Selecione as melhores questões em nosso banco de atividades
1
Pesquise diretamente pela barra de busca abaixo ou filtre as questões escolhendo segmento, disciplina, assunto, tipo de avaliação, ano e/ou competência.
2
Clique no botão [+] abaixo da questão que deseja adicionar a sua prova, ou arraste a questão para o organizador de prova.
3
Use a aba do organizador para excluir ou adicionar as questões de nosso banco para a sua prova.
4
Quando estiver satisfeito com montagem realizada, clique em “Prévia da prova” para visualizar sua prova completa.
5
Se quiser retornar para editar algo clique em “Editar prova”. Caso esteja satisfeito, insira seu nome e e-mail nos campos e clique em “ Finalizar”.
6
Basta acessar os links da prova e gabarito que serão exibidos!
Os ferimentos mais superficiais na pele são chamados de escoriações, esfoliaduras ou arranhões. Por que há pouco sangramento nesse tipo de ferimento?
Os ferimentos superfciais atingem, na maioria das vezes, a camada superfcial da pele: a epiderme. Os vasos sanguíneos, pelos quais o sangue circula, estão localizados em uma camada mais profunda – a derme.
Sobre a vitamina D, responda:
a) Um aluno escreveu na prova de Ciências que o sol é importante para a saúde porque ele fornece vitamina D para o corpo. Explique o que há de errado nessa resposta.
b) Existem alguns alimentos que fornecem vitamina D, mas, ainda assim, é preciso tomar sol. Explique por quê.
Encaminhamento: a finalidade é levar os alunos a empregar o conhecimento sobre a importância do sol na produção de vitamina D. Se achar necessário, peça a eles que releiam o tópico O sol e a vitamina D antes de realizar essa tarefa.
Retorno: faça a correção oral e coletiva. Aproveite para explorar a função do cálcio no corpo humano.
Resposta: a) O sol não fornece vitamina D para o corpo. O correto é dizer que o corpo produz a vitamina D quando em contato com os raios solares. b) Os alimentos fornecem pequenas quantidades de vitamina D, por isso é preciso tomar sol para que o corpo possa produzi-la em maior quantidade e suprir sua necessidade.
Complete o quadro, fazendo a decomposição dos valores. Utilize o maior número de cédulas de 100 reais, em seguida de 10 reais e o restante em moedas de 1 real.
Durante o verão, utilizamos roupas, acessórios e outros produtos que nos dão conforto e proteção. Confira os que estão na lista a seguir e escreva como ou por que cada um deles contribui para manter a nossa saúde. Siga o modelo.
Assinale o trecho que apresenta linguagem formal:
Quebra a minha, cara! Faz esse favor pra mim, faz!
Tô pedindo um baita favor pra você.
Solicito a Vossa Senhoria que atenda a minha solicitação.
Cê tá querendo que eu te empreste minha mochila pra quê?
Alternativa c. Nas demais alternativas a linguagem é coloquial, como se pode observar pelo uso da gíria na alternativa a (“Quebrar a minha” e “cara”), das formas “tô” e “baita” na alternativa b e “cê” e “tá”, na última.
Reescreva o trecho a seguir, substituindo as palavras e expressões destacadas por sinônimos adequados ao contexto.
Para contar a história, é preciso imaginar uma velha fazenda antiga. Dentro da fazenda, uma vetusta (socorro, que palavrão!) mesa colonial, muito comprida, de jacarandá, naturalmente. Em volta da mesa, uma família mineira. Por cima da mesa, tudo que mineiro tem direito para um bom almoço [...]
Resposta possível:
Para narrar a história, é necessário imaginar uma velha fazenda antiga. No interior da fazenda, uma velha (velhíssima) (socorro, que palavrão!) mesa colonial, bastante longa, de jacarandá, evidentemente. Ao redor da mesa, uma família mineira. Sobre a mesa, tudo que mineiro tem direito para um belo (excelente) almoço [...].
O fantástico rendimento esportivo dos africanos e afrodescendentes
O jamaicano Usain Bolt foi eleito o homem mais rápido do mundo durante as Olimpíadas de 2008, ao realizar a prova dos 100 metros rasos em 9,58 segundos.
O corredor queniano de longa distância Paul Tergat ficou conhecido aqui no Brasil ao vencer, por cinco vezes, a tradicional Corrida de São Silvestre, que é realizada na cidade de São Paulo.
E eles não são os únicos, pois os corredores africanos e afrodescendentes, especialmente quenianos e etíopes, na maioria das vezes, têm excelente rendimento esportivo.
Antes deles, outros superatletas também ficaram conhecidos mundialmente: Jesse Owens – campeão que obteve quatro medalhas de ouro na Olimpíada de 1936 – e Carl Lewis, ganhador de nove medalhas olímpicas de ouro, entre as décadas de 1980 e 1990.
Qual será o segredo da superioridade atlética dos africanos e afrodescendentes?
Vários estudos foram feitos para tentar explicar os motivos desse fenômeno. E indicam que as fantásticas conquistas esportivas são o resultado de uma combinação de vários fatores bem-sucedidos, tais como: a intensa prática de atividade física no decorrer da infância; uma dieta com baixo teor de gordura e rica em carboidratos; o grande volume de treinamento físico intensivo no período que antecede as competições e motivação psicológica para o sucesso. Contribui também o biotipo corporal que permite uma melhor eficiência no atletismo: corpo mais magro e longilíneo, com força muscular e elasticidade dos tendões, entre outros.
VANCINI, Rodrigo Luiz et al. O que explicaria o fantástico fenômeno de rendimento esportivo dos corredores africanos? Brazilian Journal of Biomotricity, v. 7, n.1, mar. 2013. Disponível em: . Acesso em: 8 ago. 2015. Adaptado.
*Biotipo corporal: tipo físico, formato do corpo. Por exemplo: corpo alto e magro, ou corpo forte e encorpado.
Quais foram os exemplos de atletas dados pelo texto que comprovam o extraordinário rendimento esportivo dos africanos e afrodescendentes?
O texto citou superatletas negros, vencedores de competições mundiais de atletismo, como Usain Bolt, Paul Tergat, Jesse Owens e Carl Lewis.
No caderno, resolva as subtrações, utilizando o algoritmo convencional.
a) 55 - 26 =
b) 76 - 28 =
c) 60 - 17 =
d) 77 - 49 =
e) 83 - 25 =
f) 95 - 18 =
a) 29
b) 48
c) 43
d) 28
e) 58
f) 77
Resolva as subtrações em seu caderno, usando o algoritmo convencional. Se necessário, utilize o material base 10.
a) 185 - 67 =
b) 292 - 48 =
c) 322 - 55 =
d) 636 - 43 =
e) 701 - 89 =
f) 541 - 287 =
Quais lembranças você tem desse momento?
Mil oitocentos e setenta e dois é ano marcante para São Paulo. É o ano da iluminação a gás, para começar. [...] Em junho do mesmo ano de 1872 já havia 700 lampiões a gás na cidade [...].
Mil oitocentos e setenta e dois também é o ano dos bondes de burro, outro sinal de progresso. [...] Ocorre que viajar sobre os trilhos, onde as rodas deslizariam com fluência, sem os solavancos que ofereciam as ruas, a maior parte de terra, uma minoria coberta por rude calçamento, era uma conquista para o conforto e mesmo para a pressa, ainda que à frente do veículo se postassem dois vetustos muares. Acresce que ter as ruas cortadas por trilhos dava status de cidade afinada com a modernidade. [...]. A primeira linha de bonde [...] foi inaugurada a 2 de outubro de 1872. [...].
TOLEDO, Roberto Pompeu de. A Capital da Solidão: uma história de São Paulo das origens a 1900. Rio de Janeiro: Objetiva, 2003. p. 367-368.
Glossário:
Fluência: naturalidade; sem resistência. Rude: grosseiro. Vetusto: antigo; aquele que tem idade avançada. Muar: burro. Acrescer: acrescentar. Afinada: ajustada.
Releia o texto da seção Ler. Com base nas informações ali contidas, faça a correspondência entre as colunas.
1. Sinal de progresso.
2. Conforto.
3. Maioria das ruas.
4. Minoria das ruas.
( ) De calçamento rude.
( ) Rua com trilhos.
( ) Bondes de burro.
( ) De terra.
(4) Calçamento rude.
(2) Rua com trilhos.
(1) Bondes de burro.
(3) De terra.
Com base no que você estudou até agora, analise a imagem a seguir e responda às questões.
O que elas estão fazendo?
Eles estão apertando as mãos, comemorando a abolição da escravidão. É possível deduzir isso, pois há uma bandeira atrás deles com o número da Lei Áurea (3353) e a data dela (13 de maio de 1888).
Leia atentamente o texto a seguir e faça o que se pede.
Mil oitocentos e setenta e dois é ano marcante para São Paulo. É o ano da iluminação a gás, para começar. [...] Em junho do mesmo ano de 1872 já havia 700 lampiões a gás na cidade [...].
Mil oitocentos e setenta e dois também é o ano dos bondes de burro, outro sinal de progresso. [...] Ocorre que viajar sobre os trilhos, onde as rodas deslizariam com fluência, sem os solavancos que ofereciam as ruas, a maior parte de terra, uma minoria coberta por rude calçamento, era uma conquista para o conforto e mesmo para a pressa, ainda que à frente do veículo se postassem dois vetustos muares. Acresce que ter as ruas cortadas por trilhos dava status de cidade afinada com a modernidade. [...]. A primeira linha de bonde [...] foi inaugurada a 2 de outubro de 1872. [...].
TOLEDO, Roberto Pompeu de. A Capital da Solidão: uma história de São Paulo das origens a 1900. Rio de Janeiro: Objetiva, 2003. p. 367-368.
Fluência: naturalidade; sem resistência. Rude: grosseiro. Vetusto: antigo; aquele que tem idade avançada. Muar: burro. Acrescer: acrescentar. Afinada: ajustada.
De acordo com o texto, por que o ano de 1872 foi marcante para São Paulo?
Segundo o autor do texto, o ano de 1872 foi marcante para São Paulo porque a instalação de lampiões a gás e a possibilidade de utilizar bondes como meio de transporte mostravam a modernidade chegando à cidade, o que seria um grande sinal de progresso.
Observe, na sala de aula representada abaixo, o lugar onde cada aluno se senta.
Agora, considerando o lugar de cada aluno e a rosa dos ventos, complete as frases a seguir.
a) Júlia está _____________ de Cláudio e _____________ de Carolina.
b) Glauce está _____________ de Cláudio e de Maria.
c) Fernanda está _____________ de Pedro e _____________ de Carmem.
d) Ricardo está _____________ de Carolina, de Sílvia e __________ de Henrique.
e) Cristina está _____________ de Cleide e ______________de Pedro.
f) Heloísa está _____________ de Natália, de Maria e ___________ de Francisco.
g) André está _____________ de Walter e ______________de Marcos.
h) Saulo está _____________ de Clara e ______________de Daniela.
i) Lúcia está _____________ de Gabriela e ______________de Letícia.
j) Alexandre está _____________ de Bruna e _____________ de Marisa.
a) Júlia está ao sul de Cláudio e ao norte de Carolina.
b) Glauce está a leste de Cláudio e ao sul de Maria.
c) Fernanda está ao sul de Pedro e a oeste de Carmen.
d) Ricardo está a oeste de Carolina, a leste de Silvia e ao norte de Henrique.
e) Cristina está a oeste de Cleide e a leste de Pedro.
f) Heloísa está ao sul de Natália, ao norte de Maria e a leste de Francisco.
g) André está a leste de Walter e ao norte de Marcos.
h) Saulo está ao norte de Clara e a oeste de Daniela.
i) Lúcia está a oeste de Gabriela e a leste de Letícia.
j) Alexandre está ao norte de Bruna e a leste de Marisa.
Observe a tabela a seguir. Depois, siga os comandos e escreva a letra ou o número que você encontrar.
a) Saia de X, avance 2 quadradinhos em direção ao norte e 2 ao leste. Você chegou ao quadradinho _________.
b) Saia de Q, avance 2 quadradinhos para o norte e 3 para o leste. Você chegou ao quadradinho _________.
c) Saia de Q, avance 3 quadradinhos para o leste e 3 para o norte. Você chegou ao quadradinho _________.
d) Saia de 1, avance 1 quadradinho em direção ao sul e 3 ao leste. Você chegou ao quadradinho _________.
e) Saia de Y, avance 2 quadradinhos em direção ao leste, 1 em direção ao sul e 2 em direção ao oeste. Você chegou ao quadradinho _________.
f) Saia de O, avance 3 quadradinhos em direção ao sul, 1 ao oeste, 3 ao norte e 2 ao oeste novam ente. Você chegou ao quadradinho _________.
g) Saia de A , avance 2 quadradinhos para o sul, 2 para o leste, 2 para o norte e 1 para o oeste. Você chegou ao quadradinho _________.
h) Saia de Z, avance 2 quadradinhos para o sul, 2 para o oeste, 2 para o norte e 1 para o oeste. Você chegou ao quadradinho _________.
i) Saia de I, avance 5 quadradinhos para o sul, 1 para o leste, 2 para o norte e 1 para o oeste. Você chegou ao quadradinho _________.
j) Saia de 8, avance 4 quadradinhos para o norte, 3 para o oeste, 2 para o norte e 1 para o leste. Você chegou ao quadradinho _________.
a) O
b) J
c) E
d) 9
e) 5
f) L
g) B
h) U
i) Z
j) B
O tom da pele do ser humano pode sofrer alteração? Em que situação você acha que isso pode ocorrer?
Escreva dois cuidados que se deve ter:
a) antes de expor-se ao sol:
b) durante a exposição ao sol:
a) Antes de tomar sol, devemos nos preparar colocando chapéu e óculos, além de aplicar o protetor solar.
b) Durante a exposição solar, precisamos nos hidratar e evitar o contato com frutas ácidas.
Por que é essencial ingerir muito líquido nas estações quentes do ano?
No calor intenso, uma pessoa pode perder muita água pela transpiração. Para não ficar desidratada, é essencial que líquidos sejam ingeridos em maior quantidade e regularidade.
Com a orientação do professor, registre o resultado final de todos os grupos.
Sugerimos que você faça uma tabela na lousa e solicite que cada grupo informe o total de cada ordem. Anote os resultados e faça a soma com o auxílio da turma – e do material base 10, se necessário.
Peça-lhes que copiem o total em cada ordem (em cada coluna). O objetivo é que façam trocas com centenas, obtendo a unidade de milhar.
Ao final, explore coletivamente a ordem da unidade de milhar:
• Em 1 milhar, há um grupo de 10 × 10 × 10.
• Em 1 milhar, há 10 centenas, portanto, no cubo, há 10 placas.
• Em 1 milhar, há 100 dezenas, portanto, no cubo, há 100 barras.
• Em 1 milhar, há 1000 unidades, portanto, no cubo, há 1000 cubinhos.
Você conhece o “dicionário mineiro”? Ele apresenta expressões e frases que procuram reproduzir o modo de falar de algumas regiões de Minas Gerais. Decifre estas:
a) lidileite
b) mastumate
c) tradaporta
d) badacama
e) nossinhora!
f) doidimais
g) ansdionti
h) vidiperfumi
i) quainaora
j) onquotô?
k) pronostamuínu?
a) litro de leite
b) massa de tomate
c) atrás da porta
d) debaixo da cama
e) nossa senhora!
f) doido demais
g) antes de ontem
h) vidro de perfume
i) quase na hora
j) onde que estou?
k) para onde nós estamos indo?
Explique como os músculos trabalham para fazer o braço flexionar, ou seja, mover-se para cima.
Para flexionar o braço, o músculo bíceps se contrai e o tríceps, relaxa. Ao se moverem, os músculos puxam os tendões e estes tracionam os ossos do braço, permitindo o movimento.
Observe, abaixo, a representação do esqueleto e faça o que se pede a seguir.
a) Nessa representação, contorne:
• em verde as articulações do ombro; • em amarelo as articulações do cotovelo; • em vermelho as articulações dos quadris; • em laranja as articulações do joelho; • em azul as articulações do tornozelo.
b) As articulações são divididas em três grupos. A que grupo pertencem as articulações contornadas na figura e quais suas funções?
b) As articulações contornadas na figura são classificadas como articulações móveis. Elas ligam os ossos uns aos outros, permitindo o movimento, em um trabalho conjunto com os músculos.
Toda a cartilagem se transforma em ossos? Explique
Não. Certos tipos de cartilagem não absorvem o cálcio e mantêm-se como cartilagem. Isso ocorre, por exemplo, com o tecido que forma as orelhas, a maior parte do nariz, o osso esterno e aqueles que recobrem as extremidades dos ossos nas articulações.
Por que é necessário que as unhas estejam limpas e cortadas quando se manipula alimentos?
As unhas devem ser limpas e cortadas regularmente, pois a sujeira debaixo delas pode conter microrganismos que causam doenças. A contaminação pode ocorrer quando a pessoa leva a mão à boca ou manipula os alimentos.
Discuta com seus colegas e responda à questão a seguir.
No supermercado é indicado que as carnes e os derivados do leite sejam colocados por último no carrinho de compras. Por quê?
As carnes, assim como todos os alimentos perecíveis, devem ser colocadas por último no carrinho de compras, pois precisam ser mantidas sob refrigeração para evitar a proliferação de fungos e bactérias.
Em seus estudos de História ao longo do 4º ano, você aprendeu como o Brasil, depois de se tornar um país independente, organizou a sua primeira Constituição. Aprendeu também que, de acordo com as leis criadas, alguns cidadãos tinham mais direitos que outros e que a vida dos povos indígenas e dos negros escravizados pouco mudou com a proclamação da independência.
Estudaremos agora como a crise do sistema de trabalho baseado na escravidão e a luta de alguns brasileiros resultaram na abolição da escravatura no país.
Após a abolição, como ficou a vida das pessoas que foram libertas?
Após a abolição, os libertos não tinham emprego porque seu trabalho foi trocado em grande parte pela mão de obra dos imigrantes. Ficaram, então, marginalizados na sociedade sem ter onde trabalhar nem morar.
Leia o poema "Meu pai", de Sérgio Capparelli.
Meu pai é forte, Forte, tão forte Que arrasta o polo Sul E amarra no polo Norte.
Poesia infantil: o abraço mágico. Sérgio Capparelli. In: Eloí Elisabet Bocheco. Chapecó: Argos, 2002. p. 119.
Reescreva o poema “Meu pai”, passando os verbos para o tempo passado.
Meu pai era forte, Forte, tão forte Que arrastou (arrastava) o polo Sul E amarrou (amarrava) no polo Norte.
Leia o trecho abaixo.
Diante do labirinto, os três "pica-paus" pararam para refletir.
a) Quem são os três "pica-paus"?
b) Por que o narrador chama essas personagens de "pica-paus"?
a) Os três “pica-paus” são Pedrinho, Emília e Visconde de Sabugosa. b) Eles são chamados de “pica-paus” porque moravam no Sítio do Picapau Amarelo.
Estes materiais são parte integrante das coleções da editora Saraiva. Eles poderão ser reproduzidos desde que o título das obras e suas respectivas autorias sejam sempre citadas