Selecione as melhores questões em nosso banco de atividades
1
Pesquise diretamente pela barra de busca abaixo ou filtre as questões escolhendo segmento, disciplina, assunto, tipo de avaliação, ano e/ou competência.
2
Clique no botão [+] abaixo da questão que deseja adicionar a sua prova, ou arraste a questão para o organizador de prova.
3
Use a aba do organizador para excluir ou adicionar as questões de nosso banco para a sua prova.
4
Quando estiver satisfeito com montagem realizada, clique em “Prévia da prova” para visualizar sua prova completa.
5
Se quiser retornar para editar algo clique em “Editar prova”. Caso esteja satisfeito, insira seu nome e e-mail nos campos e clique em “ Finalizar”.
6
Basta acessar os links da prova e gabarito que serão exibidos!
VOCÊ E OS COLEGAS RECORTARAM LETRAS, NÚMEROS E OUTROS SINAIS GRÁFICOS PARA PRODUZIR UMA COLAGEM.
COLE SUA PRODUÇÃO.
DEPOIS, CRIE UM NOME PARA ELA E REGISTRE-O.
• VOCÊ JÁ VIU ESSA IMAGEM ANTES? ONDE?
• ONDE SERÁ QUE ESTÃO AS CRIANÇAS DA IMAGEM?
• HÁ ALGUM ADULTO COM AS CRIANÇAS NESTA CENA?
• SERIA POSSÍVEL FAZER UMA VIAGEM COMO ESSA SEM A PRESENÇA DE UM ADULTO? POR QUÊ?
• VOCÊ ACHA QUE TODOS OS PERSONAGENS GOSTARAM DA AVENTURA? POR QUÊ?
• VOCÊ GOSTARIA DE PARTICIPAR DE UMA AVENTURA COMO ESSA? POR QUÊ?
• O QUE VOCÊ IMAGINA QUE EXISTA NA LUA?
FALE O NOME DAS IMAGENS EM CADA QUADRO. DEPOIS, MARQUE A FIGURA CUJO NOME RIMA COM A PALAVRA EM DESTAQUE.
FECHE OS OLHOS E IMAGINE QUE VOCÊ ESTÁ VIAJANDO PELO ESPAÇO COM UMA NAVE CONSTRUÍDA POR VOCÊ E SEUS COLEGAS. O QUE SERÁ QUE VOCÊS ENCONTRARIAM? SERÁ QUE VIVERIAM UMA AVENTURA COMO A DAS CRIANÇAS DA RUA LUAR PRATEADO?
DESENHE COMO SERIA ESTA IMAGEM NO ESPAÇO.
A AMAZÔNIA É UMA DAS MAIORES FLORESTAS DO MUNDO. A MAIOR PARTE DELA FICA NO BRASIL. OS VERSOS DESTA PÁGINA CONTAM COMO ELA É IMPORTANTE.
ACOMPANHE A LEITURA DO TEXTO FEITA PELO PROFESSOR.
O VERDE DA AMAZÔNIA NOS AJUDA A RESPIRAR FAZ BEM PARA O MUNDO INTEIRO – BRASILEIRO OU ESTRANGEIRO – RENOVA O NOSSO AR
A AMAZÔNIA É A VIDA E A VIDA É PARA SER CUIDADA É NOSSO VALOR MAIOR SE UMA ÁRVORE É ABATIDA OUTRA DEVE SER PLANTADA
NÍLSON JOSÉ MACHADO, SILMARA RASCALHA CASADEI E MICHELE RASCALHA. SEIS RAZÕES PARA PRESERVAR A AMAZÔNIA. SÃO PAULO: ESCRITURAS, 2009. P. 7-8.
LOCALIZE ONDE ESTÁ O BRASIL NA ILUSTRAÇÃO DO PLANETA TERRA. DEPOIS, REGISTRE NO GLOBO O NOME DO PAÍS ONDE VIVEMOS.
ACOMPANHE A LEITURA DA ESTROFE ABAIXO. DEPOIS, COMPLETE-A, FAZENDO O DESENHO QUE REPRESENTA A PALAVRA QUE FALTA.
• FALE O NOME DO DESENHO QUE VOCÊ FEZ.
OBSERVE OS PARES DE PALAVRAS. PINTE A LETRA QUE É DIFERENTE EM CADA PAR. DEPOIS, LIGUE CADA PALAVRA AO DESENHO CORRESPONDENTE.
A VIAGEM À LUA DAS CRIANÇAS DA RUA LUAR PRATEADO FOI UM SONHO DO PERSONAGEM GABRIEL. VOCÊ JÁ SONHOU COM ALGUMA HISTÓRIA DE AVENTURA?
FAÇA UM DESENHO OU COLAGEM PARA REPRESENTAR ESSE SONHO OU UM SONHO QUE GOSTARIA DE TER.
PINTE O CAMINHO QUE LEVA OS ANIMAIS ATÉ AS MATAS.
RECORTE, EM REVISTAS, FOLHETOS OU EMBALAGENS, E COLE ABAIXO OS NÚMEROS QUE REPRESENTAM:
ACOMPANHE A LEITURA DOS TEXTOS SOBRE DUAS ÁRVORES MUITO CONHECIDAS NO BRASIL. DEPOIS, COLE A FIGURA DELAS.
O IPÊ É UMA ÁRVORE ENCONTRADA EM MUITOS LUGARES DO BRASIL. TODAS SUAS FOLHAS VERDINHAS CAEM QUANDO ELA ESTÁ NA ÉPOCA DE FLORESCER.
EXISTEM IPÊS COM FLORES AMARELAS, BRANCAS, ROSAS E ROXAS. ABELHAS E PÁSSAROS ADORAM ESSAS FLORES!
SABIA QUE O NOME IPÊ TEM ORIGEM INDÍGENA E SIGNIFICA “ÁRVORE DE CASCA DURA”? ISSO PORQUE O TRONCO DO IPÊ É RESISTENTE E DURO.
VOCÊ JÁ VIU DE PERTO UM IPÊ? SERÁ QUE EXISTEM IPÊS NO MUNICÍPIO ONDE VOCÊ MORA? PERGUNTE AOS SEUS FAMILIARES.
A AMOREIRA É UMA ÁRVORE FRUTÍFERA. SUAS FRUTAS SÃO AS AMORAS, MUITO SABOROSAS, QUE SE PARECEM COM CACHINHOS DE UVAS! PODEM SER PRETAS E VERMELHAS.
A AMOREIRA É MUITO RESISTENTE. ELA TEM TRONCO DE CASCA ESCURA, E SUAS FOLHAS E GALHOS FORMAM UMA GRANDE COPA. ELA GOSTA DE SOLOS COMO OS DO BRASIL.
VOCÊ JÁ VIU UMA AMOREIRA DE PERTO? SABIA QUE É POSSÍVEL PLANTAR UMA MUDA DELA EM CASA COM FACILIDADE?
NO BRASIL EXISTEM MUITOS RIOS. ALGUNS SÃO BEM GRANDES, COMO O RIO AMAZONAS, O RIO PARANÁ E O RIO SÃO FRANCISCO. VOCÊ JÁ OUVIU FALAR DE ALGUM DELES?
MUITAS PESSOAS VIVEM PERTO DAS MARGENS DOS RIOS, ONDE PODEM PESCAR PEIXES E NAVEGAR.
EXISTE ALGUM RIO NA SUA CIDADE OU PERTO DELA? VOCÊ SABE O NOME DELE? ESCREVA O NOME DESSE RIO.
OBSERVE O QUADRO COM O NOME DOS PERSONAGENS.
ESCREVA AO LADO DE CADA PERSONAGEM A PRIMEIRA LETRA DO NOME DELE.
MISTURA DE SABORES
O BRASIL TEM MUITAS FRUTAS SABOROSAS. ELAS SÃO ÓTIMAS PARA FAZER SUCOS REFRESCANTES.
OS REFRESCANTES. GERALMENTE, A COMBINAÇÃO DE DIFERENTES SABORES DE FRUTAS FICA DELICIOSA.
VOCÊ E OS COLEGAS PARTICIPARAM DO PREPARO DE SUCOS MISTURANDO MARACUJÁ E OUTRAS FRUTAS.
QUAL FOI A SUA COMBINAÇÃO PREFERIDA? DESENHE OU ESCREVA COMO PODEMOS PREPARAR O SUCO DE QUE VOCÊ MAIS GOSTOU.
LEIA O NOME DAS AVES.
DEPOIS, DESCUBRA E PINTE PALAVRAS ESCONDIDAS EM CADA UM DESSES NOMES.
LEIA AS PALAVRAS QUE VOCÊ ENCONTROU. SEUS COLEGAS FIZERAM AS MESMAS DESCOBERTAS? CONVERSE COM ELES SOBRE ISSO.
RECORTE AS ILUSTRAÇÕES DO ANEXO 2. DEPOIS, ACOMPANHE A LEITURA DA HISTÓRIA E COLE AS FIGURAS NA ORDEM EM QUE AS CENAS RETRATADAS ACONTECERAM.
NO QUINTAL, LÁ ESTAVA A NAVE. ERA REALMENTE MARAVILHOSA.
OS PEQUENINOS DAVI E HELENA JÁ ESTAVAM DENTRO DELA, OBSERVANDO TODOS OS DETALHES. MATHEUS E ENZO QUISERAM LOGO ENTRAR.
MAS GABRIEL PRECISAVA SABER MAIS DAQUELA INVENÇÃO.
TODOS ESTAVAM ENCANTADOS COM O PAINEL CHEIO DE BOTÕES COLORIDOS, AS TELAS, AS ALAVANCAS... A NAVE ERA COMPLETA!
SEM QUE NINGUÉM PERCEBESSE, LOLA, A GATINHA DA CAROLINA, TAMBÉM ENTROU NA NAVE. AFINAL, ELA QUERIA PARTICIPAR DAQUELA BRINCADEIRA!
NÃO DEMOROU MUITO, E LOLA PULOU SOBRE O PAINEL PARA VER O QUE AS CRIANÇAS ESTAVAM APRECIANDO. MAS A GATA ACABOU ESBARRANDO EM UMA DAS ALAVANCAS, E A PORTA DA NAVE COMEÇOU A SE FECHAR.
E NÃO DEMOROU PARA ELES AVISTAREM A LUA.
GABRIEL FOI O PRIMEIRO A COMENTAR:
— COMO A LUA É BELA!
TODOS FALAVAM TÃO ALTO, QUE LOLA ACORDOU ASSUSTADA E PULOU NO COLO DE CAROLINA, BEM EM CIMA DA MÁQUINA DE DESENHAR.
— NÃO, LOLA! AGORA NÃO! PRECISO DESENHAR O PROPULSOR! — DISSE CAROLINA TENTANDO TIRAR A GATINHA DO SEU COLO. MAS A GATA SE AGARROU COM FORÇA NA ROUPA DA MENINA.
LIGUE O NOME AO PERSONAGEM E REGISTRE A QUANTIDADE DE LETRAS DE CADA PALAVRA.
ACOMPANHE A LEITURA DE OUTROS VERSOS DA CANÇÃO A LUA VEIO SURGINDO.
A JANELA EU FUI ABRINDO E VI AQUELE CLARÃO. LOGO EU ESTAVA RINDO, TAMANHA A SATISFAÇÃO!
À LUA EU FUI PEDINDO, DE TODO O CORAÇÃO UM SONHO MUITO LINDO E TAMBÉM COM DIVERSÃO
PINTE AS PALAVRAS DO TEXTO TERMINADAS EM ÃO.
QUANTAS PALAVRAS TERMINADAS EM ÃO VOCÊ PINTOU? REGISTRE.
RECORTE AS FIGURAS DO ANEXO 3 E COLE-AS ACIMA DO NOME CORRESPONDENTE.
LUGARES DO MUNICÍPIO ONDE MORO
VOCÊ E OS COLEGAS PESQUISARAM IMAGENS DE VÁRIOS LUGARES DO MUNICÍPIO ONDE VIVEM. QUAIS LUGARES VOCÊ JÁ CONHECIA? QUAIS VOCÊ AINDA NÃO VISITOU?
CRIE UM PAINEL SOBRE O MUNICÍPIO ONDE MORA. VOCÊ PODE COLAR RECORTES, DESENHAR E PINTAR.
VOCÊ E OS COLEGAS BRINCARAM DE ESCONDE-ESCONDE. ESCREVA A CONTAGEM QUE FIZERAM.
ESCREVA O SEU NOME NO ESPAÇO ABAIXO.
NO QUADRO DO ALFABETO, CONTORNE AS LETRAS QUE FORMAM O SEU NOME.
O QUE VOCÊ ACHA QUE EXISTE NO NOSSO PAÍS? MARQUE AS FIGURAS QUE REPRESENTAM SUA OPINIÃO.
COMPLETE O NOME DE CADA PERSONAGEM COM A LETRA QUE FALTA.
___ U A N
___ D G A R
___ A R I A
___ H E R E S A
___ I T Ó R I A
___ E L I P E
___ É R G I O
___ A Í S C A
O BRASIL É MUITO GRANDE. ELE É O 5° MAIOR PAÍS DO MUNDO!
AQUI EXISTEM LUGARES QUE SÃO MUITO DIFERENTES ENTRE SI, COMO MATAS, CAMPOS, SERRAS, MARGENS DOS RIOS, BEIRA-MAR E OUTROS MAIS.
SEPARE AS FIGURAS DO ANEXO 6 QUE MOSTRAM OS LUGARES DO BRASIL CITADOS NA CANÇÃO. DEPOIS, COLE CADA UMA DELAS NO QUADRO EM QUE ESTÁ ESCRITO O NOME DO LUGAR.
VOCÊ JÁ FOI A LUGARES PARECIDOS COM ESTES DAS IMAGENS? QUAIS? COMPARTILHE SUAS EXPERIÊNCIAS COM OS COLEGAS.
ACOMPANHE A LEITURA DO POEMA FEITA PELO PROFESSOR.
MICO-LEÃO-DOURADO
SE PEDIR PRA IR, EU FICO. GOSTO MESMO É DE PAPARICO. SOU TODO DE OURO, MAS NÃO SOU RICO. PODE ME CHAMAR DE CHICO. MAS O MEU NOME MESMO É MICO.
LALAU E LAURABEATRZ. BRASILEIRINHOS: POESIA PARA OS BICHOS MAIS ESPECIAIS DA NOSSA FAUNA. SÃO PAULO: COMPANHIA DAS LETRINHAS, 2017.
CONTORNE O TÍTULO DO POEMA.
VOCÊ E OS COLEGAS INVESTIGARAM O TAMANHO DE UMA FOLHA DE VITÓRIA-RÉGIA.
REGISTRE A QUANTIDADE DE ALUNOS QUE COUBERAM SENTADOS DENTRO DA FIGURA QUE REPRESENTOU A VITÓRIA-RÉGIA.
VAMOR RELEMBRAR OS VERSOS FINAIS DA CANÇÃO BRASIL, NOSSO LAR:
VAMOS CUIDANDO, PRESERVANDO, E PROTEGENDO O NOSSO LAR.
POR TODOS OS LUGARES DO BRASIL ENCONTRAMOS VÁRIOS TIPOS DE AVE.
SEPARE AS IMAGENS DAS AVES DA COLEÇÃO IMAGENS DO BRASIL E COLE-AS NO QUADRO COM O NOME DE CADA UMA DELAS.
VOCÊ JÁ VIU ALGUMA DESSAS AVES SOLTAS NA NATUREZA? SERÁ QUE TODAS ELAS VOAM? VOCÊ ACHA QUE ELAS SE PARECEM? POR QUÊ?
Estes materiais são parte integrante das coleções da editora Saraiva. Eles poderão ser reproduzidos desde que o título das obras e suas respectivas autorias sejam sempre citadas