Selecione as melhores questões em nosso banco de atividades
1
Pesquise diretamente pela barra de busca abaixo ou filtre as questões escolhendo segmento, disciplina, assunto, tipo de avaliação, ano e/ou competência.
2
Clique no botão [+] abaixo da questão que deseja adicionar a sua prova, ou arraste a questão para o organizador de prova.
3
Use a aba do organizador para excluir ou adicionar as questões de nosso banco para a sua prova.
4
Quando estiver satisfeito com montagem realizada, clique em “Prévia da prova” para visualizar sua prova completa.
5
Se quiser retornar para editar algo clique em “Editar prova”. Caso esteja satisfeito, insira seu nome e e-mail nos campos e clique em “ Finalizar”.
6
Basta acessar os links da prova e gabarito que serão exibidos!
MARQUE OS INGREDIENTES QUE VOCÊS USARAM PARA PREPARAR OS BISCOITOS DAS LETRINHAS.
SUA TURMA VAI PARTICIPAR DO PREPARO DE UMA RECEITA DE BISCOITOS.
ACOMPANHE A LEITURA QUE O PROFESSOR FARÁ DO TEXTO E DESCUBRA O QUE VOCÊS DEVEM PROVIDENCIAR. CONTORNE A LISTA DE INGREDIENTES.
BISCOITO DAS LETRINHAS
INGREDIENTES
• 3 DE FARINHA DE TRIGO.
• 1 DE AÇÚCAR.
• 1 OVO INTEIRO.
• 5 DE MANTEIGA.
• DE LEITE.
PREPARO
• MISTURE OS INGREDIENTES EM UMA VASILHA.
• AMASSE BEM.
• FAÇA ROLINHOS E MODELE OS BISCOITOS COM A FORMA DA PRIMEIRA LETRA DO SEU NOME.
• SE QUISER, MODELE TAMBÉM OUTRAS LETRAS.
• LEVE OS BISCOITOS AO FORNO E ASSE POR 20 MINUTOS.
• QUANDO OS BISCOITOS ESTIVEREM ASSADOS, VOCÊ PODE ESPERAR QUE ESFRIEM UM POUCO E PASSÁ-LOS EM UMA MISTURA DE AÇÚCAR E CANELA.
OBSERVE AS IMAGENS DOS ANIMAIS E LIGUE CADA UMA AO NOME CORRESPONDENTE.
COMPLETE A SEGUNDA LINHA COM TRACINHOS QUE REPRESENTAM A QUANTIDADE DE DEDOS NAS DUAS MÃOS.
VOCÊ E SEUS COLEGAS FIZERAM UMA LISTA DOS OBJETOS DA CLASSE QUE TODOS PODEM USAR.
COLE ESSA LISTA E FAÇA DESENHOS PARA INDICAR ALGUNS DOS OBJETOS.
VOCÊ E OS COLEGAS ASSISTIRAM AO VÍDEO DA TURMA DO LUAN “CADA UM É DE UM JEITO”. NELE, EDGAR, THERESA E FELIPE CONVERSARAM SOBRE A IMPORTÂNCIA DOS NOMES.
DEPOIS VOCÊS RELEMBRARAM QUE, NA HISTÓRIA OS QUATRO GUARDIÕES, A CORUJA SE TORNOU UMA DAS NOVAS AMIGAS DO GRUPO. COMO ELA NÃO TINHA UM NOME, VOCÊS ESCOLHERAM UM.
DESENHE A CORUJA E COLE A FICHA COM O NOME ESCOLHIDO PARA ELA.
QUANDO OS QUATRO GUARDIÕES PARARAM PARA DESCANSAR, GARNISÉ AVISTOU UMA LUZINHA NÃO MUITO LONGE DE ONDE ESTAVAM.
ENTÃO ELES RESOLVERAM CAMINHAR ATÉ LÁ PARA VER DE ONDE VINHA AQUELA LUZINHA.
OBSERVE AS DUAS CENAS.
EM QUAL DAS CENAS OS ANIMAIS ESTÃO LONGE DA CASA ILUMINADA?
E EM QUAL DAS CENAS ELES ESTÃO PERTO?
COMO VOCÊ IDENTIFICOU ISSO?
COMPARTILHE COM SEUS COLEGAS.
O GLOBO TERRESTRE
VOCÊ E OS COLEGAS EXPLORARAM UM INSTRUMENTO MUITO ESPECIAL CHAMADO GLOBO TERRESTRE. ELE NOS AJUDA A COMPREENDER COMO É O NOSSO PLANETA, QUAL É A SUA FORMA, ONDE FICAM OS OCEANOS E OS CONTINENTES, E AS DISTÂNCIAS ENTRE ELES.
A TURMA DO LUAN TAMBÉM TEVE A OPORTUNIDADE DE EXPLORAR O GLOBO TERRESTRE QUE O PROFESSOR SÉRGIO LEVOU PARA A CLASSE.
REGISTRE O QUE VOCÊ APRENDEU EXPLORANDO ESSE INSTRUMENTO:
O FORMATO DO GLOBO É PARECIDO COM A IMAGEM DO PLANETA TERRA QUE VOCÊ OBSERVOU NAS PÁGINAS ANTERIORES?
SIM
NÃO
REVEJA UMA CENA DA HISTÓRIA O BRINQUEDO GIGANTE.
ONDE OS PERSONAGENS ESTÃO?
RECORTE AS FIGURAS DO ANEXO 3 E COLE-AS ACIMA DO NOME CORRESPONDENTE.
LIGUE O NOME AO PERSONAGEM E REGISTRE A QUANTIDADE DE LETRAS DE CADA PALAVRA.
VOCÊ E OS COLEGAS BRINCARAM DE ESCONDE-ESCONDE. ESCREVA A CONTAGEM QUE FIZERAM.
RECORTE AS ILUSTRAÇÕES DO ANEXO 2. DEPOIS, ACOMPANHE A LEITURA DA HISTÓRIA E COLE AS FIGURAS NA ORDEM EM QUE AS CENAS RETRATADAS ACONTECERAM.
NO QUINTAL, LÁ ESTAVA A NAVE. ERA REALMENTE MARAVILHOSA.
OS PEQUENINOS DAVI E HELENA JÁ ESTAVAM DENTRO DELA, OBSERVANDO TODOS OS DETALHES. MATHEUS E ENZO QUISERAM LOGO ENTRAR.
MAS GABRIEL PRECISAVA SABER MAIS DAQUELA INVENÇÃO.
TODOS ESTAVAM ENCANTADOS COM O PAINEL CHEIO DE BOTÕES COLORIDOS, AS TELAS, AS ALAVANCAS... A NAVE ERA COMPLETA!
SEM QUE NINGUÉM PERCEBESSE, LOLA, A GATINHA DA CAROLINA, TAMBÉM ENTROU NA NAVE. AFINAL, ELA QUERIA PARTICIPAR DAQUELA BRINCADEIRA!
NÃO DEMOROU MUITO, E LOLA PULOU SOBRE O PAINEL PARA VER O QUE AS CRIANÇAS ESTAVAM APRECIANDO. MAS A GATA ACABOU ESBARRANDO EM UMA DAS ALAVANCAS, E A PORTA DA NAVE COMEÇOU A SE FECHAR.
E NÃO DEMOROU PARA ELES AVISTAREM A LUA.
GABRIEL FOI O PRIMEIRO A COMENTAR:
— COMO A LUA É BELA!
TODOS FALAVAM TÃO ALTO, QUE LOLA ACORDOU ASSUSTADA E PULOU NO COLO DE CAROLINA, BEM EM CIMA DA MÁQUINA DE DESENHAR.
— NÃO, LOLA! AGORA NÃO! PRECISO DESENHAR O PROPULSOR! — DISSE CAROLINA TENTANDO TIRAR A GATINHA DO SEU COLO. MAS A GATA SE AGARROU COM FORÇA NA ROUPA DA MENINA.
ACOMPANHE A LEITURA DE OUTROS VERSOS DA CANÇÃO A LUA VEIO SURGINDO.
A JANELA EU FUI ABRINDO E VI AQUELE CLARÃO. LOGO EU ESTAVA RINDO, TAMANHA A SATISFAÇÃO!
À LUA EU FUI PEDINDO, DE TODO O CORAÇÃO UM SONHO MUITO LINDO E TAMBÉM COM DIVERSÃO
PINTE AS PALAVRAS DO TEXTO TERMINADAS EM ÃO.
QUANTAS PALAVRAS TERMINADAS EM ÃO VOCÊ PINTOU? REGISTRE.
VOCÊ E OS COLEGAS CONSTRUÍRAM UM SÍTIO COM DIVERSOS MATERIAIS.
AGORA, VOCÊ VAI USAR LÁPIS DE COR, GIZ DE CERA, PAPÉIS COLORIDOS E COLA PARA REPRESENTÁ-LO. DEPOIS, COMPARTILHE SUA PRODUÇÃO COM OS COLEGAS. COMO SERÁ QUE CADA UM RETRATOU O SÍTIO DA TURMA?
REGISTRE A QUANTIDADE DE BISCOITOS DAS LETRINHAS QUE A SUA TURMA PREPAROU.
CONTE QUANTOS ANIMAIS APARECEM EM CADA CENA. REGISTRE AS QUANTIDADES EMBAIXO DAS CENAS.
OBSERVE ALGUNS MODOS DE REGISTRAR QUANTIDADES.
COMPLETE A SEGUNDA LINHA COM TRACINHOS QUE REPRESENTAM A QUANTIDADE DE DEDOS DE CADA MÃO.
VOCÊ BRINCOU COM A PARLENDA A GALINHA DO VIZINHO. VAMOS RECORDÁ-LA.
A GALINHA DO VIZINHO
BOTA OVO AMARELINHO
DESENHE TODOS OS OVOS QUE A GALINHA BOTOU.
ENQUANTO DANÇAVAM A CANÇÃO O SÍTIO DO SEU LOBATO E DURANTE A “BRINCADEIRA DO ECO”, VOCÊ E OS COLEGAS IMITARAM OS ANIMAIS MENCIONADOS. DESENHE UM MOMENTO DESSAS EXPERIÊNCIAS E, DEPOIS, COMPARTILHE COM A TURMA.
VOCÊ E SEUS COLEGAS PARTICIPARAM DE UM PASSEIO PELA ESCOLA E BRINCARAM DE “BEM PERTO, BEM LONGE”.
REGISTRE O QUE VOCÊ ACHOU MAIS DIVERTIDO NESSE PASSEIO.
COLE A FIGURA DE CADA ANIMAL JUNTO À ESCRITA DO SOM QUE ELE FAZ.
LEIA EM VOZ ALTA A PALAVRA QUE ESTÁ NO QUADRO E FAÇA UM DESENHO QUE A REPRESENTE.
TERRAREGISTRE A QUANTIDADE DE LETRAS DESSA PALAVRA.
ESSA PALAVRA TEM ALGUMA LETRA REPETIDA? QUAL?
LEIA A PALAVRA ABAIXO E FAÇA UM DESENHO QUE A REPRESENTE.
BOLA
• VOCÊ JÁ VIU ESSA IMAGEM ANTES? ONDE?
• ONDE SERÁ QUE ESTÃO AS CRIANÇAS DA IMAGEM?
• HÁ ALGUM ADULTO COM AS CRIANÇAS NESTA CENA?
• SERIA POSSÍVEL FAZER UMA VIAGEM COMO ESSA SEM A PRESENÇA DE UM ADULTO? POR QUÊ?
• VOCÊ ACHA QUE TODOS OS PERSONAGENS GOSTARAM DA AVENTURA? POR QUÊ?
• VOCÊ GOSTARIA DE PARTICIPAR DE UMA AVENTURA COMO ESSA? POR QUÊ?
• O QUE VOCÊ IMAGINA QUE EXISTA NA LUA?
OBSERVE OS PARES DE PALAVRAS. PINTE A LETRA QUE É DIFERENTE EM CADA PAR. DEPOIS, LIGUE CADA PALAVRA AO DESENHO CORRESPONDENTE.
VOCÊ E OS COLEGAS RECORTARAM LETRAS, NÚMEROS E OUTROS SINAIS GRÁFICOS PARA PRODUZIR UMA COLAGEM.
COLE SUA PRODUÇÃO.
DEPOIS, CRIE UM NOME PARA ELA E REGISTRE-O.
FALE O NOME DAS IMAGENS EM CADA QUADRO. DEPOIS, MARQUE A FIGURA CUJO NOME RIMA COM A PALAVRA EM DESTAQUE.
FECHE OS OLHOS E IMAGINE QUE VOCÊ ESTÁ VIAJANDO PELO ESPAÇO COM UMA NAVE CONSTRUÍDA POR VOCÊ E SEUS COLEGAS. O QUE SERÁ QUE VOCÊS ENCONTRARIAM? SERÁ QUE VIVERIAM UMA AVENTURA COMO A DAS CRIANÇAS DA RUA LUAR PRATEADO?
DESENHE COMO SERIA ESTA IMAGEM NO ESPAÇO.
Estes materiais são parte integrante das coleções da editora Saraiva. Eles poderão ser reproduzidos desde que o título das obras e suas respectivas autorias sejam sempre citadas