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Complete o quadro a seguir, classificando os polígonos.
Você ou sua família tem o hábito de ler o rótulo dos alimentos antes de comprá-los?
Peça aos alunos que formem um círculo em sala de aula a fim de facilitar a troca de ideias entre eles. Oriente-os para que cada um espere a sua vez de falar, evitando as conversas paralelas que comprometem a eficácia da dinâmica e que respeitem a vez dos colegas se manifestarem, para que todos possam ouvir e ser ouvidos em seus depoimentos.
O objetivo desta seção é instigar nos alunos o hábito da leitura dos rótulos e, também, chamar a atenção deles para as características das embalagens. Se as tiver em mãos, utilize-as para enriquecer a discussão. Estimule os alunos a emitir livremente suas opiniões e faça-os refletir sobre a valorização que geralmente é dada a imagens (desenhos, por exemplo), cores e tipos de letras das embalagens; de modo que eles possam perceber que, de fato, não são estes os elementos mais importantes quando se trata da escolha dos alimentos.
É provável que alguns alunos já tenham ouvido falar sobre a data de validade dos alimentos. Porém, é mais raro que eles já tenham observado ou tido alguma informação sobre as informações nutricionais contidas nos rótulos das embalagens. Sendo assim, conduza a conversa de modo a estimular a curiosidade deles pelo significado das outras informações apresentadas nos rótulos. Anuncie que o próximo tópico tratará desse tema.
Escolha alguns poliedros e apoie-os sobre a folha de papel sulfite entregue pelo professor. Com um lápis, contorne a face que estiver apoiada na folha. Quais formas geométricas você obteve?
Os contornos de alguns poliedros podem resultar nas seguintes formas:
• se for um cubo: no papel aparecerá a forma de um quadrado;
• se for um paralelepípedo (prisma): aparecerão retângulos (as bases podem ser quadradas ou retangulares);
• se for uma pirâmide: podem aparecer triângulo (face); quadrado, retângulo, pentágono (base), etc.
A partir de 1990, diversos países implantaram o programa alimentar chamado “5 ao dia”, cujo objetivo é fazer as pessoas se lembrarem de comer, no mínimo, cinco porções de frutas ou de hortaliças todos os dias.
Imagine que você resolveu participar desse programa e complete o cardápio a seguir. Para isso, basta acrescentar um suco, uma fruta ou uma hortaliça em cada uma das cinco refeições: café da manhã, lanche, almoço, lanche da tarde e jantar. Pense nas melhores combinações que você pode fazer!
O objetivo deste item é estimular a inclusão de frutas e hortaliças nas refeições diárias dos alunos. Antes de iniciar, converse com eles sobre o programa “5 ao dia”. Leia, de forma compartilhada, o enunciado, e pergunte se já conheciam este programa. Chame a atenção para a representação dos vegetais no logotipo.
Professor, na seção Na rede, no fim deste Manual, sugerimos acessar o site que fornece informações complementares sobre o programa “5 ao dia”.
Aproveite a tabela apresentada na atividade para explorar, de forma oral, o conteúdo estudado. Questione os alunos quanto ao tipo de nutriente que deve estar presente em cada refeição proposta. Faça-os perceber que em todas elas devem estar incluídos alimentos energéticos e construtores. Reforce a ideia de que, para desenvolver uma alimentação saudável, é fundamental diversificar os alimentos em cada refeição, garantindo a presença de todos os nutrientes essenciais ao corpo humano.
Organize estas palavras em ordem alfabética.
a) dicionário — cavaleiro — aventura — página — palavra — capturar — engaste — verbete — peripécia — bolha — leve — verossimilhança — verdade — mágica — mentira
b) telegrama — telefone — tecla — telefonar — tela — telégrafo — telenovela — técnico — teclado — telefonema
a) aventura, bolha, capturar, cavaleiro, dicionário, engaste, leve, mágica, mentira, página, palavra, peripécia, verbete, verdade, verossimilhança.
b) tecla, teclado, técnico, tela, telefonar, telefone, telefonema, telégrafo, telegrama, telenovela.
Compare os dois grupos de palavras:
Agora, responda:
a) Que mudança de som ocorreu nas palavras do grupo 2?
b) Antes de quais vogais é correto usar a letra c com cedilha?
c) Qual é o lugar da palavra em que o • pode ocorrer: no início, no meio ou no fim?
a) A letra c, com cedilha, mudou o som /k/ para /s/.
b) Antes de a, o e u.
c) No meio da palavra.
Leia o texto a seguir.
As personagens das narrativas são inventadas pelo autor. Nos mitos gregos, elas têm características fantásticas, como o poder de se transformar em outros seres, ou a capacidade de vencer monstros terríveis. Mas também são semelhantes aos seres humanos, quando mostram sentimentos como amor, inveja, desejo de vingança, tristeza, etc.
Nas narrativas, as personagens vivenciam os fatos, que acontecem uns após os outros, em sequência.
Você vai indicar as características das personagens mais importantes da narrativa “Eco e Narciso”. Veja as instruções.
a) Volte a esse texto e grife, com um traço, os trechos que descrevem a ninfa Eco.
b) Grife, com dois traços, os trechos que descrevem Narciso.
c) Em seguida, preencha a ficha sobre a personagem Eco com três características e o último fato que ela vivenciou. Em seguida, faça o mesmo com a ficha sobre Narciso.
Eco: • Inteligente, gostava de falar, fofoqueira. • Companheira da deusa Diana e muito querida. • Defeito: queria sempre dar a última palavra nas discussões. Fato final: ela se transformou em rocha. Narciso: • Famoso pela beleza. • Filho de Liríope, uma ninfa das águas. • Solitário. Fato final: ele se transformou em for.
Qual era o desejo comum aos brasileiros que pediam mudanças no regime político do país?
Os brasileiros que pediam mudanças no regime político do país tinham em comum o desejo de votar e escolher aqueles que governariam o Brasil.
Pindorama
Pindorama, Pindorama É o Brasil antes de Cabral Pindorama, Pindorama É tão longe de Portugal Fica além, muito além Do encontro do mar com o céu Fica além, muito além Dos domínios de Dom Manuel
Vera Cruz, Vera Cruz Quem achou foi Portugal Vera Cruz, Vera Cruz Atrás do Monte Pascoal Bem ali, Cabral viu Dia 22 de abril Não só viu, descobriu Toda terra do Brasil
Pindorama, Pindorama
Mas os índios já estavam aqui Pindorama, Pindorama Já falavam tudo em tupi Só depois vêm vocês Que falavam tudo em português Só depois com vocês Nossa vida mudou de uma vez
Pero Vaz, Pero Vaz Disse em uma carta ao rei Que no altar, sob a cruz Rezou missa o nosso frei Mas depois, seu Cabral Foi saindo devagar Do país tropical Para as Índias encontrar
Para as Índias, para as Índias Mas as índias já estavam aqui Avisamos: "olha as índias!" Mas Cabral não entende tupi Se mandou para o mar Ver as índias em outro lugar Deu chabu, deu azar Muitas naus não puderam voltar
Mas enfim, desconfio Não foi nada ocasional Que Cabral, num desvio Viu a terra e disse: Uau! Não foi não, foi envio Foi um plano imperial Pra aportar seu navio Num país monumental
A Álvares Cabral A El-Rei Dom Manuel Ao índio do Brasil E ainda quem me ouviu Vou dizer, descobri O Brasil tá inteirinho na voz Quem quiser vem ouvir Pindorama tá dentro de nós
A Álvares Cabral A El-Rei Dom Manuel Ao índio do Brasil E ainda quem me ouviu Vou dizer, vem ouvir É um país muito sutil Quem quiser descobrir Só depois do ano 2000
Pindorama. Sandra Peres e Luiz Tatit. Palavra Cantada - Canções Curiosas (CD). São Paulo: MCD, 2004.
Tupi: língua falada pelo povo indígena que habita o norte e o centro do Brasil, do rio Amazonas até o litoral, pertencente à família tupi-guarani. Chabu: gíria que indica falha; quando algo n‹o funciona conforme o previsto. Nau: embarcação; como eram chamados, no século XV, os navios de grande porte. Ocasional: que acontece por acaso. El-Rei: o rei. Pindorama ou pindó-rama ou pindó-retama, segundo os Tupi-Guarani, quer dizer região das palmeiras.
Analise o trecho a seguir.
Mas os índios já estavam aqui Já falavam tudo em tupi
Nós podemos afirmar que todos os indígenas que habitavam nosso território naquela época "falavam tudo em tupi"? Justifique.
Não, pois as terras que hoje chamamos de Brasil eram habitadas por diversos povos, diferentes entre si na forma de organização, cultura e língua.
As mercadorias que você encontrou no caça-palavras eram importantes para os portugueses. Com base no que você aprendeu até agora, explique por quê.
As mercadorias que chegavam das Índias eram produtos diferenciados e, antes das navegações, não era fácil adquiri-los. Era tão bom negócio comercializá-las que envolviam não só o rei, mas também outros setores da sociedade, como os nobres, o clero e os investidores estrangeiros.
Analise cada alternativa e assinale a correta.
1 320 = 1 000 + 32 + 20 + 0
representam o mesmo número.
CCCC representa o número 400 da numeração decimal.
99 representa o número da numeração egípcia.
a) Incorreta, pois a decomposição de 1 320 = 1 000 + 300 + 20.
b) Correta, pois, como o sistema egípcio não é posicional, a ordem dos símbolos não altera a representação numérica.
c) Incorreta, pois no sistema de numeração romana cada símbolo deve ser usado apenas três vezes. Então: CD (500 - 100 = 400) representa o número 400 da escrita decimal e não CCCC.
d) Incorreta, o número egípcio representa na escrita decimal o 101 (e não o 99).
Observe o gráfico acima e converse com seus colegas e o professor sobre a questão:
O que significa cada linha colorida?
Cada linha colorida se refere à evolução da expectativa de vida no Brasil (verde), na Região Sul (azul-claro), na Região Sudeste (cinza), na Região Centro-Oeste (amarelo), na Região Nordeste (vermelho) e na Região Norte (azul-escuro).
Procure nos textos do mapa-múndi as características dos povos apresentados. Em seguida, anote as informações solicitadas.
Povos que moravam na região onde atualmente está situado o Brasil.
a) Organização da sociedade e do governo:
b) Nômades/sedentários:
c) Escrita:
d) Comércio:
a) Cada tribo tinha seu chefe, além de um líder espiritual. O conjunto de tribos formava grupos, com uma maneira própria de se organizar, manifestar sua língua e cultura, como os Tupi-guarani.
b) Alguns eram nômades e outros sedentários.
c) Não conheciam a escrita.
d) Não praticavam o comércio.
O texto a seguir foi redigido por indígenas Guarani e explica a importância da terra para esse povo. Leia e responda:
A importância da terra
Nossos idosos nos ensinam que nosso povo sempre buscou a harmonia. Nhanderu (nosso Deus) fez a terra para todos viverem, sem cercas nem divisões.
A terra é nossa mãe. Sem ela nós não podemos viver nem ter nossa cultura, nosso modo de vida tradicional, que é fundamental para nós. Queremos terra com mato, água, remédio da natureza e com material para fazer nosso artesanato e construir nossas casas. Também precisamos de terra para cultivar o milho, o feijão, a mandioca, a batata-doce e outras culturas necessárias para nossa sobrevivência. É da terra que tiramos nosso sustento, sempre com muito respeito. Esse é o nosso modo de nos relacionarmos com a vida e com todos os seres.
Não será somente o povo Guarani que se beneficiará com o reconhecimento da terra indígena. Nessa terra demarcada vai ter mata preservada, água boa e não haverá contaminação da terra e do ar. Nós não vamos construir fábricas, fazer loteamentos ou barragens. Desse modo, será um bem para toda a humanidade. Ao recebermos a terra oferecemos em troca a preservação da natureza e o ar puro para todas as pessoas. Além disso, uma terra indígena é um bem do governo brasileiro, o que significa que ela não pode ser vendida nem emprestada.
Queremos que as famílias dos não indígenas que vivem neste local sejam indenizadas, conforme determina a Lei.
Disponível em: . Acesso em: 10 set. 2014. Adaptado.
Glossário:
Indenizar: recompensar um prejuízo ou dano causado a alguém.
Como os povos indígenas se relacionam com a natureza?
Os indígenas preservam a natureza e retiram dela apenas os elementos necessários à sua sobrevivência.
O que podemos afirmar quanto às atividades da zona rural? Assinale com um X a alternativa correta.
A agricultura, a pecuária e o extrativismo são as principais atividades da zona rural.
Elas estão voltadas para a produção de alimentos que abastecem apenas a população rural.
Tanto a pecuária como a agricultura se destinam à produção de alimentos para abastecer apenas a população da zona urbana.
Elas produzem poucas matérias-primas para as indústrias das cidades.
Elas produzem apenas alimentos e matérias-primas para outros países.
Complete as sequências até o final da malha. Observe que elas são form adas apenas por segmentos de reta.
Suponha que você está em um supermercado, comparando os rótulos de dois tipos de barra de cereais, que apresentam as seguintes informações:
A escolha do melhor alimento dependerá de sua necessidade nutricional. Analise as duas situações a seguir, escreva qual barrinha de cereais você escolheria em cada uma delas e explique o porquê.
a) Você quer ter mais energia para praticar seu esporte preferido.
Escolha:
Justificativa:
b) Seu intestino está "preso", ou seja, não está funcionando como deveria.
Escolha:
Justificativa:
a) Para obtenção de energia, a barra de cereais com castanha é mais indicada, já que possui uma quantidade maior de carboidratos.
b) Para combater a prisão de ventre, é indicada a barra de cereais com grãos integrais, pela presença de maior quantidade de fibras em sua composição. Esses elementos estimulam os movimentos peristálticos do intestino.
Use o seu caderno para realizar as tarefas.
Larissa recebeu a semanada de seus pais:
Hoje ela tem 25 reais.
a) O que aconteceu ao longo da semana? Seu dinheiro aumentou ou diminuiu?
b) Em quanto?
a) Larissa gastou 12 reais (37 – 25 = 12). O dinheiro diminuiu.
b) Em 12 reais.
André fez a multiplicação 4 x 168 e encontrou o seguinte produto: 642. O que é possível afirmar sobre esse resultado?
O produto esta errado, porque 4 x 168 = 472.
O produto esta errado, o certo é 672.
O produto que André encontrou esta certo.
O produto 662 é o certo.
Livro do século 19 – ou melhor, o verdadeiro cavaleiro da aventura das palavras – conta como anda a sua vida na estante
Pensa que é chata a vida de um dicionário? No livro O cavaleiro das palavras, escrito por Luiz Antonio Aguiar, é um dicionário que veio de Portugal para o Brasil o narrador de uma aventura pelas palavras. Em terras brasileiras, ele vive peripécias até chegar nas mãos de alguém que valoriza encontrar a palavra certa para expressar uma ideia ou um sentimento. A seguir, ele conta como é sua vida na prateleira. Ah, e se você não entender uma ou outra palavra que esse velho dicionário fala, procure o significado em algum outro que tiver em casa.
Folhinha — Como é a sua vidinha na prateleira?
Dicionário — Ah, menina, é de dar sono. Tenho para mim que livro só tem sentido se é aberto. Eu, então, um dicionário, o que faço de minhas tantas palavras se ninguém as consulta? Entrementes, quando os dedinhos de alguém tocam na minha lombada, eu me arrepio todo.
Folhinha — E quando a vida de um dicionário fica emocionante?
Dicionário — É quando alguém captura uma palavra de minhas páginas e a encaixa, como se fosse uma gema mágica, no seu engaste encantado. Daí se faz joia, ou seja, se completa a frase.
Folhinha — Acha certo ser chamado de “pai dos burros”?
Dicionário — Jamais! Sou o grande cavaleiro da aventura das palavras. Toda a imaginação humana está em meus verbetes.
Folhinha — O que espera de quem consulta seus verbetes?
Dicionário — Que ele fique bem servido e saciado. Nada como a palavra que é justamente a palavra de que se precisava. Nem mais nem menos. Daí, quando ele me agradece, digo: “Disponha, meu caro. Volte sempre”.
Folhinha — Quais são as palavras mais estranhas de suas páginas?
Dicionário — Palavras invisíveis, que o leitor não sabe se existem ou não. Ou palavras das quais a pessoa só tinha uma vaga ideia – essas são palavras bolhas de sabão. Ocas, leves e voadoras.
Folhinha — E a predileta?
Dicionário — “Verossimilhança”, que quer dizer uma coisa que é quase verdade e que é quase mentira. Todas as histórias que já inventaram só existem por causa da mágica que essa palavra mostra que existe no mundo (e dentro da gente).
Com a palavra, o Dicionário. Gabriela Romeu. Disponível em: . Acesso em: 29 jul. 2015. Adaptado.
Cavaleiro: na Idade Média, nobre que se deslocava a cavalo para servir ao rei e que, nas novelas de cavalaria, ganhou fama de corajoso e leal. Peripécias: acontecimentos inesperados. Entrementes: entretanto, no entanto. Lombada: a parte do livro, em sentido vertical, em que aparece o título da obra. Captura: prende, pega. Engaste: parte da joia em que se prende a pedra. Saciado: satisfeito.
A última pergunta da entrevista com o dicionário é esta: “E a predileta?”.
a) Escreva como deveria ser a pergunta completa.
b) Essa forma de dizer dificultou o entendimento da pergunta? Justifique.
a) E qual é a sua palavra predileta?
b) Espera-se que os alunos deem respostas negativas e justifiquem por meio da seguinte ideia: a pergunta é continuação da anterior, por isso não há necessidade de repetir os termos que foram suprimidos.
Destaque o mapa do Brasil do anexo 1 e faça o que se pede.
Escreva no mapa o nome das principais linhas imaginárias que passam pelo território brasileiro.
Pinte de:
a) vermelho a zona intertropical;
b) laranja as zonas temperadas norte e sul;
c) cinza as zonas polares norte e sul.
O quadro mostra o encontro de dois povos diferentes. Como lhe parece esse encontro?
As respostas são pessoais, pois variam de acordo com o conhecimento prévio dos alunos. É possível que respondam que o encontro foi amistoso, pelo que a pintura sugere.
Agora que você usou o ábaco para realizar a adição do item anterior, represente o total no ábaco e no algoritmo da adição.
O registro final será:
3 UM – 0 C – 2 D – 0 U = 3 020
Complete a cruzadinha com os itens a seguir.
a. Grupos que viveram há cerca de 1500 anos nas regiões que ficam entre o atual estado de São Paulo e o Rio Grande do Norte.
b. O que faziam para limpar o terreno, a fim de prepará-lo para o plantio.
c. Atividade praticada nos rios.
d. O que os povos plantavam.
e. Em todas as aldeias havia um chefe de __________ que devia ser respeitado.
f. As aldeias se organizavam em formato __________ .
g. Nome dado às moradias desses grupos.
h. Esses grupos permaneciam em um lugar enquanto a terra oferecesse condições de __________.
i. Material usado na construção das moradias.
j. Esses grupos tinham grande domínio da __________ pelos rios.
k. As moradias abrigavam mais de uma ___________.
Faça o que se pede.
a) Complete o quadro representando os pontos do 2o e do 3o momento.
b) Observe como os pontos do 1o momento podem ser escritos de duas maneiras diferentes:
Represente os outros momentos do jogo da mesma forma.
2º momento:
3º momento:
a)
b) 2o momento: 512 = 5 x 10 x 10 + 1 x 10 + 2 x 1 e 500 + 10 + 2 = 512
3o momento: 1 254 = 1 x 10 x 10 x 10 + 2 x 10 x 10 + 5 x 10 + 4 x 1 e 1 000 + 200 + 50 + 4 = 1 254
Vamos recordar como se constrói outro tipo de gráfico bastante utilizado em Estatística: o gráfico de colunas múltiplas.
Seu professor fará um levantamento sobre as preferências das atividades de lazer da turma no final de semana.
a) Siga as orientações dele para completar a tabela.
b) Siga também as orientações para construir o gráfico de colunas múltiplas em uma malha milimetrada.
Não se esqueça de:
• dar um título ao gráfico;
• colocar o nome de cada um dos eixos;
• fazer a legenda.
c) Observe as informações contidas no gráfico e anote as principais conclusões. Para isso, siga também as orientações de seu professor.
Imagine que você fez parte de um grupo de trabalho que, durante escavações num sítio arqueológico, encontrou os artefatos da imagem acima. Observe-os com atenção e responda:
Esses artefatos s‹o bastante rudimentares. O que isso pode revelar sobre os povos que os utilizaram?
Os alunos podem responder que os povos dessa época construíam suas ferramentas com o que encontravam na natureza.
Utilizando elásticos coloridos, represente a figura azul no geoplano.
Considere A como o ponto de rotação. Dê a essa figura uma rotação (giro) de acordo com os comandos a seguir. Mantenha todas as figuras no geoplano.
a) Giro de de volta no sentido horário, obtendo a figura 2.
b) Giro de de volta no sentido horário, obtendo a figura 3. Que giro essa figura representa em relação à figura 1? __________
c) Agora reproduza as duas figuras do geoplano na malha quadriculada acima.
d) O que acontecerá se você der um giro de 1 volta na figura 1? __________
Distribua um geoplano e elásticos coloridos para os alunos organizados em grupos. Esclareça que devem reproduzir a figura no geoplano e seguir os comandos. As três figuras devem permanecer no geoplano, ou seja, cada uma será feita com um elástico, para que os alunos percebam a simetria de rotação. Oriente os alunos para que deixem as construções no geoplano até você conferir. Depois, eles as reproduzirão na malha. O ponto A deve ser marcado nas figuras rotacionadas, para que saibam o ponto inicial para a nova rotação.
a) A figura 2:
b) A figura 3:
Essa figura representa um giro de de volta no sentido horário em relação à figura 1.
c) A malha deverá ficar com todas as figuras rotacionadas. Caso os alunos façam as figuras separadamente, elas deverão estar nas seguintes posições:
Caso optem por representar as rotações no próprio ponto A, a representação será:
d) Se der um giro de uma volta na figura, ela retorna à posição inicial.
Quantos estados há no Brasil?
Os alunos deverão falar suas hipóteses. Anote-as na lousa. Eles poderão confirmar suas hipóteses após o item 5 da seção Trabalhando com mapas 1. A resposta correta é: o Brasil tem 26 estados e um Distrito Federal.
Estes materiais são parte integrante das coleções da editora Saraiva. Eles poderão ser reproduzidos desde que o título das obras e suas respectivas autorias sejam sempre citadas