Selecione as melhores questões em nosso banco de atividades
1
Pesquise diretamente pela barra de busca abaixo ou filtre as questões escolhendo segmento, disciplina, assunto, tipo de avaliação, ano e/ou competência.
2
Clique no botão [+] abaixo da questão que deseja adicionar a sua prova, ou arraste a questão para o organizador de prova.
3
Use a aba do organizador para excluir ou adicionar as questões de nosso banco para a sua prova.
4
Quando estiver satisfeito com montagem realizada, clique em “Prévia da prova” para visualizar sua prova completa.
5
Se quiser retornar para editar algo clique em “Editar prova”. Caso esteja satisfeito, insira seu nome e e-mail nos campos e clique em “ Finalizar”.
6
Basta acessar os links da prova e gabarito que serão exibidos!
ACOMPANHE A LEITURA QUE O PROFESSOR VAI FAZER DA LETRA DA CANÇÃO.
CIRANDA
DEIXA DE MANHA DE NOITE, DE DIA TODA CRIANÇA DIZ QUE TUDO É SEU EI MENINO, EI MENINA LARGA DISSO, LAGARTIXA QUE NESSA CIRANDA O MUNDO INTEIRO É MEU, É SEU, É MEU, É SEU COMO UMA VEZ TINHA UM TATU-BOLINHA MAIS OUTRA VEZ NASCEU UM MONTE DE IRMÃOS MAIS O AMIGO, MAIS A PRIMA, O COLEGA, A VIZINHA E NESSA CIRANDA TATU-BOLINHA VIROU BOLÃO, BALÃO, BOLÃO, BALÃO [...]
SANDRA PERES; ZÉ TATIT. CIRANDA. CANÇÕES DE BRINCAR: 15 CANÇÕES INÉDITAS PARA BRINCAR. SÃO PAULO: PALAVRA CANTADA, 1996. CD. FAIXA 1. DISPONÍVEL EM: https://www.youtube.com/watch?app=desktope v=y9H2KxPpSsA. ACESSO EM: 25 NOV. 2024.
O QUE VOCÊ SABE SOBRE A BRINCADEIRA DE CIRANDA?
Resposta pessoal.
ACOMPANHE A LEITURA QUE O PROFESSOR VAI FAZER DA LETRA DA CANÇÃO.
CIRANDA
DEIXA DE MANHA DE NOITE, DE DIA TODA CRIANÇA DIZ QUE TUDO É SEU EI MENINO, EI MENINA LARGA DISSO, LAGARTIXA QUE NESSA CIRANDA O MUNDO INTEIRO É MEU, É SEU, É MEU, É SEU COMO UMA VEZ TINHA UM TATU-BOLINHA MAIS OUTRA VEZ NASCEU UM MONTE DE IRMÃOS MAIS O AMIGO, MAIS A PRIMA, O COLEGA, A VIZINHA E NESSA CIRANDA TATU-BOLINHA VIROU BOLÃO, BALÃO, BOLÃO, BALÃO [...]
SANDRA PERES; ZÉ TATIT. CIRANDA. CANÇÕES DE BRINCAR: 15 CANÇÕES INÉDITAS PARA BRINCAR. SÃO PAULO: PALAVRA CANTADA, 1996. CD. FAIXA 1. DISPONÍVEL EM: https://www.youtube.com/watch?app=desktope v=y9H2KxPpSsA. ACESSO EM: 25 NOV. 2024.
CONTORNE DE CORES DIFERENTES AS PALAVRAS QUE RIMAM NA LETRA DA CANÇÃO.
CIRANDA
DEIXA DE MANHA DE NOITE, DE DIA TODA CRIANÇA DIZ QUE TUDO É EI MENINO, EI MENINA LARGA DISSO, LAGARTIXA QUE NESSA CIRANDA O MUNDO INTEIRO É , É SEU, É MEU, É COMO UMA VEZ TINHA UM TATU-BOLINHA MAIS OUTRA VEZ NASCEU UM MONTE DE IRMÃOS MAIS O AMIGO, MAIS A PRIMA, O COLEGA, A VIZINHA E NESSA CIRANDA TATU-BOLINHA VIROU BOLÃO, BALÃO, BOLÃO, BALÃO [...]
ACOMPANHE A LEITURA DO TEXTO COM O PROFESSOR, CONHEÇA ALGUNS ANIMAIS E REVEJA OUTROS, JÁ VISTOS POR VOCÊ AO LONGO DESTE MÓDULO.
FICHA DO ANIMAL: TIGRE-DENTES-DE-SABRE
NOME CIENTÍFICO: SMILODON POPULATOR. COMPRIMENTO: CERCA DE 2 METROS. ALTURA: CERCA DE 1 METRO. ALIMENTAÇÃO: OUTROS ANIMAIS. COMPORTAMENTO SOCIAL: VIVIA E CAÇAVA EM PEQUENOS BANDOS.
FICHA DO ANIMAL: PREGUIÇA-GIGANTE
NOME CIENTÍFICO: EREMOTHERIUM LAURILLARDI. COMPRIMENTO: ATÉ 6 METROS. ALTURA: 2 METROS SOBRE 4 PÉS E 4 METROS SOBRE 2 PÉS. ALIMENTAÇÃO: FOLHAS E GRAMA. COMPORTAMENTO SOCIAL: VIVIA EM BANDOS.
FICHA DO ANIMAL: MASTODONTE
NOME CIENTÍFICO: STEGOMASTODON WARINGI. COMPRIMENTO: CERCA DE 5 METROS. ALTURA: DE 3 A 4 METROS. ALIMENTAÇÃO: FOLHAS, BROTOS DE ARBUSTOS E FRUTOS. COMPORTAMENTO SOCIAL: VIVIA EM MANADAS.
QUAIS DOS ANIMAIS APRESENTADOS ERAM HERBÍVOROS, OU SEJA, SE ALIMENTAVAM DE VEGETAIS?
O mastodonte e a preguiça-gigante.
ANOTE NO QUADRO O NOME DE ALGUNS OBJETOS OU ESPAÇOS DE SUA ESCOLA QUE TÊM FORMAS PARECIDAS COM AS DOS SÓLIDOS INDICADOS.
Respostas pessoais.
IDENTIFIQUE O NOME DE TRÊS ANIMAIS DA MEGAFAUNA BRASILEIRA, SEPARE AS PALAVRAS CORRETAMENTE E ESCREVA ABAIXO.
MASTODONTETIGREDENTESDESABREPREGUIÇAGIGANTE
Mastodonte, tigre-dentes-de-sabre, preguiça-gigante.
AS IMAGENS ABAIXO APRESENTAM PINTURAS RUPESTRES DE OUTROS LUGARES DO MUNDO. ASSOCIE AS IMAGENS ÀS LEGENDAS.
VOCÊ JÁ ESTUDOU O SEU ESPAÇO ESCOLAR. AGORA, VAI CONHECER O ESPAÇO DA ESCOLA EM QUE ANA MARIA E TIAGO ESTUDAM.
OUÇA A HISTÓRIA QUE O PROFESSOR VAI CONTAR, OBSERVE A IMAGEM DA ESCOLA DE ANA MARIA E TIAGO E FAÇA O QUE SE PEDE.
QUANTOS PRÉDIOS HÁ NA ESCOLA EM QUE ANA MARIA E TIAGO ESTUDAM?
Cinco prédios, além de uma quadra de esportes.
ONDE VOCÊ PROCURA INFORMAÇÕES SOBRE OS ASSUNTOS QUE LHE INTERESSAM?
Resposta pessoal.
O QUE PODEMOS ENCONTRAR NOS PARQUES ESTADUAIS E NACIONAIS?
Resposta pessoal. Sugestão de resposta: São áreas com natureza preservada; em alguns, encontramos sítios arqueológicos, com vestígios do passado.
ANTES DA CRIAÇÃO DO PAPEL E DO LÁPIS, ONDE AS PESSOAS DESENHAVAM?
Nas rochas, principalmente nas paredes dentro de cavernas.
ACOMPANHE A LEITURA DA TIRINHA COM O PROFESSOR.
QUAL É O NOME DO OBJETO QUE CEBOLINHA QUER LEVANTAR?
Cebolinha quer levantar uma barra com peso.
CITE DOIS OBJETOS LEVES E DOIS PESADOS ENCONTRADOS EM SUA CASA.
Resposta pessoal.
ACOMPANHE A LEITURA DO TEXTO COM O PROFESSOR E CONHEÇA A HISTÓRIA DE AUGUSTO.
AUGUSTO FOI MUITO ESPERADO POR TODA A FAMÍLIA. SUA MÃE ESCOLHEU ESSE NOME PORQUE ERA O MESMO NOME DO PAI DELA. LOGO QUE NASCEU, GANHOU SEU PRIMEIRO DOCUMENTO: A CERTIDÃO DE NASCIMENTO. AUGUSTO NÃO SE LEMBRA DE TER SIDO FOTOGRAFADO, MAS SEUS PAIS TÊM MUITAS FOTOGRAFIAS QUE REGISTRAM MOMENTOS DESDE O SEU NASCIMENTO.
AUGUSTO GOSTA MUITO DE OUVIR SUA MÃE CONTAR HISTÓRIAS E DE VER FOTOGRAFIAS DE QUANDO ELE APRENDEU A ANDAR, A FALAR SUAS PRIMEIRAS PALAVRAS E A VIVER SUAS PRIMEIRAS AVENTURAS.
QUANDO AUGUSTO TINHA 3 ANOS, NASCEU SEU IRMÃO, JOÃO. APÓS O NASCIMENTO DE JOÃO, OS PASSEIOS NO PARQUE FICARAM AINDA MELHORES.
AUGUSTO COMEÇOU A IR À ESCOLA COM 4 ANOS. LÁ FEZ MUITOS AMIGOS, APRENDEU A ESCREVER E A CONTAR.
HOJE, AUGUSTO TEM 6 ANOS E ESTÁ NO 1º ANO. ELE SE DIVERTE MUITO QUANDO APRENDE ALGO NOVO, ADORA FUTEBOL E GOSTA DE LER HISTÓRIAS SOBRE DINOSSAUROS.
TEXTO ESCRITO PELAS AUTORAS.
COM BASE NA HISTÓRIA DE AUGUSTO:
a) e b) O aluno deverá marcar um X vermelho na ilustração de Augusto recém-nascido e na ilustração em que está se alimentando. Depois, deverá marcar um X azul na ilustração de Augusto indo para a escola.
c) ESCREVER / CONTAR
OBSERVE ESTA IMAGEM.
ASSINALE COM UM X OS NOMES DAS ATIVIDADES QUE ESTÃO ACONTECENDO NA PRAÇA.
( ) BRINCADEIRAS
( ) FEIRA DE ARTESANATO
( ) PASSEIO COM CACHORRO
( ) AULA DE GINÁSTICA
( ) BATE-PAPO ENTRE PESSOAS
( ) JOGO DE TABULEIRO
( ) APRESENTAÇÃO DE MÚSICA
( ) PASSEIO DE BICICLETA
( x ) BRINCADEIRAS
( x ) AULA DE GINÁSTICA
( x ) BATE-PAPO ENTRE PESSOAS
( x ) JOGO DE TABULEIRO
( x )PASSEIO DE BICICLETA
EM DUPLA, OBSERVEM A ILUSTRAÇÃO TÉCNICA. DEPOIS, SIGAM AS ORIENTAÇÕES DO PROFESSOR.
• VAMOS CONTAR COMO ESSES POVOS DA PAPUA-NOVA GUINÉ. ENQUANTO O COLEGA DA DUPLA FALA UM NÚMERO ATÉ 22, O OUTRO MOSTRA A PARTE DO CORPO QUE CORRESPONDE A ESSE NÚMERO. EM SEGUIDA, TROQUE DE LUGAR COM O COLEGA DA DUPLA E REPITA A ATIVIDADE.
DESENHE UMA ESCOLA. SIGA AS INSTRUÇÕES.
A) DUAS SALAS DE AULA. AO LADO DELAS, DOIS BANHEIROS — UM MASCULINO E OUTRO FEMININO.
B) UMA CANTINA. EM FRENTE DA CANTINA DESENHE UMA BIBLIOTECA.
C) UMA QUADRA DE ESPORTES. PERTO DELA, A DIRETORIA.
CAPRICHE NO DESENHO!
Resposta pessoal.
NA TABELA A SEGUIR ESTÃO OS COMPRIMENTOS E AS ALTURAS (APROXIMADAS) DE ALGUNS ANIMAIS DA MEGAFAUNA BRASILEIRA.
A) A preguiça-gigante.
B) O tigre-dentes-de-sabre.
C) 4 metros.
D) 2 metros.
E) 3 metros.
F) 1 metro.
• CRIE UM DESENHO À MANEIRA DAS PINTURAS RUPESTRES. FAÇA DE CONTA QUE VOCÊ É UMA DAS PESSOAS QUE VIVEU ONDE HOJE É O PARQUE NACIONAL SERRA DA CAPIVARA. DESENHE UMA DAS ATIVIDADES QUE VOCÊ FARIA NO SEU DIA A DIA. USE O ESPAÇO A SEGUIR OU A FOLHA AVULSA OFERECIDA PELO PROFESSOR.
Resposta pessoal.
UTILIZEM PEÇAS DO TANGRAM E CONSTRUAM FIGURAS HUMANAS OU DE ANIMAIS, COMPONDO UMA CENA. O DESENHO QUE VOCÊS VÃO CRIAR SERÁ GEOMÉTRICO. USEM A FOLHA QUE O PROFESSOR DISPONIBILIZOU PARA REGISTRAR O DESENHO.
Resposta pessoal.
OBSERVE NA LEGENDA A MASSA DE CADA ANIMAL E COMPARE-AS.
a) O cachorro de 28 kg tem a maior massa e deve ser contornado de vermelho.
b) O gato de 2 kg tem a menor massa e deve ser contornado de laranja.
c) 2, 5, 15 e 28 (quilogramas).
OBSERVE O QUADRO DE SÍLABAS. JUNTE-AS E FORME OITO PALAVRAS.
VOCÊ PODE REPETIR AS SÍLABAS. EXEMPLOS: BOCA E VACA.
Sugestões de resposta: cada, dado, vida, bico, bicudo, cabide, beco, dica, bode, coco.
QUAL É A DIFERENÇA ENTRE 6 E 1?
5
VOLTE À ABERTURA DO MÓDULO E OBSERVE A PRIMEIRA IMAGEM.
A) (X) SIM
B) (X) SIM
C)
OBSERVE OS OBJETOS E, EM CADA ITEM, CONTORNE A IMAGEM QUE, EM SUA OPINIÃO, REPRESENTA O OBJETO MAIS PESADO. DEPOIS, CONFIRA A RESPOSTA COM OS COLEGAS E O PROFESSOR.
a)
b)
LEIA A TIRINHA. SE PRECISAR, PEÇA AJUDA A ALGUM FAMILIAR.
a) Embaixo de uma árvore.
b) Resposta pessoal.
c) Calvin passa a fazer companhia para Haroldo; deita embaixo da árvore com ele.
EM UMA TURMA DO 1º ANO, FOI FEITO UM LEVANTAMENTO PARA SABER QUEM COSTUMA FAZER ATIVIDADES DURANTE O DIA E QUEM FAZ DURANTE A NOITE. CONFIRA O RESULTADO.
A) 15 crianças.
B) 8 crianças.
C) Período diurno.
Estes materiais são parte integrante das coleções da editora Saraiva. Eles poderão ser reproduzidos desde que o título das obras e suas respectivas autorias sejam sempre citadas