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Questão 02 - Língua Portuguesa - Gramática - Exercícios - Capítulo 5 - Nomes e referência - BY NC 3.0BR

(Fuvest 2017) Examine este cartaz, cuja finalidade é divulgar uma exposição de obras de Pablo Picasso.

Nas expressões “Mão erudita” e “Olho selvagem”, que compõem o texto do anúncio, os adjetivos “erudita” e “selvagem” sugerem que as obras do referido artista conjugam, respectivamente:



( a )

civilização e barbárie.

( b )

requinte e despojamento.

( c )

modernidade e primitivismo.

( d )

liberdade e autoritarismo.

( e )

tradição e transgressão.

Questão 02 - Língua Portuguesa - Literatura - Exercícios - Capítulo 4 - Sonetos de Camões - BY NC 3.0BR

Um soneto é uma composição poética composta de 14 versos. Sua forma é fixa e seus últimos versos encerram o núcleo temático ou a ideia principal do poema. Qual é a ideia formulada nos dois últimos versos desse soneto de Camões, levando-se em consideração o conjunto do poema?

Resposta:

Os dois últimos versos do soneto são uma advertência do eu lírico às vítimas do Amor para que entendam que os seus poemas terão tanto mais sentido para os leitores, quanto mais profunda tiver sido a sua experiência amorosa.

Questão 02 - Matemática - Setor A - Exercícios - Capítulo 2 - Conhecimentos Numéricos: Aritmética dos Inteiros - BY NC 3.0BR

Observe as igualdades a seguir e responda ao que se pede

1 + 2 + 1 = 4 1 + 2 + 3 + 2 + 1 = 9 1 + 2 + 3 + 4 + 3 + 2 + 1 = 16

1 + 2 + 3 + … + 2018 + 2019 + 2018 + … + 3 + 2 + 1 = N

a) Quanto vale  ?

b) Qual é a quantidade de divisores positivos de 

Resposta:

a) 2019

b) 4

Questão 02 - Matemática - Setor A - Exercícios - Capítulo 8 - Introdução às funções - BY NC 3.0BR

Uma função de variável real satisfaz a condição f(x + 2) = 2 ∙ f(x) + 1, para quaisquer valores assumidos pela variável x. Sabendo que f(3) = 6, determine o valor de

a) f(1)

b) f(5)

Resposta:

a) 2,5

b) 13

Questão 02 - Física - Setor B - Exercícios - Capítulo 6 - Ângulo limite e o fenômeno da reflexão total - BY NC 3.0BR

(FIEB SP - Adaptado) Ao construirmos uma rede de computadores, os meios físicos e não físicos de comunicação são os responsáveis pelo transporte dos sinais que levam os dados transmitidos pela rede. Classificada como meio físico, a fibra óptica oferece vantagens em sua utilização por apresentar alta taxa de transmissão de dados, ser imune a interferências e possuir dimensões reduzidas, entre outras.

No interior da fibra óptica, os dados são transmitidos por pulsos de luz que descrevem sua trajetória por meio de sucessivas



( a )

atenuações.

( b )

difrações.

( c )

interferências.

( d )

reflexões.

( e )

polarizações.

Questão 02 - História - HG - Exercícios - Capítulo 2 - A Antiguidade Clássica (II) - Roma - BY NC 3.0BR

(UNESP)

A escravatura [na Roma antiga] foi praticada desde os tempos mais remotos dos reis, mas seu desenvolvimento em grande escala foi consequência das guerras de conquista […].

(Patrick Le Roux. Império Romano, 2010.)

Sobre a escravidão na Roma antiga, é correto afirmar que:



( a )

assemelhava-se à escravidão ocorrida no Brasil colonial, pois era determinada pela procedência e pela raça. 

( b )

aumentou significativamente durante a expansão romana pelo Mar Mediterrâneo. 

( c )

atingiu o auge com a ocupação romana da Germânia e de territórios na Europa Central. 

( d )

diminuiu bastante após a implantação do Império e foi abolida pelos imperadores cristãos. 

( e )

diferenciava-se da escravidão ocorrida no Brasil colonial, pois os escravos romanos nunca podiam se tornar livres.

Questão 02 - Física - Setor B - Exercícios - Capítulo 5 - Estudo da refração – parte II - BY NC 3.0BR

(UVV ES - Adaptado) A córnea é um tecido que reveste a parte da frente do olho. Para um melhor entendimento, é possível compará-la ao “vidro de um relógio”. É uma camada curva e transparente responsável por dois terços da focalização de luz na retina. Um raio luminoso, propagando-se no ar cujo índice de refração é 1,00, com velocidade de 3,00 · 108 m/s, incide sobre a córnea. Nota-se que, ao atravessar do ar para a córnea, o raio de luz faz ângulos de 60,0o e 30,0o, respectivamente, medidos em relação à normal à interface que separa os dois meios. Considere sen30,0o = 0,500 e sen60,0o = 0,866.

Nessas condições, a velocidade de propagação da luz na córnea é



( a )

2,5 · 107 m/s. 

( b )

6,1 · 107 m/s. 

( c )

1,2 · 108 m/s. 

( d )

1,7 · 108 m/s. 

( e )

2,1 · 108 m/s.

Questão 02 - Física - Setor B - Exercícios - Capítulo 4 - Estudo da refração – parte I - BY NC 3.0BR

(UECE) Um apontador laser, também conhecido como “laser pointer”, é direcionado não perpendicularmente para a superfície da água de um tanque, com o líquido em repouso. O raio de luz monocromático incide sobre a superfície, sendo parcialmente refletido e parcialmente refratado.

Em relação ao raio incidente, o refratado muda:



( a )

a frequência.

( b )

o índice de refração.

( c )

a velocidade de propagação. 

( d )

a densidade.

Questão 02 - Química - Setor B - Exercícios - Capítulo 1 - Aula 1 – Introdução à atomística - BY NC 3.0BR

(Espcex (Aman) Considere as seguintes afirmações, referentes à evolução dos modelos atômicos:

I. No modelo de Dalton, o átomo é dividido em prótons e elétrons.

II. No modelo de Rutherford, os átomos são constituídos por um núcleo muito pequeno e denso e carregado positivamente. Ao redor do núcleo estão distribuídos os elétrons, como planetas em torno do Sol.

III. O físico inglês Thomson afirma, em seu modelo atômico, que um elétron, ao passar de uma órbita para outra, absorve ou emite um quantum (fóton) de energia.

Das afirmações feitas, está(ão) correta(s) 



( a )

apenas III. 

( b )

apenas I e II. 

( c )

apenas II e III. 

( d )

apenas II. 

( e )

todas.

Questão 02 - Biologia - Setor B - Exercícios - Capítulo 3 - Fermentação - BY NC 3.0BR

(Ufrgs 2014) As dores que acompanham a fadiga muscular têm como causa 



( a )

a utilização de lipídeos como fonte de energia. 

( b )

o acúmulo de oxigênio produzido pela respiração. 

( c )

a perda da capacidade de relaxamento do músculo. 

( d )

o acúmulo de ácido lático resultante da anaerobiose. 

( e )

a utilização do gás carbônico resultante da fermentação.

Questão 02 - Língua Portuguesa - Gramática - Exercícios - Capítulo 7 - Pronomes dêiticos - BY NC 3.0BR

(PUC-SP 2017 meio de ano - adaptada) Leia o texto abaixo:

A queda do poderoso machão - Paula Cesarino Costa, OMBUDSMAN da Folha de S. Paulo

Em janeiro de 2016, a Folha anunciou a estreia de blog voltado à discussão das questões de gênero e do chamado empoderamento feminino. Nascido do movimento #Agora É Que São Elas, em que mulheres ocuparam o espaço de colunistas homens nos jornais, o blog homônimo se somava a dezenas de outros. Interpretei como saudável a oferta de novos temas aos leitores do jornal.

Neste espaço, já alertara de que os tempos de redes sociais turbulentas sinalizavam a hora de reinventar as páginas de opinião. Contabilizava, em agosto de 2016, 32 mulheres entre os 130 colunistas do jornal.

Na madrugada da sexta, 31 de março, o #Agora É Que São Elas publicou um post de potencial arrebatador nas redes sociais. O post “José Mayer me assediou” foi colocado no ar à 0h45. Nele, a figurinista Susllem Tonani acusava o ator de tê-la assediado durante oito meses na TV Globo. De manhã, o texto já era lido e compartilhado nas redes sociais. Por volta das 10h, a Folha tirou-o do ar sem dar explicação. (...)

Folha de S. Paulo, 09/04/2017

No segundo parágrafo, “neste espaço” refere-se:



( a )

ao tema empoderamento. 

( b )

ao espaço dos colunistas homens dos jornais. 

( c )

à coluna da ombudsman. 

( d )

ao blog #Agora É Que São Elas.

Questão 02 - História - HG - Exercícios - Capítulo 6 - Renascimento Cultural - BY NC 3.0BR

(UNICAMP)

De uma forma inteiramente inédita, os humanistas, entre os séculos XV e XVI, criaram uma nova forma de entender a realidade. Magia e ciência, poesia e filosofia misturavam-se e auxiliavam-se, numa sociedade atravessada por inquietações religiosas e por exigências práticas de todo gênero.

(Adaptado de Eugenio Garin, Ciência e vida civil no Renascimento italiano. São Paulo: Ed. Unesp, 1994, p. 11.)

Sobre o tema, é correto afirmar que:



( a )

O pensamento humanista implicava a total recusa da existência de Deus nas artes e na ciência, o que libertava o homem para conhecer a natureza e a sociedade. 

( b )

A mistura de conhecimentos das mais diferentes origens - como a magia e a ciência - levou a uma instabilidade imprevisível, que lançou a Europa numa onda de obscurantismo que apenas o Iluminismo pôde reverter. 

( c )

As transformações artísticas e políticas do Renascimento incluíram a inspiração nos ideais da Antiguidade Clássica na pintura, na arquitetura e na escultura. 

( d )

As inquietações religiosas vividas principalmente ao longo do século XVI culminaram nas Reformas Calvinista, Luterana, Anglicana e finalmente no movimento da Contrarreforma, que defendeu a fé protestante contra seus inimigos

Questão 02 - Matemática - Setor B - Exercícios - Capítulo 7 - Semelhança de triângulos - BY NC 3.0BR

No triângulo ABC abaixo, os pontos D, E e F são os pontos médios dos lados AB, AC e BC, respectivamente.

Sabendo que DE = 12 cm, DF = 7 cm e FE = 9 cm, podemos concluir que o perímetro do triângulo ABC é igual a: 



( a )

28 cm 

( b )

40 cm  

( c )

56 cm 

( d )

60 cm 

( e )

72 cm

Questão 02 - História - HB - Exercícios - Capítulo 7 - O Brasil Joanino e a Independência do Brasil - BY NC 3.0BR

(UPM) Em 1 de abril de 1808, durante a regência de D. João, o alvará de 1785 foi revogado, o que permitiu a liberação e o estabelecimento de indústrias e manufaturas no Brasil. Apesar disso, na prática, essa providência não alcançou seus objetivos de capacitar o país para desenvolver suas indústrias, porque 



( a )

os acordos de parceria estabelecidos entre o Brasil e a Inglaterra, para o incremento técnico das manufaturas nacionais, foram cancelados por falta de interesse da elite agrária do nosso país. 

( b )

D. João, apesar de ter permitido a instalação de manufaturas no país, defendia a superioridade dos produtos industrializados europeus perante os similares nacionais. 

( c )

faltava ainda, a adoção de uma política de proteção alfandegária nacional, diante da concorrência das mercadorias britânicas, além do nosso mercado consumidor interno não ser muito amplo. 

( d )

novos acordos comerciais foram assinados com potências europeias, o que ampliou os privilégios dos comerciantes estrangeiros no nosso país, em detrimento dos interesses nacionais. 

( e )

apesar da Inglaterra ter honrado os acordos comerciais e entregado máquinas e equipamentos industriais, a nossa mão de obra escrava não tinha especialização necessária para o trabalho na indústria.

Questão 02 - História - HB - Exercícios - Capítulo 3 - Economia e Sociedade Açucareira - BY NC 3.0BR

(UNESP)

Os diários, as memórias e as crônicas de viagens escritas por marinheiros, comerciantes, militares, missionários e exploradores, ao lado das cartas náuticas, seriam as principais fontes de conhecimento e representação da África dos séculos XV ao XVIII. A barbárie dos costumes, o paganismo e a violência cotidiana foram atribuídos aos africanos ao mesmo tempo em que se justificava a sua escravização no Novo Mundo. A desumanização de suas práticas serviria como justificativa compensatória para a coisificação dos negros e para o uso de sua força de trabalho nas plantations da América.

(Regina Claro. Olhar a África, 2012. Adaptado.)

As “plantations da América”, citadas no texto, correspondem a:



( a )

um esforço de coordenação da colonização ao redor do Atlântico, com a aplicação de modelos econômicos idênticos nas colônias ibéricas da América e da costa africana.

( b )

uma estratégia de valorização, na colonização da América e na África, das atividades agrícolas baseadas em mão de obra escrava, com a consequente eliminação de toda forma de artesanato e de comércio local. 

( c )

um modelo de organização da produção agrícola caracterizado pelo predomínio de grandes propriedades monocultoras, que utilizavam trabalho escravo e destinavam a maior parte de sua produção ao mercado externo. 

( d )

uma forma de organização da produção agrícola, implantada nas colônias africanas a partir do sucesso da experiência de povoamento das colônias inglesas na América do Norte. 

( e )

uma política de utilização sistemática de mão de obra de origem africana na pecuária, substituindo o trabalho dos indígenas, que não se adaptavam ao sedentarismo e à escravidão.

Questão 02 - Língua Portuguesa - Literatura - Exercícios - Capítulo 5 - Barroco e Neoclassicismo - BY NC 3.0BR

(Unifesp 2017)

Predomina neste movimento uma tônica mais cosmopolita, intimamente ligada às modas literárias da Europa, desejando pertencer ao mesmo passado cultural e seguir os mesmos modelos, o que permitiu incorporar os produtos intelectuais da colônia inculta ao universo das formas superiores de expressão. Ao lado disso, tal movimento continuou os esboços particularistas que vinham do passado local, dando importância relevante tanto ao índio e ao contato de culturas, quanto à descrição da natureza, mesmo que fosse em termos clássicos.

(Antonio Candido. Iniciação à literatura brasileira, 2010. Adaptado.)

Tal comentário refere-se ao seguinte movimento literário brasileiro:



( a )

Romantismo. 

( b )

Classicismo. 

( c )

Naturalismo. 

( d )

Barroco. 

( e )

Arcadismo.

Questão 02 - Geografia - GG - Exercícios - Capítulo 4 - Mundo Contemporâneo - BY NC 3.0BR

A formação de grandes grupos compostos por empresas, que antes eram concorrentes e depois se tornaram sócias passando a controlar boa parte do mercado consumidor, promovendo a diminuição da concorrência é conhecida como: 



( a )

cartel. 

( b )

holding. 

( c )

truste. 

( d )

conglomerado. 

( e )

dumping.

Resposta:

Os trustes referem-se a corporações integradas por várias empresas, por vezes, do mesmo ramo de atividade econômica. Assim, controlam o mercado consumidor, reduzem a concorrência, majoram os preços, prejudicam os consumidores e aumentam sua lucratividade.

Questão 02 - Matemática - Setor A - Exercícios - Capítulo 1 - Conhecimentos Numéricos: Naturais e Inteiros - BY NC 3.0BR

(ESPM) Na multiplicação abaixo, cada letra representa um algarismo do sistema decimal de numeração. O valor de A + B + C + D é:



( a )

22 

( b )

20 

( c )

24 

( d )

21 

( e )

23

Questão 02 - Matemática - Setor B - Exercícios - Capítulo 3 - Conhecimentos de estatística e probabilidade: estatística descritiva - BY NC 3.0BR

(UPE) Segundo matéria do Caderno Cidades do Jornal do Commercio, publicada em 8 de maio de 2016, um relatório oficial de assaltos a coletivos entre janeiro e abril de 2016 apontou os locais e as linhas de ônibus que mais sofreram esse tipo de violência no período citado.

Com base nessas informações, analise o gráfico publicado na referida matéria.

De acordo com o gráfico, a média, a mediana e a moda do número de assaltos por local são respectivamente: 



( a )

19; 20 e 12. 

( b )

23; 19,5 e 12. 

( c )

19; 12 e 46. 

( d )

23; 12 e 19. 

( e )

19,5; 12 e 18.

Questão 02 - História - HG - Exercícios - Capítulo 1 - A Antiguidade Clássica (I) - Grécia - BY NC 3.0BR

(FUVEST)

Em certos aspectos, os gregos da Antiguidade foram sempre um povo disperso. Penetraram em pequenos grupos no mundo mediterrânico e, mesmo quando se instalaram e acabaram por dominá-lo, permaneceram desunidos na sua organização política. No tempo de Heródoto, e muito antes dele, encontravam-se colônias gregas não somente em toda a extensão da Grécia atual, como também no litoral do Mar Negro, nas costas da atual Turquia, na Itália do sul e na Sicília oriental, na costa setentrional da África e no litoral mediterrânico da França. No interior desta elipse de uns 2500 km de comprimento, encontravam-se centenas e centenas de comunidades que amiúde diferiam na sua estrutura política e que armaram sempre a sua soberania. Nem então nem em nenhuma outra altura, no mundo antigo, houve uma nação, um território nacional único regido por uma lei soberana, que se tenha chamado Grécia (ou um sinônimo de Grécia).

M. I. Finley. O mundo de Ulisses. Lisboa: Editorial Presença, 1972. Adaptado. 

Com base no texto, pode-se apontar corretamente:



( a )

desorganização política da Grécia antiga, que sucumbiu rapidamente ante as investidas militares de povos mais unidos e mais bem preparados para a guerra, como os egípcios e macedônios 

( b )

a necessidade de profunda centralização política, como a ocorrida entre os romanos e cartagineses, para que um povo pudesse expandir seu território e difundir sua produção cultural

( c )

a carência, entre quase todos os povos da Antiguidade, de pensadores políticos, capazes de formular estratégias adequadas de estruturação e unificação do poder político 

( d )

a inadequação do uso de conceitos modernos, como nação ou Estado nacional, no estudo sobre a Grécia antiga, que vivia sob outras formas de organização social e política 

( e )

a valorização, na Grécia antiga, dos princípios do patriotismo e do nacionalismo, como forma de consolidar política e economicamente o Estado nacional.

Questão 02 - Física - Setor A - Exercícios - Capítulo 1 - Cinemática escalar: conceitos iniciais - BY NC 3.0BR

Durante uma viagem, Vitor está sentado no banco de trás do carro e, observando pela janela lateral, nota que um outro veículo segue lado a lado, mantendo sempre a mesma posição em relação a ele. Curioso, pergunta a seu pai se o certo é dizer que o carro está parado ou em movimento. Considerando os conceitos da física, seu pai lhe responde que: 



( a )

o carro está em repouso. 

( b )

o carro está em movimento. 

( c )

em relação a Vitor, o carro está em repouso. 

( d )

em relação a Vitor, o carro está em movimento. 

( e )

em relação à estrada, o carro está em repouso.

Questão 02 - Física - Setor B - Exercícios - Capítulos 2 e 3 - Leis da reflexão da luz e estudo do espelho plano - BY NC 3.0BR

(UFG) A figura a seguir representa um dispositivo óptico constituído por um laser, um espelho fixo, um espelho giratório e um detector. A distância entre o laser e o detector é d = 1,0 m, entre o laser e o espelho fixo é  e entre os espelhos fixo e giratório é D = 2,0 m.

Sabendo-se que α = 45° , o valor do ângulo β para que o feixe de laser chegue ao detector é:



( a )

15°

( b )

30°

( c )

45°

( d )

60°

( e )

75°

Questão 02 - Química - Setor B - Exercícios - Capítulo 2 - Aula 2 – Introdução à atomística - BY NC 3.0BR

(Ifsul) Um ânion monovalente possui 18 elétrons e 20 nêutrons. O átomo neutro que o originou apresenta número atômico e de massa, respectivamente, 



( a )

17 e 37

( b )

17 e 38 

( c )

19 e 37

( d )

19 e 38

Questão 02 - Biologia - Setor B - Exercícios - Capítulo 4 - Respiração Celular - BY NC 3.0BR

(Udesc 2016) Assinale a alternativa que faz a relação correta entre a organela celular e a sua função. 



( a )

Mitocôndria – Respiração Celular 

( b )

Lisossomos – Permeabilidade Seletiva 

( c )

Vacúolo – Armazenamento de DNA 

( d )

Complexo Golgiense – Síntese de proteínas 

( e )

Cloroplastos – Transporte de aminoácidos

Questão 02 - Língua Portuguesa - Entendimento de Texto - Exercícios - Capítulo 3 - Intertextualidade - BY NC 3.0BR

(Enem-PPL)

A carreira nas alturas A água está no joelho dos profissionais do mercado. As fragilidades na formação em Língua Portuguesa têm alimentado um campo de reciclagem em Português nas escolas de idiomas e nos cursos de graduação para pessoas oriundas do mundo dos negócios. O que antes era restrito a profissionais de educação e comunicação, agora já faz parte da rotina de profissionais de várias áreas. Para eles, a Língua Portuguesa começa a ser assimilada como uma ferramenta para o desempenho estável. Sem ela, o conhecimento técnico fica restrito à própria pessoa, que não sabe comunicá-lo.

“Embora algumas atuações exijam uma produção oral ou escrita mais frequente, como docência e advocacia, muitos profissionais precisam escrever relatório, carta, comunicado, circular. Na linguagem oral, todos têm de expressar-se de forma convincente nas reuniões, para ganhar respeito e credibilidade. Isso vale para todos os cargos da hierarquia profissional” — explica uma professora de Língua Portuguesa da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciência Humanas da USP.

NATALI, A. Revista Língua, n. 63, jan. 2011 (adaptado).

Nos usos cotidianos da língua, algumas expressões podem assumir diferentes sentidos. No texto, a expressão “a água está no joelho” remete à 



( a )

exigência de aprofundamento em conhecimentos técnicos. 

( b )

demanda por formação profissional de professores e advogados. 

( c )

procura por escolas de idiomas para o aprendizado de línguas. 

( d )

melhoria do desempenho profissional em várias áreas do conhecimento. 

( e )

necessidade imediata de aperfeiçoamento das habilidades comunicativas.

Questão 02 - Geografia - GB - Exercícios - Capítulo 2 - População - BY NC 3.0BR

(Uerj 2016) Existe uma relação direta entre o dinamismo das práticas sociais e as transformações nos indicadores demográficos das sociedades. Observe, nos gráficos, um exemplo de alteração de comportamento social no Brasil.

Adaptado de O Globo, 30/10/2014.

As mudanças verificadas entre os anos de 2000 e 2012 ocasionam o seguinte comportamento demográfico:



( a )

elevação da expectativa de vida

( b )

ampliação da população escolar 

( c )

redução da taxa de fecundidade 

( d )

diminuição da mortalidade infantil

Resposta:

Nos gráficos, observa-se que entre 2000 e 2012, houve um aumento da proporção de mães que tiveram filhos nas faixas de 25 até 29 anos, 30 até 34 anos, 35 até 39 anos e acima de 40 anos. Enquanto observa-se uma redução nas faixas entre 15 até 19 anos e entre 20 e 24 anos. Ou seja, as mulheres estão tendo filhos mais tarde devido a fatores como acesso ao mercado de trabalho e investimento em educação. Normalmente, este processo vem acompanhado de um menor número de filhos nas famílias, assim a tendência é de queda da taxa de natalidade e de fecundidade (número de filhos por mulher na idade fértil).

Questão 02 - Matemática - Setor A - Exercícios - Capítulo 6 - Introdução à porcentagem - BY NC 3.0BR

(Faculdade Albert Einstein) Para um concurso militar, o número de vagas para homens correspondia a 80% do número de vagas para mulheres. Dada a grande procura de candidatos, decidiu-se ampliar o número de vagas, sendo 30 novas vagas para homens e 15 para mulheres. Após a mudança, o número total de vagas para homens passou a ser 84% do número total de vagas para mulheres. Com isso, o total de vagas para ambos os sexos passou a ser: 



( a )

276 

( b )

552 

( c )

828 

( d )

1.104

Questão 02 - Química - Setor A - Exercícios - Capítulo 11 - Aula 15 – Densidade dos gases e lei de Graham - BY NC 3.0BR

(Ufjf-pism 2 2015) A lei dos gases ideais pode ser utilizada para determinar a massa molar de uma substância. Sabendo-se que a densidade (d) do enxofre na forma gasosa, na temperatura de 500 °C e pressão de 0,888 atm, é 3,710 g/L, é correto dizer que a fórmula da molécula de enxofre nessas condições é:

Dados: R = 62,3 mmHg · L · mol1 · K–1 massa molar do S = 32 g/mol 



( a )

S2 

( b )

S4 

( c )

S6 

( d )

S8 

( e )

S9

Questão 02 - História - HB - Exercícios - Capítulo 4 - Invasões Holandesas e Expansão Territorial - BY NC 3.0BR

(GV) Sobre a conquista holandesa do Nordeste brasileiro, no período colonial, é correto afirmar:



( a )

Os conflitos entre portugueses e holandeses devem ser compreendidos no contexto da União Ibérica (1580-1640) e da separação das Províncias Unidas do Império Habsburgo. 

( b )

A ocupação das áreas de plantio de cana obrigou os holandeses a intensificarem a escravização dos indígenas, uma vez que não possuíam bases no continente africano. 

( c )

Estabelecidos em Pernambuco, os holandeses empreenderam uma forte perseguição aos judeus e católicos ali residentes e fortaleceram a difusão do protestantismo no Brasil colonial. 

( d )

A administração de Maurício de Nassau foi caracterizada pelo pragmatismo e pela desmontagem do grande centro de artistas e letrados organizado pelas autoridades portuguesas em Olinda. 

( e )

Os holandeses implementaram uma nova e eficiente estrutura produtiva baseada em pequenas e médias propriedades familiares, que se diferenciava das antigas plantations escravista.

Questão 02 - Física - Frente II - Módulo 2 - Estática dos corpos sólidos: corpo extenso - Exercícios - Praticando o aprendizado - BY NC 3.0BR

(Uerj) A figura abaixo ilustra uma ferramenta utilizada para apertar ou desapertar determinadas peças metálicas.

Para apertar uma peça, aplicando-se a menor intensidade de força possível, essa ferramenta deve ser segurada de acordo com o esquema indicado em:



( a )

( b )

( c )

( d )

Resposta:

Essa questão pode ser resolvida com base no conceito de momento e suas propriedades. Para facilitar a soltura do parafuso, devemos produzir o maior momento possível. Como a intensidade da força é a mesma em todas as alternativas, devemos escolher aquela em que a força é perpendicular ao cabo da chave, pois isso indica que ela participará integralmente da produção do momento. Além disso, dado que Mo = F . d, é na alternativa d que teremos o maior momento produzido.

Estes materiais são parte integrante das coleções da editora Saraiva. Eles poderão ser reproduzidos desde que o título das obras e suas respectivas autorias sejam sempre citadas