Selecione as melhores questões em nosso banco de atividades
1
Pesquise diretamente pela barra de busca abaixo ou filtre as questões escolhendo segmento, disciplina, assunto, tipo de avaliação, ano e/ou competência.
2
Clique no botão [+] abaixo da questão que deseja adicionar a sua prova, ou arraste a questão para o organizador de prova.
3
Use a aba do organizador para excluir ou adicionar as questões de nosso banco para a sua prova.
4
Quando estiver satisfeito com montagem realizada, clique em “Prévia da prova” para visualizar sua prova completa.
5
Se quiser retornar para editar algo clique em “Editar prova”. Caso esteja satisfeito, insira seu nome e e-mail nos campos e clique em “ Finalizar”.
6
Basta acessar os links da prova e gabarito que serão exibidos!
Escolha no quadro as palavras que indicam algumas características de cada texto que você leu nas unidades anteriores e preencha o esquema.
A notícia e o relato pessoal são relatos de fatos reais.
No quadro a seguir há palavras e expressões sobre esses gêneros.
Pinte de amarelo o que se refere apenas à notícia e de azul o que se refere apenas ao relato pessoal.
Leia a tira a seguir.
a) Snoopy recebe uma carta de seu irmão Spike. Será que Spike conseguirá ganhar o dinheiro que imagina com sua arte? Converse com os colegas sobre isso.
b) No quadro a seguir há os elementos geralmente presentes em uma carta.
Pinte no quadro os elementos que estão presentes na carta recebida por Snoopy.
Nesta unidade você estudou o gênero conto maravilhoso.
No quadro a seguir há algumas características. Leia-as.
Circule apenas o que for característica do conto maravilhoso.
Leia o quadro e circule o que pode se referir ao relato pessoal.
O gráfico acima apresenta a evolução da área irrigada nas cinco regiões geográficas brasileiras. De acordo com a Agência Nacional de Águas (ANA), a irrigação constitui atualmente o principal uso hídrico do país, tanto no total de retirada (46,2%) quanto no de consumo (67,2%). Nas regiões Sul e Nordeste, a incorporação de áreas irrigadas foi especialmente importante no Rio Grande do Sul e no Semiárido, respectivamente.
a) Indique a principal atividade agrícola irrigada no Rio Grande do Sul e no Semiárido nordestino, respectivamente.
b) Aponte uma importante política governamental, adotada desde a década de 1960, que se destina à expansão da modernização agrícola brasileira. Do ponto de vista da estrutura fundiária, qual é a principal característica das propriedades que utilizam a irrigação no Sudeste brasileiro?
a) A principal produção agrícola irrigada no Rio Grande do Sul é a do arroz (rizicultura), na Depressão Central Riograndense; no semiárido nordestino é a de frutas (uva, manga, melão, etc) no Vale do São Francisco.
b) Entre as políticas governamentais, destacam-se a expansão do crédito agrícola, o sistema nacional de crédito rural e o incentivo às pesquisas na área de plantio, com o objetivo de elevar a produtividade agropecuária e, também, de viabilizar o aproveitamento de novas áreas agrícolas, em especial no domínio do bioma Cerrado. Nesse contexto, destacou-se a ação da EMBRAPA (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária). Com relação à estrutura fundiária, observa-se o predomínio, nas áreas de irrigação do Sudeste, de grandes propriedades.
Leia o texto a seguir:
Na década de 80, o cenário mundial sofreu significativas transformações tecnológicas, organizacionais, geopolíticas, informacionais, comerciais e financeiras, institucionais, culturais, sociais inter-relacionadas. Objetivando entender as particularidades da nova ordem mundial em conformação, autores de diferentes áreas vêm cunhando designações e desenvolvendo formas de categorizá-la. Tais esforços tendem sempre a refletir as próprias preocupações e enfoques particulares das áreas a que tais autores pertencem.
LASTRES, Helena M. M. Informação e conhecimento na nova ordem mundial. Disponível em . Acesso em: 10 out. 2018.
No período anterior à década de 1980, uma forma comum de se regionalizar o mundo era em países de 1º mundo (capitalistas), 2º mundo (socialistas) e 3º mundo (capitalistas pobres). Sendo assim, responda:
a) Explique como as mudanças citadas no texto modificaram essas regionalizações.
b) Indique qual é a regionalização econômica mundial mais aceita atualmente.
c) Aponte onde o Brasil se encaixa nessa nova divisão e justifique sua resposta.
Objeto(s) de conhecimento Corporações e organismos internacionais e do Brasil na ordem econômica mundial
Habilidade (EF08GE08) Analisar a situação do Brasil e de outros países da América Latina e da África, assim como da potência estadunidense na ordem mundial do pós-guerra.
Tipo de questão Aberta
Capítulo/Unidade C1/U1
Grade de correção 100% O aluno indica, em suas respostas: a) A resposta a esse questionamento é abrangente e pode envolver diversos fatores. Entre eles, é possível destacar a ascensão do modelo capitalista em detrimento do socialista e o advento da globalização, que facilita e potencializa os fluxos materiais e imateriais pelo mundo. b) Países desenvolvidos, emergentes e subdesenvolvidos. c) O Brasil se enquadra entre os países emergentes, porque mesmo não havendo um alto índice de renda per capita, possui certo desenvolvimento tecnológico e é um país industrializado.
0% O aluno conseguiu responder satisfatoriamente a pelo menos uma das questões e se aproximou de pelo menos uma entre as outras perguntas restantes.
0% O aluno não conseguiu responder satisfatoriamente a nenhuma das três questões, demonstrando dificuldade em compreender as regionalizações atuais e históricas utilizadas na geopolítica.
Orientações sobre como interpretar as respostas e reorientar o planejamento com base nos resultados O objetivo do item é avaliar a compreensão do estudante acerca das regionalizações possíveis nos âmbitos histórico e contemporâneo. Caso a análise das respostas não seja considerada satisfatória, peça aos alunos que façam uma pesquisa em casa sobre como é o processo de produção de algum gadget (produto tecnológico) que utilizam cotidianamente, por exemplo um smartphone. Oriente-os questionando de onde vieram as matérias-primas, onde ocorre a produção/montagem do produto e de onde vem a tecnologia nele agregada. Por fim, questione-os sobre os motivos da descentralização dessa produção, ou seja, da participação de vários países. Assim, terão recursos para discutir e entender qual é o papel de cada país nas diferentes etapas da fabricação do produto em questão.
Observe as duas paisagens abaixo.
a) Caracterize as modificações nas paisagens, comparando as imagens A e B.
b) No seu espaço de vivência ocorrem modificações como as que você observa nas imagens A e B?
Objeto de conhecimento Identidade sociocultural
Habilidade (EF06GE01) Comparar modificações das paisagens nos lugares de vivência e os usos desses lugares em diferentes tempos.
Tipo de questão Aberta Capítulo/Unidade C1/ U1
Grade de correção 100% No item a o aluno caracteriza as modificações nas paisagens comparando a imagem A com a imagem B corretamente: no caso da A, aponta a ocorrência de estragos nos muros de contenção do curso de água e o asfalto da avenida, que cedeu parcialmente; no caso da imagem B, o aluno indica a reconstrução da avenida e dos muros de contenção, com a implementação de vigas entre os muros das duas margens, para conter a pressão das águas. No item b, o aluno relaciona as situações apresentadas nas imagens ao seu lugar de vivência, apontando ao menos modificações semelhantes, como a reconstrução de pontes, após chuvas intensas, ou de construções situadas em encostas, ou ainda, a recuperação do asfalto de vias públicas, contrapondo essa situação à de uma rua ou avenida esburacada, por exemplo. 50% Uma parte da habilidade é contemplada caso o aluno consiga caracterizar parcialmente as modificações e apresentar uma situação semelhante àquelas presentes nas imagens. 0% O aluno não consegue comparar as duas paisagens nem identificar quais tipos de transformações ocorreram. Também não apresenta situações semelhantes de seu espaço de vivência.
Para ver de perto alguns livros manuscritos medievais, entre no site da Biblioteca Britânica. Neste link você pode escolher os manuscritos de acordo com a época. Clicando sobre cada uma das miniaturas você pode ampliar e ver os detalhes das imagens, das letras e das decorações:
.
Para conhecer o trabalho do designer espanhol Javier Mariscal (1950-), visite o site do artista. Veja as ilustrações feitas para livros, séries animadas para TV, objetos, móveis e muitos outros projetos:
.
Veja fotos dos trabalhos da Eloisa Cartonera, uma cooperativa fundada em 2003, em Buenos Aires, Argentina. O grupo faz livros artesanais usando papelão trazido por catadores de lixo:
.
Para acompanhar uma história de suspense que se passa num mosteiro e envolve o trabalho de confecção dos livros na Idade Média, assista ao filme:
O nome da rosa (França, Itália e Alemanha, 1986). Direção: Jean-Jaques Annaud.
Inspirado no romance homônimo do escritor italiano Umberto Eco, o filme conta a história de um monge franciscano, acompanhado de um noviço, que chega a um mosteiro no norte da Itália para participar de um conclave da Igreja, em 1327. Entretanto, uma série de assassinatos acontece no mosteiro. Apesar de alguns acreditarem que as mortes são obra do demônio, o monge passa a investigar o caso.
(Acessos em: abr. 2013.)
No site da Unesco há um vídeo sobre a tradição e o significado dos carimbos chineses. Repare como os artistas chineses elaboram suas matrizes de jade e de madeira:
.
No link a seguir, veja bem de perto a representação de um rinoceronte feita pelo gravador alemão Albrecht Dürer. Clique na imagem para ampliar e observar os detalhes:
.
Neste site você pode admirar a obra completa do gravador japonês Hokusai:
.
Nancy Spero (1926-2009), artista e feminista norte-americana, usou impressões manuais com matrizes de borracha sobre papel em seus trabalhos. Veja aqui alguns deles:
.
(Acessos em: maio 2013.)
Você conhece os compositores que influenciaram a obra de Villa-Lobos? Faça uma busca na internet e ouça Bolero, de Joseph-Maurice Ravel.
A obra do francês Claude Debussy também serviu de inspiração para as composições de Villa-Lobos. Faça uma busca na internet e ouça as composições “Golliwogg’s Cakewalk” e “Prélude à l’après-midi d’un faune”.
Veja neste link do MoMA os filmes do fotógrafo Hans Namuth que mostram Jackson Pollock em 1950, trabalhando em suas pinturas no chão .
Conheça a obra do artista francês Jean Dubuffet no link da Fundação Dubuffet: .
Para conhecer pinturas do escocês Francis Bacon, explore o site: .
Para conhecer outras pinturas de Mark Rothko, digite esse nome em um buscador de imagens.
(Acesso em: maio 2013.)
Você já ouviu jazz? Veja e ouça algumas composições através de um site buscador de vídeos.
Ouça Chet Baker (1929-1988) tocar “Time after time”, em gravação de 1964.
Ouça Dave Brubeck (1920-2012) interpretando “Take Five” em 1966.
Ouça “Dream a little dream of me” nas vozes de Louis Armstrong (1901-1971) e Ella Fitzgerald (1917-1996).
Ouça Charlie Parker (1920-1955) interpretando “All the things you are”.
Ouça Herbie Hancock (1940-) interpretando “Cantaloupe Island”.
Bird (Estados Unidos, 1988). Direção: Clint Eastwood. O filme apresenta a breve e conturbada carreira do saxofonista Charlie Parker, conhecido por seu virtuosismo e criatividade.
The Beatles – Yellow Submarine (1968 – 89 min)
Podemos chamar de primeiro videoclipe da história o filme Submarino Amarelo dirigido por George Dunning, animação realizada a partir das músicas dos Beatles, que foi lançada em 1968.
Michael Jackson – Thriller (1982 – 13 min 43 s) Direção: John Landis.
Faça uma busca na internet e assista a um dos videosclipes mais conhecidos da história: Thriller, de Michael Jackson.
Pesquise e assista a um trabalho da artista Pipilotti Rist, de 1990, em que ela faz uma dublagem da música You Called Me Jacky, de Kevin Coyne (1990 – 4 min)
Assista a um vídeo feito em plano-sequência por 172 estudantes de comunicação: I Gotta Feeling, Montreal Students (2009 – 5 min.) Música: Black Eyed Peas. Direção: Luc-Olivier Cloutier e Marie-Eve Hébert.
Assista a um vídeo feito em plano-sequência pela banda norte-americana Ok Go. A banda conhecida pela complexidade de seus videoclipes usa mecânica, efeitos especiais e muito ensaio para sincronizar cada movimento com a música.
This Too Shall Pass, OK Go (2010 – 3 min 50 s) Direção: James Frost, OK Go and Syyn Labs.
(Acesso em: jun. 2013.)
Consulte a lista abaixo e complete o quadro com o que pode se referir ao cartaz publicitário.
• Pode usar recursos visuais: fotos, cores, letras de diferentes tamanhos.
• Apenas linguagem mais formal.
• Geralmente tem frases curtas.
• Textos longos para informar com precisão.
• Pode usar recursos visuais: fotos, cores, letras de diferentes tamanhos.
• Apenas linguagem mais formal.
• Geralmente tem frases curtas.
Pinte o quadro que melhor explica o que é uma fábula.
Assinale as informações que se referem a conto popular.
( ) Destina-se a leitores que gostam de se manter atualizados com os acontecimentos do mundo.
( ) É transmitido, em geral oralmente, de geração em geração.
( ) Emprega sempre uma linguagem mais formal.
( ) Tem, geralmente, o objetivo de entreter, de divertir.
( ) Emprega uma linguagem mais informal.
( ) Apresenta fatos imaginados.
É transmitido, em geral oralmente, de geração em geração.
Tem, geralmente, o objetivo de entreter, de divertir.
Emprega uma linguagem mais informal.
Apresenta fatos imaginados.
Releia um dos poemas que estão nesta unidade.
Pega-pega
Anda que corre que pula que cai vem vai pro outro lado sai! Corre em volta quem tá no meio zapa recomeça outra vez a corrida escapa! Só o bobo tolo fica tonto e cai!
Fernando Paixão. Poesia a gente inventa. São Paulo: Ática, 2000.
No esquema a seguir complete com exemplos retirados do poema.
Nas duas unidades anteriores você estudou dois gêneros bem diferentes do texto teatral.
Complete o esquema, escolhendo os itens no quadro a seguir, de acordo com o gênero a que cada um se refere.
Considerado um dos programas de infraestrutura mais ambiciosos já concebidos, a Nova Rota da Seda chinesa foi anunciada pelo presidente Xi Jinping, em 2013. O programa inclui diversos projetos de desenvolvimento e investimento e envolve regiões da Ásia, Europa, África e América Latina. Lauren Johnston, pesquisadora da Escola de Estudos Orientais e Africanos da Universidade de Londres, acredita que a maioria dos acordos de investimento da Nova Rota da Seda tem beneficiado as partes envolvidas. "Para os governos que precisam de acesso ao financiamento, seja para novas infraestruturas ou para o desenvolvimento social, os benefícios continuam superando os custos potenciais".
BBC News Brasil: https://www.bbc.com/. Adaptado.
A partir dos elementos apresentados, responda:
a) O que foi, originalmente, a chamada Rota da Seda?
b) Cite e explique um objetivo econômico da China com a implementação desse projeto.
c) Explique um impacto econômico negativo e um impacto social positivo em apenas um dos seguintes projetos: 2- Ferrovia Laos; 7- Corredor de Infraestrutura- Paquistão; 8- Ferrovia Etiópia - Djibuti.
a) Originalmente, a Rota da Seda correspondia a um conjunto de rotas terrestres e marítimas, que interconectavam o extremo oriente da Ásia e a Europa, favorecendo as atividades comerciais entre as duas regiões. Essa relação comercial começou a ser estabelecida no século 2 a.C., destacando-se pelo comércio da “seda”, que acabou dando o nome a essa rota comercial.
b) O desenvolvimento de infraestrutura previsto pelo projeto “Nova Rota da Seda” ampliará as possibilidades de meios de transporte e de comunicação, favorecendo, sobretudo, as ligações comerciais entre os mercados europeu, africano e asiático. Esse projeto tende a ampliar as relações econômicas e comerciais entre a China e essas regiões, sendo que diversos países africanos são importantes fornecedores de matérias-primas que alavancam o desenvolvimento industrial chinês; o mercado europeu se destaca pela grande quantidade de consumidores com elevado poder de compra; já o asiático é importante pela proximidade geográfica e amplo mercado consumidor decorrente da grande quantidade de pessoas.
c) Dentre os aspectos econômicos negativos dos três projetos destacados (2- Ferrovia Laos; 7- Corredor de Infraestrutura- Paquistão; 8- Ferrovia Etiópia – Djibuti) destaca-se o aumento da dependência comercial que Laos, Paquistão, Etiópia e Djibuti passarão a ter em relação ao mercado chinês. Essa dependência poderá gerar consequências negativas, principalmente numa hipotética situação de problemas econômicos no mercado chinês. Além disso, ocorre um aumento do endividamento desses países, que recebem o aporte financeiro para construção dos projetos de infraestrutura e se comprometem a saldar tais dívidas.
Em relação aos aspectos sociais positivos que serão proporcionados pelos citados projetos, destaca-se a melhoria nos meios de circulação de pessoas, já que todos eles se caracterizam pelo desenvolvimento de meios de transportes (ferrovias e/ou rodovias). Especialmente o corredor de infraestrutura com o Paquistão também se caracteriza pela implantação de redes de telefonia e internet, favorecendo a comunicação da região da Caxemira com o resto do mundo. Outro benefício social causado pelos projetos é a criação de oportunidades de trabalho, tanto no processo de implantação dessas redes materiais e imateriais como, posteriormente, em decorrência da maior dinamização econômica entre essas regiões.
Observe a imagem abaixo.
Considerando a cena retratada na pintura, indique duas modificações da paisagem que podem ser consideradas consequências da Segunda Revolução Industrial.
Objeto(s) de conhecimento Diversidade ambiental e as transformações nas paisagens na Europa, na Ásia e na Oceania
Habilidade (EF09GE18) Identificar e analisar as cadeias industriais e de inovação e as consequências dos usos de recursos naturais e das diferentes fontes de energia (tais como termoelétrica, hidrelétrica, eólica e nuclear) em diferentes países.
Tipo de questão Aberta Capítulo/Unidade C1/U1
Grade de correção 100% O aluno indica que a Segunda Revolução Industrial causou, por exemplo, a expansão dos espaços urbanos; a utilização de novas fontes de energia e a ampliação do uso das já existentes, inclusive resultando em poluição atmosférica. 50% O aluno indica apenas uma modificação na paisagem provocada pela Segunda Revolução Industrial. 0% O aluno não indica nenhuma modificação na paisagem provocada pela Segunda Revolução Industrial.
Responda às questões abaixo, relacionadas à delimitação do território do Brasil.
a) Explique como foram definidos os limites do território do país.
b) Cite dois tratados relacionados à definição dos limites do território brasileiro e explique quando foram estabelecidos e o que determinavam.
Objeto de conhecimento Formação territorial do Brasil
Habilidade (EF07GE02) Analisar a influência dos fluxos econômicos e populacionais na formação socioeconômica e territorial do Brasil, compreendendo os conflitos e as tensões históricas e contemporâneas.
Tipo de questão Aberta Capítulo/Unidade C2/U1
Grade de correção 100% No item a, o aluno reconhece que os limites do território brasileiro foram definidos por meio da assinatura de tratados, principalmente entre Portugal e Espanha. No item b, menciona pelo menos dois tratados e explica o que determinavam. Podem citar, entre outros: o Tratado de Tordesilhas, no século XV, o primeiro a ser assinado entre Portugal e Espanha, por meio do qual foi traçada uma linha imaginária que dividia as novas terras descobertas e a descobrir entre os dois países, e visava a exploração do território em busca de riquezas; o Tratado de Badajós, no século XIX, entre portugueses e espanhóis, por meio do qual os limites atuais de nosso país ficaram praticamente definidos; o Tratado de Petrópolis, no século XX, o último tratado assinado, firmado com a Bolívia, sobre a exploração do látex, com a incorporação do território que agora corresponde ao Acre. 50% O aluno reconhece que os limites do território brasileiro foram traçados por meio de tratados e acordos (item a), entretanto, não menciona nem explica pelo menos dois tratados específicos (item b). 0% O aluno não reconhece que a formação do território brasileiro foi resultado de tratados, nem menciona dois deles.
Em um laboratório de química de uma empresa de análise de materiais, é necessário analisar geometricamente a estrutura atômica de um material. Você está encarregado de realizar o processo de análise e descrição da estrutura geométrica projetada pela molécula.
Clique aqui para acessar o laboratório.
E veja, aqui, as orientações para realização dessa prática.
Para conhecer a história da música através de uma animação curta e divertida, digite num site de busca: história da música – lições ilustradas.
Para compreender melhor quais são os elementos que constituem a música, pesquise num site de busca o que é ritmo, melodia e arranjo.
Para ouvir uma valsa do compositor polonês Frédéric Chopin (1810-1849) interpretada por uma criança, digite em um site de busca: Tommy plays Chopin Waltz N. 7 Op. 64-2.
Depois de ouvir, discuta com seus colegas: que emoções você sentiu ao ouvir essa interpretação? Comente o andamento da música (lento, rápido) e o efeito criado.
Divida a música em quantas partes achar coerente. Explique aos colegas por que escolheu dividir dessa forma.
Agora ouça uma peça do compositor e violinista italiano Niccolò Paganini (1782-1840) interpretada pelo violinista Jascha Heifetz (1901-1987). Digite em um site de busca: Jascha Heifetz plays Paganini Caprice N. 24.
Você já ouviu música africana contemporânea? Ouça neste link o músico malinense Ali Farka Touré (1939-2006): .
Para conhecer o músico nigeriano Seun Kuti (1983-), filho de Fela Kuti (1938-1997), criador do afrobeat, digite SEUN KUTI num site de busca e escolha uma opção para ouvir músicas e assistir a vídeos. Você pode ouvir também a Rádio África, no site: .
Leia um texto de Hermano Vianna disponível no link: .
Buena Vista Social Club (Cuba, 1999). Direção: Wim Wenders.
Em 1996, o guitarrista norte-americano Ry Cooder gravou um disco com grandes músicos cubanos que estavam esquecidos. Dois anos depois, voltou à ilha na companhia do cineasta alemão Wim Wenders para filmar este documentário que privilegia a riqueza da música e a sabedoria dos veteranos.
(Acessos em: maio 2013.)
O melhor museu para visitar e conhecer o Impressionismo e o Pós-Impressionismo é o Museu d’Orsay, em Paris. Visite seu site e navegue pelas obras do artista que você mais apreciar: .
Um truque de luz. Direção: Wim Wenders. Alemanha, 1995, 80 min.
Mesclando documentário e ficção, o filme mostra o olhar de uma garotinha que testemunhou o nascimento do cinema. Gertrude, a filha de um dos irmãos Skladanowsky, nos conta sua história e a aventura apaixonada com as experiências vividas com as máquinas de fazer imagem em movimento.
Assista ao vídeo ¿Que tan amarillo es el azul?, no qual o artista venezuelano Cruz Diez fala sobre sua obra, que contribuiu com a história teórica da cor, e apresenta a forma como realiza seu trabalho:
.
Para conhecer um pouco dos trabalhos do alemão Josef Albers, que foi professor de duas importantes escolas de artes – a Bauhaus, na Alemanha, e o Black Mountain College, nos Estados Unidos –, visite o site da Fundação Albers: .
Para conhecer a obra do artista contemporâneo David Batchelor, que trabalha com cor e luz, visite os objetos criados por ele na Galeria Leme: .
Visite, no site do Design Museum da Inglaterra, uma página da exposição This is design (Isto é design), e assista a um vídeo que mostra os objetos mais importantes da coleção do museu:
.
Assista ao vídeo Powers of ten – um exemplo pioneiro de design da informação realizado em 1968, pelo casal Eames:
.
Para conhecer os itens de arquitetura e design mais importantes da década de 1950, presentes na coleção do Museu de Arte Moderna (MoMa) de Nova York:
Para conhecer o designer inglês Stuart Haygarth (1966-), que reutiliza objetos usados em seus projetos, visite o site: .
(Acesso em: maio 2013.)
Veja as coleções de objetos etnográficos de culturas da Oceania, da África, da Ásia e das Américas no site do Museu do Quai Branly, em Paris:
Disponível em:
Museu Nacional de Antropologia, na Cidade do México. Disponível em:
.
Na seção Salas de Arqueologia há um ícone para cada um dos povos mesoamericanos. Cada ícone leva a um vídeo de 3 minutos, um texto em espanhol e imagens das principais peças da sala selecionada.
Apocalypto (Estados Unidos, 2007). Direção: Mel Gibson.
Durante o declínio do Império Maia, um pequeno grupo que vive na floresta tropical é dizimado e capturado por guerreiros. O filme, falado em náuatle (língua falada nas regiões central e oeste do México), mescla em seus cenários e ambientação aspectos das culturas maia e mexica. Cenas de grande ação e violência mostram rituais de sacrifício humano e o jogo ritual de bola, entre outros costumes dos povos da Mesoamérica.
(Acessos em: abr. 2013.)
Os grupos humanos que viveram no período Paleolítico e no período Neolítico fizeram pinturas em paredes de pedra. Essas imagens têm o poder de nos comunicar aspectos importantes desse passado. Em épocas diferentes, outras sociedades também usaram cavernas e formações rochosas para deixar gravado seu universo simbólico. Hoje, muitos artistas usam muros e enormes estruturas de concreto, muitas vezes abandonadas, como suporte de suas expressões.
Para fazer uma visita virtual à caverna de Lascaux, visite o site do Ministério da Cultura da França: .
Caverna dos sonhos esquecidos (França, Canadá, Estados Unidos, Reino Unido, Alemanha, 2010). Direção: Werner Herzog.
Acompanhe a aventura da equipe do cineasta alemão Werner Herzog, que realizou um documentário em 3D dentro da caverna de Chauvet-Pont-d’Arc,
no sul da França, onde estão pinturas rupestres feitas há 32 mil anos.
Para apreciar pinturas em cavernas feitas pelos cristãos, desde o primeiro século de nossa época, na Capadócia (região da atual Turquia), veja um vídeo em espanhol no site da Unesco:
Para ver o grafiteiro italiano Blu criando pinturas animadas em enormes construções de concreto assista ao vídeo Big Bang Big Boom, direção e animação BLU blublu.org. No vídeo, Blu nos conta a sua visão da história da evolução da vida e faz um alerta sobre como tudo isso pode acabar:
.
(Acessos em: jan. 2013.)
Professor, duas sugestões de pesquisa são prioritárias nesta seção: o vídeo da série Obra revelada, no qual o professor Jorge Coli entrevista a arqueóloga Niède Guidon, e o filme A caverna dos sonhos esquecidos, do cineasta alemão Werner Herzog. Entre outras reflexões importantes sobre o nascimento da cultura, um dos cientistas entrevistados afirma que o ser humano, por meio da representação, passou a se comunicar com o futuro.
Estes materiais são parte integrante das coleções da editora Saraiva. Eles poderão ser reproduzidos desde que o título das obras e suas respectivas autorias sejam sempre citadas