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Questão 1 - Integrado - Módulo 2 - A grande aventura dos seres humanos - Exercício - Registrar (Pág 38 - 39) - BY NC 3.0BR

ESCREVA O NOME DO QUE ESTÁ RETRATADO NA IMAGEM USANDO AS LETRAS QUE ESTÃO AO LADO DELA.

Questão 5 - Língua Portuguesa - Módulo 8 - Fatos do cotidiano - Exercícios - Para conectar - BY NC 3.0BR

Assim como Pikitim, apelido recebido por Inês, você pode passear pelo mundo e perceber que ele sempre está se transformando. Com o texto sobre a Pangeia, notamos que a Terra está naturalmente em constante modificação. Pesquise na internet duas imagens de paisagens que se modificaram com a ação do tempo, cole-as no caderno e escreva de maneira resumida o que provocou essas modificações.

Resposta:

Os alunos deverão colar duas imagens e explicar as mudanças e as permanências dessas paisagens da Terra, mostrando como elas se transformam.

Questão de Física - Atividades Interdisciplinares - O impacto da Segunda Guerra Mundial - Atividades - BY NC 3.0BR

A Segunda Guerra Mundial provocou profundo impacto em todo o planeta, não apenas em razão da destruição material e humana, mas também das transformações políticas e sociais de grande alcance. Durante o conflito, praticamente todos os continentes presenciaram combates de maior ou menor intensidade. A Europa foi devastada, bem como grandes áreas do Leste Asiático, notadamente Japão e China. O norte da África e as ilhas da Oceania também vivenciaram grandes batalhas.

O continente americano foi poupado dos grandes confrontos, mas a ligação entre América e Europa foi palco de uma violenta disputa entre os Aliados e o Eixo: a guerra submarina alemã, por exemplo, visava desestabelcer a economia inglesa e impedir a ligação com seu principal aliado, os Estados Unidos. A mesma estratégia já havia sido utilizada pela Alemanha contra a Inglaterra na Primeira Guerra Mundial, porém ganhou nova dimensão com o desenvolvimento tecnológico, que aumentou o desempenho da arma submarina, principalmente no que se refere à propulsão elétrica.

O Tipo VII foi o principal modelo de submarino alemão construído durante a Segunda Guerra Mundial. Dos 730 submarinos alemães do Tipo VII, como o U-36 a seguir, 559 foram afundados durante a guerra.

Submarino alemão U-36 Tipo VII em alto-mar, c. 1936-1939.

Entretanto, antes de serem destruídos, esses submarinos foram responsáveis pelo naufrágio de muitas embarcações das Forças Aliadas, principalmente aquelas que transportavam suprimentos e material bélico dos Estados Unidos e do Canadá com destino à Europa. Como exemplo, somente o submarino alemão U-48 (Tipo VIIB), entre 1939 e 1941, afundou 52 navios (51 mercantes e um de guerra).

O U-48, quando submerso, possuía uma potência de propulsão de 750 hp (1 hp = 745 W) a uma velocidade de 8 nós (1 nó ≈ 0,5 m/s), na maior parte do tempo dada por motores elétricos. Esse submarino poderia atingir uma profundidade de 220 m e abrigava 44 tripulantes.

Os submarinos Tipo VII eram equipados com 124 baterias elétricas de carga de 9160 Ah, responsáveis por fornecer energia elétrica a inúmeros dispositivos que revolucionaram a indústria bélica, como sonares, radares, motores de propulsão, telégrafos, refrigeradores, etc.

Fonte das informações: . Acesso em: 12 set. 2017.

Com base nessas informações, determine:

a) a intensidade da força propulsora atuante nesse submarino, em newtons, quando submerso.

b) a pressão hidrostática (em atm) aplicada ao submarino quando ele se encontra em sua profundidade máxima (considere que 1 atm ≈ 10 mca).

c) o valor aproximado da quantidade de carga elétrica, em coulombs, armazenada nas baterias do submarino Tipo VII.

Resposta:

a) A relação entre potência média P, força propulsora F e velocidade v é descrita pela equação:

P = F · v

Potência, em watts: P = 745 · 750 ⇒ P = 558 750 W

Velocidade, em m/s: v = 8 · 0,5 ⇒ v = 4 m/s

P = F · v ⇒ 558 750 = F · 4 ⇒ F = 139 687,5 ≈ 140 kN

b) Como cada 10 mca correspondem a 1 atm, à profundidade de 220 m, o submarino estará submetido a uma pressão hidrostática de 22 atm e a uma pressão total de 23 atm.

c) A relação entre carga elétrica i, corrente elétrica Δq e intervalo de tempo Δt é dada por Δq = i · Δt, em que 1 C = 1 A · 1 s. Portanto, tem-se:

1 Ah = 1 A · 3 600 s = 3 600 C

Assim, a carga elétrica total armazenada em 124 baterias de 9 160 Ah, em coulombs, é:

Δq = 124 · 9 160 · 3 600 ≈ 4 · 109 C

Questão warm-up - Língua Inglesa - Aulas 3 e 4 - Text Comprehension; The Passive with verbs of “thinking”; “saying” etc. - In the classroom - BY NC 3.0BR

Leia o cartum abaixo:

Available at: . Accessed on: May 8th, 2017.

De acordo com o cartum, o que é greenwashing?

Resposta:

Para atrair consumidores com consciência ecológica, muitos produtores utilizam informações falsas, enganosas a respeito de seus produtos, dizendo que são ecologicamente corretos, o que não é verdade. Essa prática é conhecida como greenwashing.

Questão warm-up - Língua Inglesa - Aulas 9 e 10 - Text Comprehension - In the classroom - BY NC 3.0BR

Leia o cartum abaixo:

Available at: . Accessed on: May 30th, 2017.

 

Qual o efeito de humor destacado no cartum?

Resposta:

A mãe diz estar encorajando o filho a ler livros usando um vídeo cujo título é “Por que os livros são bons”, ou seja, ele está vendo TV e não lendo.

Questão warm-up - Língua Inglesa - Aulas 5 e 6 - Text Comprehension; The causative use of “have” - In the classroom - BY NC 3.0BR

Leia o texto abaixo:

Available at: . Accessed on: May 3rd, 2017.

Depois de ler o texto, observe as características de uma “cidade inteligente”. Agora pense na cidade em que você reside. O que já existe e o que ela ainda precisa para se tornar uma cidade assim?

Resposta:

Resposta livre.

Registro - Ciências - Módulo 3 - Propagação de calor e sensação térmica - Exercícios - Experimentando: Condução térmica - BY NC 3.0BR

Condução térmica

Nesta atividade, vamos verificar o fenômeno da condução térmica.

Material

• 1 pratinho

• 2 velas de mesmo tamanho

• 1 caixa de fósforos

• 1 barra de ferro retangular (1 cm a 2 cm de largura por 0,5 cm de espessura por 20 cm a 30 cm de comprimento)

• alguns preguinhos ou tachinhas

• luvas de couro

Procedimento

1. Apoie a barra de ferro em uma superfície horizontal e, com a vela acesa e inclinada, pingue gotas de parafina líquida a 5 cm de uma de suas extremidades.

2. Antes de cada gota esfriar, coloque um prego com a “cabeça metálica” na gota de parafina líquida e segure-o. Alguns segundos bastarão para que o prego fique “preso” pela parafina, que vai solidificar.

3. Repita o procedimento anterior deixando uma distância de mais ou menos 2 cm entre cada prego, até ter um total de 4 a 5 pregos presos pela parafina.

4. Segure a barra com os pregos voltados para baixo e verifique se todos estão bem presos à barra de ferro. Se necessário, utilize mais parafina para fixar os pregos.

Coloque duas velas acesas em um pratinho e, segurando na outra extremidade da barra, com os pregos virados para baixo, aqueça apenas a extremidade oposta, onde você “prendeu” os pregos. Observe atentamente e registre suas observações.

Atenção! Você vai trabalhar com vela acesa. Tenha cuidado para não se queimar. Se a parafina líquida pingar em sua mão, ela poderá provocar queimaduras. Utilize luvas de couro. Peça ajuda a um adulto.

Registro

Os pregos caem todos de uma vez? Justifique.

Resposta:

Os pregos não caem todos de uma vez. Quanto mais próximo um prego se encontra da extremidade exposta à chama, antes ele cai. Portanto, a queda dos pregos é sequencial: do mais próximo à chama ao mais distante.

Após os comentários feitos com base nas observações registradas pelos alunos, feche a discussão reforçando que: • A porção de água em contato com o fundo do recipiente recebe calor direto dessa região, que, por sua vez, recebe calor da fonte térmica (lamparina ou fogareiro). Ao receber calor, as partículas que compõem a região inferior do fluido têm seu grau de agitação térmica aumentado, ou seja, a temperatura dessa porção de água aumenta.

• Como consequência, o espaçamento médio entre essas partículas também aumenta, e o volume que essa massa de água ocupa passa a ser maior. Com isso, a densidade dessa porção de água diminui, e sua tendência é ocupar as regiões superiores do recipiente.

• Enquanto essa porção de água se desloca para cima até alcançar a superfície, ela dissipa/perde calor, diminuindo sua temperatura. Por esse motivo, a densidade dessa porção de água aumenta, e sua tendência é ocupar novamente a região inferior do recipiente, reiniciando o processo.

Registro - Ciências - Módulo 1 - A deriva continental e a tectônica de placas - Exercícios - Experimentando: O encaixe dos continentes e a deriva continental - BY NC 3.0BR

O encaixe dos continentes e a deriva continental

Nesta atividade experimental, você vai construir, em grupo, um quebra-cabeça para comparar o encaixe dos continentes que acontecia na Pangeia com a distribuição atual deles.

Material

• Anexo 1

• Anexo 2

• cola branca

• tesoura com pontas arredondadas

• cartolina branca (em tamanho A4)

• máquina fotográfica, que pode ser a de um celular (item opcional a ser definido pelo seu professor )

Procedimento

1. O professor vai indicar se todos os componentes do grupo deverão realizar os mesmos procedimentos.

2. Destaque os Anexos 1 e 2 disponíveis no final do seu Caderno do Aluno.

3. Cole as figuras do Anexo 1 em uma cartolina usando a cola branca.

4. Recorte as figuras do Anexo 1 usando tesoura sem ponta e identifique, no verso de cada uma delas, a qual continente ou país se referem.

5. Disponha todos os recortes sobre o Anexo 2. Essa cartolina vai representar o oceano Pantalassa.

Agora, junto com seus colegas, montem o quebra-cabeça de modo a unir os continentes formando a Pangeia (observe a figura).

6. Uma vez formada a Pangeia, cole as figuras na posição escolhida (Montagem 1). Caso seu grupo opte por registros fotográficos, faça uma foto dessa montagem (Foto 1).

7. Agora, em outra montagem, representem o que aconteceu no Jurássico, há 135 milhões de anos, quando a Laurásia e a Gondwana estavam separadas, a Antártica e a Austrália ainda estavam unidas e a placa Indiana já se deslocava em direção à Ásia.

8. Uma vez feita a montagem do Jurássico, cole as figuras na posição escolhida (Montagem 2). Caso seu grupo opte por registros fotográficos, faça uma foto dessa montagem (Foto 2).

9. Agora, em outra montagem, representem os continentes na posição atual.

10. Uma vez feita a montagem dos continentes na posição atual, cole as figuras na posição escolhida (Montagem 3). Caso seu grupo opte por registros fotográficos, faça uma foto dessa montagem (Foto 3).

Registro

Com base em suas montagens (modelos), no processo seguido para realizar essa simulação e na figura da página 306, responda à questão.

Compare a Montagem 1 com o mapa das placas tectônicas da página 308. Quais placas não foram representadas separadamente no modelo montado?

Resposta:

As seguintes placas não foram representadas separadamente na Montagem 1: Placa das Filipinas; Placa do Pacífico; Placa de Nazca; Placa de Cocos e Placa do Caribe (representadas junto com a Placa Norte-Americana); Placa Arábica e Placa Iraniana (representadas junto com a Placa Africana).

Os alunos devem realizar a comparação considerando que o modelo proposto apresenta limitações, sendo importante detectá-las para não ser produzida uma ideia errônea do que realmente está sendo representado e do alcance do modelo como simulador de um fenômeno natural.

Registro - Ciências - Módulo 6 - Ciências e tecnologias dos séculos XX e XXI - Exercícios - Experimentando: Por que um morcego, um pássaro ou um avião conseguem se sustentar no ar? - BY NC 3.0BR

Nesta atividade, vamos verificar alguns princípios físicos relacionados ao perfil de asa proposto por estudiosos da aerodinâmica, como Leonardo da Vinci.

Material

• folha de papel sulfite

O que acontece?

1. Tome a folha de papel sulfite em suas mãos, posicionando-a em frente à sua boca, conforme mostra a imagem a seguir.

2. Agora, assopre com força, fazendo o ar passar horizontalmente por cima da folha de papel.

O que acontece?

Resposta:

A folha, que até então se encontrava curvada para baixo, movimenta-se para cima. A folha se mantém na posição horizontal enquanto o ar se movimentar por cima dela.

Relato pessoal sobre a experiência de escrever um diário - Língua Portuguesa - Módulo 4 - Minhas impressões - Exercícios - Para praticar: Vamos praticar a oralidade! - BY NC 3.0BR

Relato pessoal sobre a experiência de escrever um diário

No módulo anterior, você pôde escrever a página de um diário e, na aula de hoje, você vai dividir com seus colegas sua experiência com a escrita desse relato. Lembre-se de que o diário pode conter informações que você não queira compartilhar e isso será respeitado.

Organize suas ideias e, se preciso, escreva-as para orientar-se melhor no momento da sua exposição. Se quiser, separe antecipadamente fotos, imagens ou pequenos objetos que fizeram parte do que você vai relatar, para mostrar durante sua apresentação.

Relógio de sol - História - Módulo 3 - A descoberta da agricultura - Exercício - Para explorar - BY NC 3.0BR

Relógio de sol

Como você viu, observar a natureza tornou-se um hábito de muita importância para os povos agrícolas, já que eles tinham que saber o momento exato da semeadura e da colheita. Grandes monumentos de pedra – os megalíticos – foram criados para marcar a passagem do tempo a partir do movimento do Sol ao longo do dia, acompanhando o nascer e o poente. A partir dessa observação foram criados, entre 5 000 a.C. e 3 500 a.C., os primeiros relógios de sol.

Você já viu um relógio de sol? Sabe como ele funciona? Que tal construir o seu próprio relógio de sol?

Material necessário:

• 1 folha de papel

• 1 palito de sorvete

• 1 placa de isopor (20 cm 3 12 cm)

• Cola líquida branca

• Régua

• Tesoura sem ponta

• Canetinha

Como fazer:

1) Na folha de papel faça um desenho como mostra a ilustração abaixo. Preste atenção para que a linha mostrando as 12h esteja no meio da folha.

2) Cole o esquema que você desenhou na placa de isopor

3) Cole o palito de sorvete na borda do isopor, deixando- -o centralizado com o fim do esquema. Ele será o ponteiro. Com a ajuda do professor e um relógio comum, veja a hora e coloque o relógio no sol, de modo que a sombra do palito se projete sobre a hora escolhida. Deixe o relógio no mesmo lugar e observe a passagem das horas.

Resposta:

Precisa ser uma hora cheia, portanto, atenção com a pontualidade ao executar a experiência com os alunos. É importante que a experiência seja realizada em um espaço aberto, como no pátio do colégio ou na quadra de esporte. Os alunos não precisam ficar o dia todo observando o desenrolar da passagem, mas é interessante que visitem seus relógios pelo menos três vezes ao longo do dia. Assim, procure contar com a colaboração de outros professores para a realização dessa tarefa.

Seres únicos - Ciências - Módulo 1 - Nós, os seres humanos - Exercício - Para explorar - BY NC 3.0BR

SERES ÚNICOS

COMO VIMOS NESTE MÓDULO, NENHUMA PESSOA É IGUAL A OUTRA.

A ÍRIS, QUE É A PARTE COLORIDA DO OLHO, A VOZ E A ARCADA DENTÁRIA (OS DENTES), POR EXEMPLO, SÃO DIFERENTES PARA CADA PESSOA. AS IMPRESSÕES DIGITAIS TAMBÉM SÃO CARACTERÍSTICAS ÚNICAS.

AS IMPRESSÕES DIGITAIS SÃO ELEVAÇÕES CURVAS NA PELE DOS DEDOS. NENHUMA PESSOA TEM A IMPRESSÃO DIGITAL IGUAL À DE OUTRA, NEM MESMO OS IRMÃOS GÊMEOS.

VAMOS OBSERVAR SUAS IMPRESSÕES DIGITAIS?

SIGA AS ETAPAS.

MATERIAL

• LÁPIS COM GRAFITE PRETA • CREME HIDRATANTE • PAPEL SULFITE • FITA ADESIVA TRANSPARENTE

COMO FAZER

1 - EM UMA FOLHA DE PAPEL SULFITE, DESENHE UM QUADRADO DO TAMANHO DA PONTA DE SEU DEDO E PINTE O INTERIOR DELE. FICARÁ ASSIM:

2 - APLIQUE UM POUCO DE CREME EM UM DOS SEUS POLEGARES E PRESSIONE-O SOBRE O QUADRADO DE GRAFITE FEITO NA FOLHA. ATENÇÃO: NÃO MOVIMENTE O DEDO; APENAS PRESSIONE-O COM FIRMEZA.

3 - COLE A FITA ADESIVA SOBRE SEU DEDO. DEPENDENDO DA LARGURA DA FITA, VOCÊ VAI PRECISAR DE DOIS PEDAÇOS PARA COBRIR TODA A IMPRESSÃO DIGITAL DO POLEGAR.

4  TIRE A FITA ADESIVA DO SEU DEDO E, COM CUIDADO, COLE-A NO ESPAÇO ABAIXO.

5 - REPITA OS PASSOS 2, 3 E 4 PARA OBTER AS IMPRESSÕES DIGITAIS DO SEU DEDO INDICADOR.

ADAPTADO DE: . ACESSO EM: 8 JAN. 2018.

Resposta:

Professor, oriente os alunos a escrever nas linhas abaixo dos quadros se eles registraram os dedos da mão direita ou da mão esquerda (exemplo: POLEGAR DIREITO).

Time to Share- 1º bimestre - Língua Inglesa - 8º ano - BY NC 3.0BR

[...] “What’s your name?” he asked.

“Wendy Moira Angela Darling,” she replied with some satisfaction. “What is your name?”

“Peter Pan.”

She was already sure that he must be Peter, but it did seem a comparatively short name.

“Is that all?”

“Yes,” he said rather sharply. He felt for the first time that it was a shortish name. [...]

She asked where he lived.

“Second to the right,” said Peter, “and then straight on till morning.”

“What a funny address!”

Peter had a sinking. For the first time he felt that perhaps it was a funny address.

“No, it isn't,” he said. [...]

When people in our set are introduced, it is customary for them to ask each other’s age, and so Wendy, _________ always liked to do the correct thing, asked Peter how old he was. [...]

“I don't know,” he replied uneasily, “but I am quite young.”

BARRIE, J. M. Peter Pan. Available at: . Accessed on: Nov. 3, 2018.

Glossário comparatively: relativamente customary: habitual, de costume perhaps: talvez replied: respondeu sharply: bruscamente shortish: curto sinking: percepção da realidade straight on: direto till: até uneasily: desconfortavelmente young: novo, jovem

According to the story, what can you say about Peter Pan?



( a )

He was uncomfortable to answer Wendy’s questions.

( b )

He was angry with Wendy because she didn’t let him speak. 

( c )

He was sad because Wendy wasn’t interested in talking to him. 

( d )

He answered the questions fast because he had to go back home.

Resposta:

Objeto(s) de conhecimento Construção de sentidos por meio de inferências e reconhecimento de implícitos

Habilidade (EF08LI05) Inferir informações e relações que não aparecem de modo explícito no texto para construção de sentidos.

Tipo de questão Múltipla escolha

Unidade Unidade 2

Justificativas a De fato, Peter Pan estava se sentindo desconfortável ao responder às questões de Wendy – o que se percebe pela forma como suas ações são descritas no texto: “[...] he said rather sharply.”; “[...] he replied uneasily [...]”. b Não há indicações no texto de que Wendy não deixava Peter Pan falar; pelo contrário, ela o incentivava a falar com suas perguntas. c Wendy se mostrou interessada em conversar com Peter Pan desde o início, ao contrário do que indica esta alternativa. d Não há indicações no texto de que Peter Pan estava ansioso para retornar à sua casa.

Orientações sobre como interpretar as respostas e reorientar o planejamento com base nos resultados Nessa atividade, espera-se que, por meio da compreensão do texto lido, o estudante infira a única informação correta. Caso isso não ocorra, é necessário verificar se a dificuldade surgiu pelo fato de ele não estar habituado a interpretar textos de língua inglesa ou de não dominar a habilidade de inferir informações implícitas. De qualquer maneira, é essencial promover atividades de leitura em sala de aula e, durante essa prática, incentivar a localização de itens no texto e a compreensão geral de seu sentido por meio de inferências.

Time to Share- 1º bimestre - Língua Inglesa - 6º ano - BY NC 3.0BR

Observe o texto a seguir. Ele é 



( a )

um verbete de dicionário bilíngue. 

( b )

uma entrada em uma enciclopédia. 

( c )

um verbete de dicionário monolíngue. 

( d )

um verbete de dicionário bilíngue ilustrado.

Resposta:

Objeto(s) de conhecimento Compreensão geral e específica: leitura rápida (skimming, scanning)

Habilidade (EF06LI08) Identificar o assunto de um texto, reconhecendo sua organização textual e palavras cognatas.

Tipo de questão Múltipla escolha Unidade Unidade 1 

Justificativas Resposta: A

a Trata-se de um verbete de dicionário bilíngue, pois apresenta definições da palavra English em português, com exemplos em inglês.

b Não se trata de uma entrada em uma enciclopédia, pois tem o foco na palavra em si: em seu significado e em sua tradução.

c Não se trata de um verbete de dicionário monolíngue, pois apresenta informações sobre a palavra em duas línguas distintas.

d Não se trata de um verbete de dicionário bilíngue ilustrado, pois, embora apresente informações em duas línguas, não contém ilustrações.

Orientações sobre como interpretar as respostas e reorientar o planejamento com base nos resultados Caso os estudantes não assinalem a resposta correta, é possível que não se recordem dos tipos de dicionário vistos na Unidade 0 nem das principais características que os distinguem. No caso, pode ser interessante retomar esse conteúdo valendo-se de atividades práticas, como a consulta a dicionários diversos. Ao manusear e folhear dicionários de diferentes línguas, características e anos de publicação, os estudantes entram em contato com as particularidades de cada um deles e, consequentemente, as internalizam melhor.

Trabalhando com jogos: Caixa barulhenta - Matemática - Módulo 2 - Juntar e acrescentar quantidades - Exercício - Para explorar (pg. 36 - 37) - BY NC 3.0BR

TRABALHANDO COM JOGOS: CAIXA BARULHENTA

HOJE VAMOS DESCOBRIR COMO JUNTAR DIFERENTES QUANTIDADES E OBTER RESULTADOS IGUAIS! FAREMOS ISSO COM ESTE JOGO BEM DIVERTIDO E BARULHENTO!

NÚMERO DE PARTICIPANTES:

• 2

MATERIAL NECESSÁRIO:

• 10 BOTÕES

• UMA TAMPA DE CAIXA DE SAPATOS VAZIA

• CARTÕES COM OS NÚMEROS DE 5 A 10

COMO JOGAR:

• EM DUPLAS, ESCOLHAM UM DOS CARTÕES NUMERADOS.

• VOCÊS DEVERÃO ENCAIXAR O CARTÃO ESCOLHIDO NA TAMPA DE MODO QUE ELA FIQUE DIVIDIDA EM DUAS PARTES IGUAIS, COMO NA IMAGEM AO LADO.

• COLOQUEM DENTRO DA TAMPA A QUANTIDADE DE BOTÕES CORRESPONDENTE AO NÚMERO INDICADO NO CARTÃO.

• AGORA, É SÓ CHACOALHAR A TAMPA PARA QUE OS BOTÕES SE DISTRIBUAM PELAS DUAS PARTES DELA. OS BOTÕES SERÃO SEPARADOS EM DOIS GRUPOS QUE, JUNTOS, COMPÕEM A QUANTIDADE INDICADA NO CARTÃO.

• DESENHE E ESCREVA NO CADERNO CADA VEZ QUE VOCÊS CONSEGUIREM UMA NOVA COMPOSIÇÃO. CADA ALUNO ANOTA EM SEU PRÓPRIO CADERNO. VEJA UM EXEMPLO: 3 MAIS 4 É IGUAL A 7.

• GANHA A DUPLA QUE CONSEGUIR REGISTRAR TODAS AS COMPOSIÇÕES POSSÍVEIS DO NÚMERO INDICADO NO CARTÃO NO MENOR TEMPO!

ATENÇÃO! NÃO CHACOALHE COM MUITA FORÇA A TAMPA COM OS BOTÕES PARA QUE ELES NÃO CAIAM NO CHÃO DA SALA DE AULA!

Questão 2 - Língua Portuguesa - Módulo 6 - Vamos cantar? - Exercícios - Para aprender: De olho no texto - BY NC 3.0BR

O Sol e a Lua

O Sol pediu a Lua em casamento Disse que já a amava há muito tempo Desde a época dos dinossauros, Pterodátilostiranossauros... Quando nem existia a bicicleta Nem o velotrol, nem a motocicleta Mas a Lua achou aquilo tão estranho Uma bola quente que nem toma banho!

Imagine só! Tenha dó! Pois meu coração não pertence a ninguém Sou a inspiração de todos os casais, Dos grandes poetas aos mais normais Sai pra lá, rapaz!

O Sol pediu a Lua em casamento E a Lua disse: “Não sei, não sei, não sei Me dá um tempo”.

O Sol pediu a Lua em casamento E a Lua disse: “Não sei, não sei, não sei Me dá um tempo”.

E 24 horas depois o Sol nasceu, A Lua se pôs e...

O Sol pediu a Lua em casamento E a Lua disse: “Não sei, não sei, não sei Me dá um tempo”.

E o Sol congelou seu coração.

Mas o astro-rei Com todos os seus planetas, Cometas, asteroides, Terra, Marte, Vênus, Netunos e Uranos Foi se apaixonar justo por ela, Que o despreza e o deixa esperar.

Acontece que o Sol não se conformou Foi pedir ao Vento para lhe ajudar Mas o Vento nem sequer parou Pois não tinha tempo para conversar. O Sol sem saber mais o que fazer Com tanto amor pra dar, Começou a chorar E a derreter Começou a chover e a molhar E a escurecer.

O Sol pediu a Lua em casamento E a Lua disse: “Não sei, não sei, não sei Me dá um tempo”.

O Sol pediu a Lua em casamento E a Lua disse: “Não sei, não sei, não sei Me dá um tempo”.

E 24 horas se passaram e outra vez o Sol se pôs, a Lua nasceu E de novo e de novo e de novo...

O Sol pediu a Lua em casamento, E a Lua disse: “Não sei, não sei, não sei Me dá um tempo”.

E o Sol congelou seu coração.

Se a Lua não te quer, tudo bem Você é lindo, cara E seu brilho vai muito mais além Um dia você vai encontrar alguém Que com certeza vai te amar também

PINTO, Antonio; BARROS, Taciana. O Sol e a Lua. Pequeno Cidadão, da banda Pequeno Cidadão. São Paulo: Ambulante Estúdio, 2009.

pterodátilo: réptil voador do período Jurássico superior, caracterizado por um bico longo e cheio de pequenos dentes

tiranossauro: gênero de dinossauro do período Cretáceo, caracterizado por ter braços pequenos e finos com apenas dois dedos.

velotrol: triciclo infantil.

asteroide: pequeno corpo rochoso de estrutura metálica, parecido com uma estrela, que orbita o Sol.

A disposição da letra de canção na página é semelhante à de outro gênero textual. Que gênero é esse? Assinale com um X a resposta correta.

(   ) poema

(   ) conto de fadas

(   ) anúncio publicitário

Resposta:

poema.

Questão Seja curioso - Química - Setor B - Aula 1 - Introdução à Química - Exercícios em casa - Tarefa Complementar - BY NC 3.0BR

Seja curioso

Um dia sem Química O vídeo Um dia sem Química está disponível na página da Secretaria da Educação do Estado do Paraná no endereço: . Acesso em: 6 jul. 2015. Esse vídeo foi produzido para o Ano Internacional da Química (2011) e ilustra como seria um dia na vida contemporânea sem o conhecimento químico. Produção: ACS/AIQ Duração: 1 min e 54 s

 

Questão pg. 29 - História - Módulo 2 - O tempo passa - Exercícios - Para explorar - BY NC 3.0BR

FAÇA UMA ENTREVISTA COM UM ADULTO PARA SABER COMO FOI A INFÂNCIA DELE. VEJA ABAIXO UM MODELO DE FICHA PARA ORGANIZAR A ENTREVISTA. SE QUISER, FAÇA OUTRAS PERGUNTAS TAMBÉM.

• NOME E IDADE DA PESSOA.

• LOCAL ONDE MORAVA NA INFÂNCIA.

• COMO ERA SEU DIA A DIA QUANDO ERA CRIANÇA.

• FATOS IMPORTANTES DA INFÂNCIA.

• ACONTECIMENTOS NA CIDADE, NO PAÍS E/OU NO MUNDO QUANDO ESSA PESSOA ERA CRIANÇA.

ATENÇÃO!

PARA ENTREVISTAR UMA PESSOA:

1. PREPARE AS PERGUNTAS QUE VOCÊ DESEJA FAZER.

2. COMBINE COM A PESSOA UM HORÁRIO PARA FAZER A ENTREVISTA.

3. ANOTE AS RESPOSTAS.

4. APRESENTE OS RESULTADOS NA SALA DE AULA.

Resposta:

Oriente os alunos a combinar um horário para a entrevista e uma forma de registrar as respostas.

Questão warm-up - Língua Inglesa - Aulas 7 e 8 - Text Comprehension; Like; As - In the classroom - BY NC 3.0BR

Leia o cartum abaixo:

Available at: . Accessed on: May 8th, 2017.

Você sabe o que é um aterro sanitário? Como ele funciona?

Resposta:

É uma área determinada para o descarte de resíduos sólidos. Há uma impermeabilização do terreno para que não haja contaminação do solo e da área no entorno, e as emissões de gases provenientes dos resíduos são monitoradas. Então, o lixo é coberto com uma camada de terra e é impermeabilizado.

Questão warm-up - Língua Inglesa - Aulas 11 e 12 - Text Comprehension; One; Ones - In the classroom - BY NC 3.0BR

Leia o cartum abaixo:

Available at: . Accessed on: May 8th, 2017.

glossary *disgruntled: descontente *peasants: camponeses *to pummel: agredir a socos

Qual a analogia entre raspberries e hemophilia?

Resposta:

A hemofilia é uma doença que afeta a coagulação do sangue, causando sangramentos prolongados, e pode levar à morte. Os descendentes da rainha Vitória da Inglaterra sofriam dessa doença. No cartum, a Família Real Britânica é representada pelas framboesas, que “sangram” (perdem o suco, podem ser esmagadas) com muita facilidade.​

Questão warm-up - Língua Inglesa - Aulas 1 e 2 - Text Comprehension; The verb “take” with expressions of time - In the classroom - BY NC 3.0BR

Leia o texto abaixo:

Availabe at: . Accessed on: May 2nd, 2017.

Segundo o cartum, quais seriam os números possíveis e quais são os percentuais reais de reciclagem do lixo doméstico? 

Resposta:

Poderíamos reciclar 60% de todo o lixo doméstico, mas só reciclamos 12%.

Registro - Ciências - Módulo 3 - Propagação de calor e sensação térmica - Exercícios - Experimentando: Convecção térmica - BY NC 3.0BR

Convecção térmica

Esta atividade experimental possibilita visualizar o fenômeno da convecção térmica.

Material

• 1 recipiente de vidro transparente que resista ao aquecimento

• 1 colher de sopa e 1 copo

• 1 lamparina ou pequeno fogareiro

• água

• pó de serra ou pó de giz (giz moído)

• luvas de couro

Procedimento

1. Adicione um ou dois copos de água no recipiente transparente. Acrescente um pouco de pó de serra (uma colher de sopa será suficiente para dois copos de água).

2. Aqueça essa mistura usando a lamparina ou o fogareiro.

3. Observe atentamente o movimento da água e do pó de serra à medida que eles se aquecem.

4. Não deixe a água ferver. Apague a lamparina ou o fogareiro quando a água já estiver bem aquecida. Registre suas observações.

Registro

Descreva como a serragem dispersa na água se movimenta dentro do recipiente.

Resposta:

À medida que a água é aquecida, a serragem tende a subir pelo centro do recipiente e descer pela lateral, em “círculos”.

Registro - Ciências - Módulo 5 - Máquinas térmicas e frigoríficas - Exercícios - Experimentando: Um modelo simplificado da máquina de Heron - BY NC 3.0BR

Nesta atividade, você vai verificar o princípio de funcionamento da máquina de Heron.

Material

• 1 lata de refrigerante previamente preparada pelo professor (note que essa lata não foi aberta e que seu conteúdo foi totalmente esvaziado através dos dois furos laterais)

• 3 velas

• 1 pires

• fósforos

• cerca de 50 cm de linha de pesca

• suporte universal de laboratório (base e haste para sustentação)

• luvas de proteção (por exemplo, de couro)

• 1 bacia média vazia

• 1 balde médio cheio de água

Procedimento

1. Submerja a lata no balde com água para preenchê-la parcialmente. O nível da água dentro da lata, quando você a puser de pé, deverá ficar abaixo do nível dos dois furos.

2. Pendure a lata no suporte universal com o auxílio da linha de pesca. Para isso, amarre a linha no lacre da lata, com cuidado para não a abrir acidentalmente.

3. Fixe as três velas no pires e posicione-as logo abaixo do fundo da lata. Caso necessário, ajuste a altura da lata.

4. Acenda as velas com os fósforos e aguarde até que o vapor seja ejetado pelos furos. Anote suas observações.

Atenção Utilize as luvas de couro para não queimar as mãos e tome muito cuidado com o fogo.

Quais são as transformações de energia que ocorrem no funcionamento desse modelo da máquina de Heron?

Resposta:

Nessa máquina, o calor proveniente da combustão da parafina das velas é transferido para a água, que então aquece e vaporiza. O vapor de água que é ejetado pelos furos em sentidos opostos provoca a rotação da lata. Sendo assim, é produzido movimento a partir de energia térmica.

Relato de viagem - Língua Portuguesa - Módulo 7 - Aventura e diversão - Exercícios - Para praticar: Você é o escritor! - BY NC 3.0BR

Você é o escritor!

Relato de viagem

Lembre-se de alguma vez em que você viajou e embarque na aventura de escrever um relato dessa viagem e mostrá-lo a um colega. Imagine que o seu colega nunca tenha ido para o lugar que você vai descrever e que ele lerá o seu texto para decidir se deve ou não viajar para lá. O que você escreveria sobre a viagem?

Planejamento

1 Siga o roteiro abaixo para organizar a escrita do seu texto.

• Como você se preparou para a viagem?

• Como era o local visitado?

• Em que data ocorreu a viagem? Quanto tempo você ficou viajando?

• Que dicas você daria sobre o lugar visitado?

• Durante a viagem houve alguma experiência ruim que poderia ter sido evitada?

• O que aconteceu de mais divertido nessa viagem?

Relato sobre a experiência na produção de carta - Língua Portuguesa - Módulo 2 - Quando as palavras passeiam - Exercício - Para praticar: Vamos praticar a oralidade! - BY NC 3.0BR

Organize suas ideias mentalmente e escreva, em uma folha à parte, tópicos para fazer uma exposição oral de maneira que seus colegas possam compreender corretamente como foi sua experiência, sentimentos e pensamentos.

Para ajudar na sua organização, citamos alguns tópicos que poderá usar:

• Como foi escolher a pessoa que receberia a carta? Por que você a escolheu?

• Como era o papel que você usou para escrever sua carta? Quais eram as características? Era colorido? Tinha linhas e desenhos?

• Como você definiu o conteúdo da sua carta? Qual foi o tema principal?

• Como foi a experiência de ir ao correio para postar a correspondência? O que você sentiu?

• Está esperando uma carta em resposta? Por quê?

Salada de frutas com a turma - Ciências - Módulo 3 - Cuidados com a alimentação - Exercícios - Para explorar - BY NC 3.0BR

SALADA DE FRUTAS COM A TURMA

NA HORA DO LANCHE VOCÊ COSTUMA CONSUMIR PRODUTOS INDUSTRIALIZADOS? MUITO MAIS INTERESSANTE É TROCAR ESSA ALTERNATIVA POR OUTRA MAIS SAUDÁVEL, COMO A SALADA DE FRUTAS QUE VAMOS PREPARAR!

INGREDIENTES

• 2 FATIAS DE MAMÃO • 2 FATIAS DE ABACAXI • 1 KIWI • 5 MORANGOS • 10 UVAS • 1 BANANA • 1 LARANJA

RENDIMENTO

• 4 PORÇÕES

COMO FAZER

1 -  LAVE AS FRUTAS CUIDADOSAMENTE EM ÁGUA CORRENTE.

2 - PEÇA A UM ADULTO PARA CORTAR O MAMÃO, O ABACAXI, O KIWI E A BANANA EM CUBINHOS.

3 - EM SEGUIDA, PEÇA A UM ADULTO QUE CORTE OS MORANGOS EM 4 PEDAÇOS E AS UVAS EM 2 PEDAÇOS.

4 - PEÇA A UM ADULTO QUE ESPREMA A LARANJA NO ESPREMEDOR MANUAL.

5 - COLOQUE TODAS AS FRUTAS CORTADAS EM UMA TIGELA E ACRESCENTE AS UVAS.

6 - REGUE AS FRUTAS COM O SUCO DE LARANJA.

7 - DEIXE UM POUCO NA GELADEIRA E DEPOIS SIRVA. BOM APETITE!

Suco vitaminado - Ciências - Módulo 1 - Alimentos e nutrientes - Exercícios - Para explorar - BY NC 3.0BR

Suco vitaminado

Sucos podem ser uma excelente opção para consumir frutas e vegetais variados. Com a receita a seguir, é possível fazer um suco com muitas propriedades que podem ajudar a proteger o corpo contra doenças.

Ingredientes

• 120 gramas de acerola;

• 2 copos de água;

• 1 copo de suco de limão;

• 3 colheres de sopa de mel;

• 1 rodela de gengibre;

• 5 folhas de hortelã;

• 2 copos de suco de laranja.

Como fazer

1. Lave as frutas, o gengibre e as folhas de hortelã e reserve-os.

2. Peça a um adulto que bata a acerola no liquidificador com os dois copos de água e depois passe a mistura por uma peneira.

3. O adulto deve voltar o suco de acerola ao liquidificador e acrescentar o mel, o gengibre e a hortelã.

4. Por fim, adicione o suco de limão e o de laranja e misture. Eles não devem ser batidos, pois assim perdem um pouco de suas vitaminas.

ATENÇÃO!

Somente um adulto deve utilizar a faca e o liquidificador!

Time to Share- 1º bimestre - Língua Inglesa - 7º ano - BY NC 3.0BR

Imagine que você encontrou o texto abaixo em um website. Observe o título, o vocabulário que conhece e palavras que se repetem. A partir disso, responda: qual é o assunto tratado pelo texto?



( a )

A língua inglesa e sua presença na internet. 

( b )

A importância da língua inglesa em diversos contextos. 

( c )

A utilização da língua inglesa, que se restringe a contextos específicos. 

( d )

A importância de conhecer outras línguas, além do inglês, no mundo atual.

Resposta:

Objeto(s) de conhecimento Compreensão geral e específica: leitura rápida (skimming, scanning)

Habilidade (EF07LI06) Antecipar o sentido global de textos em língua inglesa por inferências, com base em leitura rápida, observando títulos, primeiras e últimas frases de parágrafos e palavraschave repetidas.

Tipo de questão Múltipla escolha Unidade Unidade 1

Justificativas Resposta: B

a. O texto trata da presença da língua inglesa não apenas na internet, mas também em outros contextos.

b. De fato, o texto trata da importância da língua inglesa em diversos contextos.

c. O texto trata do oposto disso, abordando diversos e variados contextos em que a língua inglesa é utilizada.

d. Essa informação não é mencionada no texto, que trata do inglês no mundo atual.

Orientações sobre como interpretar as respostas e reorientar o planejamento com base nos resultados Caso o estudante não selecione a resposta correta, será necessário reforçar as atividades de reconhecimento e identificação da estrutura e de palavras-chave de textos para a criação de inferências e a antecipação de seu assunto geral. Para isso, pode-se propor diversas atividades de leitura nas quais os estudantes precisem observar as palavras que se repetem, bem como outras informações relevantes, para que possam relacioná-las à compreensão global dos textos. Atividades que envolvam compartilhamento em grupos são importantes nesse momento, pois oferecem aos estudantes novos pontos de vista e podem orientá-los com relação à forma de agir ao se depararem com textos em inglês.

Time to Share- 1º bimestre - Língua Inglesa - 9º ano - BY NC 3.0BR

How can we improve our musical intelligence?

[...] We know some people are born with a natural musical ability. In fact, there are some astounding examples, such as Anthony Thomas “Tony” DeBlois.

Tony is a blind boy with Autistic Spectrum Disorder (ASD). Tony knows how to play over 20 musical instruments and can play over 8,000 compositions from memory.

The fact that you came into the world without an early, prodigious interest in music doesn’t mean you can’t acquire good musical intelligence. Actually, what you need is an educational and family environment that fosters its development. [...]

Available at: . Accessed on: Oct. 15, 2018.

Glossário acquire: adquirir astounding: impressionantes blind: pessoa com deficiência visual development: desenvolvimento environment: ambiente foster: estimule improve: melhorar, aprimorar such as: tal como

According to the text, there are some people who were born with a natural musical intelligence. What example was used to support this idea?



( a )

Anthony Thomas DeBlois’ ability to listen to music every day.

( b )

Anthony Thomas DeBlois’ access to music since he was younger.

( c )

Anthony Thomas DeBlois’ access to many instruments and compositions.

( d )

Anthony Thomas DeBlois’ ability to play many instruments and compositions.

Resposta:

Objeto(s) de conhecimento Recursos de argumentação

Habilidade (EF09LI07) Identificar argumentos principais e as evidências/exemplos que os sustentam.

Tipo de questão Múltipla escolha Unidade Unidade 2

Justificativas Resposta: D

a. Não há indicações no texto de que Anthony ouve música todos os dias. Além disso, esse não seria um exemplo de inteligência musical. b. Também não está indicado no texto que Anthony tem acesso à música desde mais jovem – apenas que ele tem grande habilidade com instrumentos musicais. c. O fato de ele ter acesso a instrumentos e composições não seria um exemplo de inteligência musical – há pessoas que têm o mesmo acesso e não são sensíveis à música. d. No texto, o exemplo de Anthony, um menino com deficiência visual, que possui a habilidade de tocar diversos instrumentos e composições musicais, foi utilizado para ilustrar o conceito de inteligência musical.

Orientações sobre como interpretar as respostas e reorientar o planejamento com base nos resultados Para realizar essa atividade corretamente, espera-se que o estudante compreenda o texto em questão e localize o principal exemplo utilizado para defender o ponto de vista tratado. Caso assinale a alternativa incorreta, será preciso verificar se o texto foi, de fato, compreendido e/ou se o problema ocorreu porque ele não soube como identificar argumentos e exemplos. Em ambos os casos, recomenda-se a prática constante da habilidade de leitura e compreensão em sala de aula, além do reconhecimento e localização de informações específicas relacionadas à argumentação em textos diversos. Pode-se propor, por exemplo, que a turma crie parágrafos oferecendo seu ponto de vista sobre assuntos específicos, troque as produções entre si e, então, cada estudante deve identificar em sua leitura o principal argumento/exemplo que sustenta a opinião do colega.

Trabalhando com jogos: Desafios de contagem - Matemática - Módulo 2 - Juntar e acrescentar quantidades - Exercícios - Para explorar (pg. 40 - 41) - BY NC 3.0BR

TRABALHANDO COM JOGOS: DESAFIOS DE CONTAGEM

NÚMERO DE PARTICIPANTES:

• GRUPOS DE 4 ALUNOS

COMO JOGAR:

• ACOMPANHE A LEITURA DE CADA DESAFIO ABAIXO. DEPOIS, CADA GRUPO DEVE FORMAR UMA RODA E RESOLVER OS DESAFIOS.

• EM CADA DESAFIO, VENCE QUEM NÃO FOR ELIMINADO.

DESAFIO 1: QUEM VAI MAIS LONGE

• UM DOS JOGADORES INICIA A CONTAGEM COM O NÚMERO 1.

• COMEÇANDO DO JOGADOR À SUA ESQUERDA, CADA JOGADOR CONTINUA A SEQUÊNCIA NUMÉRICA DE 1 EM 1. O DESAFIO É CONTAR ATÉ O MAIOR NÚMERO POSSÍVEL.

• QUEM ERRAR A CONTAGEM, SAI DO JOGO. OS DEMAIS JOGADORES REINICIAM O DESAFIO.

DESAFIO 2: NÚMERO-ALVO

• UM DOS JOGADORES ESCOLHE UM NÚMERO PARA SER O ALVO.

• JUNTOS, OS OUTROS JOGADORES DEVEM RAPIDAMENTE RECITAR A SEQUÊNCIA NUMÉRICA DE 1 EM 1. A CONTAGEM DEVE COMEÇAR PELO 1 E PARAR NO NÚMERO IMEDIATAMENTE ANTES DO NÚMERO-ALVO. POR EXEMPLO, SE O NÚMERO-ALVO FOR 18, ENTÃO OS JOGADORES DEVEM PARAR A CONTAGEM NO 17.

• QUEM FALAR O NÚMERO-ALVO É ELIMINADO. SE OS OUTROS 3 ALUNOS CONSEGUIREM VENCER O DESAFIO, O JOGADOR QUE ESCOLHEU O NÚMERO-ALVO É ELIMINADO.

DESAFIO 3: SEQUÊNCIA NUMÉRICA MISTERIOSA

• UM JOGADOR FALA UMA SEQUÊNCIA DE 10 NÚMEROS, DE 1 EM 1. EM CERTO MOMENTO ELE ERRA DE PROPÓSITO A CONTAGEM. OS OUTROS JOGADORES DEVEM DESCOBRIR O ERRO.

• GANHA O DESAFIO QUEM DESCOBRIR PRIMEIRO O ERRO.

Estes materiais são parte integrante das coleções da editora Saraiva. Eles poderão ser reproduzidos desde que o título das obras e suas respectivas autorias sejam sempre citadas