Menu

Monte
sua
prova

Selecione as melhores questões em nosso banco de atividades

Começar
Entendi! Quero começar!

Organize sua prova

Arraste suas questões e solte-as aqui.

Arraste
e solte aqui

Escolha suas questões abaixo

Geografia: Território e Sociedade - Geografia - 9º ano - BY NC 3.0BR

A Terceira Revolução Industrial promoveu várias mudanças no mundo do trabalho. Aponte duas consequências sociais dessas mudanças.

Resposta:

Objeto(s) de conhecimento Transformações do espaço na sociedade urbano-industrial

Habilidade (EF09GE11) Relacionar as mudanças técnicas e científicas decorrentes do processo de industrialização com as transformações no trabalho em diferentes regiões do mundo e suas consequências no Brasil.

Tipo de questão Aberta Capítulo/Unidade C2/U1

Grade de correção 100% O aluno reconhece que a partir da revolução técnico-científica surgiram novas profissões que dependem de trabalhadores qualificados, excluindo do mercado de trabalho aqueles que não possuem formação educacional. Além disso, em muitos casos a mão de obra é substituída por robôs e sistemas informatizados, o que elimina muitos postos de trabalho e gera desemprego estrutural. 50% O aluno reconhece apenas uma consequência das mudanças causadas pela revolução técnico-científica. 0% O aluno não identifica nenhuma consequência da revolução técnico-científica.

Geografia: Território e Sociedade - Geografia - 7º ano - BY NC 3.0BR

Observe o mapa abaixo.

Explique o fator que contribuiu para o processo de desconcentração industrial, intensificado nos anos 1990 no Brasil.

Resposta:

Objeto de conhecimento Desigualdade social e o trabalho

Habilidade (EF07GE08) Estabelecer relações entre os processos de industrialização e inovação tecnológica com as transformações socioeconômicas do território brasileiro.

Tipo de questão Aberta Capítulo/Unidade C5/U2

Grade de correção 100% O aluno menciona a guerra fiscal como fator que contribuiu para o processo de desconcentração industrial, intensificado na década de 1990, e explica que ela consiste na competição entre os estados brasileiros pela instalação de indústrias e empresas em seus territórios. Para tanto, oferecem benefícios como a isenção de impostos, a cessão de terrenos ou financiamentos para sua aquisição, a juros reduzidos. Em busca desses benefícios, muitas empresas se transferiram para novos locais. 50% O aluno reconhece a guerra fiscal como fator que contribuiu para a desconcentração industrial mencionada, mas não a explica. 0% O aluno não relaciona a guerra fiscal com a desconcentração industrial.

História.doc - História - 7º ano - BY NC 3.0BR

Observe a imagem abaixo:

Aponte, pelo menos, um dos elementos que revelam a visão de mundo medieval e um dos elementos que revelam a visão de mundo no período moderno, presentes no mapa.

Resposta:

Objeto(s) de conhecimento A construção da ideia de modernidade e seus impactos na concepção de História A ideia de “Novo Mundo” ante o Mundo Antigo: permanências e rupturas de saberes e práticas na emergência do mundo moderno.

Habilidade (EF07HI02) Identificar conexões e interações entre as sociedades do Novo Mundo, da Europa, da África e da Ásia no contexto das navegações e indicar a complexidade e as interações que ocorrem nos Oceanos Atlântico, Índico e Pacífico.

Tipo de questão Aberta Capítulo/Unidade Capítulo 2 – Unidade 1

Grade de correção 100% O aluno identifica um ou mais elementos que ilustram as concepções de mundo na sociedade medieval e na sociedade moderna. Em relação à Idade Média, aparece a visão cristã do mundo, com a localização central do Oriente Médio e, assim, da cidade de Jerusalém; e a presença de monstros nos oceanos. Em relação à época moderna, constam representados quatro continentes (Europa, Ásia, África e América); a presença de paralelos e meridianos e a possibilidade de distinguir cada um dos quatro continentes revelam o desenvolvimento cartográfico do período. Além disso, os paralelos são retos, mas os meridianos são curvados para indicar a esfericidade do planeta. 50% O aluno identifica apenas traços de um dos períodos, isto é, da Idade Média ou da Idade Moderna. 0% O aluno não identifica traços de nenhum dos períodos.

Orientações sobre como interpretar as respostas e reorientar o planejamento com base nos resultados A questão busca trabalhar as continuidades e rupturas com o pensamento medieval que marcam a emergência da Idade Moderna. Analise com a turma o mapa-múndi de Sebastian Münster, chamando a atenção para a época em que ele foi elaborado. Estimule o grupo a descrever a imagem da forma mais detalhada possível. Após a descrição do mapa, peça que sejam identificados os elementos que representariam as compreensões de mundo no período medieval e quais representariam as concepções de mundo no período moderno, solicitando à turma que justifique as respostas. Caso o aluno apresente dificuldades para a execução do exercício, retome com algumas concepções de mundo características da Idade Média e ajude-o a recordar os recursos técnicos que permitiram a expansão marítima europeia. A análise conjunta pode facilitar a análise de imagens e o entendimento de que a passagem de um período histórico para outro é um processo marcado por rupturas, mas também por continuidades.

História.doc - História - 8º ano - BY NC 3.0BR

Leia o texto abaixo:

Esta intenção de estender o conhecimento crítico e as “luzes” a todos se expressa no projeto das várias enciclopédias escritas na época, cujo caso exemplar é a organizada por Diderot e d’Alembert com a colaboração de alguns dos mais proeminentes “filósofos” da França. Além da pretensão de reunir todo o saber acumulado até então em uma só obra, [...] basta que se saiba ler, que se conheça a ordem do alfabeto, para encontrar o lugar de cada verbete e instruir-se. A Enciclopédia pretende-se democrática, pressupondo o mínimo de conhecimento; procura atingir o maior público possível, que basicamente através dele será educado a partir quase que do nada.

GRESPAN, Jorge. O Esclarecimento: ruptura ou tradição. Revista de História. FFLCH-USP. Nº 136, 1997. Disponível em: . Acesso em: 30 jul. 2018.

Com base no texto, enumere duas das principais finalidades da Enciclopédia.

 

Resposta:

Objeto(s) de conhecimento A questão do iluminismo e da ilustração

Habilidade (EF08HI01) Identificar os principais aspectos conceituais do iluminismo e do liberalismo e discutir a relação entre eles e a organização do mundo contemporâneo.

Tipo de questão Aberta

Capítulo/Unidade 1

Grade de correção 100% O aluno identifica no texto que a Enciclopédia tinha por finalidade reunir todo o saber acumulado até então em uma só obra, ao mesmo tempo que buscava estender o conhecimento crítico, buscando atingir o maior público possível. 50% O aluno identifica apenas uma das funções descritas pelo texto: o acesso ao maior púbico possível ou a pretensão de reunir todo o conhecimento acumulado pela humanidade. 0% O aluno não identifica as finalidades da Enciclopédia descritas no texto.

Orientações sobre como interpretar as respostas e reorientar o planejamento com base nos resultados O objetivo da questão é abordar a Enciclopédia e sua importância para a comunidade ocidental, dentro do contexto iluminista. Assim, caso os alunos apresentem rendimento insuficiente na questão, releia com eles o trecho, auxiliando-os em sua interpretação. Relembre a turma o que era a Enciclopédia, ressaltando sua importância em reunir o conhecimento, ao mesmo tempo que buscava democratizar o acesso à informação, uma vez que estando o conhecimento reunido, seu acesso seria facilitado. Converse com os alunos sobre como hoje normalmente utilizamos a internet para acessar informação, destacando a utilização da Wikipédia. Dessa forma, os alunos poderão compreender melhor o Iluminismo e como esse movimento se configurou e se traduziu na prática intelectual.

Intervenção no espaço público - Arte - Arte: espaços de representação e espaços sociais - Módulo 5 - Projeto de criação – Intervenção e exposição no espaço escolar e urbano - Exercícios de criação - BY NC 3.0BR

Que tal agora, usando os conhecimentos mobilizados durante o curso, a partir das obras de arte criadas e dos grupos de trabalho e criação constituídos, levar sua arte para a rua? Organize-se com seus colegas, professores e comunidade escolar.

Não se esqueça de tomar os cuidados necessários, como realizar intervenções temporárias que possam ser facilmente desfeitas; evitar atos de vandalismo e outras contravenções que possam causar problemas; e contar com a supervisão e o apoio de seus familiares e professores em um projeto artístico socialmente responsável.

Matemática essencial - Matemática - 7º ano - BY NC 3.0BR

Observe os itens a seguir e marque um X naquele que apresenta apenas frações impróprias.



( a )

( b )

( c )

( d )

Resposta:

Habilidade avaliada: Identificar frações impróprias e distingui-las de frações próprias.

Essa questão se relaciona às seguintes habilidades da BNCC:

(EF07MA05) Resolver um mesmo problema utilizando diferentes algoritmos.

(EF07MA06) Reconhecer que as resoluções de um grupo de problemas que têm a mesma estrutura podem ser obtidas utilizando os mesmos procedimentos.

Resposta: Alternativa A.

Alunos que optaram pela alternativa B ou C, provavelmente, não perceberam que essas alternativas incluem frações próprias, talvez por confundir numerador e denominador, talvez por não aplicarem ou desconhecerem as definições de fração própria e imprópria. Já os alunos que assinalaram a alternativa D que contém apenas frações próprias, provavelmente, confundem os termos “próprias” e “impróprias”. Para explorar esses casos, retome a definição de fração e sua representação, bem como a definição de fração própria, imprópria e aparente, com o auxílio de imagens, assunto trabalhado desde os anos anteriores.

Também pode ter ocorrido interpretação equivocada do texto, não considerando a restrição. Oriente os alunos a ler com atenção o enunciado e frisar os termos restritivos. Apresente novas questões similares para confirmar que entenderam.

Matemática essencial - Matemática - 6º ano - BY NC 3.0BR

Observe as fichas numeradas a seguir. Marque um X na alternativa abaixo que corresponde ao maior número que se pode formar usando sete dessas fichas sem repetir nenhuma, de modo que a ordem das centenas tenha o algarismo 0.



( a )

9 870 542. 

( b )

9 879 042. 

( c )

9 875 042. 

( d )

9 875 402.

Resposta:

Habilidade avaliada: Identificar e estabelecer a ordem (crescente e decrescente) de uma sequência numérica para formar o maior número com os algarismos da sequência e reconhecer seu valor posicional em um numeral.

Essa questão se relaciona à habilidade EF06MA01 da BNCC: Comparar, ordenar, ler e escrever números naturais e números racionais cuja representação decimal é finita, fazendo uso da reta numérica.

Resposta: Alternativa C.

É esperado que, para resolver a questão, os alunos ordenem as fichas e identifiquem de início a posição do zero. Depois, devem lembrar-se de que o maior algarismo precisa ser destinado à maior ordem, no caso, a das unidades de milhões, e preencher as ordens inferiores seguindo a ordem decrescente dos algarismos, respeitando a posição do zero.

Respostas que recaírem sobre as alternativas A e D indicam que o aluno possivelmente tem dificuldade em reconhecer as ordens e valores posicionais dos algarismos. Nesse caso, convém decompor os números de cada uma das alternativas, para que ele mesmo perceba onde ele se confundiu. Se houver alguma indicação da alternativa B, verifique se não se trata de desatenção na leitura do enunciado ou do número, que indica a não repetição de algarismos.

Meu corpo no espaço - Ciências - Módulo 1 - Nós, os seres humanos - Exercícios - Para explorar - BY NC 3.0BR

NO ESPAÇO ABAIXO, DESENHE VOCÊ DE FRENTE.

Modelo de sistema respiratório - Ciências - Módulo 3 - Respiração e saúde - Exercícios - Para explorar - BY NC 3.0BR

Modelo de sistema respiratório

Veja a seguir como montar um modelo de sistema respiratório. Este modelo ajudará você a compreender de um jeito divertido como funciona essa importante estrutura do corpo humano.

Material

• Dois canudos dobráveis

• Três bexigas

• Uma garrafa PET de 2 litros

• Tesoura de pontas arredondadas

• Fita adesiva

• Massa de modelar

Como fazer

1) Corte a garrafa ao meio, como indicado na figura abaixo. Peça ajuda a um adulto.

2) Prenda os dois canudos com fita adesiva. Em cada ponta solta dos canudos, encaixe uma bexiga e prenda-a também com fita adesiva.

3) Com a ajuda de um adulto, faça um furo na tampa da garrafa. O furo deve ser grande o suficiente para passar os dois canudos.

4) Passe os canudos pelo furo da tampa e prenda-os com um pouco de massa de modelar, de modo a vedar a saída e não deixar entrar ar.

5) Pegue a bexiga que sobrou e dê um nó para fechá-la. Depois, corte um pedaço do fundo da bexiga e encaixe-a na parte inferior da garrafa. Se necessário, prenda-a com fita adesiva.

6) Puxe e empurre a bexiga da parte inferior da garrafa. Observe o que acontece com as bexigas que estão dentro da garrafa.

O que representam a garrafa PET, os dois canudos e as duas bexigas dentro da garrafa?

Resposta:

A garrafa PET representa a caixa torácica, os canudos representam a traqueia e os brônquios, as bexigas laterais representam os pulmões.

Montagem de um modelo de relógio analógico - Matemática - Módulo 4 - Medidas de tempo - Exercícios - Para explorar - BY NC 3.0BR

VOCÊ JÁ SABE LER AS HORAS NO RELÓGIO ANALÓGICO?

Resposta:

Resposta pessoal.

O registro geral - História - Módulo 2 - As crianças têm documentos - Exercícios - Para explorar - BY NC 3.0BR

O REGISTRO GERAL

RG É O DOCUMENTO DE IDENTIDADE MAIS UTILIZADO EM NOSSO PAÍS. NELE HÁ INFORMAÇÕES QUE NÃO EXISTEM NA CERTIDÃO DE NASCIMENTO, COMO FOTO E IMPRESSÃO DIGITAL. CRIANÇAS PODEM E DEVEM TER SEU RG.

GLOSSÁRIO: IMPRESSÃO DIGITAL: DESENHO FORMADO PELAS LINHAS DOS NOSSOS DEDOS. CADA PESSOA TEM UM DESENHO DIFERENTE.

AGORA, SIMULE COMO SERÁ SEU RG. DESTAQUE O MODELO DE RG DISPONÍVEL NO MATERIAL COMPLEMENTAR 1, NA PÁGINA 161. PREENCHA OS CAMPOS COM SEUS DADOS, COMO NO EXEMPLO ACIMA.

Resposta:

Ao fazer a atividade com os alunos em sala de aula, procure reforçar a não validade desse RG. Comente que os documentos só podem ser emitidos por instituições do governo em locais específicos, como cartórios e delegacias. A falsificação de documentos é crime.

Pense, discuta e responda - Física - A Física das coisas e as coisas da Física - Módulo 6 - Raios sobem ou descem? - Exercícios - Experimentando - BY NC 3.0BR

É possível saber a natureza das cargas elétricas armazenadas?

Resposta:

Sim. Para isso, é preciso uma série triboelétrica que contenha os materiais atritados.

Se o corpo atritado que encosta na esfera estiver eletrizado positivamente, a esfera ficará eletrizada positivamente, pois elétrons são transferidos da esfera para o corpo. Caso contrário, se o corpo atritado que encosta na esfera estiver eletrizado negativamente, a esfera ficará eletrizada negativamente, pois os elétrons são transferidos do corpo para a esfera.

Planejamento - Língua Portuguesa - Módulo 1 - Vai ter uma festa! - Exercícios - Para praticar: Você é o escritor! - BY NC 3.0BR

O QUE NÃO PODE FALTAR EM UM CONVITE DE ANIVERSÁRIO? MARQUE COM UM X A RESPOSTA CERTA.

(   ) O HORÁRIO, O BOLO E OS DOCINHOS.

(   ) O NOME DO CONVIDADO, A DATA, O HORÁRIO E O ENDEREÇO DA FESTA.

(   ) A DATA, O TEMA DA FESTA E AS BEBIDAS.

(   ) O NÚMERO DE CONVIDADOS E O TEMA DA FESTA.

Resposta:

( x ) O NOME DO CONVIDADO, A DATA, O HORÁRIO E O ENDEREÇO DA FESTA.

Português: Conexão e uso - Língua Portuguesa - 9º ano - BY NC 3.0BR

Leia o texto seguinte para resolver a questão

A chave

Não sei se lhes diga simplesmente que era de madrugada, ou se comece num tom mais poético: aurora, com seus róseos dedos... A maneira simples é o que melhor me conviria a mim, ao leitor, aos banhistas que estão agora na Praia do Flamengo – agora, isto é, no dia 7 de outubro de 1861, que é quando tem princípio este caso que lhes vou contar. [...]

(ASSIS, Machado de. Disponível em: . Acesso em: 25 out. 2018.)

Quais são os efeitos de sentido provocados pelo uso das reticências no fragmento “ou se comece num tom mais poético: aurora, com seus róseos dedos...”? O que esse sinal de pontuação insinua nesse caso?

Resposta:

Prática de Linguagem Leitura

Objeto(s) de conhecimento Reconstrução da textualidade e compreensão dos efeitos de sentido provocados pelos usos de recursos linguísticos e multissemióticos

Habilidade (EF69LP47) Analisar, em textos narrativos ficcionais, as diferentes formas de composição próprias de cada gênero, os recursos coesivos que constroem a passagem do tempo e articulam suas partes, a escolha lexical típica de cada gênero para a caracterização dos cenários e dos personagens e os efeitos de sentido decorrentes dos tempos verbais, dos tipos de discurso, dos verbos de enunciação e das variedades linguísticas (no discurso direto, se houver) empregados, identificando o enredo e o foco narrativo e percebendo como se estrutura a narrativa nos diferentes gêneros e os efeitos de sentido decorrentes do foco narrativo típico de cada gênero, da caracterização dos espaços físico e psicológico e dos tempos cronológico e psicológico, das diferentes vozes no texto (do narrador, de personagens em discurso direto e indireto), do uso de pontuação expressiva, palavras e expressões conotativas e processos figurativos e do uso de recursos linguístico-gramaticais próprios a cada gênero narrativo.

Tipo de questão Aberta Capítulo/Unidade Unidade 1

Grade de correção 100% O aluno analisa que, no fragmento destacado, as reticências provocam o efeito de sentido de continuidade, ao insinuar que haveria outras características para compor a descrição inicial do conto. 50% O aluno analisa que as reticências indicam uma possível continuação, mas não desenvolve a resposta. 0% O aluno não analisa corretamente os efeitos de sentido produzidos pelo uso das reticências no fragmento.

Orientações sobre como interpretar as respostas e reorientar o planejamento com base nos resultados As funções das reticências precisam ser retomadas a partir de exemplos selecionados em diferentes contos e minicontos, chamando a atenção para a importância da compreensão do contexto no entendimento do efeito de sentido causado.

Português: Conexão e uso - Língua Portuguesa - 8º ano - BY NC 3.0BR

Publicado em 1943, O Pequeno Príncipe [...] de Antoine de Saint-Exupéry, é uma das obras mais amadas por adultos e crianças de todo o mundo [...]

Antoine fez um trabalho incrível que revolucionou a literatura infantil. A forma como a história é narrada e os personagens ricos em conhecimento nos fazem pensar na maneira como vivemos e em como o mundo é governado.

(DANQUIMAIA, Beatriz. 5 motivos para ler O Pequeno Príncipe, 26 nov. 2015. Disponível em: . Acesso em: 16 out. 2018.)

Agora imagine que essa resenha que você produziu será lida pelos pais de alunos de sua escola no dia da reunião de pais. Na intenção de que eles incentivem os filhos a conhecer a obra apresentada em sua resenha, edite-a com base nas seguintes orientações:

a) Valorize as informações que sejam interessantes para o público-alvo.

b) Interaja com seu público, fazendo-lhe perguntas retóricas.

c) Acrescente adjetivos a fim de valorizar a obra apresentada na resenha.

Resposta:

Prática de Linguagem Produção de textos Objeto(s) de conhecimento Revisão/edição de texto informativo e opinativo

Habilidade (EF69LP08) Revisar/editar o texto produzido – notícia, reportagem, resenha, artigo de opinião, dentre outros –, tendo em vista sua adequação ao contexto de produção, a mídia em questão, características do gênero, aspectos relativos à textualidade, a relação entre as diferentes semioses, a formatação e uso adequado das ferramentas de edição (de texto, foto, áudio e vídeo, dependendo do caso) e adequação à norma culta

Tipo de questão Aberta

Capítulo/Unidade Unidade 1

Grade de correção 100% Os alunos editam adequadamente a resenha produzida. Espera-se que interajam com o público por meio de perguntas como “Que tal motivar seu filho a ler uma história/ver um filme?” e utilizem adjetivos que valorizem a obra, por exemplo: “O livro/filme é uma ótima oportunidade para seu filho conhecer outros mundos por meio da leitura/do filme”. 50% Os alunos seguem apenas uma ou duas orientações ao editar/revisar a resenha. 0% Os alunos não seguem as orientações para editar a resenha.

Orientações sobre como interpretar as respostas e reorientar o planejamento com base nos resultados Para estimular os alunos a editar a resenha, pode-se solicitar a eles que procurem a resenha de algum filme ou livro. Em seguida, aproveitando ao máximo as informações fornecidas pelo resenhista, peça aos estudantes que leiam esse texto, percebendo o posicionamento do autor da resenha e as características de sua escrita.

Geografia: Território e Sociedade - Geografia - 8º ano - BY NC 3.0BR

As metas do milênio foram estabelecidas pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2000, com o apoio de 191 nações. São elas:

Tendo em vista a imagem acima e seus conhecimentos sobre o assunto, responda: a ONU conseguiu atingir todas as metas propostas? Explique o porquê citando três motivos.

Resposta:

Objeto(s) de conhecimento Corporações e organismos internacionais e do Brasil na ordem econômica mundial

Habilidade (EF08GE06) Analisar a atuação das organizações mundiais nos processos de integração cultural e econômica nos contextos americano e africano, reconhecendo, em seus lugares de vivência, marcas desses processos.

Tipo de questão Aberta

Capítulo/Unidade C3/U1

Grade de correção 100% O aluno indica que não, pois, apesar do grande desenvolvimento mundial em relação à produção de alimentos e aos avanços da medicina, sabe-se que os problemas supracitados ainda persistem. O aluno pode citar diversos fatores, como: 1 – a existência de grande concentração de renda no mundo; 2 – alguns países ignoram o acordo; 3 – há pouca cooperação diplomática entre os países; 4 – em muitos casos, o interesse econômico supera o social e o ambiental, entre outros.

50% O aluno entende que a maior parte das metas não foi atingida, mas consegue citar e explicar apenas um motivo corretamente.

0% O aluno acredita que as metas foram atingidas e/ou não consegue citar nenhum motivo correto.

Orientações sobre como interpretar as respostas e reorientar o planejamento com base nos resultados O objetivo da questão foi avaliar a compreensão do aluno acerca da desigualdade persistente em diversas partes do mundo, inclusive no Brasil. Caso o resultado não seja satisfatório, divida a sala em 8 grupos, de modo que cada grupo fique com um objetivo do milênio. Solicite aos grupos que pesquisem dados sobre quais são as ações existentes no Brasil para que os objetivos sejam alcançados e quais problemas o país enfrenta para essa realização. Os próprios alunos podem propor soluções em um debate, que pode ser iniciado com um breve panorama sobre a ONU. Assim, eles terão melhor entendimento do funcionamento de organismos internacionais e das dificuldades encontradas por eles.

Geografia: Território e Sociedade - Geografia - 6º ano - BY NC 3.0BR

Analise a imagem a seguir.

a) Descreva os dois movimentos da Terra que estão representados na imagem.

b) Relacione cada um desses movimentos à ocorrência dos dias, das noites e das estações do ano. Como esses movimentos afetam o tempo atmosférico?

Resposta:

Objeto de conhecimento Relações entre os componentes físico-naturais

Habilidade (EF06GE03) Descrever os movimentos do planeta e sua relação com a circulação geral da atmosfera, o tempo atmosférico e os padrões climáticos.

Tipo de questão Aberta Capítulo/Unidade C3/U2

Grade de correção 100% O aluno que compreende o que é indicado na habilidade é aquele que, no item a, analisa a imagem e identifica a translação como o movimento que a Terra realiza em torno do Sol (com uma inclinação em seu eixo) e a rotação como o movimento que a Terra realiza em torno de si mesma. Além disso, no item b, o aluno deve indicar que a translação, combinada com a inclinação do eixo da Terra, distribui de modo desigual a luz e o calor do Sol nos hemisférios Norte e Sul durante o ano, sendo responsável pela origem das quatro estações; enquanto o movimento de rotação origina a diferenciação entre o dia e a noite. Esses fatores repercutem no tempo atmosférico: no primeiro caso, ao longo das diferentes estações, em determinadas latitudes da Terra (médias e altas) ocorrem variações de temperatura e de umidade (chuvas ou queda de neve) ao longo do ano, e nas baixas latitudes, ocorrem variações nos volumes de chuvas, ainda que não haja modificações nas temperaturas. A alternância entre dia e noite ocasiona variação de temperaturas, sendo estas, normalmente, maiores durante o dia e menores à noite. 50% Se o aluno sabe descrever o movimento de translação e o de rotação no item a, mas não consegue, no item b, relacioná-los com as estações do ano e a ocorrência do dia e da noite e aos aspectos apontados em relação ao tempo atmosférico, ele atingiu 50% da habilidade. O aluno também pode identificar e descrever apenas um dos dois movimentos e atingir 50% da habilidade. 0% O aluno não consegue descrever os fenômenos nem relacioná-los ao cotidiano. Portanto, não compreendeu a habilidade.

História.doc - História - 9º ano - BY NC 3.0BR

Leia o texto a seguir:

Os [...] europeus agora lidavam com a presença de outro gigante, o Império Alemão, e aguardavam na expectativa das ações da recém-formada potência militar. A França, que sofria com o declínio de prestígio gerado pela derrota na Guerra Franco- -Prussiana e a perda da Alsácia-Lorena, gozava de uma rápida recuperação econômica. A Rússia não conseguia acompanhar o ritmo do crescimento econômico das demais potências; a Áustria-Hungria sofria as consequências da dupla monarquia: se antes da fusão o império austríaco já sofria por abrigar povos diferentes num mesmo território, agora o problema se agravara [...]. A Grã-Bretanha, mais uma vez, encontrava-se afastada das preocupações que assolavam as potências: apesar de temer a rivalidade comercial alemã, a priori não formalizaria nenhum acordo que a comprometesse a uma posterior guerra.

QUEIROZ FILHO, Antonio Sergio Malaquias. O Concerto Europeu e a paz do século XIX: a estabilidade, a ordem, o Imperialismo e os movimentos nacionais para as grandes potências. Brasília, UniCEUB, 2008. p. 51. Disponível em: . Acesso em: 1º out. 2018.

Com base no texto e em seus conhecimentos, aponte alguns motivos pelos quais a França e a Inglaterra aliaram-se contra a Alemanha antes mesmo de ocorrer a Primeira Guerra Mundial entre 1914 e 1918.

Resposta:

Objeto(s) de conhecimento O mundo em conflito: a Primeira Guerra Mundial A Revolução Russa A crise capitalista de 1929

Habilidade (EF09HI10) Identificar e relacionar as dinâmicas do capitalismo e suas crises, os grandes conflitos mundiais e os conflitos vivenciados na Europa.

Tipo de questão Aberta Capítulo 1

Grade de correção 100% O aluno é capaz de identificar as questões relacionadas ao revanchismo francês, que teve início com a derrota na Guerra Franco-Prussiana e com a consequente perda do território da Alsácia-Lorena para a Alemanha, no final do século XIX. Além disso, identifica que a Inglaterra via na Alemanha uma forte concorrente comercial, já que o Império alemão, após a sua unificação, passou por um processo de crescimento econômico e industrial capaz de competir e ameaçar a hegemonia do mercado inglês; o conflito existente entre a Rússia e o Império Otomano; e também as rivalidades nacionalistas e o patriotismo exacerbado na Europa, que provocou o reforço do militarismo e do armamentismo. 50% A resposta deverá ser considerada parcialmente correta caso o aluno aponte apenas um dos motivos que levaram a França e a Inglaterra a estabelecerem entre si uma aliança de ajuda e proteção mútua contra a sua rival em comum, a Alemanha. 0% O aluno não é capaz de identificar motivos para a aliança estabelecida entre a França e a Inglaterra, antes da Primeira Grande Guerra, entre 1914 e 1918.

Orientações sobre como interpretar as respostas e reorientar o planejamento com base nos resultados Caso a turma apresente rendimento insuficiente na questão, trabalhe com ela a formação das alianças políticas entre os países europeus no final do século XIX e início do século XX. Para tanto, utilize mapas para ajudar o aluno a visualizar e compreender melhor o tema. Aponte para a formação tardia da Alemanha como Estado nacional e para a guerra travada contra a França no final do século XIX por questões territoriais. Exponha também a perda do território da Alsácia-Lorena como motivo de ressentimento da França contra os alemães. Peça ao aluno que realize em casa uma pequena pesquisa sobre a importância da região da Alsácia-Lorena e os recursos naturais de que ela dispõe, tornando-se motivo de disputa por franceses e alemães. Aponte também para o desenvolvimento da indústria alemã no período e para a concorrência com os produtos ingleses. Leve para a sala de aula textos referentes à política de Bismarck e explique como, ao longo de sua gestão, ele isolou a França e a impediu de formar alianças com outros países da Europa que enxergavam a Alemanha como rival. Promova em sala de aula uma discussão sobre a política defensiva e pacífica de Bismarck quando garantiu a não interferência em territórios sob domínio colonial da França e da Inglaterra e quando formou uma aliança política com o Império Austro-Húngaro. Aponte a saída de Bismarck do cenário político, o avanço imperialista alemão sobre o continente africano e suas interferências no Oriente Médio como o estopim para a formação da aliança entre França e Inglaterra. Por fim, peça ao aluno que, durante a aula, produza um pequeno texto sobre os motivos que levaram a França e a Inglaterra a se unirem contra a Alemanha e a importância da política externa de Bismarck no apaziguamento dos ânimos diante do contexto europeu do período. Assim, espera-se que a turma possa identificar os motivos pelos quais os conflitos e os ressentimentos passados contribuíram para a formação de rivalidades e de alianças na Europa, que acabariam culminando na Primeira Grande Guerra.

História.doc - História - 6º ano - BY NC 3.0BR

Abaixo, estão listados alguns fatos históricos brasileiros. Observe.

1955 – Eleição de Juscelino Kubitschek para a Presidência da República.

1960 – Eleição de Jânio Quadros para a Presidência da República.

1961 – Renúncia de Jânio e posse de João Goulart na Presidência.

1964 –Golpe militar que derruba João Goulart da Presidência da República e instauração da ditadura.

1983 – Campanha pelas Diretas Já (movimento popular a favor da redemocratização do Brasil).

1985 – Tancredo Neves é eleito presidente da República pelo Colégio Eleitoral. O vice-presidente José Sarney toma posse na Presidência da República.

1988 – Aprovada e promulgada a Constituição da República Federativa do Brasil, conhecida como a Constituição Cidadã.

Como é chamada uma sequência de fatos históricos como a elaborada acima? O que ela demonstra?

Resposta:

Objeto(s) de conhecimento A questão do tempo, sincronias e diacronias: reflexões sobre o sentido das cronologias

Habilidade (EF06HI01) Identificar diferentes formas de compreensão da noção de tempo e de periodização dos processos históricos (continuidades e rupturas).

Tipo de questão Aberta Capítulo/Unidade Capítulo 1 – Unidade 1

Grade de correção 100% O aluno responde que a sequência de fatos históricos apresentada é chamada de cronologia, ou indicar que se trata de uma linha do tempo. 50% O aluno não responde que a sequência de fatos históricos apresentada é chamada de cronologia, mas sua resposta aponta que é uma sequência de fatos cadenciados relativos a um mesmo local. 0% O aluno não responde que a sequência de fatos históricos apresentada é chamada de cronologia. O aluno não se atém ou não responde ao comando do enunciado.

Orientações sobre como interpretar as respostas e reorientar o planejamento com base nos resultados Retorne ao material estudado sobre cronologia histórica e retome, em sala de aula, o mito do deus grego Cronos e da musa Clio, para explicar a origem etimológica da palavra cronologia. Demonstre aos alunos que a História, como disciplina, utiliza linhas do tempo e cronologias como recursos para contextualização temporal dos eventos históricos.

Jogo dos movimentos - Geografia - Módulo 1 - Quem sou eu - Exercício - Para explorar - BY NC 3.0BR

1 - O JOGADOR, NA SUA VEZ, LANÇA O DADO E ANDA O NÚMERO DE CASAS INDICADO. ENTÃO, DEVE SEGUIR AS INSTRUÇÕES DA CASA EM QUE CAIR.

2 - GANHA O JOGO QUEM CHEGAR AO FINAL PRIMEIRO.

Matemática essencial - Matemática - 9º ano - BY NC 3.0BR

Jonas trabalha na secretaria de uma escola de Ensino Fundamental. Como alguns materiais escolares estavam em falta na secretaria, Jonas foi a uma papelaria e comprou algumas canetas e lapiseiras.

Em relação à compra realizada por Jonas, a quantidade de canetas adicionada à quantidade de lapiseiras totaliza 12 produtos. Além disso, o produto entre a quantidade de canetas e a quantidade de lapiseiras resulta em 35.

Com base nessas informações, quantas canetas e quantas lapiseiras foram compradas por Jonas?



( a )

8 canetas e 4 lapiseiras.

( b )

3 canetas e 9 lapiseiras.

( c )

6 canetas e 6 lapiseiras.

( d )

7 canetas e 5 lapiseiras.

Resposta:

Habilidade avaliada: interpretar e representar uma situação-problema por meio de um sistema de equações com duas incógnitas, bem como resolver o sistema associado.

Essa questão se relaciona à habilidade EF09MA09 da BNCC: Compreender os processos de fatoração de expressões algébricas, com base em suas relações com os produtos notáveis, para resolver e elaborar problemas que possam ser representados por equações polinomiais do 2º grau.

Resposta: Alternativa D.

Caso os alunos assinalem a alternativa A, B ou C, possivelmente estão com dificuldades para interpretar o problema, para identificar as incógnitas e para relacioná-las entre si ou, ainda, quanto à resolução do sistema obtido e a interpretação da solução conforme a situação apresentada no enunciado.

A solução do sistema de equação obtido requer a resolução de uma equação do 2º grau, que tem duas raízes reais positivas, sendo assim, o sistema terá dois pares de resposta, em que um deles está representado na alternativa D.

Para auxiliar os alunos na superação de suas dificuldades, podem ser propostos outros problemas, nos quais seja necessário identificar informações e representar as relações descritas por meio de equações envolvendo duas incógnitas. Nesse caso, podem ser propostos problemas baseados em diferentes contextos, trabalhando com diferentes incógnitas, para que os alunos possam identificar que, dependendo do tipo de situação, podemos nos deparar com diferentes incógnitas e diferentes equações associadas.

Além do estudo da interpretação das situações, é importante propor problemas em que os alunos precisem resolver sistemas de equações com duas incógnitas, identificando as estratégias que possam ser empregadas nesses tipos de situações. É importante reforçar, também, quais são as estratégias empregadas na resolução de equações de 2º grau devido à possibilidade de, nos sistemas dessa natureza, empregar uma substituição de tal forma que uma das equações seja convertida em uma equação de 2º grau relativa a uma das variáveis em questão.

Outro aspecto importante é a interpretação da solução conforme a situação apresentada, observando que os valores obtidos para as incógnitas devem satisfazer as equações do sistema e devem ser condizentes com a situação representada. Assim, o trabalho com problemas provenientes de diferentes contextos pode contribuir com esse tipo de análise.

Sendo assim, analise os registros realizados pelos alunos e verifique as diferentes respostas apresentadas por eles. Com base nisso, organize atividades de intervenção no sentido de auxiliá-los na superação de suas dificuldades, bem como para reforçar os principais conceitos abordados na questão, podendo utilizar-se de atividades semelhantes ou de outros recursos para sanar as dúvidas e corrigir as possíveis falhas na interpretação dos enunciados e dos conceitos

Matemática essencial - Matemática - 8º ano - BY NC 3.0BR

Na figura abaixo, são indicados dois ângulos: AÔB e BÔC, sendo suas medidas dadas em função de x.

Sabendo que os ângulos representados na figura são complementares, qual é a medida de cada um deles?



( a )

AÔB = 45° e BÔC = 45°.

( b )

AÔB = 33º e BÔC = 57º. 

( c )

AÔB = 30º e BÔC = 60º. 

( d )

AÔB = 24º e BÔC = 66º.

Resposta:

Habilidade avaliada: empregar o conceito de ângulos complementares na identificação de medidas angulares por meio da resolução de expressões algébricas.

Essa questão se relaciona à habilidade EF08MA17 da BNCC: aplicar os conceitos de mediatriz e bissetriz como lugares geométricos na resolução de problemas.

Resposta: Alternativa B

Caso o aluno não marque a alternativa B, possivelmente está com dificuldades em relação ao conceito de ângulos complementares e/ou na resolução de equações algébricas envolvendo polinômios de 1º grau.

Caso marque a alternativa A, por exemplo, o equívoco pode estar em interpretar a semirreta AB como a bissetriz do ângulo AÔC.

Assim, é importante retomar o conceito de ângulos complementares, valendo-se de exemplos numéricos e algébricos como o da questão. Podem ser propostos problemas que envolvam o conceito de ângulos complementares ou identifiquem o complementar de um ângulo dado.

Quanto às expressões algébricas, deve-se resgatar o processo de resolução das equações polinomiais de 1º grau, observando a aplicação destas na resolução de problemas, inclusive dos que abordem ângulos complementares.

Modelo de coluna vertebral - Ciências - Módulo 3 - O corpo em movimento - Exercícios - Para explorar - BY NC 3.0BR

No modelo de coluna vertebral que você construiu, o que representam:

a) os rolinhos de papel higiênico?

b) os discos de papelão?

Resposta:

a) As vértebras.

b) As articulações que ficam entre as vértebras.

Montagem 2 – Pedaço de sacola plástica na parede - Física - A Física das coisas e as coisas da Física - Módulo 5 - Brincadeiras eletrostáticas - Exercícios - Experimentando - BY NC 3.0BR

Montagem 2 – Pedaço de sacola plástica na parede

Recorte um pedaço de sacola plástica (3 cm de lado) e coloque-o sobre uma folha de papel toalha. Dobre o papel sobre o pedaço de sacola, mantendo-o esticado. Em seguida, esfregue uma superfície sobre a outra e encoste o pedaço de sacola plástica na parede.

O que você observou? Por que isso aconteceu?

Resposta:

Ocorre a transferência de elétrons entre o pedaço de sacola plástica e o papel toalha, deixando ambos eletrizados. Ao aproximar o pedaço de sacola da parede, elétrons presentes na parede são repelidos ou atraídos (dependendo da natureza da carga elétrica adquirida por ele). Se o pedaço de sacola ficou eletrizado positivamente, por exemplo, elétrons da parede são atraídos por ele. Como cargas opostas se atraem, o pedaço de sacola fica “grudado” na parede.

O corpo integrado - Ciências - Módulo 1 - Corpo Humano - Exercícios - Para explorar - BY NC 3.0BR

Agora, salte dez vezes. Logo em seguida, conte novamente quantos batimentos você sente em um minuto. Anote o resultado abaixo.

Resposta:

Resposta pessoal.

Parte 2 - Física - A Física das coisas e as coisas da Física - Módulo 4 - Prevendo a conta de luz e discutindo como reduzi-la - Exercícios - Experimentando - BY NC 3.0BR

Responda às perguntas a seguir:

I. Em função apenas dos conceitos explorados até aqui e levando em conta apenas qual deles vai custar menos ao final de 12 meses, faça a escolha do modelo da lâmpada que você considera a melhor opção para substituir a lâmpada incandescente de 60 W.

II. Ainda no contexto do item I, pesquise o lugar mais barato para comprar a lâmpada e explique como foi feita a pesquisa.

III. A construção da tabela do item anterior ajudou você na tomada de decisões? Se sim, como?

IV. Quais outros argumentos que não sejam econômicos você pode utilizar para corroborar sua escolha ou até mesmo mudá-la?

Resposta:

Planejamento - Língua Portuguesa - Módulo 7 - Aprendendo com os animais - Exercícios - Para praticar: Vamos praticar a oralidade! - BY NC 3.0BR

DESTAQUE DO MATERIAL COMPLEMENTAR 3 A IMAGEM DA CENA QUE REPRESENTA O FINAL DA FÁBULA E COLE-A ABAIXO.

 

Português: Conexão e uso - Língua Portuguesa - 6º ano - BY NC 3.0BR

Leia este trecho do conto “O companheiro de viagem”, de Figueiredo Pimentel.

André, [...] menino querido e estimado por todos que o conheciam, achava-se desesperado [...] porque sabia que o seu extremoso pai estava nos paroxismos finais da vida.

Só ele velava no pequeno [...] aposento onde jazia o moribundo. A lamparina acesa derramava amortecida claridade. Era noite alta.

De súbito, o velho, quebrando o silêncio, falou:

― Sempre foste bom filho, André [...].

Depois, olhou tristemente o filho, pela última vez; fechou os olhos para sempre [...]. Estava morto, mas parecia dormir apenas um sono doce [...] porque morrera serenamente [...]

André [...] chorava amargamente: ajoelhado junto à cama, tendo entre as suas as mãos do seu amado morto, beijando-as [...] deixou-se ficar na mesma posição, sempre a chorar, até que, vencido pelo sono [...] adormeceu.

Sonhou. [...] Viu o velho, de perfeita saúde, sorrindo-se, alegre como outrora [...] Uma encantadora mocinha [...] estendia-lhe a mão, enquanto seu pai lhe dizia: “Eis tua noiva, André. É a moça mais formosa do mundo inteiro”.

O menino despertou.

A agradável [...] visão havia desaparecido. Ninguém se achava a seu lado: no quarto, só estavam ele e o cadáver.

No dia seguinte enterraram o morto.

(PIMENTEL, Figueiredo. O companheiro de viagem. In: Histórias da Avozinha. Disponível em: . Acesso em: 4 ago. 2018.)

Glossário: Paroxismo: respiração ruidosa de quem agoniza.

Observe a reprodução das falas dos personagens no fragmento e responda:

a) Que tipo de discurso o narrador utiliza?

b) Que efeito de sentido esse discurso provoca no texto?

Resposta:

Objeto(s) de conhecimento Reconstrução da textualidade e compreensão dos efeitos de sentidos provocados pelos usos de recursos linguísticos e multissemióticos

Habilidade (EF69LP47) Analisar, em textos narrativos ficcionais, as diferentes formas de composição próprias de cada gênero, os recursos coesivos que constroem a passagem do tempo e articulam suas partes, a escolha lexical típica de cada gênero para a caracterização dos cenários e dos personagens e os efeitos de sentido decorrentes dos tempos verbais, dos tipos de discurso, dos verbos de enunciação e das variedades linguísticas (no discurso direto, se houver) empregados, identificando o enredo e o foco narrativo e percebendo como se estrutura a narrativa nos diferentes gêneros e os efeitos de sentido decorrentes do foco narrativo típico de cada gênero, da caracterização dos espaços físico e psicológico e dos tempos cronológico e psicológico, das diferentes vozes no texto (do narrador, de personagens em discurso direto e indireto), do uso de pontuação expressiva, palavras e expressões conotativas e processos figurativos e do uso de recursos linguístico-gramaticais próprios a cada gênero narrativo.

Tipo de questão Aberta Capítulo/Unidade Unidade 1

Grade de correção 100% Os alunos analisam adequadamente o efeito de sentido decorrente do uso do discurso direto no fragmento. Resposta do item a: O narrador faz uso do discurso direto. Resposta do item b: O efeito de sentido provocado é que o leitor se aproxima mais da história ao reconhecer, ele próprio, a voz do personagem. 50% Os alunos respondem corretamente a apenas uma das duas perguntas solicitadas no comando. 0% Os alunos respondem que o tipo de discurso utilizado no fragmento é o discurso indireto e não reconhecem o efeito de sentido provocado pelo discurso direto, presente no texto.

Orientações sobre como interpretar as respostas e reorientar o planejamento com base nos resultados Para os alunos que apresentam dificuldade em reconhecer o efeito de sentido provocado pelo uso dos tipos de discurso, proponha atividades em que possam realizar uma análise comparativa entre os dois tipos de discurso em gêneros ficcionais. Perguntas como: “Que impressões você percebeu no uso desse discurso?” e “E se fosse esse outro discurso, que impressões você teria?” podem nortear o debate sobre o tema.

Português: Conexão e uso - Língua Portuguesa - 7º ano - BY NC 3.0BR

Observe a fotografia a seguir, parte de uma fotorreportagem.

Seca em Sergipe

Ao usar o plano médio, pretendeu-se destacar qual característica da imagem em relação ao assunto apresentado no título da fotorreportagem?

Resposta:

Prática de Linguagem Leitura

Objeto(s) de conhecimento Efeitos de sentido Exploração da multissemiose

Habilidade (EF67LP08) Identificar os efeitos de sentido devidos à escolha de imagens estáticas, sequenciação ou sobreposição de imagens, definição de figura/fundo, ângulo, profundidade e foco, cores/tonalidades, relação com o escrito (relações de reiteração, complementação ou oposição) etc. em notícias, reportagens, fotorreportagens, foto-denúncias, memes, gifs, anúncios publicitários e propagandas publicados em jornais, revistas, sites na internet etc.

Tipo de questão Aberta Capítulo/Unidade Unidade 1

Grade de correção 100% Espera-se que o aluno responda que houve a intenção, nesta fotorreportagem, de se enfatizar a seca nordestina por meio do chão de terra seca em primeiro plano, local que possivelmente seria de um rio onde os animais bebiam água e se refrescavam. 50% O aluno elabora uma resposta coerente com o que foi solicitado, no entanto, seu texto contém muitos erros ortográficos e de pontuação. 0% O aluno não identifica que a imagem apresenta, em primeiro plano, de forma detalhada, um chão de terra seca, em consequência da falta de chuva na região. Ele responde que a escolha pelo plano médio se deu apenas para destacar as características do lugar, sem relacionar a imagem ao assunto da reportagem.

Orientações sobre como interpretar as respostas e reorientar o planejamento com base nos resultados Apresente aos alunos diferentes imagens que mostrem variedade de enquadramentos, perguntando o que se destaca nelas e qual é a possível pretensão do fotógrafo. Depois, simule a situação de tais imagens estarem relacionadas a reportagens e notícias e questione-os novamente sobre a pretensão do autor da foto, da reportagem ou da notícia.

Preparando uma obra de arte - Arte - Arte: espaços de representação e espaços sociais - Módulo 4 - Arte e espaços de poder, ressignificação e resistência - Exercícios de criação - BY NC 3.0BR

Imprima, no tamanho que julgar adequado, ou produza um arquivo digital com as imagens de monumentos e as demais associadas selecionadas por você para serem compartilhadas com o restante da sala na próxima aula deste módulo.

Material necessário sugerido:

• Impressora e/ou dispositivo de mídia digital (celular, computador da escola, projetor, etc.).

Estes materiais são parte integrante das coleções da editora Saraiva. Eles poderão ser reproduzidos desde que o título das obras e suas respectivas autorias sejam sempre citadas