Selecione as melhores questões em nosso banco de atividades
1
Pesquise diretamente pela barra de busca abaixo ou filtre as questões escolhendo segmento, disciplina, assunto, tipo de avaliação, ano e/ou competência.
2
Clique no botão [+] abaixo da questão que deseja adicionar a sua prova, ou arraste a questão para o organizador de prova.
3
Use a aba do organizador para excluir ou adicionar as questões de nosso banco para a sua prova.
4
Quando estiver satisfeito com montagem realizada, clique em “Prévia da prova” para visualizar sua prova completa.
5
Se quiser retornar para editar algo clique em “Editar prova”. Caso esteja satisfeito, insira seu nome e e-mail nos campos e clique em “ Finalizar”.
6
Basta acessar os links da prova e gabarito que serão exibidos!
NO TABULEIRO DO JOGO TRILHA DAS LETRAS, CADA CASA TINHA UMA LETRA. O CONJUNTO DE TODAS ESSAS LETRAS CHAMA-SE ALFABETO. COM ELAS, PODEMOS ESCREVER QUALQUER PALAVRA DA NOSSA LÍNGUA.
OBSERVE AS LETRAS ABAIXO E RELEMBRE O NOME DELAS.
FALE O NOME DAS LETRAS QUE FORMAM O SEU NOME. DEPOIS, CONTORNE ESSAS LETRAS.
REGISTRE A QUANTIDADE DE ALUNOS DA TURMA.
CANTE A MÚSICA OS NOMES.
POR QUE É QUE ME CHAMO COELHO E NÃO ME CHAMO MELÃO?
POR QUE É QUE ME CHAMO LAGARTIXA E NÃO ME CHAMO CÃO?
POR QUE É QUE ME CHAMO UVA E NÃO ME CHAMO CHUVA?
POR QUE É QUE ME CHAMO MARIA DO CÉU E NÃO ME CHAMO CHAPÉU?
POR QUE É QUE ME CHAMO PEDRA E NÃO ME CHAMO PERNA?
POR QUE É QUE ME CHAMO CEBOLA E NÃO ME CHAMO PAPOULA?
POR QUE É QUE ME CHAMO CASA E NÃO ME CHAMO ASA?
POR QUE É QUE ME CHAMO SOL E NÃO ME CHAMO LUA?
POR QUE É QUE ME CHAMO LUA E NÃO ME CHAMO CARACOL?
CADA COISA TEM SEU NOME PARA ASSIM SER CONHECIDA. MAS SE TIVESSE OUTRO NOME EM VEZ DAQUELE QUE TEM, LÁ VOLTARIA OUTRA VEZ… A PERGUNTA REPETIDA: POR QUE É QUE ME CHAMO ASSIM?
MARIA ALBERTA MENÉRES. CONVERSAS COM VERSOS. SÃO PAULO: LEYA, 2013.
VAMOS RELEMBRAR OS NOMES QUE APARECEM NA LETRA DA CANÇÃO QUE VOCÊ APRENDEU.
MARQUE COM UMA BOLINHA OS NOMES DE BICHOS.
VOCÊ CONHECEU A HISTÓRIA OS QUATRO GUARDIÕES, QUE O PROFESSOR LEU PARA A TURMA.
COLE AS IMAGENS DAS CENAS NA ORDEM EM QUE ACONTECERAM NA HISTÓRIA.
A ESCOLA TEM SIDO UM LUGAR DE MUITAS DESCOBERTAS PARA VOCÊ, NÃO É MESMO?
COLE A FICHA COM O NOME DA ESCOLA.
MARQUE OS INGREDIENTES QUE VOCÊS USARAM PARA PREPARAR OS BISCOITOS DAS LETRINHAS.
SUA TURMA VAI PARTICIPAR DO PREPARO DE UMA RECEITA DE BISCOITOS.
ACOMPANHE A LEITURA QUE O PROFESSOR FARÁ DO TEXTO E DESCUBRA O QUE VOCÊS DEVEM PROVIDENCIAR. CONTORNE A LISTA DE INGREDIENTES.
BISCOITO DAS LETRINHAS
INGREDIENTES
• 3 DE FARINHA DE TRIGO.
• 1 DE AÇÚCAR.
• 1 OVO INTEIRO.
• 5 DE MANTEIGA.
• DE LEITE.
PREPARO
• MISTURE OS INGREDIENTES EM UMA VASILHA.
• AMASSE BEM.
• FAÇA ROLINHOS E MODELE OS BISCOITOS COM A FORMA DA PRIMEIRA LETRA DO SEU NOME.
• SE QUISER, MODELE TAMBÉM OUTRAS LETRAS.
• LEVE OS BISCOITOS AO FORNO E ASSE POR 20 MINUTOS.
• QUANDO OS BISCOITOS ESTIVEREM ASSADOS, VOCÊ PODE ESPERAR QUE ESFRIEM UM POUCO E PASSÁ-LOS EM UMA MISTURA DE AÇÚCAR E CANELA.
OBSERVE AS IMAGENS DOS ANIMAIS E LIGUE CADA UMA AO NOME CORRESPONDENTE.
COMPLETE A SEGUNDA LINHA COM TRACINHOS QUE REPRESENTAM A QUANTIDADE DE DEDOS NAS DUAS MÃOS.
VOCÊ E SEUS COLEGAS FIZERAM UMA LISTA DOS OBJETOS DA CLASSE QUE TODOS PODEM USAR.
COLE ESSA LISTA E FAÇA DESENHOS PARA INDICAR ALGUNS DOS OBJETOS.
VOCÊ E OS COLEGAS ASSISTIRAM AO VÍDEO DA TURMA DO LUAN “CADA UM É DE UM JEITO”. NELE, EDGAR, THERESA E FELIPE CONVERSARAM SOBRE A IMPORTÂNCIA DOS NOMES.
DEPOIS VOCÊS RELEMBRARAM QUE, NA HISTÓRIA OS QUATRO GUARDIÕES, A CORUJA SE TORNOU UMA DAS NOVAS AMIGAS DO GRUPO. COMO ELA NÃO TINHA UM NOME, VOCÊS ESCOLHERAM UM.
DESENHE A CORUJA E COLE A FICHA COM O NOME ESCOLHIDO PARA ELA.
QUANDO OS QUATRO GUARDIÕES PARARAM PARA DESCANSAR, GARNISÉ AVISTOU UMA LUZINHA NÃO MUITO LONGE DE ONDE ESTAVAM.
ENTÃO ELES RESOLVERAM CAMINHAR ATÉ LÁ PARA VER DE ONDE VINHA AQUELA LUZINHA.
OBSERVE AS DUAS CENAS.
EM QUAL DAS CENAS OS ANIMAIS ESTÃO LONGE DA CASA ILUMINADA?
E EM QUAL DAS CENAS ELES ESTÃO PERTO?
COMO VOCÊ IDENTIFICOU ISSO?
COMPARTILHE COM SEUS COLEGAS.
O GLOBO TERRESTRE
VOCÊ E OS COLEGAS EXPLORARAM UM INSTRUMENTO MUITO ESPECIAL CHAMADO GLOBO TERRESTRE. ELE NOS AJUDA A COMPREENDER COMO É O NOSSO PLANETA, QUAL É A SUA FORMA, ONDE FICAM OS OCEANOS E OS CONTINENTES, E AS DISTÂNCIAS ENTRE ELES.
A TURMA DO LUAN TAMBÉM TEVE A OPORTUNIDADE DE EXPLORAR O GLOBO TERRESTRE QUE O PROFESSOR SÉRGIO LEVOU PARA A CLASSE.
REGISTRE O QUE VOCÊ APRENDEU EXPLORANDO ESSE INSTRUMENTO:
O FORMATO DO GLOBO É PARECIDO COM A IMAGEM DO PLANETA TERRA QUE VOCÊ OBSERVOU NAS PÁGINAS ANTERIORES?
SIM
NÃO
VOCÊ E OS COLEGAS CONHECERAM VÁRIAS BRINCADEIRAS EM QUE O NOME DE CADA CRIANÇA ERA MUITO IMPORTANTE.
ACOMPANHE A LEITURA DOS NOMES DESSAS BRINCADEIRAS. MARQUE A DE QUE VOCÊ MAIS GOSTOU.
VOCÊ E OS COLEGAS PRODUZIRAM UMA LISTA COM OS NOMES DO QUE IDENTIFICARAM NA ILUSTRAÇÃO DA PÁGINA ANTERIOR. COLE UMA CÓPIA DESTA LISTA.
MARQUE UMA PALAVRA E FAÇA UM DESENHO QUE A REPRESENTE.
COMPARTILHE SUA PRODUÇÃO COM OS COLEGAS. SERÁ QUE ALGUÉM ESCOLHEU A MESMA PALAVRA QUE VOCÊ?
1. COLE A FOTOGRAFIA DA SUA TURMA.
2. MARQUE ONDE VOCÊ ESTÁ NA FOTOGRAFIA.
3. VOCÊ SABE O NOME DOS COLEGAS QUE ESTÃO AO SEU LADO? FALE O NOME DELES.
COLE A IMAGEM DE CADA UM DOS QUATRO GUARDIÕES EMBAIXO DO RESPECTIVO NOME.
REGISTRE A QUANTIDADE DE BISCOITOS DAS LETRINHAS QUE A SUA TURMA PREPAROU.
CONTE QUANTOS ANIMAIS APARECEM EM CADA CENA. REGISTRE AS QUANTIDADES EMBAIXO DAS CENAS.
OBSERVE ALGUNS MODOS DE REGISTRAR QUANTIDADES.
COMPLETE A SEGUNDA LINHA COM TRACINHOS QUE REPRESENTAM A QUANTIDADE DE DEDOS DE CADA MÃO.
VOCÊ BRINCOU COM A PARLENDA A GALINHA DO VIZINHO. VAMOS RECORDÁ-LA.
A GALINHA DO VIZINHO
BOTA OVO AMARELINHO
DESENHE TODOS OS OVOS QUE A GALINHA BOTOU.
ENQUANTO DANÇAVAM A CANÇÃO O SÍTIO DO SEU LOBATO E DURANTE A “BRINCADEIRA DO ECO”, VOCÊ E OS COLEGAS IMITARAM OS ANIMAIS MENCIONADOS. DESENHE UM MOMENTO DESSAS EXPERIÊNCIAS E, DEPOIS, COMPARTILHE COM A TURMA.
VOCÊ E SEUS COLEGAS PARTICIPARAM DE UM PASSEIO PELA ESCOLA E BRINCARAM DE “BEM PERTO, BEM LONGE”.
REGISTRE O QUE VOCÊ ACHOU MAIS DIVERTIDO NESSE PASSEIO.
COLE A FIGURA DE CADA ANIMAL JUNTO À ESCRITA DO SOM QUE ELE FAZ.
Estes materiais são parte integrante das coleções da editora Saraiva. Eles poderão ser reproduzidos desde que o título das obras e suas respectivas autorias sejam sempre citadas