Selecione as melhores questões em nosso banco de atividades
1
Pesquise diretamente pela barra de busca abaixo ou filtre as questões escolhendo segmento, disciplina, assunto, tipo de avaliação, ano e/ou competência.
2
Clique no botão [+] abaixo da questão que deseja adicionar a sua prova, ou arraste a questão para o organizador de prova.
3
Use a aba do organizador para excluir ou adicionar as questões de nosso banco para a sua prova.
4
Quando estiver satisfeito com montagem realizada, clique em “Prévia da prova” para visualizar sua prova completa.
5
Se quiser retornar para editar algo clique em “Editar prova”. Caso esteja satisfeito, insira seu nome e e-mail nos campos e clique em “ Finalizar”.
6
Basta acessar os links da prova e gabarito que serão exibidos!
ACOMPANHE A LEITURA QUE O PROFESSOR VAI FAZER DO TEXTO A SEGUIR.
ROBÔ DE SUCATA
MATERIAL
• CAIXAS DE TAMANHOS VARIADOS
• COLA BRANCA, RÉGUA E TESOURA COM PONTAS ARREDONDADAS
• FITA-CREPE
• UMA FOLHA DE PAPEL SULFITE
• PINCEL
• TINTA ACRÍLICA (COR DE SUA PREFERÊNCIA)
• 1 ROLO DE PAPEL TOALHA
• 2 TAMPINHAS DE GARRAFA PET
• 4 TAMPINHAS DE CREME DENTAL
• PARA DECORAÇÃO: TAMPAS, BOTÕES, SOBRAS DE E.V.A., ENTRE OUTROS
COMO FAZER
1. COLOQUE O MATERIAL SOBRE A MESA.
2. SEPARE O MATERIAL POR TAMANHO E TIPO (PAPEL, CAIXA, TAMPINHAS, BOTÕES, ETC.).
3. PENSE NO MATERIAL QUE VOCÊ TEM DISPONÍVEL E FAÇA UM DESENHO (ESBOÇO) DE COMO VOCÊ ACHA QUE VAI FICAR SEU ROBÔ. ELE DEVE TER CABEÇA, TRONCO E MEMBROS, ALÉM DE OLHOS, NARIZ E BOCA.
4. USE A MAIOR CAIXA PARA FAZER O TRONCO DO ROBÔ.
5. SELECIONE O MATERIAL QUE PODE SER USADO PARA FAZER OS BRAÇOS E AS PERNAS DO ROBÔ. FIXE-OS AO TRONCO COM FITA-CREPE OU COLA.
6. FAÇA O PESCOÇO USANDO UMA CAIXA OU OUTRO MATERIAL. FIXE-A COM COLA OU FITA-CREPE.
7. SEPARE UMA CAIXA PARA SER A CABEÇA. FIXE-A AO PESCOÇO.
8. COLE BOTÕES, TAMPINHAS DE GARRAFA OU OUTROS MATERIAIS PARA FAZER OLHOS, BOCA E NARIZ. COLE-OS NA CABEÇA.

TEXTO ESCRITO PELAS AUTORAS.
QUAL É O TÍTULO DO TEXTO?
Robô de sucata.
ACOMPANHE A LEITURA QUE O PROFESSOR VAI FAZER DA FICHA DE INSCRIÇÃO.
FICHA DE INSCRIÇÃO
NOME COMPLETO: ANA LUÍSA PEREIRA
DATA DE NASCIMENTO: 13/3/2019
NOME DO RESPONSÁVEL: MARIA PEREIRA
ENDEREÇO: RUA DAS FLORES, 11
BAIRRO: JARDIM MARGARIDA
MUNICÍPIO: ALTO RIO DOCE
ESTADO: MINAS GERAIS
TELEFONE PARA CONTATO: (33) 97165-4321
E-MAIL DO RESPONSÁVEL: M.PEREIRA@BRASILEDUCACAO.COM
MODALIDADE ESPORTIVA: NATAÇÃO
TEXTO ESCRITO PELAS AUTORAS.
VOCÊ JÁ PREENCHEU ALGUMA FICHA DE INSCRIÇÃO?
Resposta pessoal.
EM UMA FOLHA À PARTE, FAÇA O DESENHO DO ROBÔ DE SUCATA QUE FOI CONFECCIONADO NA SEÇÃO VAMOS BRINCAR. NÃO SE ESQUEÇA DE DESENHAR OS ACESSÓRIOS NELE.
Desenho do robô de sucata confeccionado pelo aluno.
OBSERVE ALGUNS CUIDADOS QUE DEVEMOS TER PARA O CORPO FICAR SAUDÁVEL.

AGORA, COPIE ESSES CUIDADOS, ORGANIZANDO-OS DE ACORDO COM A TABELA.


ACOMPANHE A LEITURA DA LETRA DA CANÇÃO COM O PROFESSOR.
LAVAR AS MÃOS (MÃO)
UMA LAVA OUTRA, LAVA UMA MÃO LAVA OUTRA, LAVA UMA MÃO LAVA OUTRA LAVA UMA
DEPOIS DE BRINCAR NO CHÃO DE AREIA A TARDE INTEIRA ANTES DE COMER, BEBER, LAMBER, PEGAR NA MAMADEIRA LAVA UMA MÃO, LAVA OUTRA LAVA UMA MÃO, LAVA OUTRA LAVA UMA
A DOENÇA VAI EMBORA JUNTO COM A SUJEIRA VERMES, BACTÉRIAS, MANDO EMBORA EMBAIXO DA TORNEIRA ÁGUA UMA, ÁGUA OUTRA ÁGUA UMA MÃO, ÁGUA OUTRA ÁGUA UMA MÃO

LAVA OUTRA, LAVA UMA MÃO LAVA OUTRA LAVA UMA
NA SEGUNDA, TERÇA, QUARTA, QUINTA E SEXTA-FEIRA NA BEIRA DA PIA, TANQUE, BICA, BACIA, BANHEIRA LAVA UMA MÃO LAVA OUTRA, LAVA UMA

ARNALDO ANTUNES. PRA FICAR COM VOCÊ. PALAVRA CANTADA, MCD, 2014.
NA LETRA DA CANÇÃO APARECE A PALAVRA SEGUNDA, QUE TEM A LETRA G EM UMA DE SUAS SÍLABAS. NO QUADRO, CONTORNE AS SÍLABAS QUE TÊM ESSA MESMA LETRA.


OBSERVE AS SEQUÊNCIAS DE PÉS. EM SEGUIDA, DESENHE MAIS TRÊS ELEMENTOS DE ACORDO COM CADA PADRÃO.
a)

b)

ACOMPANHE A LEITURA QUE O PROFESSOR VAI FAZER DA LETRA DA CANÇÃO.
GENTE TEM SOBRENOME
TODAS AS COISAS TÊM NOME CASA, JANELA E JARDIM COISAS NÃO TÊM SOBRENOME MAS A GENTE SIM
TODAS AS FLORES TÊM NOME ROSA, CAMÉLIA E JASMIM FLORES NÃO TÊM SOBRENOME MAS A GENTE SIM
O CHICO É BUARQUE, CAETANO É VELOSO O ARY FOI BARROSO TAMBÉM E TEM OS QUE SÃO JORGE, TEM O JORGE AMADO TEM OUTRO QUE É O JORGE BEN
QUEM TEM APELIDO, DEDÉ, ZACARIAS MUSSUM E A FAFÁ DE BELÉM TEM SEMPRE UM NOME E DEPOIS DO NOME TEM SOBRENOME TAMBÉM
TODO BRINQUEDO TEM NOME BOLA, BONECA E PATINS BRINQUEDOS NÃO TÊM SOBRENOME MAS A GENTE SIM
COISAS GOSTOSAS TÊM NOME BOLO, MINGAU E PUDIM DOCES NÃO TÊM SOBRENOME MAS A GENTE SIM
RENATO É ARAGÃO, O QUE FAZ CONFUSÃO CARLITOS É O CHARLES CHAPLIN E TEM O VINÍCIUS, QUE ERA DE MORAES E O TOM BRASILEIRO É JOBIM
QUEM TEM APELIDO, ZICO, MAGUILA XUXA, PELÉ E HE-MAN TEM SEMPRE UM NOME E DEPOIS DO NOME TEM SOBRENOME TAMBÉM
TOQUINHO E ELIFAS ANDREATO. GENTE TEM SOBRENOME. IN: CANÇÃO DE TODAS AS CRIANÇAS. PHILIPS, 1987. CD. FAIXA 2.
NA LETRA DA CANÇÃO, HÁ NOMES DE ALGUNS ARTISTAS BRASILEIROS MUITO RESPEITADOS POR SUAS OBRAS. VOCÊ JÁ OUVIU FALAR DE ALGUM DELES? QUAL?
Respostas pessoais.
ACOMPANHE A LEITURA QUE O PROFESSOR VAI FAZER DO POEMA.
CÃO E HOMEM SÃO AMIGOS DESDE O TEMPO DAS CAVERNAS. O CÃO VIGIAVA OS PERIGOS. (TAMBÉM TINHA MEDO DAS FERAS). É BOM SER AMIGO DO HOMEM. ELE SABE QUANDO TENHO FOME. TENHO AMIGO, TENHO ABRIGO... SABE O QUE MAIS? TENHO ATÉ NOME.
LUIZ ROBERTO GUEDES. BICHARADA DE LETRAS. SÃO PAULO: FTD, 1996. (COLEÇÃO PLANETA BICHO).
NO POEMA, QUEM DIZ “É BOM SER AMIGO DO HOMEM”?
O cão.
CONTORNE NO DIAGRAMA O NOME DE CADA IMAGEM. ATENÇÃO: TODOS OS NOMES COMEÇAM COM A LETRA G.


COM A AJUDA DE UM ADULTO, RESPONDA:
A) Resposta pessoal.
B) Resposta pessoal.
DESENHE UMA CENA À NOITE COM CHUVA E CALOR.
Resposta pessoal.
OBSERVE AS PALAVRAS DESTACADAS NOS VERSOS.
DESEJAVA VISITAR SEU COMPADRE CROCODILO MAS MORRIA DE PREGUIÇA: QUE BOCEJOS! QUE COCHILOS! — JACARÉ, E OS DENTES DE TRÁS?
A) Morria e jacaré.
B) A consoante r.
VOCÊ JÁ FOI AO DENTISTA? COMO FOI ESSA EXPERIÊNCIA?
Respostas pessoais.
NA HORA DO BANHO, USAMOS VÁRIOS PRODUTOS DE HIGIENE. OBSERVE A ILUSTRAÇÃO A SEGUIR.

A FAMÍLIA DE PEDRO COMPRA 8 SABONETES POR MÊS. QUANTOS SABONETES A FAMÍLIA COMPRAM PARA USAR EM 3 MESES? REGISTRE COMO PENSOU.
Em três meses, serão utilizados 24 sabonetes.
PREENCHA A FICHA A SEGUIR COM SEUS DADOS. PEÇA AJUDA A UM FAMILIAR OU RESPONSÁVEL.

Respostas pessoais de acordo com informações de um familiar ou responsável.
OBSERVE CADA ILUSTRAÇÃO E ESCREVA OS NÚMEROS QUE REPRESENTAM

• A QUANTIDADE DE CRIANÇAS: • A QUANTIDADE DE MÃOS QUE ESTÃO SENDO LAVADAS:

• A QUANTIDADE DE CRIANÇAS: • A QUANTIDADE DE MÃOS QUE ESTÃO SENDO LAVADAS:

• A QUANTIDADE DE CRIANÇAS: • A QUANTIDADE DE MÃOS QUE ESTÃO SENDO LAVADAS:

• A QUANTIDADE DE CRIANÇAS:
• A QUANTIDADE DE MÃOS QUE ESTÃO SENDO LAVADAS:
Imagem 1: • 4
• 8
Imagem 2: • 5
• 10
Imagem 3: • 8
• 16
Imagem 4: • 10
• 20
• DEPOIS DE JOGAR COM OS COLEGAS, RESPONDA ÀS QUESTÕES.
A) É impossível obter 1, pois a menor soma possível com os pontos de dois dados é 2.
B) 12 em cada jogada.
C) 6 + 2 ou 2 + 6; 3 + 5 ou 5 + 3; 4 + 4
D) 4 + 6 ou 6 + 4; 5 + 5
E) • Impossível, pois o jogo é realizado com dois dados.
• É possível, pois 2, 4, 6, 8, 10 e 12 são somas possíveis.
• É possível, pois 3, 5, 7, 9 e 11 são somas possíveis.
• É impossível, pois a maior soma possível com dois dados é 12.
• É possível, basta tirar o número 1 nos dois dados.
F) • 1 + 2 ou 2 + 1.
• 1 + 4 ou 4 + 1; 2 + 3 ou 3 + 2.
• 3 + 6 ou 6 + 3; 4 + 5 ou 5 + 4.
• 5 + 6 ou 6 + 5.
• 6 + 6.
EM UMA TURMA DO 1º ANO, FOI FEITO UM LEVANTAMENTO PARA SABER QUEM COSTUMA FAZER ATIVIDADES DURANTE O DIA E QUEM FAZ DURANTE A NOITE. CONFIRA O RESULTADO.

A) 15 crianças.
B) 8 crianças.
C) Período diurno.
EM UM SÍTIO TEM 1 CAVALO, 1 CACHORRO E 2 GATOS.
a) Há 4 animais ao todo: um cavalo, um cachorro e dois gatos.
b) 16 patas no total.
OBSERVE NOVAMENTE A IMAGEM DA PÁGINA ANTERIOR E ESCREVA EM CADA COLUNA O QUE SE PEDE.


RESOLVA OS PROBLEMAS MATEMÁTICOS, REGISTRANDO SUA ESTRATÉGIA PARA ENCONTRAR A SOLUÇÃO.
a) 15
b) 16
ACOMPANHE A LEITURA QUE O PROFESSOR VAI FAZER DAS DUAS PARLENDAS. DEPOIS MEMORIZE E RECITE-AS COM OS COLEGAS.
PARLENDA 1
GALINHA CHOCA COMEU MINHOCA SAIU PULANDO QUE NEM PIPOCA.
DOMÍNIO PÚBLICO.
PARLENDA 2
UMA PULGA NA BALANÇA DEU UM PULO E FOI À FRANÇA. OS CAVALOS A CORRER AS MENINAS A BRINCAR VAMOS VER QUEM VAI PEGAR.
DOMÍNIO PÚBLICO.
COPIE DA PRIMEIRA PARLENDA AS PALAVRAS QUE RIMAM COM CHOCA.
Minhoca e pipoca.
OBSERVE AS FOTOGRAFIAS DO JARDIM BOTÂNICO DE CURITIBA (PARANÁ).

A) (X) FOTOGRAFIA 2
B) (X) FOTOGRAFIA 1
COMO VOCÊ ESTUDOU, DEPOIS DO DIA VEM A NOITE, DEPOIS OUTRO DIA E OUTRA NOITE. ESSAS SEQUÊNCIAS DE DIAS E NOITES SÃO ACONTECIMENTOS DA NATUREZA QUE CHAMAMOS DE RITMO NATURAL.
OS RITMOS NATURAIS INFLUENCIAM A VIDA DE TODOS OS SERES VIVOS, COMO AS PLANTAS, OS ANIMAIS E AS PESSOAS DE DIVERSOS LUGARES.
OBSERVE AS ATIVIDADES REALIZADAS POR CRIANÇAS DE DIFERENTES GRUPOS INDÍGENAS AO LONGO DO DIA.

ESCOLHA UMA DAS FOTOGRAFIAS DA PÁGINA ANTERIOR E FAÇA O QUE SE PEDE.
A) Resposta pessoal.
B) A resposta depende da escolha do aluno. Na imagem 1, as crianças estão brincando de fazer bolo de terra; na 2, com arco e flecha; na 3, elas estão brincando ao redor da fogueira.
C) Resposta pessoal. É importante verificar se há coerência entre o horário de prática da atividade desenhada e a imagem selecionada previamente.
NA PARLENDA 2, CONTORNE EM CADA VERSO AS PALAVRAS QUE RIMAM. USE A MESMA COR PARA CADA PAR DE RIMA.

VOCÊ E OS COLEGAS FARÃO UMA EXPERIÊNCIA COM CASCA DE OVO E VINAGRE PARA COMPREENDER COMO AS CÁRIES SURGEM NOS DENTES. OUÇA AS ORIENTAÇÕES DO PROFESSOR.
ORGANIZE AS LETRAS E ESCREVA O NOME DE CADA IMAGEM.
A) jacaré
B) garrafa
C) barraca
D) cadeira
E) cachorro
F) fogueira
ACOMPANHE A LEITURA DAS PARLENDAS COM O PROFESSOR.
PARLENDA 1
O GATO AMARRADO DÁ PARA MIAR A BOA CASTANHA DÁ PARA DANÇAR ESTE É O GATO QUE PEGOU O RATO QUE ROEU A ROUPA QUE ESTAVA NA CORDA QUE AMARRAVA A BOTA DO GATO DE BOTAS.
JOSCA AILINE BAROUKH; LUCILA SILVA DE ALMEIDA. PARLENDAS PARA BRINCAR. SÃO PAULO: PANDA BOOKS, 2013. P. 11.

PARLENDA 2
TEM PICOLÉ, SEU JOSÉ É DE MURICI, DONA LILI É DE ABACAXI, SEU GIGI É DE COCO, SEU TINOCO É DE CAJU, DONA JUJU É DE MARACUJÁ, DONA SINHÁ É UM TREMENDÃO, SEU BRANDÃO.
JOSCA AILINE BAROUKH; LUCILA SILVA DE ALMEIDA. PARLENDAS PARA BRINCAR. SÃO PAULO: PANDA BOOKS, 2013. P. 13.

AO ACOMPANHAR A LEITURA DA PARLENDA 1, VOCÊ RECONHECEU TRECHO DE ALGUMA HISTÓRIA? QUAL?
Respostas pessoais.
Estes materiais são parte integrante das coleções da editora Saraiva. Eles poderão ser reproduzidos desde que o título das obras e suas respectivas autorias sejam sempre citadas