Selecione as melhores questões em nosso banco de atividades
1
Pesquise diretamente pela barra de busca abaixo ou filtre as questões escolhendo segmento, disciplina, assunto, tipo de avaliação, ano e/ou competência.
2
Clique no botão [+] abaixo da questão que deseja adicionar a sua prova, ou arraste a questão para o organizador de prova.
3
Use a aba do organizador para excluir ou adicionar as questões de nosso banco para a sua prova.
4
Quando estiver satisfeito com montagem realizada, clique em “Prévia da prova” para visualizar sua prova completa.
5
Se quiser retornar para editar algo clique em “Editar prova”. Caso esteja satisfeito, insira seu nome e e-mail nos campos e clique em “ Finalizar”.
6
Basta acessar os links da prova e gabarito que serão exibidos!
Escolha uma questão social que, na sua opinião, é relevante para o contexto nacional. A partir daí, elabore um spot considerando as recomendações a seguir.
1. Etapa de planejamento: escrita
Antes de gravar o áudio, escreva o texto que servirá de base para o anúncio sonoro. Nesse sentido, atente-se às orientações.
● Pense em alguma forma de sensibilizar o ouvinte. Você pode apresentar um relato pessoal, uma notícia impactante ou até a fala de uma personalidade para introduzir o assunto de sua campanha.
● Após essa sensibilização, invoque o público-alvo a praticar a ação proposta por sua campanha. Utilize verbos no imperativo e pronomes que façam referência direta ao ouvinte.
2. Etapa final: gravação
Após ter escrito o texto-base, você já pode gravar seu spot. Para isso, utilize o próprio gravador de áudio do celular e leve em conta as orientações a seguir.
● Utilize vozes diferentes durante a gravação para ter um spot mais dinâmico.
● Escolha uma música instrumental de fundo — que potencialize o teor persuasivo — para tocar durante todo o anúncio. Você pode usar outro celular para isso.
● Enuncie o texto com diferentes nuances. Modalize sua voz para ressaltar aquilo que merece ser destacado de acordo com o objetivo da campanha.
Um grupo de piratas é surpreendido por uma forte tempestade. Eles enfrentam ondas gigantescas em alto-mar e temem perder todo o tesouro que haviam saqueado de um navio cargueiro.
Como os piratas reagirão? Aparecerá algum personagem para ajudá-los? Eles conseguirão preservar o tesouro?Ao produzir seu texto, não se esqueça de evidenciar as ações e os perigos da aventura. Procure valorizar também o final da história, de modo a surpreender o leitor. Lembre-se de dar um título bem expressivo à sua redação.
Escolha uma propaganda que já tenha incomodado você em algum aspecto (por ser enganosa, pelas ideias preconceituosas que veicula implicitamente ou por ser recorrente na mídia) ou que divulgue um produto, um serviço ou um discurso que você já saiba ser problemático (é muito caro/ não funciona direito/não dura/faz mal à saúde). Colete informações sobre as impressões gerais dessa marca; evite posicionar-se só com base em sua experiência; para isso, você pode conversar com seus colegas e até mesmo com seus pais ou responsáveis em casa. Recrie essa propaganda de modo que, nessa nova versão, seja possível reconhecer a original e um viés crítico na sua proposta.
Importante: Você não pode empregar exatamente o nome da empresa ou o logotipo. Para fazer menção a eles, utilize trocadilhos e adaptações. Use a criatividade!
Leia o texto a seguir.
Mídia influencia satisfação corporal de jovens, diz pesquisa da USP
Estudo de Ribeirão Preto (SP) analisou comportamento de 159 estudantes. Mulheres tendem a ser mais insatisfeitas com a forma física que homens.
A nutricionista e empresária Natália Louise de Lima, de 24 anos, sempre teve a preocupação de estar em forma e de ter uma vida saudável. Natália também é apaixonada por moda e diz estar sempre de olho nas modelos e artistas que “bombam” na mídia. Apesar de se dizer contente com o corpo, a nutricionista admite que acaba se comparando às belas da TV e das revistas e tem duas beldades como musas: as tops Gisele Bündchen e Isabeli Fontana. “Eu olho essas modelos, aí percebo que elas não têm aquela barriguinha, a perna delas é mais bonita, e por aí vai. Eu me espelho nisso e procuro onde posso melhorar para chegar perto daquele padrão de beleza”.
[...]
TESTA, Fernanda. Mídia influencia satisfação corporal de jovens, diz pesquisa da USP. Globo.com, 10 maio 2013. Disponível em: . Acesso em: 12 set. 2019.
O texto que você acabou de ler é parte de uma reportagem que aborda a influência da mídia na satisfação corporal de jovens. De fato, é comum ouvirmos que os padrões de beleza existentes na sociedade são ditados pelos meios de comunicação e outras mídias alternativas.
A partir de algumas reflexões sobre o tema, escreva um artigo de opinião sobre o poder da mídia na construção dos padrões de beleza no mundo contemporâneo.
Siga as orientações abaixo.
● Imagine que seu artigo de opinião será publicado em um grande portal da internet.
● Utilize uma linguagem adequada ao perfil de seu público leitor.
● Defina claramente um posicionamento a ser defendido ao longo do texto: A mídia influencia ou não os padrões de beleza?
● Seu texto deve ser escrito em primeira pessoa, porém, evite expressões clichês como “na minha opinião” e “eu acho”.
● Estruture seu artigo de opinião em três partes: introdução, desenvolvimento e conclusão.
● Crie um título provocativo e polêmico para seu texto.
LEIA O TEXTO, OBSERVE AS FOTOGRAFIAS E RESPONDA ÀS QUESTÕES.
OS INUÍTES SÃO UM POVO QUE VIVE NO ÁRTICO, UMA REGIÃO MUITO FRIA DA TERRA. ELES TAMBÉM SÃO CHAMADOS DE ESQUIMÓS, MAS É UM TERMO QUE ELES NÃO CONSIDERAM ADEQUADO. VIVEM DA CAÇA E DA PESCA. OS INUÍTES ADAPTARAM SUAS MORADIAS A ESSE AMBIENTE GELADO. ANTIGAMENTE, VIVIAM EM CASAS PEQUENAS CONSTRUÍDAS COM NEVE OU BLOCOS DE GELO, CONHECIDAS COMO IGLUS. ATUALMENTE, ALGUNS AINDA UTILIZAM IGLUS PARA SE PROTEGEREM DO FRIO QUANDO SAEM PARA CAÇAR, MAS MUITOS PASSARAM A VIVER EM CASAS DE MADEIRA.
VOCÊ ACHA QUE SERIA POSSÍVEL CONSTRUIR UM IGLU NA REGIÃO ONDE VIVEM OS BEDUÍNOS? POR QUÊ?
Espera-se que os alunos respondam que não. Lembre os alunos de que os beduínos vivem no deserto, localizado em uma região muito quente da Terra.
Elabore um problema para o contexto do jogo de boliche. Siga as orientações de seu professor.
REVISÃO
CHEGOU A HORA DE REFLETIR COMO FOI A EXPERIÊNCIA DE FAZER ESSE RELATO PARA OS COLEGAS. RESPONDA COM SINCERIDADE ÀS PERGUNTAS DO QUADRO ABAIXO, POIS A AUTOAVALIAÇÃO SEMPRE NOS AJUDA A MELHORAR.
DEPOIS DA SUA AVALIAÇÃO, VOCÊ MERECE UM CERTIFICADO DE CIDADÃO! DESTAQUE DO MATERIAL COMPLEMENTAR 2 O SEU CERTIFICADO DE CIDADÃO OU CIDADÃ MIRIM. ESCREVA NELE O SEU NOME E MOSTRE PARA SUA FAMÍLIA E SEUS AMIGOS.
A variação de quantidade de movimento de uma bola, sabendo que a intensidade da força média aplicada pelo jogador à bola é 300 N e que a bola fica em contato com a mão do jogador durante o intervalo de tempo Δt = 0,04 s, tem intensidade igual a:
10 kg m/s.
1,2 kg m/s.
12 kg m/s.
120 kg m/s.
1 kg m/s.
(PUC-PR)
Ain’t That Sweet! New research shows the hidden benefits of eating dark chocolate
by Sora Song
Go ahead, indulge yourself a little. Medical science has just cooked up two sweet reasons to eat chocolate – as long as it’s dark chocolate. Two small studies published last week suggest that dark chocolate may offer such benefits as lower blood pressure and higher levels of disease- -and-age-defying chemicals called antioxidants. As if you needed an excuse.
Researchers have long known that cocoa beans contain a class of chemicals called flavonoids, which are also found in fruits, vegetables, tea and red wine. Previous studies suggest that flavonoids raise levels of HDL cholesterol (the good kind) and act as potent antioxidants, protecting cells from free-radical damage, which can contribute to aging, heart disease and certain cancers.
In a study published in Nature, researchers asked 12 volunteers to eat dark chocolate only, dark chocolate with a glass of milk, or milk chocolate. An hour later, the dark-chocolate-only group showed an 18% increase in blood levels of antioxidants called epicatechins. Those in the latter two groups had no such change. “We suspect it’s the proteins in the milk that the epicatechins are binding to, so they’re not absorbed,” says study co-author Alan Crozier of the University of Glasgow. “There is evidence that with tea, milk does something similar.” [...]
to indulge(ed) oneself (ℓ. 1): permitir-se; satisfazer sua vontade to cook(ed) up (ℓ. 2): fabricar; inventar; apresentar defying (ℓ. 6): desafiador; resistente cocoa (ℓ.8): cacau beans (ℓ. 8): sementes; grãos, favas to bind to (ℓ. 23): unir-se a; ligar-se a
Magazine, Sep. 8th, 2003. p. 99.
(PUC-PR) The introductory statement “Go ahead, indulge yourself a little.” (ℓ. 1) should be understood as:
an invitation to have as much chocolate as one wishes.
some advice to be careful while eating chocolate.
a promise to do something one wishes to do.
a request to think carefully before eating chocolate.
permission to have some chocolate.
(UFRN) Um pesquisador identificou, em certo material, uma espécie composta por seres aclorofilados, com nutrição heterotrófica, que utiliza o glicogênio como reserva energética e apresenta estruturas denominadas hifas.
Essa espécie pertence ao reino:
fungi.
animal.
protista.
monera.
vegetal.
cos 80° • cos 20° + sen 80° • sen 20° é igual a:
0
In the fragment “… deepening global inequality…” (ℓ. 4), the word deepening could be replaced, without change in meaning, by:
worsening.
improving.
standard.
starving.
resulting.
A soma das soluções de |tg x| = 1, com x ∈ [0, 2π[ é igual a:
π
2π
4π
6π
8π
(UFC-CE) Considerando o chamado “capitalismo global” ou processo de “globalização” da economia, analise as seguintes afirmativas.
I. As empresas transnacionais passam a decompor o processo produtivo (produção, circulação, distribuição e consumo) em escala mundial.
II. Todos os países, regiões e cidades do mundo se beneficiam igualmente da globalização da economia.
III. A aplicação do capital, a tecnologia, o uso da mão de obra, o planejamento da produção e vendas e, finalmente, o “marketing” são praticados em escala global.
Assinale a alternativa correta.
I e II são verdadeiras.
I e III são verdadeiras.
II e III são verdadeiras.
Apenas I é verdadeira.
Apenas II é verdadeira.
Apesar de ocorrer em escala planetária, as particularidades que compõem a globalização não ocorrem de forma homogênea, com alguns lugares e pessoas tendo melhor acesso e maior integração na produção e no consumo mundial.
Considere as afirmações:
I. O ângulo de inclinação de uma reta cujo coeficiente angular é é 60°.
II. O ângulo de inclinação de uma reta cujo coeficiente angular é -1 é 45°.
III. O ângulo de inclinação de uma reta cujo coeficiente angular é 0 é 0°.
IV. O ângulo de inclinação de uma reta que não tem coeficiente angular é 90°.
São verdadeiras as afirmações:
I, II, III e IV
I, III e IV
I e III
II e III
I, II e IV
Observe a imagem a seguir.
O ambiente retratado está em ruínas e parece ser um lugar bastante misterioso. A pouca iluminação, a construção arquitetônica, a ave na janela, a caveira no chão e uma pessoa (seria mesmo um ser humano?) compõem o ambiente que parece estar à espera de uma história de terror assustadora.
Elabore um conto de terror, com especial enfoque na descrição do cenário apresentado. Utilize tanto a descrição objetiva como a subjetiva. Essa cena deverá compor o clímax da narrativa. Neste exercício, é importante que o clima de suspense e um desfecho inesperado sejam bastante criativos!
Orientações:
● A história deve ser narrada em primeira pessoa.
● O enredo deve apresentar como complicação algum fenômeno sobrenatural.
● Crie ao menos dois personagens para a história.
● Escolha bem os adjetivos para descrever o cenário.
● Dê um título instigante, que estimule a leitura do texto.
Produção de crônica
Etapa 1: Planejando a descrição e a narração na crônica
Analise as imagens apresentadas na tabela a seguir. Escreva, ao lado de cada uma delas, parágrafos descritivos, que poderão compor a sua redação final.
Etapa 2: Planejando a estrutura da crônica
A crônica é um gênero narrativo curto, então você deve pensar bastante no fato cotidiano que orientará seu olhar para estruturar a história sem se perder. Preencha a tabela abaixo com ideias que servirão como guia para sua crônica.
Etapa 3: Produzindo a crônica
Finalmente, você desenvolverá seu texto a partir da imagem que despertou o seu interesse. Aproveite as suas descrições da cena estática e traga o movimento das ações para ela, produzindo uma crônica. Lembre-se de estruturar os fatos de modo equilibrado com as descrições indispensáveis para o entendimento da situação cotidiana, a fim de despertar a atenção e a sensibilidade dos leitores. Dê um título a seu texto, que deve ter aproximadamente 20 linhas.
Proposta escolhida: ( ) Proposta 1 ( ) Proposta 2
Para avaliar
1 O texto apresenta linguagem adequada ao seu objetivo e ao tipo de atmosfera que você criou? ( ) SIM ( ) NÃO
2 A grafia e a pontuação foram adequadas ao contexto? ( ) SIM ( ) NÃO
3 A proposta foi cumprida integralmente? ( ) SIM ( ) NÃO
4 O texto consegue envolver o leitor, estimulando a leitura? ( ) SIM ( ) NÃO
5 O título escolhido é adequado ao texto? ( ) SIM ( ) NÃO
Com os conhecimentos adquiridos nas aulas, você criará um conto de ficção científica. Para isso, terá como base a notícia a seguir.
Cientistas desenvolvem impressora 3D capaz de fabricar tecidos para transplantes em humanos
Usando células vivas como “tinta”, as máquinas imprimiram estruturas que, implantadas em modelos animais, desenvolveram vasos sanguíneos e nervos
O futuro em que impressoras 3D possam imprimir órgãos e tecidos humanos para eliminar longas filas de transplantes pode estar mais próximo. Cientistas americanos implantaram com sucesso em animais estruturas de tecido vivo fabricadas com uma “sofisticada e melhorada” impressora 3D, de acordo com um estudo publicado nesta segunda-feira pela revista britânica Nature Biotechnology.
A pesquisa, desenvolvida pelo Instituto de Medicina Regenerativa Wake Forest, na Carolina do Norte, representa um avanço para a medicina regenerativa, pois sugere que estas estruturas podem ser futuramente implantadas em humanos. Os cientistas conseguiram imprimir tecidos cartilaginosos, ósseos e musculares que, após serem implantados em modelos animais, amadureceram até se transformarem em tecido funcional. “Esta nova impressora de tecidos e órgãos é um avanço importante em nosso objetivo de fabricar tecido de reposição para pacientes”, explicou Anthony Atala, um dos autores do estudo.
VEJA. São Paulo: Abril, 15 fev. 2016. Disponível em: . Acesso em: 28 ago. 2019.
Narre um fato curioso, ambientado em um futuro distante, da vida de um menino que sempre quis ter um animal exótico de estimação e resolve juntar dinheiro, escondido dos pais, para criá-lo com a tecnologia de impressão de tecidos e órgãos em 3D.
O que ele teve de enfrentar para conseguir sucesso com a técnica inovadora? Como seus pais vão reagir quando descobrirem a invenção do menino?
Rascunho
Faça um rascunho da página do seu diário. Lembre-se de que o diário é um registro pessoal, então você não precisa mostrar para seus colegas.
CONVERSE COM ALGUÉM DE SUA FAMÍLIA QUE SEJA DE UMA GERAÇÃO ANTERIOR À SUA E DEPOIS RESPONDA À PERGUNTA ABAIXO.
QUAL É O GRAU DE PARENTESCO ENTRE VOCÊS?
Resposta pessoal. A pesquisa é importante para aproximar o assunto da realidade da família dos alunos.
• REGISTRE NA FOLHA PARA PRODUÇÃO TEXTUAL, DISPONÍVEL NO FINAL DO CADERNO, O QUE VOCÊ MUDARIA NA HISTÓRIA.
• ESCREVA AS MUDANÇAS EM QUE VOCÊ PENSOU E COMPARTILHE-AS COM OS COLEGAS.
• NÃO DEIXE DE CONHECER O FINAL DA LENDA DOS COLEGAS DA TURMA TAMBÉM.
Que tal fazer uma roda de conversa com a turma para refletir um pouco mais sobre o curta-metragem?
1. O personagem mais velho lembra, de alguma forma, os adultos que vocês conhecem?
2. E o menino? Em algum momento vocês já se sentiram parecidos com ele?
3. O que vocês acharam das cores? Elas têm algum significado na história?
4. Qual foi a parte da história que mais chamou sua atenção? Por quê?
(Unitau-SP) Animais com o corpo metamerizado e simetria bilateral, providos de exoesqueleto quitinoso, são característicos de:
equinodermos.
moluscos.
asquelmintes.
artrópodes.
celenterados.
O comprimento de uma circunferência de raio unitário é aproximadamente igual a:
1
1,57
3,14
6,28
9,42
A figura mostra um esquema para testar a condutividade elétrica das soluções aquosas:
Considere os seguintes solutos:
I. KOH
II. O2
III. Na2SO4
IV. Sacarose
A lâmpada poderá acender em soluções aquosas dos solutos:
Apenas I
Apenas II
Apenas III
Apenas I e III
II e IV
(UCS-RS) Analisando um organismo em laboratório, um biólogo constatou nele as seguintes características:
organismo multicelular com tecidos verdadeiros; ausência de clorofila; obtenção de alimento por ingestão; organismo heterotrófico.O organismo analisado pertence a qual dos seguintes reinos?
Protista
Fungi
Animalia
Plantae
Monera
(Udesc) Nos diversos tipos de invertebrados encontramos diferentes estruturas relacionadas com a locomoção. Associe os grupos de invertebrados com as estruturas ou mecanismos locomotores e, depois, assinale a alternativa que apresenta a correlação correta.
I. anelídeos
II. celenterados
III. equinodermos
IV. insetos voadores
(1) asas, geralmente membranosas
(2) esqueleto hidrostático
(3) musculatura esquelética
(4) sistema ambulacrário
I – 4; III – 3
II – 2; IV – 4
I – 2; III – 4
II – 3; III – 1
I – 4; IV – 1
(Uece) Um bloco de gelo a -30 °C repousa sobre uma superfície de plástico com temperatura inicial de 21 °C. Considere que esses dois objetos estejam isolados termicamente do ambiente, mas que haja troca de energia térmica entre eles. Durante um intervalo de tempo muito pequeno comparado ao tempo necessário para que haja equilíbrio térmico entre as duas partes, pode-se afirmar corretamente que:
a superfície de plástico tem mais calor que o bloco de gelo e há transferência de temperatura entre as partes.
a superfície de plástico tem menos calor que o bloco de gelo e há transferência de temperatura entre as partes.
a superfície de plástico tem mais calor que o bloco de gelo e há transferência de energia entre as partes.
a superfície de plástico transfere calor para o bloco de gelo e há diferença de temperatura entre as partes.
(UTF-PR) A pele é o maior órgão do corpo humano. Ela é constituída pela epiderme, externamente, e pela derme, internamente. Associadas à pele, existem glândulas anexas com funções importantes. São glândulas associadas à pele:
mucosas e sebáceas.
sudoríparas e sebáceas.
mucosas e sudoríparas.
mucosas e salivares.
salivares e sudoríparas
(UPF-RS – Adaptada) Animais de corpo mole, sem esqueleto, mas geralmente protegidos por uma concha calcária, são denominados _________. A classe dos____________ vive exclusivamente no mar e tem a cabeça diretamente ligada aos pés. A classe que compreende as ostras e os mexilhões corresponde aos ____________ , enquanto os animais com representantes marinhos, de água doce e terrestres, cuja concha é espiralada, denominam-se ____________.
A sequência de termos que completa corretamente o texto acima está na alternativa:
Moluscos – Gastrópodes – Poliplacóforos – Cefalópodes
Cefalópodes – Crustáceos – Bivalves – Gastrópodes
Gastrópodes – Cefalópodes – Poliplacóforos – Moluscos
Poliplacóforos – Anelídeos – Cefalópodes – Bivalves
Moluscos – Cefalópodes – Bivalves – Gastrópodes
Estes materiais são parte integrante das coleções da editora Saraiva. Eles poderão ser reproduzidos desde que o título das obras e suas respectivas autorias sejam sempre citadas