Selecione as melhores questões em nosso banco de atividades
1
Pesquise diretamente pela barra de busca abaixo ou filtre as questões escolhendo segmento, disciplina, assunto, tipo de avaliação, ano e/ou competência.
2
Clique no botão [+] abaixo da questão que deseja adicionar a sua prova, ou arraste a questão para o organizador de prova.
3
Use a aba do organizador para excluir ou adicionar as questões de nosso banco para a sua prova.
4
Quando estiver satisfeito com montagem realizada, clique em “Prévia da prova” para visualizar sua prova completa.
5
Se quiser retornar para editar algo clique em “Editar prova”. Caso esteja satisfeito, insira seu nome e e-mail nos campos e clique em “ Finalizar”.
6
Basta acessar os links da prova e gabarito que serão exibidos!
ACOMPANHE A LEITURA QUE O PROFESSOR VAI FAZER DA LETRA DA CANÇÃO.
CIRANDA
DEIXA DE MANHA DE NOITE, DE DIA TODA CRIANÇA DIZ QUE TUDO É SEU EI MENINO, EI MENINA LARGA DISSO, LAGARTIXA QUE NESSA CIRANDA O MUNDO INTEIRO É MEU, É SEU, É MEU, É SEU COMO UMA VEZ TINHA UM TATU-BOLINHA MAIS OUTRA VEZ NASCEU UM MONTE DE IRMÃOS MAIS O AMIGO, MAIS A PRIMA, O COLEGA, A VIZINHA E NESSA CIRANDA TATU-BOLINHA VIROU BOLÃO, BALÃO, BOLÃO, BALÃO [...]
SANDRA PERES; ZÉ TATIT. CIRANDA. CANÇÕES DE BRINCAR: 15 CANÇÕES INÉDITAS PARA BRINCAR. SÃO PAULO: PALAVRA CANTADA, 1996. CD. FAIXA 1. DISPONÍVEL EM: https://www.youtube.com/watch?app=desktope v=y9H2KxPpSsA. ACESSO EM: 25 NOV. 2024.
O QUE VOCÊ SABE SOBRE A BRINCADEIRA DE CIRANDA?
Resposta pessoal.
ACOMPANHE A LEITURA QUE O PROFESSOR VAI FAZER DA LETRA DA CANÇÃO.
CIRANDA
DEIXA DE MANHA DE NOITE, DE DIA TODA CRIANÇA DIZ QUE TUDO É SEU EI MENINO, EI MENINA LARGA DISSO, LAGARTIXA QUE NESSA CIRANDA O MUNDO INTEIRO É MEU, É SEU, É MEU, É SEU COMO UMA VEZ TINHA UM TATU-BOLINHA MAIS OUTRA VEZ NASCEU UM MONTE DE IRMÃOS MAIS O AMIGO, MAIS A PRIMA, O COLEGA, A VIZINHA E NESSA CIRANDA TATU-BOLINHA VIROU BOLÃO, BALÃO, BOLÃO, BALÃO [...]
SANDRA PERES; ZÉ TATIT. CIRANDA. CANÇÕES DE BRINCAR: 15 CANÇÕES INÉDITAS PARA BRINCAR. SÃO PAULO: PALAVRA CANTADA, 1996. CD. FAIXA 1. DISPONÍVEL EM: https://www.youtube.com/watch?app=desktope v=y9H2KxPpSsA. ACESSO EM: 25 NOV. 2024.
CONTORNE DE CORES DIFERENTES AS PALAVRAS QUE RIMAM NA LETRA DA CANÇÃO.
CIRANDA
DEIXA DE MANHA DE NOITE, DE DIA TODA CRIANÇA DIZ QUE TUDO É EI MENINO, EI MENINA LARGA DISSO, LAGARTIXA QUE NESSA CIRANDA O MUNDO INTEIRO É , É SEU, É MEU, É COMO UMA VEZ TINHA UM TATU-BOLINHA MAIS OUTRA VEZ NASCEU UM MONTE DE IRMÃOS MAIS O AMIGO, MAIS A PRIMA, O COLEGA, A VIZINHA E NESSA CIRANDA TATU-BOLINHA VIROU BOLÃO, BALÃO, BOLÃO, BALÃO [...]
OBSERVE AS FOTOGRAFIAS E RESPONDA: QUE PARTES DO CORPO ESTÃO SENDO RETRATADAS NAS FOTOGRAFIAS?
NA FOTOGRAFIA 1, COM QUE PÉ A CRIANÇA PISA NO CHÃO?
ESQUERDO
DIREITO
OBSERVE AS IMAGENS ABAIXO E RESPONDA À QUESTÃO.
VOCÊ JÁ ESTEVE EM UMA PRAÇA PARECIDA COM AS DAS IMAGENS?
( ) SIM
( ) NÃO
Resposta pessoal.
EM TODAS AS PARTES DO MUNDO, OS TIPOS DE MORADIA SÃO DIVERSOS E FEITOS DE MATERIAIS VARIADOS.
• CONVERSE COM OS COLEGAS SOBRE OS MATERIAIS DE QUE AS MORADIAS PODEM SER FEITAS. CONTE A ELES DE QUE MATERIAL SUA MORADIA É FEITA.
CONTORNE NO DIAGRAMA O NOME DE CADA IMAGEM. ATENÇÃO: TODOS OS NOMES COMEÇAM COM A LETRA G.
REPRESENTE OS DESLOCAMENTOS NA RETA E FAÇA O REGISTRO MATEMÁTICO.
A) VOCÊ CHEGOU AO PONTO 12.
REGISTRO MATEMÁTICO: 5 + 7 = 12
B) VOCÊ CHEGOU AO PONTO 12
REGISTRO MATEMÁTICO: 3 + 9 = 12
C) VOCÊ CHEGOU AO PONTO 8.
REGISTRO MATEMÁTICO: 12 – 4 = 8
D) VOCÊ CHEGOU AO PONTO 6.
REGISTRO MATEMÁTICO: 13 – 7 = 6
E) VOCÊ CHEGOU AO PONTO 20.
REGISTRO MATEMÁTICO: 12 + 8 = 20
TEXTO 1
ACOMPANHE A LEITURA DOS TEXTOS COM O PROFESSOR.
TAMANDUÁ-BANDEIRA
TAMANDUÁ-BANDEIRA FOI À FEIRA COMPRAR FORMIGA PARA ENCHER A BARRIGA.
SÓ ENCONTROU VERDUREIRO, PASTELEIRO, BANANEIRO, BATATEIRO, PEIXEIRO, E NENHUM FORMIGUEIRO.
LALAU; LAURABEATRIZ. BRASILEIRINHOS. SÃO PAULO: COMPANHIA DAS LETRINHAS, 2001.
TEXTO 2
TAMANDUÁ-BANDEIRA
[O TAMANDUÁ-BANDEIRA] DESTACA-SE PELO SEU TAMANHO, SENDO COMUM INDIVÍDUOS COM MAIS DE 30 QUILOGRAMAS E CERCA DE 2 METROS DE COMPRIMENTO. A PELAGEM TAMBÉM É MARCANTE, APRESENTANDO UMA FAIXA DIAGONAL PRETA EM SEU CORPO COM BORDAS BRANCAS. AS PATAS DIANTEIRAS SÃO MAIS CLARAS QUE AS PATAS TRASEIRAS. [...] ESSA ESPÉCIE ALIMENTA-SE PRINCIPALMENTE DE FORMIGAS E CUPINS, INSETOS QUE SÃO CAPTURADOS POR SUA LONGA LÍNGUA DE CERCA DE 60 CENTÍMETROS. [...] É UM ANIMAL QUE VIVE SOZINHO, SENDO COMUM AVISTÁ-LO COM OUTROS INDIVÍDUOS APENAS NO MOMENTO DA REPRODUÇÃO E COM SEUS FILHOTES.
TAMANDUÁ-BANDEIRA. MUNDO EDUCAÇÃO. DISPONÍVEL EM: https://mundoeducacao.uol.com.br/biologia/tamandua.htm. ACESSO EM: 19 NOV.. 2024.
VOCÊ JÁ OUVIU FALAR SOBRE UM ANIMAL QUE AGARRA INSETOS COM SUA LONGA LÍNGUA?
Resposta pessoal.
OBSERVE AS FOTOGRAFIAS DO JARDIM BOTÂNICO DE CURITIBA (PARANÁ).
A) (X) FOTOGRAFIA 2
B) (X) FOTOGRAFIA 1
REGRAS DE CONVIVÊNCIA
DESTAQUE DO ANEXO 4 O JOGO “REGRAS DE CONVIVÊNCIA” PARA JOGAR COM OS COLEGAS.
AS ESCOLAS QUE EXISTEM PELO MUNDO OCUPAM ESPAÇOS VARIADOS. OS AMBIENTES DELAS VÃO DOS MAIS SIMPLES AOS MAIS SOFISTICADOS.
• COMO É A SUA ESCOLA?
Resposta pessoal.
OBSERVE CADA ILUSTRAÇÃO E ESCREVA OS NÚMEROS QUE REPRESENTAM
• A QUANTIDADE DE CRIANÇAS: • A QUANTIDADE DE MÃOS QUE ESTÃO SENDO LAVADAS:
• A QUANTIDADE DE CRIANÇAS: • A QUANTIDADE DE MÃOS QUE ESTÃO SENDO LAVADAS:
• A QUANTIDADE DE CRIANÇAS: • A QUANTIDADE DE MÃOS QUE ESTÃO SENDO LAVADAS:
• A QUANTIDADE DE CRIANÇAS:
• A QUANTIDADE DE MÃOS QUE ESTÃO SENDO LAVADAS:
Imagem 1: • 4
• 8
Imagem 2: • 5
• 10
Imagem 3: • 8
• 16
Imagem 4: • 10
• 20
OBSERVE ALGUNS CUIDADOS QUE DEVEMOS TER PARA O CORPO FICAR SAUDÁVEL.
AGORA, COPIE ESSES CUIDADOS, ORGANIZANDO-OS DE ACORDO COM A TABELA.
OBSERVE ESTA IMAGEM.
ASSINALE COM UM X OS NOMES DAS ATIVIDADES QUE ESTÃO ACONTECENDO NA PRAÇA.
( ) BRINCADEIRAS
( ) FEIRA DE ARTESANATO
( ) PASSEIO COM CACHORRO
( ) AULA DE GINÁSTICA
( ) BATE-PAPO ENTRE PESSOAS
( ) JOGO DE TABULEIRO
( ) APRESENTAÇÃO DE MÚSICA
( ) PASSEIO DE BICICLETA
( x ) BRINCADEIRAS
( x ) AULA DE GINÁSTICA
( x ) BATE-PAPO ENTRE PESSOAS
( x ) JOGO DE TABULEIRO
( x )PASSEIO DE BICICLETA
OS LADOS DIREITO E ESQUERDO DO CORPO
VOCÊ JÁ PARTICIPOU DE ATIVIDADES QUE UTILIZAVAM AS DUAS MÃOS. AGORA, VAMOS EXPLORAR ALGUNS MOVIMENTOS USANDO OS PÉS.
AMARRE UMA FITA AZUL EM SEU TORNOZELO DIREITO E UMA AMARELA EM SEU TORNOZELO ESQUERDO. OUÇA AS ORIENTAÇÕES DO PROFESSOR E DIVIRTA-SE COM A BRINCADEIRA!
VOCÊ DESENHOU SUAS MÃOS E SEUS PÉS, BRINCOU, DANÇOU E MOVIMENTOU OS LADOS DIREITO E ESQUERDO DO SEU CORPO.
AGORA, OBSERVE A FOTOGRAFIA.
A MENINA ESTÁ DE FRENTE OU DE COSTAS PARA O ESPELHO?
De frente.
ESCREVA AS PALAVRAS QUE FALTAM PARA COMPLETAR AS EXPRESSÕES. AS FOTOGRAFIAS DÃO AS PISTAS.
a) pato
b) frio
ACOMPANHE A LEITURA QUE O PROFESSOR VAI FAZER DA CANTIGA.
ALECRIM DOURADO
ALECRIM ALECRIM DOURADO QUE NASCEU NO CAMPO E NÃO FOI SEMEADO
FOI MEU AMOR QUE ME DISSE ASSIM QUE A FLOR DO CAMPO É O ALECRIM
DOMÍNIO PÚBLICO.
GLOSSÁRIO SEMEADO: SEMENTES ESPALHADAS NA TERRA PARA GERMINAREM.
COPIE DA CANTIGA “ALECRIM DOURADO” AS PALAVRAS QUE RIMAM COM:
A) Amor.
B) Assim.
C) Dourado.
• DEPOIS DE JOGAR COM OS COLEGAS, RESPONDA ÀS QUESTÕES.
A) É impossível obter 1, pois a menor soma possível com os pontos de dois dados é 2.
B) 12 em cada jogada.
C) 6 + 2 ou 2 + 6; 3 + 5 ou 5 + 3; 4 + 4
D) 4 + 6 ou 6 + 4; 5 + 5
E) • Impossível, pois o jogo é realizado com dois dados.
• É possível, pois 2, 4, 6, 8, 10 e 12 são somas possíveis.
• É possível, pois 3, 5, 7, 9 e 11 são somas possíveis.
• É impossível, pois a maior soma possível com dois dados é 12.
• É possível, basta tirar o número 1 nos dois dados.
F) • 1 + 2 ou 2 + 1.
• 1 + 4 ou 4 + 1; 2 + 3 ou 3 + 2.
• 3 + 6 ou 6 + 3; 4 + 5 ou 5 + 4.
• 5 + 6 ou 6 + 5.
• 6 + 6.
ACOMPANHE A LEITURA DA LETRA DA CANÇÃO COM O PROFESSOR.
LAVAR AS MÃOS (MÃO)
UMA LAVA OUTRA, LAVA UMA MÃO LAVA OUTRA, LAVA UMA MÃO LAVA OUTRA LAVA UMA
DEPOIS DE BRINCAR NO CHÃO DE AREIA A TARDE INTEIRA ANTES DE COMER, BEBER, LAMBER, PEGAR NA MAMADEIRA LAVA UMA MÃO, LAVA OUTRA LAVA UMA MÃO, LAVA OUTRA LAVA UMA
A DOENÇA VAI EMBORA JUNTO COM A SUJEIRA VERMES, BACTÉRIAS, MANDO EMBORA EMBAIXO DA TORNEIRA ÁGUA UMA, ÁGUA OUTRA ÁGUA UMA MÃO, ÁGUA OUTRA ÁGUA UMA MÃO
LAVA OUTRA, LAVA UMA MÃO LAVA OUTRA LAVA UMA
NA SEGUNDA, TERÇA, QUARTA, QUINTA E SEXTA-FEIRA NA BEIRA DA PIA, TANQUE, BICA, BACIA, BANHEIRA LAVA UMA MÃO LAVA OUTRA, LAVA UMA
ARNALDO ANTUNES. PRA FICAR COM VOCÊ. PALAVRA CANTADA, MCD, 2014.
NA LETRA DA CANÇÃO APARECE A PALAVRA SEGUNDA, QUE TEM A LETRA G EM UMA DE SUAS SÍLABAS. NO QUADRO, CONTORNE AS SÍLABAS QUE TÊM ESSA MESMA LETRA.
COMPLETE AS SEQUÊNCIAS.
A) 10 - 20 - 30 - 40 - 50 - 60 - 70 - 80 - 90 - 100
B) 34 - 33 - 32 - 31 - 30 - 29 - 28 - 27 - 26 - 25
C) 20 - 22 - 24 - 26 - 28 - 30 - 32 - 34 - 36 - 38 - 40
D) 31 - 33 - 35 - 37 - 39 - 41 - 43 - 45 - 47 - 49
JUNTE AS CONSOANTES DA PALAVRA ALECRIM COM AS VOGAIS DO QUADRO E FORME SÍLABAS.
QUEM CONVIVE NO ESPAÇO COLETIVO ESCOLAR?
Alunos da escola, funcionários, professores, coordenadores, diretores.
ACOMPANHE A LEITURA QUE O PROFESSOR VAI FAZER.
AO OUVIR O TRAVA-LÍNGUA, O QUE VOCÊ IMAGINA SER UM MAFAGAFO?
É um animal inventado ou imaginário.
ACOMPANHE A LEITURA DO POEMA.
UM CACHORRO
UM CACHORRO DO MORRO DESCEU PEDINDO SOCORRO: — SE NÃO CUIDAREM DE MIM, AI, EU MORRO! SE ME PEGAREM VIRANDO LIXO, NEM ME LIXO. SE VIEREM COM PONTAPÉ, DOU NO PÉ.
MAS AÍ O CACHORRO DO MORRO ENCONTROU DONA SOCORRO. E VEIO BANHO E VEIO BOA BOIA, MUITO AGRADO POR TODO LADO, UM BOM LUGAR PRA DORMIR E MUITA RAZÃO PRA SORRIR.
E ERA UMA VEZ UM CACHORRO DO MORRO…
ELIAS JOSÉ. DE OLHO NOS BICHOS. SÃO PAULO: FTD, 2003. P. 41. (SÉRIE ARCA DE NOÉ).
ESCREVA O NOME DA PESSOA QUE O CACHORRO ENCONTROU.
Dona Socorro.
OBSERVE A IMAGEM A SEGUIR E CONTORNE:
• DE LARANJA AS FIGURAS DE ANIMAIS DE ESTIMAÇÃO.
• DE AZUL OS ITENS UTILIZADOS PARA A ALIMENTAÇÃO DO ANIMAL.
• DE VERDE OS OBJETOS USADOS PARA A MANUTENÇÃO DA SAÚDE E DO BEM-ESTAR DO ANIMAL.
Os alunos devem contornar:
– de laranja: gato, cachorro, peixe, coelho;
– de azul: comedouro, pacote de ração, ossinho;
– de verde: casinha, caminha, seringa/vacina, xampu, pente/escova, brinquedo/bola.
ACOMPANHE A LEITURA DO TEXTO COM O PROFESSOR E CONHEÇA A HISTÓRIA DE AUGUSTO.
AUGUSTO FOI MUITO ESPERADO POR TODA A FAMÍLIA. SUA MÃE ESCOLHEU ESSE NOME PORQUE ERA O MESMO NOME DO PAI DELA. LOGO QUE NASCEU, GANHOU SEU PRIMEIRO DOCUMENTO: A CERTIDÃO DE NASCIMENTO. AUGUSTO NÃO SE LEMBRA DE TER SIDO FOTOGRAFADO, MAS SEUS PAIS TÊM MUITAS FOTOGRAFIAS QUE REGISTRAM MOMENTOS DESDE O SEU NASCIMENTO.
AUGUSTO GOSTA MUITO DE OUVIR SUA MÃE CONTAR HISTÓRIAS E DE VER FOTOGRAFIAS DE QUANDO ELE APRENDEU A ANDAR, A FALAR SUAS PRIMEIRAS PALAVRAS E A VIVER SUAS PRIMEIRAS AVENTURAS.
QUANDO AUGUSTO TINHA 3 ANOS, NASCEU SEU IRMÃO, JOÃO. APÓS O NASCIMENTO DE JOÃO, OS PASSEIOS NO PARQUE FICARAM AINDA MELHORES.
AUGUSTO COMEÇOU A IR À ESCOLA COM 4 ANOS. LÁ FEZ MUITOS AMIGOS, APRENDEU A ESCREVER E A CONTAR.
HOJE, AUGUSTO TEM 6 ANOS E ESTÁ NO 1º ANO. ELE SE DIVERTE MUITO QUANDO APRENDE ALGO NOVO, ADORA FUTEBOL E GOSTA DE LER HISTÓRIAS SOBRE DINOSSAUROS.
TEXTO ESCRITO PELAS AUTORAS.
COM BASE NA HISTÓRIA DE AUGUSTO:
a) e b) O aluno deverá marcar um X vermelho na ilustração de Augusto recém-nascido e na ilustração em que está se alimentando. Depois, deverá marcar um X azul na ilustração de Augusto indo para a escola.
c) ESCREVER / CONTAR
Estes materiais são parte integrante das coleções da editora Saraiva. Eles poderão ser reproduzidos desde que o título das obras e suas respectivas autorias sejam sempre citadas