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OBSERVE OS CADERNOS E SEUS PREÇOS.
A) Caderno 3.
B) Caderno 2.
C) Caderno 1, 2 ou 4.
D) 11 reais, 15 reais, 18 reais, 22 reais.
E) Os alunos poderão representar 11 reais com várias possibilidades, usando moedas de 5, 10, 25, 50.
NA IMAGEM A SEGUIR, EXISTEM VÁRIOS OBJETOS CRIADOS PELO SER HUMANO. CONTORNE:
a) Roxo: relógio de parede e calendário.
b) Laranja: estante, rack e caixas.
c) Verde: janela e abajur.
d) Vermelho: livros, relógio, calendário e televisão.
CONVERSE COM OS COLEGAS E ESCREVA DOIS DEVERES QUE TODAS AS CRIANÇAS DEVEM CUMPRIR:
Respostas pessoais.
Possibilidades de resposta:
a) Tirar o prato da mesa, guardar os brinquedos, deixar o banheiro em ordem após o uso, obedecer aos pais e responsáveis;
b) Respeitar os colegas, professores e funcionários; chegar no horário estipulado pela escola; manter as dependências da escola limpas; devolver os livros da biblioteca; fazer as atividades propostas.
c) Não jogar lixo nas ruas nem nos rios; não queimar a vegetação; separar os resíduos recicláveis dos orgânicos; participar de campanhas para estimular doações de brinquedos, roupas, livros, alimentos; respeitar os vizinhos e outras pessoas da comunidade.
• VAMOS PENSAR SOBRE ALGUMAS INVENÇÕES QUE FAZEM PARTE DO NOSSO DIA A DIA. OBSERVE A IMAGEM. EM SEGUIDA, CONTORNE:
a) Verde: bicicleta, carrinho, ioiô, peteca, dado.
b) Vermelho: armário, mesa de cabeceira, caixa em que estão os brinquedos e sapateira.
c) Roxo: tênis, chinelos, botas.
d) Azul: cama.
e) Amarelo: janela (para entrar a luz), luminária, lustre e a t omada (à qual se conectam aparelhos elétricos).
ACOMPANHE A LEITURA DO POEMA COM O PROFESSOR.
A INVENÇÃO DO AMIGO
NINGUÉM TINHA AMIGO. NEM TINHA, NEM NÃO TINHA, AMIGO NÃO EXISTIA. MAS UMA NOITE, NA BEIRA DA FOGUEIRA, DUAS PESSOAS SE FALARAM PELA PRIMEIRA VEZ COMO SE FOSSE HÁ ANOS. E OS MESES SE PASSARAM COMO SE FOSSEM DIAS. E O ENCONTRO DAS DUAS ERA SEMPRE UMA ALEGRIA. FOI ASSIM, MEUS AMIGOS.
RICARDO SILVESTRIN. É TUDO INVENÇÃO. SÃO PAULO: ÁTICA, 2003. P. 6.
RICARDO SILVESTRIN NASCEU EM PORTO ALEGRE, CURSOU LETRAS E TRABALHOU COMO PROFESSOR. HOJE, É ESCRITOR, MÚSICO E PUBLICITÁRIO. SEU LIVRO É TUDO INVENÇÃO FOI SELECIONADO PARA REPRESENTAR O BRASIL NA FEIRA DE LITERATURA INFANTOJUVENIL DE BOLONHA, NA ITÁLIA.
DE ACORDO COM O POEMA, ONDE AS DUAS PESSOAS ESTAVAM QUANDO O AMIGO FOI INVENTADO?
Na beira da fogueira.
O PELO DE ALGUNS ANIMAIS É USADO PARA PRODUZIR UM TIPO DE TECIDO CHAMADO LÃ.
• CONTORNE OS ANIMAIS QUE PODEM FORNECER PELO PARA PRODUZIR LÃ.
VOCÊ VIU QUE SEPARAR E RECICLAR LIXO É UMA DAS FORMAS DE PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE. AGORA, OUÇA NOVAMENTE O SEGUINTE TRECHO DO POEMA “MORADA DO INVENTOR”.
[...] LATAS VAZIAS DE BEBIDAS, CAIXAS DE FÓSFORO, PEDAÇOS DE PAPEL DE EMBRULHO, FITAS, BRINQUEDOS QUEBRADOS, XÍCARAS SEM ASA, RECORTES DE BICHOS, PESSOAS, LUAS E ESTRELAS, REVISTAS E JORNAIS LIDOS, RETALHOS DE TECIDO, RENDAS, LINHAS, PENAS DE AVES, CASCAS DE OVO, PEDAÇOS DE MADEIRA, DE FERRO OU DE PLÁSTICO. [...]
• ESCREVA O NOME DE ALGUNS OBJETOS CITADOS NO POEMA, DE ACORDO COM A REGRA DE CADA COLUNA.
ACOMPANHE A LEITURA DO POEMA FEITA PELO PROFESSOR.
MORADA DO INVENTOR
A PROFESSORA PEDIA E A GENTE LEVAVA, ACHANDO LOUCURA OU MONTE DE LIXO:
LATAS VAZIAS DE BEBIDAS, CAIXAS DE FÓSFORO, PEDAÇOS DE PAPEL DE EMBRULHO, FITAS, BRINQUEDOS QUEBRADOS, XÍCARAS SEM ASA, RECORTES DE BICHOS, PESSOAS, LUAS E ESTRELAS, REVISTAS E JORNAIS LIDOS, RETALHOS DE TECIDO, RENDAS, LINHAS, PENAS DE AVES, CASCAS DE OVO, PEDAÇOS DE MADEIRA, DE FERRO OU DE PLÁSTICO.
UM DIA, A PROFESSORA DEU A PARTIDA E TRANSFORMAMOS, COLAMOS E COLORIMOS. E SURGIRAM BONECOS ESQUISITOS, BICHOS DE OUTROS PLANETAS, BRUXAS E COISAS MALUCAS QUE DEUS NÃO INVENTOU.
TUDO O QUE NASCIA GANHAVA NOME, PAIS, CASA, AMIGOS, PARENTES E PAÍS. E NASCERAM HISTÓRIAS DE RIR OU DE ARREPIAR!… E A ESCOLA VIROU MORADA DE INVENTOR!
ELIAS JOSÉ. ESCOLA: MORADA DE INVENTOR E OUTROS CONTOS DE ESCOLA. SÃO PAULO: PAULUS, 2009.
POR QUE OS ALUNOS ACHARAM LOUCURA LEVAR LIXO PARA A ESCOLA?
Por não compreenderem que o que consideravam “lixo” teria utilidade.
OBSERVE AS IMAGENS DE ROUPAS E ACESSÓRIOS E FAÇA O QUE SE PEDE.
a) Os alunos devem contornar: guarda-chuva, capa de chuva amarela, meias, calça comprida e botas.
b) Os alunos devem contornar: roupa de banho, chinelo, camiseta, shorts, guarda-sol, kit de mergulho, esteira, óculos de sol, nadadeiras, boia, boné.
c) Os alunos devem contornar: casaco, gorro, botas, meias, luvas, equipamentos de ski.
AS TURMAS DO 1º ANO VÃO ENCOMENDAR CAMISETAS PARA A GINCANA DA ESCOLA. VEJA NA TABELA AS QUANTIDADES E OS TAMANHOS.
COMPONHA OS NÚMEROS INDICADOS.
a) 28
b) 35
c) 19
d) 48
e) 51
f) 67
g) 76
h) 82
SIGA AS ORIENTAÇÕES PARA A PRODUÇÃO DE TEXTO:
• RECONTE ORALMENTE A HISTÓRIA DA TIRINHA COM OS COLEGAS E O PROFESSOR.
• ESCREVA NAS LINHAS A HISTÓRIA QUE VOCÊS RECONTARAM.
• DEPOIS DO REGISTRO, FAÇA A REVISÃO DAS PALAVRAS DO TEXTO COM O PROFESSOR.
Resposta pessoal.
VAMOS USAR PIGMENTOS NATURAIS PARA TINGIR TECIDOS? SIGA AS ORIENTAÇÕES DO PROFESSOR PARA REALIZAR ESTA ATIVIDADE.
Resposta pessoal.
ENCONTRE NO DIAGRAMA DE PALAVRAS OS NOMES DE ALGUNS ANIMAIS QUE APARECERAM NO CORDEL.
• PINTE DE AZUL OS SINAIS DE PONTUAÇÃO QUE APARECEM NO TRECHO DO TEXTO. DEPOIS COPIE ESSES SINAIS NO QUADRO.
ESPEROU UM DIA EM QUE ALADIM ESTAVA VIAJANDO, DISFARÇOU-SE DE MERCADOR E PASSOU PELO CASTELO GRITANDO, COMO FAZEM OS VENDEDORES DE RUA:
– LÂMPADAS NOVAS! LÂMPADAS NOVAS! TROCO LÂMPADAS NOVAS POR LÂMPADAS VELHAS.
ACOMPANHE A LEITURA DA FÁBULA FEITA PELO PROFESSOR.
O LEÃO E O RATO AGRADECIDO
ENQUANTO UM LEÃO DORMIA, UM RATO PÔS-SE A CORRER SOBRE SUA BARRIGA. QUANDO ACORDOU, O LEÃO PEGOU O RATO E ESTAVA PRONTO PARA DAR UM JEITO NELE QUANDO ESTE IMPLOROU QUE O DEIXASSE IR EMBORA: “SE VOCÊ ME POUPAR, DEMONSTRAREI MINHA GRATIDÃO”. O LEÃO TEVE UM ACESSO DE RISO E O DEIXOU PARTIR.
ACONTECEU QUE, NÃO MUITO TEMPO DEPOIS, O LEÃO FOI SALVO GRAÇAS AO RATO. UNS CAÇADORES TINHAM-NO CAPTURADO E AMARRADO A UMA ÁRVORE COM UMA CORDA. O RATO OUVIU SEUS GRUNHIDOS, ROEU A CORDA E O LIBERTOU, DIZENDO: “VOCÊ RIU DE MIM, CERTO DE QUE EU NÃO SERIA CAPAZ DE RETRIBUIR O FAVOR QUE ME FEZ. POIS AGORA SAIBA QUE SE PODE DIZER OBRIGADO ATÉ MESMO AOS RATOS.”.
ESOPO. ADAPTAÇÃO E ILUSTRAÇÕES: SIMONE REA. O SOL E AS RÃS: VINTE FÁBULAS DE ESOPO. TRADUÇÃO DE ISABELLA MARCATTI. SÃO PAULO: PULO DO GATO, 2013. P. 40.
QUEM SÃO OS PERSONAGENS DA FÁBULA?
O leão e o rato.
• LUANA ECONOMIZOU ALGUMAS MOEDAS QUE ELA GANHOU DE SEUS FAMILIARES. LEIA A SEGUIR DE QUEM ELA GANHOU AS MOEDAS, REPRESENTE-AS COM DESENHOS E FAÇA A CONTAGEM.
a)
b)
c)
d) Ela ganhou 7 reais.
A GRANDE INVENÇÃO
O AVIÃO FOI UMA DAS GRANDES INVENÇÕES DA HUMANIDADE. COM ELE, PODEMOS NOS LOCOMOVER DE UM PAÍS PARA OUTRO EM POUCAS HORAS.
VOCÊ SABIA? EM 19 DE OUTUBRO DE 1901, ALBERTO SANTOS DUMONT, BRASILEIRO QUE MAIS TARDE FICARIA CONHECIDO COMO “PAI DA AVIAÇÃO”, CONTORNOU A TORRE EIFFEL COM O “DIRIGÍVEL Nº 6” E IMPRESSIONOU A TODOS POR REALIZAR O PRIMEIRO VOO DIRIGIDO DA HISTÓRIA. [...] O PRIMEIRO BALÃO QUE SANTOS DUMONT CRIOU FOI BATIZADO DE “BRASIL”. POR MAIS QUE ESTIVESSE FELIZ COM O INVENTO, ELE NÃO ESTAVA SATISFEITO, JÁ QUE QUERIA TER O CONTROLE DA DIREÇÃO PARA NÃO FICAR “AO SABOR DO VENTO”. [...] DESSA VEZ ELE QUERIA FAZER ALGO MUITO MAIS ESPETACULAR QUE UM BALÃO. SANTOS DUMONT, ENTÃO, PROJETOU O PRIMEIRO AVIÃO DO MUNDO E O CHAMOU DE “14-BIS”. ELE ERA BRANCO, FEITO DE PANO E MADEIRA E PARECIA VOAR EM MARCHA A RÉ. EM 12 DE NOVEMBRO DE 1906, SANTOS DUMONT RECEBEU UM PRÊMIO DO AERO CLUB DE FRANCE POR TER VOADO MAIS DE 220 METROS COM SEU NOVO INVENTO. [...]
CEM ANOS DO PRIMEIRO VOO EM PARIS. CIÊNCIA HOJE DAS CRIANÇAS. DISPONÍVEL EM: http://chc.org.br/cem-anos-do-primeiro-voo-em-paris/. ACESSO EM: 5 OUT. 2024.
• CONVERSE COM OS COLEGAS E O PROFESSOR SOBRE AS SEMELHANÇAS E AS DIFERENÇAS ENTRE OS AVIÕES CRIADOS POR SANTOS DUMONT E OS ATUAIS.
Resposta pessoal. Embora ambos voem, os aviões atuais são muito diferentes dos criados por Santos Dumont. O 14-Bis, feito de pano e madeira, tinha motor, enquanto o Dirigível nº 6 tinha o formato de um balão, não tinha motor e dependia do vento para voar.
SERÁ QUE O AVIÃO DE PAPEL CONSTRUÍDO POR VOCÊ CONSEGUE ALCANÇAR UMA DISTÂNCIA LONGA?
OBSERVE A IMAGEM. EM SEGUIDA, DIGA O QUE A CRIANÇA ESTÁ FAZENDO. CONTE PARA OS COLEGAS E O PROFESSOR COMO FOI CONSTRUIR E BRINCAR COM UM AVIÃO DE PAPEL.
A criança está brincando com um avião de papel.
COM A TURMA, VOCÊ VAI PRODUZIR UM POEMA VISUAL PARA EXPOR NA SALA DE AULA. SIGA AS ORIENTAÇÕES DO PROFESSOR. USE FOLHA AVULSA.
NO LUGAR EM QUE VOCÊ MORA, FAZ MAIS FRIO OU CALOR AO LONGO DO ANO?
Resposta pessoal.
OBSERVE AS LIXEIRAS E OS MATERIAIS QUE DEVEM SER DEPOSITADOS EM CADA UMA DELAS.
• CADA GRUPO DE MATERIAL DEVE SER COLOCADO EM UMA LIXEIRA PRÓPRIA. CONTORNE OS MATERIAIS USANDO A COR DA LIXEIRA EM QUE ELES DEVERIAM SER DESCARTADOS.
VEJA A REPRESENTAÇÃO DOS NÚMEROS AO LADO. VOCÊ SABE O QUE ELES SIGNIFICAM? CONVERSE COM OS COLEGAS E O PROFESSOR.
Resposta pessoal.
Explique-lhes o significado das setas: para cima indica a temperatura máxima; para baixo, a mínima.
ACOMPANHE A LEITURA QUE O PROFESSOR VAI FAZER DO CONTO.
A VELHA A FIAR
ESTAVA A VELHA NO SEU LUGAR, VEIO A MOSCA LHE INCOMODAR.
A MOSCA NA VELHA E A VELHA A FIAR.
ESTAVA A MOSCA NO SEU LUGAR, VEIO A ARANHA LHE FAZER MAL.
A ARANHA NA MOSCA, A MOSCA NA VELHA E A VELHA A FIAR.
ESTAVA A ARANHA NO SEU LUGAR, VEIO O RATO LHE FAZER MAL.
O RATO NA ARANHA, A ARANHA NA MOSCA, A MOSCA NA VELHA E A VELHA A FIAR.
ESTAVA O RATO NO SEU LUGAR, VEIO O GATO LHE FAZER MAL. O GATO NO RATO, O RATO NA ARANHA, A ARANHA NA MOSCA, A MOSCA NA VELHA E A VELHA A FIAR.
ESTAVA O GATO NO SEU LUGAR, VEIO O CACHORRO LHE FAZER MAL. O CACHORRO NO GATO, O GATO NO RATO, O RATO NA ARANHA, A ARANHA NA MOSCA, A MOSCA NA VELHA E A VELHA A FIAR.
ESTAVA O CACHORRO NO SEU LUGAR, VEIO O PAU LHE FAZER MAL. O PAU NO CACHORRO, O CACHORRO NO GATO, O GATO NO RATO, O RATO NA ARANHA, A ARANHA NA MOSCA, A MOSCA NA VELHA E A VELHA A FIAR.
ESTAVA O PAU NO SEU LUGAR, VEIO O FOGO LHE FAZER MAL. O FOGO NO PAU, O PAU NO CACHORRO, O CACHORRO NO GATO, O GATO NO RATO, O RATO NA ARANHA, A ARANHA NA MOSCA, A MOSCA NA VELHA E A VELHA A FIAR.
ESTAVA O FOGO NO SEU LUGAR, VEIO A ÁGUA LHE FAZER MAL.
A ÁGUA NO FOGO, O FOGO NO PAU, O PAU NO CACHORRO, O CACHORRO NO GATO, O GATO NO RATO, O RATO NA ARANHA, A ARANHA NA MOSCA, A MOSCA NA VELHA E A VELHA A FIAR.
ESTAVA A ÁGUA NO SEU LUGAR, VEIO O BOI LHE FAZER MAL. O BOI NA ÁGUA, A ÁGUA NO FOGO, O FOGO NO PAU, O PAU NO CACHORRO, O CACHORRO NO GATO, O GATO NO RATO, O RATO NA ARANHA, A ARANHA NA MOSCA, A MOSCA NA VELHA E A VELHA A FIAR.
ESTAVA O BOI NO SEU LUGAR, VEIO O HOMEM LHE FAZER MAL. O HOMEM NO BOI, O BOI NA ÁGUA, A ÁGUA NO FOGO, O FOGO NO PAU, O PAU NO CACHORRO, O CACHORRO NO GATO, O GATO NO RATO, O RATO NA ARANHA, A ARANHA NA MOSCA, A MOSCA NA VELHA E A VELHA A FIAR.
ESTAVA O HOMEM NO SEU LUGAR, VEIO A MORTE LHE LEVAR. A MORTE NO HOMEM, O HOMEM NO BOI, O BOI NA ÁGUA, A ÁGUA NO FOGO, O FOGO NO PAU, O PAU NO CACHORRO, O CACHORRO NO GATO, O GATO NO RATO, O RATO NA ARANHA, A ARANHA NA MOSCA, A MOSCA NA VELHA E A VELHA A FIAR.
DOMÍNIO PÚBLICO.
VOCÊ SABIA QUE FIAR É PREPARAR OS FIOS? ALÉM DE PESSOAS E MÁQUINAS, QUE INSETO É CAPAZ DE FIAR?
A aranha.
ESCREVA OS NÚMEROS QUE VÊM IMEDIATAMENTE ANTES E DEPOIS DE CADA NÚMERO.
VAMOS CHEGAR A 10.
a) 3
b) 4
c) 1
d) 2
e) 5
f) 9
COMPLETE AS SEQUÊNCIAS.
a) 32 – 34 – 36 – 38 – 40 – 42 – 44 – 46 – 48
b) 1 – 3 – 5 – 7 – 9 – 11 – 13 – 15 – 17
c) 63 – 62 – 61 – 60 – 59 – 58 – 57 – 56 – 55
d) 95 – 85 – 75 – 65 – 55 – 45 – 35 – 25 – 15
e) 41 – 46 – 51 – 56 – 61 – 66 – 71 – 76 – 81
f) 22 – 24 – 26 – 28 – 30 – 32 – 34 – 36 – 38
g) 6 – 10 – 14 – 18 – 22 – 26 – 30 – 34 – 38
QUE TIPO DE TECIDO FOI UTILIZADO PARA A CONFECÇÃO DO SEU UNIFORME ESCOLAR?
Resposta pessoal.
OBSERVE O CONVITE E FAÇA O QUE SE PEDE.
a) Festa Junina.
b)
AVENIDA BRASIL, 500.
BAIRRO DA FELICIDADE.
c) Quadrilha e comida típica.
d) Traje caipira.
e) Dia e horário.
ACOMPANHE A LEITURA QUE O PROFESSOR VAI FAZER DO TEXTO.
TEXTO 1
O MAIOR TESOURO DO MUNDO
O FEITICEIRO ATIROU UM PUNHADO DE INCENSO NA FOGUEIRA E PRONUNCIOU AS PALAVRAS MÁGICAS. FEZ-SE UM CLARÃO E UMA FUMAÇA ESPESSA DESPRENDEU-SE DAS CHAMAS. – MOSTRE-ME O MAIOR TESOURO DO MUNDO! – EXCLAMOU ELE. ERA UM PODEROSO FEITICEIRO AFRICANO. TINHA DEDICADO SUA VIDA AO ESTUDO DE TODAS AS FORMAS DE MAGIA E AGORA PREPARAVA-SE PARA DESFRUTAR DO RESULTADO DE TANTOS ESFORÇOS.
A FUMAÇA COMEÇOU A FORMAR ESTRANHAS FIGURAS NO AR. AOS POUCOS, AS IMAGENS FORAM SE TORNANDO MAIS NÍTIDAS. O FEITICEIRO PÔDE VER O INTERIOR DE UMA CAVERNA. EM SEGUIDA SURGIU UM POMAR COM ÁRVORES DE VÁRIAS ESPÉCIES, CARREGADAS DE FRUTOS. NO ENTANTO, OS FRUTOS NÃO ERAM COMUNS. BRILHAVAM INTENSAMENTE AO SOL, REFLETINDO CORES DIFERENTES.
A IMAGEM TRANSFORMOU-SE DE NOVO. SURGIU UMA LÂMPADA, COM A CHAMA ACESA NO BICO. PARECIA UMA LÂMPADA COMUM, DE AZEITE, COMO SE USAVA NAQUELA ÉPOCA. O FEITICEIRO TENTOU DESCOBRIR O QUE HAVIA DE ESPECIAL NELA, MAS A FUMAÇA SE DISSIPOU E A IMAGEM DESAPARECEU.
ENTUSIASMADO, O FEITICEIRO DEU INÍCIO À SEGUNDA PARTE DA SUA SESSÃO DE MAGIA. COM A MÃO DIREITA, ESFREGOU UM ENORME ANEL NEGRO QUE USAVA NA ESQUERDA. O ANEL ERA ENCANTADO, E FEZ SURGIR UM GÊNIO DIANTE DELE.
– AQUI ESTOU, MEU AMO! – EXCLAMOU O GÊNIO DO ANEL. – EM QUE POSSO SERVI-LO?
– FALE-ME SOBRE AQUELE POMAR QUE VI NA FUMAÇA DA FOGUEIRA. OS FRUTOS DAQUELAS ÁRVORES SÃO JOIAS? – QUIS SABER O FEITICEIRO.
– SIM, AMO – RESPONDEU O GÊNIO. – AQUELES FRUTOS SÃO FEITOS DAS PEDRAS MAIS PRECIOSAS QUE EXISTEM: DIAMANTES, ESMERALDAS, RUBIS, TOPÁZIOS...
O FEITICEIRO NÃO CABIA EM SI DE TANTA SATISFAÇÃO. EM BREVE, TODA AQUELA RIQUEZA SERIA SUA.
– E AQUELA LÂMPADA VELHA, PARA QUE SERVE?
– É A LÂMPADA MARAVILHOSA – ESCLARECEU O GÊNIO DO ANEL. – NA VERDADE, AQUELA LÂMPADA É O MAIOR TESOURO DO MUNDO. É MUITO MAIS VALIOSA QUE TODAS AQUELAS JOIAS.
– COMO ASSIM? – INDAGOU O FEITICEIRO.
– ELA GUARDA UM GÊNIO BEM MAIS PODEROSO QUE EU. ELE PODE TRANSFORMAR QUALQUER DESEJO EM REALIDADE. QUEM TIVER A LÂMPADA MARAVILHOSA EM SUAS MÃOS PODE PEDIR O QUE QUISER E SERÁ ATENDIDO NA MESMA HORA.
POR ISSO, ELA É O MAIOR TESOURO DO MUNDO – EXPLICOU O GÊNIO DO ANEL.
O FEITICEIRO PENSOU UM POUCO E DEPOIS PERGUNTOU:
– ONDE FICA A CAVERNA?
– EM UM GRANDE REINO, NO INTERIOR DA CHINA.
O FEITICEIRO ESFREGOU AS MÃOS DE CONTENTAMENTO E ORDENOU:
– LEVE-ME ATÉ LÁ!
– IMEDIATAMENTE, MEU AMO.
EM UM PISCAR DE OLHOS, O FEITICEIRO SE VIU TRANSPORTADO DA ÁFRICA PARA A CHINA. ESTAVA EM UM CAMPO DESERTO, PRÓXIMO DE UMA MONTANHA. O GÊNIO DO ANEL CONTINUAVA À SUA FRENTE.
– ONDE ESTÁ A CAVERNA? – PERGUNTOU O FEITICEIRO.
– LOGO ALI, NO SOPÉ DA MONTANHA – DISSE O GÊNIO.
– O QUE ESTAMOS ESPERANDO? VAMOS ENTRAR AGORA MESMO!
– SINTO MUITO, MEU AMO, MAS NÃO PODEMOS.
O FEITICEIRO FICOU BASTANTE CONTRARIADO COM ESSA RESPOSTA.
– COMO ASSIM? POR QUE NÃO PODEMOS ENTRAR? – GRITOU.
– PORQUE O TESOURO SE DESTINA A UM RAPAZ QUE VIVE NA CAPITAL DESTE REINO, NÃO MUITO LONGE DAQUI. ELE É A ÚNICA PESSOA QUE PODE ENTRAR NA CAVERNA.
O FEITICEIRO FICOU FURIOSO E PERGUNTOU:
– E QUEM É ESSE MISERÁVEL?
– O NOME DELE É ALADIM – RESPONDEU O GÊNIO DO ANEL.
O MAIOR TESOURO DO MUNDO. IN: ALADIM E A LÂMPADA MARAVILHOSA. RECONTO DE EDSON ROCHA BRAGA. SÃO PAULO: SCIPIONE, 2001. P. 5 E 6. (SÉRIE REENCONTRO INFANTIL).
GLOSSÁRIO PUNHADO: UMA QUANTIDADE QUE CABE NA MÃO. INCENSO: COMPOSTO DE PLANTAS QUE LIBERA FUMAÇA PERFUMADA QUANDO QUEIMADO. ESPESSA: GROSSA. DESFRUTAR: APROVEITAR. NÍTIDA: BEM VISÍVEL.
TEXTO 2
QUEM CRIOU ALADIM?
HÁ POUCO MAIS DE TREZENTOS ANOS, UM ESTUDIOSO FRANCÊS CHAMADO ANTOINE GALLAND FEZ UMA VIAGEM AO ORIENTE MÉDIO E VOLTOU A PARIS COM UM MANUSCRITO EM ÁRABE DE UM LIVRO DE CONTOS CHAMADO AS MIL E UMA NOITES. [...]
DEPOIS DE SUA PUBLICAÇÃO NA FRANÇA, AS MIL E UMA NOITES LOGO SE TRANSFORMOU NO LIVRO DE HISTÓRIAS MAIS CONHECIDO DE TODO O OCIDENTE. “ALADIM E A LÂMPADA MARAVILHOSA” É UMA DAS TRÊS HISTÓRIAS MAIS FAMOSAS DO LIVRO, JUNTAMENTE COM “SIMBÁ, O MARUJO” E “ALI-BABÁ E OS QUARENTA LADRÕES”, TODAS ADAPTADAS PARA A SÉRIE REENCONTRO INFANTIL.
QUEM CRIOU ALADIM. IN: ALADIM E A LÂMPADA MARAVILHOSA. RECONTO DE EDSON ROCHA BRAGA. SÃO PAULO: SCIPIONE, 2001. P. 48. (SÉRIE REENCONTRO INFANTIL).
QUAL É O TEXTO QUE CONTA A HISTÓRIA IMAGINÁRIA? E A HISTÓRIA REAL? JUSTIFIQUE SUA RESPOSTA.
O texto 1 conta uma história imaginária (ficção) e o texto 2 apresenta informações reais.
Estes materiais são parte integrante das coleções da editora Saraiva. Eles poderão ser reproduzidos desde que o título das obras e suas respectivas autorias sejam sempre citadas