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CINEMÁTICA
Questão 1 Tema: Movimento Retilíneo e Uniforme
Durante um teste drive, um automóvel percorre uma rodovia retilínea e sua velocidade escalar v é registrada em função de sua distância percorrida, marcada no odômetro. A figura a seguir representa essa situação.
Considere que as mudanças de velocidade foram instantâneas.
Esse mesmo automóvel, em um único movimento retilíneo e uniforme, partiria e chegaria nos mesmos pontos inicial e final nos mesmos instantes se sua velocidade escalar, em km/h, fosse
8,3.
20,0.
25,0.
40,0.
41,7.
Resposta: B Apontador: ITA 2017 – Fase única – Q14
A) INCORRETA – O aluno que assinala esta alternativa considera, equivocadamente, que a velocidade escalar média deve ser a média aritmética das velocidades escalares. B) CORRETA – Essa velocidade escalar V deve ser igual à velocidade escalar média vm.
C) INCORRETA – O aluno que assinala esta alternativa considera, equivocadamente, que a velocidade escalar média deve ser a soma das velocidades escalares. D) INCORRETA – O aluno que assinala esta alternativa considera, equivocadamente, o deslocamento escalar do automóvel foi de 4 km. E) INCORRETA - O aluno que assinala esta alternativa considera, equivocadamente, que a velocidade escalar média deve ser a média aritmética dos módulos das velocidades escalares.
ÁLGEBRA
Questão 1 Tema: Critérios de Divisibilidade
Um grupo de 5 amigos se reuniu para comer 3 pizzas, algumas cortadas em 6 fatias e outras cortadas em 8 fatias. Se todos comeram o mesmo número de fatias sem sobrar nenhuma ao final, quantas fatias cada um comeu?
1
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4
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Resposta: D Apontador: OBMEP 2023 – Fase 1 – Nível 1 – Q13
A) INCORRETA. O aluno que assinala esta alternativa não interpretou corretamente o problema. Se cada amigo comeu 1 fatia, o total de fatias consumidas pelo grupo é de 5 × 1 = 5, o que não corresponde a nenhuma pizza inteira. B) INCORRETA. O aluno que assinala esta alternativa não interpretou corretamente o problema. Se cada amigo comeu 2 fatias, o total de fatias consumidas pelo grupo é de 5 × 2 = 10, o que não corresponde a quantidades inteiras de pizzas de 6 ou de 8 fatias. C) INCORRETA. O aluno que assinala esta alternativa não interpretou corretamente o problema. Se cada amigo comeu 3 fatias, o total de fatias consumidas pelo grupo é de 5 × 3 = 15, o que não corresponde a quantidades inteiras de pizzas de 6 ou de 8 fatias. D) CORRETA. As possíveis combinações de pizzas de 6 ou de 8 fatias e os respectivos totais de fatias são:
Observando os totais de fatias em cada possibilidade, apenas 20 é divisível por 5. Logo, o total de fatias consumidas é de 20 e cada amigo comeu 20 ÷ 5 = 4. E) INCORRETA. O aluno que assinala esta alternativa não interpretou corretamente o problema. Se cada amigo comeu 5 fatias, o total de fatias consumidas pelo grupo é de 5 × 5 = 25, o que não corresponde a quantidades inteiras de pizzas de 6 ou de 8 fatias.
OXIRREDUÇÃO
Questão 1 Tema: Processos REDOX
A hidrazina consiste num composto químico inorgânico, cuja fórmula molecular é N2H4, que tem diversos usos na indústria, agricultura e na farmacologia, além de servir de matéria-prima para um grande número de derivados. Nas indústrias a hidrazina é muito utilizada como anticorrosivo e agente desincrustante em águas de caldeiras e águas de refrigeração de reatores. Quando age como anticorrosivo, a hidrazina atua como sequestrante de oxigênio (O2), reagindo com este gás, que se encontra dissolvido no meio, e formando nitrogênio (N2) e água (H2O), evitando assim a corrosão.
Hidrazina. Métodos de Preparação Industrial de Solventes e Reagentes Químicos. Disponível em: https://rvq-sub.sbq.org.br/index.php/rvq/article/download/920/623/6390. Acesso em: 17 ago. 2024 (adaptado).
Na reação envolvida na ação anticorrosiva da hidrazina, constata-se que
o oxigênio sofre redução, ganhando elétrons do hidrogênio.
o hidrogênio sofre redução, ganhando elétrons do nitrogênio.
o nitrogênio ganha elétrons do hidrogênio, sofrendo oxidação.
o oxigênio perde elétrons para o nitrogênio, sofrendo redução.
o nitrogênio sofre oxidação, perdendo elétrons para o oxigênio.
Resposta: E Apontador: OBC 2019 – Fase 1 – Questão 22 | ID 282588
A) INCORRETA. O aluno que assinala a alternativa não tem conhecimento sobre o tema. Na reação apresentada o oxigênio realmente sofre redução, ganhando elétrons. Entretanto, os elétrons que ele recebe não vêm do hidrogênio, e sim do nitrogênio presente na hidrazina, que sofre oxidação.
B) INCORRETA. O aluno que assinala a alternativa não tem conhecimento sobre o tema. O hidrogênio não é a espécie que sofre redução. Durante a reação, o hidrogênio permanece no mesmo estado de oxidação (+1), tanto na hidrazina quanto na água, não sofrendo nem redução, nem oxidação.
C) INCORRETA. O aluno que assinala a alternativa não tem conhecimento sobre o tema. O processo de oxidação envolve a perda de elétrons. Na reação, o nitrogênio está, de fato, sofrendo oxidação, mas ele está perdendo elétrons para o oxigênio, não ganhando elétrons do hidrogênio.
D) INCORRETA. O aluno que assinala a alternativa não tem conhecimento sobre o tema. O processo de redução envolve o ganho de elétrons. Na reação, embora o oxigênio esteja sofrendo redução, ele está ganhando elétrons do nitrogênio.
E) CORRETA. O texto trata sobre a reação da hidrazina (N₂H₄) como anticorrosivo, onde ela reage com oxigênio (O₂) para formar nitrogênio (N₂) e água (H₂O). Nesse processo, nitrogênio na hidrazina passa de um estado de oxidação de -2 para 0 (em N₂), indicando que o nitrogênio está perdendo elétrons, ou seja, está sendo oxidado. Já o oxigênio passa de um estado de oxidação de 0 (em O₂) para -2 (em H₂O), indicando que o oxigênio está ganhando elétrons, ou seja, está sendo reduzido.
Questão 1 Tema: Filogenia Animal
A imagem abaixo retrata o relacionamento filogenético de alguns dos vertebrados.
Imagens disponíveis em: Lampreia: - Tubarão: https://shre.ink/g6lS - Perereca: https://shre.ink/g6lL - Lagarto: https://shre.ink/g6lt - Girafa: https://shre.ink/g6le - Ser Humano: https://shre.ink/g6lg. Acesso: 06 set. 2024. Adaptados.
Com base na imagem, a análise da topologia demonstra que
lagartos e pererecas estão em monofilia.
peixes possuem um mesmo ancestral em comum.
lagartos, girafas e humanos formam um clado, os amniota.
os anfíbios são mais próximos dos peixes que dos humanos.
répteis e anfíbios podem ser agrupados por possuírem ovos calcários.
Resposta: C Apontador: USP 2024 Fase 1 (Q69); UNICAMP 2020 Fase 1 (Q14)
A) INCORRETA. O aluno que assinala a alternativa não tem conhecimento sobre o tema. Os animais não possuem um ancestral único em comum, portanto, não estão em monofilia.
B) INCORRETA. O aluno que assinala a alternativa não tem conhecimento sobre o tema. O ancestral das lampreias e dos tubarões é compartilhado por todos os outros animais do grupo, sendo peixes um grupo parafilético.
C) CORRETA. O aluno que assinala esta alternativa compreende que lagartos e os mamíferos, como representados, compartilham um único ancestral, isto é, formam um grupo monofilético nessa topologia. Esse grupo é caracterizado por apresentar embrião rodeado por membrana amniótica, classificados por isso como amniota.
D) INCORRETA. O aluno que assinala a alternativa não tem conhecimento sobre o tema. Os anfíbios estão em parafilia com peixes, enquanto os mamíferos e répteis formam um grupo monofilético, os tetrápodas.
E) INCORRETA. O aluno que assinala a alternativa não tem conhecimento sobre o tema. Além de não possuírem um ancestral único exclusivo que permita agrupá-los separadamente, os anfíbios não apresentam ovo calcário.
Questão 1 Tema: Aneuploidias
O cariótipo abaixo é de um paciente com aneuploidia.
FONTE: https://www.sciencephoto.com/media/520466/view/female-karyotype-with-trisomy-18
Qual a síndrome associada a este resultado:
Síndrome de Patau.
Síndrome de Down.
Síndrome de Edwards.
Síndrome de Klinefelter.
Síndrome de Turner.
Resposta: C
A) INCORRETA. O aluno que assinala a alternativa não tem conhecimento sobre o tema. A trissomia do cromossomo 13 é denominada como Síndrome de Patau, ou seja, na leitura do cariótipo seria visualizado três cromossomos 13.
B) INCORRETA. O aluno que assinala a alternativa não tem conhecimento sobre o tema. A trissomia do cromossomo 21 é denominada como Síndrome de Down, ou seja, não é observado três cromossomos 21 no cariótipo ou até mesmo alguma translocação.
C) CORRETA. O aluno que assinala esta alternativa tem conhecimento sobre a leitura de cariótipos e aneuploidias, em especial com relação ao reconhecimento da trissomia do cromossomo 18.
D) INCORRETA. O aluno que assinala a alternativa não tem conhecimento sobre o tema. O paciente XXY é portador da Síndrome de Klinefelter, ou seja, na leitura do cariótipo seriam visualizados dois cromossomos X e um Y na região de leitura dos cromossomos sexuais.
E) INCORRETA. O aluno que assinala a alternativa não tem conhecimento sobre o tema. O paciente X0 é portador da Síndrome de Turner, ou seja, na leitura da região dos cromossomos sexuais visualizamos dois cromossomos X e não apenas um cromossomo.
De manhã cedo era sempre a mesma coisa renovada: acordar. O que era vagaroso, desdobrado, vazio. Vastamente ela abria os olhos.
Tinha quinze anos e não era bonita. Mas por dentro da magreza, a vastidão quase majestosa em que se movia como dentro de uma meditação. E dentro da nebulosidade algo precioso. Que não se espreguiçava, não se comprometia, não se contaminava. Que era intenso como uma joia. Ela.
Acordava antes de todos, pois para ir à escola teria que pegar um ônibus e um bonde, o que lhe tomaria uma hora. O que lhe daria uma hora. De devaneio agudo como um crime. O vento da manhã violentando a janela e o rosto até que os lábios ficavam duros, gelados. Então ela sorria. Como se sorrir fosse em si um objetivo. Tudo isso aconteceria se tivesse a sorte de “ninguém olhar para ela”.
LISPECTOR, Clarice. Preciosidade. In: _______ . Laços de família. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1983. p. 93.
O tratamento da categoria do tempo pode ser feito de diversas maneiras, no texto literário. No trecho transcrito, essa categoria é tratada:
exclusivamente em sua dimensão cronológica, na medida em que não exerce nenhuma influência na caracterização ou comportamento da personagem.
exclusivamente em sua dimensão psicológica, na medida em que não se trata do registro da passagem do tempo, mas de seus efeitos sobre a personagem.
de tal forma a abarcar um longo período da vida da personagem em poucas linhas, o que configura um aspecto importante do tempo psicológico.
tanto em sua dimensão cronológica quanto psicológica, na medida em que o narrador registra os efeitos da marcação do tempo sobre a personagem.
de tal forma a abarcar apenas um instante da vida da personagem, o que configura um aspecto importante do tratamento cronológico da marcação temporal.
Escreva como uma potência de base 2 as seguintes expressões numéricas.
a)
b) (230 4-10) -0,6
c)
(Enem) Uma pesquisadora deseja reflorestar uma área de mata ciliar quase que totalmente desmatada. Essa formação vegetal é um tipo de floresta muito comum nas margens de rios dos cerrados no Brasil central e, em seu clímax, possui vegetação arbórea perene e apresenta dossel fechado, com pouca incidência luminosa no solo e nas plântulas. Sabe-se que a incidência de luz, a disponibilidade de nutrientes e a umidade do solo são os principais fatores do meio ambiente físico que influenciam no desenvolvimento da planta. Para testar unicamente os efeitos da variação de luz, a pesquisadora analisou, em casas de vegetação com condições controladas, o desenvolvimento de plantas de 10 espécies nativas da região desmatada sob quatro condições de luminosidade: uma sob sol pleno e as demais em diferentes níveis de sombreamento. Para cada tratamento experimental, a pesquisadora relatou se o desenvolvimento da planta foi bom, razoável ou ruim, de acordo com critérios específicos. Os resultados obtidos foram os seguintes:
Para o reflorestamento da região desmatada:
a espécie 8 é mais indicada que a 1, uma vez que aquela possui melhor adaptação a regiões com maior incidência de luz.
recomenda-se a utilização de espécies pioneiras, isto é, aquelas que suportam alta incidência de luz, como as espécies 2, 3 e 5.
sugere-se o uso de espécies exóticas, pois somente essas podem suportar a alta incidência luminosa característica de regiões desmatadas.
espécies de comunidade clímax, como as 4 e 7, são as mais indicadas, uma vez que possuem boa capacidade de aclimatação a diferentes ambientes.
é recomendado o uso de espécies com melhor desenvolvimento à sombra, como as plantas das espécies 4, 6, 7, 9 e 10, pois essa floresta, mesmo no estágio de degradação referido, possui dossel fechado, o que impede a entrada de luz.
O SAPATINHO DE CRISTAL
O PRÍNCIPE CHEGOU DESESPERADO ÀQUELES CONFINS. PASSARA POR CENTENAS DE ALDEIAS, OFERECENDO SUA FORTUNA E SEU AMOR À MULHER EM QUEM COUBESSE O SAPATINHO DE CRISTAL.
SEUS SÚDITOS ESTAVAM EXTENUADOS. OS CAVALOS, TRÔPEGOS, SEM FORÇAS PARA CAMINHAR.
ASSIM COMO EM OUTROS LUGARES, TODAS AS MULHERES EXPERIMENTARAM O SAPATINHO, MAS EM NENHUMA DELAS SERVIU.
A COMITIVA ESTAVA PRESTES A PARTIR, QUANDO ALGUÉM INFORMOU QUE UMA LINDA JOVEM, EM SONO PROFUNDO, AINDA NÃO PROVARA O SAPATINHO DE CRISTAL.
EMBORA ASSOLADO PELO DESÂNIMO, O PRÍNCIPE ORDENOU QUE A TROUXESSEM PARA O TESTE.
SEM DELONGAS, CALÇARAM O SAPATINHO NA BELA ADORMECIDA. E, MILAGROSAMENTE, SERVIU-LHE COM PERFEIÇÃO.
O PRÍNCIPE ENTÃO SE APROXIMOU, ENCANTADO, E ABRAÇOU A JOVEM. DEPOIS, DEU-LHE UM BEIJO E SE TRANSFORMOU NUM SAPO.
JOÃO ANZANELLO CARRASCOZA. HISTÓRIAS PARA SONHAR ACORDADO. SÃO PAULO: SCIPIONE, 2002. P. 6-7.
DIAMANTES E SAPOS
ERA UMA VEZ UMA VIÚVA QUE TINHA DUAS FILHAS. A MAIS NOVA ERA MUITO DOCE E ESTAVA SEMPRE SORRINDO. JÁ A MAIS VELHA ERA RABUGENTA E EGOÍSTA, COMO A MÃE.
AS DUAS VIVIAM INFERNIZANDO A VIDA DA CAÇULA.
UM DIA ELAS A MANDARAM BUSCAR ÁGUA NO POÇO. LÁ A CAÇULA ENCONTROU UMA VELHA QUE LHE PEDIU UM POUCO DE ÁGUA.
“TOME” , DISSE A GAROTA. A VELHA, QUE ERA UMA FADA DISFARÇADA, FICOU TÃO CONTENTE COM A BONDADE DA MOÇA QUE LHE DEU UM DOM SECRETO.
QUANDO CHEGOU EM CASA, ELA FOI REPREENDIDA PORQUE DEMOROU PARA VOLTAR. QUANDO FOI EXPLICAR, UMA CASCATA DE FLORES E DIAMANTES SAIU JUNTO COM AS PALAVRAS, POIS ERA ESSE SEU DOM SECRETO.
“VÁ ATÉ O POÇO, DEPRESSA!” , A MÃE ORDENOU À FILHA MAIS VELHA.
A RABUGENTA CORREU ATÉ LÁ E ENCONTROU UMA JOVEM SENHORA QUE LHE PEDIU UM POUCO DE ÁGUA.
“NÃO DOU” . A JOVEM SENHORA, QUE ERA UMA FADA, FICOU TÃO IRRITADA COM A GROSSERIA DA MOÇA QUE LHE DEU UM DOM SECRETO.
QUANDO A RABUGENTA CHEGOU EM CASA E ABRIU A BOCA PARA CONTAR O QUE TINHA ACONTECIDO, CUSPIU SAPOS, LAGARTOS E COBRAS!
A CAÇULA FOI EXPULSA DE CASA. MAS UM PRÍNCIPE A ENCONTROU E, ENCANTADO COM SUA BELEZA E COM AS PRECIOSIDADES QUE LHE SAÍAM DA BOCA, PEDIU-A EM CASAMENTO. QUANTO À FILHA MAIS VELHA, NINGUÉM QUERIA CHEGAR PERTO DELA. A INFELIZ PASSOU O RESTO DA VIDA SOZINHA.
MARY HOFFMAN. MEU PRIMEIRO LIVRO DE CONTOS DE FADAS. SÃO PAULO: COMPANHIA DAS LETRINHAS, 2003. VERSÃO DO CONTO ORIGINAL DE CHARLES PERRAULT.
OS CONTOS DE FADAS PODEM TER FINAIS BEM DIFERENTES, COMO É O CASO DOS DOIS CONTOS QUE VOCÊ LEU. EM “O SAPATINHO DE CRISTAL”, O FINAL É INESPERADO E, EM “DIAMANTES E SAPOS”, O PERSONAGEM BOM É PREMIADO E O MAU É CASTIGADO.
APESAR DESSAS DIFERENÇAS, DE MODO GERAL OS CONTOS DE FADAS COSTUMAM TER CARACTERÍSTICAS BEM SEMELHANTES.
ASSINALE COM UM X O QUE, NORMALMENTE, HISTÓRIAS COMO ESSAS TÊM EM COMUM.
A) INFORMAM COM PRECISÃO O LOCAL E A DATA DOS ACONTECIMENTOS.
B) OS PERSONAGENS PRINCIPAIS SÃO SEMPRE ANIMAIS.
C) DURANTE OS CONTOS, ALGUMA SITUAÇÃO MÁGICA ACONTECE (UM FEITIÇO, UMA TRANSFORMAÇÃO).
D) O NOME DE CADA CONTO É IGUAL AO DE UM DOS PERSONAGENS PRINCIPAIS DA HISTÓRIA.
X C) DURANTE OS CONTOS, ALGUMA SITUAÇÃO MÁGICA ACONTECE (UM FEITIÇO, UMA TRANSFORMAÇÃO).
Veja o resultado da produção de coco da fazenda do senhor José, nos meses de fevereiro e março deste ano.
a) Você acha que nos dois meses juntos foram produzidos mais de 90 000 cocos ou menos?
• Converse com os colegas sobre como você pensou para responder
b) No mês de março foram produzidos quantos cocos a menos, aproximadamente?
a) Resposta pessoal. Espera-se que os alunos percebam que foram produzidos mais de 90 000 cocos, pois 50 000 + 40 000 = 90 000.
b) Foram produzidos aproximadamente 10 000 a menos, pois 50 000 - 40 000 = 10 000.
VOCÊ JÁ OUVIU FALAR EM LENGA-LENGA? O QUE VOCÊ ACHA QUE PODE SER?
VIRE PARA SEU COLEGA DO LADO E FAÇA A BRINCADEIRA. UM FAZ A PERGUNTA E O OUTRO RESPONDE.
OBSERVE AS IMAGENS DESSE TEXTO. O QUE ACONTECE COM ELAS?
VOCÊ ACHA QUE ESSE TEXTO SE PARECE COM O QUE VOCÊ CHAMOU DE LENGA-LENGA NO INÍCIO DA ATIVIDADE?
Resposta pessoal.
Na caixa de entrada do e-mail da rede, 20 560 mensagens se acumularam. O presidente da empresa leu 13 345 delas e, depois, as deletou. No decorrer da semana, entraram 3 675 novas mensagens.
a) Determine a expressão numérica sobre essa situação.
b) Quantas mensagens ficaram na caixa de entrada do presidente da empresa?
a. 20 560 - 13 345 + 3 675 =
7 215 + 3 675 =
10 890
b. 10 890 mensagens.
LEIA ESTA HISTÓRIA EM QUADRINHOS.
VOCÊ CONHECE OUTRAS HISTÓRIAS CRIADAS POR ZIRALDO? QUAIS?
Observe as imagens a seguir e responda às questões.
Como os seres vivos mostrados nas fotografias obtêm alimento?
Converse com os alunos de modo que percebam que todos os seres mostrados estão obtendo alimento, que será convertido na energia necessária para se manterem vivos.
O gafanhoto come somente plantas; os mamíferos (como os cães), quando são filhotes se alimentam de leite; os leões comem apenas carne de outros animais; as plantas produzem seu próprio alimento consumindo água, nutrientes do solo e utilizando a energia do Sol.
Pirâmides no dia a dia
As pirâmides, assim como os prismas, também são um tipo de poliedro. Na arquitetura, lembramos desse sólido quando vemos as três pirâmides de Gizé, no Egito, ou a do Museu do Louvre, na França.
Qual(is) característica(s) essas obras arquitetônicas têm em comum?
Resposta esperada: Há uma “ponta” (vértice) comum a todas as faces laterais e apenas uma base.
ARITMÉTICA E ÁLGEBRA
Questão 1 Tema: Resolução de problemas por meio da resolução de equações do 1º grau
Ana é 4 anos mais velha que Bia.
Quando Bia tiver a idade que Ana tem hoje, Ana terá o quádruplo da idade de Bia quando Ana tinha a idade que Bia tem hoje.
Qual a idade atual de Ana?
8
10
12
14
16
Resposta: C Apontador: CANGURU 2018 (Q22)
A) INCORRETA – O aluno considerou que, quando Ana tiver a idade de Bia hoje e como a diferença entre elas é de 4 anos, a idade de Ana é 4 + 4 = 8 anos. B) INCORRETA – O aluno calculou o dobro da diferença das idades e somou com a metade dessa diferença. C) CORRETA – Considerando as idades atuais de Ana e Bia como x + 4 e x respectivamente, temos: Quando Ana tiver a idade de Bia hoje as idades serão: x + 8 e x + 4 e quando Ana tinha a idade que Bia tem hoje, as idades eram: x e x - 4. Como Ana terá o quádruplo da idade de Bia, temos x + 8 = 4(x - 4) → x = 8, logo Ana tem 8 + 4 = 12 anos. D) INCORRETA – O aluno considerou o quádruplo da diferença das idades com 4 · 4 = 16 e subtraiu a metade da diferença entre as idades atuais. E) INCORRETA – O aluno considerou o quádruplo da diferença das idades com 4 · 4 = 16 anos.
ESTEQUIOMETRIA
Questão 1 Tema: Cálculos com reagente em excesso e limitante
O acetato de etila (C4H8O2) é um solvente orgânico oxigenado utilizado em técnicas analíticas, em laboratórios de síntese orgânica como reagente e na extração e purificação de produtos orgânicos, sendo de grande importância na indústria química. Atualmente, a produção industrial do acetato de etila ocorre através do processo de esterificação do ácido acético com etanol:
C2H4O2 + C2H6O → C4H8O2 + H2O
Acetato de Etila. Métodos de Preparação Industrial de Solventes e Reagentes Químicos. Disponível em: https://rvq-sub.sbq.org.br/index.php/rvq/article/download/350/289/2727. Acesso em: 16 ago. 2024 (adaptado).
A partir de 100 gramas de ácido acético e 50 gramas de etanol, a quantidade máxima de acetato de etila que pode ser produzida é de aproximadamente
(Dados: massa molar (g/mol): H2O = 18; C2H6O = 46; C2H4O2 = 60; C4H8O2 = 88)
34,8 gramas.
65,2 gramas
95,7 gramas.
115,2 gramas.
146,7 gramas
Resposta: C Apontador: OBC 2019 – Fase 3 – Questão 18 | ID 282624
A) INCORRETA. O aluno que assinala a alternativa não tem conhecimento sobre o tema. A massa de 34,8 gramas é obtida quando se considera a quantidade de ácido acético que não reage, ou seja, que está em excesso na reação (1,67 mol – 1,09 mol = 0,58 mol).
1 mol ácido acético ------ 60 gramas
0,58 mol de ácido acético ------ x gramas
x = 34,78 gramas ácido acético
B) INCORRETA. O aluno que assinala a alternativa não tem conhecimento sobre o tema. A massa de 65,21 gramas é obtida quando se considera a quantidade de ácido acético que efetivamente reage com o etanol durante a reação (1,09 mol).
1 mol ácido acético ------ 60 gramas
1,09 mol de ácido acético ------ x gramas
x = 65,21 gramas ácido acético
C) CORRETA. O texto trata sobre a produção de acetato de etila (C4H8O2), um éster formado pela reação de esterificação entre o ácido acético (C2H4O2) e o etanol (C2H6O). Segundo a estequiometria da reação, 1 mol de ácido reage com 1 mol de etanol para produzir 1 mol de acetato de etila. Para calcular a quantidade máxima de acetato de etila que pode ser produzida a partir de 100 gramas de ácido acético e 50 gramas de etanol, primeiramente é necessário determinar a quantidade em mol de cada reagente disponível a partir dos seus respectivos valores de massa molar.
1 mol ácido acético ------ 60 gramas
x mol de ácido acético ------ 100 gramas
x = 1,67 mol ácido acético
1 mol etanol ------ 46 gramas
x mol de etanol ------ 50 gramas
x = 1,09 mol ácido acético
Dessa forma, é possível verificar que o reagente limitante da reação é o etanol, e a quantidade de acetato de etila formada será limitada pela quantidade em mol desse reagente. Por fim, utiliza-se a massa molar do acetato de etila para determinar a massa máxima formada durante a reação.
1 mol acetato de etila ------ 88 gramas
1,09 mol de acetato de etila ------ x gramas
x = 95,65 gramas acetato de etila
D) INCORRETA. O aluno que assinala a alternativa não tem conhecimento sobre o tema. A massa de 115,2 gramas é obtida quando se calcula a massa de acetato de etila formado a partir da soma das massas de ácido acético e etanol que efetivamente reagem durante a reação: 65,2 + 50,0 = 115,2 gramas.
E) INCORRETA. O aluno que assinala a alternativa não tem conhecimento sobre o tema. A massa de 146,67 gramas é obtida desconsiderando que o etanol é o reagente limitante da reação, realizando os cálculos com base na quantidade de ácido acético disponível (100 gramas = 1,67 mol).
1 mol acetato de etila ------ 88 gramas
1,67 mol de acetato de etila ------ x gramas
x = 146,67 mol acetato de etila
CONTAGEM
Questão 1 Tema: Probabilidades
Os 46 alunos de uma turma compraram todos os 100 bilhetes de um sorteio, em diferentes quantidades, de acordo com a tabela.
É mais provável que o bilhete sorteado tenha sido adquirido pelo grupo de alunos que comprou
1 bilhete.
2 bilhetes.
3 bilhetes.
4 bilhetes.
5 bilhetes.
Resposta: E Apontador: OBMEP 2024 Fase 1 – Nível 3 – Q08
A) INCORRETA. O aluno que assinala a alternativa pode não ter conhecimento sobre o tema. É possível que tenha considerado que a probabilidade é maior devido ao número de alunos que comprou essa quantidade de bilhetes.
B) INCORRETA. O aluno que assinala a alternativa não tem conhecimento sobre o tema.
C) INCORRETA. O aluno que assinala a alternativa pode ter interpretado a tabela de maneira equivocada assumindo que 3 alunos compraram 5 bilhetes.
D) INCORRETA. O aluno que assinala a alternativa pode ter confundido a menor com a maior probabilidade.
E) CORRETA. O aluno que assinala esta alternativa interpretou adequadamente o problema e usou seus conhecimentos sobre Contagem e Probabilidades para determinar a resposta correta. A probabilidade de um bilhete ser sorteado é de 1/100, uma vez que todos os bilhetes têm mesma probabilidade de serem sorteados. Dessa forma,
o grupo de alunos que comprou 1 bilhete comprou, ao todo, 22 bilhetes. A probabilidade do bilhete sorteado ser desse grupo é de 22/100;
o grupo de alunos que comprou 2 bilhetes comprou, ao todo, 20 bilhetes. A probabilidade do bilhete sorteado ser desse grupo é de 20/100;
o grupo de alunos que comprou 3 bilhetes comprou, ao todo, 15 bilhetes. A probabilidade do bilhete sorteado ser desse grupo é de 15/100;
o grupo de alunos que comprou 4 bilhetes comprou, ao todo, 8 bilhetes. A probabilidade do bilhete sorteado ser desse grupo é de 8/100;
o grupo de alunos que comprou 5 bilhetes comprou, ao todo, 35 bilhetes. A probabilidade do bilhete sorteado ser desse grupo é de 35/100.
Questão 1 Tema: Divisão Celular
A colchicina é um alcaloide extraído de uma planta, Colchicum autumnale. Esse alcaloide é utilizado a nível comercial como antitumoral, dentre outras aplicações. Seu principal efeito nas células humanas é impedir a despolimerização das fibras do fuso.
Com o objetivo de testar um alcaloide substituto à colchicina, oriundo de uma planta do mesmo gênero, a substância em teste foi aplicada em um cultivo em que as células estavam estimuladas a se dividir. A maior parte das células deve parar o ciclo celular em
Intérfase.
Prófase.
Metáfase.
Anáfase.
Telófase.
Resposta: C Apontador: USP 2018 Fase 1 (Q41); UNICAMP 2002 Fase 2 (Q23)
A) INCORRETA. O aluno que assinala a alternativa não tem conhecimento sobre o tema. A intérfase é o período anterior à divisão celular, onde não há qualquer formação de fuso mitótico.
B) INCORRETA. O aluno que assinala a alternativa não tem conhecimento sobre o tema. Em prófase, as fibras do fuso estão se formando, a substância em questão age impedindo que elas se desfaçam.
C) CORRETA. O aluno que assinala esta alternativa compreende que as fibras do fuso alcançam o máximo da sua extensão em metáfase. A fase seguinte, anáfase, marca o encurtamento das fibras. Como a substância impede que as fibras se desfaçam, a maior parte das células em divisão se encontrarão em metáfase.
D) INCORRETA. O aluno que assinala a alternativa não tem conhecimento sobre o tema. Em anáfase, as fibras do fuso começam a se desfazer, não sendo possível visualizar essa etapa.
E) INCORRETA. O aluno que assinala a alternativa não tem conhecimento sobre o tema. Telófase corresponde à etapa final da divisão, quando as fibras do fuso já teriam sido desfeitas.
Questão 1 Tema: Neurotransmissores - classes e funções
O neurônio por muitos anos foi considerado a principal estrela dos estudos da biologia celular e molecular do sistema nervoso, contudo hoje sabemos por meio das pesquisas que há muitas outras células que auxiliam na função dos próprios neurônios com os neurotransmissores, entre outras funções individuais de cada uma delas, ou seja os neurônios uma minoria na composição do sistema nervoso central, como mostra a imagem abaixo.
FONTE: Esquerda: Galindo AN, Frey Rubio DA, Hettiaratchi MH. Biomaterial strategies for regulating the neuroinflammatory response. Mater Adv. 2024 Apr 10;5(10):4025-4054. doi: 10.1039/d3ma00736g. PMID: 38774837; PMCID: PMC11103561. Direita: Pereda, A. Electrical synapses and their functional interactions with chemical synapses. Nat Rev Neurosci 15, 250–263 (2014). https://doi.org/10.1038/nrn3708
Sobre as sinapses e os neurotransmissores, bem como a anatomia dos neurônios, podemos afirmar que:
As sinapses químicas e elétricas são dois fenômenos diferentes e possíveis de acontecerem nos neurônios, sendo a sinapse elétrica majoritariamente encontrada na periferia, ao passo que a química no sistema nervoso central.
Às liberações de neurotransmissores na fenda sináptica só ocorre na sinapse química e depende do potencial de ação de aconteceu no corpo do neurônio, o qual por meio da bainha de mielina formada ao longo do axônio permite a formação de um gradiente eletroquímico que ao chegar no dendrito permite a abertura dos canais de cálcio dependentes de voltagem (Ca2+ VOCs).
As sinapses elétricas acontecem tanto em células nervosas como não neuronais, como as células musculares estriadas cardíacas, as quais compartilham dos mesmos mecanismos moleculares de formação do potencial de ação, e no caso dos cardiomiócitos são denominadas de células marca-passo, auxiliadas pelas células de Purkinje.
As aberturas dos canais de sódio dependentes de voltagem (Na+ VOCs), na região do corpo celular do neurônio, precedem a abertura dos canais de potássio dependentes de voltagem (K+ VOCs), após o limiar de excitabilidade ser atingido, levando a despolarização da célula com o influxo de potássio e efluxo de sódio, com o auxílio das bombas de Na+/K+.
As aberturas dos canais de sódio dependentes de voltagem (Na+ VOCs), na região do corpo celular do neurônio, antecedem a abertura dos canais de potássio dependentes de voltagem (K+ VOCs), após o limiar de excitabilidade ser atingido, levando à hiperpolarização da célula com o influxo de potássio e efluxo de sódio, com o auxílio dos canais de vazamento a custa de ATPs.
Resposta: B
A) INCORRETA. O aluno que assinala a alternativa não tem conhecimento sobre o tema. As sinapses químicas são majoritárias, tanto no sistema nervoso central quanto periférico, ou seja, restrito ao sistema nervoso, enquanto as sinapses elétricas ocorrem em menor quantidade e no telencéfalo ou em células não neuronais.
B) CORRETA. O aluno que assinala esta alternativa tem conhecimento sobre a formação das sinapses químicas e elétricas, bem como a liberação dos neurotransmissores nas sinapses químicas.
C) INCORRETA. O aluno que assinala a alternativa não tem conhecimento sobre o tema. As sinapses elétricas das células nervosas e das células musculares cardíacas têm a mesma fundamentação biológica. Contudo a formação do potencial de ação das células nervosas não é similar a aquela das células marcapasso do coração, as quais não são cardiomiócitos, mas sim células musculares estriadas cardíacas diferenciadas para a formação dos potenciais de ação no nó sinoatrial ou sinusal, localizado no átrio direito.
D) INCORRETA. O aluno que assinala a alternativa não tem conhecimento sobre o tema. O limiar de excitabilidade permite que os canais de sódio dependentes de voltagem (Na+ VOCs) sejam abertos para que posteriormente os canais de potássio, dependentes de voltagem (K+ VOCs), sejam abertos em um influxo de sódio e efluxo de potássio, respectivamente. O processo ocorre por meio do gradiente de concentração formado naturalmente pela célula. As bombas ATPases, como as bombas de Na+/K+, não atuam neste processo, mas apenas auxiliam na manutenção do gradiente e retorno do potencial de equilíbrio da célula após a hiperpolarização no final do processo do potencial de ação.
E) INCORRETA. O aluno que assinala a alternativa não tem conhecimento sobre o tema. O limiar de excitabilidade permite que os canais de sódio dependentes de voltagem (Na+ VOCs) sejam abertos para que posteriormente os canais de potássio, dependentes de voltagem (K+ VOCs), sejam abertos em um influxo de sódio e efluxo de potássio, respectivamente. O processo ocorre por meio do gradiente de concentração formado naturalmente pela célula. Os canais de vazamento, como os canais de Na+ e K+, não atuam neste processo, mas apenas auxiliam na manutenção do gradiente natural da célula, pois permitem a entrada e saída constante de íons, ou seja, não atuam no potencial de ação, seja na despolarização ou hiperpolarização.
Definidas pelos países-membros da Organização das Nações Unidas e por organizações internacionais, as metas de desenvolvimento do milênio envolvem oito objetivos a serem alcançados até 2015. Apesar da diversidade cultural, esses objetivos, mostrados na imagem, são comuns ao mundo todo, sendo dois deles:
o combate à AIDS e a melhoria do ensino universitário.
a redução da mortalidade adulta e a criação de parcerias globais.
a promoção da igualdade de gêneros e a erradicação da pobreza.
a parceria global para o desenvolvimento e a valorização das crianças.
a garantia da sustentabilidade ambiental e combate ao trabalho infantil.
(UEG-GO) Os movimentos orogenéticos, resultantes da deriva continental e dinâmica de placas, são os responsáveis pela formação de grandes cadeias de montanhas no planeta, que surgem em virtude do enrugamento ou soerguimento de extensas porções da crosta terrestre. A cordilheira dos Andes resulta dessa dinâmica, e sua origem está relacionada ao choque entre as placas
do Pacífico e Norte-Americana.
de Nazca e Norte-Americana.
do Pacífico e Sul-Americana.
de Nazca e Sul-Americana.
Orogênese refere-se ao movimento de dobra das estruturas geológicas e; consequentemente; ao soerguimento. Elas ocorrem principalmente em rochas sedimentares e metamórficas; formando grandes cadeias de montanhas; como a cordilheira dos Andes; que sofre com o processo no local indicado corretamente pela alternativa D no choque entre as placas de Nazca e Sul-Americana.
(UFTM‑MG) A refração é um fenômeno da ondulatória que ocorre com todos os tipos de onda. No caso específico da luz, afirma‑se que:
I. Este fenômeno só ocorre quando um raio de luz, atravessando a superfície de separação entre dois meios ópticos, sofre desvio de seu trajeto original.
II. Quanto mais refringente for um meio óptico, maior será a velocidade da luz em seu interior.
III. O raio incidente, o raio refratado e a reta normal, tomada no ponto de incidência do raio de luz na superfície de separação entre dois meios ópticos, estão contidos no mesmo plano.
É correto o afirmado em:
I, apenas.
III, apenas.
I e II, apenas.
II e III, apenas.
I, II e III.
QUAIS SÃO OS PERSONAGENS QUE APARECEM NA CENA?
Resposta pessoal.
Observe a imagem abaixo.
As imagens esculpidas na pedra são, na verdade,
hieróglifos, escrita desenvolvida pelos povos egípcios.
pinturas rupestres, registros realizados pelos primeiros hominídeos em cavernas.
desenhos decorativos feitos em uma parede comum.
escritos cuneiformes, desenvolvidos pelos povos sumérios.
LEIA.
• VOCÊ CONHECE OS PERSONAGENS DESSA TIRINHA? QUANDO ELES SE JUNTAM, TUDO PODE ACONTECER! SERÁ QUE ELES VÃO CONSEGUIR ASSISTIR AO FILME TODO?
Resposta pessoal. Espera-se que os alunos conheçam os personagens que fazem parte da Turma da Mônica, de Mauricio de Sousa.
Quando um viajante sai do sul do Brasil com destino ao sul do continente africano, ele passará:
pela linha do equador.
pelo trópico de Câncer.
pelo meridiano de Greenwich.
pelo círculo polar Ártico.
VOCÊ CONHECE AS FIGURAS QUE APARECEM NA IMAGEM?
Resposta pessoal.
Os seres vivos se alimentam
A alimentação é importante para os seres vivos obterem a energia necessária para suas atividades diárias. Entre essas atividades estão desde manter o organismo vivo até buscar presas ou parceiros para a reprodução, por exemplo.
Assim, os seres vivos podem ser classificados de acordo com a forma como obtêm alimento. As plantas, por exemplo, produzem o próprio alimento por meio da fotossíntese, um processo que utiliza a energia do Sol.
Já os animais não fazem fotossíntese e precisam se alimentar de outros seres vivos para conseguir os nutrientes necessários à sua sobrevivência. A maioria dos animais explora o ambiente em busca de alimentos adequados à sua dieta.
Há animais herbívoros, que se alimentam apenas de plantas, e animais carnívoros, que se alimentam de carne. Há também animais que se alimentam tanto de plantas quanto de carne, por exemplo, e são chamados de onívoros. Há ainda animais que se alimentam do néctar das flores, como o beija-flor e a abelha, de sangue, como alguns mosquitos e morcegos, e até de fezes, como alguns besouros.
Agora, pense sobre sua dieta. Que tipo de alimentação você tem?
Professor, converse com os alunos de modo que percebam que, embora existam hábitos alimentares diversos, a maioria dos seres humanos é onívora.
Catarina gosta de criar carimbos com as faces de embalagens e de objetos que ela encontra (iguais aos que você fez). Ela pinta cada face com tinta e depois carimba uma folha de papel.
Veja os carimbos que ela fez com cada uma das faces de uma caixa.
a) Observe a forma dos carimbos que Catarina fez e assinale abaixo a caixa que ela utilizou.
b) Desenhe todos os carimbos que Catarina pode obter com a caixa abaixo.
a)
b)
Estes materiais são parte integrante das coleções da editora Saraiva. Eles poderão ser reproduzidos desde que o título das obras e suas respectivas autorias sejam sempre citadas