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Trabalhando com jogos: Em busca de hieróglifos
Número de jogadores
• 2
Material necessário
• Tabuleiro do Material Complementar 1 • Cartões de desafio do Material Complementar 2 • 2 botões de cores diferentes (ou tampinhas de garrafa PET, por exemplo) para usar como piões • 1 dado
Como jogar
• Um dos jogadores deve embaralhar os cartões com as perguntas viradas para baixo e organizá-los em um monte sobre a mesa. Enquanto isso, o outro jogador pode posicionar os piões na casa Início do tabuleiro. • Na sua vez, cada jogador lança o dado e avança no tabuleiro o número de casas correspondente. • Se um jogador parar em uma casa amarela do tabuleiro, então o outro jogador deve pegar um cartão do monte e ler o desafio. O jogador parado na casa amarela deve resolver o desafio, e o adversário confere a resposta. • Se a resposta estiver correta, então o jogador permanece na casa amarela. Se estiver incorreta, então o jogador retorna para a casa em que estava antes da jogada. • Vence a partida quem chegar primeiro à casa 500 050, ou seja, quem encontrar hieróglifos na pirâmide.
TRABALHANDO COM JOGOS: JOGO DOS PONTINHOS
NÚMERO DE PARTICIPANTES:
• 2
MATERIAL NECESSÁRIO:
• 2 LÁPIS DE CORES DIFERENTES • TABULEIRO DO MATERIAL COMPLEMENTAR 1
COMO JOGAR:
• UM DOS PARTICIPANTES DESTACA O TABULEIRO DO MATERIAL COMPLEMENTAR 1. • CADA PARTICIPANTE DEVE ESCOLHER UM LÁPIS. • COM O LÁPIS, O PRIMEIRO PARTICIPANTE DEVE FAZER UM TRACINHO NO TABULEIRO, LIGANDO DOIS PONTINHOS NA HORIZONTAL OU NA VERTICAL. VEJA AO LADO UM MODELO. • EM SEGUIDA, O OUTRO PARTICIPANTE FAZ O MESMO PROCEDIMENTO. • CADA VEZ QUE UM PARTICIPANTE FORMAR UM QUADRADO, ELE DEVE ESCREVER A LETRA INICIAL DE SEU NOME. VEJA AO LADO COMO ANA FEZ. • O PARTICIPANTE QUE FORMAR UM QUADRADO DEVE JOGAR NOVAMENTE. • A PARTIDA TERMINA QUANDO O TABULEIRO ESTIVER COMPLETO. • CADA QUADRADO FORMADO VALE 1 PONTO PARA O PARTICIPANTE. • VENCE A PARTIDA QUEM TIVER MAIS PONTOS.
TRABALHANDO COM JOGOS: PULAR CORDA
NÚMERO DE PARTICIPANTES:
• 3 OU MAIS
MATERIAL NECESSÁRIO:
• CORDA DE PULAR
COMO JOGAR:
• DOIS ALUNOS COMEÇAM BATENDO A CORDA. OS OUTROS ALUNOS FORMAM UMA FILA PARA INICIAR A BRINCADEIRA.
• PARA DAR RITMO AO ALUNO QUE ESTÁ PULANDO, TODOS CANTAM A SEGUINTE PARLENDA:
QUANTOS ANOS VOCÊ TEM?
1, 2, 3, 4, ...
CADA NÚMERO DEVE CORRESPONDER A 1 PULO DO ALUNO.
• VENCE A BRINCADEIRA QUEM CONSEGUIR CHEGAR AO MAIOR NÚMERO DE PULOS.
Gleice e Leandro estão jogando Quatro em linha.
a) Gleise tirou os números 2, 3 e 5 nos dados e cobriu o número 30 no tabuleiro. Que operação ela fez?
b) Leandro cobriu o número 18 no tabuleiro e só fez adições com os números dos dados. Quais números ele tirou nos dados?
c) Algumas rodadas depois, Gleice tinha coberto os números 30, 64 e 36 e Leandro, os números 18, 41 e 100. Qual número Gleice deve tentar marcar em seguida para vencer a partida? E quais números ela deve tirar nos dados para obter esse número?
a) Ela fez as operações 2 × 3 = 6 e 6 × 5 = 30.
b) Ele tirou os números 6, 6 e 6 nos dados.
c) Ela deve tentar marcar o número 72. Ela deve tirar os números 2, 6 e 6 e fazer 2 × 6 = 12 e 12 × 6 = 72.
VOCÊ SABE BRINCAR DE CABRA-CEGA?
HORA DE BRINCAR COM A FAMÍLIA E OS AMIGOS!
CABRA-CEGA É UMA BRINCADEIRA BEM LEGAL! VEJA COMO É.
MATERIAL
• TECIDO PARA VENDAR OS OLHOS DE ALGUÉM, QUE SERÁ A CABRA-CEGA
NÚMERO DE JOGADORES
• TODOS OS FAMILIARES E AMIGOS QUE QUISEREM BRINCAR
COMO JOGAR
1. EM UM LUGAR ABERTO, ALGUÉM DEVE SER ESCOLHIDO E VENDADO: SERÁ A CABRA-CEGA (FAÇA UM SORTEIO).
2. A CABRA-CEGA DEVE RODAR EM TORNO DE SI MESMA. ENQUANTO ISSO, OS OUTROS JOGADORES DEVEM SE ESPALHAR PARA NÃO SEREM PEGOS.
3. DEPOIS QUE A CABRA-CEGA PEGAR ALGUÉM, ESTE DEVERÁ SER VENDADO.
4. O JOGO SE REINICIA E A NOVA CABRA-CEGA PASSA A SER O PEGADOR.
ALICE MUDOU COM SUA FAMÍLIA PARA O ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL NO INÍCIO DO ANO. NA NOVA ESCOLA, ALICE CONHECEU INÁCIO, COLEGA NASCIDO NO RIO GRANDE DO SUL E QUE APRESENTOU PARA ELA O CHIMARRÃO, BEBIDA TÍPICA DO ESTADO. ALÉM DISSO, INÁCIO CONTOU PARA ELA QUE ALI FAZ MUITO FRIO NO INVERNO.
EM TROCA, ALICE OFERECEU A INÁCIO ALGUNS ACARAJÉS, COMIDA TÍPICA DA BAHIA, LUGAR ONDE ELA NASCEU E MORAVA ANTES.
ASSINALE COM UM X A ALTERNATIVA QUE INDICA UMA INFORMAÇÃO CORRETA.
ALICE JÁ CONSUMIA CHIMARRÃO QUANDO CONHECEU INÁCIO.
INÁCIO E ALICE NASCERAM NO MESMO ESTADO.
INÁCIO E ALICE NASCERAM EM ESTADOS COM OS MESMOS COSTUMES.
INÁCIO E ALICE NASCERAM EM ESTADOS COM COSTUMES DIFERENTES.
Resposta - D
Objeto de conhecimento (BNCC) Convivência e interações entre pessoas na comunidade
Habilidade (BNCC) (EF02GE01) Descrever a história das migrações no bairro ou comunidade em que vive. (EF02GE02) Comparar costumes e tradições de diferentes populações inseridas no bairro ou comunidade em que vive, reconhecendo a importância do respeito às diferenças.
Tipo de questão Múltipla escolha
Capítulo 1
Justificativa
A O aluno que assinala esta alternativa não compreende que as personagens nasceram e viveram algum tempo em lugares com costumes e tradições diferentes.
B O aluno que assinala esta alternativa não compreende que as personagens nasceram em lugares diferentes.
C O aluno que assinala esta alternativa não compreende que os lugares possuem costumes e tradições diferentes.
D O aluno que assinala esta alternativa compreende que os lugares de origem das famílias possuem costumes e tradições diferentes.
A imagem abaixo evidencia um dos problemas das grandes cidades nos dias de hoje.
Assinale a alternativa que indica o problema evidenciado e qual seria uma das formas de amenizá-lo.
Ilhas de calor. Poderiam ser usadas cores escuras na pavimentação das ruas para refletir mais a luz.
Mobilidade. Poderia ser melhorada se cada um tivesse seu próprio carro.
Enchentes. Poderiam ser melhoradas com a canalização dos rios.
Qualidade do ar. Poderia ser melhorada com a ampliação de áreas verdes, pois a vegetação, entre outras coisas, pode contribuir com a umidade do ar.
Resposta D
Objeto de conhecimento Ciclo hidrológico; plantas
Habilidade (EF05CI03) Selecionar argumentos que justifiquem a importância da manutenção da cobertura vegetal para a manutenção do ciclo da água, a preservação dos solos, dos cursos de água e da qualidade do ar atmosférico.
Tipo de questão Múltipla escolha
Capítulo 1
Justificativa
a A imagem pode sugerir o fato de as áreas urbanas serem mais quentes. Porém, para amenizar esse problema, uma das medidas a ser implementadas é o uso de cores claras, que refletem mais a luz.
b A imagem pode sugerir o problema da mobilidade urbana. No entanto, a forma sugerida para amenizar esse problema é inadequada, pois quanto mais pessoas usarem seu próprio carro no dia a dia, mais as ruas ficarão congestionadas.
c A imagem não sugere o problema das enchentes. Tampouco canalizar rios resolveria esse problema nas grandes cidades, uma vez que essa medida não ataca o problema de haver muitas áreas impermeáveis nos centros urbanos.
d O aluno identifica que a imagem de trânsito intenso sugere o excesso de veículos, um dos fatores que contribui para a piora da qualidade do ar nos grandes centros urbanos. O aluno também reconhece que as plantas contribuem para a melhoria da qualidade do ar de maneira geral, favorecendo particularmente a umidade do ar – devido ao volume de água que perdem pela evapotranspiração.
Orientação para pautar o planejamento de retomada do objeto de conhecimento e da habilidade relacionada, se necessário O professor pode organizar uma saída de campo com os alunos para uma área asfaltada, com grande circulação de veículos, e depois para uma área verde. Os alunos devem registrar as diferenças entre os dois locais quanto à sensação térmica e à facilidade ou dificuldade para respirar. Os alunos devem compreender a influência da cobertura vegetal na sensação que tiveram nos dois ambientes.
Ana irá fazer uma viagem com seu pai para conhecer a capital do Brasil.
Dentre as opções abaixo, qual local Ana poderá visitar nessa viagem?
Resposta: B
Objeto de conhecimento (BNCC) A produção dos marcos da memória: os lugares de memória (ruas, praças, escolas, monumentos, museus etc.)
Habilidade (BNCC) (EF03HI05) Identificar os marcos históricos do lugar em que vive e compreender seus significados.
Tipo de questão Múltipla escolha
Capítulo 1
Justificativa
A. O estudante que selecionou esta alternativa identificou o Museu de Arte de São Paulo como sendo um ponto turístico, porém ele está localizado no estado de São Paulo.
B. O estudante que selecionou esta alternativa identificou o Palácio da Alvorada como sendo um ponto turístico brasileiro que poderia ser conhecido durante a viagem a Brasília (capital do Brasil).
C. O estudante que selecionou esta alternativa identificou o Cristo Redentor como sendo um ponto turístico, porém ele está localizado no estado do Rio de Janeiro.
D. O estudante que selecionou esta alternativa identificou o elevador Lacerda como um ponto turístico, porém ele está localizado no estado da Bahia.
Orientação para pautar o planejamento de retomada do objeto de conhecimento e da habilidade relacionada, se necessário O professor pode utilizar imagens de outros pontos turísticos do Brasil, e de outros lugares do mundo, e questionar os estudantes se eles conhecem esses lugares. Pode-se perguntar também se há pontos turísticos perto dos locais em que os estudantes moram ou no caminho que percorrem para ir à escola.
A pessoa representada na ilustração abaixo está de frente para um gnômon, com os braços abertos. No chão, foram feitas as seguintes marcações:
I. a sombra do gnômon em algum horário da manhã;
II. partindo da extremidade desta sombra mais distante do gnômon, foi traçada uma circunferência cujo centro é a base do gnômon;
III. à tarde, quando a extremidade da sombra do gnômon coincidiu com a circunferência, a sombra formada foi desenhada;
IV. e a reta A foi traçada ligando as extremidades dessas duas sombras. A reta B é perpendicular à reta A, passando pelo gnômon.
Preste bastante atenção na imagem para identificar os pontos cardeais. Indique a resposta correta:
O braço esquerdo da pessoa aponta para o lado oeste. Bem à sua frente, na direção da reta B, está o lado norte e, atrás, o lado sul.
O braço esquerdo da pessoa aponta para o lado oeste e o braço direito para o lado leste. Bem à sua frente está o lado sul, na direção da reta B.
O lado norte está à direita da pessoa, na direção da reta A.
O braço esquerdo da pessoa, na direção da reta A, indica o lado leste e o braço direito indica o lado oeste.
Resposta A
Objeto de conhecimento (BNCC) Pontos cardeais
Habilidade (BNCC) (EF04CI09) Identificar os pontos cardeais, com base no registro de diferentes posições relativas do Sol e da sombra de uma vara (gnômon).
Tipo de questão Múltipla escolha
Capítulo 1
Justificativa
A O estudante identificou os pontos cardeais tomando a posição do Sol no céu e a sombra do gnômon como referência.
B O estudante indicou corretamente a direção Leste-Oeste, porém não identificou corretamente a direção Norte-Sul.
C O estudante indicou o ponto Norte incorretamente no eixo Leste-Oeste.
D O aluno trocou a indicação dos lados Leste e Oeste.
Orientação para pautar o planejamento de retomada do objeto de conhecimento e da habilidade relacionada, se necessário O professor pode iniciar a aula com uma roda de conversa contando curiosidades sobre o gnômon. Por exemplo: Vocês sabiam que o gnômon foi um dos primeiros instrumentos astronômicos inventados pelo ser humano?; Sabiam que, em sua forma mais simples, ele consiste apenas em uma estaca fincada verticalmente no chão?; Sabiam que por meio da observação das sombras criadas a partir da incidência da luz do Sol sobre o gnômon podemos encontrar os pontos cardeais? É importante deixar que todos participem e exponham o que sabem a respeito do gnômon. Ao final, pode-se levar a turma até uma área aberta (dentro da escola) e montar um gnômon usando um cabo de vassoura, por exemplo. A turma pode traçar as linhas indicadas no enunciado desta questão e, ao final, encontrar a direção Leste-Oeste e a direção Norte-Sul.
Bia pesquisou desenhos de animais que observou no caminho para casa ao voltar da escola:
Elementos representados em tamanhos não proporcionais entre si. Cores fantasia.
Qual animal observado por Bia não se reproduz por meio de ovos?
Lagartixa.
Pica-pau.
Esquilo.
Mosca.
Resposta C
Objeto de conhecimento Características e desenvolvimento dos animais
Habilidade (EF03CI04) Identificar características sobre o modo de vida (o que comem, como se reproduzem, como se deslocam etc.) dos animais mais comuns no ambiente próximo.
Tipo de questão Múltipla escolha
Capítulo 1
Justificativa
a O aluno que seleciona esta alternativa não sabe que a lagartixa se reproduz por meio de ovos.
b O aluno que seleciona esta alternativa não sabe que o pica-pau, como todas as aves, se reproduz por meio de ovos.
c O aluno que seleciona esta alternativa identifica corretamente que o esquilo não se reproduz por meio de ovos.
d O aluno que seleciona esta alternativa não sabe que a mosca se reproduz por meio de ovos.
Orientação para pautar o planejamento de retomada do objeto de conhecimento e da habilidade relacionada, se necessário O professor pode levar para a sala de aula alguma animação infantil na qual os personagens sejam representados, em sua maioria, por diferentes animais (como Zootopia: essa cidade é o bicho. Direção de Byron Howard e Rich Moore. Estados Unidos: Disney, 2016. 1h48min; ou Os sem-floresta. Direção de Tim Johnson e Karey Kirkpatrick, Estados Unidos: UIP, 2006. 1h25min). Depois de assistirem à animação, pode convidar os alunos a tentar identificar as diferentes formas de reprodução dos animais representados no filme.
A IMAGEM ABAIXO MOSTRA UMA FASE DO DESENVOLVIMENTO DA BORBOLETA.
EM QUAL FASE DE DESENVOLVIMENTO A BORBOLETA ESTÁ?
OVO.
LAGARTA JOVEM.
PUPA EM SEU CASULO.
ADULTO.
Resposta: C
Objeto de conhecimento Seres vivos no ambiente
Habilidade Conhecer o ciclo de vida das borboletas.
Tipo de questão Múltipla escolha Capítulo 1
Justificativa
A. O aluno que seleciona esta alternativa não compreende que a fase de desenvolvimento da borboleta representada na imagem é a de pupa e não a de ovo.
B. O aluno que seleciona esta alternativa não compreende que a fase de desenvolvimento da borboleta representada na imagem é a de pupa e não a de lagarta jovem.
C. O aluno que seleciona esta alternativa compreende que a fase de desenvolvimento da borboleta representada na imagem é a de pupa.
D. O aluno que seleciona esta alternativa não compreende que a fase de desenvolvimento da borboleta representada na imagem é a pupa e não a de adulto.
Orientação para pautar o planejamento de retomada do objeto de conhecimento e da habilidade relacionada, se necessário O professor pode levar para a sala de aula figuras das diferentes etapas de desenvolvimento da borboleta e pedir aos alunos que digam o nome de cada uma delas. Em seguida, os alunos podem desenhar cada uma das fases da borboleta.
Acompanhe a leitura da fábula e depois a releia silenciosamente.
A raposa e as uvas
Uma raposa faminta passou embaixo de uma parreira carregadíssima de uvas.
Ficou com tanta vontade de comer aquelas uvas que fez de tudo para alcançá-las.
Saltou, saltou, tentou subir na parreira, mas não conseguiu. Depois de muito tentar foi embora. No caminho dizia para si mesma:
— Eu não queria mesmo aquelas uvas... Elas estavam muito verdes.
Fábula de Esopo. Domínio público
Copie do texto a palavra que mostra por que a raposa precisava encontrar comida.
Objeto de conhecimento (BNCC) Localização de informações em textos Deduções e inferências de informações
Habilidade (BNCC) (EF04LP08) Localizar e comparar informações explícitas em textos. (EF04LP10) Inferir informações implícitas em textos.
Tipo de questão Aberta
Grade de correção
100% O aluno terá o crédito total se copiar a palavra “FAMINTA”.
50% Não há crédito parcial neste caso.
0% Não copia a palavra ou copia outras palavras ou frases do texto que não se relacionam com o foco da questão.
Orientação para pautar o planejamento de retomada do objeto de conhecimento e da habilidade relacionada, se necessário
Esta questão supõe a integração de duas habilidades: inferir uma ideia e localizar o dado que a justifique no texto – precisar encontrar comida por estar “faminta”. É possível fazer isso nesse texto por ser um gênero mais familiar para o aluno. Entretanto, essas habilidades têm de ser sistematicamente trabalhadas para que o aluno possa ir se apropriando delas em relação a textos mais complexos ao longo do Ensino Fundamental. Não é algo que se esgote apenas nos anos iniciais. Fazer leituras compartilhadas de textos, estimulando intervenções do aluno durante a leitura, favorecer momentos encaminhados com desafios de compreensão para que o aluno se defronte individual e silenciosamente com os textos a serem lidos, propor rodas de leitura coletivas para audição e análise de textos, são algumas sugestões para desenvolver essas habilidades.
Pedro estava conversando com o pai dele sobre o preço de 3 carros que viu em uma propaganda.
O pai de Pedro pediu a ele que fizesse uma lista com o preço dos carros em ordem decrescente. Como ficou a lista de Pedro?
R$ 53 200,00; R$ 32 900,00; R$ 28 500,00.
R$ 32 900,00; R$ 28 500,00; R$ 53 200,00.
R$ 28 500,00; R$ 32 900,00; R$ 53 200,00.
R$ 28 500,00; R$ 53 200,00; R$ 32 900,00.
Objeto de conhecimento (BNCC) Sistema de numeração decimal: leitura, escrita, comparação e ordenação de números naturais de até cinco ordens.
Habilidade (BNCC) (EF04MA01) Ler, escrever e ordenar números naturais até a ordem de dezenas de milhar.
Tipo de questão Múltipla escolha Unidade 1
Justificativa
a O aluno ordenou de maneira decrescente o preço dos carros.
b O aluno pode ter observado somente o algarismo das centenas dos números no momento de ordená-los de maneira decrescente.
c O aluno pode ter ordenado o preço dos carros na ordem crescente.
d O aluno pode ter observado somente o algarismo das unidades de milhar dos números no momento de ordená-los de maneira decrescente.
Orientação para pautar o planejamento de retomada do objeto de conhecimento e da habilidade relacionada, se necessário Leve para a sala de aula folhetos de propagandas com o preço de alguns objetos utilizados no cotidiano, como alimentos e brinquedos, e peça ao aluno que escreva os preços em ordem crescente ou decrescente. Além disso, entregue ao aluno uma fita métrica para que ele meça a altura dele e dos colegas (em centímetros e milímetros). Em seguida, peça a eles que se organizem em uma fila, do mais alto para o mais baixo. No trabalho com números até a 5ª ordem, também é possível explorar medidas da distância entre cidades utilizando softwares de mapas.
OUÇA E ACOMPANHE A LEITURA FEITA PELO PROFESSOR DO TRECHO DE UM POEMA.
POMBINHA
POMBINHA QUANDO TU FORES ME ESCREVA PELO CAMINHO SE NÃO ACHARES PAPEL NAS ASAS DE UM PASSARINHO. [...] A POMBINHA VOOU, VOOU [BIS] FOI-SE EMBORA E ME DEIXOU.
DOMÍNIO PÚBLICO.
COMPLETE DE FORMA ADEQUADA O VERSO DO POEMA.
SE A POMBINHA NÃO ACHAR PAPEL, ELA DEVE ESCREVER:
NAS ASAS DE UM AVIÃO.
NAS ASAS DE UM PASSARINHO.
NAS NUVENS PELO CAMINHO.
NAS PEDRAS PELO CAMINHO.
Resposta: B
Objeto de conhecimento (BNCC) Localização de informações em textos
Habilidade (BNCC) (EF02LP12) Localizar, em textos curtos, informações pontuais.
Tipo de questão Múltipla escolha Justificativa (Destaque em amarelo na letra da alternativa correta)
A. O aluno confundiu e/ou identificou de forma equivocada a informação no poema.
B. O aluno localiza e assinala o verso do poema corretamente.
C. O aluno não conseguiu identificar o momento em que a pombinha deve escrever nas asas de um passarinho; ou seja, ele não conseguiu assimilar uma informação pontual em texto curto.
D. O aluno não localiza o verso no poema.
Orientação para pautar o planejamento de retomada do objeto de conhecimento e da habilidade relacionada, se necessário Na interpretação de um texto, a etapa de localização de dados ou de informações é uma habilidade fundamental para que o aluno avance nos processos que exigem relação entre os dados de um texto e as inferências. Intensifica o contato dos alunos com os mais variados tipos de texto, estimulando-os mesmo na oralidade a localizar dados explícitos com precisão. Isso favorecerá também o desenvolvimento da fluência em leitura.
Paulo vai formar uma sequência de triângulos com canudinhos. Para isso, ele vai usar 3 canudinhos para formar 1 triângulo, 5 canudinhos para formar 2 triângulos, 7 canudinhos para formar 3 triângulos, e assim por diante, como nesta figura.
Quantos canudinhos ele vai usar para formar 5 triângulos?
7
11
13
15
Resposta: B
Objeto de conhecimento (BNCC) Identificação e descrição de regularidades em sequências numéricas recursivas.
Habilidade (BNCC) (EF03MA10) Identificar regularidades em sequências ordenadas de números naturais, resultantes da realização de adições ou subtrações sucessivas, por um mesmo número, descrever uma regra de formação da sequência e determinar elementos faltantes ou seguintes.
Tipo de questão Múltipla escolha
Unidade 1
Justificativa
a. O aluno pode ter contado apenas a quantidade de canudinhos necessários para formar a figura dada.
b. Para formar cada novo triângulo, colocamos 2 novos canudinhos. Assim, o aluno pode ter efetuado 3 + 2 + 2 + 2 + 2 = 11 ou desenhado a figura e contado os canudinhos.
c. O aluno pode ter calculado a quantidade de canudos para formar 6 triângulos: 3 + 2 + 2 + 2 + 2 + 2 = 13.
d. O aluno pode ter deduzido, equivocadamente, que, para formar cada novo triângulo, adicionamos 3 novos canudinhos. Desse modo, efetuou 3 + 3 + 3 + 3 + 3 = 15 ou 5 × 3 = 15.
Orientação para pautar o planejamento de retomada do objeto de conhecimento e da habilidade relacionada, se necessário Leve um pacote de canudinhos para a sala de aula e, inicialmente, entregue 3 canudinhos para o aluno para que ele represente 1 triângulo. Em seguida, pergunte a ele de quantos canudinhos precisa para representar o próximo triângulo junto do primeiro. Ele deve ir requisitando mais canudinhos até que represente os 5 triângulos solicitados. Desse modo, deve ter feito a construção solicitada e pode identificar regularidades nesse processo. Outra sugestão é propor a mesma atividade formando quadrados: 4 canudinhos para formar 1 quadrado, 7 canudinhos para formar 2 quadrados, 10 canudinhos para formar 3 quadrados, e assim por diante.
NÚMERO DE PARTICIPANTES:
• 2 OU 3
• MATERIAL NECESSÁRIO:
TABULEIRO DO MATERIAL COMPLEMENTAR 3
• 2 DADOS
• 1 MARCADOR (QUE PODE SER UM BOTÃO PEQUENO OU UMA TAMPINHA) PARA CADA PARTICIPANTE
COMO JOGAR:
• UM DOS PARTICIPANTES DESTACA O TABULEIRO DO MATERIAL COMPLEMENTAR 3.
• PARA INICIAR A PARTIDA, CADA PARTICIPANTE COLOCA SEU MARCADOR NO TABULEIRO.
• UM A UM, TODOS OS PARTICIPANTES LANÇAM OS 2 DADOS E ADICIONAM OS NÚMEROS OBTIDOS. QUEM OBTIVER O MAIOR TOTAL INICIA A PARTIDA.
• A CADA RODADA, O PARTICIPANTE LANÇA OS 2 DADOS, ADICIONA OS NÚMEROS OBTIDOS E AVANÇA NO TABULEIRO O NÚMERO DE CASAS CORRESPONDENTE AO TOTAL.
• VENCE A PARTIDA QUEM CHEGAR PRIMEIRO AO FIM DA TRILHA.
PENSANDO SOBRE O JOGO
LUCAS E MARIANA ESTÃO JOGANDO. RESPONDA:
A) LUCAS OBTEVE 4 EM UM DADO E 6 NO OUTRO. QUANTAS CASAS ELE DEVE AVANÇAR NO TABULEIRO? _________
B) MARIANA OBTEVE 5 EM UM DADO E AVANÇOU 7 CASAS NO TABULEIRO. QUE NÚMERO MARIANA OBTEVE NO OUTRO DADO? _________
a. 10 casas.
b. 2
TRABALHANDO COM JOGOS: MOVIMENTOS NO TABULEIRO
NÚMERO DE PARTICIPANTES: 2
MATERIAL NECESSÁRIO:
• TABULEIRO DO MATERIAL COMPLEMENTAR 1.
• CARTAS DO MATERIAL COMPLEMENTAR 2.
• 8 MARCADORES DA MESMA COR PARA CADA PARTICIPANTE (POR EXEMPLO: 8 BOTÕES VERDES, 8 BOTÕES VERMELHOS).
COMO JOGAR:
• EMBARALHEM AS CARTAS E AS EMPILHEM SOBRE A MESA.
• OS PARTICIPANTES DECIDEM QUEM INICIA O JOGO.
• CADA PARTICIPANTE POSICIONA UM MARCADOR NA CASA QUE ESCOLHER NA PRIMEIRA FILEIRA DO TABULEIRO.
• O PRIMEIRO PARTICIPANTE PEGA UMA CARTA DO MONTE E MOVIMENTA SEU MARCADOR DE ACORDO COM O COMANDO NELA INDICADO. DEPOIS, É A VEZ DO SEGUNDO PARTICIPANTE.
• OS MARCADORES SÓ PODEM SER MOVIMENTADOS PARA CIMA, PARA BAIXO, PARA A ESQUERDA OU PARA A DIREITA. SE FOR IMPOSSÍVEL SEGUIR O COMANDO DA CARTA, O PARTICIPANTE PASSA A VEZ.
• CADA PARTICIPANTE USA UM MARCADOR POR RODADA.
• A CADA RODADA GANHA O PARTICIPANTE QUE ATRAVESSAR PRIMEIRO O TABULEIRO COM O MARCADOR.
• O PARTICIPANTE QUE GANHAR A RODADA MANTÉM O MARCADOR SOBRE O TABULEIRO.
• O PARTICIPANTE QUE PERDER A RODADA RETIRA O MARCADOR DO TABULEIRO.
• VENCE A PARTIDA O PARTICIPANTE QUE TIVER MAIS MARCADORES NA ÚLTIMA FILEIRA DO TABULEIRO. MAS ATENÇÃO: SÓ PODE TER UM MARCADOR EM CADA CASA!
Trabalhando com jogos: Quatro em linha
Número de participantes
• 2 ou 3
Material necessário
• Tabuleiro desenhado em uma cartolina.
• 20 fichas
• Marcadores diferentes para cada jogador.
• 3 dados.
Como jogar
• Na sua vez, cada jogador deve lançar os três dados e fazer as operações que quiser (adição, subtração, multiplicação e divisão) usando os números sorteados.
• Cada número só pode ser usado uma única vez. Por exemplo: se um jogador obtiver os números 2, 3 e 4 nos dados, então pode fazer 2 3 3 5 6 e, com o resultado dessa operação, fazer 6 1 4 5 10.
• Em seguida, o jogador deve cobrir no tabuleiro, com uma de suas fichas, o número que corresponde ao resultado obtido em suas operações. No exemplo dado, o jogador deve cobrir o número 10 com uma de suas fichas.
• Se o jogador não conseguir fazer operações que formem um dos números livres do tabuleiro, então deve passar a vez. O próximo jogador deve jogar os dados novamente.
• Vence a partida quem conseguir colocar no tabuleiro 4 fichas em linha reta, sem nenhuma ficha do(s) adversário(s) no meio.
• As 4 fichas podem formar uma linha horizontal, vertical ou inclinada.
• Se acabarem as fichas de algum jogador, então vence a partida quem tiver colocado sua ficha no número 0.
OBSERVE O TABULEIRO ABAIXO E CONVERSE COM OS COLEGAS E O PROFESSOR A RESPEITO DE COMO SE JOGA TRILHA.
NÚMERO DE PARTICIPANTES: 2 OU MAIS
MATERIAL NECESSÁRIO:
• TABULEIRO DOS MATERIAIS COMPLEMENTARES 2, 3 E 4
• 2 DADOS DE PONTOS
• PEÕES OU MARCADORES
COMO JOGAR:
• UM DOS PARTICIPANTES DESTACA O TABULEIRO DOS MATERIAIS COMPLEMENTARES 2, 3 E 4 E, JUNTOS, OS PARTICIPANTES MONTAM O TABULEIRO PARA JOGAR.
• CADA PARTICIPANTE POSICIONA SEU PEÃO OU MARCADOR NA CASA HORÁRIO DE ENTRADA.
• O PRIMEIRO PARTICIPANTE LANÇA OS 2 DADOS. ENTÃO, JUNTA OS PONTOS OBTIDOS E AVANÇA A QUANTIDADE DE CASAS CORRESPONDENTE.
• O PRÓXIMO PARTICIPANTE FAZ A MESMA COISA.
• VENCE QUEM CHEGAR PRIMEIRO AO FIM DA TRILHA, OU SEJA, À CASA HORÁRIO DE SAÍDA.
PEDRO ESTÁ FAZENDO SUA LIÇÃO DE CASA. VEJA A CENA.
A MESA ESTÁ LOCALIZADA:
ATRÁS DE PEDRO.
NA FRENTE DE PEDRO.
À DIREITA DE PEDRO.
À ESQUERDA DE PEDRO.
Resposta: B.
Objeto de conhecimento (BNCC) : Localização de objetos e de pessoas no espaço, utilizando diversos pontos de referência e vocabulário apropriado.
Habilidade (BNCC) (EF01MA12) Descrever a localização de pessoas e de objetos no espaço segundo um dado ponto de referência, compreendendo que, para a utilização de termos que se referem à posição, como direita, esquerda, em cima, embaixo, é necessário explicitar-se o referencial.
Tipo de questão Múltipla escolha
Unidade 1
Justificativa
A. O aluno pode ter compreendido de maneira equivocada o ponto de referência e respondido essa alternativa pensando em “Pedro está atrás da mesa” ou pode ainda não ser capaz de identificar os conceitos de atrás e na frente.
B. O aluno considerou a localização da mesa em relação a Pedro, que é o ponto de referência, percebendo que ela está na frente dele.
C. O aluno não conseguiu identificar a localização da mesa em relação à Pedro, que é o ponto de referência.
D. O aluno não conseguiu identificar a localização da mesa em relação à Pedro, que é o ponto de referência.
Orientação para pautar o planejamento de retomada do objeto de conhecimento e da habilidade relacionada, se necessário De acordo com a resposta do aluno, proponha experimentações que permitam a exploração dos conceitos de localização e de diferentes pontos de referência, utilizando as nomenclaturas adequadas. Por exemplo: peça ao aluno que posicione um objeto na sua frente e outro objeto atrás dele. Em seguida, peça a ele que posicione um objeto na frente de um colega e outro objeto atrás dele. Depois, peça a ele que posicione um objeto à sua direita e outro objeto à esquerda do colega. Também é possível pedir ao aluno que descreva a posição de um objeto em relação a um colega, utilizando os termos na frente, atrás, à esquerda e à direita.
Observe as imagens abaixo.
Podemos afirmar que:
a imagem 1 apresenta uma cena característica do campo e a imagem 2 apresenta uma cena característica da cidade.
a imagem 1 apresenta uma cena característica da cidade e a imagem 2 apresenta uma cena característica do campo.
as duas imagens apresentam cenas características do campo.
as duas imagens apresentam cenas características da cidade.
Resposta - A
Objeto de conhecimento (BNCC) A cidade e o campo: aproximações e diferenças
Habilidade (BNCC) (EF03GE01) Identificar e comparar aspectos culturais dos grupos sociais de seus lugares de vivência, seja na cidade, seja no campo.
Tipo de questão Múltipla escolha
Capítulo 1
Justificativa
A O aluno é capaz de identificar, nas imagens, características da cidade e do campo.
B O aluno não é capaz de identificar na imagem 1 características do campo, assim como não reconhece na imagem 2 características da cidade.
C O aluno não tem clareza dos aspectos do tipo de trabalho que caracterizam a cidade.
D O aluno não tem clareza dos aspectos do tipo de trabalho que caracterizam o campo.
OBSERVE A IMAGEM A SEGUIR E DEPOIS RESPONDA À PERGUNTA.
QUAL É A UTILIDADE DO OBJETO APRESENTADO NA IMAGEM? MARQUE COM UM X A RESPOSTA CORRETA.
MOSTRAR FOTOS DE PESSOAS QUE NÃO SE CONHECEM.
REGISTRAR A HISTÓRIA DAS PESSOAS.
MOSTRAR QUE AS PESSOAS SÃO IGUAIS.
APRESENTAR NOTÍCIAS DA ATUALIDADE.
Resposta: B
Objeto de conhecimento (BNCC) A noção do “Eu” e do “Outro”: registros de experiências pessoais e da comunidade no tempo e no espaço
Habilidade (BNCC) (EF02HI04) Selecionar e comparar objetos e documentos pessoais como fontes de memórias e histórias nos âmbitos pessoal, familiar e escolar.
Tipo de questão Múltipla escolha
Capítulo 1
Justificativa
A. O aluno que escolheu essa alternativa não compreendeu que o álbum de fotografias pode conter tanto fotos coloridas quanto sem cores.
B. O aluno, ao marcar essa alternativa, identificou corretamente a função do álbum de fotografias: guardar por meio do registro a memória das pessoas.
C. O aluno que escolheu essa alternativa não compreendeu que as fotos registram histórias de diferentes pessoas.
D. O aluno que escolheu essa alternativa não compreendeu que o álbum de fotografias possui uma função que não é transmitir notícias da atualidade.
TIAGO ACORDA ÀS 8 HORAS DA MANHÃ TODOS OS DIAS. FAZ OS DEVERES DE CASA, BRINCA E AJUDA SUA MÃE EM CASA. PEDE BENÇÃO PARA O VOVÔ E PEDE PARA ELE CONTAR UMA HISTÓRIA. QUANDO VOLTA DA ESCOLA, TOMA BANHO, JANTA E VAI DORMIR, PORQUE AMANHÃ COMEÇA TUDO DE NOVO.
MARQUE UM X NA IMAGEM QUE REPRESENTA TIAGO.
Objeto de conhecimento (BNCC) As fases da vida e a ideia de temporalidade (passado, presente, futuro)
Habilidade (BNCC) (EF01HI01) Identificar aspectos do seu crescimento, por meio do registro das lembranças particulares ou de lembranças dos membros de sua família.
Tipo de questão Múltipla escolha Capítulo 1
Justificativa
A O aluno não identificou que a imagem ilustra um idoso, o avô de Tiago.
B O aluno não percebeu que a imagem ilustra a mãe de Tiago fazendo tarefas de casa.
C O aluno conseguiu identificar que a imagem ilustra uma criança estudando, e o texto diz que Tiago faz deveres e vai à escola.
D O aluno não reconheceu que a ilustração é de um bebê que não tem condições de ajudar sua mãe nas tarefas domésticas nem desempenhar as funções que uma criança maior consegue.
Observe a imagem a seguir. Ela retrata o modo de vida de um grupo humano que não possui habitação fixa, deslocando-se sempre de um lugar para outro.
O grupo que possui esse modo de vida é conhecido como:
imigrante.
nômade.
refugiado.
sedentário.
Resposta B
Objeto de conhecimento (BNCC) A ação das pessoas e grupos sociais no tempo e no espaço: grandes transformações da história da humanidade (sedentarização, agricultura, escrita, navegações, indústria, entre outras)
Habilidade (BNCC) (EF04HI02) Identificar mudanças ocorridas ao longo do tempo, com base nos grandes marcos da história da humanidade, tais como o desenvolvimento da agricultura e do pastoreio e a criação da indústria, colocando em questão perspectivas evolucionistas.
Tipo de questão Múltipla escolha
Capítulo 1
Justificativa
A O aluno que selecionou essa alternativa acredita que imigração é um modo de vida e desconsidera que imigrantes são pessoas que entram em outro país com o objetivo de morar lá permanecer.
B O aluno reconheceu que o modo de vida representado na figura é o nomadismo.
C O aluno que selecionou essa alternativa desconhece que refugiados são pessoas obrigadas a deixar seu país por motivos de guerras, catástrofes ou perseguições, o que não caracteriza um modo de vida.
D O aluno que selecionou essa alternativa confundiu o modo de vida dos nômades (sem habitação fixa) com o dos sedentários (com habitação fixa).
O nomadismo caracterizou o modo de vida dos primeiros grupos humanos. Esses grupos viviam dessa forma devido à necessidade de
abastecer os integrantes do grupo de alimentos, já que os retiravam da natureza e desconheciam as técnicas de plantio.
descobrir uma região favorável às práticas agrícola e pastoril, devido à necessidade de obter alimentos.
encontrar uma região com cavernas para se abrigarem, pois desconheciam outras técnicas de abrigo.
enfrentar os invernos rigorosos e as demais alterações climáticas, em busca de garantir a sobrevivência.
Objeto deconhecimento (BNCC) O que forma um povo?: da sedentarização aos primeiros povos
Habilidade (BNCC) (EF05HI01) Identificar os processos de formação das culturas e dos povos, relacionando-oscom o espaço geográfico ocupado.
Tipo de questão Múltipla escolha
Capítulo 1
Justificativa
A O aluno identificou corretamente que os povos nômades do passado desconheciam a prática agrícola e a do pastoreio, portanto, dependiam dos alimentos retirados da natureza para sobreviver.
B O aluno que selecionou essa alternativa não considerou que os povos nômades do passado desconheciam a prática agrícola e a do pastoreio, fato que justifica o nomadismo.
C O aluno que selecionou essa alternativa não considerou que os grupos humanos pré-históricos construíam abrigos. Eles utilizavam galhos, peles, ossos de animais,entre outros elementos da natureza.
D O aluno que selecionou essa alternativa não considerou que a principal razão para os deslocamentos dos primeiros grupos humanos era a busca por alimentos.
ACOMPANHE A LEITURA DA CAPA COM O PROFESSOR.
QUAL É O TÍTULO DESSE LIVRO?
MARIA JÚLIA SILVA.
A ESTRELA DO MAR.
EDITORA RODA RODA.
FAFÁ.
Resposta: B
Objeto de conhecimento (BNCC) Localização de informações em textos
Habilidade (BNCC) (EF01LP11) Localizar, em textos, títulos, nome do autor, local e data e publicação (se houver).
Tipo de questão Múltipla escolha
Justificativa (Destaque em amarelo na letra da alternativa correta)
A. O aluno não IDENTIFICA o título.
B. O aluno identifica o título e sabe localizá-lo.
C. O aluno não IDENTIFICA o título
D. O aluno não identifica o título e não observa o destaque que o título deve ter.
Orientação para pautar o planejamento de retomada do objeto de conhecimento e da habilidade relacionada, se necessário A localização de título em texto ou em suportes textuais diferentes deve ser objeto de atividades de leitura em que o aluno possa, mesmo antes de saber ler as palavras, localizar, pelo destaque visual: cores, tamanho de letra e posição na página. A capa de livros, pelo formato, favorece esse primeiro contato com os elementos: autor, ilustrador, editora. É necessário sistematizar a localização dessas informações, por meio do contato do aluno com vários materiais escritos, em suportes diferentes: capas de livros e revistas, textos impressos, partes internas de um livro e textos propriamente ditos.
OBSERVE O NÚMERO DE ALGUMAS CASAS QUE FICAM NA RUA EM QUE MARIANA MORA.
QUAL DESSES NÚMEROS É O MENOR?
17
10
8
39
Resposta: C
Objeto de conhecimento (BNCC) Leitura, escrita, comparação e ordenação de números de até três ordens pela compreensão de características do sistema de numeração decimal (valor posicional e papel do zero).
Habilidade (BNCC) (EF02MA01) Comparar e ordenar números naturais (até a ordem de centenas) pela compreensão de características do sistema de numeração decimal (valor posicional e função do zero)
Tipo de questão Múltipla escolha
Unidade 1
Justificativa
A. O aluno pode ter pensado que o primeiro número da imagem é o menor deles, sem comparar com os demais. Isso aconteceria se os números estivessem em ordem crescente na imagem.
B. A escolha dessa alternativa sugere que o aluno pode ter considerado que o menor número é aquele cujo algarismo das unidades é menor.
C. O aluno comparou corretamente os números apresentados, concluindo que o número 8 é o menor deles: 8<17, 8<10 e 8<39.
D. O aluno pode ter se confundido entre o significado de maior e o de menor e marcou essa alternativa, que cita o maior número apresentado.
Orientação para pautar o planejamento de retomada do objeto de conhecimento e da habilidade relacionada, se necessário É fundamental que o aluno compreenda a lógica do sistema de numeração decimal. Explore a comparação dos algarismos das dezenas e dos algarismos das unidades dos pares de números. Além disso, utilize a reta numerada ou o quadro de números para auxiliar as explorações de comparação e de ordenação de números.
Em uma gincana da escola, os alunos deveriam recolher latinhas de alumínio para cumprir o desafio da semana. A turma ganhadora dessa prova recolheu 1 108 latinhas. Quantas ordens e classes esse número têm?
1 ordem e 2 classes.
2 ordens e 4 classes.
4 ordens e 2 classes.
4 ordens e 4 classes.
Resposta: C
Objeto de conhecimento (BNCC) Sistema de numeração decimal: leitura, escrita e ordenação de números naturais (de até seis ordens).
Habilidade (BNCC) (EF05MA01) Ler, escrever e ordenar números naturais até a ordem das centenas de milhar com compreensão das principais características do sistema de numeração decimal.
Tipo de questão Múltipla escolha
Unidade 1
Justificativa
a. O aluno pode ter identificado a quantidade de classes do número, mas pode ter confundido a quantidade de ordens ou não conhecer esse conceito. Também é possível que o aluno acredite que há apenas 1 classe, já que não há algarismos na 5ª e na 6ª ordem.
b. O aluno pode ter invertido os conceitos de ordem e de classe.
c. O aluno conseguiu identificar a quantidade de ordens e a quantidade de classes do número 1 108.
d. O aluno pode ter identificado a quantidade de ordens do número, mas pode não entender ou ter confundido o conceito de classe.
Orientação para pautar o planejamento de retomada do objeto de conhecimento e da habilidade relacionada, se necessário Retome com o aluno as características do sistema de numeração decimal, as ordens e as classes que compõem um número, enfatizando o valor posicional dos algarismos. Se julgar conveniente, use o ábaco ou o material dourado para guiar explorações com números naturais de até 6 algarismos, ou seja, números com até 6 ordens.
Leia este poema.
Aguarela
Cheio de folhas, úmido de orvalho, Fresco, à beira de um córrego, crescia Lindo pé de roseira em cujo galho Uma rosa sorria.
O orvalho matinal, que o beija e molha, Desce de cima em brancas névoas finas, E todo o pé salpica, folha a folha, De gotas pequeninas.
[...]
Uma moça gentil sentiu anseio De possuir essa rosa e teve mágoa De não poder colhê-la, com receio De molhar os pés n′água.
[...]
Francisca Júlia. Poesias. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 1962. p. 179-180.
O poema narra acontecimentos que envolvem, sobretudo,
um riacho.
um orvalho
uma rosa.
uma moça.
Resposta - C
Objeto de conhecimento (BNCC) Fluência de leitura para a compreensão do texto
Habilidade (BNCC) (EF35LP05) Ler textos de diferentes extensões, silenciosamente e em voz alta, com crescente autonomia e fluência (padrão rítmico adequado e precisão), de modo a possibilitar a compreensão.
Tipo de questão Múltipla escolha
Justificativa
A - O riacho é secundário no poema, já que se trata do lugar, o espaço que faz parte do cenário.
B - O orvalho aparece somente em duas estrofes, mas é secundário no poema.
C - O poema narra acontecimentos ocorridos com a rosa, ela é a personagem principal dos fatos narrados.
D - A ação da moça também é para com a rosa, o que confirma ser a flor a ênfase do texto.
Orientação para pautar o planejamento de retomada do objeto de conhecimento e da habilidade relacionada, se necessário Pode-se pedir a um grupo de alunos que ensaie a leitura do poema e, depois, leia-o para a turma. Se possível representando as ações das personagens. A leitura expressiva de um texto literário como recurso de criação de efeitos de sentido é uma atividade que desenvolve a habilidade de inferir o efeito de sentido decorrente do uso de palavras, expressões, pontuação expressiva, principalmente se o texto literário estiver em versos.
Acompanhe a leitura com o professor.
Plutão
Negro, com os olhos em brasa, Bom, fiel e brincalhão, Era a alegria da casa O corajoso Plutão.
Fortíssimo, ágil no salto, Era o terror dos caminhos, E duas vezes mais alto Do que seu dono Carlinhos.
Jamais à casa chegara Nem a sombra de um ladrão; Pois fazia medo a cara Do destemido Plutão. [...]
Olavo Bilac. Plutão. Disponível em: Acesso em: 8 jan. 2018.
Pelo que está expresso no poema, assinale a alternativa que indica quem pode ser Plutão:
um menino.
um pássaro.
um brinquedo.
um cachorro.
Resposta: D
Objeto de conhecimento (BNCC) Deduções e inferências de informações
Habilidade (BNCC) (EF03LP10) Inferir informações implícitas de fácil identificação, em textos.
Tipo de questão Múltipla escolha
Justificativa (Destaque em amarelo na letra da alternativa correta)
A O aluno não considera dados que conferem a Plutão atributos mais próximos de animal do que de ser humano.
B O aluno não considera inexistência de atributos de pássaro no texto.
C O aluno não observa que Plutão é caracterizado como ser animado: “fiel”, “brincalhão”, “ágil no salto”, entre outros atributos.
D O aluno relaciona os atributos de Plutão a conhecimentos prévios sobre cachorro: “Bom, fiel e brincalhão”, “Fortíssimo, ágil no salto” e protetor da casa. E faz uma inferência coerente com o texto.
Orientação para pautar o planejamento de retomada do objeto de conhecimento e da habilidade relacionada, se necessário
Esta é uma questão que supõe inferência ou dedução de sentido a partir de dados do texto. Essa é uma habilidade complexa que exige que o aluno tenha vivências textuais variadas e, sistematicamente, seja estimulado a estabelecer relações com base em dados explícitos no texto e em seus conhecimentos prévios para, afinal, chegar a fazer deduções pertinentes ao interpretar um texto.
De maneira sistemática, o professor deve estimular o registro coletivo de respostas a questões inferenciais para que o aluno, pouco a pouco, desenvolva a habilidade.
Estes materiais são parte integrante das coleções da editora Saraiva. Eles poderão ser reproduzidos desde que o título das obras e suas respectivas autorias sejam sempre citadas