Menu

Monte
sua
prova

Selecione as melhores questões em nosso banco de atividades

Começar
Entendi! Quero começar!

Organize sua prova

Arraste suas questões e solte-as aqui.

Arraste
e solte aqui

Escolha suas questões abaixo

Questão 02 - Língua Portuguesa - Módulo 2 - As palavras ganham vida - Atividade - Em casa - BY NC 3.0BR

Cada um de nós gosta de algumas palavras e não gosta de outras.

a) Escolha pelo menos cinco palavras que caberiam no seu poço de palavras simpáticas.

b) Escolha outras cinco que estariam no seu poço de palavras antipáticas.

Resposta:

Respostas pessoais.

Questão 02 - Língua Portuguesa - Módulo 2 - As palavras ganham vida - Atividade - Estudar a língua 2 - BY NC 3.0BR

Encontre no caça-palavras os antônimos das palavras destacadas nas frases abaixo. Depois, copie os pares no quadro.

a) Vocês me parecem tão bem!

b) Nossa, como você tem mau gosto!

c) Ele não conseguia apertar o parafuso.

d) Vera tem os cabelos lisos.

e) O Japão é um país do Oriente.

f) Carla comprou uma fita larga para fazer o cinto.

g) O jogo de ontem foi cansativo.

h) As minhas férias passaram muito rápido.

i) O exercício da aula de ontem era complexo.

j) A abertura dos Jogos Pan-americanos foi muito bonita. 

Resposta:

Questão 02 - Geografia - Módulo 2 - A região Nordeste - Atividade 2 - BY NC 3.0BR

A divisão de um mapa em quadrículas torna possível localizar os elementos que ele contém e também reduzi-los ou ampliá-los. Faça uma redução do mapa das sub-regiões do Nordeste, utilizando as quadrículas.

Resposta:

Verificar a redução do mapa no caderno do aluno.

Questão 02 - Geografia - Módulo 3 - O São Francisco: um rio muito importante - Atividade 2 - BY NC 3.0BR

Releia os tópicos “Um rio perene” (página 161) e “A importância do rio São Francisco” (página 163) e responda à questão.

a) Qual é a diferença entre um rio perene e um rio temporário?

b) Por que os rios do Sertão são temporários?

c) O São Francisco, apesar de atravessar o Sertão semiárido, é um rio perene. Explique.

Resposta:

a) Um rio perene tem água o ano todo. Um rio temporário seca no período da estiagem.

b) Os rios temporários do Sertão são alimentados pelas chuvas; como no Sertão as chuvas são escassas e irregulares, os rios secam durante as longas estiagens.

c) O rio São Francisco é perene porque as chuvas de verão que caem em sua nascente o alimentam.

Questão 02 - Geografia - Módulo 1 - Meu Brasil brasileiro - Atividade - Em casa - BY NC 3.0BR

Observe os principais paralelos que passam pelo território brasileiro.

a) Passe o lápis vermelho sobre a linha do Equador.

b) Por quais estados passa a linha do Equador?

(   ) Amazonas, Rondônia, Pará e Amapá.

(   ) Acre, Roraima, Pará e Amapá.

(   ) Amazonas, Roraima, Paraná e Amapá.

(   ) Amazonas, Roraima, Pará e Amapá.

c) Passe o lápis marrom sobre a linha do Trópico de Capricórnio.

d) Por quais estados passa a linha do Trópico de Capricórnio?

(   ) Mato Grosso do Sul, Pará e São Paulo.

(   ) Mato Grosso do Sul, Paraná e São Paulo.

(   ) Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina.

(   ) Mato Grosso, Paraná e São Paulo.

e) No mapa, pinte de laranja a parte do território brasileiro localizada no hemisfério Sul e de verde a parte localizada no hemisfério Norte.

Resposta:

a) c) e e)

b) Amazonas, Roraima, Pará e Amapá.

d) Mato Grosso do Sul, Paraná e São Paulo.

Questão 02 - Matemática - Capítulo 2 - Construir e analisar gráficos - Atividade - Em casa - BY NC 3.0BR

A administração de uma academia controla o consumo de água. Observe os valores gastos, em reais, com o consumo de água no 1º semestre.

a) Como é chamado esse tipo de gráfico? ________________.

b) Complete o gráfico com as informações que estão faltando.

c) Em que mês o gasto foi maior? ________________.

d) Observe os meses de janeiro a março. Podemos dizer que o consumo de água nesse período aumentou ou diminuiu? ________________.

e) O que podemos concluir sobre o consumo de água dessa academia entre março e junho? ________________.

Resposta:

a) Gráfico de barras simples.

b) Estão faltando os títulos dos eixos: vertical (meses) e horizontal (valores em reais).

c) No mês de março.

d) Nesse período, o consumo de água aumentou.

e) Nesse período, o consumo de água diminuiu.

Questão 02 - Matemática - Capítulo 3 - Cálculo mental e estimativas - Atividade - Em casa - BY NC 3.0BR

Utilizando cálculo mental, assinale com X a alternativa que apresenta a soma correta para 340 + 230.



( a )

670

( b )

560

( c )

660

( d )

570

Resposta:

A alternativa correta é a d.

Questão 02 - Matemática - Capítulo 4 - Sistema de numeração decimal - Atividade 1 - BY NC 3.0BR

Uma pessoa foi ao banco para sacar dinheiro no caixa eletrônico. Fez um saque de R$ 280,00 e recebeu somente cédulas de 100 e de 10 reais.

a) Complete o quadro usando o maior número possível de cédulas de 100 reais e o menor número de cédulas de 10 reais.

b) Decomponha 280 nas escritas indicadas a seguir:

Escrita aditiva: ___________.

Escrita multiplicativa e aditiva: 280 = _______ x 100 + _____ x 10.

c) Se a pessoa fizesse um saque de R$ 100,00, quantas cédulas de 10 reais ela poderia retirar do caixa eletrônico? ________.

Então, 100 =  ______ x 10.

d) E se o saque fosse de R$ 1 000,00 e ela recebesse apenas cédulas de 100 reais? ______________________

Quantas cédulas receberia? ________.

Então, 1 000 = ________ x 100.

Resposta:

b) Escrita aditiva: 280 = 200 + 80

Escrita multiplicativa e aditiva:

280 = 2 × 100 + 8 × 10

c) 10 cédulas.

Então, 100 = 10 × 10.

d) 10 cédulas.

Então, 1 000 = 10 × 100.

Questão 02 - Ciências - Módulo 3 - A cor da pele humana - Atividade - Trocar ideias - BY NC 3.0BR

O tom da pele do ser humano pode sofrer alteração? Em que situação você acha que isso pode ocorrer?

Questão 02 - Ciências - Módulo 3 - A cor da pele humana - Atividade 3 - BY NC 3.0BR

Escreva dois cuidados que se deve ter:

a) antes de expor-se ao sol:

b) durante a exposição ao sol:

Resposta:

a) Antes de tomar sol, devemos nos preparar colocando chapéu e óculos, além de aplicar o protetor solar.

b) Durante a exposição solar, precisamos nos hidratar e evitar o contato com frutas ácidas.

Questão 02 - Ciências - Módulo 4 - A pele humana e o suor - Atividade - Em casa - BY NC 3.0BR

Por que é essencial ingerir muito líquido nas estações quentes do ano?

Resposta:

No calor intenso, uma pessoa pode perder muita água pela transpiração. Para não ficar desidratada, é essencial que líquidos sejam ingeridos em maior quantidade e regularidade.

Questão 02 - Matemática - Capítulo 4 - Sistema de numeração decimal - Atividade 2 - BY NC 3.0BR

Com a orientação do professor, registre o resultado final de todos os grupos.

Resposta:

Sugerimos que você faça uma tabela na lousa e solicite que cada grupo informe o total de cada ordem. Anote os resultados e faça a soma com o auxílio da turma – e do material base 10, se necessário.

Peça-lhes que copiem o total em cada ordem (em cada coluna). O objetivo é que façam trocas com centenas, obtendo a unidade de milhar.

Ao final, explore coletivamente a ordem da unidade de milhar:

• Em 1 milhar, há um grupo de 10 × 10 × 10.

• Em 1 milhar, há 10 centenas, portanto, no cubo, há 10 placas.

• Em 1 milhar, há 100 dezenas, portanto, no cubo, há 100 barras.

• Em 1 milhar, há 1000 unidades, portanto, no cubo, há 1000 cubinhos.

Questão 02 - Língua Portuguesa - Módulo 4 - A travessura do bisavô - Atividade - Estudar a língua - BY NC 3.0BR

Você conhece o “dicionário mineiro”? Ele apresenta expressões e frases que procuram reproduzir o modo de falar de algumas regiões de Minas Gerais. Decifre estas:

a) lidileite

b) mastumate

c) tradaporta

d) badacama

e) nossinhora!

f) doidimais

g) ansdionti

h) vidiperfumi

i) quainaora

j) onquotô?

k) pronostamuínu?

Resposta:

a) litro de leite

b) massa de tomate

c) atrás da porta

d) debaixo da cama

e) nossa senhora!

f) doido demais

g) antes de ontem

h) vidro de perfume

i) quase na hora

j) onde que estou?

k) para onde nós estamos indo?

Questão 02 - Ciências - Módulo 5 - O corpo em movimento - Atividade 3 - BY NC 3.0BR

Explique como os músculos trabalham para fazer o braço flexionar, ou seja, mover-se para cima.

Resposta:

Para flexionar o braço, o músculo bíceps se contrai e o tríceps, relaxa. Ao se moverem, os músculos puxam os tendões e estes tracionam os ossos do braço, permitindo o movimento.

Questão 02 - Ciências - Módulo 5 - O corpo em movimento - Atividade - Em casa - BY NC 3.0BR

Observe, abaixo, a representação do esqueleto e faça o que se pede a seguir.

a) Nessa representação, contorne:

•    em verde as articulações do ombro; •    em amarelo as articulações do cotovelo; •    em vermelho as articulações dos quadris; •    em laranja as articulações do joelho; •    em azul as articulações do tornozelo.

b) As articulações são divididas em três grupos. A que grupo pertencem as articulações contornadas na figura e quais suas funções?

Resposta:

b) As articulações contornadas na figura são classificadas como articulações móveis. Elas ligam os ossos uns aos outros, permitindo o movimento, em um trabalho conjunto com os músculos.

Questão 02 - Língua Portuguesa - Módulo 2 - As palavras ganham vida - Atividade - Estudar a língua 1 - BY NC 3.0BR

Uma palavra também pode ter como sinônimo uma expressão ou frase. Por exemplo:

Ignoramos quando choverá.

Nessa frase, a palavra destacada pode ser assim substituída:

Não sabemos quando choverá.

Reescreva os trechos a seguir, substituindo as palavras e expressões destacadas por sinônimos.

a) “Que graça tem um livro sem conversas ou figuras?”

Foi o que Alice pensou ao espiar, por cima do ombro de sua irmã, o livro que ela estava lendo.

b) Era uma tarde quente, chata e preguiçosa no jardim, sem nada para fazer. E sabe o que Alice estava a fim de fazer? Nada.

c) Foi quando um Coelho Branco, de olhos rosados, passou por ela correndo e ofegando:

— Meu Deus! Meu Deus! Vou chegar tão atrasado!

Resposta:

a) “Que interesse (atrativo) tem um livro sem diálogos ou ilustrações (imagens)?” Foi o que Alice pensou ao dar uma olhada, por cima do ombro de sua irmã, no livro que ela estava lendo.

b) Era uma tarde de calor, monótona (maçante, enfadonha) e parada no jardim, sem nada para fazer. E sabe o que Alice queria fazer? Nada.

c) Foi quando um Coelho Branco, de olhos cor- -de-rosa, passou por ela com pressa e arfando (arquejando):

— Meu Deus! Meu Deus! Vou chegar tão tarde!

Questão 02 - Língua Portuguesa - Módulo 2 - As palavras ganham vida - Atividade - Entender o texto - BY NC 3.0BR

Releia a 3ª estrofe. Pode-se entender que as palavras do verso “túmulo mau da viúva” são sombrias por causa:



( a )

do seu significado. 

( b )

da presença de um túnel. 

( c )

da presença da viúva. 

( d )

do emprego das palavras “funda” e “profunda”

Resposta:

Nas demais alternativas, os elementos citados não contribuem para a sensação de tristeza provocada pela expressão citada.

Questão 02 - Geografia - Módulo 2 - A região Nordeste - Atividade - Em casa - BY NC 3.0BR

Releia o tópico “Um álbum das sub-regiões nordestinas” na página 143 para preencher a tabela com as principais características pedidas de cada sub-região.

Resposta:

Questão 02 - Geografia - Módulo 3 - O São Francisco: um rio muito importante - Atividade - Trocar ideias - BY NC 3.0BR

Que rios brasileiros você conhece?

Resposta:

Como os alunos já pesquisaram o município no 3º ano e o estado no 4º, é provável que se lembrem de rios identificados nessas pesquisas.

Questão 02 - Língua Portuguesa - Capítulo 4 - Eco repete... ete... ete... ete... ete... ete... - Atividade - Estudar a língua 2 - BY NC 3.0BR

Quanto a Narciso, que adjetivo melhor o caracterizava?

Resposta:

Belo.

Questão 02 - Matemática - Capítulo 2 - Construir e analisar gráficos - Atividade 2 - BY NC 3.0BR

Com o resultado obtido no item anterior, construa um gráfico de barras múltiplas. Não se esqueça do título!

Resposta:

Apresentamos, a seguir, um exemplo de gráfico de barras múltiplas com base nos dados do gráfico da Atividade 1. Observe que as barras estão unidas, mas elas poderiam estar separadas.

Se a malha do Caderno do Aluno não for suficiente para a construção do gráfico (ela permite registrar até 16 votos), use o caderno se este for quadriculado. Caso não seja, dê uma folha de papel quadriculado aos alunos e oriente-os a colar o gráfico no caderno.

Questão 02 - Ciências - Módulo 3 - A cor da pele humana - Atividade 2 - BY NC 3.0BR

Quando o dia está nublado, não é necessário passar o protetor solar.



( a )

Correto

( b )

Incorreto

Questão 02 - Ciências - Módulo 2 - A pele: nossa capa protetora - Atividade 3 - BY NC 3.0BR

Os ferimentos mais superficiais na pele são chamados de escoriações, esfoliaduras ou arranhões. Por que há pouco sangramento nesse tipo de ferimento?

Resposta:

Os ferimentos superfciais atingem, na maioria das vezes, a camada superfcial da pele: a epiderme. Os vasos sanguíneos, pelos quais o sangue circula, estão localizados em uma camada mais profunda – a derme.

Questão 02 - Ciências - Módulo 3 - A cor da pele humana - Atividade - Em casa - BY NC 3.0BR

Sobre a vitamina D, responda:

a) Um aluno escreveu na prova de Ciências que o sol é importante para a saúde porque ele fornece vitamina D para o corpo. Explique o que há de errado nessa resposta.

b) Existem alguns alimentos que fornecem vitamina D, mas, ainda assim, é preciso tomar sol. Explique por quê.

Resposta:

Encaminhamento: a finalidade é levar os alunos a empregar o conhecimento sobre a importância do sol na produção de vitamina D. Se achar necessário, peça a eles que releiam o tópico O sol e a vitamina D antes de realizar essa tarefa.

Retorno: faça a correção oral e coletiva. Aproveite para explorar a função do cálcio no corpo humano.

Resposta: a) O sol não fornece vitamina D para o corpo. O correto é dizer que o corpo produz a vitamina D quando em contato com os raios solares. b) Os alimentos fornecem pequenas quantidades de vitamina D, por isso é preciso tomar sol para que o corpo possa produzi-la em maior quantidade e suprir sua necessidade.

Questão 02 - Matemática - Capítulo 4 - Sistema de numeração decimal - Atividade - Em casa - BY NC 3.0BR

Complete o quadro, fazendo a decomposição dos valores. Utilize o maior número de cédulas de 100 reais, em seguida de 10 reais e o restante em moedas de 1 real.

Resposta:

Questão 02 - Ciências - Módulo 4 - A pele humana e o suor - Atividade 3 - BY NC 3.0BR

Durante o verão, utilizamos roupas, acessórios e outros produtos que nos dão conforto e proteção. Confira os que estão na lista a seguir e escreva como ou por que cada um deles contribui para manter a nossa saúde. Siga o modelo.

Resposta:

Questão 02 - Língua Portuguesa - Módulo 4 - A travessura do bisavô - Atividade - BY NC 3.0BR

Assinale o trecho que apresenta linguagem formal:



( a )

Quebra a minha, cara! Faz esse favor pra mim, faz! 

( b )

Tô pedindo um baita favor pra você. 

( c )

Solicito a Vossa Senhoria que atenda a minha solicitação. 

( d )

Cê tá querendo que eu te empreste minha mochila pra quê?

Resposta:

Alternativa c. Nas demais alternativas a linguagem é coloquial, como se pode observar pelo uso da gíria na alternativa a (“Quebrar a minha” e “cara”), das formas “tô” e “baita” na alternativa b e “cê” e “tá”, na última.

Questão 02 - Língua Portuguesa - Módulo 4 - A travessura do bisavô - Atividade - Em casa - BY NC 3.0BR

Reescreva o trecho a seguir, substituindo as palavras e expressões destacadas por sinônimos adequados ao contexto.

Para contar a história, é preciso imaginar uma velha fazenda antiga. Dentro da fazenda, uma vetusta (socorro, que palavrão!) mesa colonial, muito comprida, de jacarandá, naturalmente. Em volta da mesa, uma família mineira. Por cima da mesa, tudo que mineiro tem direito para um bom almoço [...]

Resposta:

Resposta possível:

Para narrar a história, é necessário imaginar uma velha fazenda antiga. No interior da fazenda, uma velha (velhíssima) (socorro, que palavrão!) mesa colonial, bastante longa, de jacarandá, evidentemente. Ao redor da mesa, uma família mineira. Sobre a mesa, tudo que mineiro tem direito para um belo (excelente) almoço [...].

Questão 02 - Ciências - Módulo 5 - O corpo em movimento - Atividade - Ler - BY NC 3.0BR

O fantástico rendimento esportivo dos africanos e afrodescendentes

O jamaicano Usain Bolt foi eleito o homem mais rápido do mundo durante as Olimpíadas de 2008, ao realizar a prova dos 100 metros rasos em 9,58 segundos.

O corredor queniano de longa distância Paul Tergat ficou conhecido aqui no Brasil ao vencer, por cinco vezes, a tradicional Corrida de São Silvestre, que é realizada na cidade de São Paulo.

E eles não são os únicos, pois os corredores africanos e afrodescendentes, especialmente quenianos e etíopes, na maioria das vezes, têm excelente rendimento esportivo.

Antes deles, outros superatletas também ficaram conhecidos mundialmente: Jesse Owens – campeão que obteve quatro medalhas de ouro na Olimpíada de 1936 – e Carl Lewis, ganhador de nove medalhas olímpicas de ouro, entre as décadas de 1980 e 1990.

Qual será o segredo da superioridade atlética dos africanos e afrodescendentes?

Vários estudos foram feitos para tentar explicar os motivos desse fenômeno. E indicam que as fantásticas conquistas esportivas são o resultado de uma combinação de vários fatores bem-sucedidos, tais como: a intensa prática de atividade física no decorrer da infância; uma dieta com baixo teor de gordura e rica em carboidratos; o grande volume de treinamento físico intensivo no período que antecede as competições e motivação psicológica para o sucesso. Contribui também o biotipo corporal que permite uma melhor eficiência no atletismo: corpo mais magro e longilíneo, com força muscular e elasticidade dos tendões, entre outros.

VANCINI, Rodrigo Luiz et al. O que explicaria o fantástico fenômeno de rendimento esportivo dos corredores africanos? Brazilian Journal of Biomotricity, v. 7, n.1, mar. 2013. Disponível em: . Acesso em: 8 ago. 2015. Adaptado.

*Biotipo corporal: tipo físico, formato do corpo. Por exemplo: corpo alto e magro, ou corpo forte e encorpado.

Quais foram os exemplos de atletas dados pelo texto que comprovam o extraordinário rendimento esportivo dos africanos e afrodescendentes?

Resposta:

O texto citou superatletas negros, vencedores de competições mundiais de atletismo, como Usain Bolt, Paul Tergat, Jesse Owens e Carl Lewis.

Questão 02 - Matemática - Capítulo 6 - Algoritmos da subtração - Atividade - Em casa - BY NC 3.0BR

No caderno, resolva as subtrações, utilizando o algoritmo convencional.

a) 55 - 26 =

b) 76 - 28 =

c) 60 - 17 =

d) 77 - 49 =

e) 83 - 25 =

f) 95 - 18 =

Resposta:

a) 29

b) 48

c) 43

d) 28

e) 58

f) 77

Estes materiais são parte integrante das coleções da editora Saraiva. Eles poderão ser reproduzidos desde que o título das obras e suas respectivas autorias sejam sempre citadas