Selecione as melhores questões em nosso banco de atividades
1
Pesquise diretamente pela barra de busca abaixo ou filtre as questões escolhendo segmento, disciplina, assunto, tipo de avaliação, ano e/ou competência.
2
Clique no botão [+] abaixo da questão que deseja adicionar a sua prova, ou arraste a questão para o organizador de prova.
3
Use a aba do organizador para excluir ou adicionar as questões de nosso banco para a sua prova.
4
Quando estiver satisfeito com montagem realizada, clique em “Prévia da prova” para visualizar sua prova completa.
5
Se quiser retornar para editar algo clique em “Editar prova”. Caso esteja satisfeito, insira seu nome e e-mail nos campos e clique em “ Finalizar”.
6
Basta acessar os links da prova e gabarito que serão exibidos!
PARA ENTENDER A ORGANIZAÇÃO DO DICIONÁRIO, ESCREVA AS PALAVRAS EM ORDEM ALFABÉTICA.
A) FOGO ESTRELA SAPO OURO HINO
B) BONECA BANANA BICHO BEBÊ BUEIRO
C) COPO COMIDA COLEÇÃO COELHO CORAGEM
D) INVERNO INVERTEBRADO INVENÇÃO
a) Estrela, fogo, hino, ouro, sapo.
b) Banana, bebê, bicho, boneca, bueiro.
c) Coelho, coleção, comida, copo, coragem.
d) Invenção, inverno, invertebrado.
CONTE PARA SEUS COLEGAS EM QUE MOMENTOS SUA FAMÍLIA OUVE MÚSICA.
• SÓ AOS DOMINGOS?
• TODOS OS DIAS?
• SÓ EM DIAS DE FESTA?
• SÓ OUVEM OU CANTAM TAMBÉM?
Observe o boneco de papel abaixo, também chamado de paper toy, que Ana Clara recortou e montou. Cada uma das partes do corpo desse boneco lembra uma figura geométrica espacial. Que figura é essa?
Bloco retangular
COMPLETE AS ESTROFES DA LETRA DA CANÇÃO “A FOCA” COM AS PALAVRAS QUE FALTAM.
QUER VER A___________
FICAR FELIZ?___________
É PÔR UMA___________
NO SEU ___________
LÁ VAI A___________
SUBINDO A___________
DEPOIS DESCENDO___________
DESENGONÇADA ___________
FOCA
BOLA
NARIZ
FOCA
ESCADA
Releia, a seguir, o trecho do texto Pluft, o fantasminha.
— Ainda era uma criança Quando saiu para o mar A aprender a navegar O Capitão Bonança!
Há duas palavras destacadas no texto. Qual o gênero (masculino ou feminino) a que cada uma delas pertence?
A palavra criança está no feminino e capitão no masculino.
Você já foi ao teatro? Já participou de alguma peça teatral?
Observe a imagem a seguir:
A foto mostra alguns atores se preparando para uma peça de teatro. Eles estão estudando o texto que será interpretado. Você sabe como as peças de teatro são feitas?
Resposta pessoal.
Neste módulo, você leu o início da peça Pluft, o fantasminha. Agora, releia o trecho a seguir para responder às questões.
PLUFT — Mamãe!
MÃE — O que é, Pluft?
PLUFT (sempre com a boneca de pano) — Mamãe, gente existe?
MÃE — Claro, Pluft, claro que gente existe.
PLUFT — Mamãe, eu tenho tanto medo de gente! (Larga a boneca.)
MÃE — Bobagem, Pluft.
PLUFT — Ontem passou lá embaixo, perto do mar, e eu vi.
MÃE — Viu o quê, Pluft?
PLUFT — Vi gente, mamãe. Só pode ser. Três.
MÃE — E você teve medo?
PLUFT — Muito, mamãe.
MÃE — Você é bobo, Pluft. Gente é que tem medo de fantasma, e não fantasma que tem medo de gente.
MACHADO, Maria Clara. Pluft, o fantasminha e outras peças. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2009.
a) O diálogo entre a mãe do Pluft e ele é marcado por qual sinal antes das falas?
b) Reescreva o trecho transformando-o em texto narrativo, ou seja, reconte o que se passa na conversa sem utilizar o discurso direto (diálogos)
a) Travessão.
b) Sugestão de resposta: Pluft chamou a sua mãe e perguntou se gente existe. A mãe respondeu que sim. Pluft disse ter muito medo de gente, e a mãe achou bobagem. Pluft contou à sua mãe que viu três pessoas passarem lá embaixo, perto do mar. A mãe perguntou se ele teve medo, e ele respondeu que sim, teve muito medo. A mãe o chamou de bobo e disse que gente é que tem medo de fantasma, e não fantasma que tem medo de gente.
Os primeiros hominídeos eram nômades. Por que eles precisavam se deslocar constantemente?
Porque eles viviam da caça e da coleta. Quando os alimentos se esgotavam, eles precisavam ir em busca de outro lugar para viver.
VAMOS DESVENDAR UM ENIGMA? COPIE A FRASE A SEGUIR SEPARANDO AS PALAVRAS COM UM ESPAÇO.
OSPREGUIÇOSOSNADATÊMACOLHER.
Os preguiçosos nada têm a colher
O continente americano está totalmente no hemisfério ocidental (ou oeste) do planeta e apresenta grande extensão territorial no sentido norte-sul, sendo banhado pelo oceano Atlântico a leste, pelo oceano Pacífico a oeste e pelo oceano Glacial Ártico ao norte. Com base na distribuição e localização desse continente, ele é dividido em três partes: América do Norte, América Central e América do Sul, cada qual com características próprias.
• Observe atentamente o mapa e responda:
a) Que oceanos banham o continente americano?
b) Quais são os principais paralelos que passam por esse continente?
a) Oceano Atlântico, oceano Pacífico e oceano Glacial Ártico.
b) Linha do equador, trópico de Câncer, trópico de Capricórnio e círculo polar Ártico.
RELEIA O TÍTULO DA HISTÓRIA E CONVERSE COM OS COLEGAS SOBRE O DESENHO QUE APARECE NELE.
• VAMOS BRINCAR DE FORMAR NOVAS PALAVRAS?
A) SUBSTITUA A LETRA O FINAL POR OUTRA LETRA E LEIA A PALAVRA QUE APARECEU.
N O V E L ___
B) ENCONTRE OUTRA PALAVRA DENTRO DA PALAVRA NOVELO.
a) N O V E L A
b)
Escreva o nome de três países continentais e três países insulares da América Central.
Resposta pessoal. O aluno pode indicar como países continentais: Panamá, Costa Rica, Honduras, El Salvador, Guatemala, Nicarágua e Belize. Como países insulares: Cuba, Jamaica, Haiti, República Dominicana, Bahamas, São Cristóvão e Névis, Antígua e Barbuda, Dominica, Santa Lúcia, Barbados, São Vicente e Granadinas, Granada e Trinidad e Tobago.
Todas as palavras dos quadros que você verá a seguir são paroxítonas, pois a sílaba tônica delas é a penúltima. Observe as letras finais dessas palavras em cada quadro e, em seguida, complete as frases.
a) júri táxi vírus bônus
Recebem acento gráfico as paroxítonas terminadas em ______ e ______, seguidas ou não de s.
b) órfão órfãos órfã órfãs
Recebem acento gráfico as paroxítonas terminadas em ______ e ______, seguidas ou não de s.
c) amável sensível útil dócil
Recebem acento gráfico as paroxítonas terminadas em ______.
e) plâncton gérmen próton
Recebem acento gráfico as paroxítonas terminadas em ______.
f) tórax ônix fênix látex
Recebem acento gráfico as paroxítonas terminadas em ______.
a) -i
-ú
b) -ão
-ã
c) -l
d) -r
e) -n
f) -x
O que você identifica na imagem?
Resposta pessoal. Espera-se que os alunos reconheçam a técnica de xilogravura já vista no 3º ano e que identifiquem o ambiente de sala de aula.
DURANTE A VISITA AO PLANETÁRIO, 15 CRIANÇAS, 2 PROFESSORAS E 1 COORDENADORA PARTICIPARAM DE UMA OFICINA SOBRE O UNIVERSO.
A) VAMOS CALCULAR, USANDO AS PEÇAS DO MATERIAL DOURADO, QUANTAS PESSOAS PARTICIPARAM DESSA OFICINA?
15 CRIANÇAS + 2 PROFESSORAS + 1 COORDENADORA = ________ PESSOAS
• ENTÃO: 15 + 2 + 1 = ________
B) SE MAIS 1 CRIANÇA E 1 COORDENADORA TIVESSEM PARTICIPADO DESSA OFICINA, QUANTAS PESSOAS TERIAM PARTICIPADO?
TERIAM PARTICIPADO DESSA OFICINA _______ PESSOAS.
18
• 18
Agora você é o detetive das doenças! A quais doenças se referem os sintomas a seguir? Identifique-as.
a) Dor de cabeça, dor na face, coriza e congestão decorrentes da inflamação nos ossos das vias aéreas. Doença:_____________________________.
b) Tosse com muco e falta de ar causados pela inflamação dos brônquios. Doença: _____________________________.
c) Catarro, febre, calafrios e dificuldade para respirar causados pelo acúmulo de líquido ou pus nos pulmões. Doença: _____________________________.
a) Sinusite.
b) Bronquite.
c) Pneumonia.
Precisamos colocar em prática, em nosso dia a dia, hábitos de higiene corporal a fim de evitar a companhia indesejada dos piolhos. Que hábitos de higiene corporal você já aprendeu em casa ou na escola que auxiliam na prevenção dos piolhos?
Resposta pessoal. Espera-se que os alunos respondam: manter sempre os cabelos limpos e lavados; não utilizar, de maneira compartilhada, pentes, escovas, toucas, bonés, travesseiros, utensílios de cabelo e presilhas.
VAMOS LER A LETRA DA MÚSICA “O GATO”.,
O GATO
COM UM LINDO SALTO LEVE E SEGURO O GATO PASSA DO CHÃO AO MURO LOGO MUDANDO DE OPINIÃO PASSA DE NOVO DO MURO AO CHÃO E PISA E PASSA CUIDADOSO, DE MANSINHO PEGA E CORRE, SILENCIOSO ATRÁS DE UM POBRE PASSARINHO E LOGO PARA COMO ASSOMBRADO DEPOIS DISPARA PULA DE LADO [...]
VINICIUS DE MORAES E TOQUINHO. A ARCA DE NOÉ. SONY MUSIC ENTERTAINMENT, 1980.
OBSERVE A FIGURA ABAIXO E DESENHE O QUE SE PEDE.
A) UM GATO EMBAIXO DA MESA.
B) UM CACHORRO LONGE DO GATO.
C) UM GAROTO PERTO DA MENINA.
D) UMA MAÇÃ EM CIMA DA MESA.
E) UMA BOLA ENTRE O GATO E O CACHORRO.
Desenhos segundo a livre expressão do aluno, mas de acordo com os comandos dos itens.
O que está acontecendo na imagem?
Respostas pessoais. Espera-se que os alunos respondam que as crianças estão fantasiadas porque estão representando personagens. Espera-se, ainda, que eles identifiquem um palco de teatro, onde as peças, em geral, são encenadas.
INDIQUE, NO GRÁFICO ABAIXO, A QUANTIDADE DE HORAS QUE VOCÊ USA PARA REALIZAR ALGUMAS ATIVIDADES DIÁRIAS, COLORINDO 1 QUADRADINHO PARA CADA 1 HORA.
AGORA, CONSIDERANDO AS ATIVIDADES APRESENTADAS NO GRÁFICO, RESPONDA ÀS SEGUINTES QUESTÕES.
A) EM QUAL DELAS A QUANTIDADE DE HORAS DO DIA QUE VOCÊ USA É MAIOR?
B) E EM QUAL DELAS A QUANTIDADE DE HORAS DO DIA QUE VOCÊ USA É MENOR?
C) QUANTAS HORAS DO DIA VOCÊ USA PARA ALMOÇAR E JANTAR?
a) Resposta de acordo com os dados preenchidos no gráfico.
b) Resposta de acordo com os dados preenchidos no gráfico.
c) Espera-se que os alunos respondam que usam, no mínimo, duas horas, ou seja, uma hora para cada refeição.
ESCREVA O HORÁRIO QUE CADA RELÓGIO ABAIXO ESTÁ MARCANDO.
a) 9 horas.
b) 4 horas.
c) 4 horas.
d) 9 horas.
O ser humano pertence ao grupo dos primatas, assim como os chimpanzés e os gorilas. Entretanto, algumas características nos diferenciam desses animais, como:
o andar ereto e a capacidade de obter alimentos.
a vida em grupo e a fabricação de instrumentos.
o andar ereto e o desenvolvimento da linguagem.
a capacidade de carregar objetos com as mãos e alimentar-se de frutos.
Marque a alternativa correta.
• Para saber qual a proporção entre o tamanho real de uma área e a representação dela no mapa, devemos consultar:
a) o título. b) a legenda. c) a escala. d) a fonte.
• O Sol sempre aparece ao:
a) norte. b) sul. c) oeste. d) leste.
• A escala numérica 1:25 000 000 indica que cada:
a) 1 centímetro no mapa corresponde a 25000000 quilômetros na realidade. b) 1 centímetro no mapa corresponde a 25000000 centímetros na realidade. c) 1 centímetro no mapa corresponde a 25000000 metros na realidade. d) 1 centímetro no mapa corresponde a 25 000 000 milímetros na realidade.
• c)
• d)
• b)
A seguir, veja a lista que Laura, amiga de Artur, elaborou para organizar apenas os compromissos do mês de abril.
• Ajude Laura a planejar essas atividades. Escreva os compromissos de Laura no calendário abaixo de acordo com os dias do mês.
O QUE SERÁ QUE ACONTECEU PARA O ZEQUINHA PÉ-DE-VENTO DESISTIR DE SER ATLETA? O QUE A TURMA DA MÔNICA TEM A VER COM ISSO?
VAMOS LER A HISTÓRIA EM QUADRINHOS E DESCOBRIR.
O que é miscigenação?
É a mistura de diferentes etnias.
USE NÚMEROS ORDINAIS PARA RESPONDER ÀS QUESTÕES.
A) NESTE ANO, MINHA TIA VAI COMEMORAR SEU 45º ANIVERSÁRIO. QUAL ANIVERSÁRIO ELA VAI COMEMORAR NO PRÓXIMO ANO?
B) JOANA TRABALHA NO 13º ANDAR DE UM EDIFÍCIO. CLARA TRABALHA NO ANDAR DE BAIXO. EM QUAL ANDAR CLARA TRABALHA?
C) EM UMA CORRIDA, CARLOS CHEGOU EM 30º LUGAR. ROBERTA CHEGOU LOGO DEPOIS DE CARLOS. EM QUE LUGAR ROBERTA CHEGOU?
a) O 46º aniversário.
b) No 12º andar.
c) Em 31º lugar.
JULIANA E 4 COLEGAS ESTÃO A CAMINHO DA ESCOLA. SE A COR DA MOCHILA DE JULIANA É VERMELHA, QUAL É A COR DA MOCHILA DE QUEM ESTÁ MAIS LONGE DELA?
VERMELHA
VERDE
AMARELA
AZUL
(SARESP) REGINA ESTÁ TODA FELIZ COM SEU CARRO NOVO. ELA IRÁ PAGÁ-LO EM 18 MESES. O TEMPO QUE REGINA TEM PARA PAGAR SEU CARRO É:
1 ANO E 8 MESES.
2 ANOS.
1 ANO E 6 MESES.
3 ANOS.
Estes materiais são parte integrante das coleções da editora Saraiva. Eles poderão ser reproduzidos desde que o título das obras e suas respectivas autorias sejam sempre citadas