Menu

Monte
sua
prova

Selecione as melhores questões em nosso banco de atividades

Começar
Entendi! Quero começar!

Organize sua prova

Arraste suas questões e solte-as aqui.

Arraste
e solte aqui

Escolha suas questões abaixo

Questão 1 - Biologia - Plurall Olímpico LR08 - EM3 - BY NC 3.0BR

Questão 1 Tema: Material Genético

O ácido ribonucleico é um tipo de ácido nucleico que apresenta muitas funções biológicas. Uma de suas funções, mais recentemente descoberta, é a participação no processo de regulação da expressão gênica, tanto em eucariotos quanto em procariotos. Basicamente, essa molécula tem a capacidade de ligar-se a regiões específicas do gene e impedir que a sua transcrição ocorra de forma eficiente.

O tipo de molécula que tem sua função descrita no texto é



( a )

RNAi.

( b )

RNAt.

( c )

RNAm.

( d )

DNA circular.

( e )

DNA plasmidial.

Resposta:

Resposta: A Apontador: UNICAMP 2020 Fase 1 (Q15)

A) CORRETA. O aluno que assinala esta alternativa compreende que ácidos ribonucleicos são RNAs e que o RNAi é a sigla para RNA de interferência. Esse RNA tem a função básica de atuar como um impeditivo de certos processos biológicos, como a expressão gênica descrita no texto.

B) INCORRETA. O aluno que assinala a alternativa não tem conhecimento sobre o tema. O RNA transportador (RNAt) é um tipo de RNA específico para o transporte de aminoácidos. Participa, assim, ativamente, apenas do processo de tradução.

C) INCORRETA. O aluno que assinala a alternativa não tem conhecimento sobre o tema. RNAm é a sigla para RNA mensageiro. Essa molécula é a responsável por levar a informação contida nos genes para a síntese de proteínas no citoplasma celular.

D) INCORRETA. O aluno que assinala a alternativa não tem conhecimento sobre o tema. O DNA circular é o formato da molécula de DNA em organismos procariontes, não atuando na regulação gênica e nem existindo em eucariontes, como aponta o texto.

E) INCORRETA. O aluno que assinala a alternativa não tem conhecimento sobre o tema. O DNA plasmidial é um DNA que funciona como um sistema imune de organismos procariontes. Não existe, portanto, em organismos eucariontes.

Questão 1 - Matemática - Plurall Olímpico LR17 - EM3 - BY NC 3.0BR

Questão 1 Tema: Polinômios / Equações algébricas

Seja  um número real que satisfaz x3 = x + 1, então x9 é:



( a )

x3 + 1

( b )

x9 + 1

( c )

3x2 + 4x + 2

( d )

x3 + 3x2 + 3x + 2

( e )

3x3 + 93x2 + 9x + 3

Resposta:

Resposta: C Apontador: ITA 2018 FASE ÚNICA (Q2)

A) INCORRETA. O aluno que assinala essa alternativa elevou ambas parcelas de x + 1 por 3.

B) INCORRETA. O aluno que assinala essa alternativa elevou ambas parcelas de x + 1 por 9.

C) CORRETA. O aluno que assinala essa alternativa elevou ambos os membros por 3 e realizou as substituições corretas para determinar uma expressão equivalente a x9. Elevando ambos os membros da equação por 3, temos:

(x3)3 = (x + 1)3

x9 = x3 + 3x2 + 3x + 1

x9 = (x3) + 3x)(x + 1) + 1

x9 = (x + 1) + 3x(x + 1) + 1

x9 = x + 1 + 3x2 + 3x + 1

x9 = 3x2 + 4x + 2

D) INCORRETA. O aluno que assinala essa alternativa determinou a expansão de (x + 1)3 e erra o termo independente.

E) INCORRETA. O aluno que assinala essa alternativa determinou a expansão de 3(x + 1)3.

Questão 1 - Matemática - Plurall Olímpico LA11 - EM3 - BY NC 3.0BR

Questão 1 Tema: Combinação simples

Em um grupo de 3 homens e 4 mulheres, de quantas maneiras é possível formar um quinteto com mais mulheres do que homens?



( a )

3

( b )

12

( c )

15

( d )

21

( e )

216

Resposta:

Resposta: C Apontador: OBMEP 2022 Fase 1 – Nível 3 – 08

A) INCORRETA. O aluno que assinala esta alternativa considerou um único caso em que o quinteto tem mais mulheres do que homens, obtendo que o número de quintetos possíveis para 4 mulheres e 1 homem é .

B) INCORRETA. O aluno que assinala esta alternativa considerou um único caso em que o quinteto tem mais mulheres do que homens, encontrando que o número de quintetos possíveis para 3 mulheres e 2 homens é .

C) CORRETA. Como há 3 homens e 4 mulheres no grupo, os quintetos com mais mulheres do que homens são os quintetos formados por 4 mulheres e 1 homem e os formados por 3 mulheres e 2 homens. Sendo  quintetos do primeiro tipo e  quintetos do segundo tipo, então é possível formar 3 + 12 = 15 quintetos com mais mulheres do que homens.

 

D) INCORRETA. O aluno que assinala a alternativa considerou que todos os quintetos possíveis são formados por mais mulheres do que homens. Observe que o total de quintetos possíveis é .

E) INCORRETA. O aluno que assinala a alternativa não modelou corretamente o problema. Considerando os arranjos de 4 mulheres e 1 homem e de 3 mulheres e 2 homens, o total de maneiras é .

Questão 1 - Ciências, Química - Plurall Olímpico LR18 - EF8 - BY NC 3.0BR

LEIS PONDERAIS

Questão 1 Tema: Lei de Lavoisier

Em seus trabalhos, Lavoisier investigou um fenômeno conhecido desde muito tempo antes: vários metais, quando aquecidos, podem perder suas características metálicas, transformando-se em um tipo de “cal” e, nesse processo, o peso final é maior do que o peso inicial.

MARTINS, R. A.; MARTINS, L. A. C. P. Lavoisier e a Conservação da Massa. Disponível em: https://bit.ly/3yY1oO2. Acesso em: 22 ago. 2024 (adaptado).

A diferença de peso observada no fenômeno investigado por Lavoisier está relacionada com a



( a )

decomposição do metal em vapor.

( b )

formação de um sal derivado do metal.

( c )

reação do metal com a chama do fogo.

( d )

fusão do metal mediante o aquecimento.

( e )

combinação do metal com o oxigênio do ar.

Resposta:

Resposta: E Apontador: UNICAMP 1999 – Fase 2 – Questão 3

A) INCORRETA. O aluno que assinala a alternativa não tem conhecimento sobre o tema. A decomposição de um metal em vapor não explicaria o aumento de peso. Na verdade, se o metal se decompusesse em vapor, a massa total deveria diminuir ou, na melhor das hipóteses, permanecer constante se todo o vapor fosse coletado. B) INCORRETA. O aluno que assinala a alternativa não tem conhecimento sobre o tema. A formação de um sal geralmente ocorre em uma reação entre um metal e um ácido ou uma base, não com o oxigênio do ar. Além disso, a formação de um sal não foi o foco das investigações de Lavoisier em relação ao aumento de massa. C) INCORRETA. O aluno que assinala a alternativa não tem conhecimento sobre o tema. A reação com a chama em si não explica o aumento de massa. A chama serve apenas como uma fonte de calor que facilita a reação entre o metal e o oxigênio do ar. A interação principal que causa o aumento de massa é com o oxigênio, não diretamente com a chama. D) INCORRETA. O aluno que assinala a alternativa não tem conhecimento sobre o tema. A fusão do metal (passagem do estado sólido para o líquido) não altera a massa do metal. A mudança de estado físico não envolve ganho de massa, mas apenas a mudança de forma do material. E) CORRETA. O trecho comenta sobre as investigações de Lavoisier a respeito do processo pelo qual certos metais, ao serem aquecidos, apresentavam aumento de massa. Lavoisier descobriu que o aumento de massa se devia à reação do metal com o oxigênio presente no ar, formando óxidos metálicos. Essa combinação adiciona massa ao metal original, explicando o aumento de peso observado por Lavoisier.

Questão 1 - Ciências, Astronomia - Plurall Olímpico LR12 - EF9 - BY NC 3.0BR

ASTRONÁUTICA 2

Questão 1 Tema: Propelente e velocidade

Nas viagens entre Terra e Lua, as espaçonaves procuram utilizar as atrações gravitacionais que esses astros aplicam sobre elas, seguindo trajetórias em forma de 8 como ilustrado na figura a seguir.

Qual é a importância dessa forma de 8?



( a )

Menor tempo de viagem.

( b )

É um dos formatos de elipse.

( c )

Menor consumo de combustível.

( d )

O valor do momento linear manter-se constante.

( e )

O valor do momento angular manter-se constante.

Resposta:

Resposta: C

A) INCORRETA – O aluno que assinala esta alternativa considera, equivocadamente, que é a mesma importância que damos, geralmente, para nossas viagens aqui na superfície da Terra. B) INCORRETA – O aluno que assinala esta alternativa considera, equivocadamente, a existência desse tipo de formato de elipse. C) CORRETA – Esse formato proporciona menor consumo de combustível, porque utiliza-se das duas atrações gravitacionais em grande parte do trajeto, mantendo proximidade com o segmento que une os centros desses astros, procurando alcançar a posição em que a atração gravitacional da Lua se torna maior do que a da Terra. D) INCORRETA – O aluno que assinala esta alternativa não tem bons conhecimentos sobre o tema. E) INCORRETA – O aluno que assinala esta alternativa não identifica uma razão em particular e procura justificar essa forma através da conservação do momento angular, porque ocorre naturalmente nos movimentos orbitais.

Questão 1 - Matemática - Plurall Olímpico LA10 - EM2 - BY NC 3.0BR

ÁLGEBRA

Questão 1 Tema: Produtos Notáveis / Equações Algébricas

Sendo x + y = 13 e x - y = 36, qual o valor de x2 + y2? 



( a )

72  

( b )

97  

( c )

133

( d )

169 

( e )

241 

Resposta:

Resposta: B Apontador: OBMEP 2017 Fase 1 – Nível 3 – Q2

A) INCORRETA. O aluno que assinala esta alternativa pode não ter conhecimento sobre o tema. Como 6 × 6 = 36, o aluno pode ter considerado x = y = 6 e, dessa forma, 62 + 62 = 72. 

B) CORRETA. O aluno que assinala esta alternativa interpretou adequadamente o problema e usou seus conhecimentos sobre Produtos Notáveis ou Equações Algébricas para simplificar os cálculos e determinar a resposta correta.

Como x + y = 13, (x + y)2 = 132 ⇔ x2 + 2xy + y2 = 169 e, sendo x · y = 36, então x2 + 2 · 36 + y2 = 169 ⇔ x2 + y2 = 97.

É possível, também, fazer y = 13 -  x e, então resolver a equação x(13 - x) = 36 ⇔ x2 - 13x + 36 = 0.

C) INCORRETA. O aluno que assinala esta alternativa pode ter cometido erro de cálculo ou desconhece o produto notável (A + B)2. Se o aluno considerou (x + y)2 = x2 + xy + y2, então 132 = x2 + 36 + y2 ⇔ x2 + y2 = 133.

D) INCORRETA. O aluno que assinala esta alternativa pode não ter conhecimento sobre o tema. Se o aluno considerou (x + y)2 = x2 + y2, então 132 = x2 + y2 ⇔ x2 + y2 = 169.

E) INCORRETA. O aluno que assinala esta alternativa pode ter cometido erro de cálculo. A partir de 132 = x2 · 36 + y2 ⇔ 169 = x2 + 72 + y2, pode ter ocorrido  x2 + y2 = 169 + 72 = 241.

Questão 1 - Matemática - Plurall Olímpico LR17 - EM2 - BY NC 3.0BR

ÁLGEBRA

Questão 1 Tema: Polinômios / Equações algébricas

Seja um x número real que satisfaz x3 = x + 1, então x9 é:



( a )

x3 + 1

( b )

x9 + 1

( c )

3x2 + 4x + 2

( d )

x3 + 3x2 + 3x + 2

( e )

3x3 + 9x2 + 9x + 3

Resposta:

Resposta: C Apontador: ITA 2018 - FASE ÚNICA (Q2)

A) INCORRETA. O aluno que assinala essa alternativa elevou ambas parcelas de x + 1 por 3.

B) INCORRETA. O aluno que assinala essa alternativa elevou ambas parcelas de x + 1 por 9.

C) CORRETA. O aluno que assinala essa alternativa elevou ambos os membros por 3 e realizou as substituições corretas para determinar uma expressão equivalente a x9. Elevando ambos os membros da equação por 3, temos:

D) INCORRETA. O aluno que assinala essa alternativa determinou a expansão de (x + 1)3 e erra o termo independente.

E) INCORRETA. O aluno que assinala essa alternativa determinou a expansão de (3(x + 1)3.

Questão 1 - Física - Plurall Olímpico LR17 - EM3 - BY NC 3.0BR

Questão 1 Tema: Refração

Na figura a seguir, vemos dois bastões de vidro idênticos mergulhados em líquidos diferentes presentes em dois recipientes de vidro, também idênticos.

Disponível em: https://shre.ink/DcQ0. Acesso em: 15 ago. 2024. Adaptado.

No recipiente que contém água (H2O) é possível perceber visualmente a parte do bastão que está imersa. Já no recipiente que contém tetracloroetileno (C2Cl4) isso não é possível.

Qual característica dos raios de luz deve ser a mesma, para que esses raios de luz atravessem tanto o bastão de vidro como o tetracloroetileno da forma observada na figura?



( a )

Cor.

( b )

Velocidade.

( c )

Índice de Refração.

( d )

Ângulo de Refração.

( e )

Ângulo de Incidência.

Resposta:

Resposta: B

A) INCORRETA – O aluno que assinala esta alternativa considera que a cor do vidro e a do tetracloroetileno deve ser a mesma, mas é uma suposição que, fisicamente, não faz sentido.

B) CORRETA – O aluno que assinala esta alternativa considera corretamente que para não percebermos a parte imersa, não deve haver desvios nas direções dos raios de luz que atravessam o bastão de vidro e o tetracloroetileno. Para isso, não deve ocorrer a refração da luz, isto é, a velocidade da luz não pode mudar.

C) INCORRETA - O aluno que assinala esta alternativa considera que são os raios de luz que possuem Índice de Refração, quando, na verdade, são os meios de propagação que possuem essa característica.

D) INCORRETA - O aluno que assinala esta alternativa considera que ocorre refração e tenta explicar a situação pelo Ângulo de Refração.

E) INCORRETA - O aluno que assinala esta alternativa não possui conhecimentos suficientes sobre refração da luz. 

Questão 1 - Física - Plurall Olímpico LA08 - EM3 - BY NC 3.0BR

Questão 1 Tema: Transferência de calor

Em dias de inverno, grande parte do calor que flui do interior de nossas casas para o exterior é através de janelas. Suponha uma janela com apenas uma lâmina de vidro de dimensões (1500 × 2000 × 3) mm com temperaturas de suas superfícies externa e interna iguais a 9,0 °C e 10 °C, respectivamente.

Sendo a resistividade térmica do vidro 1,2 s.m.°C/J, o fluxo de calor por condução através dessa lâmina, em W, é aproximadamente de



( a )

0,83.

( b )

1,20.

( c )

200.

( d )

833.

( e )

1 200.

Resposta:

Resposta: D Apontador: OBFEP 2019 Fase 1 Q1

A) INCORRETA – O aluno que assinala esta alternativa considera, equivocadamente, que a espessura a ser substituída na Lei de Fourier é e = 3.

B) INCORRETA – O aluno que assinala esta alternativa considera, equivocadamente, que as condutividade e espessura a serem substituídas na Lei de Fourier são k = 1,2 e e = 3, respectivamente.

C) INCORRETA - O aluno que assinala esta alternativa considera, equivocadamente, que a unidade joule (J) na resistividade deve ser substituída por caloria (cal) [1,2 s.m.°C/J = 5,0 s.m.°C/cal].

D) CORRETA – Aplicando-se a Lei de Fourier e lembrando que a resistividade térmica é o inverso da condutividade térmica (k), temos:

E) INCORRETA - O aluno que assinala esta alternativa considera, equivocadamente, que a condutividade a ser substituída na Lei de Fourier é k = 1,2.

Questão 1 - Matemática - Plurall Olímpico LA10 - EF7 - BY NC 3.0BR

ÁLGEBRA

Questão 1 Tema: Análise Gráfica

Os produtos A, B e C foram avaliados em oito critérios diferentes. Cada produto recebeu notas de 1 a 6 para cada critério, como mostrado no gráfico a seguir.

Com base nessas avaliações, qual é a alternativa correta?



( a )

O produto B possui a menor nota em assistência técnica.

( b )

O produto A é o mais bem avaliado em durabilidade e aparência.

( c )

O produto com a melhor avaliação em qualidade é o de pior aparência.

( d )

O produto C apresenta a melhor avaliação em atendimento e durabilidade.

( e )

O produto A recebeu a melhor nota em propaganda e a pior em atendimento.

Resposta:

Resposta: B Apontador: OBMEP 2018 – Fase 1 – Nível 1 – Q16

A) INCORRETA. O aluno que assinala esta alternativa não interpretou corretamente as informações contidas no gráfico. O produto B possui a maior nota em assistência técnica. B) CORRETA. O aluno que assinala esta alternativa interpretou corretamente as informações contidas no gráfico. O produto A é o mais bem avaliado em durabilidade e aparência. C) INCORRETA. O aluno que assinala esta alternativa não interpretou corretamente as informações contidas no gráfico. O produto com a melhor avaliação em qualidade é o A, que também é o mais bem avaliado em aparência. D) INCORRETA. O aluno que assinala esta alternativa não interpretou corretamente as informações contidas no gráfico. O produto C apresenta a pior avaliação em atendimento. E) INCORRETA. O aluno que assinala esta alternativa não interpretou corretamente as informações contidas no gráfico. O produto A recebeu a segunda melhor nota em atendimento.

Questão 1 - Matemática - Plurall Olímpico LA10 - EM1 - BY NC 3.0BR

Questão 1 Tema: Produtos Notáveis / Equações Algébricas

 

Sendo + = 13 e · = 36, qual o valor de x2 + y2?



( a )

72

( b )

97

( c )

133

( d )

169

( e )

241

Resposta:

GABARITO

Resposta: B Apontador: OBMEP 2017 Fase 1 – Nível 3 – Q2

RESOLUÇÃO:

A) INCORRETA. O aluno que assinala esta alternativa pode não ter conhecimento sobre o tema. Como 6 x 6 = 36, o aluno pode ter considerado = 6 e, dessa forma, 62 + 62 = 72. B) CORRETA. O aluno que assinala esta alternativa interpretou adequadamente o problema e usou seus conhecimentos sobre Produtos Notáveis ou Equações Algébricas para simplificar os cálculos e determinar a resposta correta.

Como + = 13, (y)2 = 132 ⇔ x2 + 2xy + y2 = 169 e, sendo x · y = 36, então x2 + 2 · 36 + y2 = 169 x2 + y2 = 97. É possível, também, fazer = 13 - e, então resolver a equação x(13 - x) = 36 ⇔ x2 - 13x + 36 = 0. C) INCORRETA. O aluno que assinala esta alternativa pode ter cometido erro de cálculo ou desconhece o produto notável (A + B)2. Se o aluno considerou (x + y)2 = x2 + xy + y2, então 132 = x2 + 36 + y2 ⇔ x2 + y2 = 133. D) INCORRETA. O aluno que assinala esta alternativa pode não ter conhecimento sobre o tema. Se o aluno considerou (x + y)2 = x2 + y2, então 132 = x2 + y2 ⇔ x2 + y2 = 169. E) INCORRETA. O aluno que assinala esta alternativa pode ter cometido erro de cálculo. A partir de 132 = x2 + 2 · 36 + y2 ⇔ 169 = x2 + 72 + y2, pode ter ocorrido x2 + y2 = 169 + 72 = 241.

Questão 1 - Matemática - Plurall Olímpico LA11 - EM1 - BY NC 3.0BR

Questão 1 Tema: Combinação simples

Em um grupo de 3 homens e 4 mulheres, de quantas maneiras é possível formar um quinteto com mais mulheres do que homens?



( a )

3

( b )

12

( c )

15

( d )

21

( e )

216

Resposta:

GABARITO

Resposta: C Apontador: OBMEP 2022 Fase 1 – Nível 3 – 08 

RESOLUÇÃO:

A) INCORRETA. O aluno que assinala esta alternativa considerou um único caso em que o quinteto tem mais mulheres do que homens, obtendo que o número de quintetos possíveis para 4 mulheres e 1 homem é . B) INCORRETA. O aluno que assinala esta alternativa considerou um único caso em que o quinteto tem mais mulheres do que homens, encontrando que o número de quintetos possíveis para 3 mulheres e 2 homens é . C) CORRETA. Como há 3 homens e 4 mulheres no grupo, os quintetos com mais mulheres do que homens são os quintetos formados por 4 mulheres e 1 homem e os formados por 3 mulheres e 2 homens. Sendo  quintetos do primeiro tipo  e quintetos do segundo tipo, então é possível formar 3 + 12 = 15 quintetos com mais mulheres do que homens. D) INCORRETA. O aluno que assinala a alternativa considerou que todos os quintetos possíveis são formados por mais mulheres do que homens. Observe que o total de quintetos possíveis é . E) INCORRETA. O aluno que assinala a alternativa não modelou corretamente o problema. Considerando os arranjos de 4 mulheres e 1 homem e de 3 mulheres e 2 homens, o total de maneiras é .

Questão 1 - Física - Plurall Olímpico LR12 - EM2 - BY NC 3.0BR

TERMOLOGIA

Questão 1 Tema: Teoria cinética dos gases

O recipiente rígido a seguir contém duas parcelas de um gás ideal, em equilíbrio, separadas por uma parede. A parcela A tem número de mols nA e está a uma temperatura absoluta TA. A parcela B tem número de mols nB e está a uma temperatura absoluta TB. Seus valores encontram-se indicados na figura.

Fonte: Laplace (adaptado)

Em certo momento, a parede que separa as duas parcelas é retirada e as parcelas se misturam atingindo um novo equilíbrio. Não há qualquer troca de energia entre o gás com a parede retirada e o restante do ambiente.

Qual é a temperatura final desse gás no novo equilíbrio?



( a )

4T/3

( b )

3T/2

( c )

5T/3

( d )

T

( e )

3T

Resposta:

Resposta: C Apontador: OBF 2021 Nível 3 Fase 3 Q7

INCORRETA – O aluno que assinala esta alternativa considera que deve fazer o balanço energético, mas, equivocadamente, inverte os números de mols das parcelas.

B) INCORRETA – O aluno que assinala esta alternativa considera que deve fazer o balanço energético, mas, equivocadamente, não inclui as quantidades de mols.

C) CORRETA – Como não há troca de energia com o exterior, o balanço energético leva a:

D) INCORRETA – O aluno que assinala esta alternativa considera, equivocadamente, que deve simplesmente subtrair as temperaturas iniciais (2T-T=T).

E) INCORRETA - O aluno que assinala esta alternativa considera, equivocadamente, que deve simplesmente somar as temperaturas iniciais (2T+T=3T).

 

Questão 1 - Química - Plurall Olímpico LA12 - EM3 - BY NC 3.0BR

Questão 1 Tema: Efusão e Difusão Gasosa

Um grupo de estudantes de Química estava interessado em estudar a formação de óxidos atmosféricos e seus impactos ambientais. Eles decidiram realizar um experimento no laboratório para investigar a reação entre nitrogênio (N₂) e oxigênio (O₂), que ocorre em condições de alta temperatura, formando monóxido de nitrogênio (NO) que, em seguida, se transforma em dióxido de nitrogênio (NO₂) na presença de oxigênio em excesso. Para isso, os estudantes utilizaram um tubo de vidro de 30 cm de comprimento, aquecido uniformemente, e consideraram que a reação entre N2 e O2 forma NO₂ como único produto. Nas extremidades do tubo, colocaram dois balões contendo N₂ e O₂, respectivamente, permitindo que ambos os gases se difundissem dentro do tubo. Após 20 segundos, observaram a formação de um gás castanho em um ponto a 12 cm da extremidade contendo oxigênio.

De acordo com as observações, pode-se concluir que o gás com maior velocidade de difusão é o



( a )

N2, uma vez que seu tempo de deslocamento é menor.

( b )

N2, pois seu deslocamento no tubo foi maior do que o O2.

( c )

O2, visto que esse gás se deslocou menos ao longo do tubo.

( d )

O2, porque seu deslocamento levou mais tempo do que o N2.

( e )

O2, já que a formação do NO ocorreu mais próximo a esse gás.

Resposta:

Resposta: B Apontador: USP 2012 – Fase 2 – Questão 4 | ID 132784

A) INCORRETA. O aluno que assinala a alternativa não tem conhecimento sobre o tema. O deslocamento de ambos os gases foi observado pelo mesmo período de tempo (20 segundos) e a diferença observada foi somente na distância deslocada por cada um.

B) CORRETA. O texto trata sobre a reação entre nitrogênio (N2​) e oxigênio (O2​) para formar dióxido de nitrogênio (NO2) em condições de alta temperatura. A formação do NO2 ocorreu a 12 cm da extremidade contendo oxigênio, em um tubo de 30 cm de comprimento. Isso significa que o N2 percorreu uma distância maior (18 cm) em comparação ao O2 (12 cm), indicando que o N2 é o gás com maior velocidade de difusão.

C) INCORRETA. O aluno que assinala a alternativa não tem conhecimento sobre o tema. O fato de o O2​ ter se deslocado menos ao longo do tubo indica que ele tem uma velocidade de difusão menor quando comparado ao N2.

D) INCORRETA. O aluno que assinala a alternativa não tem conhecimento sobre o tema. A diferença observada no experimento foi na distância deslocada por cada gás e não no tempo, uma vez que o deslocamento de ambos os gases foi observado pelo mesmo período (20 segundos).

E) INCORRETA. O aluno que assinala a alternativa não tem conhecimento sobre o tema. A formação do NO2 próximo ao O2 indica que esse gás​ se difundiu mais lentamente do que o N2​, não que ele tenha uma maior velocidade de difusão.

Questão 1 - Ciências, Física - Plurall Olímpico LR05 - EF6 - BY NC 3.0BR

TERMOLOGIA

Questão 1 Tema: Termometria

Turistas norte-americanos que se encontram no Brasil, podem utilizar uma expressão matemática que lhes forneça o valor da temperatura na escala Fahrenheit (θF) a partir do valor na escala Celsius (θC) para essa mesma temperatura

Qual seria uma expressão correta e possível?.



( a )

θF = 0,6 · θC - 32

( b )

θF = 0,6 · θC + 3,6

( c )

θF = 0,6 · θC + 32

( d )

θF = 1,8 · θC + 6,4

( e )

θF = 1,8 · θC + 32

Resposta:

Resposta: E Apontador: OBC 2017 Fase 1 Q8

A) INCORRETA – O aluno que assinala esta alternativa considera, equivocadamente, que deve calcular 5/9 (= 0,6), ao invés de 9/5 (= 1,8) e, além disso, mantém o sinal negativo do número 32. B) INCORRETA – O aluno que assinala esta alternativa considera, equivocadamente, que deve calcular 5/9 (= 0,6), ao invés de 9/5 (= 1,8) e, além disso, também calcula 32/9 (= 3,6). C) INCORRETA – O aluno que assinala esta alternativa considera, equivocadamente, que deve calcular 5/9 (= 0,6), ao invés de 9/5 (= 1,8). D) INCORRETA – O aluno que assinala esta alternativa considera, equivocadamente, que deve calcular 32/5 (= 6,4). E) CORRETA – Pode-se seguir o raciocínio:

Questão 1 - Matemática - Plurall Olímpico LA12 - EM3 - BY NC 3.0BR

Questão 1 Tema: Probabilidades

Os 46 alunos de uma turma compraram todos os 100 bilhetes de um sorteio, em diferentes quantidades, de acordo com a tabela.

É mais provável que o bilhete sorteado tenha sido adquirido pelo grupo de alunos que comprou



( a )

1 bilhete.

( b )

2 bilhetes.

( c )

3 bilhetes.

( d )

4 bilhetes.

( e )

5 bilhetes

Resposta:

Resposta: E Apontador: OBMEP 2024 Fase 1 – Nível 3 – Q08

A) INCORRETA. O aluno que assinala a alternativa pode não ter conhecimento sobre o tema. É possível que tenha considerado que a probabilidade é maior devido ao número de alunos que comprou essa quantidade de bilhetes.

B) INCORRETA. O aluno que assinala a alternativa não tem conhecimento sobre o tema.

C) INCORRETA. O aluno que assinala a alternativa pode ter interpretado a tabela de maneira equivocada assumindo que 3 alunos compraram 5 bilhetes.

D) INCORRETA. O aluno que assinala a alternativa pode ter confundido a menor com a maior probabilidade.

E) CORRETA. O aluno que assinala esta alternativa interpretou adequadamente o problema e usou seus conhecimentos sobre Contagem e Probabilidades para determinar a resposta correta. A probabilidade de um bilhete ser sorteado é de 1/100, uma vez que todos os bilhetes têm mesma probabilidade de serem sorteados. Dessa forma,

• o grupo de alunos que comprou 1 bilhete comprou, ao todo, 22 bilhetes. A probabilidade do bilhete sorteado ser desse grupo é de 22/100;

• o grupo de alunos que comprou 2 bilhetes comprou, ao todo, 20 bilhetes. A probabilidade do bilhete sorteado ser desse grupo é de 20/100;

• o grupo de alunos que comprou 3 bilhetes comprou, ao todo, 15 bilhetes. A probabilidade do bilhete sorteado ser desse grupo é de 15/100;

• o grupo de alunos que comprou 4 bilhetes comprou, ao todo, 8 bilhetes. A probabilidade do bilhete sorteado ser desse grupo é de 8/100;

• o grupo de alunos que comprou 5 bilhetes comprou, ao todo, 35 bilhetes. A probabilidade do bilhete sorteado ser desse grupo é de 35/100.

Questão 1 - Química - Plurall Olímpico LR11 - EM3 - BY NC 3.0BR

Questão 1 Tema: Cálculos com reagente em excesso e limitante

O acetato de etila (C4H8O2) é um solvente orgânico oxigenado utilizado em técnicas analíticas, em laboratórios de síntese orgânica como reagente e na extração e purificação de produtos orgânicos, sendo de grande importância na indústria química. Atualmente, a produção industrial do acetato de etila ocorre através do processo de esterificação do ácido acético com etanol:

C2H4O2 + C2H6O → C4H8O2 + H2O

Acetato de Etila. Métodos de Preparação Industrial de Solventes e Reagentes Químicos. Disponível em: https://rvq-sub.sbq.org.br/index.php/rvq/article/download/350/289/2727. Acesso em: 16 ago. 2024 (adaptado).

A partir de 100 gramas de ácido acético e 50 gramas de etanol, a quantidade máxima de acetato de etila que pode ser produzida é de aproximadamente

(Dados: massa molar (g/mol): H2O = 18; C2H6O = 46; C2H4O2 = 60; C4H8O2 = 88)



( a )

34,8 gramas.

( b )

65,2 gramas.

( c )

95,7 gramas.

( d )

115,2 gramas.

( e )

146,7 gramas

Resposta:

Resposta: C Apontador: OBC 2019 – Fase 3 – Questão 18 | ID 282624

A) INCORRETA. O aluno que assinala a alternativa não tem conhecimento sobre o tema. A massa de 34,8 gramas é obtida quando se considera a quantidade de ácido acético que não reage, ou seja, que está em excesso na reação (1,67 mol – 1,09 mol = 0,58 mol).

1 mol ácido acético ------ 60 gramas 0,58 mol de ácido acético ------ x gramas x = 34,78 gramas ácido acético

B) INCORRETA. O aluno que assinala a alternativa não tem conhecimento sobre o tema. A massa de 65,21 gramas é obtida quando se considera a quantidade de ácido acético que efetivamente reage com o etanol durante a reação (1,09 mol).

1 mol ácido acético ------ 60 gramas 1,09 mol de ácido acético ------ x gramas x = 65,21 gramas ácido acético

C) CORRETA. O texto trata sobre a produção de acetato de etila (C4H8O2), um éster formado pela reação de esterificação entre o ácido acético (C2H4O2) e o etanol (C2H6O). Segundo a estequiometria da reação, 1 mol de ácido reage com 1 mol de etanol para produzir 1 mol de acetato de etila. Para calcular a quantidade máxima de acetato de etila que pode ser produzida a partir de 100 gramas de ácido acético e 50 gramas de etanol, primeiramente é necessário determinar a quantidade em mol de cada reagente disponível a partir dos seus respectivos valores de massa molar.

1 mol ácido acético ------ 60 gramas

x mol de ácido acético ------ 100 gramas

x = 1,67 mol ácido acético

1 mol etanol ------ 46 gramas

x mol de etanol ------ 50 gramas

x = 1,09 mol ácido acético

  Dessa forma, é possível verificar que o reagente limitante da reação é o etanol, e a quantidade de acetato de etila formada será limitada pela quantidade em mol desse reagente. Por fim, utiliza-se a massa molar do acetato de etila para determinar a massa máxima formada durante a reação.

1 mol acetato de etila ------ 88 gramas 1,09 mol de acetato de etila ------ x gramas x = 95,65 gramas acetato de etila

D) INCORRETA. O aluno que assinala a alternativa não tem conhecimento sobre o tema. A massa de 115,2 gramas é obtida quando se calcula a massa de acetato de etila formado a partir da soma das massas de ácido acético e etanol que efetivamente reagem durante a reação: 65,2 + 50,0 = 115,2 gramas.

E) INCORRETA. O aluno que assinala a alternativa não tem conhecimento sobre o tema. A massa de 146,67 gramas é obtida desconsiderando que o etanol é o reagente limitante da reação, realizando os cálculos com base na quantidade de ácido acético disponível (100 gramas = 1,67 mol).

1 mol acetato de etila ------ 88 gramas 1,67 mol de acetato de etila ------ x gramas x = 146,67 mol acetato de etila

Questão 1 - Matemática - Plurall Olímpico LA09 - EM3 - BY NC 3.0BR

Questão 1 Tema: Equação de 1° grau / Sistemas de equações de 1° grau / Interpretação gráfica de sistemas

Duas bolas de vôlei e três bolas de basquete pesam o mesmo que nove bolas de handball. Uma bola de vôlei e uma bola de handball pesam o mesmo que uma bola de basquete. O peso de uma bola de basquete é equivalente a quantas bolas de handball?



( a )

1,4

( b )

2,0

( c )

2,2

( d )

2,6

( e )

3,0

Resposta:

Resposta: C Apontador: OBMEP 2018 – Fase 1 – Q3

A) INCORRETA. O aluno que assinala esta alternativa pode ter compreendido a situação-problema, montando o sistema linear de forma correta, porém trocando o sinal das variáveis da segunda equação, encontrando:

2 ⋅ (B + H) + 3B = 9H ⇒ 2B + 2H + 3B = 9H ⇒ 5B = 7H ⇒ B = 1,4H

B) INCORRETA. O aluno que assinala esta alternativa pode ter compreendido a situação-problema, montando o sistema linear de forma correta, porém se esquecendo do fator 2 ao multiplicar o H ao substituir uma equação na outra, encontrando:

2 ⋅ (B − H) + 3B = 9H ⇒ 5B = 10H ⇒ B = 2H

C) CORRETA. O aluno que assinala esta alternativa compreende corretamente a situaçãoproblema apresentada, montando um sistema de equações, relacionando corretamente a variação entre as grandezas envolvidas.

Seja V, B e H os pesos das bolas de vôlei, basquete e handball, respectivamente. Com as informações do enunciado, podemos montar o seguinte sistema:

Substituindo a expressão de V da segunda equação na primeira, podemos relacionar os pesos das bolas de basquete e handball:

2 ⋅ (B − H) + 3B = 9H ⇒ 2B − 2H + 3B = 9H ⇒

5B = 11H ⇒ B = 2,2H

Portanto o peso de uma bola de basquete é equivalente à 2,2 bolas de handball.

D) INCORRETA. O aluno que assinala esta alternativa pode ter compreendido a situação-problema, montando o sistema linear de forma correta, porém substituindo incorretamente uma equação na outra, encontrando:

2 ⋅ (B − 2H) + 3B = 9H ⇒ 2B − 4H + 3B = 9H

5B = 13H ⇒ B = 2,6H

E) INCORRETA. O aluno que assinala esta alternativa pode não ter compreendido a situaçãoproblema apresentada, apenas considerando que três bolas de basquete equivalem à nove bolas de handball, montando assim, a relação:

3B = 9H ⇒ B = 3H

Questão 1 - Matemática - Plurall Olímpico LA10 - EF8 - BY NC 3.0BR

CONTAGEM

Questão 1 Tema: Cálculo de probabilidade

João participava de um sorteio com seus amigos com um total de 10 participantes. Eles colocaram seus nomes em um pedaço de papel e depositaram em uma urna. Duas pessoas seriam sorteadas retirando um papel sem reposição.

No momento da primeira retirada, o vento levou um dos papeis e decidiram prosseguir o sorteio mesmo assim.

Qual a probabilidade de João ser um dos dois sorteados?



( a )

( b )

( c )

( d )

( e )

Resposta:

Resposta: A Apontador: OBMEP 2016 FASE 1 (Q723)

A) CORRETA. Para João ser um dos sorteados, o papel que foi levado pelo vento não deve ser o dele e ele deve ser sorteado no primeiro sorteio, ou o papel que foi levado não seja o dele e ele não é sorteado no primeiro sorteio e é sorteado no segundo, então:

B) INCORRETA. O aluno que assinala essa alternativa considerou que a probabilidade de ele ser sorteado é de um em um total de 9 pessoas. C) INCORRETA. O aluno que assinala essa alternativa considerou que a probabilidade de ele ser sorteado é de 2, devido aos dois sorteios em 9 devido ao papel que foi levado pelo vento. D) INCORRETA. O aluno que assinala essa alternativa não tem conhecimento sobre o tema. E) INCORRETA. O aluno que assinala essa alternativa considerou que a probabilidade é de uma pessoa entre 10, ou seja .

Questão 1 - Ciências, Química - Plurall Olímpico LR15 - EF8 - BY NC 3.0BR

NÚMEROS DO ÁTOMO E SEMELHANÇAS ATÔMICAS

Questão 1 Tema: Semelhanças Atômicas (isótopos, isóbaros, isótonos e Isoeletrônicos)

China localiza presença do raro isótopo hélio-3 no lado oculto da Lua​

O hélio-3 é um isótopo escasso na Terra, mas depois do lançamento da sonda chinesa, foi descoberto um minério que contém partículas de hélio-3. A ida da nova sonda no lado oculto da Lua levanta a possibilidade de haver uma grande jazida na Lua. O hélio-3 pode ser uma alternativa limpa de combustível, proporcionando energia nuclear de forma mais segura e eficiente.

China localiza presença do raro isótopo hélio-3 no lado oculto da Lua. Disponível em: https://horadopovo.com.br/china-localiza-presenca-do-raro-isotopo-helio-3-no-lado-oculto-da-lua/. Acesso em: 19 ago. 2024 (adaptado).

A diferença entre a espécie encontrada pelos chineses  e a espécie encontrada na Terra está no



( a )

número atômico.

( b )

número de prótons.

( c )

número de elétrons.

( d )

número de oxidação.

( e )

número de nêutrons.

Resposta:

Resposta: E Apontador: USP 1981 – Fase 1 – Questão 29 | ID 130761

A) INCORRETA. O aluno que assinala a alternativa não tem conhecimento sobre o tema. O número atômico de um elemento é definido pelo número de prótons no núcleo. Como o hélio-3 e o hélio-4 são isótopos do mesmo elemento, ambos possuem o mesmo número atômico, que é 2. B) INCORRETA. O aluno que assinala a alternativa não tem conhecimento sobre o tema. Assim como o número atômico, o número de prótons é uma característica que define o elemento químico. Tanto o hélio-3 quanto o hélio-4 possuem 2 prótons. C) INCORRETA. O aluno que assinala a alternativa não tem conhecimento sobre o tema. Em átomos neutros, o número de elétrons é igual ao número de prótons. Portanto, o hélio-3 também tem 2 elétrons, assim como o hélio-4. D) INCORRETA. O aluno que assinala a alternativa não tem conhecimento sobre o tema. O número de oxidação está relacionado ao número de elétrons ganhados ou perdidos após por um átomo ao formar um composto químico. Para o hélio, que é um gás nobre, o número de oxidação é tipicamente 0. E) CORRETA. O texto trata sobre a descoberta de um isótopo do elemento hélio na Lua. Isótopos são átomos de um mesmo elemento químico que possuem o mesmo número atômico (ou seja, o mesmo número de prótons) mas diferem no número de nêutrons em seus núcleos. Essa diferença no número de nêutrons resulta em massas atômicas distintas para os isótopos. No caso do hélio, o isótopo mais comum na Terra é o hélio-4, que tem 2 prótons e 2 nêutrons. Já o hélio-3, que foi descoberto na Lua, tem 2 prótons e apenas 1 nêutron.

Questão 1 - Matemática - Plurall Olímpico LA09 - EM2 - BY NC 3.0BR

ÁLGEBRA

Questão 1 Tema: Equação de 1° grau / Sistemas de equações de 1° grau / Interpretação gráfica de sistemas

Duas bolas de vôlei e três bolas de basquete pesam o mesmo que nove bolas de handball. Uma bola de vôlei e uma bola de handball pesam o mesmo que uma bola de basquete. O peso de uma bola de basquete é equivalente a quantas bolas de handball?

Disponível em: https://br.freepik.com/vetores-gratis/conjunto-de-bolas-para-esportes_9649035.htm. Acesso em: 29 ago. 2024. (Adaptado)



( a )

1,4 

( b )

2,0 

( c )

2,2 

( d )

2,6 

( e )

3,0

Resposta:

Resposta: C Apontador: OBMEP 2018 – Fase 1 – Q3

A) INCORRETA. O aluno que assinala esta alternativa pode ter compreendido a situação-problema, montando o sistema linear de forma correta, porém trocando o sinal das variáveis da segunda equação, encontrando: 

2 ⋅ (B + H) + 3B = 9H ⇒ 2B + 2H + 3B = 9H ⇒

5B = 7H ⇒ B = 1,4H

B) INCORRETA. O aluno que assinala esta alternativa pode ter compreendido a situação-problema, montando o sistema linear de forma correta, porém se esquecendo do fator 2 ao multiplicar o H ao substituir uma equação na outra, encontrando:

2 ⋅ (B − H) + 3B = 9H ⇒  5B = 10H ⇒ B = 2H

C) CORRETA. O aluno que assinala esta alternativa compreende corretamente a situação-problema apresentada, montando um sistema de equações, relacionando corretamente a variação entre as grandezas envolvidas. 

Seja V, B e H os pesos das bolas de vôlei, basquete e handball, respectivamente. Com as informações do enunciado, podemos montar o seguinte sistema:

Substituindo a expressão de V da segunda equação na primeira, podemos relacionar os pesos das bolas de basquete e handball: 

2 ⋅ (B − H) + 3B = 9H ⇒ 2B − 2H + 3B = 9H ⇒

5B = 11H ⇒ B = 2,2H

Portanto o peso de uma bola de basquete é equivalente à 2,2 bolas de handball. 

D) INCORRETA. O aluno que assinala esta alternativa pode ter compreendido a situação-problema, montando o sistema linear de forma correta, porém substituindo incorretamente uma equação na outra, encontrando:

2 ⋅ (B − 2H) + 3B = 9H ⇒ 2B − 4H + 3B = 9H

5B = 13H ⇒ B = 2,6H

E) INCORRETA. O aluno que assinala esta alternativa pode não ter compreendido a situação-problema apresentada, apenas considerando que três bolas de basquete equivalem à nove bolas de handball, montando assim, a relação:

3B = 9H ⇒ B = 3H

Questão 1 - Matemática - Plurall Olímpico LA11 - EM2 - BY NC 3.0BR

CONTAGEM

Questão 1 Tema: Combinação simples

Em um grupo de 3 homens e 4 mulheres, de quantas maneiras é possível formar um quinteto com mais mulheres do que homens?



( a )

( b )

12

( c )

15

( d )

21

( e )

216

Resposta:

Resposta: C Apontador: OBMEP 2022 Fase 1 – Nível 3 – 08

A) INCORRETA. O aluno que assinala esta alternativa considerou um único caso em que o quinteto tem mais mulheres do que homens, obtendo que o número de quintetos possíveis para 4 mulheres e 1 homem é .

B) INCORRETA. O aluno que assinala esta alternativa considerou um único caso em que o quinteto tem mais mulheres do que homens, encontrando que o número de quintetos possíveis para 3 mulheres e 2 homens é .

C) CORRETA. Como há 3 homens e 4 mulheres no grupo, os quintetos com mais mulheres do que homens são os quintetos formados por 4 mulheres e 1 homem e os formados por 3 mulheres e 2 homens. Sendo  quintetos do primeiro tipo e  quintetos do segundo tipo, então é possível formar 3 + 12 = 15 quintetos com mais mulheres do que homens.

D) INCORRETA. O aluno que assinala a alternativa considerou que todos os quintetos possíveis são formados por mais mulheres do que homens. Observe que o total de quintetos possíveis é .

E) INCORRETA. O aluno que assinala a alternativa não modelou corretamente o problema. Considerando os arranjos de 4 mulheres e 1 homem e de 3 mulheres e 2 homens, o total de maneiras é .

Questão 1 - Biologia - Plurall Olímpico LA11 - EM3 - BY NC 3.0BR

Questão 1 Tema: Importância e preservação dos agentes polinizadores

Os insetos polinizadores desempenham um papel fundamental na manutenção dos ecossistemas e na produção de alimentos. Entre eles, destacam-se as abelhas Apis mellifera, as abelhas sem ferrão e até mesmo as vespas, que desempenham um papel essencial na polinização de diversas espécies de plantas.

https://ifpr.edu.br/assis-chateaubriand/a-importancia-dos-insetos-polinizadores-e-como-preserva-los/

A relação ecológica existente entre as abelhas e as plantas polinizadas é de



( a )

predatismo.

( b )

parasitismo.

( c )

competição.

( d )

mutualismo.

( e )

comensalismo.

Resposta:

Resposta: D Apontador: Questão 21 1 fase OBB 2023

A) INCORRETA. O aluno que assinala a alternativa não tem conhecimento sobre predatismo que é uma relação desarmônica em que o predador mata e se alimenta da presa.

B) INCORRETA. O aluno que assinala a alternativa não tem conhecimento sobre o parasitismo que é uma relação desarmônica entre parasita e hospedeiro, onde o hospedeiro é prejudicado.

C) INCORRETA. O aluno que assinala a alternativa não tem conhecimento sobre competição que é uma interação desarmônica, onde as duas espécies são prejudicadas.

D) CORRETA. O aluno que assinala a alternativa percebeu a relação harmônica onde tanto a planta quanto a abelha são beneficiadas durante a polinização.

E) INCORRETA. O aluno que assinala a alternativa não tem conhecimento sobre comensalismo que uma relação em que uma das espécies é beneficiada e a outra fica indiferente.

Questão 1 - Ciências, Astronomia - Plurall Olímpico LR12 - EF8 - BY NC 3.0BR

ASTRONÁUTICA 2

Questão 1 Tema: Propelente e velocidade

Nas viagens entre Terra e Lua, as espaçonaves procuram utilizar as atrações gravitacionais que esses astros aplicam sobre elas, seguindo trajetórias em forma de 8 como ilustrado na figura a seguir.

Qual é a importância dessa forma de 8?



( a )

Menor tempo de viagem.

( b )

É um dos formatos de elipse.

( c )

Menor consumo de combustível.

( d )

O valor do momento linear manter-se constante.

( e )

O valor do momento angular manter-se constante.

Resposta:

Resposta: C

A) INCORRETA – O aluno que assinala esta alternativa considera, equivocadamente, que é a mesma importância que damos, geralmente, para nossas viagens aqui na superfície da Terra. B) INCORRETA – O aluno que assinala esta alternativa considera, equivocadamente, a existência desse tipo de formato de elipse. C) CORRETA – Esse formato proporciona menor consumo de combustível, porque utiliza-se das duas atrações gravitacionais em grande parte do trajeto, mantendo proximidade com o segmento que une os centros desses astros, procurando alcançar a posição em que a atração gravitacional da Lua se torna maior do que a da Terra. D) INCORRETA – O aluno que assinala esta alternativa não tem bons conhecimentos sobre o tema. E) INCORRETA – O aluno que assinala esta alternativa não identifica uma razão em particular e procura justificar essa forma através da conservação do momento angular, porque ocorre naturalmente nos movimentos orbitais.

Questão 1 - Matemática - Plurall Olímpico LA11 - EF7 - BY NC 3.0BR

ÁLGEBRA

Questão 1 Tema: Porcentagem / Grandezas diretamente proporcionais / Divisão em partes diretamente proporcionais

Duas torneiras abertas enchem um tanque em 12 minutos e, ao utilizar uma delas sozinha o mesmo tanque enche em 30 minutos.

 O tempo, em minutos, que levará para a outra sozinha encher o mesmo tanque é



( a )

10.

( b )

12.

( c )

15.

( d )

18.

( e )

20.

Resposta:

Resposta: E Apontador: CANGURU 2017 (Q9)

A) INCORRETA. O aluno que assinala essa alternativa não tem conhecimento sobre o tema. B) INCORRETA. O aluno que assinala essa alternativa considerou que as duas torneiras enchem em 12 minutos cada uma. C) INCORRETA. O aluno que assinala essa alternativa considerou que a outra torneira enche em metade do tempo da outra torneira. D) INCORRETA. O aluno que assinala essa alternativa considerou que a segunda torneira enche em 30 - 12 = 18 minutos. E) CORRETA. Como as duas enchem em 12 minutos, uma delas enche em 30 minutos, e queremos saber o tempo da outra torneira, temos:  minutos.

Questão 1 - Matemática - Plurall Olímpico LA09 - EM1 - BY NC 3.0BR

Questão 1 Tema: Equação de 1° grau / Sistemas de equações de 1° grau / Interpretação gráfica de sistemas

Duas bolas de vôlei e três bolas de basquete pesam o mesmo que nove bolas de handball. Uma bola de vôlei e uma bola de handball pesam o mesmo que uma bola de basquete. O peso de uma bola de basquete é equivalente a quantas bolas de handball?



( a )

1,4

( b )

2,0

( c )

2,2

( d )

2,6

( e )

3,0

Resposta:

GABARITO

Resposta: C Apontador: OBMEP 2018 – Fase 1 – Q3

RESOLUÇÃO:

A) INCORRETA. O aluno que assinala esta alternativa pode ter compreendido a situação-problema, montando o sistema linear de forma correta, porém trocando o sinal das variáveis da segunda equação, encontrando: 2 ⋅ (B H) + 3B = 9H ⇒ 2B + 2H + 3B = 9⇒ 5B = 7⇒ B = 1,4H B) INCORRETA. O aluno que assinala esta alternativa pode ter compreendido a situação-problema, montando o sistema linear de forma correta, porém se esquecendo do fator 2 ao multiplicar o H ao substituir uma equação na outra, encontrando: 2 ⋅ (H) + 3= 9H ⇒ 5= 10H ⇒ = 2H C) CORRETA. O aluno que assinala esta alternativa compreende corretamente a situação-problema apresentada, montando um sistema de equações, relacionando corretamente a variação entre as grandezas envolvidas. Seja V, B e H os pesos das bolas de vôlei, basquete e handball, respectivamente. Com as informações do enunciado, podemos montar o seguinte sistema: Substituindo a expressão de V da segunda equação na primeira, podemos relacionar os pesos das bolas de basquete e handball: 2 ⋅ (H) + 3= 9H ⇒ 2− 2+ 3= 9H ⇒ 5= 11⇒ = 2,2H Portanto o peso de uma bola de basquete é equivalente à 2,2 bolas de handball. D) INCORRETA. O aluno que assinala esta alternativa pode ter compreendido a situação-problema, montando o sistema linear de forma correta, porém substituindo incorretamente uma equação na outra, encontrando: 2 ⋅ (− 2H) + 3= 9H ⇒ 2− 4+ 3= 9H 5= 13H ⇒ = 2,6H E) INCORRETA. O aluno que assinala esta alternativa pode não ter compreendido a situação-problema apresentada, apenas considerando que três bolas de basquete equivalem à nove bolas de handball, montando assim, a relação: 3= 9H ⇒ = 3H

Questão 1 - Física - Plurall Olímpico LR13 - EM2 - BY NC 3.0BR

TERMOLOGIA

Questão 1 Tema: Dilatação térmica

A figura a seguir representa um trilho de trem já devidamente instalado na linha férrea e que está fixo no solo.

Qual das figuras a seguir melhor representa sua dilatação em função de um aumento da sua temperatura, sendo que as regiões escurecidas esquematizam o acréscimo nas dimensões?



( a )

( b )

( c )

( d )

( e )

Resposta:

Resposta: E Apontador: OBF 2022 Fase 1 Q15

A) INCORRETA – O aluno que assinala esta alternativa considera, equivocadamente, que a dilatação ocorre apenas no maior comprimento e em apenas uma de suas extremidades.

B) INCORRETA – O aluno que assinala esta alternativa considera, equivocadamente, que a dilatação ocorre apenas no maior comprimento.

C) INCORRETA – O aluno que assinala esta alternativa considera que a dilatação maior ocorre no maior comprimento, mas, equivocadamente, em apenas uma de suas extremidades.

D) INCORRETA – O aluno que assinala esta alternativa considera que a dilatação ocorre nas três dimensões do espaço, mas não se atentou para o fato do trilho manter-se fixo ao solo.

E) CORRETA - A dilatação ocorre nas três dimensões do espaço e, como o trilho está devidamente instalado, mantem-se fixo ao solo.

Questão 1 - Biologia - Plurall Olímpico LA11 - EM2 - BY NC 3.0BR

REINO PLANTAE

Questão 1 Tema: Importância e preservação dos agentes polinizadores

Os insetos polinizadores desempenham um papel fundamental na manutenção dos ecossistemas e na produção de alimentos. Entre eles, destacam-se as abelhas Apis mellifera, as abelhas sem ferrão e até mesmo as vespas, que desempenham um papel essencial na polinização de diversas espécies de plantas.

https://ifpr.edu.br/assis-chateaubriand/a-importancia-dos-insetos-polinizadores-e-como-preserva-los/

A relação ecológica existente entre as abelhas e as plantas polinizadas é de



( a )

predatismo.

( b )

parasitismo.

( c )

competição.

( d )

mutualismo.

( e )

comensalismo.

Resposta:

Resposta: D Apontador: Questão 21 1 fase OBB 2023

A) INCORRETA. O aluno que assinala a alternativa não tem conhecimento sobre predatismo que é uma relação desarmônica em que o predador mata e se alimenta da presa.

B) INCORRETA. O aluno que assinala a alternativa não tem conhecimento sobre o parasitismo que é uma relação desarmônica entre parasita e hospedeiro, onde o hospedeiro é prejudicado.

C) INCORRETA. O aluno que assinala a alternativa não tem conhecimento sobre competição que é uma interação desarmônica, onde as duas espécies são prejudicadas.

D) CORRETA. O aluno que assinala a alternativa percebeu a relação harmônica onde tanto a planta quanto a abelha são beneficiadas durante a polinização.

E) INCORRETA. O aluno que assinala a alternativa não tem conhecimento sobre comensalismo que uma relação em que uma das espécies é beneficiada e a outra fica indiferente.

Questão 1 - Química - Plurall Olímpico LA11 - EM3 - BY NC 3.0BR

Questão 1 Tema: Mistura com Reação

Em um laboratório, uma solução aquosa desconhecida precisa ter a sua concentração de íons Ca²⁺ determinada para assegurar que está dentro dos padrões especificados para um processo industrial. Para isso, uma amostra de 50 mL dessa solução é coletada e um indicador de eriocromo T é adicionado, formando um complexo colorido com o Ca²⁺, de cor vermelha. Em seguida, a solução é titulada com uma solução padrão de EDTA 0,01 mol/L, que se complexa com os íons Ca²⁺, deslocando o indicador da sua forma complexada, resultando em uma mudança de cor completa para azul com a adição de 27,4 mL.

De acordo com o procedimento, conclui-se que a concentração de íons Ca2+ na amostra, em g/L, é igual a



( a )

2,74×10-4.

( b )

5,48×10-3.

( c )

1,10×10-2.

( d )

2,19×10-1.

( e )

7,29×10-1.

Resposta:

Resposta: D Apontador: OBQ 2018 – Fase 4 – Questão 1 | ID 294581

A) INCORRETA. O aluno que assinala a alternativa não tem conhecimento sobre o tema. O valor de 2,74×10-4 corresponde à quantidade em mol de EDTA utilizada durante a titulação da amostra de Ca²⁺.

0,01 mol EDTA ------ 1 L x mol EDTA ------ 0,0274 L x = 2,74×10−4 mol EDTA

 

B) INCORRETA. O aluno que assinala a alternativa não tem conhecimento sobre o tema. O valor de 5,48×10-3 corresponde à concentração em mol/L de Ca²⁺ da solução aquosa.

0,01 mol EDTA ------ 1 L x mol EDTA ------ 0,0274 L x = 2,74×10−4 mol EDTA

2,74×10−4 mol Ca²⁺------ 0,050 L x mol Ca²⁺------ 1 L x = 5,48×10−3 mol/L Ca²⁺

 

C) INCORRETA. O aluno que assinala a alternativa não tem conhecimento sobre o tema. O valor de 1,10×10-2 corresponde a quantidade em gramas de Ca²⁺ na amostra de 50 mL.

0,01 mol EDTA ------ 1 L x mol EDTA ------ 0,0274 L x = 2,74×10−4 mol EDTA

1 mol Ca²⁺------ 40 gramas 2,74×10−4 mol Ca²⁺------ x gramas x = 0,220 = 1,10×10-2 g/L Ca²⁺

 

D) CORRETA. O texto trata sobre a determinação da concentração de íons cálcio (Ca²⁺) em uma solução aquosa usando uma solução de EDTA como agente titulante, que se complexa com os íons Ca²⁺ presentes na solução. O ponto de equivalência da titulação é indicado pela mudança de cor do indicador, que passa de vermelho (indicador complexado com o Ca²⁺) para azul (indicador livre após o complexo de EDTA se formar). O EDTA reage com os íons Ca²⁺ na proporção de 1:1, ou seja, 1 mol de EDTA complexa 1 mol de Ca²⁺. Assim, para determinar a concentração de íons Ca2+ na amostra, primeiramente é necessário determinar a quantidade em mol de EDTA, a partir da concentração desse agente titulante e o volume utilizado. Em seguida, basta associar essa quantidade de matéria aos íons Ca²⁺ e realizar o cálculo da sua concentração em mol/L, considerando o volume de amostra utilizado. Por fim, converte-se a concentração encontrada para g/L utilizando a massa molar do cálcio.

0,01 mol EDTA ------ 1 L x mol EDTA ------ 0,0274 L x = 2,74×10−4 mol EDTA

2,74×10−4 mol Ca²⁺------ 0,050 L x mol Ca²⁺------ 1 L x = 5,48×10−3 mol/L Ca²⁺

1 mol Ca²⁺------ 40 gramas 5,48×10−3 mol Ca²⁺------ x gramas x = 0,219 = 2,19×10-1 g/L Ca²⁺

 

E) INCORRETA. O aluno que assinala a alternativa não tem conhecimento sobre o tema. O valor de 7,29×10-2 é obtido quando se realiza os cálculos invertendo os volumes da amostra e titulante.

0,01 mol EDTA ------ 1 L x mol EDTA ------ 0,050 L x = 5,0×10−4 mol EDTA

5,0×10−4 mol Ca²⁺------ 0,0274 L x mol Ca²⁺------ 1 L x = 1,82×10−2 mol/L Ca²⁺

1 mol Ca²⁺------ 40 gramas 1,82×10−2 mol Ca²⁺------ x gramas x = 0,730 = 7,29×10-1 g/L Ca²⁺

Questão 1 - Ciências, Física - Plurall Olímpico LR02 - EF7 - BY NC 3.0BR

INTRODUÇÃO À FÍSICA

Questão 1 Tema: Vetores

A figura representa, com certa distribuição, vetores .

Autoria própria

Podemos afirmar que:



( a )

( b )

( c )

( d )

( e )

Resposta:

Resposta: C Apontadores: OBC 2018 Fase 1 Q3

A) INCORRETA – O aluno que assinala esta alternativa considera, equivocadamente, o sentido inverso do vetor . B) INCORRETA – O aluno que assinala esta alternativa não tem conhecimento sobre o tema. C) CORRETA – Basta usar o método da poligonal para identificar a soma vetorial apresentada na imagem. D) INCORRETA – O aluno que assinala esta alternativa considera, equivocadamente, o sentido inverso do vetor . E) INCORRETA - O aluno que assinala esta alternativa baseia-se, equivocadamente, em que a figura representa 2 vezes um mesmo vetor.

Estes materiais são parte integrante das coleções da editora Saraiva. Eles poderão ser reproduzidos desde que o título das obras e suas respectivas autorias sejam sempre citadas