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Questão 002 - Biologia - Capítulo 11 - Tegumento - Exercícios - BY NC 3.0BR

(UTF-PR) A pele é o maior órgão do corpo humano. Ela é constituída pela epiderme, externamente, e pela derme, internamente. Associadas à pele, existem glândulas anexas com funções importantes. São glândulas associadas à pele: 



( a )

mucosas e sebáceas. 

( b )

sudoríparas e sebáceas. 

( c )

mucosas e sudoríparas. 

( d )

mucosas e salivares. 

( e )

salivares e sudoríparas

Questão 002 - Biologia - Capítulo 8 - Moluscos e equinodermos - Exercícios - BY NC 3.0BR

(UPF-RS – Adaptada) Animais de corpo mole, sem esqueleto, mas geralmente protegidos por uma concha calcária, são denominados _________. A classe dos____________ vive exclusivamente no mar e tem a cabeça diretamente ligada aos pés. A classe que compreende as ostras e os mexilhões corresponde aos ____________ , enquanto os animais com representantes marinhos, de água doce e terrestres, cuja concha é espiralada, denominam-se ____________.

A sequência de termos que completa corretamente o texto acima está na alternativa: 



( a )

Moluscos – Gastrópodes – Poliplacóforos – Cefalópodes 

( b )

Cefalópodes – Crustáceos – Bivalves – Gastrópodes 

( c )

Gastrópodes – Cefalópodes – Poliplacóforos – Moluscos 

( d )

Poliplacóforos – Anelídeos – Cefalópodes – Bivalves 

( e )

Moluscos – Cefalópodes – Bivalves – Gastrópodes

Questão 002 - Língua Inglesa - Capítulo 1 - Text Comprehension; Another; Other; Others - Exercícios - BY NC 3.0BR

O trecho “… both the resulting chickens and two generations of their offspring…” poderia ser reescrito, com o mesmo sentido, da seguinte maneira: 



( a )

neither the resulting chickens nor two generations of their offspring. 

( b )

either the resulting chickens or two generations of their offspring. 

( c )

the resulting chickens rather than two generations of their offspring. 

( d )

the resulting chickens despite two generations of their offspring. 

( e )

the resulting chickens and two generations of their offspring as well. 

Questão 002 - Química - Capítulo 3 - Eletroquímica - Exercícios - BY NC 3.0BR

(UFRGS-RS) Assinale a alternativa que apresenta uma reação química que pode ser utilizada para a produção de corrente elétrica.



( a )

( b )

( c )

( d )

( e )

Questão 002 - Geografia - Capítulo 5 - Estrutura etária e por gênero - Exercícios - BY NC 3.0BR

(UEL-PR) Considere a tabela a seguir.

A partir da análise da tabela e de seus conhecimentos sobre a população mundial, é possível afirmar que: 



( a )

a maior parte dos países europeus tem estrutura etária semelhante aos dados das colunas I e II. 

( b )

os países que apresentam dados semelhantes aos das colunas I e II estão passando por uma fase de rejuvenescimento. 

( c )

embora com estruturas etárias diferentes, os países que apresentam dados semelhantes aos das colunas II e III têm percentuais de população ativa semelhantes. 

( d )

todos os países que apresentam dados semelhantes aos das colunas III e IV estão passando por uma fase de envelhecimento. 

( e )

somente países africanos têm estrutura etária semelhante aos dados das colunas III e IV.

Resposta:

A maior parte da população europeia é adulta, o que indica um envelhecimento da população, pois nesses países observam-se a diminuição da natalidade e o aumento da expectativa de vida, evidenciando que a população passa por um processo de envelhecimento.

Questão 002 - Biologia - Capítulo 5 - Poríferos e cnidários - Exercícios - BY NC 3.0BR

(Ceeteps-SP) O personagem Bob Esponja, do desenho animado criado pelo biólogo marinho Stephen Hillenburg, representa um animal do filo Porifera conhecido popularmente como esponja.

Disponível em: . Acesso em: 20 jul. 2014. Original colorido.

Para tornar esse desenho mais divertido e atraente, Stephen colocou nessa esponja várias características humanas, tais como boca, pernas, braços, olhos e dentes, que não condizem com a realidade desse animal na natureza. Se o Bob Esponja não andasse, falasse, dançasse ou comesse, seria, com certeza, muito sem graça. Sendo assim, muitos conceitos biológicos estão distorcidos nesse desenho animado.

As esponjas verdadeiras são animais porosos, aquáticos, fixos, isolados ou coloniais e possuem diversas formas, cores e tamanhos. A água penetra no corpo dos poríferos através de inúmeros poros, sendo esta a característica a que se refere o nome desses animais.

Comparando as esponjas verdadeiras com o personagem Bob Esponja, é correto afirmar que



( a )

ambos possuem corpo quadrado, maciço e resistente.

( b )

ambos possuem sistema sensorial desenvolvido, a fim de reagir aos estímulos do meio ambiente. 

( c )

ambos possuem estruturas locomotoras, que permitem a movimentação para a obtenção de alimento. 

( d )

as esponjas verdadeiras, ao contrário do Bob Esponja, não possuem boca, pois são animais filtradores. 

( e )

as esponjas verdadeiras, ao contrário do Bob Esponja, podem viver fora da água.

Questão 002 - Geografia - Capítulo 3 - População: distribuição e crescimento - Exercícios - BY NC 3.0BR

(PUC-RS) Leia e analise as informações contidas na tabela sobre os países listados.

FONTE: Book of Facts. Acesso em: 3 abr. 2014.

A análise da tabela permite inferir que está correto o que se afirma em: 



( a )

A Argentina apresenta pequena densidade demográfica, conforme a relação entre a população absoluta e a área.

( b )

Brasil e China são, de acordo com a tabela, os países mais populosos e povoados.

( c )

Brasil e França, quando comparados em relação à população absoluta, são, respectivamente, um país povoado e um país populoso. 

( d )

A Bélgica é um país pouco povoado, se considerada sua população absoluta. 

( e )

A China apresenta a densidade demográfica de 13 habitantes por km².

Resposta:

Dividindo a população absoluta pela área, obtém-se a densidade demográfica ou a população relativa do país. Sendo assim, a Argentina tem densidade demográfica aproximada de 15 hab./km2, caracterizando-se como um país pouco povoado.

Questão 002 - Biologia - Capítulo 9 - Cordados I: características; protocordados e peixes - Exercícios - BY NC 3.0BR

(UFPB – Adaptada) A figura adiante apresenta uma hipótese das relações evolutivas entre alguns representantes dos cordados.

Com base na figura e na literatura sobre os cordados, assinale a afirmativa correta:

I. Sapo, crocodilo e pinguim são tetrápodes.

II. Lampreia, tubarão e salmão são peixes cartilaginosos.

III. Tubarão, pinguim e gato são gnatostomados.

IV. Anfioxo e lampreia são deuterostômios. 



( a )

Somente as afirmativas I, II e IV são verdadeiras. 

( b )

Somente as afirmativas II e III são verdadeiras. 

( c )

Somente as afirmativas I e II são verdadeiras. 

( d )

Somente as afirmativas I, III e IV são verdadeiras. 

( e )

Todas as afirmativas são verdadeiras.

Questão 002 - Geografia - Capítulo 4 - População do Brasil: distribuição e crescimento - Exercícios - BY NC 3.0BR

(Uern – Adaptada) O Nordeste brasileiro constitui a terceira maior região e é a segunda mais populosa do país. Entretanto, vários dos seus indicadores sociais continuam muito abaixo dos índices apresentados por outras regiões, apesar de a economia nordestina ter superado a média nacional. Diante do exposto, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

(   ) Na década de 1990, a maioria dos nordestinos que havia migrado para as grandes cidades continuou a viver em meio à pobreza, pois as metrópoles enfrentavam a crise econômica e a saturação do mercado, gerando queda na oferta de emprego, na qualidade da educação e má distribuição de renda.

(   ) Segundo o levantamento de informações do Unicef, divulgado em 1999, as 150 cidades com maior taxa de desnutrição do país estavam no Nordeste. Nelas, 33% das crianças menores de 5 anos são desnutridas.

(   ) A população nordestina está bem distribuída pelo seu território, apesar do constante movimento migratório entre a região do Sertão e a Zona da Mata nordestina.

(   ) A população das cidades nordestinas, principalmente das capitais, dispõe de ótimo sistema de transportes, contando com a presença de trens urbanos. Havia previsões de que fosse implantado em Natal e em João Pessoa o sistema de metrô, por conta da Copa de 2014.

A sequência está correta em:



( a )

F – F – F – V 

( b )

V – V – V – F 

( c )

V – V – F – F

( d )

V – F – V – F​

Resposta:

Os dois últimos itens são falsos porque a distribuição da população do Nordeste é desigual, havendo maior concentração nas sub-regiões mais úmidas, como a Zona da Mata e o Agreste, sendo o Sertão semiárido menos povoado; e as cidades do Nordeste apresentam graves problemas de mobilidade urbana devido à precariedade dos sistemas de trens, ônibus e metrô (quando existem). A cidade de João Pessoa, capital da Paraíba, não foi sede dos jogos da Copa do Mundo.

Questão 01 - Ciências - Módulo 1 - O tempo passa e o corpo muda - Exercícios - Para começar - BY NC 3.0BR

ANALISE AS IMAGENS E RESPONDA:

QUE MUDANÇAS ACONTECERAM NO SEU CORPO DESDE QUE VOCÊ TINHA 1 ANO?

Resposta:

Resposta pessoal. Respostas possíveis: aumento da estatura, crescimento dos cabelos, mudanças no rosto, surgimento de pintas (sinais), etc.

Questão 01 - Ciências - Módulo 2 - Cuidados com a saúde - Exercícios - Para começar - BY NC 3.0BR

OS QUADRINHOS A SEGUIR ESTÃO MOSTRANDO UM DIA NA VIDA DE RUI, MAS OS ACONTECIMENTOS ESTÃO FORA DE ORDEM!

CONTORNE DE AZUL AS ATITUDES QUE INDICAM QUE RUI ESTÁ CUIDANDO DA LIMPEZA DO CORPO DELE.

Resposta:

Rui está cuidando da limpeza do seu corpo quando escova os dentes (2), lava as mãos (4) e toma banho (6).

Questão 01 - Língua Portuguesa - Entendimento de texto - Aula 1 - Fatores de textualidade - Exercícios - Extras! - BY NC 3.0BR

(UEL-PR) Leia a tirinha a seguir.

Na tirinha, Mafalda “conversa” com seu ursinho de pelúcia. Explique, entre 4 e 6 linhas, a mensagem expressa na tirinha.

Resposta:

Na conversa com seu ursinho, Mafalda compara o globo terrestre, uma representação do planeta, ao mundo real. Ao confrontá-los, a personagem contrapõe a beleza do objeto ao horror do elemento representado. Para ela, o “mundo bonito” é o globo, o “modelo reduzido”, e não o “original”. Desse modo, a garota faz menção a uma série de problemas – sociais, econômicos, ambientais – que, em sua perspectiva, tornam o mundo “um desastre”.

Questão 02 - Língua Portuguesa - Módulo 3 - Questões de provas não são bichos de sete cabeças - Atividade - Estudar a língua 1 - BY NC 3.0BR

Grife o(s) verbo(s) de comando das frases a seguir:

a) Explique qual é a função da melanina.

b) Escreva quantas unidades há em 3 unidades de milhar.

c) Pegue uma fita métrica e verifique a medida correspondente a um decímetro.

d) Relacione cada uma das frases abaixo a um dos períodos da História do Brasil.

e) Observe no mapa a área pontilhada, que corresponde à expansão cafeeira, e faça o que se pede.

f) Cite outra função do esqueleto externo dos insetos.

g) Releia o poema. Em seguida, encontre os versos em que há rima e registre-os.

Resposta:

a) Explique qual é a função da melanina.

b) Escreva quantas unidades há em 3 unidades de milhar.

c) Pegue uma fita métrica e verifique a medida correspondente a um decímetro.

d) Relacione cada uma das frases abaixo a um dos períodos da História do Brasil.

e) Observe no mapa a área pontilhada, que corresponde à expansão cafeeira, e faça o que se pede.

f) Cite outra função do esqueleto externo dos insetos.

g) Releia o poema. Em seguida, encontre os versos em que há rima e registre-os.

Questão 02 - Língua Portuguesa - Módulo 3 - Questões de provas não são bichos de sete cabeças - Atividade - Ortografar - BY NC 3.0BR

Escreva as palavras da coluna 1 na coluna 2, acrescentando h depois das letras c, l ou n.

Resposta:

Questão 02 - Matemática - Módulo 8 - Estratégias de cálculo mental na adição - Atividade - BY NC 3.0BR

Para cada item, coloque o sinal de = se houver uma igualdade entre as duas somas ou o sinal de se uma soma for diferente da outra. Em seguida escreva como você pensou.

a) 45 + 38 _______ 40 + 43 _______

b) 213 + 69 _______212 + 70 _______

c) 106 + 235 _______ 100 + 229  _______

Resposta:

a) 45 + 38 = 40 + 43, pois subtraiu 5 da 1ª parcela e somou 5 à 2ª.

b) 213 + 69 = 212 + 70, pois subtraiu 1 da 1ª parcela e somou 1 à 2ª.

c) 106 + 235 ≠ 100 + 229, a soma é diferente, pois subtraiu 6 da 1ª parcela e subtraiu 6 da 2ª , quando deveria ter somado 6 à 2ª.

Questão 002 - Matemática - Unidade 10 - Capítulo 2 - A reta no plano cartesiano - Exercícios - BY NC 3.0BR

Considere as afirmações:

I. O ângulo de inclinação de uma reta cujo coeficiente angular é é 60°.

II. O ângulo de inclinação de uma reta cujo coeficiente angular é -1 é 45°.

III. O ângulo de inclinação de uma reta cujo coeficiente angular é 0 é 0°.

IV. O ângulo de inclinação de uma reta que não tem coeficiente angular é 90°.

São verdadeiras as afirmações:



( a )

I, II, III e IV 

( b )

I, III e IV 

( c )

I e III 

( d )

II e III 

( e )

I, II e IV

Questão 002 - Biologia - Capítulo 10 - Cordados II: tetrápodes - Exercícios - BY NC 3.0BR

Leia os versos da música “Águas de Março”, de Tom Jobim, para responder à questão.

É pau, é pedra, é o fim do caminho É um resto de toco, é um pouco sozinho É um passo, é uma ponte, é um sapo, é uma rã É um belo horizonte, é uma febre terçã São as águas de março fechando o verão É a promessa de vida no teu coração

(www.radio.uol.com.br)

O sapo, a rã e a febre terçã não fazem parte dos versos apenas por uma necessidade de rima, também têm relação com as chuvas que caem em regiões de clima tropical.

(Vunesp – Adaptada) Sobre o sapo e a rã, referidos na letra de Tom Jobim, é correto afirmar que 



( a )

fazem parte de um mesmo táxon, Amphibia, no qual os organismos apresentam respiração cutânea e pulmonar, além de reprodução dependente de água. 

( b )

a reprodução no período de chuvas lhes confere vantagem adaptativa sobre os répteis, o que lhes permite explorar uma maior diversidade de hábitats. 

( c )

têm em comum com alguns insetos o fato de passarem por metamorfose durante o desenvolvimento, o que os torna evolutivamente próximos aos insetos e distantes dos demais vertebrados.

( d )

compartilham entre si um ancestral comum mais antigo que aquele que compartilham com os répteis ou mamíferos. 

( e )

são o macho e a fêmea de uma mesma espécie, podendo cruzar entre si e deixar descendentes férteis.

Questão 002 - Geografia - Capítulo 6 - População do Brasil: imigração e estrutura étnica - Exercícios - BY NC 3.0BR

(Uece) Atente às afirmações abaixo, sobre o processo de industrialização no Brasil.

I. A abolição da escravidão teve como consequência a expansão do trabalho assalariado que juntamente com a imigração europeia foram fatores indispensáveis para a industrialização brasileira.

II. O surgimento da indústria no Brasil ocorreu concomitante à industrialização europeia, complementando assim a relação colônia-metrópole.

III. O caráter substitutivo das importações marcou um período da industrialização brasileira, momento em que ocorreu uma produção interna de bens que antes eram importados.

IV. A concentração industrial brasileira ocorreu em várias partes do país, sobretudo em São Paulo e na região da zona da mata mineira, com seus polos tecnológicos.

É correto o que se afirma apenas em: 



( a )

II e IV. 

( b )

I e III. 

( c )

I e IV. 

( d )

II e III.

Resposta:

A afirmação [I] é correta, pois um dos fatores que propiciaram o desenvolvimento industrial no país foi a formação de um mercado consumidor interno a partir da mão de obra europeia e da imigração alavancada pela abolição da escravidão; a afirmação [II] é incorreta, porque a indústria se configura no país a partir das condições criadas pela cafeicultura no século XIX, enquanto a Revolução Industrial (período de surgimento da indústria na Europa) ocorreu no século XVIII; a afirmação [III] é correta, pois a industrialização brasileira caracterizou-se tradicionalmente por desenvolver-se como substitutiva de importações, ou seja, produzir no país o que antes era importado; a afirmação [IV] é incorreta, porque a concentração industrial ocorreu no vale do Paraíba, em São Paulo e no Rio de Janeiro.

Questão 002 - Geografia - Capítulo 2 - As desigualdades no mundo globalizado - Exercícios - BY NC 3.0BR

(PUCC-SP – Adaptada)

No final do século XX, os poderes que atuam sobre o mundo e as inovações que o transformam localizam-se prioritariamente nas megalópoles da América do Norte, do Japão e da Europa Ocidental. Aí, 5% da população mundial vive em 0,4% da superfície da Terra. É aí que se localiza a grande maioria das 500 maiores empresas financeiras, os governos e as instituições que pesam sobre o Mundo. Também nestas áreas se elaboram cerca de 90% dos novos conhecimentos e tecnologias.

DOLLFUS, O. Geopolítica do sistema-mundo. In: Fim do século e globalização. São Paulo: Hucitec-Anpur, p. 34. Adaptado.

Assinale a alternativa que apresenta a ideia central do texto.



( a )

O surgimento de novos tecnopolos no final de século XX.

( b )

As repercussões espaciais da implosão do mundo socialista.

( c )

As disparidades econômicas em países do hemisfério Norte.

( d )

O processo de distribuição da riqueza tem caráter mundial.

( e )

A forte concentração espacial do poder e do saber em escala mundial.

Resposta:

A ideia central do texto enfatiza a concentração econômica, tecnológica e de poder em poucos países, destacando-se o Japão, os países da América do Norte e os da Europa Ocidental.

Questão 002 - Língua Inglesa - Capítulo 6 - Text Comprehension; Relative Pronouns (II) - Exercícios - BY NC 3.0BR

(UFSM-RS)

Brazilian Food – a Mix of Influences

July 6th, 2014.

In a country as geographically expansive as Brazil, it isn’t easy to define the cuisine. Native Indians and colonisation by the Portuguese, who brought over African slaves1, have all played their part in the culinary culture. There is a mix of influences that have endured2 and intermingled3 in Brazil.

There seems to be an understanding that feijoada, which is the black bean stew4 made with various pork cuts, with its roots in Africa, is the national dish. Unctuous5 and hearty6 , it’s served with pork crackling7 , orange slices and collard greens8 and enjoyed on Saturdays.

Just as many Asians rely on rice as a staple9 , Brazilians look to the starchy10 tuber cassava (known as manioc or yuca) – boiled, fried, stewed, ground11 into flour12 and toasted with butter, as their daily bread.

The South East (São Paulo and Rio fall here) tends to serve a mix from around the country. Coxinha (chicken croquettes), tapioca pancakes, salt cod13pastéis (deep-fried pastries) and pão de queijo (cheese rolls) are popular city snacks14.

Other Brazilian foods to try:

The North: Influenced by the Amazon Indians, the food here is as close to what it was before colonisation. Try:

Açaí: A superfruit.

Guaraná: A berry15 used to make energy drinks.

Pimenta: Spicy16 peppers.

Pudim de tambaqui: A soufflé-like fish dish with shrimp17 sauce18.

Tacacá: A soup with salted dry jumbo prawns19 and local watercress20.

The North East: Slaves on the sugar cane plantations used palm oil, coconut milk and okra21, popular in some African countries. Try:

Acarajé: A fritter22 made with beans and fried in palm oil.

Bobó de camarão: Hearty shrimp stew, made with manioc, coconut milk, and palm oil.

Caruru: A stew of okra, dried shrimp and toasted cashews23.

South Brazil: A melting pot24 of cultural influences from German to Lebanese can be found here. Try:

Arroz de carreteiro: Fried rice with rehydrated charque – South American biltong25.

Churrasco: Brazilian braai. Meat marinated in salt and milk or cachaça – distilled sugar cane spirits26.

Available at: . Accessed on: Sep. 15th, 2014. Adapted.

Geography

Different Ethnic Groups and Their Influences on Brazilian Cuisine

1. slaves: escravos 2. to endure(ed): perdurar 3. to intermingle(ed): misturar-se 4. stew: ensopado 5. unctuous: gorduroso 6. hearty: farto; generoso 7. crackling: torresmo 8. collard greens: couve 9. staple: gênero de primeira necessidade; produto principal 10. starchy: rica em amido 11. to grind (ground; ground): moer; triturar 12. flour: farinha 13. cod: bacalhau 14. snacks: lanches; refeições rápidas 15. berry: pequena fruta 16. spicy: condimentada 17. shrimp: camarão pequeno 18. sauce: molho 19. prawns: camarões grandes 20. watercress: agrião 21. okra: quiabo 22. fritter: bolinho frito 23. cashews: cajus; castanhas de caju 24. melting pot: mistura de raças, religiões, etc. 25. biltong: carne-seca; charque 26. spirits: bebida alcoólica

Assinale a alternativa correta.

In the segment “There is a mix of influences that have endured…”, the word that could be correctly replaced by:



( a )

what. 

( b )

who.

( c )

which. 

( d )

whom. 

( e )

whose.

Questão 002 - Língua Inglesa - Capítulo 4 - Text Comprehension - Exercícios - BY NC 3.0BR

In Sickness and in Health Despite efforts to improve the health of the poor, the richer you are, the better

Feb 11th, 2010

GOOD news: people in Britain are living longer than ever before. They are the healthiest they have ever been. Moreover, the lot of the poor has been improving at a phenomenal rate. Over the decade to 2005, the most recent years for which data are available, life expectancy for boys born in the least salubrious neighbourhoods has rocketed by 2.7 years to more than 75 years. Yet, despite this progress, they are losing ground to more fortunate folk. Boys born to parents living in more comfortable surroundings have always expected to live longer. But the gap between the two groups has increased.

On February 11th Sir Michael Marmot, a well-known epidemiologist at University College London, published a report looking at the relationship between health and wealth. It was the third officially-sanctioned attempt to do so in 30 years. The findings demonstrate what Sir Michael calls “the social gradient in health”. People living in rich communities live longer than those in modest suburbs who, in turn, outlive those residing in the rougher parts of town. And the poor also spend more of their shorter lives coping with a disability. In England people on the poorest housing estates die, on average, seven years earlier than those in the grandest accommodation. They can expect to become disabled 17 years earlier.

Available at: . Accessed on: Mar. 15th, 2016. Fragment.

glossary

lot: situação; destino

to rocket(ed): aumentar; crescer

to lose ground: perder terreno

folk: people

to outlive: viver mais

to cope(ed) with: lidar com; encarar

housing estates: conjuntos habitacionais

on average: em média

Com base no texto, assinale a alternativa correta.

In the fragment “… for which data are available,…”, the word available means:



( a )

scary.

( b )

deepening.

( c )

accessible.

( d )

worth.

( e )

heritable.

Questão 002 - Matemática - Unidade 10 - Capítulo 1 - Introdução à Geometria analítica - Exercícios - BY NC 3.0BR

No plano cartesiano representado na figura, as coordenadas dos pontos A, B, C e D são, respectivamente:



( a )

(2, 1), (-1, 2), (-1, -2) e (-2, 0) 

( b )

(2, 1), (-1, 2), (-1, -2) e (0, -2) 

( c )

(2, 1), (-1, 2), (-2, -1) e (0, -2) 

( d )

(1, 2), (2, -1), (-1, -2) e (-2, 0) 

( e )

(1, 2), (-1, 2), (-2, -1) e (0, -2)

Questão 002 - Física - Unidade 7 - Capítulo 1 - Termometria - Exercícios - BY NC 3.0BR

(Uerj) Observe na tabela os valores das temperaturas dos pontos críticos de fusão e de ebulição, respectivamente, do gelo e da água, à pressão de 1 atm, nas escalas Celsius e Kelvin.

Considere que, no intervalo de temperatura entre os pontos críticos do gelo e da água, o mercúrio em um termômetro apresenta uma dilatação linear.

Nesse termômetro, o valor na escala Celsius correspondente à temperatura de 313 K é igual a:



( a )

20

( b )

30

( c )

40

( d )

60 

Questão 002 - Língua Inglesa - Capítulo 5 - Text Comprehension; Relative Pronouns (I) - Exercícios - BY NC 3.0BR

(UEPB)

Somewhere a newborn baby ____I____ global population past seven billion, according to the United Nations Population Fund. If the birth occurred in Japan, France, the United States, or a handful of ____II____ wealthy nations, that landmark child will likely reach _____III_____ milestone: a 100th birthday. Today, says Danish epidemiologist Kaare Christensen, more than half the babies in such well-off places are expected to become centenarians.

A typical life in an industrialized country is now about 80 years long – three decades longer than it was a century ago. In contrast, life expectancy in sub-Saharan Africa is a mere 53 years. Infant health worldwide has generally improved; the global gap persists largely due to gains in seniors’ health in developed countries. Earlier diagnosis of illnesses, especially heart diseases, and more accessible buildings have helped improve late-life comfort and mobility. As a result, says Christensen, most of those lucky enough to reach 100 “would like to have another birthday”.

How best to join the hundred-plus club? There’s no single answer. But most studies of centenarians show that if you’re a woman, a nonsmoker, wealthy or slimyou’re off to a good start.

SCRIBER, Brad. National Geographic. Adapted.

glossary

handful: punhado

landmark: marco; ponto de referência

milestone: marco; fato histórico importante

well-off: ricos

slim: esguia; esbelta

to be off to a good start: começar bem

Blank II should be filled with:



( a )

another

( b )

others

( c )

other

( d )

the others

( e )

the another

Questão 01 - Física - A Física das coisas e as coisas da Física - Módulo 3 - Calculando a velocidade da luz - Exercícios - Experimentando - BY NC 3.0BR

Qual tipo de chocolate seu grupo escolheu? Essa escolha interfere no resultado obtido?

Resposta:

Resposta pessoal. É interessante estimular os alunos a fazer variações (escolhendo, por exemplo, diferentes tipos de chocolate), registrar suas escolhas e analisar os resultados obtidos buscando explicações ou relações entre as grandezas.

Questão 01 - Língua Portuguesa - Contextualização e atuação social - Módulo 2 - Levantando informações nos textos de apoio - Exercícios - Aprimorando habilidades - BY NC 3.0BR

Texto I

CAPÍTULO IV DO DIREITO À EDUCAÇÃO

Art. 27. A educação constitui direito da pessoa com deficiência, assegurados sistema educacional inclusivo em todos os níveis e aprendizado ao longo de toda a vida, de forma a alcançar o máximo desenvolvimento possível de seus talentos e habilidades físicas, sensoriais, intelectuais e sociais, segundo suas características, interesses e necessidades de aprendizagem.

Parágrafo único. É dever do Estado, da família, da comunidade escolar e da sociedade assegurar educação de qualidade à pessoa com deficiência, colocando-a a salvo de toda forma de violência, negligência e discriminação.

Art. 28. Incumbe ao poder público assegurar, criar, desenvolver, implementar, incentivar, acompanhar e avaliar: [...]

IV - oferta de educação bilíngue, em Libras como primeira língua e na modalidade escrita da língua portuguesa como segunda língua, em escolas e classes bilíngues e em escolas inclusivas; [...]

XII - oferta de ensino da Libras, do Sistema Braille e de uso de recursos de tecnologia assistiva, de forma a ampliar habilidades funcionais dos estudantes, promovendo sua autonomia e participação.

BRASIL. Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015. Disponível em: www.planalto.gov.br. Acesso em: 9 jun. 2017 (fragmento).

Texto II

Texto III

Disponível em: http://servicos.prt4.mpt.mp.br. Acesso em: 3 jun. 2017 (adaptado).

Texto IV

No Brasil, os surdos só começaram a ter acesso à educação durante o Império, no governo de Dom Pedro II, que criou a primeira escola de educação de meninos surdos, em 26 de setembro de 1857, na antiga capital do País, o Rio de Janeiro. Hoje, no lugar da escola funciona o Instituto Nacional de Educação de Surdos (Ines). Por isso, a data escolhida como Dia do Surdo.

Contudo, foi somente em 2002, por meio da sanção da Lei nº 10.436, que a Língua Brasileira de Sinais (Libras) foi reconhecida como segunda língua oficial no País. A legislação determinou também que devem ser garantidas, parte do poder público em geral e empresas concessionárias de serviços públicos, formas institucionalizadas de apoiar o uso e difusão da Libras como meio de comunicação objetiva.

Disponível em: www.brasil.gov.br. Acesso em: 9 jun. 2017. Adaptado.

 

Como você pôde observar, a coletânea da proposta de redação do Enem 2017 constitui-se de quatro textos, que, juntos, compõem um quadro mais geral da situação dos surdos no que se refere à educação formal. Desse modo, convém que os analisemos não apenas isoladamente, mas em conjunto.

Resposta:

a) A comparação revela que, embora, haja uma lei que assegura às pessoas deficientes acesso à escola, o número de matrículas de surdos na educação formal, seja em classes comuns, seja em classes especiais, é cada vez menor.

b) A comparação revela que os surdos que vencem as dificuldades de permanecer na escola e conseguem obter alta qualificação profissional têm dificuldade de entrar no mercado de trabalho. Não fosse assim, não seria necessária uma campanha de inclusão de trabalhadores com essa deficiência.

c) A comparação entre os três textos revela que a busca por inclusão dos surdos na escola, efetivada em lei em 2015 (texto I), remonta ao tempo do Império (texto IV), o que não significa que tenha sido bem­-sucedida, dado o número em declínio de estudantes surdos matriculados na educação básica (texto II).

Questão 02 - Língua Portuguesa - Módulo 4 - A travessura do bisavô - Atividade - Entender o texto - BY NC 3.0BR

O bisavô e a dentadura

Eu ouvi esta história de uma amiga, que disse que isso aconteceu, de verdade, em Montes Claros, Minas Gerais.

Para contar a história, é preciso imaginar uma velha fazenda antiga. Dentro da fazenda, uma vetusta (socorro, que palavrão!) mesa colonial, muito comprida, de jacarandá, naturalmente. Em volta da mesa, uma família mineira. Por cima da mesa, tudo que mineiro tem direito para um bom almoço: tutu, carne de porco, linguiça, feijão tropeiro, torresminho, couve cortada bem fina... e eu nem posso descrever mais, porque já estou com excesso de peso, só de pensar: hum, que delícia!

A família era enorme e comia reunida, em volta da toalha bordada: pai, mãe, avó, avô, filhos, netos, sobrinhos, afilhados, a comadre que ficou viúva, a solteirona que era irmã da avó da Mariquinha... e o bisavô Arquimedes. O bisavô Arquimedes usava dentadura.

Naturalmente, cada integrante tinha à sua frente o seu saboroso prato de tutu, couve, torresmo, feijão tropeiro, carninha de porco, linguiça, etc. e tal. E todos mastigavam e repetiam porque a fartura, ali, em Montes Claros, naquele tempo, era um espanto, de tanta! E cada um, evidentemente, tinha o seu copo. Pois os copos e o bisavô Arquimedes, diariamente, sofriam a seguinte brincadeira:

— Toninho, ocê vai beber deste copo aí, na sua frente? Olha que o bisavô deixou a dentadura dele de molho, bem no seu copo, Toninho, na noite passada!

— Num foi no meu, não: foi no copo da Maroca! O bisavô deixou a dentadura dentro do copo da Maroquinha!

— Ó gente, num brinca assim que eu fico cum nojo, uai!

O velho bisavô Arquimedes ouvia, sorria, mostrando a dentadura.

Quando chegava o doce de leite, o queijinho, a goiabada, e uma tal de sobremesa que tem o nome de “mineiro de botas”, que tem queijo derretido, banana, canela, cravo, sei lá mais que gostosuras, o pessoal comia, comia. E depois de comer tanto doce, a sede vinha forte, e a chateação começava, ou recomeçava, ou não terminava:

— Tia Santinha, não beba do copo da dentadura do bisavô, cuidado! Tenho certeza que a dentadura ficou no seu copo, de molho, a noite inteira!

O bisavô ouvia e ia mastigando, o olhinho malicioso, nem te ligo para a brincadeira, comendo a goiabadinha, o “mineiro de botas”, o doce de leite, o queijinho... e mexendo a dentadura pra lá e pra cá, pois a gengiva era velha e a dentadura já estava sem apoio. Mas o bisavô tinha senso de humor... e falava pouco. O pessoal cochichava que ele era mais surdo do que uma porta. Bestagem, porque se existe coisa que não é surda, é porta: mesmo fechada, deixa passar cada coisa...

Um dia, de repente, o bisavô apareceu sem a dentadura. E como todos perguntaram para ele o que tinha havido, o velho Arquimedes sorriu, um sorriso banguela, dizendo:

— Ocês tavam perturbando demais, todos com nojo dela, resolvi não usar, uai!

Aí, a família ficou sem jeito, jurando que não iria falar mais da dentadura, que tudo fora brincadeira, que todos adoravam o velho Arquimedes, que ele desculpasse.

— Tá desculpado, num tem importância. Eu já tava me aborrecendo com a história, mas tão desculpados. Mas até que tô achando bom ficar banguela: vou comer tutu e sopa... e doce de leite mole, ora!

A família insistiu, pediu perdão, mas o bisavô botou fim à conversa, dizendo:

— Ocês num insistam. Resolvi e tá resolvido. O dia que eu deixar de resolver, boto a dentadura outra vez!

E passaram-se vários dias. Ninguém mais fazia a brincadeira do copo. De vez em quando, o bisavô lembrava:

— Tô sentindo falta...

— Da dentadura, bisavô?

— Não, da traquinagem de ocês... ninguém tá com nojo de beber água do copo, né?

— Ora, o senhor não deve levar a mal, foi molecagem, a gente não faz mais, pode usar a dentadura, bisavô.

Um dia, de repente, o bisavô voltou a usar a dentadura. Todos na mesa se cutucaram e começaram a rir, muito disfarçado, quando bebiam água, pensando... sem dizer, pois haviam prometido.

Depois da sobremesa, boca pedindo água depois de tanto doce caseiro, o velho Arquimedes disse:

— Ocês tão bebendo tanta água, sem nojo...

— Bisavô, era brincadeira!

— Eu também fiz uma brincadeira: durante todo esse tempo que fiquei banguela, minha dentadura ficou de molho, dentro do filtro! 

Jogando conversa fora. Sylvia Orthof. São Paulo: FTD, 1986, p. 23-25.

Jacarandá: espécie de árvore que fornece madeira muito resistente para a fabricação de móveis.

Integrante: participante.

Bestagem: bobagem.

Traquinagem: travessura, molecagem.

Os fatos dessa história acontecem com a família reunida ao redor da mesa. Por quê?

Resposta:

Espera-se que os alunos percebam que, como as brincadeiras envolvem a dentadura do avô (que é uma peça postiça que auxilia a mastigação), os fatos ocorrem no momento das refeições.

Questão 02 - Língua Portuguesa - Módulo 3 - Questões de provas não são bichos de sete cabeças - Atividade - Estudar a língua 2 - BY NC 3.0BR

Em cada um dos enunciados a seguir, identifique o assunto e o(s) verbo(s) de comando.

a) Os terremotos podem provocar efeitos destruidores. Comente alguns desses efeitos.

b) Observe os objetos em sua sala de aula. Verifique em quais deles há retângulos. Liste esses objetos.

c) Compare os membros locomotores no esqueleto da foca e no da baleia e cite as semelhanças e as diferenças entre eles.

d) Localize em seu atlas a capital de cada estado da região Sul e indique-a com uma bolinha preta.

e) Na tira, Chico Bento finge estar doente para escapar da prova escolar. Levante uma hipótese para justificar essa atitude da personagem.

Resposta:

a) assunto: efeitos destruidores dos terremotos. verbo de comando: comente.

b) assunto: retângulos. verbos de comando: observe, verifique, liste.

c) assunto: membros locomotores da foca e da baleia. verbos de comando: compare, cite.

d) assunto: capital de cada estado da região Sul. verbos de comando: localize, indique.

e) assunto: uma tira de Chico Bento. verbo de comando: levante (uma hipótese).

Questão 02 - Língua Portuguesa - Módulo 3 - Questões de provas não são bichos de sete cabeças - Atividade - Em casa - BY NC 3.0BR

Texto II

Faça com a tira do Texto II o mesmo que na tarefa 1.

Resposta:

Encaminhamento: esta tarefa é semelhante à anterior, mas, certamente, recontar a tira exigirá mais habilidade no uso da língua, no momento de explicar que a distinção entre “nota 10” e “nota 100” motivou o engano de Chico Bento.

Retorno: ouça as respostas e avalie de acordo com as orientações dadas para a tarefa 1.

Resposta possível:

No dia da entrega do resultado da prova, Chico Bento ficou feliz ao ouvir da professora que obtivera 10. Mas, quando ela chamou a aluna Rosinha e informou que sua nota era 100, Chico Bento ficou decepcionado, pois percebeu que a nota que conseguira era muito baixa.

Questão 02 - Matemática - Módulo 8 - Estratégias de cálculo mental na adição - Atividade - Em casa - BY NC 3.0BR

Resolva as adições, utilizando estratégias de cálculo mental. Use seu caderno e registre suas estratégias.

a) 84 + 135 =

b) 105 + 236 =

c) 321 + 409 =

d) 213 + 128 =

e) 54 + 416 =

Resposta:

a) 84 + 135 = 80 + 4 + 100 + 35 = 180 + 4 + 20 + 15 = 200 + 19 = 219

b) 105 + 236 = 100 + 241 = 341 (105 - 5 e 236 + 5)

c) 321 + 409 = 300 + 21 + 400 + 9 = 700 + 30 = 730

d)

e) 54 + 416 = 50 + 420 = 470 (54 - 4 e 416 + 4)

Estes materiais são parte integrante das coleções da editora Saraiva. Eles poderão ser reproduzidos desde que o título das obras e suas respectivas autorias sejam sempre citadas