Selecione as melhores questões em nosso banco de atividades
1
Pesquise diretamente pela barra de busca abaixo ou filtre as questões escolhendo segmento, disciplina, assunto, tipo de avaliação, ano e/ou competência.
2
Clique no botão [+] abaixo da questão que deseja adicionar a sua prova, ou arraste a questão para o organizador de prova.
3
Use a aba do organizador para excluir ou adicionar as questões de nosso banco para a sua prova.
4
Quando estiver satisfeito com montagem realizada, clique em “Prévia da prova” para visualizar sua prova completa.
5
Se quiser retornar para editar algo clique em “Editar prova”. Caso esteja satisfeito, insira seu nome e e-mail nos campos e clique em “ Finalizar”.
6
Basta acessar os links da prova e gabarito que serão exibidos!
JOGO DE AGRUPAMENTOS
OUÇA AS ORIENTAÇÕES DO PROFESSOR PARA REALIZAR O “JOGO DE AGRUPAMENTOS”.
COMO ESTÁ O TEMPO ONDE VOCÊ MORA NESTE MOMENTO?
Resposta pessoal.
QUAL É A DIFERENÇA ENTRE 6 E 1?
5
CONSTRUÇÕES COM BARRAS CUISENAIRE
VAMOS RETOMAR NOSSAS ATIVIDADES COM AS BARRAS CUISENAIRE. VOCÊ DEVE SE LEMBRAR DE QUE CADA BARRA PODE SER REPRESENTADA POR UM NÚMERO QUE INDICA O SEU COMPRIMENTO.
COMPONHA A BARRA VERDE-ESCURA USANDO APENAS BARRAS IGUAIS. USE QUANTAS FOREM NECESSÁRIAS.
a) Sim.
6.
b) Sim.
3
c) Sim.
2
d) Não.
Não é possível.
NO “JOGO DE AGRUPAMENTOS”, VEJA OS PALITOS QUE CAROLINE E MATEUS CONSEGUIRAM.
• NAS IMAGENS ACIMA, AGRUPE OS PALITOS DE CAROLINE E DE MATEUS FORMANDO GRUPOS DE 10.
ASSINALE AS FRASES QUE MOSTRAM A IMPORTÂNCIA DO TRABALHO DOS ARQUEÓLOGOS.
CAVAR BURACOS.
ENCONTRAR ESQUELETOS DE GRANDES RÉPTEIS.
DESCOBRIR INFORMAÇÕES SOBRE O PASSADO DOS GRUPOS HUMANOS.
CONHECER HÁBITOS DE PESSOAS QUE VIVERAM HÁ MUITO TEMPO.
CONECTAR O PASSADO COM O PRESENTE, MOSTRANDO COMO AS PESSOAS VIVIAM ANOS ATRÁS.
ONDE VOCÊ PROCURA INFORMAÇÕES SOBRE OS ASSUNTOS QUE LHE INTERESSAM?
Resposta pessoal.
DAS INFORMAÇÕES SOBRE A DIETA DO AUSTRALOPITHECUS, VOCÊ ESCOLHEU SUA PREFERIDA E REPRESENTOU-A EM SALA DE AULA. AGORA, NA FOLHA QUE RECEBEU, CRIE UM DESENHO PARA A SEGUNDA INFORMAÇÃO DE QUE VOCÊ MAIS GOSTOU.
Resposta pessoal.
Pucpr 2016) A atmosfera é uma camada de gases que envolve a terra, sua composição em volume é basicamente feita de gás nitrogênio (78%), gás oxigênio (21%) e 1% de outros gases, e a pressão atmosférica ao nível do mar é de aproximadamente 100000 Pa. A altitude altera a composição do ar, diminui a concentração de oxigênio, tornando-o menos denso, com mais espaços vazios entre as moléculas; consequentemente, a pressão atmosférica diminui. Essa alteração na quantidade de oxigênio dificulta a respiração, caracterizando o estado clínico conhecido como hipóxia, que causa náuseas, dor de cabeça, fadiga muscular e mental, entre outros sintomas. Em La Paz, na Bolívia, capital mais alta do mundo, situada a 3.600 metros acima do nível do mar e o teor de oxigênio no ar atmosférico é cerca de 40% menor que ao nível do mar. Os 700.000 habitantes dessa região estão acostumados ao ar rarefeito da Cordilheira dos Andes e comumente mascam folhas de coca para atenuar os efeitos da altitude. Em La Paz, a pressão parcial do gás oxigênio, em volume, é aproximadamente de:
10200 Pa.
12600 Pa.
16000 Pa.
20000 Pa.
24000 Pa.
(Enem)
Em uma famosa discussão entre profissionais das ciências biológicas, em 1959, C. P. Snow lançou uma frase definitiva: "Não sei como era a vida antes do clorofórmio". De modo parecido, hoje podemos dizer que não sabemos como era a vida antes do computador. Hoje não é mais possível visualizar um biólogo em atividade com apenas um microscópio diante de si; todos trabalham com o auxílio de computadores. Lembramo-nos, obviamente, como era a vida sem computador pessoal. Mas não sabemos como ela seria se ele não tivesse sido inventado.
PIZA, D. Como era a vida antes do computador? OceanAir em Revista, n. 1, 2007. Adaptado
Neste texto, a função da linguagem predominante é:
emotiva, porque o texto é escrito em primeira pessoa do plural.
referencial, porque o texto trata das ciências biológicas, em que elementos como o clorofórmio e o computador impulsionaram o fazer científico
metalinguística, porque há uma analogia entre dois mundos distintos: o das ciências biológicas e o da tecnologia.
poética, porque o autor do texto tenta convencer seu leitor de que o clorofórmio é tão importante para as ciências médicas quanto o computador para as exatas
apelativa, porque, mesmo sem ser uma propaganda, o redator está tentando convencer o leitor de que é impossível trabalhar sem computador, atualmente
O valor da expressão é:
2
4
8
16
32
Sendo a = 5 e b = 2, considere as quatro afirmações a seguir:
I. O valor numérico de a² - b² é 21. II. O valor numérico de (a - b)² é 9. III. O valor numérico de (a + b)(a - b) é 9. IV. O valor numérico de a² - 2ab + b² é 21.
O número de afirmações verdadeiras é
0
1
2
3
4
Os complementos dos ângulos 25°, 43° e 51° são respectivamente:
65°, 57° e 39°
75°, 47° e 39°
65°, 47° e 49°
65°, 47° e 39°
75°, 57° e 49°
Questão 1
Tema: Classificação das Reações
O rubídio é um metal alcalino de coloração branca prateada brilhante que rapidamente perde o brilho em contato com o ar. A elevada reatividade deste metal é facilmente observada no contato com a água, em que há formação do seu respectivo hidróxido e gás hidrogênio. Esse gás é produzido tão rapidamente na superfície de contato entre o rubídio e a água que faz com que o pedaço desse metal deslize como um jet-ski. Além disso, observa-se um aumento considerável da temperatura, que pode inclusive levar a uma combustão, tornando essa reação ainda mais violenta e perigosa.
Em relação às características e propriedades do metal apresentado, pode-se afirmar que a
perda do seu brilho prateado ocorre devido a sua rápida redução em contato com o ar.
combustão observada durante a sua reação com água ocorre devido a absorção de energia.
equação balanceada que representa a sua reação com água é dada por Rb + H2O → RbOH + H2.
alta reatividade em água se deve ao fato dele possuir dois elétrons na sua camada de valência.
solução formada na sua reação com água adquire coloração rosada na presença de fenolftaleína.
Resposta: E
Apontador: ITA 2000 – Fase Única – Questão 23/ITA 2000 – Fase Única – Questão 20
A) INCORRETA. O aluno que assinala a alternativa não tem conhecimento sobre o tema. A perda de brilho do rubídio ocorre porque ele oxida rapidamente ao entrar em contato com o oxigênio do ar, formando uma camada de óxido na superfície. Esse processo é uma oxidação, onde o rubídio perde elétrons.
B) INCORRETA. O aluno que assinala a alternativa não tem conhecimento sobre o tema. A combustão é uma reação exotérmica, ou seja, libera energia (calor) em vez de absorver. A absorção de energia ocorre em reações endotérmicas, o que não é o caso da reação do rubídio com água, que libera energia suficiente para causar a ignição do gás hidrogênio formado.
C) INCORRETA. O aluno que assinala a alternativa não tem conhecimento sobre o tema. A equação química corretamente balanceada deve refletir que, para cada molécula de água (H₂O), forma-se uma fórmula de hidróxido de rubídio (RbOH) e meio mol de gás hidrogênio (H₂). Logo a equação balanceada correta seria: 2Rb + 2H2O → 2RbOH +H2.
D) INCORRETA. O aluno que assinala a alternativa não tem conhecimento sobre o tema. O rubídio é um metal alcalino e, como tal, possui apenas um elétron na sua camada de valência. A alta reatividade dos metais alcalinos está relacionada à facilidade de perder esse único elétron, formando cátions (Rb⁺) e liberando muita energia no processo.
E) CORRETA. O texto trata sobre o rubídio, um metal alcalino que reage vigorosamente com a água, produzindo hidróxido de rubídio (RbOH) e gás hidrogênio (H₂). De acordo com as informações, a reação é tão violenta que pode gerar calor suficiente para causar uma combustão. A fenolftaleína é um indicador de pH que adquire coloração rosada em soluções básicas. O rubídio, ao reagir com água, forma hidróxido de rubídio (RbOH), que é uma base forte. Portanto, a solução resultante é básica, que resulta em coloração rosada ao adicionar fenolftaleína.
MOVIMENTO DOS CORPOS CELESTES
Questão 1 Tema: A terceira lei de Kepler
A terceira lei de Kepler afirma que o resultado da expressão T2/r3 é o mesmo para todos os astros que orbitam o Sol. Newton mostrou que esse resultado, de fato, só depende da carga gravitacional (massa) do Sol, ou melhor, só depende da massa do corpo central. Podemos entender melhor esse fato se aplicarmos as leis de Newton para uma pequena massa orbitando em movimento circular uniforme em torno de uma massa central em repouso.
Imagine a interação entre cargas elétricas, isto é, uma carga elétrica q, de pequena massa m, em movimento circular uniforme em torno de uma carga central elétrica em repouso Q (Q.q<0), de massa M. Nesse caso, pode-se também entender do que depende o possível novo resultado da mesma expressão e, assim, concluir se a terceira lei de Kepler também se aplica a cargas elétricas.
O resultado da expressão T2/r3 para essa situação entre cargas elétricas depende
apenas de M.
apenas de Q.
apenas de M e Q.
apenas de M, Q e q.
de M, Q, q e m.
Resposta: E Apontador: OBF 2016 Fase 3 Q3
A) INCORRETA – O aluno que assinala esta alternativa considera, equivocadamente, que a força gravitacional tem valor muito maior do que o da força elétrica. B) INCORRETA – O aluno que assinala esta alternativa considera, equivocadamente, que, nessa nova situação, basta trocar as cargas gravitacionais (massas) pelas cargas elétricas. C) INCORRETA - O aluno que assinala esta alternativa considera, equivocadamente, que o resultado da expressão continua dependendo apenas do corpo central. D) INCORRETA – O aluno que assinala esta alternativa não tem bons conhecimentos sobre o tema. E) CORRETA – Aplicando as leis de Newton e a Lei de Coulomb, temos:
COMPLETE O DIAGRAMA COM O NOME DE ALGUNS ITENS QUE PODEMOS USAR NO BANHO.
O QUE PODEMOS ENCONTRAR NOS PARQUES ESTADUAIS E NACIONAIS?
Resposta pessoal. Sugestão de resposta: São áreas com natureza preservada; em alguns, encontramos sítios arqueológicos, com vestígios do passado.
ANTES DA CRIAÇÃO DO PAPEL E DO LÁPIS, ONDE AS PESSOAS DESENHAVAM?
Nas rochas, principalmente nas paredes dentro de cavernas.
OBSERVE AS IMAGENS DE ANIMAIS DE JARDIM A SEGUIR.
• AGORA, OBSERVE NOVAMENTE AS IMAGENS COM A LUPA E CONTE AOS COLEGAS O QUE VOCÊ DESCOBRIU.
Resposta pessoal.
VAMOS CHEGAR ATÉ O 20.
A) 10 + 10 = 20
B) 19 + 1 = 20
C) 18 + 2 = 20
D) 17 + 3 = 20
E) 16 + 4 = 20
F) 15 + 5 = 20
G) 14 + 6 = 20
H) 13 + 7 = 20
I) 12 + 8 = 20
J) 11 + 9 = 20
ACOMPANHE A LEITURA DO TEXTO COM O PROFESSOR.
UMA DIETA BEM DIFERENTE
DIGA AÍ: O QUE VOCÊ COME NO DIA A DIA? ARROZ, FEIJÃO, LEGUMES, CARNES, FRUTAS? POIS SAIBA QUE A DIETA DO AUSTRALOPITHECUS SEDIBA, UM ANCESTRAL DO HOMEM MODERNO, ERA BEM DIFERENTE E INCLUÍA ATÉ MADEIRA E CASCA DE ÁRVORES. OS CIENTISTAS DESCOBRIRAM ISSO ANALISANDO O TÁRTARO PRESENTE NOS DENTES DO HOMINÍDEO.
ENQUANTO A ALIMENTAÇÃO DOS OUTROS HOMINÍDEOS ERA MAIS BASEADA EM GRÃOS E FOLHAS – MAIS MOLES E FÁCEIS DE MASTIGAR –, OS AU. SEDIBA INCLUÍAM OUTROS ALIMENTOS MAIS DUROS EM SUA DIETA, COMO FRUTAS QUE OS OUTROS HOMINÍDEOS DEIXAVAM DE LADO. E ESTA É A PRIMEIRA ESPÉCIE DE HOMINÍDEO CONHECIDA QUE SE ALIMENTAVA DE CASCAS DE ÁRVORES!
O PETISCO, PORÉM, NÃO ESTAVA ENTRE OS FAVORITOS. OS CIENTISTAS IMAGINAM QUE OS AU. SEDIBA SÓ SE ALIMENTAVAM DE CASCAS DE ÁRVORES EM ÉPOCA DE ESCASSEZ DE FRUTAS. ALÉM DISSO, ELES NÃO COMIAM A CASCA DE QUALQUER ÁRVORE, MAS APENAS DAQUELAS QUE TINHAM MAIS GORDURA E AÇÚCAR. [...] ATÉ HOJE AS CASCAS DE ALGUMAS ESPÉCIES SÃO INGERIDAS POR SERES HUMANOS. “AS CASCAS DE SALGUEIRO E CEREJEIRA SÃO USADAS MEDICINALMENTE”, LEMBRA A ANTROPÓLOGA AMANDA HENRY, DO INSTITUTO MAX PLANCK DE ANTROPOLOGIA EVOLUTIVA, NA ALEMANHA. [...]
DISPONÍVEL EM: h t t p ://chc.org.br/uma-dieta-bem-diferente. ACESSO EM: 21 JUL. 2024.
GLOSSÁRIO ANCESTRAL: ANTIGO; QUE VEM DOS ANTEPASSADOS. TÁRTARO: PLACA DURA QUE SE ACUMULA NOS DENTES E NAS GENGIVAS. SE NÃO FOR TRATADO ADEQUADAMENTE, PODE CAUSAR A PERDA DO DENTE. HOMINÍDEO: CLASSIFICAÇÃO QUE ENGLOBA OS HUMANOS E OS ANCESTRAIS DELES. ANTROPÓLOGO: PESSOA QUE ESTUDA A ORGANIZAÇÃO E A CULTURA DOS GRUPOS HUMANOS.
SEGUNDO O TEXTO, DE QUE O AUSTRALOPITHECUS SEDIBA SE ALIMENTAVA?
Alimentava-se de frutas e até de madeira e cascas de árvore.
OBSERVE O QUADRO DE SÍLABAS. JUNTE-AS E FORME OITO PALAVRAS.
VOCÊ PODE REPETIR AS SÍLABAS. EXEMPLOS: BOCA E VACA.
Sugestões de resposta: cada, dado, vida, bico, bicudo, cabide, beco, dica, bode, coco.
UMA IMAGEM, UMA IDEIA!
PEGUE AS CARTAS DO ANEXO 3 NOVAMENTE E SEPARE APENAS AS FICHAS DAS IMAGENS. SIGA AS ORIENTAÇÕES DO PROFESSOR.
Complete a tabela:
Completando a tabela corretamente, haverá, na parte numérica, exatamente
três linhas iguais.
duas linhas iguais.
cinco linhas, duas a duas, distintas.
seis números negativos.
oito números negativos.
Em ℝ, os conjuntos verdade das equações
Ao abrirem uma loja os dois sócios investiram cada um R$ 200 000,00 e R$ 300 000,00. Desta forma, decidiram que o lucro que caberia a cada um seria na proporção de seus investimentos. Sabendo que certo mês a loja apresentou lucro de R$ 28 000,00, cada um deles recebeu de lucro, respectivamente:
R$ 9 333,33 e R$ 18 666,67
R$ 12 000,00 e R$ 16 000,00
R$ 13 400,00 e R$ 14 600,00
R$ 11 200,00 e R$ 16 800,00
R$ 10 800,00 e R$ 17 200,00
Nos triângulos das figuras, os valores de x e y são respectivamente:
55° e 60°
55° e 40°
60° e 55°
60° e 40°
65° e 60°
Questão 1
Tema: Reações com formação de precipitado
Leia o trecho a seguir, que relata as observações feitas por alguns alunos durante a execução de um experimento.
Colocou-se 1 ml de solução de nitrato de prata (AgNO3) em um tubo de ensaio. Acresceu-se 1 ml de solução de cloreto de sódio (NaCl), usando a pipeta para medição. O líquido contido no tubo de ensaio passou a ficar com coloração leitosa. Após algum tempo de observação, notou-se a precipitação de algumas partículas no fundo do tubo de ensaio.
SANTANA, N.; PORTNOI, M. Reações Químicas Aspectos Qualitativos. Disponível em: https://www.eecis.udel.edu/~portnoi/academic/academic-files/qualitativechem.html. Acesso em: 23 ago. 2024.
O precipitado formado no experimento é
Ag.
Cl2.
Na.
AgCl.
NaNO3.
Resposta: D
Apontador: OBQJr 2019 – Fase 1 – Questão 8
A) INCORRETA. O aluno que assinala a alternativa não tem conhecimento sobre o tema. O íon prata (Ag⁺) em solução reage com o íon cloreto (Cl⁻) para formar o precipitado de cloreto de prata (AgCl). A prata metálica (Ag) não é formada nesse tipo de reação, que é uma reação de dupla troca, e não uma reação de oxirredução.
B) INCORRETA. O aluno que assinala a alternativa não tem conhecimento sobre o tema. O gás cloro (Cl2) é uma molécula diatômica formada por átomos de cloro, e não é um produto da reação descrita. Na reação entre AgNO3 e NaCl, os íons cloreto (Cl⁻) estão presentes, mas eles se combinam com os íons prata (Ag⁺) para formar o precipitado de cloreto de prata (AgCl),
C) INCORRETA. O aluno que assinala a alternativa não tem conhecimento sobre o tema. O sódio metálico (Na) não é formado nesta reação. O sódio está presente na forma de íon Na⁺ em solução e permanece na solução aquosa como parte do nitrato de sódio (NaNO₃), que é solúvel em água, ou seja, não há liberação de sódio na sua forma metálica.
D) CORRETA. O trecho descreve um experimento em que uma solução de nitrato de prata (AgNO3) é misturada com uma solução de cloreto de sódio (NaCl), resultando na formação de um precipitado, que se acumula no fundo do tubo de ensaio. Quando essas soluções são misturadas, ocorre uma reação de dupla troca, onde os íons presentes nas soluções trocam de parceiros, formando novos compostos, segundo a equação: AgNO3(aq) + NaCl(aq) → AgCl(s) + NaNO3(aq). Nesta reação, o cloreto de prata (AgCl) é insolúvel em água e precipita, formando um sólido branco, enquanto o nitrato de sódio (NaNO3) permanece em solução.
E) INCORRETA. O aluno que assinala a alternativa não tem conhecimento sobre o tema. O nitrato de sódio (NaNO3) é um dos produtos formado na reação, mas se trata de um composto solúvel em água e, portanto, permanece em solução, não se precipita. Assim, o nitrato de sódio não é o precipitado branco observado no tubo de ensaio.
SOLUÇÕES
Questão 1 Tema: Mistura com Reação
Em um laboratório, uma solução aquosa desconhecida precisa ter a sua concentração de íons Ca²⁺ determinada para assegurar que está dentro dos padrões especificados para um processo industrial. Para isso, uma amostra de 50 mL dessa solução é coletada e um indicador de eriocromo T é adicionado, formando um complexo colorido com o Ca²⁺, de cor vermelha. Em seguida, a solução é titulada com uma solução padrão de EDTA 0,01 mol/L, que se complexa com os íons Ca²⁺, deslocando o indicador da sua forma complexada, resultando em uma mudança de cor completa para azul com a adição de 27,4 mL.
De acordo com o procedimento, conclui-se que a concentração de íons Ca2+ na amostra, em g/L, é igual a
2,74×10-4.
5,48×10-3.
1,10×10-2.
2,19×10-1.
7,29×10-1.
Resposta: D Apontador: OBQ 2018 – Fase 4 – Questão 1 | ID 294581
A) INCORRETA. O aluno que assinala a alternativa não tem conhecimento sobre o tema. O valor de 2,74×10-4 corresponde à quantidade em mol de EDTA utilizada durante a titulação da amostra de Ca²⁺.
0,01 mol EDTA ------ 1 L
x mol EDTA ------ 0,0274 L
x = 2,74×10−4 mol EDTA
B) INCORRETA. O aluno que assinala a alternativa não tem conhecimento sobre o tema. O valor de 5,48×10-3 corresponde à concentração em mol/L de Ca²⁺ da solução aquosa.
0,01 mol EDTA ------ 1 L
x mol EDTA ------ 0,0274 L
x = 2,74×10−4 mol EDTA
2,74×10−4 mol Ca²⁺------ 0,050 L
x mol Ca²⁺------ 1 L
x = 5,48×10−3 mol/L Ca²⁺
C) INCORRETA. O aluno que assinala a alternativa não tem conhecimento sobre o tema. O valor de 1,10×10-2 corresponde a quantidade em gramas de Ca²⁺ na amostra de 50 mL.
0,01 mol EDTA ------ 1 L
x mol EDTA ------ 0,0274 L
x = 2,74×10−4 mol EDTA
1 mol Ca²⁺------ 40 gramas
2,74×10−4 mol Ca²⁺------ x gramas
x = 0,220 = 1,10×10-2 g/L Ca²⁺
D) CORRETA. O texto trata sobre a determinação da concentração de íons cálcio (Ca²⁺) em uma solução aquosa usando uma solução de EDTA como agente titulante, que se complexa com os íons Ca²⁺ presentes na solução. O ponto de equivalência da titulação é indicado pela mudança de cor do indicador, que passa de vermelho (indicador complexado com o Ca²⁺) para azul (indicador livre após o complexo de EDTA se formar). O EDTA reage com os íons Ca²⁺ na proporção de 1:1, ou seja, 1 mol de EDTA complexa 1 mol de Ca²⁺. Assim, para determinar a concentração de íons Ca2+ na amostra, primeiramente é necessário determinar a quantidade em mol de EDTA, a partir da concentração desse agente titulante e o volume utilizado. Em seguida, basta associar essa quantidade de matéria aos íons Ca²⁺ e realizar o cálculo da sua concentração em mol/L, considerando o volume de amostra utilizado. Por fim, converte-se a concentração encontrada para g/L utilizando a massa molar do cálcio.
0,01 mol EDTA ------ 1 L
x mol EDTA ------ 0,0274 L
x = 2,74×10−4 mol EDTA
2,74×10−4 mol Ca²⁺------ 0,050 L
x mol Ca²⁺------ 1 L
x = 5,48×10−3 mol/L Ca²⁺
1 mol Ca²⁺------ 40 gramas
5,48×10−3 mol Ca²⁺------ x gramas
x = 0,219 = 2,19×10-1 g/L Ca²⁺
E) INCORRETA. O aluno que assinala a alternativa não tem conhecimento sobre o tema. O valor de 7,29×10-2 é obtido quando se realiza os cálculos invertendo os volumes da amostra e titulante.
0,01 mol EDTA ------ 1 L
x mol EDTA ------ 0,050 L
x = 5,0×10−4 mol EDTA
5,0×10−4 mol Ca²⁺------ 0,0274 L
x mol Ca²⁺------ 1 L
x = 1,82×10−2 mol/L Ca²⁺
1 mol Ca²⁺------ 40 gramas
1,82×10−2 mol Ca²⁺------ x gramas
x = 0,730 = 7,29×10-1 g/L Ca²⁺
GASES
Questão 1 Tema: Efusão e Difusão Gasosa
Um grupo de estudantes de Química estava interessado em estudar a formação de óxidos atmosféricos e seus impactos ambientais. Eles decidiram realizar um experimento no laboratório para investigar a reação entre nitrogênio (N₂) e oxigênio (O₂), que ocorre em condições de alta temperatura, formando monóxido de nitrogênio (NO) que, em seguida, se transforma em dióxido de nitrogênio (NO₂) na presença de oxigênio em excesso. Para isso, os estudantes utilizaram um tubo de vidro de 30 cm de comprimento, aquecido uniformemente, e consideraram que a reação entre N2 e O2 forma NO₂ como único produto. Nas extremidades do tubo, colocaram dois balões contendo N₂ e O₂, respectivamente, permitindo que ambos os gases se difundissem dentro do tubo. Após 20 segundos, observaram a formação de um gás castanho em um ponto a 12 cm da extremidade contendo oxigênio.
De acordo com as observações, pode-se concluir que o gás com maior velocidade de difusão é o
N2, uma vez que seu tempo de deslocamento é menor.
N2, pois seu deslocamento no tubo foi maior do que o O2.
O2, visto que esse gás se deslocou menos ao longo do tubo.
O2, porque seu deslocamento levou mais tempo do que o N2.
O2, já que a formação do NO ocorreu mais próximo a esse gás.
Resposta: B Apontador: USP 2012 – Fase 2 – Questão 4 | ID 132784
A) INCORRETA. O aluno que assinala a alternativa não tem conhecimento sobre o tema. O deslocamento de ambos os gases foi observado pelo mesmo período de tempo (20 segundos) e a diferença observada foi somente na distância deslocada por cada um. B) CORRETA. O texto trata sobre a reação entre nitrogênio (N2) e oxigênio (O2) para formar dióxido de nitrogênio (NO2) em condições de alta temperatura. A formação do NO2 ocorreu a 12 cm da extremidade contendo oxigênio, em um tubo de 30 cm de comprimento. Isso significa que o N2 percorreu uma distância maior (18 cm) em comparação ao O2 (12 cm), indicando que o N2 é o gás com maior velocidade de difusão. C) INCORRETA. O aluno que assinala a alternativa não tem conhecimento sobre o tema. O fato de o O2 ter se deslocado menos ao longo do tubo indica que ele tem uma velocidade de difusão menor quando comparado ao N2. D) INCORRETA. O aluno que assinala a alternativa não tem conhecimento sobre o tema. A diferença observada no experimento foi na distância deslocada por cada gás e não no tempo, uma vez que o deslocamento de ambos os gases foi observado pelo mesmo período (20 segundos). E) INCORRETA. O aluno que assinala a alternativa não tem conhecimento sobre o tema. A formação do NO2 próximo ao O2 indica que esse gás se difundiu mais lentamente do que o N2, não que ele tenha uma maior velocidade de difusão.
Estes materiais são parte integrante das coleções da editora Saraiva. Eles poderão ser reproduzidos desde que o título das obras e suas respectivas autorias sejam sempre citadas