Selecione as melhores questões em nosso banco de atividades
1
Pesquise diretamente pela barra de busca abaixo ou filtre as questões escolhendo segmento, disciplina, assunto, tipo de avaliação, ano e/ou competência.
2
Clique no botão [+] abaixo da questão que deseja adicionar a sua prova, ou arraste a questão para o organizador de prova.
3
Use a aba do organizador para excluir ou adicionar as questões de nosso banco para a sua prova.
4
Quando estiver satisfeito com montagem realizada, clique em “Prévia da prova” para visualizar sua prova completa.
5
Se quiser retornar para editar algo clique em “Editar prova”. Caso esteja satisfeito, insira seu nome e e-mail nos campos e clique em “ Finalizar”.
6
Basta acessar os links da prova e gabarito que serão exibidos!
QUE ATIVIDADES VOCÊ COSTUMA FAZER EM SEU TEMPO LIVRE?
Resposta pessoal.
OBSERVE AS COLEÇÕES DE ANA E JÚLIA E CONTE QUANTAS PEDRAS CADA UMA TEM. EM SEGUIDA, REGISTRE ESSA QUANTIDADE.
A) 19 pedras.
B) 14 pedras.
OBSERVE AS FOTOGRAFIAS E RESPONDA: QUE PARTES DO CORPO ESTÃO SENDO RETRATADAS NAS FOTOGRAFIAS?
NA FOTOGRAFIA 3, QUE PÉ DO BEBÊ ESTÁ APOIADO NO CHÃO?
Pé direito.
RESOLVA AS SITUAÇÕES-PROBLEMA A SEGUIR. UTILIZE A ESTRATÉGIA QUE PREFERIR E REGISTRE COMO PENSOU.
A) 3 metros.
B) • 8 patas.
• 12 patas.
C) 30 cm.
COM UMA RÉGUA, DESENHE UMA FORMA GEOMÉTRICA NA MALHA QUADRICULADA A SEGUIR.
Os alunos poderão desenhar qualquer forma geométrica com o uso da régua. Evidentemente, não é possível desenhar o círculo.
CONSULTE O TEXTO E ESCREVA O NOME DE QUATRO ELEMENTOS DA NATUREZA QUE FORAM ALTERADOS PELO ASTEROIDE QUE CAIU NA TERRA HÁ 250 MILHÕES DE ANOS.
Sugestão de resposta: plantas, oxigênio, clima e vulcões.
LEIA OS PARES DE PALAVRAS. O QUE VOCÊ OBSERVA EM RELAÇÃO AO SOM DELAS QUANDO SE ACRESCENTA A LETRA M OU N AO FINAL DE UMA SÍLABA?
A) CATAR → CANTAR B) MUDO → MUNDO C) SETA → SENTA D) SOBRA → SOMBRA E) MITO → MINTO F) BOBA → BOMBA
As consoantes n e m, quando colocadas após as vogais, alteram a sonoridade destas.
LEIA AS ADIVINHAS COM OS COLEGAS. DEPOIS, PINTE A RESPOSTA DE CADA UMA DELAS.
A) OLHOS
B) PESCOÇO
C) UMBIGO
CONTORNE A PALAVRA CORRESPONDENTE AO NOME DA IMAGEM.
ESCREVA AS PALAVRAS DO QUADRO NO DIAGRAMA.
A SEGUIR, VOCÊ VAI CONHECER UMA TIRINHA QUE APRESENTA IMAGENS E PALAVRAS EM UMA SEQUÊNCIA DE QUADROS. O TEXTO ESCRITO FICA DENTRO DE BALÕES.
DE OLHO NO TEXTO
ACOMPANHE A LEITURA QUE O PROFESSOR VAI FAZER DA TIRINHA.
LEIA A PERGUNTA DO PRIMEIRO QUADRINHO. QUAL FOI A RESPOSTA DADA?
“Ah, sim... o tempo todo...”
ACOMPANHE A LEITURA DA PARLENDA COM O PROFESSOR.
CORRE CUTIA
CORRE CUTIA NA CASA DA TIA CORRE CIPÓ NA CASA DA VÓ
LENCINHO NA MÃO CAIU NO CHÃO MOÇA BONITA DO MEU CORAÇÃO
— POSSO JOGAR? — PODE — NINGUÉM VAI OLHAR? — NÃO!
DOMÍNIO PÚBLICO.
VOCÊ JA BRINCOU COM A PARLENDA “CORRE CUTIA”?
Resposta pessoal.
LEIA O TRAVA-LÍNGUA.
O TEMPO
O TEMPO PERGUNTOU PRO TEMPO QUANTO TEMPO O TEMPO TEM. O TEMPO RESPONDEU PRO TEMPO QUE O TEMPO TEM TANTO TEMPO QUANTO TEMPO O TEMPO TEM.
DOMÍNIO PÚBLICO.
a) Tempo.
b)
O TEMPO
O TEMPO PERGUNTOU PRO TEMPO QUANTO TEMPO O TEMPO TEM. O TEMPO RESPONDEU PRO TEMPO QUE O TEMPO TEM TANTO TEMPO QUANTO TEMPO O TEMPO TEM.
DOMÍNIO PÚBLICO.
ACOMPANHE A LEITURA DO TEXTO COM O PROFESSOR E CONHEÇA A HISTÓRIA DE AUGUSTO.
AUGUSTO FOI MUITO ESPERADO POR TODA A FAMÍLIA. SUA MÃE ESCOLHEU ESSE NOME PORQUE ERA O MESMO NOME DO PAI DELA. LOGO QUE NASCEU, GANHOU SEU PRIMEIRO DOCUMENTO: A CERTIDÃO DE NASCIMENTO. AUGUSTO NÃO SE LEMBRA DE TER SIDO FOTOGRAFADO, MAS SEUS PAIS TÊM MUITAS FOTOGRAFIAS QUE REGISTRAM MOMENTOS DESDE O SEU NASCIMENTO.
AUGUSTO GOSTA MUITO DE OUVIR SUA MÃE CONTAR HISTÓRIAS E DE VER FOTOGRAFIAS DE QUANDO ELE APRENDEU A ANDAR, A FALAR SUAS PRIMEIRAS PALAVRAS E A VIVER SUAS PRIMEIRAS AVENTURAS.
QUANDO AUGUSTO TINHA 3 ANOS, NASCEU SEU IRMÃO, JOÃO. APÓS O NASCIMENTO DE JOÃO, OS PASSEIOS NO PARQUE FICARAM AINDA MELHORES.
AUGUSTO COMEÇOU A IR À ESCOLA COM 4 ANOS. LÁ FEZ MUITOS AMIGOS, APRENDEU A ESCREVER E A CONTAR.
HOJE, AUGUSTO TEM 6 ANOS E ESTÁ NO 1º ANO. ELE SE DIVERTE MUITO QUANDO APRENDE ALGO NOVO, ADORA FUTEBOL E GOSTA DE LER HISTÓRIAS SOBRE DINOSSAUROS.
TEXTO ESCRITO PELAS AUTORAS.
QUAIS ACONTECIMENTOS FAZEM PARTE DA HISTÓRIA DE AUGUSTO?
Os alunos podem citar que Augusto foi um bebê muito esperado, tem o mesmo nome do avô, tem um irmão, foi para a escola com 4 anos e aos 6 anos foi para o 1º ano.
ACOMPANHE A LEITURA DO TEXTO COM O PROFESSOR.
O PODER DO SONO
GERALMENTE, AS CRIANÇAS PRECISAM DORMIR EM TORNO DE 10 HORAS POR DIA. É DURANTE O SONO QUE O CÉREBRO ORGANIZA TUDO NA MENTE, GUARDANDO AS BRINCADEIRAS, AS HISTÓRIAS E OS APRENDIZADOS EM NOSSA MEMÓRIA. O SONO É IMPORTANTE PARA A SAÚDE E AUXILIA NO CRESCIMENTO DOS OSSOS E MÚSCULOS. E QUANDO DORMIMOS BEM, ACORDAMOS MAIS BEM DISPOSTOS, MAIS ALEGRES E COM MAIS ENERGIA PARA BRINCAR E APRENDER. VEJA ALGUMAS DICAS PARA TER UMA BOA NOITE DE SONO:
– PROCURE DORMIR E ACORDAR SEMPRE NO MESMO HORÁRIO.
– DEIXE O QUARTO ESCURO, FRESCO E SILENCIOSO.
– EVITE O USO DE TELAS PELO MENOS UMA HORA ANTES DE DORMIR.
TEXTO ESCRITO PELAS AUTORAS.
POR QUE VOCÊ ACHA QUE O TÍTULO DO TEXTO É “O PODER DO SONO”?
Resposta pessoal.
AS FOTOGRAFIAS CONTAM HISTÓRIAS E PASSAM INFORMAÇÕES, PROVOCANDO DIFERENTES SENSAÇÕES QUANDO AS OBSERVAMOS. O QUE AS FOTOGRAFIAS ACIMA MOSTRAM?
Resposta pessoal.
OBSERVE O DESENHO FEITO POR LUCAS. EM SEGUIDA, CONTORNE OS SERES VIVOS QUE ELE DESENHOU.
Respostas possíveis: seres humanos, gramado, abelhas, gato, cachorro, peixes, passarinho, ovinhos, galinha, pintinhos, árvore e joaninha.
ACOMPANHE A LEITURA DA TIRINHA COM O PROFESSOR.
RECONTE ORALMENTE A HISTÓRIA DA TIRINHA COM A AJUDA DOS COLEGAS E DO PROFESSOR.
ACOMPANHE A LEITURA DA TIRINHA COM O PROFESSOR.
O QUE CADA PERSONAGEM ESTÁ FAZENDO?
Cebolinha vai nadar, Mônica está tomando banho no chuveiro, Xaveco está tomando banho na banheira e Cascão está diante do ventilador.
DURANTE UM MÊS, VOCÊS REGISTRARAM SUAS OBSERVAÇÕES EM RELAÇÃO ÀS CONDIÇÕES DO TEMPO METEOROLÓGICO DO LUGAR ONDE ESTUDAM: SE ESTAVA CHUVOSO, SEM CHUVA, QUENTE, FRIO OU AMENO. AGORA REGISTREM AS INFORMAÇÕES COLETADAS NOS GRÁFICOS A SEGUIR.
PREENCHA O PRIMEIRO GRÁFICO DE ACORDO COM AS OBSERVAÇÕES REGISTRADAS NO CALENDÁRIO DO MÊS DE _________ QUANTO À TEMPERATURA, OU SEJA, SE ESTAVA QUENTE, FRIO OU AMENO.
• CRIE UM TÍTULO PARA O GRÁFICO. _________
Sugestão de resposta: Temperaturas do mês de maio. Dependendo da região, sugestão de título: Começou o frio.
ADIVINHAR AS PARTES DO CORPO
VOCÊ JÁ BRINCOU COM ADIVINHAS? ELAS SÃO PERGUNTAS OU QUESTÕES ENIGMÁTICAS FORMULADAS POR VERSOS RIMADOS QUE MEXEM COM A NOSSA IMAGINAÇÃO E NOS DIVERTEM.
DE OLHO NO TEXTO
ACOMPANHE A LEITURA DAS ADIVINHAS COM O PROFESSOR.
O QUE É, O QUE É? ANDA DEITADO E DORME DE PÉ?
DOMÍNIO PÚBLICO.
O QUE É, O QUE É? É ÁGUA E NÃO VEM DO MAR, NEM NA TERRA NASCEU, DO CÉU NÃO CAIU, TODO MUNDO JÁ LAMBEU.
DOMÍNIO PÚBLICO.
VOCÊ CONHECE ALGUMA ADIVINHA? SE SIM, QUAL?
Respostas pessoais.
LADO DIREITO, LADO ESQUERDO
VOCÊ JÁ BRINCOU REALIZANDO ALGUNS MOVIMENTOS COM OS PÉS. AGORA, A BRINCADEIRA CONTINUA. OUÇA AS ORIENTAÇÕES DO PROFESSOR PARA SE DIVERTIR!
SIGA AS ORIENTAÇÕES DO PROFESSOR PARA CONTORNAR COM GIZ DE CERA O CORPO DE UM COLEGA DEITADO EM UMA FOLHA DE PAPEL KRAFT.
Resposta pessoal.
ESCREVA O NOME DE DOIS LUGARES QUE VOCÊ COSTUMA IR COM SUA FAMÍLIA QUE DEIXA VOCÊ MUITO FELIZ.
Resposta pessoal.
PEDRO E ENZO MEDIRAM SUAS AGENDAS USANDO A RÉGUA. A AGENDA DE PEDRO TEM 17 cm DE COMPRIMENTO E A DE ENZO TEM 25 cm. QUANTOS CENTÍMETROS A MENOS A AGENDA DE PEDRO TEM EM RELAÇÃO À DO COLEGA?
RESPOSTA: A AGENDA DE PEDRO É _____ MENOR EM RELAÇÃO À DE ENZO.
8 cm
PREENCHA A FICHA A SEGUIR COM ALGUMAS INFORMAÇÕES SOBRE VOCÊ.
Respostas pessoais.
PINTE NA SEGUNDA ESTROFE DA PARLENDA “CORRE CUTIA” AS PALAVRAS QUE RIMAM.
Os alunos devem pintar as palavras mão, chão e coração.
LEIA AS INFORMAÇÕES DA TABELA, REFERENTE ÀS HORAS DIÁRIAS DE SONO DE ALGUMAS PESSOAS, E RESPONDA ÀS QUESTÕES A SEGUIR.
A) José dorme o maior número de horas.
B) Sara é quem dorme menos.
C) Dormem 8 horas ou mais: Tiago, Pedro, Carol e José.
D) Dormem menos de 8 horas: Ana, Lara e Sara.
E) Diariamente, José dorme 12 horas.
UMA ESCOLA FEZ UMA PESQUISA ENTRE OS ALUNOS DO 1° ANO PARA SABER QUANTAS HORAS ELES DORMEM POR DIA. VAMOS CONHECER ESSES DADOS?
A) Os alunos deverão contornar “Horas de sono por dia”.
B) 10 horas.
C) Os alunos devem somar a quantidade de crianças que dormem 9 e 10 horas por dia.
29 alunos.
D) Os alunos devem somar a quantidade de crianças de todas as colunas do gráfico.
43 alunos.
Estes materiais são parte integrante das coleções da editora Saraiva. Eles poderão ser reproduzidos desde que o título das obras e suas respectivas autorias sejam sempre citadas