Selecione as melhores questões em nosso banco de atividades
1
Pesquise diretamente pela barra de busca abaixo ou filtre as questões escolhendo segmento, disciplina, assunto, tipo de avaliação, ano e/ou competência.
2
Clique no botão [+] abaixo da questão que deseja adicionar a sua prova, ou arraste a questão para o organizador de prova.
3
Use a aba do organizador para excluir ou adicionar as questões de nosso banco para a sua prova.
4
Quando estiver satisfeito com montagem realizada, clique em “Prévia da prova” para visualizar sua prova completa.
5
Se quiser retornar para editar algo clique em “Editar prova”. Caso esteja satisfeito, insira seu nome e e-mail nos campos e clique em “ Finalizar”.
6
Basta acessar os links da prova e gabarito que serão exibidos!
Ao observar a imagem, o que você identifica?
Respostas pessoais. Espera-se que os alunos identifiquem algumas referências de pontos turísticos pelo mundo, como o Cristo Redentor, a Estátua da Liberdade e a Torre Eiffel. Espera-se, ainda, que eles infiram que a imagem de abertura representa um mapa ou, até mesmo, viagens e turismo.
ANDREIA E CARLOS ESTÃO FAZENDO COMPRAS EM UMA FEIRA.
a) VEJA AO LADO OS OVOS QUE A FEIRANTE SEPAROU PARA ANDREIA. QUANTOS OVOS ANDREIA COMPROU?
b) CARLOS PEDIU MEIA DÚZIA DE BANANAS. OBSERVE AO LADO E RESPONDA: QUANTAS BANANAS ELE COMPROU?
a) 12 ovos.
b) 6 bananas.
O que você vê na fotografia acima?
Os alunos podem falar que veem animais e pessoas representados.
Os historiadores são cientistas que procuram compreender as mudanças pelas quais a humanidade passou. Para isso eles contam com a ajuda de outros cientistas, como os arqueólogos, que tentam reunir vestígios do passado na tentativa de reescrevê-lo.
As pinturas rupestres são alguns dos vestígios mais antigos produzidos por homens e mulheres que viveram há milhares de anos, em diferentes regiões do planeta Terra. Essas pinturas permitem compreender como era a vida de ancestrais do homem que habitaram o Brasil e o mundo há milhares de anos. No Brasil, os trabalhos realizados pela arqueóloga Niède Guidon são de grande importância histórica.
O que são pinturas rupestres?
São pinturas de civilizações do passado que foram registradas em pedra.
Observando o mapa acima, responda: quais foram os continentes que nossos ancestrais alcançaram depois de deixar a África?
Nossos ancestrais foram para a Europa e para a Ásia.
Explique, com as suas palavras, como surgiu o comércio.
O comércio surgiu a partir da troca de produtos excedentes entre diferentes grupos humanos.
LEIA UM TRECHO DE “DONA BARATINHA” E RESPONDA A QUESTÃO.
ERA UMA VEZ UMA BARATINHA QUE ESTAVA VARRENDO A CASA E ENCONTROU UMA MOEDA.
FICOU TODA ANIMADA, ACHANDO QUE ESTAVA RICA E JÁ PODIA CASAR.
GUARDOU O DINHEIRO COM TODO CUIDADO DENTRO DE UMA CAIXINHA, TOMOU BANHO, SE ARRUMOU TODA, BOTOU UMA FITA NO CABELO E FOI PARA A JANELA PROCURAR UM NOIVO.
TODA VEZ QUE PASSAVA ALGUÉM, ELA PERGUNTAVA:
— QUEM QUER CASAR COM A DONA BARATINHA, QUE TEM FITA NO CABELO E DINHEIRO NA CAIXINHA?
O PRIMEIRO BICHO QUE RESPONDEU FOI UM BOI, QUE FALOU COM UMA VOZ BEM GROSSA:
— EU QUERO!
DONA BARATINHA PERGUNTOU:
— E COMO É QUE VOCÊ FAZ DE NOITE?
O BOI RESPONDEU:
— MUUUUUUU!
ELA LEVOU UM SUSTO:
AI, NÃO, É MUITO BARULHO, NÃO ME DEIXA DORMIR. SAI FORA!
E O BOI FOI EMBORA.
ANA MARIA MACHADO. DONA BARATINHA. SÃO PAULO: FTD, 2004. P. 4 A 7. VERSÃO DE CONTO POPULAR.
POR QUE A DONA BARATINHA NÃO ACEITOU O BOI COMO MARIDO? ASSINALE COM UM X A RESPOSTA CORRETA.
PORQUE ELE ERA UM BICHO MUITO GRANDE.
PORQUE ELE ERA COMILÃO.
PORQUE ELE FAZIA UM BARULHO MUITO ALTO E ELA NÃO CONSEGUIRIA DORMIR.
PORQUE ELA PRECISAVA DE UM MARIDO MUITO CALMO.
Leia a notícia e responda às questões a seguir.
Com ventos de 210 quilômetros por hora, o furacão Irma deixou mais de 1 milhão de pessoas sem energia elétrica na Flórida neste domingo ao avançar na direção da Costa do Golfo, ameaçando provocar inundações potencialmente catastróficas [...]
SULLIVAN, A.; RESPAUT, R. Irma deixa 1 milhão de pessoas sem energia na Flórida e ameaça causar inundações. Reuters, 10 set. 2017. Disponível em:. Acesso em: 4 abr. 2018.
a) Qual é o assunto da notícia?
b) A notícia trata de transformações causadas pela ação:
( ) da natureza.
( ) do ser humano.
a) A notícia fala sobre a ocorrência de um furacão na Flórida.
b) ( x ) da natureza.
No mapa abaixo, pinte cada continente com uma cor diferente, menos a Antártida. Nela, faça conforme indicado na legenda. Depois escreva o nome dos oceanos existentes na Terra e complete a legenda com as cores que utilizou no mapa. Não se esqueça de que a cor azul representa água nos mapas!
Você sabe o que esta imagem representa?
Um mapa de “caça ao tesouro”.
Você já sabe que a forma da Terra é esférica e que nos mapas ela é representada sobre uma superfície plana. Fazer essa representação não é uma tarefa fácil, mas veja como é possível, realizando a atividade a seguir.
• Com a ajuda de um adulto, faça uma representação da Terra. Você irá precisar de 1 globo terrestre; 1 laranja; 1 caneta esferográfica. Depois, siga as instruções.
Peça aos alunos que tragam de casa a laranja.
A soma dos pontos das faces opostas de um dado é sempre 7. Então, quantos pontos há na face oposta à face de cada dado abaixo?
EXPLORE
LEIA O TRECHO A SEGUIR E VEJA QUE DESCOBERTA IMPORTANTE.
EXPERIMENTE JUNTAR AS EMBALAGENS DE ALIMENTOS INDUSTRIALIZADOS QUE COME EM UM DIA, UMA SEMANA, UM MÊS. COM UMA ATIVIDADE ASSIM, ALUNOS DE UMA ESCOLA DO RIO SE ASSUSTARAM COM A QUANTIDADE DE LIXO GERADO NUMA SEMANA.
SEGUNDO A PSICÓLOGA LAIS FONTENELLE, DO INSTITUTO ALANA, AS CRIANÇAS PERCEBERAM QUE COSTUMAVAM COMER ALIMENTOS POUCO NUTRITIVOS (QUE NÃO ALIMENTAM BEM) E MUITO CALÓRICOS (QUE AJUDAM A ENGORDAR). COM ALIMENTOS ASSIM, ESPECIALMENTE QUANDO AS CRIANÇAS NÃO FAZEM ATIVIDADES FÍSICAS, A SAÚDE PODE SAIR PREJUDICADA. NO PAÍS, CERCA DE 30% DAS CRIANÇAS ENTRE CINCO E NOVE ANOS ESTÃO ACIMA DO PESO. A PSICÓLOGA SUGERE QUE CADA UM FAÇA UM DIÁRIO COM O QUE COME NO DIA A DIA. “SÓ ASSIM PERCEBEMOS SE NOSSA ALIMENTAÇÃO É OU NÃO EQUILIBRADA”, AFIRMA.
UMA DICA: O QUE VEM DA NATUREZA (COMO FRUTAS, VERDURAS E LEGUMES) FAZ BEM.
CLEIDE FLORESTA. IRMÃOS FAZEM DIETA JUNTOS; MAIS DE 30% DAS CRIANÇAS ESTÃO ACIMA DO PESO. “FOLHINHA”, FOLHA DE S.PAULO. DISPONÍVEL EM: . ACESSO EM: 28 NOV. 2017.
DE ACORDO COM A MATÉRIA, OS ALIMENTOS INDUSTRIALIZADOS COSTUMAM SER NUTRITIVOS? ELES FAZEM BEM ÀS CRIANÇAS?
De acordo com a matéria, os alimentos industrializados costumam ser pouco nutritivos e mais calóricos. É importante que os alunos percebam que o consumo desses alimentos tem aumentado o número de crianças acima do peso e que, portanto, eles não fazem bem à saúde.
LEMOS TIRINHAS E HISTÓRIAS SEM PALAVRAS. EM QUE ALTERNATIVA ESTÃO AS CARACTERÍSTICAS DAS HISTÓRIAS SEM PALAVRAS?
NÃO TÊM TÍTULO NEM PALAVRAS. APRESENTAM UMA SEQUÊNCIA DE IMAGENS QUE DEVE SER RESPEITADA.
NEM SEMPRE TÊM TÍTULO. NÃO APRESENTAM PALAVRAS, MAS TÊM AÇÃO. A SEQUÊNCIA DE IMAGENS ORGANIZA A NARRATIVA.
TÊM APENAS UM PERSONAGEM E SÃO SEMPRE BEM DIVERTIDAS.
MOSTRAM A HISTÓRIA SÓ COM IMAGENS E COM BALÕES DE PENSAMENTO.
Leia o título do texto a seguir e responda: Você acha que a história contada é real ou imaginária?
Aventura em família
Luísa Pinto Colaboração para a Folha
Nessa viagem pelo mundo, Inês já andou de bicicleta, barco e trem e dormiu até em casa na árvore.
Quando, no dia 6 de janeiro, entrou no avião para fazer sua primeira viagem intercontinental, Inês, uma menina portuguesa que ainda não tinha completado cinco anos, levava em sua mochila muitos livros, alguns brinquedos e uma carta com beijinhos de todos os amigos da escola.
Estava animada porque ia ficar sempre com o pai e com a mãe e porque ia “descobrir o mundo e viver aventuras”, como cantava o menino Tom Sawyer, personagem principal dos livros infantis do escritor americano Mark Twain (1835-1910).
Os pais de Inês decidiram passar um ano viajando, antes de ela entrar no primeiro ano escolar, para lhe mostrar como o mundo é grande, diverso e lindo; como as pessoas são diferentes, vestem e falam de maneira distinta e são quase sempre boas.
Pikitim, apelido que os pais deram a Inês quando ela era bebê, já passou nesses últimos seis meses por Singapura, Tailândia, Malásia, Filipinas, Austrália e Nova Zelândia [...].
Já viajou de barco, trem, ônibus, bicicleta, moto, táxi, carro – tudo o que tem motor e a gente consiga imaginar. Já dormiu em muitos lugares: em casas na árvore e sobre a água, em trens, em caravanas, em pousadinhas e houve até uma vez em que passou a noite no aeroporto! Tem tido muitas aventuras e, mais importante, tem feito novos amigos.
Parece muita coisa para uma garotinha levar na bagagem? A sua mochila não tem aumentado de tamanho, mas o seu coração sim, e a sua memória está repleta de boas recordações. Metade da viagem já passou, e ela já atravessou meio mundo.
E o melhor é que ainda falta a outra metade!
O texto que você leu é uma reportagem, um texto jornalístico que busca aprofundar os conhecimentos sobre um tema. Sobre o que trata essa reportagem?
Sobre a viagem de volta ao mundo que a menina Inês, também chamada Pikitim, fez com os pais.
SABER OS RESULTADOS DE ALGUMAS ADIÇÕES E SUBTRAÇÕES AJUDA A RESOLVER OUTRAS. VEJA OS EXEMPLOS E, DEPOIS, COMPLETE OS ITENS.
2 + 2 = 4, ENTÃO 2 + 3 = 5 5 - 1 = 4, ENTÃO 15 - 1 = 14
A) 5 + 5 = _______, ENTÃO 5 + 6 = _______
B) 15 + 5 = _______, ENTÃO 15 + 6 = _______
C) 7 - 2 = _______, ENTÃO 17 - 2 = _______
D) 10 - 2 = _______, ENTÃO 20 - 2 = _______
A) 10/11
B) 20/21
C) 5/15
D) 8/18
Fontes históricas: materiais e imateriais
Os vestígios reunidos pelos historiadores são chamados de fontes históricas. Eles podem ser divididos em dois grupos: fontes materiais e fontes imateriais.
Chamamos de fontes materiais os vestígios deixados por homens e mulheres. São exemplos de fontes materiais: utensílios, construções, documentos escritos, objetos, fotografias, filmes, etc.
Existem também as fontes imateriais. Elas não podem ser tocadas, mas são muito importantes para ajudar os historiadores a realizar seu trabalho. São exemplos de fontes imateriais: festas, tradições e histórias orais.
O que são fontes materiais? E imateriais?
Os alunos devem pontuar que as fontes materiais são feitas pelo ser humano a partir de elementos como o papel, a tinta, a máquina fotográfica e os recursos utilizados para construções. Por outro lado, as fontes imateriais são compostas por festas, danças, músicas e outros elementos da cultura falada que remetem aos costumes de um povo ou civilização.
LEIA UM TRECHO DO CONTO DE FADAS “O PRÍNCIPE SAPO”, DOS IRMÃOS GRIMM.
HÁ MUITO TEMPO, QUANDO OS DESEJOS FUNCIONAVAM, VIVIA UM REI QUE TINHA FILHAS MUITO BELAS. A MAIS JOVEM ERA TÃO LINDA QUE O SOL, QUE JÁ VIU MUITO, FICAVA ATÔNITO SEMPRE QUE ILUMINAVA SEU ROSTO. QUANDO O DIA ERA QUENTE, A PRINCESINHA IA AO BOSQUE E SE SENTAVA JUNTO À FONTE. QUANDO SE ABORRECIA, PEGAVA SUA BOLA DE OURO, A JOGAVA ALTO E RECOLHIA. ESSA BOLA ERA SEU BRINQUEDO FAVORITO.
RMÃOS GRIMM. O PRÍNCIPE SAPO E OUTRAS HISTÓRIAS. PORTO ALEGRE: LePM, 2008. (CONTOS DE GRIMM, V. 2).
VOCÊ CONHECE OUTROS CONTOS DOS IRMÃOS GRIMM?
Resposta pessoal.
Por que a roda foi uma invenção importante para a humanidade?
Porque, com a roda atrelada às carroças, tornou-se possível o transporte de cargas muito mais pesadas do que uma pessoa podia carregar nos ombros ou nas costas.
POR QUE SERÁ QUE O TÍTULO DO LIVRO É O QUE É QUE TE DIVERTE?. SERÁ QUE O LIVRO TRAZ BRINCADEIRAS DIVERTIDAS?
Resposta pessoal.
O time de vôlei Açaí S. A. fez 1 253 pontos na primeira rodada do campeonato regional e 2 700 pontos no final da primeira fase do campeonato. Quantos pontos o time Açaí S. A. fez na segunda rodada?
2 700 - 1 253 = 1 447
O time Açaí S. A. fez 1 447 pontos na segunda rodada.
• Escolha a alternativa correta e corrija as alternativas falsas.
a) Desmatamento é uma transformação provocada pela ação da natureza.
b) Pela ação dos seres humanos ocorrem as grandes tempestades.
c) Um terremoto é uma mudança provocada pela ação da natureza.
d) A queima de combustíveis utilizados nos automóveis não é uma das responsáveis pela poluição do ar.
a) Desmatamento é uma transformação provocada pela ação do ser humano.
b) Pela ação da natureza ocorrem as grandes tempestades.
c) x
d) A queima de combustíveis utilizados nos automóveis é uma das responsáveis pela poluição do ar.
Qual a importância dos mapas na época das Grandes Navegações?
Os mapas eram importantes para navegar pelos mares e oceanos em busca de locais pouco conhecidos.
Ao usar a calculadora para conferir o resultado de adições e subtrações, Carolina percebeu que poderia explorar outras situações com a calculadora. Cite exemplos de situações em que você acha mais fácil calcular “de cabeça” do que usar a calculadora. Compartilhe com os colegas e o professor.
Respostas possíveis: Resultados das tabuadas e das operações que resultem em dezenas e centenas inteiras (como 78 + 12 = 90, 350 + 50 = 400).
Leia as afirmativas e assinale V para as verdadeiras e F para as falsas.
a) O globo terrestre é uma maneira de representar a Terra em uma superfície plana.
b) O meridiano de Greenwich divide a terra em hemisfério ocidental e hemisfério oriental.
c) As linhas que observamos traçadas nos mapas são linhas que existem na realidade.
d) Os meridianos são linhas traçadas de um polo ao outro.
e) A linha do equador é o principal paralelo.
f) O planisfério é uma maneira de representar a Terra respeitando sua forma esférica.
g) O Brasil é cortado pelo trópico de Capricórnio.
Agora corrija as afirmativas falsas, tornando-as verdadeiras.
F
V
F
V
V
F
V
a) O globo terrestre é uma maneira de representar a Terra em forma de esfera. Ou: o planisfério é uma maneira de representar a Terra em uma superfície plana.
c) As linhas que observamos traçadas nos mapas são linhas que não existem na realidade. Elas são linhas imaginárias.
f) O planisfério é uma maneira de representar a Terra em uma superfície plana.
RELEIA ESTE TRECHO DA HISTÓRIA “A GALINHA RUIVA”.
QUANDO MAIS TARDE VOLTOU COM A FARINHA, PERGUNTOU:
— QUEM ME AJUDA A ASSAR ESSA FARINHA?
— EU NÃO — DISSE O CÃO.
— EU NÃO — DISSE O GATO.
— EU NÃO — DISSE O PORQUINHO.
— EU NÃO — DISSE O PERU.
— ENTÃO EU ASSO SOZINHA — DISSE A GALINHA.
— COCORICÓ!
PLANEJAMENTO
1) NESTE MÓDULO VOCÊ VIU DUAS TIRINHAS COM PALAVRAS – AS DA MAFALDA – E UMA SEM PALAVRAS – A DO CALVIN. VAMOS CONHECER MELHOR COMO SÃO AS TIRINHAS?
TIRINHA É UMA SEQUÊNCIA DE QUADRINHOS – GERALMENTE TRÊS OU QUATRO – QUE CONTA UMA HISTÓRIA. PODE TER PALAVRAS, QUE APARECEM EM BALÕES, MAS TAMBÉM PODEM SER COMPOSTAS APENAS DE DESENHOS. AS TIRINHAS CIRCULAM EM JORNAIS E REVISTAS E TÊM O OBJETIVO DE LEVAR AOS LEITORES HUMOR E/ OU CRÍTICAS A COSTUMES E FATOS DA ATUALIDADE.
ALGUMAS HISTÓRIAS, COMO A DA MAFALDA, NA PÁGINA ANTERIOR, MOSTRAM QUE OS PERSONAGENS ESTÃO PREOCUPADOS COM O MEIO AMBIENTE E COM A POBREZA. E VOCÊ?
AGORA É A SUA VEZ DE TROCAR IDEIAS COM SEUS COLEGAS E DIZER A ELES SE VOCÊ E A SUA FAMÍLIA TAMBÉM TÊM ESSAS PREOCUPAÇÕES. PREPARE-SE PARA ESTA ATIVIDADE CONVERSANDO COM AS PESSOAS DA SUA CASA.
APRESENTAÇÃO
2) CONTE PARA SEUS COLEGAS EM QUE MOMENTOS VOCÊ E AS PESSOAS DA SUA CASA AGEM EM COLABORAÇÃO PARA TERMOS UM MUNDO MELHOR.
• NA MINHA CASA, NÓS SEPARAMOS O LIXO E ENVIAMOS PARTE DELE PARA RECICLAGEM.
• NA MINHA CASA, USAMOS A LUZ SOLAR PARA PRODUZIR ENERGIA E DIMINUÍMOS O CONSUMO DA ENERGIA ELÉTRICA.
• MINHA FAMÍLIA NÃO UTILIZA SACOS PLÁSTICOS PARA TRAZER PRODUTOS DO SUPERMERCADO.
• MINHA FAMÍLIA ECONOMIZA ÁGUA NO BANHO, AO LAVAR A LOUÇA, ETC.
3) COMO VOCÊS AGEM PARA MOSTRAR ÀS PESSOAS QUE É IMPORTANTE PRESERVAR A NATUREZA?
• QUANDO VAMOS À PRAIA, AO RIO OU AO PARQUE, RECOLHEMOS O NOSSO LIXO. NÃO SUJAMOS O LOCAL.
• NA MINHA ESCOLA, SEMPRE PROCURO UMA LIXEIRA PARA JOGAR O LIXO.
• NA LIMPEZA PESSOAL E DA CASA, MINHA FAMÍLIA PROCURA SEMPRE USAR PRODUTOS BIODEGRADÁVEIS, QUE SÃO MENOS PREJUDICIAIS AO MEIO AMBIENTE.
• SEMPRE QUE POSSÍVEL, UTILIZAMOS TRANSPORTE PÚBLICO PARA AJUDAR A POLUIR MENOS O AR.
4) VOCÊ JÁ PLANTOU ALGUMA ÁRVORE? JÁ VIU ALGUÉM FAZENDO ISSO?
• NUNCA PLANTEI, MAS GOSTARIA DE PODER PLANTAR.
• QUERO APRENDER A CUIDAR DAS PLANTAS.
• JÁ VI PESSOAS REPLANTANDO EM ÁREAS DESMATADAS
• MINHA CASA TEM MUITAS PLANTAS E SEMPRE HÁ ALGUM BROTINHO CRESCENDO NOS VASOS.
5) VOCÊS SE PREOCUPAM COM AS PESSOAS CARENTES? COMO VOCÊS CONSEGUEM AJUDÁ-LAS?
• RECOLHEMOS BRINQUEDOS SEM USO E LEVAMOS PARA ORFANATOS.
• DOAMOS NOSSAS ROUPAS QUANDO NÃO SERVEM MAIS E ESTÃO EM BOM ESTADO.
ESTE MENINO É BEM CRIATIVO! VAMOS VER O QUE ELE APRONTOU?
LEIA O POEMA A SEGUIR.
HORTIFRUTIGRANJEIROS
AJUNTAR ALFACE COM JACA DÁ PEPINO POR AQUI. NÃO SOMOS BANANAS OU CONVERSAMOS ABOBRINHA E, SE QUISER SABER, PLANTAMOS BATATA, SIM, MAS PRA QUEBRAR UM GALHO OU DESCASCAR ABACAXI AJUNTAR ALFACE COM JACA DÁ PEPINO POR AQUI.
SÉRGIO CAPPARELLI. 111 POEMAS PARA CRIANÇAS. PORTO ALEGRE: LePM, 2014. P. 96.
HORTIFRUTIGRANJEIRO: ALIMENTO QUE VEM DE HORTAS, POMARES E GRANJAS.
A) RELEIA OS TRECHOS ABAIXO:
I. “AJUNTAR ALFACE COM JACA DÁ PEPINO POR AQUI.”
II. MAMÃE COMPROU PEPINOS PARA FAZER SALADA.
B) QUAL É O SIGNIFICADO DA PALAVRA PEPINO NO TRECHO I?
C) E QUAL É O SIGNIFICADO DA PALAVRA PEPINOS NO TRECHO II?
b. Espera-se que os alunos digam que significa “dar problema ou confusão”.
c. Espera-se que os alunos respondam que é um legume que se come em saladas.
Estes materiais são parte integrante das coleções da editora Saraiva. Eles poderão ser reproduzidos desde que o título das obras e suas respectivas autorias sejam sempre citadas