Selecione as melhores questões em nosso banco de atividades
1
Pesquise diretamente pela barra de busca abaixo ou filtre as questões escolhendo segmento, disciplina, assunto, tipo de avaliação, ano e/ou competência.
2
Clique no botão [+] abaixo da questão que deseja adicionar a sua prova, ou arraste a questão para o organizador de prova.
3
Use a aba do organizador para excluir ou adicionar as questões de nosso banco para a sua prova.
4
Quando estiver satisfeito com montagem realizada, clique em “Prévia da prova” para visualizar sua prova completa.
5
Se quiser retornar para editar algo clique em “Editar prova”. Caso esteja satisfeito, insira seu nome e e-mail nos campos e clique em “ Finalizar”.
6
Basta acessar os links da prova e gabarito que serão exibidos!
Se você observar o céu à noite, verá que as constelações se deslocam no mesmo sentido que vemos o Sol se deslocar no céu durante o dia.
Isso ocorre devido ao movimento de rotação:
do Sol ao redor da Terra.
das constelações ao redor do Sol.
das constelações ao redor da Terra.
da Terra em torno do próprio eixo.
Objeto de conhecimento (BNCC) Movimento de rotação da Terra
Habilidade (BNCC) (EF05CI11) Associar o movimento diário do Sol e demais estrelas no céu ao movimento de rotação da Terra.
Tipo de questão Múltipla escolha
Capítulo 1
Justificativa
A. O estudante que selecionou esta alternativa indica incorretamente que o Sol gira em torno da Terra.
B. O estudante que selecionou esta alternativa não reconhece que é o movimento de rotação terrestre que causa os fenômenos descritos.
C. O estudante que selecionou esta alternativa não reconhece que é o movimento de rotação terrestre que causa os fenômenos descritos.
D. O estudante que selecionou esta alternativa identificou que o movimento de rotação da Terra em torno de seu próprio eixo é o que causa o movimento aparente do Sol e das constelações no céu.
Orientação para pautar o planejamento de retomada do objeto de conhecimento e da habilidade relacionada, se necessário O professor pode pedir aos estudantes que observem o deslocamento de alguma constelação (como as Três Marias ou o Cruzeiro do Sul) no céu, em diferentes horários da noite. Depois, em sala de aula, os estudantes devem compartilhar suas observações com os colegas e o professor.
PAULA, DE 6 ANOS, MORA EM UM PRÉDIO BRANCO CHEIO DE JANELAS. AO LADO DO PRÉDIO DE PAULA, HÁ UM PRÉDIO MARROM, ONDE MORA JULIANA.
QUAL DOS DOIS PRÉDIOS É MAIS ALTO?
O PRÉDIO DE JULIANA.
O PRÉDIO BRANCO.
O PRÉDIO MARROM.
NENHUM DOS DOIS PRÉDIOS.
Resposta B
Objeto de conhecimento (BNCC) O modo de vida das crianças em diferentes lugares
Habilidade (BNCC) (EF01GE01) Descrever características observadas de seus lugares de vivência (moradia, escola etc.) e identificar semelhanças e diferenças entre esses lugares.
Tipo de questão Múltipla escolha
Capítulo 1
Justificativa
A O aluno que assinala esta alternativa não desenvolveu, ainda, discriminação de características como altura e cor.
B O aluno que assinala esta alternativa desenvolveu a discriminação de características como altura e cor.
C O aluno que assinala esta alternativa não desenvolveu, ainda, discriminação de características como altura e cor.
D O aluno que assinala esta alternativa não desenvolveu, ainda, discriminação de características como altura e cor.
OBSERVE A FOTOGRAFIA ABAIXO.
QUAL PARTE DO CORPO O EQUILIBRISTA DA FOTOGRAFIA ESTÁ USANDO PARA SE APOIAR?
BRAÇOS.
PÉS.
CABEÇA.
MÃOS.
Resposta: D
Objeto de conhecimento (BNCC) Corpo humano
Habilidade (BNCC) (EF01CI02) Localizar e nomear partes do corpo humano, representá-las por meio de desenhos e explicar oralmente suas funções.
Tipo de questão Múltipla escolha
Capítulo 1
Justificativa
A. O estudante que selecionou esta alternativa acredita que o equilibrista da fotografia está usando os braços para se apoiar, e não as mãos.
B. O estudante que selecionou esta alternativa acredita que o equilibrista da fotografia está usando os pés para se apoiar, e não as mãos.
C. O estudante que selecionou esta alternativa acredita que o equilibrista da fotografia está usando a cabeça para se apoiar, e não as mãos.
D. O estudante que selecionou esta alternativa compreende que o equilibrista da fotografia está usando as mãos para se apoiar.
Orientação para pautar o planejamento de retomada do objeto de conhecimento e da habilidade relacionada, se necessário O professor pode levar para a sala de aula fotografias de pessoas realizando diferentes atividades e solicitar aos estudantes que identifiquem as partes do corpo que cada pessoa está usando para realizar cada atividade. Pode também desenhar no quadro de giz a figura de uma pessoa e solicitar aos estudantes que indiquem as partes que o compõe.
OBSERVE COM ATENÇÃO AS FOTOGRAFIAS ABAIXO
COMPARE OS DOCUMENTOS APRESENTADOS ANTERIORMENTE E SELECIONE O QUE UMA CRIANÇA DE 10 ANOS DEVE POSSUIR.
CARTEIRA DE MOTORISTA.
CARTEIRA DE TRABALHO.
CERTIDÃO DE NASCIMENTO.
TÍTULO DE ELEITOR.
Resposta: C
Objeto de conhecimento (BNCC) A noção do “Eu” e do “Outro”: registros de experiências pessoais e da comunidade no tempo e no espaço
Habilidade (BNCC) (EF02HI04) Selecionar e comparar objetos e documentos pessoais como fontes de memórias e histórias nos âmbitos pessoal, familiar e escolar.
Tipo de questão Múltipla escolha
Capítulo 1
Justificativa
A. Ao selecionar esse item, o estudante não percebe que uma criança de 10 anos não pode ter uma carteira de motorista.
B. Ao selecionar esse item, o estudante não percebe que uma criança de 10 anos não pode ter uma carteira de trabalho.
C. O estudante que selecionou essa opção consegue perceber que uma criança de 10 anos já possui uma certidão de nascimento, pois este é o primeiro documento que devemos ter.
D. Ao selecionar o título de eleitor, o estudante não percebe que uma criança de 10 anos ainda não pode votar.
Orientação para pautar o planejamento de retomada do objeto de conhecimento e da habilidade relacionada, se necessário O professor pode analisar cada documento apresentado na atividade e aproveitar a oportunidade para uma maior socialização entre os estudantes, deixando que relatem sobre outros documentos que possuem e como utilizam cada um deles.
Observe os desenhos abaixo.
Valéria elaborou os desenhos acima quando estava visitando diferentes lugares nas suas férias e depois os mostrou aos amigos na escola. Assinale com um X a alternativa que indica corretamente o tipo de representação que Valéria fez dos lugares que conheceu.
Representações diretas dos lugares que visitou.
Fotografias dos lugares que visitou.
Representações imaginárias dos lugares que visitou.
Representações indiretas dos lugares que visitou.
Resposta - A
Objeto de conhecimento (BNCC) Elementos constitutivos dos mapas
Habilidade (BNCC) (EF04GE10) Comparar tipos variados de mapas, identificando suas características, elaboradores, finalidades, diferenças e semelhanças.
Tipo de questão Múltipla escolha
Capítulo 1
Justificativa
A O aluno que assinala esta alternativa identifica corretamente que os desenhos elaborados pela personagem são representações diretas dos lugares visitados por ela.
B O aluno que assinala esta alternativa identifica que a representação usada é direta, mas erra ao apontar a fotografia como técnica usada nessa representação.
C O aluno que assinala esta alternativa não compreende que os desenhos são uma representação direta dos lugares visitados pela personagem.
D O aluno que assinala essa alternativa não compreende que os desenhos são uma representação direta dos lugares visitados pela personagem.
Escolha três objetos que estejam perto de você na sala de aula ou na sua casa e classifique-os quanto ao tipo de material que os compõe.
Os alunos podem citar, por exemplo: a parede, a carteira e o caderno como objetos opacos; copos de vidro, pratos de vidro e janelas como transparentes; papel de seda (utilizado para cozinhar) e alguns tipos de vidro como objetos translúcidos.
No município onde está a escola, há ruas:
a) com nomes indígenas? Se sim, escolha um deles e registre seu significado.
b) com nomes de personalidades da história do país? Se sim, escolha um deles e escreva sobre essa personalidade.
APRESENTE AO GRUPO SITUAÇÕES EM QUE AS REGRAS DE CONVIVÊNCIA COMENTADAS ANTERIORMENTE PODERIAM SER APLICADAS. EM SEGUIDA, COMPARTILHE SE JÁ VIVEU OU PRESENCIOU ESSAS SITUAÇÕES. PARA ISSO, SIGA AS ORIENTAÇÕES:
• LEVANTE A MÃO ANTES DE FALAR.
• ESPERE O COLEGA TERMINAR DE FALAR PARA INICIAR SUA FALA.
• CASO SUA FALA INTERROMPA ALGUÉM, PEÇA DESCULPAS COM GENTILEZA.
• PRESTE ATENÇÃO NO TOM DE VOZ E NA CLAREZA DA SUA FALA DE MODO QUE TODOS POSSAM ENTENDER O QUE VOCÊ ESTÁ DIZENDO.
Represente no geoplano os polígonos anteriores e, em seguida, reproduza-os na malha quadriculada. Use a régua. Escreva ao lado de cada um o número de lados e de vértices que possui.
Ver comentários no Caderno do Professor.
Desde o 1º ano, os alunos têm contato com os polígonos, mas será a primeira vez que a definição será apresentada a eles.
Relacione os polígonos com as faces dos poliedros. Apresentamos os polígonos que eles já conhecem, bem como os nomes deles de acordo com o número de lados. Informe-lhes que todo polígono de quatro lados recebe o nome de quadrilátero. Assim, quadrado, retângulo, trapézio, losango e paralelogramo são exemplos de quadriláteros.
Apresentamos os nomes dos polígonos até 8 lados. Caso os alunos questionem, o de 9 lados se chama eneágono; de 10 lados, decágono; 11 lados, undecágono; 12 lados, dodecágono; 20 lados; icoságono. Os demais não têm nomes especiais. Dizemos, por exemplo, um polígono de 13 lados.
Organize os alunos em grupos. Disponibilize um geoplano e elásticos para cada grupo. Dê um tempo para que os alunos reproduzam os polígonos no geoplano. Confira se estão corretas as representações e, a seguir, oriente-os a representá-los na malha quadriculada pontilhada. Eles deverão utilizar régua e colorir o interior das figuras, transformando-as em superfícies planas.
O geoplano já foi utilizado pelos alunos no 2º ano, Caderno 4. Esse é um material que a escola precisa providenciar, pois ele não acompanha os kits que o Sistema Anglo envia às escolas – a escola recebe apenas um geoplano como modelo. O geoplano é um instrumento utilizado para representar formas geométricas planas. Utilizamos o quadriculado e elásticos, preferencialmente coloridos.
Quilógono.
Qual é o horário em que você:
a) costuma dormir?
b) costuma acordar?
Os exercícios desta aula propõem a medição do tempo decorrido de um acontecimento considerando os hábitos dos alunos. As respostas de cada exercício dependem dos horários informados pelos alunos. Valide as respostas apresentadas.
VAMOS REGISTRAR UMA MESMA QUANTIDADE DE DOIS MODOS DIFERENTES. FAÇA A REPRESENTAÇÃO COM DESENHOS, OU ESCREVA O NÚMERO CORRESPONDENTE.
Respostas possíveis:
VOCÊ SABIA QUE A MÃE DO SABIÁ SABIA QUE O SABIÁ SABIA ASSOBIAR?
DOMÍNIO PÚBLICO.
QUE PALAVRA NO TRAVA-LÍNGUA COMEÇA COM A LETRA M?
A palavra mãe.
QUAL É A SEQUÊNCIA DE POSIÇÃO DAS MÃOS DAS MENINAS PALITO?
Retome a sequência indicada na ilustração das meninas: mãos para baixo, mãos para cima, mãos para trás e verifique se os alunos fizeram essa identificação.
Menos de 20% da população brasileira vive em cidades consideradas de pequeno porte. Assinale com um X a alternativa que indica um motivo pelo qual as pessoas que moram em cidades de pequeno porte se conectam às cidades de porte maior.
Maior oferta de serviços básicos de saúde e educação, por exemplo, nas cidades de porte maior.
Menor oferta de serviços básicos de saúde e educação, por exemplo, nas cidades de porte maior.
Menor oferta de empregos nas cidades de porte maior.
Maior oferta de empregos nas cidades de pequeno porte.
Resposta: A
Objeto de conhecimento (BNCC) Território, redes e urbanização
Habilidade (BNCC) (EF05GE04) Reconhecer as características da cidade e analisar as interações entre a cidade e o campo e entre cidades na rede urbana.
Tipo de questão Múltipla escolha Capítulo 2
Justificativa
A O aluno que assinala esta alternativa reconhece que as cidades de médio e grande porte geralmente possuem oferta de serviços básicos de saúde e educação, por exemplo, maior do que a dos municípios de pequeno porte.
B O aluno que assinala esta alternativa não reconhece que as cidades de médio e grande porte, geralmente, possuem oferta de serviços básicos de saúde e educação, por exemplo, maior do que a dos municípios de pequeno porte.
C O aluno que assinala esta alternativa não reconhece que as cidades de médio e grande porte, geralmente, possuem oferta de empregos maior que a dos municípios de pequeno porte.
D O aluno que assinala esta alternativa não reconhece que as cidades de pequeno porte geralmente possuem oferta de empregos menor que a dos municípios de médio e grande porte.
Ao participarmos de diferentes grupos sociais, desempenhamos também diferentes papéis dentro deles. Há grupos de pessoas que fazem parte de uma classe da escola, de familiares, de amigos do bairro, de pessoas de trabalho, de colegas de esporte e outros. São esses grupos que formam uma comunidade, seja ela de uma escola, bairro ou cidade.
Marque um x na alternativa que descreve qual o seu papel na comunidade escolar.
Estudante.
Secretário.
Professor.
Diretor.
Resposta: a
Objeto de conhecimento (BNCC) O “Eu”, o “Outro” e os diferentes grupos sociais e étnicos que compõem a cidade: os desafios sociais, culturais e ambientais da cidade em que se vive
Habilidade (BNCC) (EF03HI01) Identificar os grupos populacionais que formam a cidade e o município, as relações estabelecidas entre eles e os eventos que marcam a formação da cidade, como fenômenos migratórios (vida rural/vida urbana), desmatamentos, estabelecimento de grandes empresas etc.
Tipo de questão Múltipla escolha
Capítulo 1
Justificativa
A. O aluno compreendeu o seu papel dentro do grupo escolar ao qual pertence.
B. O aluno não reconheceu o seu papel dentro do grupo escolar, confundindo-o com o papel de secretário.
C. O aluno não reconheceu o seu papel dentro do grupo escolar, confundindo-o com o papel de professor.
D. O aluno não reconheceu o seu papel dentro do seu grupo escolar, confundindo-o com o papel de diretor.
Observe os organismos mostrados abaixo.
Elementos representados em tamanhos não proporcionais entre si.
Em uma cadeia alimentar entre esses organismos, o sentido da passagem dos recursos é:
folhas de amoreira lagarta camaleão gavião.
camaleão → lagarta → folhas de amoreira → gavião.
camaleão lagarta → folhas de amoreira gavião
folhas de amoreira → bicho-da-seda → camaleão → harpia.
Resposta: D
Objeto de conhecimento Cadeias alimentares simples
Habilidade (EF04CI04) Analisar e construir cadeias alimentares simples, reconhecendo a posição ocupada pelos seres vivos nessas cadeias e o papel do Sol como fonte primária de energia na produção de alimentos.
Tipo de questão Múltipla escolha
Capítulo 1
Justificativa
a O aluno que seleciona essa alternativa compreende a sequência dos organismos nessa cadeia alimentar, mas se equivoca em relação ao sentido em que ocorre a passagem dos recursos nesta cadeia.
b O aluno que seleciona essa alternativa não compreende as relações alimentares entre os organismos mostrados.
c O aluno que seleciona essa alternativa não compreende a posição dos organismos dessa cadeia alimentar e se equivoca em relação ao sentido em que ocorre a passagem dos recursos nesta cadeia.
d O aluno que seleciona essa alternativa consegue determinar corretamente a posição ocupada pelos organismos dessa cadeia alimentar e também o sentido em que ocorre a passagem dos recursos nesta cadeia.
Orientação para pautar o planejamento de retomada do objeto de conhecimento e da habilidade relacionada, se necessário O professor pode pedir para os alunos que levem para a sala de aula recortes de jornais e revistas com os mais variados tipos de organismos. Em seguida, proponha aos alunos que organizem, em grupos, diferentes cadeias alimentares, sinalizando com setas qual é o sentido correto do fluxo de recursos. Os alunos devem perceber que os seres vivos podem ocupar diferentes posições em diferentes cadeias alimentares, a depender dos organismos envolvidos.
OBSERVE AS IMAGENS DE ANIMAIS ABAIXO.
QUAIS DESSES ANIMAIS COSTUMAM SER CRIADOS NO CAMPO AGROPECUÁRIO?
O CAVALO, O GALO E O MICO SÃO CRIADOS NO CAMPO AGROPECUÁRIO.
O CAVALO E O GALO SÃO CRIADOS NO CAMPO AGROPECUÁRIO.
A ARARA, O CAVALO E O GALO SÃO CRIADOS NO CAMPO AGROPECUÁRIO.
APENAS O CAVALO É CRIADO NO CAMPO AGROPECUÁRIO.
Resposta: B
Objeto de conhecimento Seres vivos no ambiente.
Habilidade (EF02CI04) Descrever características de plantas e animais (tamanho, forma, cor, fase da vida, local onde se desenvolvem etc.) relacionadas à sua vida cotidiana.
Tipo de questão Múltipla escolha Capítulo 1
Justificativa
A. O aluno que seleciona essa alternativa acredita que o mico, além do cavalo e do galo, é criado em campos agropecuários.
B. O aluno que seleciona esta alternativa sabe que cavalos e galinhas costumam ser criados em campos agropecuários e que animais como araras e micos não costumam ser criados no campo agropecuário.
C. O aluno que seleciona esta alternativa acredita que as araras são criadas em campos agropecuários. Talvez ele confunda a ocorrência eventual de araras no campo agropecuário porque esses animais podem ser criados pelo ser humano.
D. O aluno que seleciona essa alternativa não inclui o galo entre os animais que podem ser criados em campos agropecuários.
Orientação para pautar o planejamento de retomada do objeto de conhecimento e da habilidade relacionada, se necessário O professor pode levar vídeos e fotos de seres vivos criados em campos agropecuários, a fim de demonstrar que animais costumam ser encontrados nesse ambiente. Em seguida, juntamente com os alunos, o professor pode fazer um registro coletivo do que foi discutido. Se possível, excursões a sítios e fazendas também são indicadas.
LOGO ABAIXO ESCREVA SEU NOME.
MEU NOME É:
Resposta pessoal.
ALÉM DA HIGIENE, QUE OUTROS HÁBITOS SAUDÁVEIS DEVEMOS CULTIVAR?
Rascunho
Façam a seleção do texto e das imagens que serão usados no anúncio. Escrevam, em uma folha à parte, um rascunho do anúncio publicitário, indicando onde ficarão as imagens e como será o texto.
Lembre-se de falar com clareza para poder ser compreendido por todos. Use sua voz e expressões corporais para dar ênfase a uma informação que considere importante. Esteja atento à sua postura diante do público, procure ser cordial e sorridente para cativar os ouvintes. Se houver dúvidas, repita as informações. Ao final, agradeça a visita e deseje uma boa viagem.
Após a sua apresentação, lembre-se de ouvir a apresentação dos colegas, respeitando a vez de fala de cada um.
Use lápis de cor e régua para traçar os possíveis eixos nas figuras em destaque nos mosaicos. Quantos eixos de simetria puderam ser traçados em cada mosaico e em quais posições?
Há 8 eixos de simetria. Apresentamos 4.
Não há eixo de simetria.
O aluno deve traçar 1 eixo vertical.
O aluno deve traçar 1 eixo vertical e 1 horizontal.
Há apenas 1 eixo vertical.
VOCÊ SE LEMBRA DA LISTA COM OS NOMES DOS COLEGAS DA TURMA? VAMOS RETOMÁ-LA.
NA LISTA DE NOMES DA TURMA, CONTORNE COM UM LÁPIS DA MESMA COR OS NOMES QUE INICIAM COM A MESMA LETRA.
CAMALEÃO
O CAMALEÃO ROSA-CHOQUE OU ROSA-GRENÁ DESPERTOU NUMA MANHÃ TÃO CHEIA DE CORES NO AR DEU BOM DIA PARA A VIOLETA, ROXO E LILÁS LAVOU O SEU ROSTO NO ORVALHO VERDE A BRILHAR EU VISTO A COR QUE EU QUERO SE É SOL EU SOU O AMARELO
SUBIU PELOS GALHOS DA FIGUEIRA E FICOU MARROM ENCONTROU O VAGA-LUME ACESO E VIROU NÉON QUANDO OUVIU O SABIÁ CANTANDO JÁ MUDOU DE TOM QUALQUER COR QUE PINTE PELA FRENTE ELE ACHA BOM EU VISTO A COR QUE EU QUERO SE É SOL EU SOU O AMARELO
PAULO TATIT E ZÉ TATIT. CAMALEÃO. INTÉRPRETE: PALAVRA CANTADA. IN: MIL PÁSSAROS. 1999. CD. FAIXA 8.
QUE COR O CAMALEÃO ADOTA QUANDO ESTÁ AO SOL?
Amarelo.
DEDO MINDINHO SEU-VIZINHO MAIOR DE TODOS FURA-BOLO MATA-PIOLHO.
DOMÍNIO PÚBLICO.
A PALAVRA MINDINHO TERMINA IGUAL A QUE PALAVRA DA PARLENDA?
Espera-se que os alunos sejam capazes de perceber a rima, não sendo necessário que dominem esse conceito. Provavelmente eles dirão “mindinho” e “vizinho”. Faça, então, perguntas relativas à grafia das palavras. Escreva as palavras MINDINHO e VIZINHO na lousa, uma sobre a outra, como no modelo:
MINDINHO VIZINHO
Pergunte o que há de igual entre essas duas palavras. Convide um aluno para ir à lousa circular as partes das palavras que se grafam da mesma forma. Esta é uma ótima oportunidade para que eles avancem em suas hipóteses rumo à construção e à compreensão do nosso sistema de escrita.
A ESCOLA
O FUTEBOL, A QUEIMADA, A PIPA DOURADA, A BONECA SAPECA. A TV. EU E VOCÊ CARA A CARA NO PEGA-PEGA; TUDO AO CONTRÁRIO NO ESCONDE-ESCONDE (EU NO ARMÁRIO!). O CANÁRIO NA GAIOLA, A FIGURINHA, CIRANDA-CIRANDINHA, GIRA A RODA, PULA A BOLA, A BOLA, A BOLA.
TOCA O SINO EU VOU-ME EMBORA PORQUE A HORA (AGORA) É DA ESCOLA.
JOSÉ DE NICOLA. ENTRE ECOS E OUTROS TRECOS. SÃO PAULO: MODERNA, 2012. P. 34.
COMPLETE AS PALAVRAS QUE APARECEM NO POEMA COM AS VOGAIS O, U, I, E, A.
a) Boneca.
b) Bola.
c) Pipa.
d) Figurinha.
e) Gaiola.
f) Canário.
g) Sino.
Estes materiais são parte integrante das coleções da editora Saraiva. Eles poderão ser reproduzidos desde que o título das obras e suas respectivas autorias sejam sempre citadas