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Matemática Questão 01 - FUVEST 2017 2ª fase - 3º dia

Considere uma folha de papel retangular com lados 20 cm e 16 cm. Após remover um quadrado de lado x cm de cada um dos cantos da folha, foram feitas 4 dobras para construir uma caixa (sem tampa) em forma de paralelepípedo reto-retângulo com altura x cm. As linhas tracejadas na figura indicam onde as dobras foram feitas.

a) Expresse o volume da caixa em função de x.

b) Determine o conjunto dos valores de x para os quais o volume da caixa é maior ou igual a 384 cm3.

Resposta:

a)

A área da base é (16 – 2x)(20 – 2x) cm2, ou seja, 4(8 – x)(10 – x) cm2. Como a altura é x cm, o volume da caixa é dado por 4x(8 – x)(10 – x) cm3, com 0<x<8.

Resposta: 4x(8 – x)(10 – x) cm3.

b) De , tem-se:

Por uma pesquisa de raízes racionais, pode-se concluir que 2 é um zero do polinômio.

Os zeros de x2 – 16x + 48 são 4 e 12.

Logo, 

Com a condição 0<x<8, conclui-se que o volume da caixa é maior ou igual a 384 cm3 se, e somente se, 

Resposta: [2, 4].

Matemática Questão 01 - FUVEST 2023 - 2ª Fase - 2º dia

Duas empresas de entrega de mercadorias, A e B, são concorrentes. A empresa A cobra R$ 4,00 por quilo da encomenda e mais R$ 30,00 de taxa fixa. Já a tarifa da empresa B é de R$ 6,00 por quilo, sem taxa fixa, para encomendas de até 30 quilos; para encomendas de mais de 30 quilos, a empresa B cobra R$ 2,00 por quilo, mais uma taxa fixa de R$ 120,00.

a) Dê a expressão da função que descreve a tarifa cobrada pela empresa A em termos do peso x da encomenda.

b) Para qual intervalo de pesos é mais barato pedir uma entrega pela empresa A do que pela empresa B?

c) Um cliente solicitou duas encomendas: uma entregue pela empresa A, e outra, pela empresa B, com peso total de 200 quilos. Quais são as possíveis maneiras de distribuir esse peso entre as duas empresas, sabendo que a tarifa de entrega total foi de R$ 850,00?

Resposta:

Sejam PA(x) e PB(x) os preços a serem pagos na entrega realizada pela empresa A e pela empresa B, respectivamente, no transporte de x quilos de mercadoria.

a) Do enunciado, vem que PA(x) = 4x + 30.

b) Do enunciado, tem-se .

Para que a entrega feita pela empresa A seja mais barata que a feita pela empresa B, é preciso que PA(x)

Matemática Questão 01 - FUVEST 2019 2ª fase - 2º Dia

Resolva os três itens abaixo.

a) O primeiro termo de uma progressão geométrica de razão positiva é 5, e o terceiro termo é 45. Calcule a soma dos 6 primeiros termos dessa progressão.

b) Calcule a soma dos números inteiros positivos menores do que 112 e não divisíveis por 4.

c) A soma dos n primeiros termos de uma progressão aritmética é n(2n + 1), qualquer que seja n ≥ 1. Encontre o vigésimo termo dessa progressão.

Resposta:

a) Sendo q, q>0 a razão da PG, tem-se:  Assim, a soma dos 6 primeiros termos (S6) dessa PG é dada por  Resposta: 1820

b) Note-se inicialmente que os números inteiros positivos menores do que 112 que são múltiplos de 4 formam a PA de razão 4 (4, 8, ..., 108) Sendo n o número de termos dessa PA, tem-se  A soma S dos termos dessa PA é  A soma pedida T é dada pela diferença entre a soma dos números inteiros positivos menores que 112 e S, nesta ordem. Desse modo

Resposta: 4704

c) Sendo Sn = n(2n + 1), o vigésimo termo (a20) é dado por:

Resposta: 79

Matemática Questão 01 - FGV-SP 2021 - Economia - 2ª Fase

Considere a sequência de funções definida recursivamente por  para n ≥ 1. O valor de f4(1) é



( a )

( b )

( c )

( d )

( e )

Resposta:

Do enunciado vem:

                                                                         

Matemática Questão 01 - FUVEST 2025 - 2ª Fase - 2º dia

Uma papelaria oferece três diferentes promoções:

Com base nessas informações, responda:

a) Escreva um sistema de três equações cujas incógnitas C, L e N representam, respectivamente, os preços do caderno de capa dura, da caixa de lápis de cor e do conjunto de canetas.

b) Considerando apenas as promoções II e III, qual é a soma dos preços da caixa de lápis de cor e do conjunto de canetas?

c) A soma dos preços da caixa de lápis de cor e do conjunto de canetas é a mesma nas três promoções e o valor dessa soma depende do preço do caderno de capa dura. Suponha que, em apenas duas das promoções, o preço do caderno de capa dura seja o mesmo, sendo esse preço maior que a soma dos preços da caixa de lápis de cor e do conjunto de canetas. Nessas condições, quais promoções possuem o mesmo preço para o caderno de capa dura?

Resposta:

a) Promoção I: 2C + 1L + 1N = 86

Promoção II: 3C + 3L + 3N = 174

Promoção III: 3C + 2L + 2N = 142

Portanto, o sistema será da forma:

b) Considerando apenas as promoções II e III, têm-se as seguintes equações:

Promoção II: 3C + 3L + 3N = 174

Promoção III: 3C + 2L + 2N = 142

Subtraindo a equação da promoção III da equação da promoção II, tem-se:

Logo, a soma dos preços de uma caixa de lápis de cor e um conjunto de canetas é R$ 32,00.

c) Considerando L + N = K, têm-se as seguintes equações:

Promoção I: 2C + K = 86

Promoção II: 3C + 3K = 174

Promoção III: 3C + 2K = 142

Do enunciado, é necessário que C>K e que o valor do caderno de capa dura seja igual em apenas duas promoções. Logo, existem 3 cenários possíveis para essa igualdade:

1) Promoção I e promoção II:

2) Promoção I e promoção III:

3) Promoção II e promoção III:

Como C>K apenas no segundo cenário, onde C = 30 e K = 26, o caderno de capa dura terá o mesmo preço nas promoções I e III.

Matemática essencial - 1º bimestre - Questão 1 - Matemática - PNLD 2020 - 6º ano

Observe a reta numérica a seguir e responda as questões abaixo.

a) Qual é o menor número par?

b) Qual número ímpar está entre 11 e 15?

c) Quantos números apresentados nessa reta têm o algarismo 1 com valor posicional 10?

Resposta:

Habilidade avaliada: Identificar os números naturais, reconhecer que o zero é o menor número natural par, identificar um número ímpar em um intervalo de números naturais e reconhecer o valor posicional dos algarismos no sistema decimal indo-arábico.

Essa questão se relaciona à habilidade EF06MA01 da BNCC: Comparar, ordenar, ler e escrever números naturais e números racionais cuja representação decimal é finita, fazendo uso da reta numérica.

Respostas:

a) 0.

b) 13.

c) 6.

Espera-se que os alunos reconheçam que a sequência de números naturais é composta de números pares sucedidos alternadamente por números ímpares. Na questão A, uma resposta diferente pode estar relacionada à ideia de que o zero representa nenhuma quantidade e por isso não pode ser par nem ímpar, um conceito herdado da subtração de quantidades iguais. A reta numérica é um recurso para mostrar que zero é um algarismo e que ocupa uma posição na sequência dos números naturais. É interessante salientar que o zero não era representado em alguns sistemas de numeração antigos e que teve enorme importância no desenvolvimento de outros sistemas, como o dos maias e o indo-arábico que usamos, que permite escrever qualquer número com apenas dez algarismos. Se ocorrer algum caso dessa natureza, retome a sequência dos números naturais, indicando que surgiram com base no processo de contagem progressiva e regressiva.

Na questão B, como a compreensão do conceito de par e ímpar está associada à sequência dos números naturais, conhecimento que já faz parte do repertório dos alunos de anos anteriores, uma eventual resposta equivocada pode estar relacionada à dúvida se os extremos do intervalo enunciado, entre 11 e 15, estão incluídos. Mas atente-se para observar se houve alguma dificuldade para estabelecer o número 13 como par ou ímpar. Se for o caso, lembre os alunos de que números pares representam um agrupamento de duplas de objetos, sem sobrar nenhum.

Na questão C, um equívoco possível é indicar como 5 a quantidade de números que têm o algarismo 1 com valor posicional 10, talvez porque entendam que a resposta correta inclui os números de 10 a 15 e tenham obtido esse valor ao subtrair 10 de 15. Outras respostas possivelmente se devem ao fato de o aluno não associar a expressão valor posicional com o valor do algarismo em cada posição que ocupa no número. Reforce esse conhecimento, separando as ordens e oferecendo novos exemplos e novos desafios para que eles resolvam com segurança.

Matemática essencial - 1º bimestre - Questão 1 - Matemática - PNLD 2020 - 9º ano

Observe os seguintes números irracionais:

−2√7             √3              π              2√2              −√20

Na reta numérica abaixo, identifique a posição adequada para cada um dos números irracionais apresentados, preenchendo os quadros correspondentes.

Resposta:

Habilidade avaliada: comparar números irracionais e estimar a localização na reta numérica.

Essa questão se relaciona à habilidade EF09MA02 da BNCC: Reconhecer um número irracional como um número real cuja representação decimal é infinita e não periódica, e estimar a localização de alguns deles na reta numérica.

Resposta: Da esquerda para a direita, a ordem correta de preenchimento dos quadros é: −2√7, −√20, √3, 2√2, π.

Caso os alunos apresentem respostas diferentes da exposta, com equívocos no preenchimento da reta numérica com os números irracionais apresentados, possivelmente, eles estão com dificuldades na comparação dos números irracionais entre si e para identificar as relações de maior ou menor ou, ainda, em organizá-los na reta numérica conforme essas comparações.

Diante dessas dificuldades, é importante retomar as características dos números irracionais, comparando-os com os racionais, de modo que os alunos possam distinguir os números reais entre essas duas categorias. Podem ser propostos outros exemplos ou atividades semelhantes a essa, solicitando aos alunos a comparação entre diferentes números irracionais e a construção da reta numérica. Nesse trabalho, pode ser utilizado como auxílio a calculadora ou o computador, de maneira que os alunos possam identificar, com base nesses equipamentos, aproximações para cada um dos números irracionais considerados, de modo a conferir suas interpretações a respeito desse tema.

Assim, analise as respostas e os registros apresentados pelos alunos e verifique as diferentes respostas, as justificativas e os procedimentos apresentados por eles. Com base nisso, organize atividades de intervenção no sentido de auxiliá-los na superação de suas dificuldades, bem como para reforçar os principais conceitos abordados na questão, podendo utilizar-se de atividades semelhantes ou de outros recursos para sanar as dúvidas e corrigir as possíveis falhas na interpretação dos conceitos.

Medida da capacidade calorífica de um calorímetro - Química - Capítulo 2 - Termoquímica - Exercício Questões Cloudlabs

Em uma empresa dedicada à validação de tabelas nutricionais para alimentos, um calorímetro é usado para determinar as calorias que eles fornecem. Você, como engenheiro de alimentos, deve realizar os testes para calibrar o calorímetro e determinar sua capacidade calorífica.

Clique aqui para acessar o laboratório. E veja, aqui, as orientações para realização dessa prática.

Medição do processo de desenvolvimento infantil - Matemática - Módulo 1 - Questões Cloudlabs - Exercício Questões Cloudlabs

Você é o pediatra da clínica infantil de sua cidade e foi contratado para calcular os dados estatísticos associados ao mês em que as crianças começaram a andar. Esses dados são necessários para a publicação do relatório anual do governo. Para realizar a análise estatística, você possui 84 arquivos agrupados por mês que contêm as informações necessárias para compor o espaço amostral.

Clique aqui para acessar o laboratório.

E veja, aqui, as orientações para realização dessa prática.

Medição do processo de desenvolvimento infantil - Matemática - Unidade 7 - Capítulo 1 - Estatística – noções básicas - Exercício Questões Cloudlabs

Você é o pediatra da clínica infantil de sua cidade e foi contratado para calcular os dados estatísticos associados ao mês em que as crianças começaram a andar. Esses dados são necessários para a publicação do relatório anual do governo. Para realizar a análise estatística, você possui 84 arquivos agrupados por mês que contêm as informações necessárias para compor o espaço amostral.

Clique aqui para acessar o laboratório.

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Medo: que sentimento é esse? - Questão 01 - Língua Portuguesa - Unidade 6 - Conto de suspense - Atividades - Prática de oralidade

Pesquisadores comprovaram que o medo pode causar: boca ressecada, arrepio, suor e dor de barriga, entre outras sensações.

Você já passou por isso?

Você acha que todas as pessoas sentem medo?

Há pessoas que riem e caçoam quando alguém sente medo. O que você acha de atitudes como essas?

Mercadinho Questão 01 - Língua Portuguesa - Unidade 3 - Plantas e animais - Exercício - Hora da brincadeira (pg. 86)

• O QUE VOCÊ ACHA QUE A TURMA DE YURI ESTÁ FAZENDO?

• VOCÊ COSTUMA IR AO MERCADO COM SEUS FAMILIARES?

• VAMOS ORGANIZAR UM MERCADINHO NA SALA DE AULA?

Matemática Questão 01 - FUVEST 2022 - 2ª Fase - 2º dia

Uma sequência de números naturais é construída da seguinte forma: seu primeiro termo t1 é escolhido como sendo um número natural qualquer. Se t1 for par, então t2 = e, se t1 for ímpar, então t2 = 3t1 + 1. Os termos seguintes tn são obtidos de acordo com essa mesma regra. Por exemplo, se t1 = 3, então t2 = 10, t3 = 5, t4 = 16 e assim por diante.

Dessa forma, a partir de t1 ∈ , para cada n ∈ , n ≥ 2, a sequência tn é definida como

a) Para t1 = 22, determine t4.

b) Determine todos os possíveis t1 para os quais t4 = 10.

c) Para t1 = 26, determine t2022.

Resposta:

a) 

Resposta: 17

 

b) Para cada caso, sendo tn um número natural, tem-se dois casos a serem estudados.

1o caso: tn – 1 = 2tn

2o caso:

Note que tn – 1 é um número natural.

Com t4 = 10, tem-se t3 = 20 ou .

Com t3 = 20, tem-se t2 = 40 ou ; esse último resultado é descartado, por não ser um número natural.

Com t3 = 3, tem-se t2 = 6 ou ; esse último resultado é descartado, por não ser um número natural.

Com t2 = 40, tem-se t1 = 80 ou .

Com t2 = 6, tem-se t1 = 12 ou ; esse último resultado é descartado, por não ser um número natural.

Assim, tem-se as sequências:

(13, 40, 20, 10),

(80, 40, 20, 10) e

(12, 6, 3, 10).

Resposta: 13, 80 e 12

 

c) 

Note que, a partir do 9o termo, repete-se a subsequência 4, 2, 1.

2022 = 8 + 3 ⋅ 671 + 1

Logo, t2022 = 4 (o primeiro termo da subsequência 4, 2, 1).

Matemática Questão 01 - FUVEST 2024 - 2ª Fase - 2º dia

Um móbile matemático é uma figura que simula móbiles físicos. Ela é formada por segmentos de reta e figuras planas com valores numéricos racionais positivos, de forma a buscar um equilíbrio. A figura 1 ilustra um móbile básico matemático. Para ele estar em equilíbrio, os valores devem cumprir as equações x = ac + bd e ac = bd. Quando não aparecem valores para as letras a e b, significa que ambas valem 1. 

Um móbile pode ser composto por diversos móbiles básicos, como a figura 2. Note que, nele, tem-se 5 = 3 + 1 + 1, mantendo o móbile em equilíbrio.

Considerando os móbiles I, II e III, apresentados na folha de respostas, responda ao que se pede:

a) Complete o móbile I, preenchendo as formas geométricas vazias com os valores que faltam para que ele esteja em equilíbrio.

b) Determine n ∈ N para que o móbile II esteja em equilíbrio.

c) Complete o móbile III, preenchendo as formas geométricas vazias com os valores que faltam para que ele esteja em equilíbrio.

Resposta:

O enunciado ilustra um móbile básico como sendo composto por apenas um triângulo e dois círculos. Dessa forma, não é imediato entender como a Figura 2 é composta por mais de um móbile básico, já que apresenta apenas um triângulo.

Para poder resolver a questão, é necessário inferir, a partir do exemplo da Figura 2 e da comparação com a situação física, algumas outras regras.

Para entender o exemplo da Figura 2, considere o seguinte móbile básico inicial:

Se adicionássemos outro móbile básico abaixo do círculo da direita, o equilíbrio do móbile inicial seria perturbado, já que o “peso” sustentado pelo braço direito do móbile inicial seria maior que 5. Dessa forma, para se pendurar outro móbile, é necessário que uma parte do “peso” 5 seja utilizada para os círculos do novo móbile.

Assim, podemos entender a bifurcação abaixo do círculo de “peso” 3 na Figura 2 da seguinte forma:

Para que o equilíbrio seja mantido, devemos ter  e . Na Figura 2, foi escolhido o valor , de modo que devemos ter  e, portanto, .

Apesar de essa, interpretação não ficar clara de maneira textual no enunciado, ela tem significado físico (a ideia de manter o equilíbrio do móbile).

Feitas as observações, vamos prosseguir com a resolução da questão.

a) Veja a figura a seguir, modificada de acordo com as observações feitas anteriormente.

Começando pelo móbile básico mais inferior à esquerda, temos:

Agora, vamos preencher os “pesos” das demais formas geométricas. Considerando que os dois círculos mais inferiores à direita devem ter o mesmo “peso” para manter o equilíbrio, podemos preencher a figura:

Assim, devemos ter , ou seja,  e, portanto, . Voltando à forma como a figura foi apresentada na folha de respostas, chegamos a:

 

b) Veja a figura a seguir, em que os “pesos” foram representados pelas letras  e :

Pelas observações feitas anteriormente, devemos ter:

Dessa forma:

 

c) Veja a figura a seguir, modificada de acordo com as observações feitas anteriormente.

Considerando o móbile superior, temos:

Resolvendo esse sistema, obtemos  e .

Considerando o móbile mais inferior à esquerda:

Como , podemos resolver o sistema anterior, obtendo  e .

Por fim, considerando o móbile mais inferior à direita:

Como , resolvendo o sistema, obtemos  e .

Voltando à forma como a figura foi apresentada na folha de respostas, chegamos a:

Matemática Questão 01 - FUVEST 2020 - 2ª fase - 2º Dia

A figura apresenta uma parte de uma tabela na qual cada linha e cada coluna seguem de acordo com o padrão representado.

Com relação a essa tabela de números:

a) Escolha um quadrado 3 × 3 e, exibindo a soma de seus 9 números, verifique que o resultado é múltiplo de 9.

b) Um quadrado com 16 números tem por soma de todos esses números o valor de 1.056 (mil e cinquenta e seis). Descubra o menor número desse quadrado.

c) A soma de todos os números de um quadrado ݊n × ݊n, com menor número igual a 4, é de 108.000 (cento e oito mil). Qual é o valor de ݊n?

Resposta:

a)

24 + 27 + 30 = 81 81 é múltiplo de 9

b)

Resposta: 54

c) Sendo Sn a soma dos elementos da enésima coluna, a sequência S1, S2, S3, ..., Sn é uma progressão aritmética de razão n. Tem-se: A soma de todos os termos é dada por:

Matemática Questão 01 - FUVEST 2021 - 2ª Fase - 2º Dia

A figura mostra o esboço de um estacionamento com forma retangular de dimensões 40m por 100m. O proprietário instalou 4 câmeras de segurança distribuídas conforme a figura. A câmera A cobre a região I, as câmeras B e C cobrem a região II e a câmera D cobre a região III. A figura apresenta as regiões I, II e III em cor e fornece as medidas necessárias.

a) Determine a área da região I.

b) Determine a área da região II.

c) Qual é a porcentagem da área da região que não é vigiada por câmera alguma, em relação à área total do estacionamento?

Note e adote: A figura apresentada não está, necessariamente, em escala.

Resposta:

a) Como EF = 40 e AF = 50, aplicando o teorema de Pitágoras ao triângulo retângulo AEF, obtém-se AE = 30 e, com isso, a área da região I vale .

b) Como  (caso HC), tem-se que a área da região III também vale 600 m2. A área da região II pode ser obtida subtraindo, da área do retângulo DEFG, as áreas dos triângulos AEF, AFC, BDH e DHG. Assim, tem-se que a área da região II vale .

c) A região que não é vigiada por câmera alguma é a união das regiões delimitadas pelos triângulos AFC e BDH, cuja área vale . Assim, a porcentagem pedida é dada por .

Matemática essencial - 1º bimestre - Questão 1 - Matemática - PNLD 2020 - 7º ano

Os itens a seguir contêm frações. Observe, atentamente, e marque um X naquele que apresenta apenas frações decimais.



( a )

( b )

( c )

( d )

Resposta:

Habilidade avaliada: Identificar, em um grupo de frações, aquelas que são decimais.

Essa questão se relaciona às seguintes habilidades da BNCC:

(EF07MA05) Resolver um mesmo problema utilizando diferentes algoritmos.

(EF07MA06) Reconhecer que as resoluções de um grupo de problemas que têm a mesma estrutura podem ser obtidas utilizando os mesmos procedimentos.

Resposta: Alternativa C.

Alunos que optaram pelas alternativas A ou D, provavelmente, não reconhecem a fração decimal como aquela cujo denominador é 10, 100, 1000,..., ou então consideraram as frações equivalentes a essas, obtendo um denominador múltiplo de 10. Como as alternativas A e D incluem frações decimais (), é importante verificar se a escolha foi aleatória ou se houve realmente esse equívoco. Nesse caso, reforce o conceito de fração decimal, salientando que frações decimais podem ser representadas por números na forma decimal, por exemplo, . Considere também, nesses casos, a possibilidade de uma resposta incorreta resultante de uma leitura equivocada do enunciado, não levando em consideração a restrição. Nesse caso, oriente os alunos a lerem com atenção o enunciado e frisar os termos restritivos.

Alunos que consideraram a alternativa B como correta, provavelmente, confundiram o conceito de fração decimal ou confundiram numerador e denominador. Procure determinar qual das duas possibilidades ocorreu e retome o conceito de fração e sua representação e o significado de fração decimal. Em todos os casos, apresente questões similares para certificar-se de que entenderam.

Matemática essencial - 1º bimestre - Questão 1 - Matemática - PNLD 2020 - 8º ano

Utilizando régua e transferidor, construa os ângulos indicados a seguir. Depois, apenas com régua e compasso, trace a bissetriz de cada ângulo.

a) 40°

b) 70°

c) 110°

d) 160°

Resposta:

Habilidade avaliada: construir ângulos e bissetrizes usando os instrumentos de desenho — régua, transferidor e compasso.

Essa questão se relaciona à habilidade EF05MA15 da BNCC: construir, utilizando instrumentos de desenho ou softwares de geometria dinâmica, mediatriz, bissetriz, ângulos de 90°, 60°, 45° e 30° e polígonos regulares.

Resposta: Espera-se que o aluno construa os ângulos indicados e a respectiva bissetriz se valendo dos instrumentos sugeridos.

a) 40°, com a bissetriz formando dois ângulos de 20° cada.

b) 70°, com a bissetriz formando dois ângulos de 35° cada.

c) 110°, com a bissetriz formando dois ângulos de 55° cada

d) 160°, com a bissetriz formando dois ângulos de 80° cada.

Embora os ângulos possam ter sido construídos em diferentes posições, a abertura deve ser indicada em cada item.

Caso o aluno realize construções equivocadas ou apresente dificuldades durante o processo de construção, possivelmente está com dificuldade na manipulação dos instrumentos e/ou em relação à definição ou construção de ângulos ou bissetrizes.

Para auxiliar no manejo das ferramentas, é importante propor outras atividades práticas que estimulem o uso da régua e do compasso, bem como retomar a forma de manuseio desses instrumentos de forma correta.

Os conceitos de ângulos e bissetrizes podem ser recuperados por meio de representações na lousa. Outra possibilidade é usar materiais concretos para evidenciar o que são ângulos e bissetrizes partindo da construção e da dobradura de figuras planas utilizando diferentes materiais, como cartolinas, papéis com diferentes gramaturas, entre outros.

Medida da capacidade calorífica de um calorímetro - Química - Capítulo 4 - Termoquímica - Exercício Questões Cloudlabs

Em uma empresa dedicada à validação de tabelas nutricionais para alimentos, um calorímetro é usado para determinar as calorias que eles fornecem. Você, como engenheiro de alimentos, deve realizar os testes para calibrar o calorímetro e determinar sua capacidade calorífica.

Clique aqui para acessar o laboratório. E veja, aqui, as orientações para realização dessa prática.

Medição do processo de desenvolvimento infantil - Matemática - Estatística e proporcionalidade - Capítulo 1 - Análise e interpretação de dados - Exercícios

Você é o pediatra da clínica infantil de sua cidade e foi contratado para calcular os dados estatísticos associados ao mês em que as crianças começaram a andar. Esses dados são necessários para a publicação do relatório anual do governo. Para realizar a análise estatística, você possui 84 arquivos agrupados por mês que contêm as informações necessárias para compor o espaço amostral.

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E veja, aqui, as orientações para realização dessa prática.

Medição do processo de desenvolvimento infantil - Matemática - Unidade 6 - Capítulo 1 - Estatística – noções básicas - Exercício Questões Cloudlabs

Você é o pediatra da clínica infantil de sua cidade e foi contratado para calcular os dados estatísticos associados ao mês em que as crianças começaram a andar. Esses dados são necessários para a publicação do relatório anual do governo. Para realizar a análise estatística, você possui 84 arquivos agrupados por mês que contêm as informações necessárias para compor o espaço amostral.

Clique aqui para acessar o laboratório.

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Meios de propagação - Física - Unidade 12 - Capítulo 2 - Ondulatória - Exercício Questões Cloudlabs

A seguir você encontrará no laboratório um grande tanque de vidro, que possui uma fonte sonora (tambor de ondas mecânico) de um lado e um sensor de som conectado a um indicador luminoso do outro lado. Utilizando os elementos do laboratório, é necessário medir o tempo de propagação que as ondas mecânicas (som) levam para ir da fonte ao receptor (sensor), propagando-se em cinco meios diferentes: ar (tanque vazio), água, silicone líquido, cobre e alumínio.

Clique aqui para acessar o laboratório.

E veja, aqui, as orientações para realização dessa prática.

Meu corpo no espaço - Questão 01 - Ciências - Módulo 1 - Nós, os seres humanos - Exercícios - Para explorar

VAMOS CANTAR? APONTE PARA AS PARTES DO SEU CORPO NO MOMENTO EM QUE ELAS FOREM CITADAS NA MÚSICA QUE SEU PROFESSOR CANTARÁ COM VOCÊ.

Estes materiais são parte integrante das coleções da editora Saraiva. Eles poderão ser reproduzidos desde que o título das obras e suas respectivas autorias sejam sempre citadas