Selecione as melhores questões em nosso banco de atividades
1
Pesquise diretamente pela barra de busca abaixo ou filtre as questões escolhendo segmento, disciplina, assunto, tipo de avaliação, ano e/ou competência.
2
Clique no botão [+] abaixo da questão que deseja adicionar a sua prova, ou arraste a questão para o organizador de prova.
3
Use a aba do organizador para excluir ou adicionar as questões de nosso banco para a sua prova.
4
Quando estiver satisfeito com montagem realizada, clique em “Prévia da prova” para visualizar sua prova completa.
5
Se quiser retornar para editar algo clique em “Editar prova”. Caso esteja satisfeito, insira seu nome e e-mail nos campos e clique em “ Finalizar”.
6
Basta acessar os links da prova e gabarito que serão exibidos!
Leia.
Como surgiu o Universo?
A teoria mais aceita para explicar isso é o Big Bang, que diz o seguinte: há muitos bilhões de anos, uma partícula extremamente quente e pesada começou a se “contorcer” e explodiu de um jeito gigantesco. Essa explosão criou uma espécie de bolha quente de matéria que foi expandindo para todos os lados. Conforme ia crescendo, essa bolha passava por mudanças, dando ao Universo a cara que ele tem hoje. Vale lembrar que o Universo não está “pronto” e ainda está se transformando.
Revista Gênios. São Paulo: Alto Astral, ano 5, n. 205, 16 abr. 2009.
LEIA O NOME DE CADA PERSONAGEM.
A) FALE OS NOMES EM VOZ ALTA.
B) PINTE AS SÍLABAS QUE COMEÇAM COM A LETRA L EM CADA UM DESSES NOMES.
C) COPIE, NA LINHA A SEGUIR, AS SÍLABAS QUE VOCÊ PINTOU.
D) NESSES 2 NOMES, A LETRA L ESTÁ:
( ) NO MEIO DA SÍLABA.
( ) NO FINAL DA SÍLABA.
( ) NO INÍCIO DA SÍLABA.
b) LU / LI
c) Lu e li.
d) NO INÍCIO DA SÍLABA.
RELEIA OS VERSOS.
O ANDRÉ MORARIA NA CASA AO LADO. A MARIANA, NA CASA DA FRENTE. O RENATO IRIA MORAR NA ESQUINA. O MARCELO, NO MEIO DO QUARTEIRÃO.
IMAGINE QUE O DESEJO SE REALIZOU: OS AMIGOS MORAM NA MESMA RUA, MAS UMA CASA FICA AO LADO DA OUTRA.
ELES QUEREM COLOCAR O NOME DE CADA UM NAS CASAS.
ESCREVA QUANTAS LETRAS HÁ NO NOME DE CADA AMIGO.
( ) ANDRÉ ( ) MARIANA ( ) RENATO ( ) MARCELO
ANDRÉ 5
MARIANA 7
RENATO 6
MARCELO 7
• DESTAQUE AS FICHAS DA PÁGINA 31. DEPOIS, SIGA AS ORIENTAÇÕES DO PROFESSOR PARA JOGAR COM UM COLEGA.
Se um prato branco e um prato preto forem colocados ao sol, eles vão ficar igualmente quentes?
( ) Sim
( ) Não
Resposta pessoal.
Quando colocamos gelo em um copo com água, o gelo flutua ou afunda? E se colocarmos um prego? Ele flutua ou afunda?
Respostas pessoais.
Examine a tirinha para responder a questão.
No último quadrinho, o comentário do pai de Calvin pode ser entendido como um argumento de teor irônico? Justifique sua resposta.
Sim. O que, no contexto, evidencia a ironia - figura de linguagem por meio da qual se afirma algo esperando que se entenda seu oposto - é o insólito da afirmação, segundo a qual o Mc Donald’s e as Lojas Americanas seriam capazes de manter a unidade nacional. Supõe-se, pelo absurdo da afirmação, que o pai de Calvin não acredite efetivamente no que está dizendo.
Examine a tirinha para responder a questão.
No último quadrinho, o comentário do pai de Calvin pode ser entendido como um argumento de teor irônico? Justifique sua resposta.
Sim. O que, no contexto, evidencia a ironia - figura de linguagem por meio da qual se afirma algo esperando que se entenda seu oposto - é o insólito da afirmação, segundo a qual o Mc Donald’s e as Lojas Americanas seriam capazes de manter a unidade nacional. Supõe-se, pelo absurdo da afirmação, que o pai de Calvin não acredite efetivamente no que está dizendo.
Examine o cartum para responder à questão.
Qual a relação, quanto ao sentido, entre a legenda da faixa e a fala da apresentadora? Explique.
Em primeiro lugar, cumpre assinalar que a legenda estabelece uma relação intertextual com a expressão “viver como se não houvesse amanhã”, que significa viver o momento presente sem se preocupar com o futuro. Por oposição, “viver como se houvesse amanhã” significaria viver importando-se com o futuro.
Diante disso, a fala da apresentadora estabelece uma relação de contraste (ou oposição) com a legenda, uma vez que a personagem demonstra não se importar com o futuro ao comemorar o tempo quente em pleno inverno e ao ignorar os efeitos climáticos de atividades como o desmatamento.
Examine a tirinha para responder a questão.
No último quadrinho, o comentário do pai de Calvin pode ser entendido como um argumento de teor irônico? Justifique sua resposta.
Sim. O que, no contexto, evidencia a ironia - figura de linguagem por meio da qual se afirma algo esperando que se entenda seu oposto - é o insólito da afirmação, segundo a qual o Mc Donald’s e as Lojas Americanas seriam capazes de manter a unidade nacional. Supõe-se, pelo absurdo da afirmação, que o pai de Calvin não acredite efetivamente no que está dizendo.
Na lista abaixo, há palavras escritas com a letra Z.
a) Copie ao lado do zero apenas as palavras que têm Z e que indicam números.
b) Com lápis de cor, pinte na lista acima o nome de um bicho.
A CASA DO SEU DAMIÃO
AQUI ESTÁ A CASA DO SEU DAMIÃO.
AQUI ESTÁ O SACO DE GRÃO DE FEIJÃO QUE ESTAVA NA CASA DO SEU DAMIÃO.
AQUI ESTÁ O RATO QUE FUROU O SACO DE GRÃO DE FEIJÃO QUE ESTAVA NA CASA DO SEU DAMIÃO.
AQUI ESTÁ O GATO QUE PEGOU O RATO QUE FUROU O SACO DE GRÃO DE FEIJÃO QUE ESTAVA NA CASA DO SEU DAMIÃO.
AQUI ESTÁ O CÃO QUE MORDEU O GATO QUE PEGOU O RATO QUE FUROU O SACO DE GRÃO DE FEIJÃO QUE ESTAVA NA CASA DO SEU DAMIÃO.
AQUI ESTÁ A VACA QUE PISOU NO CÃO QUE MORDEU O GATO QUE PEGOU O RATO QUE FUROU O SACO DE GRÃO DE FEIJÃO QUE ESTAVA NA CASA DO SEU DAMIÃO.
AQUI ESTÁ O TATU QUE ARRANHOU A VACA QUE PISOU NO CÃO QUE MORDEU O GATO QUE PEGOU O RATO QUE FUROU O SACO DE GRÃO DE FEIJÃO QUE ESTAVA NA CASA DO SEU DAMIÃO.
DOMÍNIO PÚBLICO.
ESCREVA O NOME DE CADA PERSONAGEM DA LENGA-LENGA.
Damião
tatu
• DESTAQUE ABAIXO A LETRA INICIAL DE SEU NOME. AMPLIE-A NO ESPAÇO ABAIXO E ENFEITE-A ASSIM COMO FEZ ANA.
• DESTAQUE AS FICHAS DA PÁGINA 39. DEPOIS, SIGA AS ORIENTAÇÕES DO PROFESSOR PARA JOGAR COM UM COLEGA.
Será que todos os materiais permitem que a luz os atravesse?
( ) Sim. ( ) Não.
Do que os solos são formados?
Você já brincou com a areia da praia? E com a terra do quintal? Se sim, você certamente já reparou que elas são diferentes, não é? Na composição dos solos em geral, existe areia, que você já conhece, e também argila, material presente no barro, além de húmus, que vem de restos de plantas e animais. Dependendo do tipo de solo, a proporção desses materiais muda. Vamos investigar nesta atividade alguns componentes que formam os solos?
Levantando hipóteses.
O professor vai dividir a classe em grupos. Antes de observarem as diferentes amostras de solo, responda a pergunta:
Que componentes vocês acham que formam o solo?
Resposta pessoal.
As rochas são diferentes?
A crosta terrestre é formada por diferentes tipos de rocha. Nesta atividade, vamos comparar algumas delas.
Levantando hipóteses
O professor vai disponibilizar algumas rochas para o seu grupo. Observe-as e responda às perguntas.
As rochas apresentam as mesmas características? Explique.
As respostas dependem das rochas disponibilizadas.
(Enem)
As my official bio reads, I was made in Cuba, assembled is Spain, and imported to the United States – meaning my mother, seven months pregnant, and the rest of my family arrived as exiles from Cuba to Madrid, where I was born. Less than two months later, we emigrated once more and settled in New York City, then eventually in Miami, where I was raised and educated. Although technically we lived in the United States, the Cuban community was culturally insular in Miami during the 1970s, bonded together by the trauma of exile. What’s more, it seemed that practically everyone was Cuban: my teachers, my classmates, the mechanic, the bus driver. I didn’t grow up feeling different or treated as a minority. The few kids who got picked on in my grade school were the ones with freckles and funny last names like Dawson and O’Neil.
BLANCO, R. Disponível em: http://edition.cnn.com. Acesso em: 9 dez. 2017 (adaptado).
Ao relatar suas vivências, o autor destaca o(a)
qualidade da educação formal em Miami.
prestígio da cultura cubana nos Estados Unidos.
oportunidade de qualificação profissional em Miami.
cenário da integração de cubanos nos Estados Unidos.
fortalecimento do elo familiar em comunidades estadunidenses.
Examine a tirinha para responder a questão.
No último quadrinho, o comentário do pai de Calvin pode ser entendido como um argumento de teor irônico? Justifique sua resposta.
Sim. O que, no contexto, evidencia a ironia - figura de linguagem por meio da qual se afirma algo esperando que se entenda seu oposto - é o insólito da afirmação, segundo a qual o Mc Donald’s e as Lojas Americanas seriam capazes de manter a unidade nacional. Supõe-se, pelo absurdo da afirmação, que o pai de Calvin não acredite efetivamente no que está dizendo.
Examine o cartum para responder à questão.
Qual a relação, quanto ao sentido, entre a legenda da faixa e a fala da apresentadora? Explique.
Em primeiro lugar, cumpre assinalar que a legenda estabelece uma relação intertextual com a expressão “viver como se não houvesse amanhã”, que significa viver o momento presente sem se preocupar com o futuro. Por oposição, “viver como se houvesse amanhã” significaria viver importando-se com o futuro.
Diante disso, a fala da apresentadora estabelece uma relação de contraste (ou oposição) com a legenda, uma vez que a personagem demonstra não se importar com o futuro ao comemorar o tempo quente em pleno inverno e ao ignorar os efeitos climáticos de atividades como o desmatamento.
Texto I
QUAL O PODER DA LEITURA NESTES TEMPOS DIFÍCEIS?
Hoje, é possível dizer que o mundo inteiro é um “espaço em crise”. Uma crise se estabelece de fato quando transformações de caráter brutal – mesmo se preparadas há tempos -, ou ainda uma violência permanente e generalizada, tornam extensamente inoperantes os modos de regulamentação, sociais e psíquicos, que até então estavam sendo praticados. Ora, a aceleração das transformações, o crescimento das desigualdades, das disparidades, a extensão das migrações alteraram ou fizeram desaparecer os parâmetros nos quais a vida se desenvolvia, vulnerabilizando homens, mulheres e crianças, de maneira obviamente bastante distinta, de acordo com os recursos materiais, culturais, afetivos de que dispõem e segundo o lugar onde vivem.
Para boa parte deles, no entanto, tais crises se manifestam em transtornos semelhantes. Vividas como rupturas, ainda mais quando são acompanhadas da separação dos próximos, da perda da casa ou das paisagens familiares, as crises os confinam em um tempo imediato - sem projeto, sem futuro -, em um espaço sem linha de fuga. Despertam feridas antigas, reativam o medo do abandono, abalam o sentimento de continuidade de si e a autoestima. Provocam, às vezes, uma perda total de sentido, mas podem igualmente estimular a criatividade e a inventividade, contribuindo para que outros equilíbrios sejam forjados, pois em nosso psiquismo, como disse René Kaës, uma “crise libera, ao mesmo tempo, forças de morte e forças de regeneração”. “O desastre ou a crise são também, e sobretudo, oportunidades”, escreveram Chamoiseau e Glissant, após a passagem de um ciclone. “Quando tudo desmorona ou se vê transformado, são também os rigores ou as impossibilidades que se veem transformados. São os improváveis que, de repente, se veem esculpidos por novas luzes”.
A leitura pode garantir essas forças de vida? O que esperar dela – sem vãs ilusões – em lugares onde a crise é particularmente intensa, seja em contextos de guerra ou de repetidas violências, de deslocamentos de populações mais ou menos forçados, ou de vertiginosas recessões econômicas?
Em tais contextos, crianças, adolescentes e adultos poderiam redescobrir o papel dessa atividade na reconstrução de si mesmos e, além disso, a contribuição única da literatura e da arte para a atividade psíquica. Para a vida, em suma.
Michèle Petit, A arte de ler ou como resistir à adversidade. São Paulo: ed. 34, 2009.
Responda ao que se pede:
A Você concorda com a autora quando, no último parágrafo, ela se refere à “contribuição única da literatura para a atividade psíquica”, “para a vida, em suma”? Em que consiste essa contribuição? Justifique com base em sua experiência de leitor.
B Reescreva o trecho “de acordo com os recursos materiais, culturais, afetivos de que dispõem e segundo o lugar onde vivem”, substituindo o que está sublinhado por sinônimos e, se for o caso, fazendo as transformações necessárias, de tal forma que o sentido não se altere e a correção se preserve.
A Resposta:
Sim, a leitura das grandes obras literárias contribui para que as pessoas compreendam melhor a vida, os outros e a si mesmos, tornando-as mais humanas.
A leitura de Memórias póstumas de Brás Cubas pode ser uma experiência enriquecedora ao proporcionar ao leitor um “mergulho” na psicologia das personagens.
Grade de pontuação:
(Resposta completa e correta: 1 ponto; resposta completa com incorreção: 0,75; resposta incompleta, isto é, sem a indicação da experiência de leitura: 0,5 ponto; resposta incompleta com alguma incorreção: 0,25.)
B Resposta:
“de acordo com os recursos materiais, culturais, afetivos que possuem (que têm; com que contam etc.) e conforme (consoante, etc.) o lugar onde vivem”.
Grade de pontuação:
(0,5 ponto para cada substituição correta. Obs. erro gramatical: desconto de 0,25).
Examine a tirinha para responder a questão.
No último quadrinho, o comentário do pai de Calvin pode ser entendido como um argumento de teor irônico? Justifique sua resposta.
Sim. O que, no contexto, evidencia a ironia - figura de linguagem por meio da qual se afirma algo esperando que se entenda seu oposto - é o insólito da afirmação, segundo a qual o Mc Donald’s e as Lojas Americanas seriam capazes de manter a unidade nacional. Supõe-se, pelo absurdo da afirmação, que o pai de Calvin não acredite efetivamente no que está dizendo.
Estes materiais são parte integrante das coleções da editora Saraiva. Eles poderão ser reproduzidos desde que o título das obras e suas respectivas autorias sejam sempre citadas