Menu

Monte
sua
prova

Selecione as melhores questões em nosso banco de atividades

Começar
Entendi! Quero começar!

Organize sua prova

Arraste suas questões e solte-as aqui.

Arraste
e solte aqui

Escolha suas questões abaixo

Questão 1 - Física - Setor A - Aula 7 - Movimento uniforme (MU) - Exercícios em classe - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

(UFRGS-RS – Adaptada) Pedro e Paulo diariamente usam bicicletas para ir ao colégio. O gráfico abaixo mostra como ambos percorreram as distâncias até o colégio, em função do tempo, em certo dia.

Com base no gráfico, indique quais afirmações a seguir são corretas.

I. Entre 0 e 100s, o movimento de Pedro é uniforme;

II. A velocidade média desenvolvida por Pedro foi maior do que a desenvolvida por Paulo;

III. A máxima velocidade foi desenvolvida por Paulo;

IV. Ambos estiveram parados pelo mesmo intervalo de tempo, durante seus percursos;

V. A trajetória de Paulo entre os instantes 400s e 500s é uma reta.

Resposta:

I. Correta. Entre 0 e 100s o gráfico do espaço é uma reta crescente; logo; a sua taxa de variação é constante; ou seja; o movimento é uniforme.

II. Correta. Utilizando a definição e a velocidade escalar média para os dois:

III. Incorreta. A curva que apresenta maior inclinação é a de Pedro entre 0 e 100s.

IV. Incorreta. Pedro ficou; entre 100s e 250s parado; isto é; durante o intervalo de tempo de 150 s. Paulo; por sua vez; fica parado do instante 250s até 350s; isto é; durante o intervalo de tempo de 100 s.

V. Incorreta. O gráfico do espaço em função do tempo não informa qual o formato da trajetória.

Sugerimos que peça aos alunos que comparem as afirmações I e V para concluírem se movimentos uniformes são necessariamente retilíneos.

Questão 1 - Física - Setor A - Aula 6 - Velocidade escalar instantânea; sua variação e sua taxa de variação - Exercícios em classe - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

Para ter ideia da aceleração de um carro na sua arrancada, é comum que seja informado o intervalo de tempo que o carro demora para ir de 0 a 100 km/h. O Bugatti Veyron Super Sport vai de 0 a 100 km/h em 2,5 s. Para ter ideia, o modelo mais rápido da família Civic, o 1.5 Touring, demora 7,5 s para desenvolver a mesma variação de velocidade.

a) Qual dos dois carros possui a maior aceleração? Justifique.

b) Admitindo que 100 km/h  28 m/s, determine a aceleração escalar média do Bugatti no sistema internacional.

c) Apesar de variarem, para fins estritamente didáticos, vamos admitir que a aceleração dos dois carros é  constante. Construa o gráfico da velocidade em função do tempo para ambos os carros.

Resposta:

a) O Bugatti; pois ele teve a mesma variação de velocidade em menor intervalo de tempo.

b)

Sugerimos que interprete o significado desse resultado e comente que essa aceleração obtida é maior que a de corpos em queda.

c)

O item “c” dá margem a alguns comentários:

1) Uma maneira de comparar grandezas em um gráfico é fixar valores nas ordenadas ou nas abcissas. No caso; se fixarmos nas ordenadas; vemos que; para os dois atingirem 100 km/h; o intervalo de tempo necessário para o Bugatti é menor. Observando a definição de aceleração escalar média; concluímos que sua aceleração será maior que a do Civic.

2) No gráfico V × t; a curva com maior inclinação está relacionada ao corpo que desenvolve maior aceleração.

Questão 1 - Química - Capítulo 8 - Acidez e basicidade na Química orgânica - Exercícios - BY NC 3.0BR

(UFU-MG) Considere os compostos de I a IV.

Com relação a esses compostos, é INCORRETO afirmar que



( a )

II é mais ácido que I.

( b )

I é menos ácido do que a água. 

( c )

II e III são os compostos de maior acidez. 

( d )

IV é o composto menos ácido entre os demais.

Questão 1 - Língua Portuguesa - Gramática - Gramática e Texto - Aulas 10 a 12 - Figuras de linguagem II - Exercícios em classe - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

O reconhecimento das figuras de linguagem em textos é uma estratégia de leitura que permite apreender melhor sentidos e efeitos de sentido projetados pelo enunciador. Dos textos e respectivas figuras identificadas, assinale a alternativa em que a correspondência está correta:



( a )

"A rotina da pele é o arrepio. A rotina do caminho é a direção. A rotina do destino é a certeza. Toda rotina tem a sua beleza."

ANTUNES, Arnaldo. “Rotina”. Disponível em: .

Acesso em: 26 dez. 2016

Pleonasmo​

( b )

"Pelo preço, você não acredita na qualidade.

Pela qualidade, você não acredita no preço."

Anúncio da Coleção Folha Grandes Mestres daPintura 2007. Disponível em: . Acesso em: 26 dez. 2016.

Antítese​

( c )

E senta, e lamenta, e grita, e xinga, e se espanta. É assim o torcedor fanático, seja em casa, seja no estádio, seja com a família, seja com os amigos.

Gradação

( d )

"Era como se todo o mundo que ele pisara com os pés, que vira com os seus olhos, que pegara com as suas mãos, se perdesse num instante."

Guimarães Rosa

Pleonasmo​

( e )

Aos marqueteiros de campanhas eleitorais, interessa-lhes talvez menos a verdade sobre o candidato e sua plataforma de governo que o jogo da disputa e a perspectiva de vitória.

Paradoxo

Questão 1 - Língua Portuguesa - Gramática - Gramática e Texto - Aulas 4 a 6 - Tipos de texto e de discurso - Exercícios em classe - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

Texto I

Gato persa, uma raça que desperta paixões

A raça persa é considerada uma das mais antigas raças de gatos: sua origem é descrita no século XVII na Pérsia e Turquia. São animais tranquilos, carinhosos e se relacionam bem com outros animais de estimação e com os membros da família e visitantes. Silenciosos e dorminhocos, são capazes de fi car horas no sofá ou almofada cochilando, levantando apenas para comer e usar a caixa sanitária. A não ser na época do cio, quando fi cam mais agitados e barulhentos, mas pouco se comparados com outros gatos. São apelidados de “gachorros” (gatos com algumas características de cachorros) por serem muito apegados ao dono, carinhosos e avessos a horas sozinhos. Um ponto fraco dessa raça é a predisposição a problemas renais. Por isso, veterinários, criadores e associações da raça buscam selecionar animais sem histórico familiar da doença para a reprodução, na tentativa de reduzir a incidência do problema no futuro.

FRAGATA, Fernanda. Gato persa, uma raça quedesperta paixões. Época. Disponível em: . Acesso em: 18 nov. 2016. Adaptado.

Texto II​

Máscara mortuária de Tutancâmon.

Hosni Mubarak, de 1981 a 2011​

Quando Hosni Mubarak [presidente do Egito, derrubado em 2011] assumiu o poder em 1981, o presidente do Brasil era Figueiredo. Nos EUA, Ronald Reagan. A União Soviética ainda duraria mais uma década antes de se dissolver. Faltavam oito anos para a queda do muro de Berlim. A China estava longe de ser uma potência econômica. Moradores de Gaza trabalhavam em Tel Aviv. Saddam Hussein era aliado dos Estados Unidos. Os americanos também patrocinavam radicais islâmicos para lutar contra soviéticos no Afeganistão. Não existia internet nem celulares. A economia brasileira era fechada. Nem mesmo tênis podiam ser importados. Os raros computadores eram uma tela preta com letras verdes. Ainda procurávamos telefones na lista. E fazíamos fi la no verão para ligar da praia para São Paulo em orelhões. Não existia o sambódromo do Rio. As camisas dos times ainda não possuíam patrocinador. Quando Mubarak assumiu o poder, havia ditadura em todo o Leste Europeu, na maior parte da América Latina e da África e em mais da metade dos países asiáticos. Mubarak é da era de Augusto Pinochet, Alfredo Stroessner, Baby Doc. Mubarak é da época do Apartheid na África do Sul. Mubarak é passado. Esperamos apenas que o Egito avance para o futuro.

CHACRA, Gustavo. Disponível em: . Acesso em: 18 nov. 2016. Adaptado.

Os tipos de texto – descritivo, narrativo e dissertativo – são formas de concretizar três amplas finalidades discursivas: apresentar características, enumerar eventos que se sucedem no tempo, articular ideias em favor de uma opinião. Com base nesse comentário e nos dois textos anteriores, assinale a alternativa que contenha uma afirmação correta:



( a )

no texto I, todas as características selecionadas são positivas, constituindo uma descrição de orientação argumentativa favorável aos gatos persas. 

( b )

no texto II, as características que descrevem o Brasil e o mundo em 1981 são favoráveis a este e desfavoráveis àquele. 

( c )

no texto II, diferente do que ocorre em I, há progressão temporal quando se trata da União Soviética e do muro de Berlim. 

( d )

a alteração da ordem em que aparecem as características do mundo e do Brasil em 1981 e do gato persa não afetaria o sentido global dos textos. 

( e )

o texto I é uma dissertação em favor dos gatos persas; o texto II, uma narração dos fatos que caracterizam o Brasil e o mundo em 1981.

Questão 1 - Matemática - Setor B - Exercícios - Capítulo 7 - BY NC 3.0BR

Os triângulos abaixo são semelhantes. Pode -se afirmar, corretamente, que x +3y vale:



( a )

9,4

( b )

13,6

( c )

8,1

( d )

21,7

( e )

16,4

Questão 1 - Física - Setor A - Exercícios - Capítulo 5 - BY NC 3.0BR

(CFTRJ) Texto para [a] questão:

Rússia envia navios de guerra para o Mediterrâneo.

Fonte militar disse que envio ocorre devido à situação na Síria. A Marinha negou que a movimentação esteja ligada à crise em Damasco.

29/08/2013 08 h 32 - Atualizado em 29/08/2013 08 h 32

A Rússia está enviando dois navios de guerra ao Mediterrâneo Oriental, enquanto potências ocidentais se preparam para uma ação militar na Sina em resposta ao suposto ataque com armas químicas na semana passada.

Uma fonte anônima do comando das Forças Armadas disse que um cruzador de mísseis e um navio antissubmarino chegariam aos próximos dias ao Mediterrâneo por causa da “situação bem conhecida” – uma clara referência ao conflito na Síria.

A Marinha negou que a movimentação esteja ligada aos eventos na Síria e disse que faz parte de uma rotatividade planejada de seus navios no Mediterrâneo. A força não disse que tipo de embarcações, ou quantas, estão a caminho da região.

Os Estados Unidos acusam as forças do governo sírio de realizar um ataque com armas químicas na semana passada e disse que está reposicionando suas forças navais no Mediterrâneo.

(Portal G1 – http://g1.globo.com/revoIta-arabe/ noticia/2013/08/russia-envia-navios-de-guerra-para-omediterraneo-diz-agencia.html Acesso em: 30/09/2013)

A velocidade dos navios é geralmente medida em uma unidade chamada nó. Um nó equivale a uma velocidade de, aproximadamente, 1,8 km/h. Um navio russo que desenvolvesse uma velocidade constante de 25 nós, durante 10 horas, percorreria uma distância de:



( a )

180 km

( b )

250 km

( c )

430 km

( d )

450 km

Questão 1 - Ciências, Física - Plurall Olímpico LR03 - EF6 - BY NC 3.0BR

CINEMÁTICA

Questão 1 Tema: Movimento Retilíneo e Uniforme

Durante um teste drive, um automóvel percorre uma rodovia retilínea e sua velocidade escalar v é registrada em função de sua distância percorrida, marcada no odômetro. A figura a seguir representa essa situação.

Considere que as mudanças de velocidade foram instantâneas.

Esse mesmo automóvel, em um único movimento retilíneo e uniforme, partiria e chegaria nos mesmos pontos inicial e final nos mesmos instantes se sua velocidade escalar, em km/h, fosse



( a )

8,3.

( b )

20,0.

( c )

25,0.

( d )

40,0.

( e )

41,7.

Resposta:

Resposta: B Apontador: ITA 2017 – Fase única – Q14

A) INCORRETA – O aluno que assinala esta alternativa considera, equivocadamente, que a velocidade escalar média deve ser a média aritmética das velocidades escalares. B) CORRETA – Essa velocidade escalar V deve ser igual à velocidade escalar média vm.

C) INCORRETA – O aluno que assinala esta alternativa considera, equivocadamente, que a velocidade escalar média deve ser a soma das velocidades escalares. D) INCORRETA – O aluno que assinala esta alternativa considera, equivocadamente, o deslocamento escalar do automóvel foi de 4 km. E) INCORRETA - O aluno que assinala esta alternativa considera, equivocadamente, que a velocidade escalar média deve ser a média aritmética dos módulos das velocidades escalares.

Questão 1 - Biologia - Fundamentos biológicos aplicados - Atividade 3 - Darwin e sua influência na sociedade moderna – neodarwinismo e darwinismo social - Exercícios - Aprimorando habilidades - BY NC 3.0BR

A capacidade que o ser humano possui de criar tecnologias e alterar o ambiente em que vive, de forma a torná-lo mais adequado ao seu modo de vida, nos permite interagir de uma forma única com o ambiente. Essa relação, com frequência, causa o desequilíbrio das populações de diversas espécies. Durante o processo de expansão marítima e colonialismo, o ser humano levou consigo espécies de animais e vegetais que eram típicas de suas regiões de origem às terras colonizadas. Os motivos para isso eram diversos: estabelecimento de culturas para exportação, dificuldade de adaptação aos hábitos alimentares das colônias, paisagismo, entre outros. Responda aos itens a seguir sobre os efeitos e implicações da introdução de espécies em novos ambientes.

a) Um problema frequentemente observado durante a introdução de uma espécie, animal ou vegetal, em uma região onde ela não ocorre naturalmente é o crescimento descontrolado de sua população. Por isso tal espécie se enquadra na categoria “invasoras”, no novo ambiente. O sucesso adaptativo dessas espécies pode estar relacionado a duas situações:

I. características vantajosas do novo ambiente;

II. ausência de características prejudiciais.

Proponha uma possível característica do ambiente para cada uma das situações apresentadas, especificando a aplicação para grupos animais ou vegetais.

b) O crescimento de populações pode ser entendido por meio da relação entre seu potencial biótico e os fatores que limitam seu crescimento, resultando em sua curva de crescimento real. Esses fatores são a resistência do meio e o tamanho populacional máximo. Essa relação é apresentada na figura abaixo:

Explique qual é a relação existente entre os fatores que afetam o crescimento populacional e as condições necessárias para o sucesso adaptativo de uma espécie invasora.

c) Alfred Cosby desenvolveu a ideia do “imperialismo ecológico”, que consiste na análise da expansão europeia de um ponto de vista diferente. Além das invasões militares e culturais, o autor ressalta a importância da “invasão biológica”, que ocorreu simultaneamente às anteriores. Um dos exemplos que ele cita foi resultado do contato entre os espanhóis e as populações incas. A interação com os invasores europeus colocou as populações locais em contato com patógenos que antes não faziam parte de seu convívio. Isso resultou em epidemias de diversas doenças, como a varíola. Discuta como a seleção natural está relacionada com a maior incidência e letalidade da varíola nos incas do que na população europeia que a introduziu.

Resposta:

a) Podemos citar os seguintes exemplos para cada uma das situações:

I. Maior disponibilidade de alimento (para animais), polinizadores eficientes (para plantas) e melhores condições abióticas (umidade, temperatura, luminosidade), válidas para ambos.

II. Ausência de predadores naturais, parasitas e competidores, válida para plantas e animais.

b) Os fatores associados com a maior quantidade de recursos podem fazer com que o tamanho populacional máximo suportado pelo novo ambiente seja maior do que o suportado pelo ambiente original da espécie que está sendo introduzida. Aqueles fatores que estiverem associados com a redução da mortalidade (predadores, parasitas) e com a ausência de competidores podem reduzir a resistência do meio, levando a um crescimento populacional mais rápido e maior.

c) Como a varíola era comum em sociedades europeias, com o passar do tempo aqueles que eram menos resistentes a ela morreram e os mais resistentes foram selecionados. Pelo contato com os europeus, os vírus causadores de doenças chegaram a esse novo ambiente e encontraram uma população que não havia passado por esse processo. Como nessa população não houve uma pressão seletiva favorecendo um sistema imunológico que fosse mais eficiente no combate a esses patógenos, observaram-se virulência e maior número de indivíduos suscetíveis à infecção.

Questão 1 - Geografia - Compreensão do espaço geográfico - Atividade 8 - O processo de urbanização e os problemas socioambientais urbanos - Exercícios - Aprimorando habilidades - BY NC 3.0BR

Observe os mapas a seguir.

Fonte: The Economist. Disponível em: . Acesso em: 13 jul. 2017.

Fonte: The Economist. Disponível em: . Acesso em: 13 jul. 2017.

Os mapas mostram a diferença entre os tamanhos das cidades e o processo de urbanização entre 1950 e 2020, além da localização das megacidades, que possuem mais de 10 milhões de habitantes. Considerando os mapas apresentados e o processo de urbanização mundial, responda às questões propostas.

a) Compare o processo de urbanização representado nos mapas e explique as diferenças entre os países desenvolvidos e em desenvolvimento.

b) Aponte as possíveis consequências do processo de urbanização observado nos mapas para o espaço urbano nos países em desenvolvimento.

Resposta:

a) Os mapas mostram o processo de urbanização entre as décadas de 1950 e 2020, e observa-se que os países em desenvolvimento, localizados principalmente nos continentes asiático, africano e americano, passaram por um processo de urbanização extremamente acelerado. Outro aspecto que marca a urbanização de países em desenvolvimento é a população concentrada em grandes centros urbanos, o que pode ser observado pela existência de megacidades em países como China, Índia e Brasil. Os países desenvolvidos, como na Europa ocidental e na América do Norte, viram suas cidades se expandirem de maneira mais gradual.

b) Os países em desenvolvimento, que em geral passaram por um acelerado processo de urbanização, estão mais suscetíveis a apresentar maior diversidade e intensidade de problemas sociais e ambientais urbanos, em consequência de uma urbanização sem os investimentos e os planejamentos necessários para minimizar problemas como congestionamentos e disponibilizar serviços de educação e saúde e eficiente rede de saneamento básico.

Questão 1 - Geografia - Compreensão do espaço geográfico - Atividade 7 - A questão racial no Brasil - Exercícios - Aprimorando habilidades - BY NC 3.0BR

Leia os textos a seguir.

Texto I

A face mais feia da sociedade brasileira, mas que frequentemente se manifesta de maneira inconsciente, é o que chamo de “classismo”: o preconceito contra os pobres. Estou cada vez mais seguro de que o racismo decorre essencialmente do “classismo”. O negro que dirige um carro de luxo e é confundido com um motorista, e, por isso, maltratado, é mais vítima de “classismo” do que de racismo. [...] Isso não torna o “classismo” menos odioso que o racismo.

KAMEL, Ali. Não somos racistas: uma reação aos que querem nos transformar numa nação bicolor. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2006. p. 101. (Adaptado.)

Texto II

Os resultados reafirmam que há o preconceito racial, favorecendo os brancos em detrimento de pardos e pretos. E ele não é suave (se é que se pode dizer que há preconceito suave) como o estatístico, trata-se sim de um preconceito normativo. Tem interação com a posição social mensurada com a ajuda de uma proxy: a profissão. Os pardos e pretos que alcançam uma posição social melhor [...] são vistos com menos preconceito do que os que ficam na base da pirâmide social [...].

ALMEIDA, A. Carlos. A cabeça do brasileiro. Rio de Janeiro: Record, 2007. p. 253.

a) Apresente aspectos de convergência e de divergência entre os textos I e II sobre o preconceito racial.

b) Considerando o processo de formação étnica do povo brasileiro, explique as origens da desigualdade racial no país.

Resposta:

a) Os dois textos indicam que o preconceito está associado à classe social, porém o texto I defende que o racismo decorre essencialmente do “classismo”, enquanto o texto II afirma que a posição social pode apenas atenuar o preconceito racial, favorecendo os brancos em detrimento dos pretos e dos pardos.

b) O processo de formação do povo brasileiro ocorreu centralizado principalmente na figura do elemento branco colonizador, representante de uma classe social dominante, exploradora dos indígenas e dos afrodescendentes. Dessa forma, ao mesmo tempo, nasceu um povo etnicamente mestiço, mas socioeconomicamente desigual, no qual os descendentes das classes exploradas enfrentaram dificuldades muito maiores para sobreviver no decorrer da história do país.

Questão 1 - Matemática - Raciocínio matemático - Atividade 4 - Binômio de Newton e triângulo de Pascal - Exercícios - Aprimorando habilidades - BY NC 3.0BR

Em análise combinatória, temos que a quantidade de combinações de n elementos tomados p a p, pode ser escrita como . Outra maneira de representar a mesma situação é usar a notação ; essa notação é denominada coeficiente binomial.

O triângulo a seguir é denominado triângulo de Pascal. Ele é composto da seguinte maneira: na primeira linha (linha 0) coloca-se o número 1; na segunda linha (linha 1) coloca-se duas vezes o número 1; a partir da terceira linha (linha 2), na primeira e na última posição devem estar indicados o número 1, e os outros elementos são formados pelo resultado da adição entre os dois números imediatamente acima dele. Veja um exemplo com as 4 primeiras linhas do triângulo de Pascal:

a) Compare a linha 4 com os coeficientes binomiais 

b) Verifique se a conclusão que obteve no item a é válida para qualquer outra linha do triângulo de Pascal.

Resposta:

a) Completando o triângulo de Pascal com a linha 4, temos:

Os coeficientes binomiais são:

É possível observar que os coe cientes binomiais são, na mesma ordem, os valores da quarta linha do triângulo de Pascal.

b) Espera-se que a comparação seja feita entre uma linha j do triângulo de Pascal e os termos binomiais de j elementos. Por exemplo, a linha 5 do triângulo de Pascal e os coeficientes binomiais:

Na linha 5 do triângulo de Pascal, temos:

1 5 10 10 5 1

E os coeficientes binominais:

Feito esse ou outro exemplo, é importante salientar que todos os elementos do triângulo de Pascal são dados pelos coeficientes binominais.

A demonstração desse fato é feita na questão 3.

Questão 1 - Matemática - Raciocínio matemático - Atividade 2 - A expansão matemática do universo - Exercícios - Aprimorando habilidades - BY NC 3.0BR

Galileu Galilei (1564-1642) construiu em 1609, com duas lentes de vidro e um tubo, a sua primeira luneta (ou telescópio refrator). Com ela inaugurou uma nova era na Astronomia: a era das observações através de instrumentos. Posteriormente, Isaac Newton (1643-1727) substituiu uma das lentes da luneta por um espelho côncavo, melhorando o projeto óptico. O que nem Galileu nem Newton imaginavam é que telescópios cada vez maiores e mais potentes seriam construídos para se ver mais longe e revolucionar o conhecimento sobre o Universo e sua evolução. Nos anos 1920, Edwin Hubble (1889-1953), utilizando o Observatório Monte Wilson, o maior e mais poderoso de sua época, tomou medidas que o levaram à conclusão de que o Universo está em expansão de tal modo que, quanto maior a distância d de uma galáxia em relação ao observador, maior será a sua velocidade V de afastamento. Assim nasceu a lei que posteriormente seria chamada lei de Hubble, que diz que V = H . d em que H é uma constante chamada de constante de Hubble e medida em km/s/Mpc (lê-se quilômetros por segundo por megaparsec, em que 1 Mpc . 1019 km<3 milhões de anos-luz).

A imagem a seguir mostra uma possível representação gráfica da lei de Hubble, em que G1, G2, G3 e G4 correspondem às medidas de V e d para quatro galáxias distintas. Note que o Sistema Solar, onde vivemos, encontra-se na Via Láctea, que corresponde à origem do gráfico, pois no nosso referencial ela está parada (V = 0).

Determine o valor da constante de Hubble em km/s/Mpc.

Resposta:

Questão 1 - Matemática - Raciocínio matemático - Atividade 6 - Inequações e suas aplicações - Exercícios - Aprimorando habilidades - BY NC 3.0BR

Um grupo de microempresários planeja investir até R$ 50 000,00, distribuídos em dois diferentes fundos de investimento. Os fundos disponíveis são:

O fundo YPB-DI impõe uma quantia mínima a ser investida: R$ 10 000,00; além disso, um dos microempresários diz que o fundo OPB-DI não é confiável, e limita o grupo a investir nele o valor máximo de R$ 25 000,00. O grupo também define que o rendimento anual total obtido com o valor investido nos dois fundos seja, no mínimo, de R$ 800,00.

a) Representando por x a quantia a ser investida no fundo YPB-DI e por y a quantia a ser investida no fundo OPB-DI, obtenha um sistema que indique todas as possíveis quantias a serem investidas nesses dois fundos.

b) Represente geometricamente o sistema obtido no item anterior.

Resposta:

a) Sejam x e y as quantias, em reais, que devem ser investidas no fundo YPB-DI e no fundo OPB-DI, respectivamente.

Então, temos: x ≥ 0 e y ≥ 0.

Do enunciado, a sentença “planeja investir até R$ 50 000,00” impõe que x + y ≤ 50000.

Além disso, das restrições impostas pelo enunciado, temos x ≥ 10 000, y ≤ 25 000 e 0,0435x + 0,0525y ≥ 800

Assim, temos que as quantias x e y devem satisfazer o sistema a seguir:

b) O sistema do item a pode ser representado graficamente como na gura a seguir

Todos os pontos (x, y) na região sombreada satisfazem as inequações do sistema.

Questão 1 - Biologia - Fundamentos biológicos aplicados - Atividade 7 - Desastres ambientais provocados pelo ser humano e suas implicações na sociedade - Exercícios - Aprimorando habilidades - BY NC 3.0BR

A chuva ácida é um fenômeno resultante da liberação de poluentes no ar que pode causar diversos danos ao ambiente. A intensidade de seus efeitos depende de diversos fatores, como os níveis de precipitação, o ecossistema em que a chuva ocorre e o seu pH. Sabe-se, por exemplo, que chuvas que atinjam um pH inferior a 3,5 podem causar dano direto às folhas das plantas, reduzindo sua taxa fotossintética. O pesquisador estadunidense David Schindler estudou os efeitos da acidificação de lagos. Para isso, adicionou quantidades suficientes de H2SO4 para reduzir o pH de 6,6 para 5,2. O resultado observado foi a morte de bactérias nitrificantes, resultando no acúmulo de amônia nas águas do lago.

a) Relacione as ações antrópicas que geram os problemas citados anteriormente com os danos causados ao ambiente, levando em consideração a interferência nos ciclos da água e do nitrogênio.

b) A acidificação causou danos inesperados em lagos do Canadá. A redução do pH fez com que a formação do exoesqueleto com composição calcária da Daphnia pulex, uma espécie de pulga-d’água, microcrustáceo componente do zooplâncton do lago, fosse prejudicada, tornando-o vulnerável a predadores. Com o declínio dessa população, observou-se o crescimento da população de espécies do gênero Holopedium, outro microcrustáceo que precisa apenas de um décimo do cálcio necessitado pelas pulgas-d‘água para fazer sua carapaça. Compare o problema das pulgas-d’água com o efeito da acidificação dos oceanos nos recifes de corais quanto às semelhanças em seus processos de formação e às diferenças em seus impactos nos ecossistemas.

Resposta:

a) A queima de combustíveis em indústrias e veículos leva à emissão de poluentes no ar, ricos em SO2 e NO2 . Quando entram em contato com o vapor de água da atmosfera, esses poluentes formam ácidos. Quando ocorre a precipitação, é formada a chuva ácida. Essa, por sua vez, reduz o pH da água dos lagos, matando as bactérias nitrificantes. Com isso, elas deixam de fazer a conversão da amônia em nitrito e, posteriormente, em nitrato. A consequência desse processo é o acúmulo da amônia nos lagos.

b) Nos dois casos, o aumento da acidez do meio afeta negativamente a reação de formação do carbonato de cálcio, componente fundamental para o esqueleto calcário dos recifes e do exoesqueleto da pulga-d‘água. No caso dos recifes, esse processo favorece a erosão do esqueleto calcário, impedindo que esses organismos tenham a sustentação necessária para se formar. Os corais possuem associações simbióticas com algas fotossintetizantes, o que os torna a base de diversas cadeias alimentares. Com a erosão dos corais, há também o desaparecimento dessas cadeias. No caso dos lagos com microcrustáceos, há uma superpopulação das espécies do gênero Holopedium, causada pela redução de competidores, uma vez que a população de pulgas-d'água foi reduzida pela predação.

Questão 1 - Física - Setor A - Aulas 4 e 5 - Espaço; variação do espaço e sua taxa de variação - Exercícios em classe - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

(Enem)

A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) de São Paulo testou em 2013 novos radares que permitem o cálculo da velocidade média desenvolvida por um veículo em um trecho da via.

As medições de velocidade deixariam de ocorrer de maneira instantânea, ao se passar pelo radar, e seriam feitas a partir da velocidade média no trecho, considerando o tempo gasto no percurso entre um radar e outro. Sabe- -se que a velocidade média é calculada como sendo a razão entre a distância percorrida e o tempo gasto para percorrê-la.

O teste realizado mostrou que o tempo que permite uma condução segura de deslocamento no percurso entre os dois radares deveria ser de, no mínimo, 1 minuto e 24 segundos. Com isso, a CET precisa instalar uma placa antes do primeiro radar informando a velocidade média máxima permitida nesse trecho da via. O valor a ser exibido na placa deve ser o maior possível, entre os que atendem às condições de condução segura observadas.

Disponível em: . Acesso em: 11 jan. 2014 (adaptado).

A placa de sinalização que informa a velocidade que atende a essas condições indica:



( a )

25 km/h

( b )

69 km/h

( c )

90 km/h

( d )

102 km/h

( e )

110 km/h

Resposta:

Utilizando a definição de velocidade escalar média:

Executando a devida transformação de unidade:

Comentários sobre o exercício:

• A velocidade escalar média 20 m/s indica que os espaços variam; em média; 20 m a cada segundo;

• Não é possível afirmar que a velocidade em todos os instantes foi 20 m/s. Essa é a velocidade escalar média e não a velocidade escalar instantânea.

Questão 1 - Química - Setor A - Exercícios - Capítulo 3 - BY NC 3.0BR

(Ifsul‑RS) O principal componente do sal de cozinha é o cloreto de sódio. Este composto se apresenta no estado sólido nas condições ambientes (temperatura de 25 8C e pressão de 1 atm) em decorrência das fortes atrações que se estabelecem entre seus cátions e ânions.

Quando dissolvido em água, são rompidas as ligações químicas



( a )

dativas.

( b )

iônicas.

( c )

metálicas.

( d )

covalentes.

Questão 1 - Química - Capítulo 9 - Polímeros - Exercícios - BY NC 3.0BR

(PUCC-SP) São muitos os compostos que apresentam cadeias carbônicas grandes, formadas por milhares de átomos, unidos entre si, formando polímeros. Entre os polímeros formados somente por átomos de carbono e hidrogênio está



( a )

o PVC.

( b )

a albumina. 

( c )

a celulose. 

( d )

o amido. 

( e )

o polipropileno.

Questão 1 - Língua Portuguesa - Gramática - Gramática e Texto - Aulas 7 a 9 - Figuras de linguagem I - Exercícios em classe - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

Os seguidores da Nasa na internet escolheram uma imagem das Ilhas Canárias, na Espanha, como a foto do ano entre as milhares capturadas por vários satélites. [...] Na fotografia ganhadora, captada pelo satélite Terra no dia 13 de junho de 2013, as sete ilhas do arquipélago canário, no Atlântico, parecem navegar sobre a água, deixando para trás um rastro no Oceano Atlântico. Na verdade, a foto mostra como os ventos predominantes no arquipélago, os alísios, batem ao norte das ilhas, as rodeiam e deixam ao sul uma zona de calma com pequenas ondas.

EFE. Imagem das Ilhas Canárias é eleita a melhor foto do ano tirada pela Nasa. Estadão, São Paulo, 7 jun. 2014. Estadão Saúde. Disponível em: . Acesso em: 18 nov. 2016.

Um procedimento bastante comum para a elaboração de títulos de matérias jornalísticas (e de textos em geral) é estabelecer uma relação de semelhança entre o assunto abordado e algum outro elemento pertinente. Levando em consideração o texto e a foto das Ilhas Canárias, assinale a alternativa cujo enunciado seria um coerente título elaborado segundo o princípio da similaridade:



( a )

Água mole em pedra dura... 

( b )

Vento no litoral 

( c )

Miragem em alto-mar 

( d )

As sete caravelas espanholas 

( e )

Os cometas do Atlântico

Questão 1 - Matemática - Setor B - Aula 3 - Ângulos em polígonos convexos - Exercícios em classe - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

Obtenha o valor de α, em graus, no quadrilátero abaixo:

 

Resposta:

Devemos ter α + 158 + 2αa + 3αa + 10° + 4αa + 25° = 360°; 

ou seja; 10α = 310° e; portanto; a = 31°.

Questão 1 - Biologia - Setor A - Rumo ao Enem - Exercícios - BY NC 3.0BR

(Enem) Na solução aquosa das substâncias orgânicas prebióticas (antes da vida), a catálise produziu a síntese de moléculas complexas de toda classe, inclusive proteínas e ácidos nucleicos. A natureza dos catalisadores primitivos que agiam antes não é conhecida. É quase certo que as argilas desempenharam papel importante: cadeias de aminoácidos podem ser produzidas no tubo de ensaio mediante a presença de certos tipos de argila. (...) Mas o avanço verdadeiramente criativo que pode, na realidade, ter ocorrido apenas uma vez, ocorreu quando uma molécula de ácido nucleico aprendeu a orientar a reunião de uma proteína, que, por sua vez, ajudou a copiar o próprio ácido nucleico. Em outros termos, um ácido nucleico serviu como modelo para a reunião de uma enzima que poderia então auxiliar na produção de mais ácido nucleico. Com este desenvolvimento apareceu o primeiro mecanismo potente de realização. A vida tinha começado.

Adaptado de: LURIA, S. E. Vida: experiência inacabada. Belo Horizonte: Editora Itatiaia; São Paulo: EDUSP, 1979. 

Adaptado de GEPEQ – Grupo de pesquisa em Educação Química. USP – Interações e Transformações III – atmosfera: fonte de materiais extrativos e sintéticos. São Paulo: EDUSP, 1998.

O “avanço verdadeiramente criativo” citado no texto deve ter ocorrido no período (em bilhões de anos) compreendido aproximadamente entre



( a )

5,0 e 4,5.

( b )

4,5 e 3,5.

( c )

3,5 e 2,0.

( d )

2,0 e 1,5.

( e )

1,0 e 0,5.

Questão 1 - Química - Setor A - Rumo ao Enem - Exercícios - BY NC 3.0BR

(Enem)

Primeiro, em relação àquilo a que chamamos água, quando congela, parece-nos estar a olhar para algo que se tornou pedra ou terra, mas quando derrete e se dispersa, esta torna-se bafo e ar; o ar, quando é queimado, torna-se fogo; e, inversamente, o fogo, quando se contrai e se extingue, regressa à forma do ar; o ar, novamente concentrado e contraído, torna-se nuvem e nevoeiro, mas, a partir destes estados, se for ainda mais comprimido, torna -se água corrente, e de água torna-se novamente terra e pedras; e deste modo, como nos parece, dão geração uns aos outros de forma cíclica.

PLATÃO. Timeu-Crítias. Coimbra: CECH, 2011.

Do ponto de vista da ciência moderna, os “quatro elementos” descritos por Platão correspondem, na verdade, às fases sólida, líquida, gasosa e plasma da matéria. As transições entre elas são hoje entendidas como consequências macroscópicas de transformações sofridas pela matéria em escala microscópica.

Excetuando‑se a fase de plasma, essas transformações sofridas pela matéria, em nível microscópico, estão associadas a uma



( a )

troca de átomos entre as diferentes moléculas do material.

( b )

transmutação nuclear dos elementos químicos do material. 

( c )

redistribuição de prótons entre os diferentes átomos do material. 

( d )

mudança na estrutura espacial formada pelos diferentes constituintes do material.

( e )

alteração nas proporções dos diferentes isótopos de cada elemento presente no material.

Questão 1 - Química - Elaboração do pensamento químico - Atividade 7 - Os combustíveis e o meio ambiente - Exercícios - Aprimorando habilidades - BY NC 3.0BR

(Fuvest-SP)

Matriz energética de um país ou de uma região corresponde a toda energia disponibilizada para ser transformada, distribuída e consumida pelos setores residenciais, comerciais e industriais da sociedade, ou seja, corresponde à quantidade total de energia disponibilizada, que pode ser de fontes renováveis ou não. A matriz energética brasileira é bem variada. Podemos incluir usinas hidrelétricas, termelétricas, nucleares e eólicas, além de combustíveis de origem fóssil, como carvão, diesel e gasolina, e renováveis, como etanol e biodiesel.

a) A entalpia de combustão do metano gasoso, principal componente do gás natural, corrigida para 25 °C, é -213 kcal/mol e a do etanol líquido, à mesma temperatura, é -327 kcal/mol. Calcule a energia liberada na combustão de um grama de metano e na combustão de um grama de etanol. Com base nesses valores, qual dos combustíveis é mais vantajoso sob o ponto de vista energético? Justifique.

Dados: Massa molar (g/mol): CH4 = 16; C2H6O = 46.

b) O carvão mineral é uma rocha de origem fóssil, de grande capacidade combustível, de coloração preta ou marrom. Pode ser de vários tipos, como mostra a tabela a seguir:

* Considere semelhante a composição do material volátil para os quatro tipos de carvão. ** Dentre os outros constituintes, o principal composto é a pirita, FeS2

Indique qual tipo de carvão apresenta o menor poder calorífico.

c) Dos tipos de carvão mostrados na tabela acima, qual deve liberar maior quantidade de gás poluente na combustão (excluindo CO2 e CO) por unidade de massa queimada?

d) Analise a utilização de combustíveis fósseis e renováveis em termos de impactos ambientais.

Resposta:

a)

b) O tipo de carvão lignito deve apresentar o menor poder caloríco, pois tem a menor porcentagem em massa de carbono não volátil.

c) Além do CO e do CO2 , ocorrerá a liberação de SO2 devido à combustão da pirita (FeS2). Consequentemente, o carvão que apresentar maior teor de pirita, ou seja, o carvão betuminoso, liberará maior quantidade de poluentes.

2 FeS2 (s) + 5 O2 (g) →, 2 FeO(s) + 4 SO2 (g)

d) Combustíveis fósseis apresentam maior teor de enxofre, que, ao sofrer combustão, gera gases responsáveis pela chuva ácida. Além disso, todo o CO2 produzido acumula-se na atmosfera, agravando o efeito estufa e contribuindo para o aquecimento global. Combustíveis renováveis de origem vegetal contribuem menos para o efeito estufa, pois a planta, ao realizar fotossíntese, absorve parte do CO2 gerado em sua produção e combustão, além de apresentarem reduzido teor de enxofre, não contribuindo para a ocorrência de chuva ácida. A utilização de combustíveis renováveis pode também dar um m adequado a materiais que seriam liberados para o ambiente causando danos ainda maiores, como o gás do lixo (CH4)

Questão 1 - Química - Elaboração do pensamento químico - Atividade 8 - Concentração de soluções - Exercícios - Aprimorando habilidades - BY NC 3.0BR

Nosso metabolismo é extremamente complexo. Os mecanismos usados por nosso organismo para formação, desenvolvimento e renovação celular, regulação e disponibilidade de energia são interligados por uma série de processos químicos. Alterações de concentração de algumas substâncias podem levar a distúrbios metabólicos, com consequências negativas para nosso organismo. Da mesma forma, podemos acompanhar através de exames a concentração de determinadas substâncias no sangue para avaliar o funcionamento de alguns órgãos.

a) O pâncreas produz o suco pancreático, que contém enzimas digestivas, além de importantes hormônios, como a insulina. A avaliação da função pancreática pode ser feita pela coleta de fluido duodenal por aspiração contínua por 60 minutos, após estímulo com secretina. A análise de 200 mL de secreção pancreática (d = 1 g/mL) de um paciente indicou a presença de 100 mmol L-1 de íons bicarbonato. Calcule a massa desses íons presente na amostra analisada e indique sua concentração em ppm.

b) A avaliação da função renal pode ser feita pelo acompanhamento da concentração de ureia (CON2H4 ) no sangue. O metabolismo de proteínas produz ureia, que deve ser filtrada pelos rins e eliminada na urina. As concentrações máxima e mínima de ureia no sangue são de 3,6 1019 moléculas/dL a 8,3 1019 moléculas/dL. Acima do valor máximo, o paciente encontra-se em hiperuremia e abaixo, em hipouremia. A análise de 10 mL do sangue de um paciente revelou a presença de 0,24 mg de ureia. Qual o diagnóstico desse paciente?

Resposta:

a)

b)

Questão 1 - Geografia - Compreensão do espaço geográfico - Atividade 9 - Mobilidade urbana - Exercícios - Aprimorando habilidades - BY NC 3.0BR

Segundo a pesquisa do arquiteto Valério Augusto Soares de Medeiros, as cidades brasileiras são as mais difíceis do mundo para as pessoas se deslocarem, por se assemelharem, em muitos casos, a verdadeiros labirintos com um padrão viário parecido com o de uma “colcha de retalhos”. Observe a seguir a malha viária de Uberlândia (MG), considerada uma das mais complexas do país.

Uberlândia é um dentre vários exemplos de cidades de médio porte do país que sofreram com o rápido crescimento demográfico e espacial e apresentam sérios problemas de mobilidade urbana na atualidade. Considere as informações apresentadas e seus conhecimentos sobre o assunto para responder às questões a seguir.

a) Analise três características do processo de urbanização brasileiro, na segunda metade do século XX, que contribuíram para a formação de cidades labirínticas com sérios problemas de mobilidade urbana.

b) Explique como a mobilidade urbana pode ser afetada pelo traçado labiríntico das cidades.

Resposta:

a) A urbanização brasileira ocorreu de forma acelerada e caótica na segunda metade do século XX, concentrada em algumas cidades do país, que cresceram rapidamente e sem o devido planejamento, formando verdadeiros labirintos entre os bairros e as vias de circulação, que se desenvolveram aleatoriamente. Além da falta de planejamento, houve baixo investimento em transporte público coletivo e excessiva priorização do transporte rodoviário, em detrimento dos outros modais, aspectos comuns do processo de urbanização do país que contribuíram para a formação de cidades com sérios problemas de mobilidade urbana.

b) As cidades labirínticas são marcadas pela fragmentação do traçado urbano, com bairros e vias de circulação descontínuos e pouco interligados, os quais afetam a fluidez do tráfego e, consequentemente, a mobilidade da população.

Questão 1 - Matemática - Raciocínio matemático - Atividade 3 - Lógica matemática - Exercícios - Aprimorando habilidades - BY NC 3.0BR

(Insper-SP) A partir de duas proposições p e q, foram criadas outras três proposições, descritas a seguir:

Dependendo das proposições p e q, as proposições (I), (II) e (III) podem ser verdadeiras ou falsas. Dentre as alternativas abaixo, a única que faz com que as três proposições sejam simultaneamente falsas é 



( a )

p: o seno de 2 é um número negativo; q: nenhum triângulo retângulo é equilátero. 

( b )

p: o seno de 2 é um número negativo; q: nenhum triângulo retângulo é isósceles. 

( c )

p: a raiz cúbica real de -8 é igual a -2; q: nenhum triângulo retângulo é equilátero. 

( d )

p: a raiz cúbica real de -8 é igual a -2; q: nenhum triângulo retângulo é isósceles. 

( e )

p: o seno de 2 é um número negativo; q: todo triângulo retângulo é isósceles.

Resposta:

Vamos analisar cada uma das novas proposições:

I. Uma sentença com o conectivo “e” é falsa quando pelo menos uma das proposições é falsa.

II. A condicional só será falsa se uma proposição verdadeira implicar em uma proposição falsa. Assim, p deve ser verdadeira e q deve ser falsa.

III. Neste caso, para a proposição ser verdadeira, ambas devem ser ou verdadeiras ou falsas. Sendo assim, se p for verdadeira e q for falsa, essa proposição também será falsa.

A única alternativa que apresenta a proposição p verdadeira e a proposição q falsa é a alternativa d.

De fato, e existem triângulos retângulos que são isósceles.

Questão 1 - Matemática - Raciocínio matemático - Atividade 9 - Grafos e matrizes - Exercícios - Aprimorando habilidades - BY NC 3.0BR

Atualmente existem diversas maneiras de se deslocar entre duas cidades. Muitas delas podem ser feitas de automóvel, ônibus, trem e avião, mas algumas localidades ainda são de difícil acesso e só podem ser alcançadas de barco. Grande parte dos deslocamentos feitos de ônibus também podem ser realizados de avião, principalmente quando ocorrem entre grandes cidades e/ou são muito distantes.

a) O que exige maior planejamento: a construção de um aeroporto ou de uma rodoviária? Justifique.

b) Para ir de São Paulo ao Rio de Janeiro, entre várias opções de trajetos, pode-se optar por ir de ônibus ou de avião. Se você fosse representar o trajeto, marcando o ponto de chegada e o de partida, além de eventuais escalas e rotas/estradas, qual representação seria mais simples: a de um deslocamento por avião ou por ônibus?

Resposta:

a) É necessário um planejamento muito maior para a construção de um aeroporto. Entre as justificativas podemos citar:

• o fator territorial, dado que a área necessária para construir um aeroporto é muito maior que a área para uma rodoviária. Por exemplo, o maior aeroporto do país, o de Guarulhos, tem uma área de 14 km², enquanto a maior rodoviária do país, a do Tietê, tem uma área de 120 000 m². Assim, é necessária uma desapropriação maior para a construção de um aeroporto, o que nos leva a considerar outros fatores sociais e econômicos.

• o fator climático; por mais que as rodoviárias necessitem cuidados em relação a questões ambientais, aeroportos precisam ainda de mais atenção nesse sentido, pois não alteram apenas a fauna e a fl ora locais: também podem ter problemas com chuvas, nuvens ou a alta incidência de raios.

• o fator de segurança; como um aeroporto precisa de mais segurança que uma rodoviária, são necessários mais equipamentos tecnológicos e mais pessoas trabalhando.

Assim, o planejamento de um aeroporto é mais complexo e isso eleva seu custo.

Assim, o planejamento de um aeroporto é, mais complexo e isso eleva seu custo.

b) A quantidade de rodoviárias e estradas é certamente maior do que a de aeroportos e rotas; consequentemente, a representação dos aeroportos e rotas é mais simples e sua análise também é mais simples.

Questão 1 - Matemática - Raciocínio matemático - Atividade 8 - Geometria do globo terrestre - Exercícios - Aprimorando habilidades - BY NC 3.0BR

Qual a distância mínima a que um satélite deve estar da Terra para que seja possível que ele fotografe o Brasil inteiro?

Note e adote:

Oiapoque e Chuí estão no mesmo meridiano, mas em paralelos diferentes.

A latitude do Oiapoque é 6° N e a do Chuí é 34° S.

O raio da Terra é 6 400 km.

cos 20° = 0,94

Resposta:

Questão 1 - Matemática - Raciocínio matemático - Atividade 5 - Matemática financeira - Exercícios - Aprimorando habilidades - BY NC 3.0BR

(FGV-SP – Adaptada) Em 1º de janeiro de 2017, Pedro usou a quantia de R$ 250 000,00 para comprar cotas de um fundo de investimento, pagando R$ 2,50 por cota. Três anos após essa compra, Pedro pretende vender a totalidade de suas cotas, à taxa de R$ 3,10 cada uma. Um apartamento que vale R$ 250 000,00 em 1º de janeiro de 2017 valorizará 90% nesse mesmo período de três anos.

a) Se, em vez de adquirir as cotas do fundo de investimento, Pedro investir essa quantia na compra de um apartamento, quanto a mais terá acumulado, em reais, no período de três anos?

b) Para que, no período de três anos aplicando no fundo de investimento, o ganho de Pedro seja R$ 30 000,00 maior do que se ele tivesse comprado o apartamento, por quanto cada cota deverá ser vendida em 1º de janeiro de 2020?

c) Supondo que o regime de capitalização do fundo de investimento seja o de juros simples, qual deve ser a taxa, ao ano, para que a rentabilidade do fundo de investimento se iguale à do apartamento, ao final do período de três anos? Apresente uma função que relacione o valor total das cotas de Pedro (Y) com o tempo t, em anos.

Resposta:

a) O rendimento obtido na venda das cotas foi:

Portanto, R$ 60 000,00.

Se Pedro tivesse investido seu dinheiro no apartamento, seu ganho teria sido, em reais, de:

0,9 . 250 000 = 225 000

Uma diferença, em reais, de:

225 000 - 60 000 = 165 000

b) Para que o ganho de Pedro, aplicando no fundo de investimento, seja R$ 30 000,00 maior do que na compra do apartamento, as cotas do fundo devem gerar um ganho, em reais, de: 225 000,00 + 30 000,00 = 255 000.

Então as cotas deverão ser vendidas por:

R$ 250 000,00 + R$ 255 000,00 = R$ 505 000,00

Ou seja, cada cota deverá valer: 

c) Se a rentabilidade do apartamento for de 90% no período de três anos, então a taxa anual de juros simples que deverá ser aplicada é igual a: .

A função que relaciona o valor total das cotas de Pedro (Y) com o tempo t, em anos, é dada por:

Y = 250 000 . (1 + 0,3 . t) = 250 000 + 75 000t

Questão 1 - Biologia - Fundamentos biológicos aplicados - Atividade 5 - Genética: o que o dinheiro pode comprar? - Exercícios - Aprimorando habilidades - BY NC 3.0BR

Leia os trechos abaixo e responda às questões.

Texto I

Anualmente milhares de crianças nascem através de uma técnica conhecida como barriga de aluguel. Casais impossibilitados de terem filhos recorrem ao útero de outras mulheres para a geração de uma criança, geralmente por dinheiro. Essas mulheres se submetem a tratamentos para engravidar e desenvolvem, em seu útero, bebês com os quais não têm um vínculo genético. Após o parto, a guarda do bebê fica com os pais biológicos.

a) Sabendo que a pessoa responsável pelo desenvolvimento do bebê não fornece material genético para a criança em formação, explique, detalhadamente, se seria possível, após o nascimento, a mulher reivindicar a guarda da criança, alegando que o bebê possui seu sangue e que, por isso, é seu filho biológico. 

Texto II

Em alguns países, uma “barriga de aluguel” pode chegar a custar milhares de dólares. Normalmente a gestante recebe apenas uma pequena parte do total pago pelos contratantes.

No Brasil, assim como em diversos outros países, existe um grande mercado ilegal, onde pessoas negociam, através de conversas on-line, o aluguel de seus úteros. Os acordos são finalizados através de e-mails e de encontros pessoais. Desta maneira, diversas pessoas encontram no mercado de barriga de aluguel uma forma de resolver problemas financeiros.

Baseado em: .Acesso em: 10 mar. 2017.

b) Analise o texto acima e relacione os principais problemas do processo de aluguel de um útero com os aspectos éticos, psicológicos e fisiológicos da gestação.

Resposta:

a) Não seria possível esse tipo de reivindicação. Durante o desenvolvimento embrionário e fetal, existem diversos tipos de trocas através da placenta, como as trocas de gases, de hormônios, de nutrientes e de diversas outras moléculas, mas não ocorre troca sanguínea entre a mãe e o bebê. Por isso, não existem condições de o bebê possuir material genético ou celular da mãe de aluguel.

b) O processo de locação de um útero e a transformação da gravidez em um negócio podem causar diversos problemas para a saúde da mulher responsável pelo desenvolvimento do bebê. Uma das alterações fisiológicas mais comuns em uma gestante é a doença hipertensiva específica da gravidez, que pode causar danos para a mãe e para o bebê em formação. Em casos mais graves pode provocar um aborto espontâneo. A diabetes gestacional, a anemia, a falta de cálcio, além de infecções urinárias, são anormalidades possíveis durante a gravidez. Após 40 semanas de gestação e muitas mudanças fisiológicas no corpo da mulher contratada, ela deverá entregar o bebê para os pais biológicos após o nascimento. Esse fato deve ser muito bem trabalhado com o auxílio de profissionais, pois, caso contrário, poderá gerar um sério problema psicológico para a mulher contratada. Por ser ilegal no Brasil, as mulheres que se submetem ao processo de locação de útero muitas vezes não realizam os exames pré-natais adequados, o que pode comprometer o desenvolvimento do bebê, principalmente se ela tiver alguma doença infectocontagiosa. Debater a questão e retirá-la da clandestinidade é missão dos órgãos competentes. Com a criação de parâmetros e regras, haverá um aumento na segurança da mulher contratada, dos pais biológicos e do bebê.

Estes materiais são parte integrante das coleções da editora Saraiva. Eles poderão ser reproduzidos desde que o título das obras e suas respectivas autorias sejam sempre citadas