Selecione as melhores questões em nosso banco de atividades
1
Pesquise diretamente pela barra de busca abaixo ou filtre as questões escolhendo segmento, disciplina, assunto, tipo de avaliação, ano e/ou competência.
2
Clique no botão [+] abaixo da questão que deseja adicionar a sua prova, ou arraste a questão para o organizador de prova.
3
Use a aba do organizador para excluir ou adicionar as questões de nosso banco para a sua prova.
4
Quando estiver satisfeito com montagem realizada, clique em “Prévia da prova” para visualizar sua prova completa.
5
Se quiser retornar para editar algo clique em “Editar prova”. Caso esteja satisfeito, insira seu nome e e-mail nos campos e clique em “ Finalizar”.
6
Basta acessar os links da prova e gabarito que serão exibidos!
LEIA O NOME DAS AVES.
DEPOIS, DESCUBRA E PINTE PALAVRAS ESCONDIDAS EM CADA UM DESSES NOMES.
LEIA AS PALAVRAS QUE VOCÊ ENCONTROU. SEUS COLEGAS FIZERAM AS MESMAS DESCOBERTAS? CONVERSE COM ELES SOBRE ISSO.
OBSERVE O QUADRO COM O NOME DOS PERSONAGENS.
ESCREVA AO LADO DE CADA PERSONAGEM A PRIMEIRA LETRA DO NOME DELE.
ESCREVA O SEU NOME NO ESPAÇO ABAIXO.
NO QUADRO DO ALFABETO, CONTORNE AS LETRAS QUE FORMAM O SEU NOME.
VOCÊ MONTOU O QUEBRA-CABEÇA COM UMA CENA DA HISTÓRIA PEDRO E O LOBO.
REGISTRE A QUANTIDADE DE PERSONAGENS QUE APARECEM NA CENA.
OUÇA O SOM DE VÁRIOS ESTILOS MUSICAIS.
ESCOLHA UM LÁPIS DE COR OU UM GIZ DE CERA PARA REPRESENTAR O PRIMEIRO ESTILO. PARE O MOVIMENTO APENAS QUANDO O SOM PARAR. ENTÃO, ESCOLHA OUTRA COR PARA DESENHAR O PRÓXIMO SOM. PROSSIGA ASSIM, ESCOLHENDO UMA COR PARA CADA ESTILO MUSICAL.
FICARAM ESPAÇOS EM BRANCO NA PÁGINA? ELES INDICAM OS SONS QUE VOCÊ OUVIU OU O SILÊNCIO? POR QUÊ?
IMAGENS QUE REPRESENTAM PALAVRAS
O POVO EGÍPCIO USAVA SINAIS CHAMADOS HIERÓGLIFOS PARA ESCREVER PALAVRAS E REGISTRAR INFORMAÇÕES.
OS HIERÓGLIFOS ERAM REGISTRADOS EM PAREDES DE PEDRAS, OU EM PAPIROS, QUE ERAM FOLHAS FEITAS DE PLANTAS. AS IMAGENS ABAIXO MOSTRAM ALGUNS INSTRUMENTOS USADOS PELOS EGÍPCIOS PARA ESCREVER NESSES DOIS SUPORTES.
ESCOLHA UM OU MAIS HIERÓGLIFOS QUE APARECEM ACIMA E DESENHE-OS.
ESCREVA O NOME DO QUE ESTÁ RETRATADO NA IMAGEM USANDO AS LETRAS QUE ESTÃO AO LADO DELA.
VOCÊ E OS COLEGAS CONSTRUÍRAM UM PERCURSO SIMULANDO O CAMINHO FEITO PELOS PERSONAGENS DA HISTÓRIA A INCRÍVEL DESCOBERTA PARA CHEGAR AO LOCAL INDICADO NO MAPA.
DESENHE O CAMINHO QUE VOCÊ E OS COLEGAS CRIARAM NA ESCOLA. INDIQUE O PONTO DE PARTIDA E O DE CHEGADA.
VOCÊ E OS COLEGAS ANALISARAM A MEDIDA DE COMPRIMENTO DO DINOSSAURO ANTARCTOSAURUS BRASILIENSIS.
REGISTRE A MEDIDA DO COMPRIMENTO DO DINOSSAURO.
• O QUE ESTAS IMAGENS MOSTRAM?
• ESTES LUGARES SÃO PARECIDOS? POR QUÊ?
• SERÁ QUE VIVEM PESSOAS NESTES LUGARES? COMO PODEMOS SABER?
• ALGUM DELES SE PARECE COM O LUGAR ONDE VOCÊ MORA?
• SERÁ QUE EXISTE ALGO EM COMUM EM TODOS ESTES LUGARES?
OS SERES HUMANOS INVENTARAM UM MODO DE REGISTRAR O QUE PENSAVAM, SENTIAM E IMAGINAVAM. ELES COMEÇARAM A DESENHAR E PINTAR SOBRE AS ROCHAS DAS CAVERNAS. ELES INVENTARAM A PINTURA RUPESTRE.
EM VÁRIAS PARTES DO MUNDO, EXISTEM CAVERNAS ONDE FORAM PINTADAS CENAS DE CAÇA, LUTA, DIVERSÃO E OUTROS MOMENTOS DA VIDA DE SEUS AUTORES.
A TINTA USADA NESSAS PINTURAS ERA FEITA COM RESTOS DE CARVÃO E PEDAÇOS DE PEDRAS VERMELHAS, AMARELAS E MARRONS. OS SERES HUMANOS FAZIAM UM PÓ BEM FINO COM TUDO ISSO E O MISTURAVAM COM URINA, SANGUE DE ANIMAIS OU CLARA DE OVO. SERÁ QUE ESSA TINTA TINHA UM CHEIRO BOM?
AINDA HOJE, OS PESQUISADORES CONTINUAM ESTUDANDO ESSAS PINTURAS PARA APRENDER MAIS SOBRE ELAS.
OBSERVE A PINTURA QUE APARECE NESTA PÁGINA. O QUE SERÁ QUE O AUTOR DELA REGISTROU? CONVERSE COM OS COLEGAS.
VIVENDO NAS CAVERNAS
VOCÊ E OS COLEGAS CONSTRUÍRAM UMA CAVERNA E ALGUNS OBJETOS PARA BRINCAR COMO SE FOSSEM OS PRIMEIROS SERES HUMANOS DO PLANETA.
COLE UMA FOTOGRAFIA DESSA EXPERIÊNCIA OU FAÇA UM DESENHO PARA REPRESENTÁ-LA.
CANTE A MÚSICA ACOMPANHANDO AS PALAVRAS NO TEXTO.
TUPI-GUARANI
TUPI-GUARANI LÍNGUA QUE SE FALA AQUI.
JABUTI JACÁ JACARÉ JATOBÁ
TUPI-GUARANI LÍNGUA QUE SE FALA AQUI.
JENIPAPO JUÇARA FLORESTA CAIÇARA
TUPI-GUARANI LÍNGUA QUE SE FALA AQUI.
INDÍGENA, INDÍGENA... INDÍGENA, INDÍGENA...
MARGARETH DAREZZO E CIBELE CODONHO. TUPI-GUARANI. IN: CANTEIRO. TRATORE. 2007. CD.
POR TODOS OS LUGARES DO BRASIL ENCONTRAMOS VÁRIOS TIPOS DE AVE.
SEPARE AS IMAGENS DAS AVES DA COLEÇÃO IMAGENS DO BRASIL E COLE-AS NO QUADRO COM O NOME DE CADA UMA DELAS.
VOCÊ JÁ VIU ALGUMA DESSAS AVES SOLTAS NA NATUREZA? SERÁ QUE TODAS ELAS VOAM? VOCÊ ACHA QUE ELAS SE PARECEM? POR QUÊ?
A VIAGEM À LUA DAS CRIANÇAS DA RUA LUAR PRATEADO FOI UM SONHO DO PERSONAGEM GABRIEL. VOCÊ JÁ SONHOU COM ALGUMA HISTÓRIA DE AVENTURA?
FAÇA UM DESENHO OU COLAGEM PARA REPRESENTAR ESSE SONHO OU UM SONHO QUE GOSTARIA DE TER.
ACOMPANHE A LEITURA DOS TEXTOS SOBRE DUAS ÁRVORES MUITO CONHECIDAS NO BRASIL. DEPOIS, COLE A FIGURA DELAS.
O IPÊ É UMA ÁRVORE ENCONTRADA EM MUITOS LUGARES DO BRASIL. TODAS SUAS FOLHAS VERDINHAS CAEM QUANDO ELA ESTÁ NA ÉPOCA DE FLORESCER.
EXISTEM IPÊS COM FLORES AMARELAS, BRANCAS, ROSAS E ROXAS. ABELHAS E PÁSSAROS ADORAM ESSAS FLORES!
SABIA QUE O NOME IPÊ TEM ORIGEM INDÍGENA E SIGNIFICA “ÁRVORE DE CASCA DURA”? ISSO PORQUE O TRONCO DO IPÊ É RESISTENTE E DURO.
VOCÊ JÁ VIU DE PERTO UM IPÊ? SERÁ QUE EXISTEM IPÊS NO MUNICÍPIO ONDE VOCÊ MORA? PERGUNTE AOS SEUS FAMILIARES.
A AMOREIRA É UMA ÁRVORE FRUTÍFERA. SUAS FRUTAS SÃO AS AMORAS, MUITO SABOROSAS, QUE SE PARECEM COM CACHINHOS DE UVAS! PODEM SER PRETAS E VERMELHAS.
A AMOREIRA É MUITO RESISTENTE. ELA TEM TRONCO DE CASCA ESCURA, E SUAS FOLHAS E GALHOS FORMAM UMA GRANDE COPA. ELA GOSTA DE SOLOS COMO OS DO BRASIL.
VOCÊ JÁ VIU UMA AMOREIRA DE PERTO? SABIA QUE É POSSÍVEL PLANTAR UMA MUDA DELA EM CASA COM FACILIDADE?
NA HISTÓRIA DE PEDRO E SEUS AMIGOS, ASSIM QUE O LOBO APARECEU, ELE COMEÇOU A PERSEGUIR A PATA SÔNIA.
COM GIZ DE CERA, TRACE O CAMINHO QUE A PATA DEVE FAZER PARA CHEGAR AO TRONCO DA ÁRVORE.
AGORA VOCÊ SABE O SIGNIFICADO DE CADA SINAL DA PLACA QUE O PROFESSOR SÉRGIO MOSTROU PARA A TURMA DO LUAN. ESCREVA QUAL É A MENSAGEM USANDO LETRAS E NÚMEROS.
AJUDE O PERSONAGEM A CHEGAR À SAÍDA DO LABIRINTO. NO MEIO DO CAMINHO, VOCÊ ENCONTRARÁ AS LETRAS QUE FORMAM O NOME DO PRINCIPAL MATERIAL UTILIZADO PARA PRODUZIR AS PRIMEIRAS FERRAMENTAS.
• ESCREVA A PALAVRA QUE VOCÊ FORMOU COM AS LETRAS ENCONTRADAS NO PERCURSO DO LABIRINTO.
ACOMPANHE A LEITURA DE TEXTOS QUE RECONTAM PARTES DA HISTÓRIA. DEPOIS, COLE AO LADO DE CADA TRECHO A IMAGEM QUE COMBINA COM ELE.
ACOMPANHE A LEITURA DO POEMA CAVERNA QUE O PROFESSOR VAI FAZER.
CAVERNA
HOUVE UM DIA, NO COMEÇO DO MUNDO EM QUE O HOMEM AINDA NÃO SABIA CONSTRUIR SUA CASA. ENTÃO DISPUTAVA A CAVERNA COM BICHOS E ERA AÍ A SUA MORADA. DEIXOU PARA NÓS SEUS SINAIS, DESENHOS DESSE MUNDO MUITO ANTIGO. ANIMAIS, CAÇADAS, DANÇAS, MISTERIOSOS RITUAIS. QUE SINAIS DEIXAREMOS NÓS PARA O HOMEM DO FUTURO?
ROSEANA MURRAY. CASAS. BELO HORIZONTE: FORMATO, 1994.
VOCÊ ASSISTIU AO VÍDEO DA TURMA DO LUAN QUE MOSTRA A VISITA A UM MUSEU DE PALEONTOLOGIA. CONVERSE COM OS COLEGAS SOBRE O VÍDEO.
PARQUE NACIONAL DA SERRA DA CAPIVARA
MARIA CONTOU AOS COLEGAS A VIAGEM QUE FEZ COM SEU PAI NAS FÉRIAS. ELES VISITARAM O PARQUE NACIONAL DA SERRA DA CAPIVARA, LOCALIZADO NO ESTADO DO PIAUÍ.
ELA DISSE QUE ADOROU CONHECER A TOCA DO BOQUEIRÃO DA PEDRA FURADA, ONDE EXISTEM PINTURAS FEITAS EM ROCHAS PELOS SERES HUMANOS QUE VIVERAM NO BRASIL MILHARES DE ANOS ATRÁS. NESSE LUGAR EXISTE UM SÍTIO ARQUEOLÓGICO MUITO IMPORTANTE.
OBSERVE UMA DAS PINTURAS RUPESTRES QUE MARIA E O PAI DELA PUDERAM APRECIAR NA TOCA DO BOQUEIRÃO DA PEDRA FURADA.
ALIMENTOS MUITO ANTIGOS
A BATATA-DOCE E A MANDIOCA (TAMBÉM CONHECIDA COMO AIPIM OU MACAXEIRA) FORAM ALGUMAS DAS PRIMEIRAS PLANTAS QUE OS SERES HUMANOS DESCOBRIRAM QUE PODIAM COZINHAR E COMER, CUJA PARTE COMESTÍVEL É A RAIZ, QUE PODE SER COZIDA OU ASSADA.
ATÉ HOJE NÓS COMEMOS ESSAS RAÍZES. COLE A CÓPIA DA RECEITA QUE VOCÊ E OS COLEGAS AJUDARAM A PREPARAR USANDO UMA DELAS.
PALAVRAS DE ALGUNS POVOS INDÍGENAS DO BRASIL
VOCÊ SABIA QUE OS POVOS INDÍGENAS NÃO TÊM UM ALFABETO PRÓPRIO PARA ESCREVER? ELES SÃO ÁGRAFOS, O QUE SIGNIFICA QUE NÃO TÊM UM SISTEMA DE ESCRITA COMO O NOSSO.
MAS PODEMOS USAR AS LETRAS DO NOSSO ALFABETO PARA ESCREVER AS PALAVRAS DE SUAS LÍNGUAS FALADAS.
RECORTE AS FICHAS DO ANEXO 6, COLE-AS NOS QUADROS CORRESPONDENTES E DESCUBRA ALGUMAS PALAVRAS DE TRÊS POVOS INDÍGENAS DO BRASIL.
AGORA VOCÊ JÁ PODE BRINCAR DE DIZER ALGUNS NOMES USANDO PALAVRAS DA NOSSA LÍNGUA E DE ALGUMAS LÍNGUAS INDÍGENAS.
QUANDO OS SERES HUMANOS PASSARAM A VIVER EM ALDEIAS, ELES PRECISARAM INVENTAR MAIS FERRAMENTAS, OBJETOS PARA OBTER ALIMENTOS PARA TODOS E SE PROTEGER. TODAS AS INVENÇÕES TRANSFORMARAM O JEITO DE VIVER DOS HUMANOS.
COMO VOCÊ IMAGINA QUE FORAM AS PRIMEIRAS ALDEIAS? O QUE MAIS PODEM TER INVENTADO? REGISTRE SUAS IDEIAS COMO DESEJAR.
VEJA COMO A PALAVRA AMIGO É ESCRITA EM DOIS ALFABETOS.
MARQUE EM VERMELHO A PALAVRA QUE ESTÁ ESCRITA EM ÁRABE.
DEPOIS, MARQUE EM AZUL A PALAVRA ESCRITA EM GREGO.
EXPLIQUE AOS COLEGAS COMO VOCÊ IDENTIFICOU CADA ALFABETO USADO.
Estes materiais são parte integrante das coleções da editora Saraiva. Eles poderão ser reproduzidos desde que o título das obras e suas respectivas autorias sejam sempre citadas