DE CARIDADE. E AÍ, ESTA FICA SENDO A SUA CASA. [...] E A SUA CASA, COMO É?

ANNA CLAUDIA RAMOS E ANA RAQUEL. TODO MUNDO TEM CASA. 6. ED. SÃO PAULO: FORMATO, 2000. P. 6-8, 13, 15, 17, 19, 20, 24, 28. (COLEÇÃO TODO MUNDO TEM).
DAS CASAS CITADAS NO TEXTO, CONTORNE AS QUE VOCÊ FREQUENTA.

• EM QUAL DESSAS CASAS VOCÊ MAIS GOSTA DE FICAR? POR QUÊ?
Respostas pessoais.
CONSULTE UM CALENDÁRIO ANUAL E ESCREVA O NOME DOS MESES DE ACORDO COM A QUANTIDADE DE DIAS.

CADÊ O FOGO?
O QUE SERÁ QUE ACONTECEU COM O FOGO NA PARLENDA ANTERIOR?
CRIE COM OS COLEGAS UMA CONTINUAÇÃO PARA A PARLENDA.
SABOROSAS LEMBRANÇAS DE FAMÍLIA
VOCÊ E OS COLEGAS ASSISTIRAM AO VÍDEO DA TURMA DO LUAN “DOCES HISTÓRIAS”. NELE, PROFESSOR SÉRGIO, THERESA E LUAN CONVERSAM SOBRE SUAS LEMBRANÇAS SOBRE RECEITAS TRADICIONAIS NAS FAMÍLIAS.
DE QUE DOCE CADA PERSONAGEM SE LEMBROU? LIGUE O NOME DO DOCE À FIGURA DA CENA CORRESPONDENTE.

VOCÊ REGISTRARÁ DE OUTRO MODO O TOTAL DE VOTOS QUE AS BRINCADEIRAS PREFERIDAS DA TURMA RECEBERAM. ESSE REGISTRO É CHAMADO GRÁFICO.

UM, DOIS, FEIJÃO COM ARROZ
VOCÊ CONHECE A PARLENDA QUE ESTÁ ESCRITA NESTA FOLHA? AS PALAVRAS EM DESTAQUE E AS ILUSTRAÇÕES PODEM SER UMA PISTA...
UM, DOIS, FEIJÃO COM ARROZ.
TRÊS, QUATRO, FEIJÃO NO PRATO.
CINCO, SEIS, UM PÃO FRANCÊS.
SETE, OITO, COMER BISCOITO.
NOVE, DEZ, COMER PASTÉIS.
CANTIGA POPULAR.
PINTE NA PARLENDA O QUE VOCÊ MAIS GOSTA DE COMER.
DESENHE COMO FOI A BRINCADEIRA OU COLE UMA FOTOGRAFIA DESSE MOMENTO.
MARQUE O NÚMERO QUE INDICA QUANTAS VEZES VOCÊ ABRE A BOCA PARA FALAR CADA UMA DAS PALAVRAS.

PEÇA A UM FAMILIAR PARA LER O TRECHO DE UMA CANTIGA. DEPOIS MOSTRE A ELE (OU ELA) COMO É QUE SE FAZ.
GINGA NA CAPOEIRA
A PERNINHA NA FRENTE A OUTRA ATRÁS O BRAÇO NO ROSTO É ASSIM QUE SE FAZ
CANTIGA POPULAR.
O ENCERRAMENTO DO MÊS CULTURAL
NO ENCERRAMENTO DO MÊS CULTURAL, OS FAMILIARES DOS ALUNOS FORAM CONVIDADOS PARA CONHECER O QUE FOI APRESENTADO NAS ATIVIDADES. OBSERVE UM MOMENTO DESSA CONFRATERNIZAÇÃO.

DESCUBRA E MARQUE AS DIFERENÇAS ENTRE AS DUAS CENAS.

COMO SERÁ QUE A HISTÓRIA DAS TARTARUGUINHAS CONTINUOU? VOCÊ ACHA QUE ELAS VÃO CONSEGUIR VIAJAR PELOS MARES E DEPOIS VOLTAR ÀS PRAIAS EM QUE NASCERAM PARA BOTAR OS OVOS DELAS?
COLE O TEXTO QUE VOCÊ E OS COLEGAS CRIARAM CONTANDO ESSA CONTINUAÇÃO DA AVENTURA.
JOGO DA MEMÓRIA – SÍLABAS
DESTAQUE O JOGO DO ANEXO 1 E OUÇA AS ORIENTAÇÕES DO PROFESSOR.


EM TODAS AS PARTES DO MUNDO, OS TIPOS DE MORADIA SÃO DIVERSOS E FEITOS DE MATERIAIS VARIADOS.

• CONVERSE COM OS COLEGAS SOBRE OS MATERIAIS DE QUE AS MORADIAS PODEM SER FEITAS. CONTE A ELES DE QUE MATERIAL SUA MORADIA É FEITA.
Estes materiais são parte integrante das coleções da editora Saraiva. Eles poderão ser reproduzidos desde que o título das obras e suas respectivas autorias sejam sempre citadas