Menu

Monte
sua
prova

Selecione as melhores questões em nosso banco de atividades

Começar
Entendi! Quero começar!

Organize sua prova

Arraste suas questões e solte-as aqui.

Arraste
e solte aqui

Escolha suas questões abaixo

Atividade 02 - Módulo 3 - Brincar em sua companhia - Atividades (pg. 146 - 147) - BY NC 3.0BR

PREENCHA A SEQUÊNCIA COM OS NÚMEROS QUE FALTAM:

Resposta:

Atividade 02 - Língua Portuguesa - Módulo 5 - Siga as instruções! - Atividades - Leitura - BY NC 3.0BR

Você já ouviu falar em origami? É uma técnica japonesa de criar objetos, dobrando papel e sem cortá‑lo ou usar cola. A palavra origami é formada pela união de duas outras palavras japonesas: ori, que significa “dobrar”, e kami, que significa “papel”. Por isso mesmo, essa antiga arte é também conhecida como dobradura.

Leia o texto, observando as imagens.

Origami de cisne

Qual é a utilidade desse tipo de texto?

Resposta:

Esse tipo de texto é útil para ensinar a montar ou a fazer algo.

Atividade 02 - Língua Portuguesa - Módulo 1 - Um conto para sonhar - Atividades (pg. 9) - BY NC 3.0BR

Observe as imagens das capas dos livros para responder às questões oralmente:

O que chamou mais sua atenção nessas capas?

Resposta:

Espera-se que os alunos respondam: as cores, o tamanho das letras e as ilustrações, entre outras observações.

Atividade 02 - Geografia, História - Módulo 4 - Espaços de convivência e memória - Atividades - Um bosque cheio de história - BY NC 3.0BR

O Bosque Estadual João Paulo II (ou Bosque do Papa) é um local:  

(  ) público.

(  ) privado.

• Explique sua resposta.

Resposta:

 público.

O Bosque do Papa é um local público, porque todos os moradores do município e visitantes podem frequentar esse lugar.

Atividade 02 - Língua Portuguesa - Módulo 2 - O conto da vovó Estrela - Atividades - Trocar ideias - BY NC 3.0BR

Você já deve ter ouvido as frases: “Pare de sonhar acordado, menino!” ou “Aquela moça vive sonhando acordada”. O que é para você sonhar acordado?

Resposta:

Espera-se que os alunos respondam que sonhar acordado é desligar-se do mundo à sua volta e ficar fantasiando, fazendo castelos no ar, imaginando coisas diferentes daquelas que vive.

Atividade 02 - Geografia, História - Módulo 4 - Espaços de convivência e memória - Atividades - Em casa - BY NC 3.0BR

Converse com sua família sobre um lugar público do município que vocês costumam frequentar. Sobre esse lugar, escreva:

a) O nome:

b) Três cracterísticas dele.

c) Que atividades costumam realizar lá?

d) Em que dias da semana costumam ir até ele?

Resposta:

Explique os procedimentos desta tarefa por meio de exemplos na lousa. Esses itens serão usados no Projeto município na aula seguinte. Por isso, certifique-se de que todos compreenderam o que deve ser feito.

Atividade 02 - Língua Portuguesa - Módulo 2 - O conto da vovó Estrela - Atividades - Em casa - BY NC 3.0BR

A vovó Estrela

Um dia, um menino resolveu parar de falar. O gato lhe perguntou por que, mas o menino não respondeu. O gato então lhe disse:

— Quer saber? Vou fazer a mesma coisa!

E parou de ronronar. Ao ver aquilo, a casa não abriu as janelas e as flores do jardim fecharam suas pétalas. O sol, furioso por não ser mais admirado, resolveu parar de brilhar. E nesse mesmo instante a lua e as estrelas se apagaram. Todas as estrelas, menos uma, ninguém sabe por quê. Ela desceu até o sonho do neto que acabava de adormecer e murmurou em seu ouvido:

— Eu continuo amando você, meu netinho! Vou contar uma história enquanto você dorme.

A história da vovó Estrela é a seguinte.

“Um dia, um menino resolveu parar de falar. O gato perguntou-lhe por que, mas ele não respondeu. O gato então lhe disse:

— Quer saber? Vou fazer a mesma coisa!

E parou de ronronar. Ao ver aquilo, a casa não abriu as janelas e as flores do jardim fecharam suas pétalas. O sol, furioso por não ser mais admirado, resolveu parar de brilhar. E nesse mesmo instante a lua e as estrelas se apagaram. Todas as estrelas, sem exceção. Bruscamente, fez-se uma escuridão tremenda. Tudo ficou tão escuro que ninguém enxergava mais nada. E por isso as pessoas decidiram parar de guerrear”.

O silêncio da paz que voltara acordou o menino. Radiante de felicidade ele voltou a falar como antes. O gato foi se esfregar nele, ronronando. A casa abriu as janelas para deixar entrar o vento, que trazia a paz. As flores do jardim abriram suas pétalas. O sol raiou novamente, e, quando a noite caiu, as estrelas, todas as estrelas, brilharam. Naquela noite, o menino contemplou com ternura o céu onde vivia sua maravilhosa avó.

Se uma criança e uma avó podem parar uma guerra, que dirá os homens, se...

... se cada um lembrar que um dia foi criança, com seus medos e esperanças;

se todos, ao olhar para o céu, constatarem que lá não existe nenhuma fronteira, nenhuma bandeira, nenhuma barreira;

se o mundo se preocupar mais com o que pensariam do nosso mundo as avós que já se foram;

se simplesmente admitirmos que todos os seres vivos têm diferenças e todos têm seu lugar em nosso planeta;

se sonharmos com outra realidade;

se...

Mario Urbanet. Pequenos contos para sonhar: histórias tradicionais de muitos lugares. Tradução de Eduardo Brandão. São Paulo: Companhia das Letrinhas, 2012. p. 28-31.

No texto “A vovó Estrela”, o narrador afirma que “Se uma criança e uma avó podem parar uma guerra, que dirá os homens”. Mas ele também diz que os homens só podem parar uma guerra “se...”. Escreva duas atitudes humanas que poderiam evitar as guerras.

Resposta:

O aluno poderá copiar qualquer das frases a seguir:

“se cada um lembrasse que um dia foi criança, com seus medos e esperanças;”

“se todos, ao olhar para o céu, constatassem que lá não existe nenhuma fronteira, nenhuma bandeira, nenhuma barreira;”

“se o mundo se preocupasse mais com o que pensariam do nosso mundo as avós que já se foram;”

“se simplesmente admitíssemos que todos os seres vivos têm diferenças e todos têm seu lugar em nosso planeta;”

“se sonhássemos com outra realidade”.

Atividade 02 - Língua Portuguesa - Módulo 4 - Escolha a sua bike, lendo o infográfico! - Atividades - Estudo da língua: Emprego de c ou qu - BY NC 3.0BR

Escreva três palavras com:

a) qu com som /k/:

b) c com som /k/:

c) c com som /s/: 

Resposta:

a) Respostas possíveis: quilo, duque, buquê, craque, quiabo, queijo.

b) Respostas possíveis: caso, colo, cubo, caminho, recado, calcular, taco, rico.

c) Respostas possíveis: celular, ácido, cintura, cegonha, receber, certo, cidade.

Atividade 02 - Geografia, História - Módulo 2 - Maquetes de um município - Atividades - Explorar representações - BY NC 3.0BR

Construindo a maquete de um município

Siga as orientações do professor e organize-se para iniciar o trabalho.

Para trabalhar em grupo é necessário:

. manter um clima de coleguismo, evitando desentendimentos;

. respeitar as ideias, as sugestões e o trabalho dos colegas;

. participar ativamente da realização do trabalho;

. dividir o trabalho de forma justa;

. ajudar os colegas, se necessário;

. não querer mandar nos colegas;

. fazer sua parte da melhor forma possível.

Para construir uma maquete, em primeiro lugar é necessário planejamento.

a) Pensem no espaço que deverão representar.

b) Façam um esboço numa folha de papel do que pretendem fazer.

c) Façam uma lista com tudo que querem representar.

d) Façam uma lista do material necessário.

e) Mostrem para o professor.

Atividade 02 - Geografia, História - Módulo 3 - Representando um município por meio de planta baixa - Atividades - Explorar representações - BY NC 3.0BR

No canto direito da folha, na parte de baixo, façam a legenda dos elementos representados. Ao terminar, mostrem para o professor e aguardem a aprovação dele antes de passar à etapa seguinte.

Atividade 02 - Geografia, História - Módulo 5 - Todo município tem história - Atividades - Em casa - BY NC 3.0BR

Observe os códigos a seguir:

• Troque os símbolos pelas letras e decifre o enigma.

Resposta:

Atividade 02 - Língua Portuguesa - Módulo 6 - Enunciados de tarefas escolares - Atividades - Estudo da língua: Letra h - BY NC 3.0BR

Escreva três outras palavras iniciadas com h.

Resposta:

Resposta possível: homem, hora, Henrique.

Atividade 02 - Matemática - Módulo 1 - Sistema de Numeração Decimal - Atividades - Em casa - BY NC 3.0BR

Faça o que se pede nos itens.

a) Componha os números formados por:

700 + 50 + 2 = 300 + 3 = 200 + 40 = 500 + 80 = 3 000 + 400 + 60 = 1 900 + 60 = 6 000 + 300 + 60 = 2 000 + 20 = 8 000 + 8 = 4 000 + 40 =

b) Componha os números formados por:

5 centenas + 5 dezenas + 6 unidades:            +             +               =            

2 centenas + 3 dezenas + 8 unidades:             +             +                =         

4 centenas + 8 dezenas:              +              =              

7 centenas + 8 unidades:              +               =             

4 milhares + 3 centenas + 5 dezenas+ 1 unidade:                +            +               +           =             

Resposta:

a) 

700 + 50 + 2 = 752 300 + 3 = 752 200 + 40 = 240 500 + 80 = 580 3 000 + 400 + 60 = 3 460 1 900 + 60 = 1 960 6 000 + 300 + 60 = 6 360 2 000 + 20 = 2 020 8 000 + 8 = 8 008 4 000 + 40 = 4 040

b)

5 centenas + 5 dezenas + 6 unidades:     500      +     50        +       6        =      556      

2 centenas + 3 dezenas + 8 unidades:    200         +    30         +       8         =   238      

4 centenas + 8 dezenas:   400           +     80         =     480         

7 centenas + 8 unidades:      700        +     8          =     708        

4 milhares + 3 centenas + 5 dezenas+ 1 unidade:    4000            +    300        +    51           +    1       =   4351         

Atividade 02 - Matemática - Módulo 3 - Algoritmos da adição - Atividades - Em casa - BY NC 3.0BR

Use o algoritmo convencional para calcular as adições:

a) 456 + 380 =

b) 715 + 255 =

c) 346 + 270 =

d) 525 + 185 =

e) 465 + 338 =

f) 738 + 261 =

Resposta:

a) 836

b) 970

c) 616

d) 710

e) 803

f) 999

Atividade 02 - Matemática - Módulo 3 - Algoritmos da adição - Exercícios (pg. 44) - BY NC 3.0BR

Calcule as adições usando o algoritmo convencional.

a) 139 + 69 =

b) 55 + 217 =

c) 189 + 915 =

d) 616 + 194 =

Resposta:

a) 208

b) 272

c) 1 104

d) 810

Atividade 02 - Módulo 3 - Brincar em sua companhia - Atividades (pg. 137 - 138) - BY NC 3.0BR

QUAL FOI A CARACTERÍSTICA USADA PARA AGRUPAR ESTES BRINQUEDOS?

Resposta:

O critério usado para agrupar esses brinquedos é sua origem material, no caso, o metal. Outras respostas esperadas: os brinquedos são elétricos, produzem som, precisam de pilha, bateria ou energia elétrica para funcionar.

Atividade 02 - Língua Portuguesa - Módulo 1 - Um conto para sonhar - Atividades - Estudo da língua: Ordem alfabética - BY NC 3.0BR

Onde encontramos palavras ou nomes organizados em ordem alfabética?

Resposta:

Encontramos palavras ou nomes organizados em ordem alfabética em agendas, na lista dos alunos de uma turma, na relação de contatos no telefone celular, em dicionários e enciclopédias, no índice de livros de receitas culinárias, na disposição de livros nas estantes de bibliotecas, na organização de medicamentos nas prateleiras de farmácias, etc.

Atividade 02 - Geografia, História - Módulo 4 - Espaços de convivência e memória - Atividades - Os lugares de convivência e seus nomes - BY NC 3.0BR

Contorne o nome dos lugares de acordo com a legenda.

Resposta:

Atividade 02 - Língua Portuguesa - Módulo 2 - O conto da vovó Estrela - Atividades (pg. 25) - BY NC 3.0BR

Observe a imagem e responda oralmente à questão a seguir:

Por que o garoto está sorrindo?

Resposta:

Ele está sorrindo porque imagina uma cena em que as pessoas estão felizes e em paz.

Atividade 02 - Geografia, História - Módulo 5 - Todo município tem história - Atividades - Explorar documentos - BY NC 3.0BR

Leia o relato de Raymundo Cláudio da Silva sobre a primeira vez que viu Brasília, em 1959.

Eu trabalhava no sul de Minas Gerais, em Itajubá, no DER (Departamento de Estrada e Rodagem). Lá eu realizava um serviço de terraplanagem no campo de pouso de aviões. Um dos engenheiros me perguntou se eu queria fazer um trabalho em Brasília. Sou agrimensor, meu trabalho era muito importante na cidade que estava sendo construída. Eu disse que iria, meus irmãos já estavam trabalhando lá, tinham um escritório.

Eu fui de Minas para São Paulo de caminhão, demorou dois dias. De lá, fui de avião até Brasília. Cheguei à noite. A cidade estava cheia, toda iluminada, mesmo antes de ser inaugurada, movimentada. Tudo estava sendo construído, muita tábua, muita gente.

Peguei um táxi e fui até a Cidade Livre, cidade de tábua (hoje, Núcleo Bandeirantes), onde moravam os trabalhadores e meus irmãos. Ali, todo mundo, engenheiros, operários, moravam, comiam e se divertiam juntos.

Glossário Terraplanagem: atividade que usa máquinas para tornar um terreno plano. Agrimensor: profissional que realiza medições em áreas urbanas e rurais. Essas informações são usadas para a construção de mapas, divisão de terrenos, nivelamento de solo e monitoramento ambiental.

Assinale com um X os meios de transporte utilizados pelo agrimensor em seu trajeto.

Resposta:

Atividade 02 - Língua Portuguesa - Módulo 2 - O conto da vovó Estrela - Atividades - Estudo da língua: Consulta ao dicionário - BY NC 3.0BR

Discuta as atividades a seguir com o colega; em seguida, resolva-as com ele.

• Contorne de azul a palavra que você encontrará em um dicionário:

a) estuda ou estudar.

b) aluna ou aluno.

c) flor ou flores.

d) caderninho ou caderno.

Resposta:

a) estudar

b) aluno

c) flor

d) caderno

Atividade 02 - Língua Portuguesa - Módulo 4 - Escolha a sua bike, lendo o infográfico! - Atividades - Estudo da língua: Emprego de g ou gu - BY NC 3.0BR

Leia em voz alta as palavras do quadro. Agrupe-as nas colunas correspondentes. Fique atento no som representado pelas letras j e g.

manga – mangueira – sunga – sangue – imagem – foguete – guloso – galo – girassol – regente – regular – girafa – goma – ginástica – guindaste – vagem – guitarra – águia

Resposta:

Atividade 02 - Geografia, História - Módulo 1 - O que é um município? - Atividades - Em casa - BY NC 3.0BR

Observe as imagens.

Que tipo de paisagem está retratado em todas as imagens?

Resposta:

As imagens mostram paisagens urbanas.

Atividade 02 - Geografia, História - Módulo 2 - Maquetes de um município - Atividades - Em casa - BY NC 3.0BR

Use o Anexo 3 para montar um diagrama com o nome de cinco espaços do município representados pelos grupos da sua classe. Para isso:

a) Defina os nomes dos lugares que quer colocar. Por exemplo: zona rural, quarteirão, parque, etc. Anote-os nas linhas do anexo.

b) Escreva as palavras anotadas no quadro do anexo, colocando uma letra em cada quadrinho. Espalhe as palavras para formar o diagrama. Elas podem estar escritas no sentido vertical (de cima para baixo) ou no sentido horizontal (da esquerda para a direita).

c) Preencha os quadrinhos restantes com outras letras quaisquer.

Atividade 02 - Língua Portuguesa - Módulo 3 - A notícia e o leitor - Atividades - Trocar ideias - BY NC 3.0BR

Você já estudou a notícia no 2º ano e conheceu as partes que a formam, ou seja, como ela se compõe, para que serve a foto e a legenda (foto-legenda), etc. Sabe que a notícia tem por função contar ao leitor os fatos importantes que ocorrem no mundo. Neste Módulo, você vai pôr em prática seus conhecimentos e obter outros.

Acompanhe a leitura do professor.

Simone Machado Colaboração para o UOL, em São José do Rio Preto 29/08/2019 17h22

Já passou de 60 horas o incêndio em uma área de preservação permanente, em Castilho, interior de São Paulo. A área devastada pelo fogo é de aproximadamente dois mil hectares, o equivalente a dois mil campos de futebol, segundo a Companhia Energética de São Paulo (Cesp)concessionária responsável pela preservação da mata.

Na man hã de hoje a Defesa Civil Estadual enviou uma aeronave para ajudar no combate às chamas. O avião tanque tem capacidade para transportar 1.800 litros de água e líquido gerador de espuma que suprime o calor. Além da aeronave, dois helicópteros Águia da PM, dois caminhões do Corpo de Bombeiros e dois caminhões pipas de usinas da região ajudam no controle do incêndio. Pelo menos 40 homens trabalham no local.

Há dificuldade para controlar as chamas, já que se trata de uma área com solo pantanoso e de mata fechada, apenas aeronaves conseguem chegar até os focos. Bombeiros em solo trabalham no isolamento do fogo para que ele não atinja pastagens vizinhas.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, o fogo começou em uma plantação de cana-de-açúcar, na noite de segunda-feira. Até esta tarde os bombeiros continuam no trabalho de combate às chamas. Não há previsão para o término dos trabalhos.

Animais de pequeno porte não conseguiram fugir do local e morreram carbonizados; outros danos ambientais ainda não foram calculados. “No momento, a prioridade está no combate às chamas, com posterior avaliação dos demais impactos”, diz trecho da nota enviada pela Cesp.

A concessionária explicou ainda que “comunicou às autoridades sobre a ocorrência para apuração dos fatos, tendo em vista que foram identificados pelo menos dois focos iniciais de incêndio, distantes cerca de três quilômetros, um deles em área não pertencente à CESP”.

A área é conhecida como Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Foz do Aguapeí e tem 8.353 hectares. O local serve de abrigo para diversos animais silvestres.

Meio Ambiente. UOL. Disponível em: https://noticias.uol.com.br/meio-ambiente/ultimas-noticias/ redacao/2019/08/29/incendio-em-area-de-preservacao-no-interior-de-sp-ja-dura-3-dias.htm. Acesso em: 28 jul. 2020.

Glossário Área de preservação permanente: área protegida que tem por função, por exemplo, preservar as nascentes e cursos de água, a paisagem, a diversidade da vida, o fluxo dos animais, o bem-estar dos seres humanos. Companhia Energética de São Paulo (Cesp): produtora de energia elétrica do Estado de São Paulo. Concessionária: empresa que recebe o direito, a permissão (neste caso, do governo) de explorar serviços de utilidade pública. Defesa Civil Estadual: uma organização cujas ações são de socorro, de assistência e de reconstrução destinadas a evitar ou minimizar desastres naturais ou não. PM: Polícia Militar. Carbonizados: queimados, reduzidos a carvão.

Um leitor não interessado na notícia divulgada poderia saber que esse fato aconteceu apenas com as informações acima? Por quê?

Resposta:

Possivelmente sim, pois esses componentes da notícia trazem as informações básicas: o que acontece e onde.

Atividade 02 - Língua Portuguesa - Módulo 5 - Siga as instruções! - Atividades - Em casa - BY NC 3.0BR

As instruções do texto para construir um cata‑vento estão fora de ordem. Leia.

Nome da brincadeira: cata-vento

Faça um corte em cada marca. Junte as pontas do quadrado e dobre o papel, para que ele tenha a marca de quatro triângulos. Espete o cata-vento no canudo ou no palito de churrasco. Corte o papel em formato de quadrado. Prenda as pontas juntas com um alfinete. Faça as pontas se encontrarem no centro do papel.

Mapa do brincar. Folha de S.Paulo. Disponível em: http://media.folha.uol.com.br/ mapadobrincar/2011/12/09/catavento_aracuai_mg.pdf. Acesso em: 30 jul. 2020.

a) Você acha possível construir um cata‑vento seguindo os passos nessa ordem? Por quê?

b) Agora, vamos ordenar as partes do texto. Há quatro passos que não estão numerados. Numere‑os seguindo a ordem correta.

(  ) Espete o cata‑vento no canudo ou no palito de churrasco.

(2) Junte as pontas do quadrado e dobre o papel, para que ele tenha a marca de quatro triângulos.  

(  ) Faça as pontas se encontrarem no centro do papel.  

(  ) Faça um corte em cada marca.

(1) Corte o papel em formato de quadrado.  

(  ) Prenda as pontas juntas com um alfinete.

Resposta:

a) Não é possível, porque cada passo deve ser seguido do outro, até finalizar a construção. Caso contrário, o objeto não será produzido.

b) 6, 2, 4, 3, 1 e 5.

Atividade 02 - Língua Portuguesa - Módulo 6 - Enunciados de tarefas escolares - Atividades - Leitura - BY NC 3.0BR

Você sabia que, se prestarmos atenção em alguns elementos dos enunciados escolares, poderemos entendê-los melhor? Vamos começar a ver como se faz isso lendo um enunciado da disciplina de Ciências sobre a região do Cerrado. Acompanhe a leitura do professor.

Um grupo de turistas foi fazer um passeio para observar a fauna e a flora da região do Cerrado. Leia a seguir as características dos animais e relacione -as com as fotografias que eles tiraram.

( A ) Seu canto pode ser ouvido a grandes distâncias. Anda e corre pelo chão. Voa pequenos trechos.

( B ) Tem um focinho longo e não tem dentes. Usa suas garras dianteiras para escavar vários formigueiros e cupinzeiros, depois usa a língua comprida para capturar suas presas.

( C ) Alimenta-se de animais vivos ou mortos. Pode ser visto voando com urubus.

( D ) Não vive em bando, mas sozinho, e é um animal inofensivo. Alimenta -se de pequenos animais e de frutos do Cerrado, como o araticum e a lobeira.

Ana Cristina Delgado Fontes [e outros]. Anglo. Ensino Fundamental 1. 2º  ano: Matemática e Ciências. Caderno 4. 2. ed. São Paulo: Somos Sistemas de Ensino, 2020. p. 204.

Agora, leia também em voz alta o que o enunciado pede.

a) Quais são os verbos em forma de ordem que indicam o que você deverá fazer para responder?

b) Relacionar é ligar uma coisa à outra, encontrando semelhanças entre elas. O que você deve relacionar para responder à questão de Ciências?

Resposta:

“Leia a seguir as características dos animais e relacione-as com as fotografias que eles tiraram.”

a) Os verbos são “leia” e “relacione”.

b) Resposta esperada: Devo relacionar as características dos animais com as fotografias.

Atividade 02 - Matemática - Módulo 1 - Sistema de Numeração Decimal - Atividades - Compor números - BY NC 3.0BR

Componha os números formados por:

a) 1 centena + 7 dezenas + 5 unidades:      +       +       =

b) 4 centenas + 5 dezenas +1 unidade:         +          +         =

c) 6 centenas + 3 dezenas + 8 unidades:        +       +       =

d) 5 centenas + 4 dezenas:         +      =

e) 7 centenas + 2 unidades:        +      =

f) 1 milhar + 4 centenas + 5 dezenas + 1 unidade:

           +           +          +         =

Resposta:

a) 1 centena + 7 dezenas + 5 unidades: 100 + 70 + 5 =175

b) 4 centenas + 5 dezenas +1 unidade:400 + 50 + 1 = 451

c) 6 centenas + 3 dezenas + 8 unidades:600 + 30+ 8 =638

d) 5 centenas + 4 dezenas:500 + 40 = 540

e) 7 centenas + 2 unidades: 700 + 2 = 702

f) 1 milhar + 4 centenas + 5 dezenas + 1 unidade:

  1000 +400 +  50 + 1 =  1451

Atividade 02 - Matemática - Módulo 4 - Algoritmos da subtração - Exercícios (pg. 56 - 57) - BY NC 3.0BR

Use o material base 10 e o ábaco de papel para resolver a questão.

Faça o registro matemático das situações a seguir.

a) De 80 tirar 17:

b) De 28 tirar 9:

c) De 143 tirar 26:

d) De 123 tirar 15:

Resposta:

a) 80 - 17 = 63

b) 28 - 9 = 19

c) 43 - 26 = 117

d) 123 - 15 = 108

Atividade 02 - Matemática - Módulo 3 - Algoritmos da adição - Atividades - O projeto de leitura e escrita - BY NC 3.0BR

Angélica também se envolveu com o projeto de leitura e escrita da escola. Ela já leu um livro com 68 páginas e outro com 75. Quantas páginas ela leu até o momento?

Resposta:

Resposta:

68 + 75 = 143

Resposta: Angélica leu 143 páginas.

Estes materiais são parte integrante das coleções da editora Saraiva. Eles poderão ser reproduzidos desde que o título das obras e suas respectivas autorias sejam sempre citadas