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DESEMBARALHE AS LETRAS E ESCREVA O NOME DE CADA FRUTA..
a) Uva.
b) Melancia.
c) Tomate.
d) Mamão.
e) Goiaba.
f) Figo.
SIGA AS ORIENTAÇÕES DO PROFESSOR PARA PREENCHER A TABELA COM AS ESTATURAS DA TURMA.
Resposta pessoal.
ORGANIZE AS SÍLABAS E ESCREVA O NOME DE CADA FOTOGRAFIA.
a) Árvore.
b) Flores.
c) Morango.
d) Melão.
e) Abóbora.
f) Vagem.
g) Caju.
h) Abacate.
i) Limão.
CONVERSE COM OS COLEGAS E O PROFESSOR SOBRE OS ITENS A SEGUIR.
• O NOME DA CIDADE EM QUE VOCÊ MORA E O ESTADO EM QUE ELA SE LOCALIZA.
• COMO SÃO AS TEMPERATURAS E AS CHUVAS AO LONGO DO ANO.
• QUE TIPO DE ROUPA VOCÊ COSTUMA UTILIZAR EM CADA ÉPOCA DO ANO.
• COMO É IR À ESCOLA EM ÉPOCAS EM QUE ESTÁ MUITO FRIO OU MUITO CALOR.
• QUE TIPOS DE ALIMENTO VOCÊ COSTUMA COMER EM CADA ÉPOCA DO ANO E QUAIS SÃO SEUS PREFERIDOS.
• QUAL É A SUA ÉPOCA DO ANO PREFERIDA E POR QUÊ.
REGISTRO ESCRITO
• ESCREVA SEU NOME COMPLETO E SUA IDADE.
• ESCREVA O TÍTULO DO TEXTO: “COMO A TEMPERATURA DA CIDADE ONDE EU MORO INTERFERE NO MEU MODO DE VIDA”.
• SIGA AS ORIENTAÇÕES DO PROFESSOR PARA REGISTRAR POR ESCRITO O QUE CONVERSARAM.
• ATENÇÃO: CASO TENHA DÚVIDA SOBRE COMO ESCREVER CORRETAMENTE ALGUMA PALAVRA, CONSULTE O PROFESSOR.
DICAS
• ANTES DE COMEÇAR, CONFIRA SE SEU LÁPIS ESTÁ COM A PONTA FINA.
• CONFIRA TAMBÉM SE A BORRACHA QUE ESTÁ COM VOCÊ NÃO MANCHA AO APAGAR.
• FAÇA O TRAÇADO DA SUA LETRA DE MODO QUE O LEITOR A COMPREENDA.
VOCÊ VIU QUE SEPARAR E RECICLAR LIXO É UMA DAS FORMAS DE PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE. AGORA, OUÇA NOVAMENTE O SEGUINTE TRECHO DO POEMA “MORADA DO INVENTOR”.
[...] LATAS VAZIAS DE BEBIDAS, CAIXAS DE FÓSFORO, PEDAÇOS DE PAPEL DE EMBRULHO, FITAS, BRINQUEDOS QUEBRADOS, XÍCARAS SEM ASA, RECORTES DE BICHOS, PESSOAS, LUAS E ESTRELAS, REVISTAS E JORNAIS LIDOS, RETALHOS DE TECIDO, RENDAS, LINHAS, PENAS DE AVES, CASCAS DE OVO, PEDAÇOS DE MADEIRA, DE FERRO OU DE PLÁSTICO. [...]
• ESCREVA O NOME DE ALGUNS OBJETOS CITADOS NO POEMA, DE ACORDO COM A REGRA DE CADA COLUNA.
ACOMPANHE A LEITURA DO POEMA FEITA PELO PROFESSOR.
MORADA DO INVENTOR
A PROFESSORA PEDIA E A GENTE LEVAVA, ACHANDO LOUCURA OU MONTE DE LIXO:
LATAS VAZIAS DE BEBIDAS, CAIXAS DE FÓSFORO, PEDAÇOS DE PAPEL DE EMBRULHO, FITAS, BRINQUEDOS QUEBRADOS, XÍCARAS SEM ASA, RECORTES DE BICHOS, PESSOAS, LUAS E ESTRELAS, REVISTAS E JORNAIS LIDOS, RETALHOS DE TECIDO, RENDAS, LINHAS, PENAS DE AVES, CASCAS DE OVO, PEDAÇOS DE MADEIRA, DE FERRO OU DE PLÁSTICO.
UM DIA, A PROFESSORA DEU A PARTIDA E TRANSFORMAMOS, COLAMOS E COLORIMOS. E SURGIRAM BONECOS ESQUISITOS, BICHOS DE OUTROS PLANETAS, BRUXAS E COISAS MALUCAS QUE DEUS NÃO INVENTOU.
TUDO O QUE NASCIA GANHAVA NOME, PAIS, CASA, AMIGOS, PARENTES E PAÍS. E NASCERAM HISTÓRIAS DE RIR OU DE ARREPIAR!… E A ESCOLA VIROU MORADA DE INVENTOR!
ELIAS JOSÉ. ESCOLA: MORADA DE INVENTOR E OUTROS CONTOS DE ESCOLA. SÃO PAULO: PAULUS, 2009.
POR QUE OS ALUNOS ACHARAM LOUCURA LEVAR LIXO PARA A ESCOLA?
Por não compreenderem que o que consideravam “lixo” teria utilidade.
OBSERVE AS IMAGENS DE ROUPAS E ACESSÓRIOS E FAÇA O QUE SE PEDE.
a) Os alunos devem contornar: guarda-chuva, capa de chuva amarela, meias, calça comprida e botas.
b) Os alunos devem contornar: roupa de banho, chinelo, camiseta, shorts, guarda-sol, kit de mergulho, esteira, óculos de sol, nadadeiras, boia, boné.
c) Os alunos devem contornar: casaco, gorro, botas, meias, luvas, equipamentos de ski.
COMPLETE O QUADRO COM O QUE SE PEDE.
COMPONHA OS NÚMEROS INDICADOS.
a) 28
b) 35
c) 19
d) 48
e) 51
f) 67
g) 76
h) 82
SIGA AS ORIENTAÇÕES PARA A PRODUÇÃO DE TEXTO:
• RECONTE ORALMENTE A HISTÓRIA DA TIRINHA COM OS COLEGAS E O PROFESSOR.
• ESCREVA NAS LINHAS A HISTÓRIA QUE VOCÊS RECONTARAM.
• DEPOIS DO REGISTRO, FAÇA A REVISÃO DAS PALAVRAS DO TEXTO COM O PROFESSOR.
Resposta pessoal.
ACOMPANHE A LEITURA QUE O PROFESSOR VAI FAZER DO TEXTO.
TEXTO 1
O MAIOR TESOURO DO MUNDO
O FEITICEIRO ATIROU UM PUNHADO DE INCENSO NA FOGUEIRA E PRONUNCIOU AS PALAVRAS MÁGICAS. FEZ-SE UM CLARÃO E UMA FUMAÇA ESPESSA DESPRENDEU-SE DAS CHAMAS. – MOSTRE-ME O MAIOR TESOURO DO MUNDO! – EXCLAMOU ELE. ERA UM PODEROSO FEITICEIRO AFRICANO. TINHA DEDICADO SUA VIDA AO ESTUDO DE TODAS AS FORMAS DE MAGIA E AGORA PREPARAVA-SE PARA DESFRUTAR DO RESULTADO DE TANTOS ESFORÇOS.
A FUMAÇA COMEÇOU A FORMAR ESTRANHAS FIGURAS NO AR. AOS POUCOS, AS IMAGENS FORAM SE TORNANDO MAIS NÍTIDAS. O FEITICEIRO PÔDE VER O INTERIOR DE UMA CAVERNA. EM SEGUIDA SURGIU UM POMAR COM ÁRVORES DE VÁRIAS ESPÉCIES, CARREGADAS DE FRUTOS. NO ENTANTO, OS FRUTOS NÃO ERAM COMUNS. BRILHAVAM INTENSAMENTE AO SOL, REFLETINDO CORES DIFERENTES.
A IMAGEM TRANSFORMOU-SE DE NOVO. SURGIU UMA LÂMPADA, COM A CHAMA ACESA NO BICO. PARECIA UMA LÂMPADA COMUM, DE AZEITE, COMO SE USAVA NAQUELA ÉPOCA. O FEITICEIRO TENTOU DESCOBRIR O QUE HAVIA DE ESPECIAL NELA, MAS A FUMAÇA SE DISSIPOU E A IMAGEM DESAPARECEU.
ENTUSIASMADO, O FEITICEIRO DEU INÍCIO À SEGUNDA PARTE DA SUA SESSÃO DE MAGIA. COM A MÃO DIREITA, ESFREGOU UM ENORME ANEL NEGRO QUE USAVA NA ESQUERDA. O ANEL ERA ENCANTADO, E FEZ SURGIR UM GÊNIO DIANTE DELE.
– AQUI ESTOU, MEU AMO! – EXCLAMOU O GÊNIO DO ANEL. – EM QUE POSSO SERVI-LO?
– FALE-ME SOBRE AQUELE POMAR QUE VI NA FUMAÇA DA FOGUEIRA. OS FRUTOS DAQUELAS ÁRVORES SÃO JOIAS? – QUIS SABER O FEITICEIRO.
– SIM, AMO – RESPONDEU O GÊNIO. – AQUELES FRUTOS SÃO FEITOS DAS PEDRAS MAIS PRECIOSAS QUE EXISTEM: DIAMANTES, ESMERALDAS, RUBIS, TOPÁZIOS...
O FEITICEIRO NÃO CABIA EM SI DE TANTA SATISFAÇÃO. EM BREVE, TODA AQUELA RIQUEZA SERIA SUA.
– E AQUELA LÂMPADA VELHA, PARA QUE SERVE?
– É A LÂMPADA MARAVILHOSA – ESCLARECEU O GÊNIO DO ANEL. – NA VERDADE, AQUELA LÂMPADA É O MAIOR TESOURO DO MUNDO. É MUITO MAIS VALIOSA QUE TODAS AQUELAS JOIAS.
– COMO ASSIM? – INDAGOU O FEITICEIRO.
– ELA GUARDA UM GÊNIO BEM MAIS PODEROSO QUE EU. ELE PODE TRANSFORMAR QUALQUER DESEJO EM REALIDADE. QUEM TIVER A LÂMPADA MARAVILHOSA EM SUAS MÃOS PODE PEDIR O QUE QUISER E SERÁ ATENDIDO NA MESMA HORA.
POR ISSO, ELA É O MAIOR TESOURO DO MUNDO – EXPLICOU O GÊNIO DO ANEL.
O FEITICEIRO PENSOU UM POUCO E DEPOIS PERGUNTOU:
– ONDE FICA A CAVERNA?
– EM UM GRANDE REINO, NO INTERIOR DA CHINA.
O FEITICEIRO ESFREGOU AS MÃOS DE CONTENTAMENTO E ORDENOU:
– LEVE-ME ATÉ LÁ!
– IMEDIATAMENTE, MEU AMO.
EM UM PISCAR DE OLHOS, O FEITICEIRO SE VIU TRANSPORTADO DA ÁFRICA PARA A CHINA. ESTAVA EM UM CAMPO DESERTO, PRÓXIMO DE UMA MONTANHA. O GÊNIO DO ANEL CONTINUAVA À SUA FRENTE.
– ONDE ESTÁ A CAVERNA? – PERGUNTOU O FEITICEIRO.
– LOGO ALI, NO SOPÉ DA MONTANHA – DISSE O GÊNIO.
– O QUE ESTAMOS ESPERANDO? VAMOS ENTRAR AGORA MESMO!
– SINTO MUITO, MEU AMO, MAS NÃO PODEMOS.
O FEITICEIRO FICOU BASTANTE CONTRARIADO COM ESSA RESPOSTA.
– COMO ASSIM? POR QUE NÃO PODEMOS ENTRAR? – GRITOU.
– PORQUE O TESOURO SE DESTINA A UM RAPAZ QUE VIVE NA CAPITAL DESTE REINO, NÃO MUITO LONGE DAQUI. ELE É A ÚNICA PESSOA QUE PODE ENTRAR NA CAVERNA.
O FEITICEIRO FICOU FURIOSO E PERGUNTOU:
– E QUEM É ESSE MISERÁVEL?
– O NOME DELE É ALADIM – RESPONDEU O GÊNIO DO ANEL.
O MAIOR TESOURO DO MUNDO. IN: ALADIM E A LÂMPADA MARAVILHOSA. RECONTO DE EDSON ROCHA BRAGA. SÃO PAULO: SCIPIONE, 2001. P. 5 E 6. (SÉRIE REENCONTRO INFANTIL).
GLOSSÁRIO PUNHADO: UMA QUANTIDADE QUE CABE NA MÃO. INCENSO: COMPOSTO DE PLANTAS QUE LIBERA FUMAÇA PERFUMADA QUANDO QUEIMADO. ESPESSA: GROSSA. DESFRUTAR: APROVEITAR. NÍTIDA: BEM VISÍVEL.
TEXTO 2
QUEM CRIOU ALADIM?
HÁ POUCO MAIS DE TREZENTOS ANOS, UM ESTUDIOSO FRANCÊS CHAMADO ANTOINE GALLAND FEZ UMA VIAGEM AO ORIENTE MÉDIO E VOLTOU A PARIS COM UM MANUSCRITO EM ÁRABE DE UM LIVRO DE CONTOS CHAMADO AS MIL E UMA NOITES. [...]
DEPOIS DE SUA PUBLICAÇÃO NA FRANÇA, AS MIL E UMA NOITES LOGO SE TRANSFORMOU NO LIVRO DE HISTÓRIAS MAIS CONHECIDO DE TODO O OCIDENTE. “ALADIM E A LÂMPADA MARAVILHOSA” É UMA DAS TRÊS HISTÓRIAS MAIS FAMOSAS DO LIVRO, JUNTAMENTE COM “SIMBÁ, O MARUJO” E “ALI-BABÁ E OS QUARENTA LADRÕES”, TODAS ADAPTADAS PARA A SÉRIE REENCONTRO INFANTIL.
QUEM CRIOU ALADIM. IN: ALADIM E A LÂMPADA MARAVILHOSA. RECONTO DE EDSON ROCHA BRAGA. SÃO PAULO: SCIPIONE, 2001. P. 48. (SÉRIE REENCONTRO INFANTIL).
QUAL É O TEXTO QUE CONTA A HISTÓRIA IMAGINÁRIA? E A HISTÓRIA REAL? JUSTIFIQUE SUA RESPOSTA.
O texto 1 conta uma história imaginária (ficção) e o texto 2 apresenta informações reais.
A TECNOLOGIA TEM CONTRIBUÍDO PARA A CRIAÇÃO E O DESENVOLVIMENTO DE DIFERENTES INSTRUMENTOS, PERMITINDO O SURGIMENTO DE NOVAS PROFISSÕES. ALGUMAS ACABAM SENDO MODIFICADAS E OUTRAS DEIXAM DE EXISTIR.
GRAÇAS ÀS INVENÇÕES, MUITAS ATIVIDADES HUMANAS FORAM APERFEIÇOADAS E AMPLIADAS, MELHORANDO AS CONDIÇÕES DE VIDA DAS PESSOAS E DE TRABALHO.
NA IMAGEM 1, QUE TECNOLOGIA É UTILIZADA? E NA IMAGEM 2?
Na imagem 1, o telefone; na imagem 2, o traje espacial.
ACOMPANHE A LEITURA QUE O PROFESSOR VAI FAZER DO TEXTO.
TEXTO 1
O MAIOR TESOURO DO MUNDO
O FEITICEIRO ATIROU UM PUNHADO DE INCENSO NA FOGUEIRA E PRONUNCIOU AS PALAVRAS MÁGICAS. FEZ-SE UM CLARÃO E UMA FUMAÇA ESPESSA DESPRENDEU-SE DAS CHAMAS. – MOSTRE-ME O MAIOR TESOURO DO MUNDO! – EXCLAMOU ELE. ERA UM PODEROSO FEITICEIRO AFRICANO. TINHA DEDICADO SUA VIDA AO ESTUDO DE TODAS AS FORMAS DE MAGIA E AGORA PREPARAVA-SE PARA DESFRUTAR DO RESULTADO DE TANTOS ESFORÇOS.
A FUMAÇA COMEÇOU A FORMAR ESTRANHAS FIGURAS NO AR. AOS POUCOS, AS IMAGENS FORAM SE TORNANDO MAIS NÍTIDAS. O FEITICEIRO PÔDE VER O INTERIOR DE UMA CAVERNA. EM SEGUIDA SURGIU UM POMAR COM ÁRVORES DE VÁRIAS ESPÉCIES, CARREGADAS DE FRUTOS. NO ENTANTO, OS FRUTOS NÃO ERAM COMUNS. BRILHAVAM INTENSAMENTE AO SOL, REFLETINDO CORES DIFERENTES.
A IMAGEM TRANSFORMOU-SE DE NOVO. SURGIU UMA LÂMPADA, COM A CHAMA ACESA NO BICO. PARECIA UMA LÂMPADA COMUM, DE AZEITE, COMO SE USAVA NAQUELA ÉPOCA. O FEITICEIRO TENTOU DESCOBRIR O QUE HAVIA DE ESPECIAL NELA, MAS A FUMAÇA SE DISSIPOU E A IMAGEM DESAPARECEU.
ENTUSIASMADO, O FEITICEIRO DEU INÍCIO À SEGUNDA PARTE DA SUA SESSÃO DE MAGIA. COM A MÃO DIREITA, ESFREGOU UM ENORME ANEL NEGRO QUE USAVA NA ESQUERDA. O ANEL ERA ENCANTADO, E FEZ SURGIR UM GÊNIO DIANTE DELE.
– AQUI ESTOU, MEU AMO! – EXCLAMOU O GÊNIO DO ANEL. – EM QUE POSSO SERVI-LO?
– FALE-ME SOBRE AQUELE POMAR QUE VI NA FUMAÇA DA FOGUEIRA. OS FRUTOS DAQUELAS ÁRVORES SÃO JOIAS? – QUIS SABER O FEITICEIRO.
– SIM, AMO – RESPONDEU O GÊNIO. – AQUELES FRUTOS SÃO FEITOS DAS PEDRAS MAIS PRECIOSAS QUE EXISTEM: DIAMANTES, ESMERALDAS, RUBIS, TOPÁZIOS...
O FEITICEIRO NÃO CABIA EM SI DE TANTA SATISFAÇÃO. EM BREVE, TODA AQUELA RIQUEZA SERIA SUA.
– E AQUELA LÂMPADA VELHA, PARA QUE SERVE?
– É A LÂMPADA MARAVILHOSA – ESCLARECEU O GÊNIO DO ANEL. – NA VERDADE, AQUELA LÂMPADA É O MAIOR TESOURO DO MUNDO. É MUITO MAIS VALIOSA QUE TODAS AQUELAS JOIAS.
– COMO ASSIM? – INDAGOU O FEITICEIRO.
– ELA GUARDA UM GÊNIO BEM MAIS PODEROSO QUE EU. ELE PODE TRANSFORMAR QUALQUER DESEJO EM REALIDADE. QUEM TIVER A LÂMPADA MARAVILHOSA EM SUAS MÃOS PODE PEDIR O QUE QUISER E SERÁ ATENDIDO NA MESMA HORA.
POR ISSO, ELA É O MAIOR TESOURO DO MUNDO – EXPLICOU O GÊNIO DO ANEL.
O FEITICEIRO PENSOU UM POUCO E DEPOIS PERGUNTOU:
– ONDE FICA A CAVERNA?
– EM UM GRANDE REINO, NO INTERIOR DA CHINA.
O FEITICEIRO ESFREGOU AS MÃOS DE CONTENTAMENTO E ORDENOU:
– LEVE-ME ATÉ LÁ!
– IMEDIATAMENTE, MEU AMO.
EM UM PISCAR DE OLHOS, O FEITICEIRO SE VIU TRANSPORTADO DA ÁFRICA PARA A CHINA. ESTAVA EM UM CAMPO DESERTO, PRÓXIMO DE UMA MONTANHA. O GÊNIO DO ANEL CONTINUAVA À SUA FRENTE.
– ONDE ESTÁ A CAVERNA? – PERGUNTOU O FEITICEIRO.
– LOGO ALI, NO SOPÉ DA MONTANHA – DISSE O GÊNIO.
– O QUE ESTAMOS ESPERANDO? VAMOS ENTRAR AGORA MESMO!
– SINTO MUITO, MEU AMO, MAS NÃO PODEMOS.
O FEITICEIRO FICOU BASTANTE CONTRARIADO COM ESSA RESPOSTA.
– COMO ASSIM? POR QUE NÃO PODEMOS ENTRAR? – GRITOU.
– PORQUE O TESOURO SE DESTINA A UM RAPAZ QUE VIVE NA CAPITAL DESTE REINO, NÃO MUITO LONGE DAQUI. ELE É A ÚNICA PESSOA QUE PODE ENTRAR NA CAVERNA.
O FEITICEIRO FICOU FURIOSO E PERGUNTOU:
– E QUEM É ESSE MISERÁVEL?
– O NOME DELE É ALADIM – RESPONDEU O GÊNIO DO ANEL.
O MAIOR TESOURO DO MUNDO. IN: ALADIM E A LÂMPADA MARAVILHOSA. RECONTO DE EDSON ROCHA BRAGA. SÃO PAULO: SCIPIONE, 2001. P. 5 E 6. (SÉRIE REENCONTRO INFANTIL).
GLOSSÁRIO PUNHADO: UMA QUANTIDADE QUE CABE NA MÃO. INCENSO: COMPOSTO DE PLANTAS QUE LIBERA FUMAÇA PERFUMADA QUANDO QUEIMADO. ESPESSA: GROSSA. DESFRUTAR: APROVEITAR. NÍTIDA: BEM VISÍVEL.
TEXTO 2
QUEM CRIOU ALADIM?
HÁ POUCO MAIS DE TREZENTOS ANOS, UM ESTUDIOSO FRANCÊS CHAMADO ANTOINE GALLAND FEZ UMA VIAGEM AO ORIENTE MÉDIO E VOLTOU A PARIS COM UM MANUSCRITO EM ÁRABE DE UM LIVRO DE CONTOS CHAMADO AS MIL E UMA NOITES. [...]
DEPOIS DE SUA PUBLICAÇÃO NA FRANÇA, AS MIL E UMA NOITES LOGO SE TRANSFORMOU NO LIVRO DE HISTÓRIAS MAIS CONHECIDO DE TODO O OCIDENTE. “ALADIM E A LÂMPADA MARAVILHOSA” É UMA DAS TRÊS HISTÓRIAS MAIS FAMOSAS DO LIVRO, JUNTAMENTE COM “SIMBÁ, O MARUJO” E “ALI-BABÁ E OS QUARENTA LADRÕES”, TODAS ADAPTADAS PARA A SÉRIE REENCONTRO INFANTIL.
QUEM CRIOU ALADIM. IN: ALADIM E A LÂMPADA MARAVILHOSA. RECONTO DE EDSON ROCHA BRAGA. SÃO PAULO: SCIPIONE, 2001. P. 48. (SÉRIE REENCONTRO INFANTIL).
QUAL É O NOME DO PERSONAGEM CITADO NO TEXTO 1?
Aladim.
OBSERVE A IMAGEM DO CALENDÁRIO E FAÇA O QUE SE PEDE.
A) Julho.
B) 31 dias.
C) Os alunos devem contornar a semana 20 a 26.
D) Dia 30.
ASSINALE COM A LETRA R O TRECHO DA HISTÓRIA REAL E COM A LETRA I O TRECHO DA HISTÓRIA IMAGINÁRIA QUE APARECE NO LIVRO ALADIM E A LÂMPADA MARAVILHOSA.
( ) “– E AQUELA LÂMPADA VELHA, PARA QUE SERVE?”
( ) “ANTOINE GALLAND FEZ UMA VIAGEM AO ORIENTE MÉDIO E VOLTOU A PARIS COM UM MANUSCRITO EM ÁRABE.”
( ) “EM UM PISCAR DE OLHOS, O FEITICEIRO SE VIU TRANSPORTADO DA ÁFRICA PARA A CHINA.”
( ) “'ALADIM E A LÂMPADA MARAVILHOSA' É UMA DAS TRÊS HISTÓRIAS MAIS FAMOSAS DO LIVRO”
( I ) “– E AQUELA LÂMPADA VELHA, PARA QUE SERVE?”
( R ) “ANTOINE GALLAND FEZ UMA VIAGEM AO ORIENTE MÉDIO E VOLTOU A PARIS COM UM MANUSCRITO EM ÁRABE.”
( I ) “EM UM PISCAR DE OLHOS, O FEITICEIRO SE VIU TRANSPORTADO DA ÁFRICA PARA A CHINA.”
( R ) “'ALADIM E A LÂMPADA MARAVILHOSA' É UMA DAS TRÊS HISTÓRIAS MAIS FAMOSAS DO LIVRO”
DESTAQUE DO ANEXO 4 AS FICHAS DE OBSERVAÇÃO DO PLANTIO DE FEIJÃO. SIGA AS ORIENTAÇÕES DO PROFESSOR.
A LETRA DA CANÇÃO DIZ QUE “TODA CRIANÇA QUER CRESCER”. VOCÊ TAMBÉM QUER CRESCER? POR QUÊ?
Respostas pessoais.
A SEGUIR, VOCÊ VAI CONHECER UMA TIRINHA QUE APRESENTA IMAGENS E PALAVRAS EM UMA SEQUÊNCIA DE QUADROS. O TEXTO ESCRITO FICA DENTRO DE BALÕES.
DE OLHO NO TEXTO
ACOMPANHE A LEITURA QUE O PROFESSOR VAI FAZER DA TIRINHA.
VOCÊ CONHECE OU JÁ OUVIU FALAR DOS PERSONAGENS DESSA TIRINHA? SE SIM, SABE O NOME DELES?
Respostas pessoais.
COMPLETE AS ADIÇÕES A FIM DE CHEGAR À DEZENA EXATA MAIS PRÓXIMA.
a) 6 + 4 = 10
b) 13 + 7 = 20
c) 16 + 4 = 20
d) 23 + 7 = 30
e) 26 + 4 = 30
f) 33 + 7 = 40
g) 38 + 2 = 40
h) 57 + 3 = 60
i) 58 + 2 = 60
j) 19 + 1 = 20
OBSERVE AS LIXEIRAS E OS MATERIAIS QUE DEVEM SER DEPOSITADOS EM CADA UMA DELAS.
• CADA GRUPO DE MATERIAL DEVE SER COLOCADO EM UMA LIXEIRA PRÓPRIA. CONTORNE OS MATERIAIS USANDO A COR DA LIXEIRA EM QUE ELES DEVERIAM SER DESCARTADOS.
VEJA A REPRESENTAÇÃO DOS NÚMEROS AO LADO. VOCÊ SABE O QUE ELES SIGNIFICAM? CONVERSE COM OS COLEGAS E O PROFESSOR.
Resposta pessoal.
Explique-lhes o significado das setas: para cima indica a temperatura máxima; para baixo, a mínima.
NO LUGAR EM QUE VOCÊ MORA, FAZ MAIS FRIO OU CALOR AO LONGO DO ANO?
Resposta pessoal.
ACOMPANHE A LEITURA QUE O PROFESSOR VAI FAZER DOS VERSOS DA CANÇÃO. DEPOIS, CANTE COM OS COLEGAS.
MEU GALINHO
HÁ TRÊS NOITES QUE EU NÃO DURMO, O-LÁ-LÁ! POIS PERDI O MEU GALINHO, O-LÁ-LÁ! COITADINHO, O-LÁ-LÁ! POBREZINHO, O-LÁ-LÁ! EU PERDI LÁ NO JARDIM.
ELE É BRANCO E AMARELO, O-LÁ-LÁ! TEM A CRISTA VERMELHINHA, O-LÁ-LÁ! BATE AS ASAS, O-LÁ-LÁ! ABRE O BICO, O-LÁ-LÁ! ELE FAZ QUI-RI-QUI-QUI!
JÁ RODEI EM MATO GROSSO, O-LÁ-LÁ! AMAZONAS E PARÁ, O-LÁ-LÁ! ENCONTREI, O-LÁ-LÁ! MEU GALINHO, O-LÁ-LÁ! NO SERTÃO DO CEARÁ.
DOMÍNIO PÚBLICO.
DESENHE O GALINHO DA CANÇÃO. FIQUE ATENTO ÀS SUAS CARACTERÍSTICAS.
Resposta pessoal.
VAMOS CHEGAR A 10.
a) 3
b) 4
c) 1
d) 2
e) 5
f) 9
• PINTE DE AZUL OS SINAIS DE PONTUAÇÃO QUE APARECEM NO TRECHO DO TEXTO. DEPOIS COPIE ESSES SINAIS NO QUADRO.
ESPEROU UM DIA EM QUE ALADIM ESTAVA VIAJANDO, DISFARÇOU-SE DE MERCADOR E PASSOU PELO CASTELO GRITANDO, COMO FAZEM OS VENDEDORES DE RUA:
– LÂMPADAS NOVAS! LÂMPADAS NOVAS! TROCO LÂMPADAS NOVAS POR LÂMPADAS VELHAS.
EM SALA, CONSTRUÍMOS ESCULTURAS COM FORMAS GEOMÉTRICAS. VOCÊ SABIA QUE PODEMOS TAMBÉM FAZER ARTE UTILIZANDO FIGURAS PLANAS? ESSAS FIGURAS SÃO CHAMADAS MOSAICOS.
OBSERVE O MOSAICO E CONTORNE AS FORMAS GEOMÉTRICAS PLANAS.
• TRIÂNGULO.
• PARALELOGRAMO.
• QUADRADO.
LEIA O CONTO COM O PROFESSOR.
CONVERSA SEM SAÍDA
ERA UMA VEZ UMA AVÓ MUITO DISTRAÍDA, QUE CHAMOU O NETO E, DANDO-LHE TRÊS MOEDAS DE UM TOSTÃO, PEDIU:
– MEU NETO, VÁ ATÉ A VENDA E TRAGA UM TOSTÃO DE PÃO, UM TOSTÃO DE LEITE, UM TOSTÃO DE CAFÉ E MAIS UM TOSTÃO DE QUEIJO.
– ESPERE UM POUCO, VÓ... – OBSERVOU O MENINO, CONTANDO AS MOEDAS. OLHE AQUI: UM TOSTÃO PARA O PÃO, UM TOSTÃO PARA O LEITE, UM TOSTÃO PARA O CAFÉ... E PARA O QUEIJO?
– MENINO, PRESTE ATENÇÃO! – RALHOU A VÓ. UM TOSTÃO PARA O QUEIJO, UM TOSTÃO PARA O CAFÉ, UM TOSTÃO PARA O LEITE.
– E PARA O PÃO?
– ENTÃO, FOI O QUE EU DISSE: UM TOSTÃO PARA O PÃO, UM TOSTÃO PARA O QUEIJO, UM TOSTÃO PARA O CAFÉ.
– E PARA O LEITE?
– OLHE AQUI: UM TOSTÃO PARA O LEITE, UM TOSTÃO PARA O PÃO, UM TOSTÃO PARA O QUEIJO.
– E PARA O CAFÉ?
E ASSIM FICARAM OS DOIS NAQUELA CONVERSA SEM SAÍDA, ATÉ QUE A AVÓ, SEM MAIS PACIÊNCIA, PEGOU AS MOEDAS E FOI ELA MESMA À VENDA, ONDE COMPROU UM TOSTÃO DE CAFÉ, UM TOSTÃO DE LEITE E UM TOSTÃO DE PÃO.
– E O QUEIJO?
ROSANE PAMPLONA. ERA UMA VEZ... TRÊS! HISTÓRIAS DE ENROLAR. SÃO PAULO: MODERNA, 2005.
ROSANE PAMPLONA NASCEU EM SÃO PAULO, É PROFESSORA E ESCRITORA. AUTORA DE VÁRIOS LIVROS, ENTRE ELES SALADA, SALADINHA, CONTE AQUI QUE EU CONTO LÁ E A PRINCESA QUE TUDO SABIA... MENOS UMA COISA. ELA SE DIZ APAIXONADA POR HISTÓRIAS DA TRADIÇÃO ORAL.
HÁ QUANTOS PERSONAGENS NA HISTÓRIA? QUAL É O GRAU DE PARENTESCO ENTRE ELES?
São dois personagens, a avó e o neto.
ANDRÉ GOSTOU MUITO DA HISTÓRIA DE ALADIM. ENTÃO, PEDIU À MÃE QUE COMPRASSE O LIVRO PARA ELE, ASSIM COMO OUTROS TÍTULOS DA SÉRIE REENCONTRO. JUNTOS, ELES FIZERAM UMA PESQUISA NA INTERNET.
VEJA OS PREÇOS DOS LIVROS DE QUE ANDRÉ MAIS GOSTOU.
SE ANDRÉ ESCOLHER OS LIVROS ROBIN HOOD E ALADIM E A LÂMPADA MARAVILHOSA, QUANTO SUA MÃE VAI GASTAR?
53 + 40 = 93
Sua mãe gastará 93 reais.
Estes materiais são parte integrante das coleções da editora Saraiva. Eles poderão ser reproduzidos desde que o título das obras e suas respectivas autorias sejam sempre citadas