Menu

Monte
sua
prova

Selecione as melhores questões em nosso banco de atividades

Começar
Entendi! Quero começar!

Organize sua prova

Arraste suas questões e solte-as aqui.

Arraste
e solte aqui

Escolha suas questões abaixo

Questão 02 - Matemática - Módulo 4 - Um novo algoritmo da subtração - Atividade - Em casa - BY NC 3.0BR

Resolva os problemas. Utilize a estratégia que preferir e deixe-a registrada em seu caderno.

Resolva as subtrações utilizando o algoritmo baseado na propriedade da compensação.

a) 762 - 54

b) 1 507 - 346

c) 906 - 77

d) 12 111 - 1 505

Resposta:

a) 762 - 54 = 708

b) 1 507 - 346 = 1 161

c) 906 - 77 = 829

d) 12 111 - 1 505 = 10 606

Questão 02 - Matemática - Módulo 3 - O ábaco: a primeira máquina de calcular - Atividade - Em casa - BY NC 3.0BR

Faça as adições com o uso do algoritmo.

a) 2 222 + 109 =

b) 2 066 + 507 =

c) 3 002 + 1 001 =

d) 2 060 + 4 123 =

Resposta:

a) 2 222 + 109 = 2 331

b) 2 066 + 507 = 2 573

c) 3002 + 1001 = 4 003

d) 2060 + 4123 = 6 183

Questão 02 - História - Capítulo 10 - Baixa Idade Média: Renascimento comercial e urbano - Exercícios - BY NC 3.0BR

(UFG-GO) Leia o fragmento a seguir.

A cidade contemporânea, apesar de grandes transformações, está mais próxima da cidade medieval do que esta última da cidade antiga.

LE GOFF, Jacques. Por amor às cidades. São Paulo: Unesp, 1998. p. 25. 

Nessa passagem, o historiador Jacques Le Goff compara a cidade medieval com a contemporânea, estabelecendo uma aproximação entre ambas. A característica da cidade medieval que permite tal relação é a:



( a )

exaltação da vida cívica, associada aos jogos e aos espetáculos promovidos por seus governantes.

( b )

laicização da cultura, expressa na arquitetura dos edifícios públicos em contraste com o domínio religioso.

( c )

valorização das atividades de produção e de trocas comerciais, alimentadas por uma economia monetária.

( d )

afirmação da autonomia política, revelada pela oposição dos citadinos ao poder dos senhores feudais.

( e )

segregação social, manifestada na criação de bairros periféricos pobres e violentos.

Questão 02 - Língua Portuguesa - Redação - Exercícios Capítulo 4 – O rádio e a televisão: informação nos meios eletrônicos - BY NC 3.0BR

Superinteressante. São Paulo: Abril, fev. 2005. Adaptado.

O pôster acima, inspirado em publicação impressa da revista Superinteressante, lista alguns marcos do rock brasileiro, desde os anos 1950 até os anos 2000. Complete e/ou atualize o levantamento feito pela revista, incluindo duas bandas não mencionadas, preferencialmente surgidas nos últimos anos. Para cada uma delas, redija um pequeno texto de apresentação que mantenha o estilo dos comentários do pôster.

Resposta:

Resposta pessoal. 

Questão 02 - Matemática - Unidade 3 - Formas e medidas no plano (Parte 1) - Exercícios Capítulo 10: Semelhança de triângulos - BY NC 3.0BR

(UEPG-PR) A figura representa os triângulos PQR e STR, sendo RS = 5 cm, ST = 3 cm e QT = 6 cm. A medida do cateto PQ, em centímetros, é:



( a )

7,5 

( b )

8,2 

( c )

8,6 

( d )

9,0 

( e )

9,2​

Questão 02 - Química - Capítulo 6 - Ligações químicas - Exercícios - BY NC 3.0BR

(Mack-SP) Átomos do elemento Y, que apresentam a distribuição eletrônica 1s2 2s2 2p6 3s2 3p4



( a )

têm número de massa igual a 16.

( b )

formam o íon Y2–.

( c )

formam, com o alumínio, que pertence à família do boro, o composto Al3Y2 .

( d )

pertencem à família do carbono.

( e )

apresentam cinco níveis de energia.

Questão 02 - Matemática - Unidade 3 - Formas e medidas no plano (Parte 1) - Exercícios Capítulo 3: Congruência de triângulos - BY NC 3.0BR

Considere os seguintes triângulos:

Podemos afirmar que:



( a )

( b )

( c )

( d )

( e )

Questão 02 - Matemática - Unidade 3 - Formas e medidas no plano (Parte 1) - Exercícios Capítulo 6: Circunferência – segmentos tangentes - BY NC 3.0BR

O quadrilátero ABCD está circunscrito à circunferência de centro O e seus lados tangenciam essa circunferência nos pontos P, Q, R e S, conforme a figura. Dado que AP = 4, BQ = 3, CR = 6 e DS = 7, o perímetro desse quadrilátero é:



( a )

20

( b )

28

( c )

 30

( d )

 40

( e )

 46

Questão 02 - Matemática - Unidade 3 - Formas e medidas no plano (Parte 1) - Exercícios Capítulo 9: Segmentos proporcionais - BY NC 3.0BR

(Vunesp) Considere 3 retas coplanares paralelas, r, s e t, cortadas por 2 outras retas, conforme a figura.

Os valores dos segmentos identificados por x e y são, respectivamente,



( a )

( b )

6 e 11. 

( c )

9 e 13. 

( d )

11 e 6.

( e )

Questão 02 - História - Capítulo 16 - Idade Moderna: Reforma religiosa - Exercícios - BY NC 3.0BR

(UEMG – Adaptada) Em 31 de outubro de 1517, o então padre Martinho Lutero publica as suas 95 teses, onde deixa clara sua contrariedade com a forma religiosa católica e com seu representante máximo, o então papa Leão X. Dois princípios incomodavam muito Lutero: o primeiro era a venda das indulgências e o segundo a infalibilidade papal.

Sobre a indulgência, Lutero disse:

27a Tese: "Pregam futilidades humanas quantos alegam que, no momento em que a moeda soa ao cair na caixa, a alma se vai do purgatório." 

28a Tese: "Certo é que, no momento em que a moeda soa na caixa, vem o lucro, e o amor ao dinheiro cresce e aumenta; a ajuda, porém, ou a intercessão da Igreja tão só correspondem à vontade e ao agrado de Deus."

A reforma luterana, de questionamento ao papa e à sua autoridade, produziu profundas mudanças religiosas, políticas e sociais. Sendo a indulgência um erro, então, o povo não deveria obediência irrestrita, estava se estimulando o livre pensar, o livre agir, o poder gradativamente voltar-se da igreja para o homem. O alinhamento com qualquer ensino religioso deveria ser movido pela consciência, e não mais pela imposição papal.

Estava, portanto, em curso uma nova sociedade, reformada, que iria produzir:



( a )

uma polarização entre protestantes e católicos, com consequências somente na Alemanha. 

( b )

a livre interpretação da Bíblia pelos fiéis e a salvação pela fé.

( c )

a corrupção do homem enquanto cidadão, motivando a preocupação excessiva com a espiritualidade. 

( d )

um fenômeno religioso com aceitação universal, que passa a ser dominante em toda a Europa. 

( e )

uma atmosfera de tolerância religiosa e de separação entre Igreja e Estado.

Questão 02 - Língua Portuguesa - Redação - Exercícios Capítulo 1 – Fala e escrita - BY NC 3.0BR

O texto a seguir é adaptação da propaganda de um projeto educacional promovido por uma empresa multinacional. A imagem reproduz uma hipotética carta redigida por um aluno beneficiado por este “Programa de Valorização do Jovem”.

Considerando que a carta não foi escrita pelo aluno de uma só vez, reescreva seu início para tornar o texto coerente com a linguagem empregada no final, quando ele já tinha domínio pleno dos recursos da linguagem escrita. Seja tão fiel quanto possível às ideias expostas no texto original.

Resposta:

Resposta pessoal.

Questão 02 - História - Capítulo 12 - Baixa Idade Média: crise e expansão comercial - Exercícios - BY NC 3.0BR

(PUC-SP) A presença de rios ou a proximidade do mar foram decisivas para o desenvolvimento de cidades e sociedades antigas e modernas. Um exemplo disso é: 



( a )

a importância do rio Nilo, na Antiguidade, na integração das várias sociedades do Oriente próximo e na união dos reinos do Alto Egito e do Baixo Egito, evitando a invasão da região por outros povos. 

( b )

o papel exercido pelo Bósforo, que corta a atual Istambul, antes chamada de Constantinopla e de Bizâncio, e sempre assegurou a hegemonia internacional do povo que vivesse à sua volta. 

( c )

a divisão de terras provocada pelos rios Tigre e Eufrates, que isolavam geograficamente os vários grupos que viviam na antiga Mesopotâmia e instigaram conflitos prolongados entre eles.   

( d )

o controle do mar Mediterrâneo por árabes e fenícios no decorrer de toda a Idade Média, permitindo-lhes invadir território europeu e impedir a circulação de embarcações militares inglesas e francesas. 

( e )

a posição geográfica de Veneza, no norte do mar Adriático, que lhe permitiu ser ponto de partida de cruzadas e ter participação ativa no comércio medieval de especiarias e sedas do Oriente.

Questão 02 - Língua Inglesa - Capítulo 12 - Text Comprehension; Review Exercises - Exercícios - BY NC 3.0BR

Choose the alternative that best completes each sentence

Then, he took her in __________ arms and kissed __________.



( a )

her; him

( b )

his; her

( c )

her; his

( d )

his; him

( e )

him; her

Questão 02 - Língua Portuguesa - Literatura - Exercícios Capítulo 1 – Introdução ao estudo da Literatura e das Artes Visuais - BY NC 3.0BR

Define o poeta os maus modos de obrar na governança da Bahia, principalmente naquela universal fome que padecia a cidade.

Que falta nesta cidade? ... Verdade. Que mais por sua desonra? ... Honra. Falta mais que se lhe ponha? ... Vergonha

O demo a viver se exponha, Por mais que a fama a exalta, Numa cidade, onde falta Verdade, honra, vergonha.

Quem a pôs neste socrócio? ... Negócio. Quem causa tal perdição? ... Ambição. E o maior desta loucura? ... Usura.

Notável desaventura De um povo néscio e sandeu, Que não sabe, que o perdeu Negócio, ambição, usura.

MATOS, Gregório de. Obra poética. Edição de James Amado. Rio de Janeiro: Record, 1990. Fragmento.

glossário Socrócio: (palavra criada pelo autor) roubalheira, corrupção. Usura: juro exagerado, ambição, ágio. Néscio: sem instrução, incapaz, estúpido. Sandeu: idiota, imbecil, tolo.

O texto de Gregório de Matos refere-se à estrutura social da cidade da Bahia no século XVII e possui características que nos permitem identificar dados históricos do período. O tom irônico e de denúncia utilizado pelo autor, porém, aproxima a obra de uma dimensão que vai além do registro. Que dimensão seria essa? Explique.

Resposta:

Trata-se da dimensão política. A proposta de conscientização do leitor a respeito da situação social e política vivida na Bahia fica evidente devido ao tom de denúncia assumido por Gregório de Matos.

Questão 02 - Matemática - Unidade 2 - Relações; dependências; variações e evoluções - Exercícios Capítulo 2: Funções – Conceitos básicos - BY NC 3.0BR

Na figura a seguir, P(x, y) é um ponto genérico da curva λ.

Os valores máximo e mínimo de x e y são:



( a )

xmáx = 1; xmín = -5; ymáx = 4 e ymín = -2. 

( b )

xmáx = 5; xmín = -1; ymáx = 2 e ymín = -4. 

( c )

xmáx = 5; xmín = -1; ymáx = 4 e ymín = -2.

( d )

xmáx = 5; xmín = 1; ymáx = 4 e ymín = 2. 

( e )

xmáx = -1; xmín =-5; ymáx = -2 e ymín = -4.

Questão 02 - Matemática - Módulo 5 - Simetrias - Atividade 1 - BY NC 3.0BR

A partir do eixo de simetria, trace a outra parte de cada figura.

Resposta:

As figuras completas são:

Questão 02 - História - Capítulo 9 - Baixa Idade Média: Cruzadas - Exercícios - BY NC 3.0BR

(Fuvest-SP) Perto do ano 1000, manifestações de medo foram verificadas em todo o Ocidente, como se o fim do milênio trouxesse consigo o fim dos tempos. Tal situação deve ser entendida como:



( a )

manifestação da crescente religiosidade que caracterizava a sociedade feudal.

( b )

indício do crescente analfabetismo das camadas populares e diminuição da religiosidade clerical.

( c )

decorrência da tomada do Império Bizantino pelos muçulmanos do norte da África.

( d )

traço típico de uma sociedade em transição que se tornava mais clerical e menos guerreira.

( e )

característica do momento de centralização política e de formação das monarquias nacionais.

Questão 02 - História - Capítulo 17 - Idade Moderna: Absolutismo - Exercícios - BY NC 3.0BR

(Unifesp) Do ponto de vista sociopolítico, o Estado típico, ou dominante, ao longo do Antigo Regime (séculos XVI a XVIII), na Europa continental, pode ser definido como: 



( a )

burguês-despótico. 

( b )

nobiliárquico-constitucional.

( c )

oligárquico-tirânico. 

( d )

aristocrático-absolutista. 

( e )

patrício-republicano.

Questão 02 - Química - Capítulo 5 - O mol e as massas de átomos e moléculas - Exercícios - BY NC 3.0BR

A expressão "a massa atômica de oxigênio-16 vale 16 u" pode ser interpretada da seguinte maneira:



( a )

Um átomo de oxigênio–16 vale 16 g.

( b )

Um átomo de oxigênio–16 vale 16 vezes a massa do carbono–12.

( c )

Qualquer isótopo do elemento oxigênio tem massa 16 u.

( d )

A massa de um átomo de oxigênio–16 vale 16 vezes a massa de da massa do carbono–12.

( e )

Um átomo de oxigênio tem massa igual a 8 prótons.

Questão 02 - Matemática - Unidade 2 - Relações; dependências; variações e evoluções - Exercícios Capítulo 3: Função afim e função constante - BY NC 3.0BR

Dentre as opções a seguir, o gráfico que melhor representa a função dada pelas condições se x<0, então f(x) = –1 e se x ≥ 0, então f(x) = x é



( a )

( b )

( c )

( d )

( e )

Questão 02 - Matemática - Unidade 3 - Formas e medidas no plano (Parte 1) - Exercícios Capítulo 4: Polígonos convexos - BY NC 3.0BR

A soma dos ângulos internos de um dodecágono convexo é:



( a )

 1 440°

( b )

1 620°

( c )

 1 800°

( d )

2 160°

( e )

3 240°

Questão 02 - Matemática - Unidade 3 - Formas e medidas no plano (Parte 1) - Exercícios Capítulo 8: Pontos notáveis em um triângulo - BY NC 3.0BR

A figura representa um triângulo ABC onde H é seu ortocentro. A medida x do ângulo BC é:



( a )

100°

( b )

110°

( c )

120°

( d )

130°

( e )

140°

Questão 02 - Matemática - Unidade 3 - Formas e medidas no plano (Parte 1) - Exercícios Capítulo 5: Quadriláteros notáveis - BY NC 3.0BR

(ITA-SP) Dadas as afirmações:

I. Quaisquer dois ângulos opostos de um quadrilátero são suplementares; II. Quaisquer dois ângulos consecutivos de um paralelogramo são suplementares; III. Se as diagonais de um paralelogramo são perpendiculares entre si e se cruzam em seu ponto médio, então esse paralelogramo é um losango.

Podemos garantir que:



( a )

 todas são verdadeiras.

( b )

 apenas I e II são verdadeiras.

( c )

 apenas II e III são verdadeiras.

( d )

apenas II é verdadeira.

( e )

 apenas III é verdadeira.

Questão 02 - Química - Capítulo 10 - O comportamento físico dos gases - Exercícios - BY NC 3.0BR

São propriedades das substâncias no estado gasoso:

I. Ocupar todo o volume do recipiente.

II. Ter um alto nível de organização molecular.

III. Apresentarem moléculas muito próximas umas das outras.

São corretas as afirmações:



( a )

I apenas 

( b )

II apenas 

( c )

III apenas

( d )

I e II 

( e )

I e III

Questão 02 - Língua Inglesa - Capítulo 8 - Text Comprehension; Personal Pronouns; Reflexive and Emphasizing Pronouns - Exercícios - BY NC 3.0BR

Assinale a alternativa correta.

Na oração "Will it really lead to the end of literacy...", the pronoun it refers to:



( a )

anxieties.

( b )

the Internet.

( c )

privacy. 

( d )

intellectual property.

( e )

12-year-olds.

Questão 02 - Química - Capítulo 1 - Substâncias químicas - Exercícios - BY NC 3.0BR

Nas salinas, a água do mar é colocada em tanques. Após 12 horas, observa-se que resta uma massa seca de sais, igual à que existia dissolvida no mar. Foram feitos alguns comentários:

I. Apenas a água evaporou. II. Água e uma parte dos sais evaporaram. III. O mesmo fenômeno deve ocorrer na evaporação da água de torneira, ou de rios e lagos.

Provavelmente estão corretos somente os comentários:



( a )

I.

( b )

II.

( c )

III.

( d )

I e II.

( e )

I e III.

Questão 02 - Língua Portuguesa - Redação - Exercícios Capítulo 3 – Gêneros da oralidade e da escrita - BY NC 3.0BR

O texto a seguir é o início de uma crônica de Antonio Prata, publicada na Folha de S.Paulo em 12 de outubro de 2011. Leia-o para responder ao que se pede nas próximas duas questões:

No caso, com certeza

Equivoca-se quem pensa que falar bem é falar claro. A arte da retórica reside, na verdade, na habilidade de confundir. Afinal, se digo algo e você entende de cara, vai logo se achando mais inteligente do que eu: mau negócio. Se, contudo, sou capaz de temperar as frases mais simples com um molho de obscuridade, com uma calculada pitada de empulhação, o ouvinte pensará que sei mais do que revelo: ponto para mim.

Vejamos: você entra numa farmácia, pergunta se tem Aspirina e o funcionário responde com um peremptório “não”. O que você pensará? Que aquela é uma farmácia ruim. Se, porém, ele disser que “no caso, Aspirina a gente não vai tá tendo, hoje”, a coisa muda completamente de figura. O “no caso” sugere que, numa situação normal, ele teria Aspirina. Logo, “hoje”, estamos numa situação anormal.

Qual seria essa situação? Haveria um surto de enxaqueca no bairro? Boatos de que a Copa e as Olimpíadas levariam à falta de ácido acetilsalicílico teriam desencadeado uma busca frenética pelo produto? Você não sabe, ele sabe, e, num segundo, o que era uma farmácia vagabunda transforma-se numa farmácia sob estado de exceção, enquanto você, em vez de um cliente insatisfeito, torna-se um náufrago à deriva no mar da especulação.

 Disponível em: . 

(Insper-SP – Adaptada) Entre os seguintes provérbios, quais podem ser relacionados à concepção do autor sobre a retórica?

 I. Eloquência é a arte de aumentar coisas pequenas.  II. Por fora bela viola, por dentro pão bolorento.  III. Falar é prata, calar é ouro.  IV. A bom entendedor, meia palavra basta.  V. A propaganda é a alma do negócio.

Resposta:

I, II e V.

Questão 02 - Matemática - Unidade 1 - Conceitos fundamentais - Exercícios Capítulo 1: Conjuntos numéricos - BY NC 3.0BR

(PUC) O número (0,666...)² é igual a:



( a )

0,3666...

( b )

0,363636...

( c )

0,444...

( d )

0,4000...

( e )

0,1333...

Questão 02 - Língua Portuguesa - Literatura - Exercícios Capítulo 2 – Gêneros literários e literatura medieval - BY NC 3.0BR

Texto original

Morr’o meu amigo d’amor e eu non no lhi creo ben, e el mi diz logo por en ca verrá morrer u eu for, e a mi praz de coraçon, por veer se morre, se non.

Enviou-m’el assi dizer: que el por mesura de mi que o leixasse morrer aqui e o veja, quando morrer, e a mi praz de coraçon por veeer se morre, se non.

Mais nunca já cre amolher que por ela morren assi, ca nunca eu esse tal vi, e el moira, se lhi prouguer, e a mi praz de coraçon, por veer se morre, se non.

GUILHADE, João Garcia de. Morr’o meu amigo d’amor. In: TORRES, Alexandre Pinheiro. Antologia da poesia trovadoresca galego-portuguesa. 2. ed. Porto: Lello e Irmão Editores, 1987. p. 312

Versão atualizada

Morre o meu amigo de amor e eu não o creio muito; por isso, ele me diz logo que virá morrer onde eu estiver, e eu gostaria de saber se ele morre de fato, ou não.

Mandou-me assim dizer: que ele, por minha generosidade, que o deixasse morrer aqui e que o veja, quando morrer, e eu gostaria de saber se ele morre de fato, ou não.

Nenhuma mulher acredite que por ela se morre assim, porque nunca vi isso acontecer, e ele morra, se lhe agradar, e eu gostaria de saber se ele morre de fato, ou não.

Embora fuja do modelo convencional das cantigas de amigo, essa cantiga pode ser assim classificada porque:



( a )

expressa sofrimento amoroso.

( b )

demonstra esperança no amor.

( c )

celebra a realização amorosa.

( d )

evidencia saudade do amado.

( e )

possui enunciador feminino.

Questão 02 - Química - Capítulo 4 - Classificação periódica dos elementos - Exercícios - BY NC 3.0BR

(UERN - Adaptada) Leia o texto a seguir:

Atualmente, a administração de carbonato de lítio (Li2CO3), controlada por médicos especializados, tem sido a forma mais segura para o tratamento de alguns tipos de psicose. Aparentemente, o lítio interfere em mecanismos biológicos nos quais o íon magnésio estaria envolvido, mas sua função específica no cérebro ainda é desconhecida. Excesso de lítio no organismo pode levar à parada cardíaca e, consequentemente, à morte do paciente.

(Adaptado de Química, Coleção Base, Tito e Canto, p. 48.)

Assinale a sequência de elementos que possuem propriedades químicas semelhantes às do lítio:



( a )

Sódio, césio e frâncio.

( b )

 Carbono, nitrogênio e neônio.

( c )

Berílio, magnésio e rádio.

( d )

Césio, berílio e boro.

( e )

Oxigênio, enxofre, selênio.

Estes materiais são parte integrante das coleções da editora Saraiva. Eles poderão ser reproduzidos desde que o título das obras e suas respectivas autorias sejam sempre citadas