Menu

Monte
sua
prova

Selecione as melhores questões em nosso banco de atividades

Começar
Entendi! Quero começar!

Organize sua prova

Arraste suas questões e solte-as aqui.

Arraste
e solte aqui

Escolha suas questões abaixo

Questão 02 - Língua Portuguesa - Módulo 7 - Flexão dos adjetivos e sua função na construção dos textos - Exercícios - Praticando o aprendizado - BY NC 3.0BR

Em: […] Gontijo foi responsável por um dos momentos derradeiros do pouso do robô Curiosity Rover em 2012. […]

Acrescente ao nome do brasileiro a expressão “e equipe” e reescreva a frase, fazendo as alterações necessárias.

Resposta:

Gontijo e equipe foram responsáveis por um dos momentos derradeiros do pouso do robô Curiosity Rover em 2012.

Questão 02 - Língua Portuguesa - Módulo 2 - Análise das flexões dos substantivos - Exercícios - Aplicando o conhecimento - BY NC 3.0BR

Na fila da liberdade

É interessante notar as diferenças em filas, de um lugar para o outro. Em Florianópolis, por exemplo, tanto nas filas de banco como de supermercado, as pessoas ficam conversando, com calma, esperando. Mesmo no Rio de Janeiro, enfrenta-se uma fila com mais humor.

Em São Paulo, a fila é uma tortura. A fila é triste e interminável. Parece que, se fosse possível, a gente mataria aqueles quatro ou cinco que estão na nossa frente. E, se alguém conversa com alguém, o assunto é a própria fila. Uns chegam a dizer palavras chulas. Xingam, como se a culpa fosse da pobre mocinha que está do outro lado da fila, muito mais aflita que os filenses.

Pois foi numa dessas filas que o fato se deu.

Era uma bela fila, de umas dez pessoas. E em supermercado, com aqueles carrinhos lotados, a gente ali olhando a mocinha tirar latinha por latinha, rolo por rolo de papel higiênico, aquela coisa que não tem fim mesmo. E naquela fila tinha um garotinho de uns dez anos, que existe apenas uma palavra para definir a figurinha: um pentelho. Como muito bem define o Houaiss: “pessoa que exaspera com sua presença, que importuna, que não dá paz aos outros”.

Pois ali estava o pentelhinho no auge de sua pentelhação. Quanto mais demorava, mais ele se aprimorava. E a mãe, ao lado, impassível. Chegou uma hora que o garoto começou a mexer nas compras dos outros. Tirar leite condensado de um carrinho e colocar no outro. Gritava, ria, dava piruetas. Era o reizinho da fila. E a mãe, não era com ela.

Na fila ao lado (aquela de velhos, deficientes e grávidas), tinha um casal de velhinhos. Mas velhinhos mesmo, de mãos dadas. Ali, pelos oitenta anos. A velhinha, não aguentando mais a situação, resolveu tomar as dores de todos e foi falar com a mãe. Que ela desse um jeito no garoto, que ela tomasse uma providência. No que a mãe, de alto e bom tom:

— Educo meu filho assim, minha senhora. Com liberdade, sem repressão. Meu filho é livre e feliz. É assim que se deve educar as crianças hoje em dia.

A velhinha ainda ameaçou dizer alguma coisa, mas se sentiu antiga, ultrapassada. Voltou para a sua fila. Só que não encontrou o seu marido, que havia sumido.

Não demorou muito e voltou o marido com um galão de água de cinco litros e, calmamente se aproximou da mãe do pentelho, abriu e entornou tudo na cabeça da mulher.

— O que é isso, meu senhor?

O velhinho colocou o vasilhame (que palavra antiga) no seu carrinho e enquanto a mulher esbravejava e o pentelho morria de rir, disse bem alto:

— Também fui educado com liberdade!!!

Foi ovacionado. 

PRATA, Mário. O Estado de S. Paulo. São Paulo, 16 jul. 2004.

A derivação de grau é um recurso usado não apenas para indicar o tamanho dos seres, mas também para expressar sentimentos e impressões.

a) Tendo isso em mente, copie as palavras do 4º parágrafo em que se verifica a derivação de grau e explique: que efeito provoca, no texto, esse uso?

b) No restante do texto, ele continua empregando a derivação de grau. Destaca-se a esse respeito sobretudo o uso que faz para designar mais dois personagens que aparecem na continuação do texto. Como são denominados esses personagens?

Resposta:

a) Do 4º- parágrafo, pode-se destacar: carrinhos, mocinha, latinha, garotinho, figurinha. O diminutivo provoca o efeito de detalhar o que está ao redor.

Espera-se que os alunos observem que o uso do diminutivo nesses substantivos procura reforçar o número de detalhes de tudo o que cerca a fila, além de expressar certa ironia ao denominar a funcionária do supermercado e o próprio menino.

b) São denominados velhinhos/velhinha e velhinho.

Questão 02 - Geografia - Módulo 7 - Superfície do planeta Terra - Exercícios - Aplicando o conhecimento - BY NC 3.0BR

Observe a imagem.

Com base no que você estudou, que tipo de rocha o geólogo da imagem tem em mãos? Explique a origem dessa rocha.

Resposta:

Rocha magmática extrusiva. Sua origem está associada ao resfriamento rápido dos minerais das rochas.

Questão 02 - Geografia - Módulo 6 - Histórias de formação e evolução do planeta Terra - Exercícios - Aplicando o conhecimento - BY NC 3.0BR

Observe as imagens e a tabela e responda à questão.

Trilobitas foram animais marinhos que viveram nos oceanos primitivos da Era Paleozoica e desapareceram, de acordo com registros fossilíferos, no final do Período Permiano. Já as amonites, também animais marinhos, viveram nos oceanos na mesma era geológica dos dinossauros e entraram em extinção há 65 milhões de anos.

De acordo com a escala do tempo geológico, quais são as idades aproximadas das rochas nas quais podem ser encontrados os fósseis citados na imagem?

Resposta:

Os trilobitas na Era Paleozoica, entre 542 milhões e 245 milhões de anos, e as amonites, entre 245 milhões e 65,5 milhões de anos, na Era Mesozoica.

Questão 02 - Língua Portuguesa - Produção de Texto - Módulo 4 - Funções de espaço e tempo na narrativa - Exercícios - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

Esse narrador onisciente é importante na construção dessa narrativa porque nos leva a:



( a )

sentir raiva do menino, que trata a idosa da mesma forma do início, quando ele e seus amigos a perturbavam.

( b )

perceber a tensão e a preocupação do menino com a idosa, revelando mudança no comportamento dele.

( c )

sentir pena da “doida”, que continua sendo arrogante até os últimos momentos de sua vida.

( d )

perceber o desejo da idosa de morrer só, revelando a manutenção de um comportamento pouco sociável.

Resposta:

Alternativa b

Ao olharmos a história pela óptica do menino – o narrador onisciente revela o que se passa no interior desse personagem –, passamos a analisar a idosa de maneira diferente, uma vez que a visão do menino em relação à senhora se modifica.

Questão 02 - Geografia - Módulo 4 - Noções de Astronomia e movimentos do planeta Terra - Exercícios - Aplicando o conhecimento - BY NC 3.0BR

Como você estudou ao longo do módulo, as estações do ano no Brasil, principalmente no norte do país, não são claramente percebidas. Já em países que estão mais ao norte ou ao sul dos trópicos de Câncer e Capricórnio a situação é diferente. Por que isso acontece?

Resposta:

As zonas temperadas do norte e do sul sempre recebem os raios solares inclinados, devido à curvatura terrestre. Por isso, há os extremos de temperatura no verão e no inverno. Na primavera e no outono, a natureza estará se preparando para os extremos de verão e inverno. Na primavera, as flores e a vegetação estão se preparando para o verão, assim como no outono as folhas passam por um processo em que ficam amareladas e caem.

Questão 02 - Geografia - Módulo 3 - Localização e orientação espacial - Exercícios - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

Os satélites artificiais são equipamentos que:



( a )

estão na órbita terrestre para permitir a circulação de dados e o funcionamento de celulares e da internet. 

( b )

são lançados todos os dias para facilitar a transmissão e a recepção de dados, nem sempre importantes. 

( c )

estão no espaço sideral e enviam para a Terra informações sobre todos os planetas. 

( d )

apesar de serem lançados por países que dominam a tecnologia, disponibilizam informações para todos os outros países.

Resposta:

Há milhares de satélites na órbita da Terra que enviam e recebem informações diversas. Entre eles estão os responsáveis pela circulação de dados em celulares e na internet.

Questão 02 - Geografia - Módulo 5 - Coordenadas geográficas – paralelos e meridianos - Exercícios - Aplicando o conhecimento - BY NC 3.0BR

Observe os mapas a seguir. Eles mostram o Brasil e seus fusos horários. O primeiro apresenta os fusos considerando o horário de verão, e o segundo, sem considerá-lo. Quando o horário de verão entra em vigor, nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, além do Distrito Federal, adianta-se 1 hora nos relógios. Com base em seus conhecimentos e nos mapas, responda às questões.

a) Antes do horário de verão, os estados do Amazonas, de Roraima e de Rondônia estavam a uma hora de diferença da hora de São Paulo. Com a adoção do horário de verão, como fica a diferença de horário entre esses estados e São Paulo?

b) Como fica a hora dos estados que adotam o horário de verão em relação ao arquipélago de Fernando de Noronha?

Resposta:

a) Eles ficam com duas horas a menos que São Paulo.

b) Todos ficam dentro do mesmo fuso, ou seja, com a mesma hora.

Questão 02 - Geografia - Módulo 3 - Localização e orientação espacial - Exercícios - Aplicando o conhecimento - BY NC 3.0BR

A imagem abaixo representa o Sol nascendo nos primeiros dias de verão do hemisfério sul. Repare que, ao nascer, o Sol não está exatamente na direção leste.

a) Em qual direção ele está?

b) A variação da posição aparente do Sol ao longo do ano está associada a qual outro fenômeno?

Resposta:

a) Posicionado mais a sudeste.

b) Está associada às estações do ano.

Questão 02 - Matemática - Módulo 7 - Medidas de tempo e de temperatura - Exercícios - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

Nas Olimpíadas Rio 2016, a Rússia ocupou a 4ª colocação no quadro geral de medalhas. Sabendo que a quantidade total de medalhas conquistadas pela Rússia apresenta apenas os fatores 2 e 7 quando decomposto em fatores primos e é o menor número que tem exatamente 8 divisores, quantas medalhas a Rússia conquistou?



( a )

14 medalhas.

( b )

28 medalhas.

( c )

56 medalhas.

( d )

98 medalhas.

Questão 02 - Ciências - Módulo 1 - Vamos estudar ciências? - Exercícios - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

João estava dirigindo o carro e, de repente, o motor do veículo desligou. Ele logo pensou que a gasolina havia acabado. Então virou a chave de partida e analisou o painel: o mostrador de gasolina indicou que o tanque estava cheio, mas a bateria do veículo estava sem carga. João concluiu, então, que esse era o motivo de o automóvel ter parado.

Qual trecho dessa história representa a etapa da elaboração de hipóteses do método científico?



( a )

“[...] dirigindo o carro e, de repente, o motor do veículo desligou.” 

( b )

“Ele logo pensou que a gasolina havia acabado.” 

( c )

“Então virou a chave de partida [...]” 

( d )

“[...] a bateria do veículo estava sem carga.”

Questão 02 - Ciências - Módulo 7 - Os recursos naturais - Exercícios - Aplicando o conhecimento - BY NC 3.0BR

Relacione corretamente

A. Energia solar B. Energia eólica C. Energia hidrelétrica D. Energia de biomassa

(  ) Proveniente da queima de matéria orgânica. (  ) Pode causar a morte de animais e vegetais por alagamento. (  ) Utiliza placas solares de silício que geram corrente elétrica. (  ) Utiliza apenas o vento.

Resposta:

A. Energia solar B. Energia eólica C. Energia hidrelétrica D. Energia de biomassa

( D ) Proveniente da queima de matéria orgânica. ( C ) Pode causar a morte de animais e vegetais por alagamento. ( A ) Utiliza placas solares de silício que geram corrente elétrica. ( B ) Utiliza apenas o vento.

Nesta questão, espera-se que os alunos relembrem as diferentes formas de geração de energia elétrica, seus modos de obtenção e os possíveis impactos ambientais associados a elas.

Questão 02 - Língua Portuguesa - Módulo 2 - Letras por toda parte! - Exercícios (pg. 39) - BY NC 3.0BR

VOCÊ GOSTA DE JOGAR?

Resposta:

Resposta pessoal.

Questão 02 - História - Módulo 3 - Ser criança! - Exercícios - Para aprender: Identificando fases - BY NC 3.0BR

OBSERVE AS FOTOGRAFIAS A SEGUIR. ELAS MOSTRAM PESSOAS EM DIFERENTES FASES DA VIDA.

USE AS PALAVRAS DO QUADRO ABAIXO PARA FAZER UMA LEGENDA PARA CADA FOTOGRAFIA DA PÁGINA ANTERIOR.

CRIANÇA BEBÊ ADOLESCENTE ADULTO IDOSA

Resposta:

Questão 02 - História - Módulo 3 - Ser criança! - Exercícios - Para começar - BY NC 3.0BR

ACOMPANHE A LETRA DA CANÇÃO

SER CRIANÇA É LEGAL, LEGAL, LEGAL SER CRIANÇA É LEGAL, LEGAL, LEGAL A GENTE CORRE, PULA, DANÇA, FAZ BAGUNÇA SER CRIANÇA É LEGAL

A GENTE COME COM A MÃO A GENTE BRINCA NO CHÃO SER FELIZ É MESMO TUDO DE BOM A GENTE CORRE NA PRAIA A GENTE ATÉ SOLTA RAIA E NA FESTINHA A GENTE ESTOURA BALÃO [...]

A GENTE VAI NA VOVÓ ELA FAZ UMA TORTA ELA FICA FELIZ AINDA ESTOURA PIPOCA DE BICICLETA, A GENTE BRINCA UM MONTÃO SER CRIANÇA É A MAIOR DIVERSÃO

SER CRIANÇA É LEGAL, CANÇÃO INTERPRETADA POR MARA LIMA. MARA LIMA E SEUS AMIGUINHOS. V. 6. 2018.

 

VOCÊ É UMA CRIANÇA?

Resposta:

Espera-se que os alunos cheguem à conclusão de que eles são crianças.

Questão 02 - Língua Portuguesa - Módulo 7 - Flexão dos adjetivos e sua função na construção dos textos - Exercícios - Aplicando o conhecimento - BY NC 3.0BR

Se os adjetivos citados anteriormente fossem atribuídos a todos os personagens, como seriam apresentados?

Resposta:

Eles seriam: grandes, fortes e brigões.

Questão 02 - Matemática - Módulo 1 - Sistemas de numeração - Exercícios - Aplicando o conhecimento - BY NC 3.0BR

O quadro abaixo traz informações sobre cinco personalidades da história do Brasil.

Escreva o século de nascimento e falecimento de cada pessoa listada na tabela.

Resposta:

Dom Pedro I e José Bonifácio nasceram no século XVIII e morreram no século XIX. Dom Pedro II nasceu e morreu no século XIX. Joaquim Nabuco nasceu no século XIX e morreu no século XX. Zumbi dos Palmares nasceu e morreu no século XVII.

Questão 02 - Geografia - Módulo 7 - Superfície do planeta Terra - Exercícios - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

O ciclo das rochas é o processo de transformação das rochas na litosfera. Esse processo é lento e fornece pistas sobre a história da evolução do planeta Terra.

Sobre o ciclo das rochas, marque a questão incorreta.



( a )

O resfriamento do magma no interior da litosfera dá origem às rochas magmáticas intrusivas. 

( b )

Ao penetrar nas camadas de rocha no interior da litosfera, o magma é capaz de deformá-las, originando as rochas metamórficas. 

( c )

As rochas direcionadas para o interior da Terra por meio dos movimentos da litosfera sofrem fusão pelo calor. 

( d )

O ciclo das rochas representa as várias transformações relacionadas às camadas sobrepostas de sedimentos no interior da litosfera.

Resposta:

As opções da questão apresentam alguns exemplos de processos de origem (rochas sedimentares) e de fenômenos tectônicos ligados à alteração das rochas preexistentes, originando as rochas metamórficas. Tratam também dos materiais que podem ser expelidos pelos mesmos movimentos, originando as rochas magmáticas.

Questão 02 - Geografia - Módulo 6 - Histórias de formação e evolução do planeta Terra - Exercícios - Desenvolvendo habilidades - BY NC 3.0BR

Estabeleça uma correlação entre as informações a seguir e assinale a sequência correta.

I. Movimento divergente

II. Movimento convergente

III. Movimento transcorrente

( ) Ocorre por meio do choque entre as placas tectônicas, ou seja, quando uma vai em direção à outra, como entre a placa de Nazca e a placa Sul-Americana.

( ) Movimento de deslizamento lateral entre duas placas, como ocorre na Califórnia, situada a oeste dos Estados Unidos.

( ) É o processo de separação das placas tectônicas que provoca o aumento do assoalho oceânico, podendo expandir a crosta terrestre.



( a )

I, III e II 

( b )

I, II e III 

( c )

II, I e III 

( d )

II, III e I

Questão 02 - Língua Portuguesa - Produção de Texto - Módulo 2 - Gêneros narrativos: foco narrativo e tipos de narrador - Exercícios - Aplicando o conhecimento - BY NC 3.0BR

A fila do chocolate

Seguir as regras! Isso me foi ensinado com competência. Principalmente nas brincadeiras, nos jogos, nenhum moleque tinha o direito de romper com o que havia sido combinado: quem era o mocinho tinha de se comportar como mocinho, quem era índio tinha de pular fazendo “uh-uh-uh” e quem tivesse sido escalado para bandido era obrigado a morrer no final da brincadeira sem direito a reclamação. Do mesmo modo, no “esconde-esconde” o “pegador” tinha de “bater-cara” contando honestamente até cem e nem pensar em roubar nas dezenas. É claro que, antes do início de cada jogo, todo mundo discutia, argumentava, tentando mudar esse ou aquele detalhe da regra mas, depois de estabelecido como transcorreria a brincadeira, na hora do jogo pra valer, a lei prevalecia. Sem obediência às regras, a brincadeira da vida não tem graça.

Até que meu modo de pensar foi posto à prova: uma tia decidira ajudar minha mãe, investindo em meu futuro ao responsabilizar-se pelo pagamento de um curso de Inglês. Recém-alfabetizado em Português, lá fui eu aprender a cantar “one-little-two-little-three-little-indian” no jardim de infância da Língua Inglesa.

Mal iniciado o curso, foi organizada uma festa no domingo de Páscoa.

Num belo jardim de uma casa grande de Santos, onde funcionava a escola de Inglês, brincávamos as brincadeiras brasileiras quando uma das professoras chamou todo mundo e mandou que fizéssemos uma fila na frente dela. Eu corri e consegui conquistar o segundo lugar.

E a professora pôs-se a falar (em Português, naturalmente, pois a maioria não havia ainda ultrapassado good morning e o thank you). E em Português começou a explicar a razão da fila:

— Prestem atenção. Todo mundo vai ficar quietinho aqui na fila esperando eu contar até três, está bem? Quando eu chegar ao três todo mundo sai correndo para procurar uma porção de ovinhos de Páscoa que estão escondidos no meio do jardim e...

Pra quê! Sem esperar nem pela contagem de “um”, todo mundo, até a criança que estava na minha frente, saiu desabalado, enfiando-se no meio dos arbustos, pisando os canteiros de flores, fuçando nos vasos e nem ligando para os gritos da professora, que tentava impor a regra que ela pretendera estabelecer.

E eu? Eu fiquei firme, imóvel no meu lugar de uma fila que não mais existia. Afinal, eu tinha conseguido o segundo lugar, não tinha? Pois aquilo tinha de significar que eu merecia pelo menos o segundo prêmio do concurso, não tinha?

Não tinha. A professora, vendo que nada mais havia a fazer, parou de berrar e pôs as mãos na cintura, num suspiro de desalento. De repente, deu pela presença daquele menininho ali, disciplinadamente imóvel, e falou:

— Vá, menino. Vá procurar os ovinhos.

Saí correndo, já com a boca salivando na expectativa do chocolate.

Mas... aqueles poucos momentos que eu tinha dado de lambujem aos outros tinham sido fatais: não havia sobrado nenhum ovo, nem dos pequeninos, para o aluno que seguia as regras do jogo.

Naquele domingo de Páscoa, fiquei sem chocolate.

Aprendi aquela lição? A partir daí sempre procurei romper as regras para levar vantagem sobre os outros? Confesso que não. Contra as regras injustas, contra as leis que não deveriam ter sido aprovadas sempre protestei, resisti, marchei nas passeatas, caí nas mãos da polícia política do regime militar, redigi centenas de protestos, mas, enquanto a lei estava em vigência, eu a cumpri.

Mesmo ficando sem chocolate. 

BANDEIRA, Pedro. O beijo negado. São Paulo: Moderna, 2014. p. 18.

Para identificar o foco narrativo de um texto, é preciso observar as palavras que demonstram o emprego da primeira ou da terceira pessoa gramatical. Copie do texto um trecho que comprove o foco narrativo utilizado nessa crônica.

Resposta:

Entre outras possibilidades, pode-se citar: “Isso me foi ensinado com competência”.

É provável que, para os alunos, seja mais fácil procurar no texto o pronome pessoal eu. Esse termo pode ser notado em trechos como “Recém-alfabetizado em Português, lá fui eu aprender a cantar ‘one-little-two-little-three-little-indian’ no jardim de infância da Língua Inglesa”. 

Questão 02 - Geografia - Módulo 5 - Coordenadas geográficas – paralelos e meridianos - Exercícios - Praticando o aprendizado - BY NC 3.0BR

As linhas imaginárias estão presentes em todos os mapas. Algumas têm nomes, outras têm apenas números.

Qual é a função das linhas imaginárias?

Resposta:

Elas são linhas que auxiliam a localização dos lugares.

Questão 02 - Geografia - Módulo 4 - Noções de Astronomia e movimentos do planeta Terra - Exercícios - Praticando o aprendizado - BY NC 3.0BR

Ao estudarmos os movimentos da Terra, temos a certeza de que nosso planeta é dinâmico. Faça a leitura da imagem a seguir e responda às questões.

a) Qual é o nome do movimento retratado na imagem e o tempo de duração dele?

b) Cite duas consequências desse movimento.

Resposta:

a) O movimento de rotação, que tem duração aproximada de 24 horas, ou exatamente 23 horas, 56 minutos e 4 segundos.

b) A variação de temperatura ao longo das 24 horas e a alternância entre os dias e as noites.

Questão 02 - Geografia - Módulo 3 - Localização e orientação espacial - Exercícios - Praticando o aprendizado - BY NC 3.0BR

A capacidade de observação e a de orientação sempre foram importantes para a sobrevivência humana.

Com base em seus conhecimentos, responda às questões a seguir.

a) Quando nos deslocamos por lugares desconhecidos, o que podemos fazer para não nos perdermos?

b) Explique por que um bom observador tem mais facilidade de se orientar no espaço.

c) Por que a determinação de pontos de referência é importante para nos posicionar espacialmente nos lugares por onde passamos?

Resposta:

a) Ter o endereço correto e alguns pontos de referência e tentar descobrir as principais ruas e vias de acesso para chegar ao destino.

b) Porque, ao observar os elementos do espaço geográfico, ele memorizará os pontos de referência ao longo dos caminhos por onde passar.

c) Quando determinamos pontos de referência, reconhecemos alguns aspectos particulares do espaço, que, com o passar do tempo, se tornarão familiares e nos ajudarão a ter uma ideia de nossa localização.

Questão 02 - Matemática - Módulo 7 - Medidas de tempo e de temperatura - Exercícios - Praticando o aprendizado - BY NC 3.0BR

Calcule as somas:

a) (10 h 31 min) + (3 h 18 min) =

b) (11 h 48 min) + (4 h 33 min) = 

c) (24 min 45 s) + (34 min 30 s) =

d) (1 h 35 min 50 s) + (2 h 30 min 40 s) =

Resposta:

a) 13 h 49 min

b) 15 h 81 min = 16 h 21 min

c)  58 min 75 s = 59 min 15 s

d) 3 h 65 min 90 s = 3 h 66 min 30 s = 4 h 6 min 30 s

Questão 02 - Ciências - Módulo 3 - Os movimentos da Terra - Exercícios - Aplicando o conhecimento - BY NC 3.0BR

Com base na figura a seguir (Figura 13), responda à questão.

 Relacione o movimento indicado pela letra B à sucessão de dias e noites.  

Resposta:

A letra B indica o movimento de rotação, que faz com que cada região do planeta esteja iluminada durante um período do dia e no escuro em outro período. Assim, o giro do planeta em torno do próprio eixo determina a sucessão de dias e noites.  

Questão 02 - Ciências - Módulo 2 - O planeta em que vivemos - Exercícios - Praticando o aprendizado - BY NC 3.0BR

Explique como Aristóteles chegou à conclusão de que o formato da Terra é esférico.

Resposta:

A partir da observação do eclipse lunar, em que a sombra da Terra, esférica, é projetada integral ou parcialmente sobre a Lua.

Questão 02 - Matemática - Módulo 2 - Juntar e acrescentar quantidades - Exercícios - Para aprender: Composição e decomposição de quantidades - BY NC 3.0BR

VOCÊ SE LEMBRA DO JOGO CAIXA BARULHENTA? COLOQUE NA TAMPA A QUANTIDADE DE BOTÕES INDICADA EM CADA ITEM, CHACOALHE E ESCREVA UMA ADIÇÃO QUE REPRESENTE A COMPOSIÇÃO QUE VOCÊ OBTEVE.

A) 8 BOTÕES

8 = ___ + ___

B) 10 BOTÕES

10 = ___ + ___

C) 13 BOTÕES

13 = ___ + ___

D) 15 BOTÕES

15 = ___ + ___

E) 17 BOTÕES

17 = ___ + ___

Resposta:

A) 8 = 4 + 4

B) 10 = 6 + 4

C) 13 = 7 + 6

D) 15 = 6 + 9

E) 17 = 9 + 8

Questão 02 - Língua Portuguesa - Módulo 3 - Regras pra quê? - Atividades (pg. 42 - 43) - BY NC 3.0BR

VIAGEM ALFABÉTICA

BRINCAR COM OS AMIGOS NA ESCOLA É MUITO BOM!

QUE TAL UMA VIAGEM ALFABÉTICA? ACOMPANHE A LEITURA DAS REGRAS DESTE JOGO.

VIAGEM ALFABÉTICA

JOGADORES: 2 OU MAIS

COMO JOGAR:

1. UM DOS JOGADORES ANUNCIA UMA LETRA, PERGUNTANDO: “O QUE SE VÊ QUE COMEÇA COM A LETRA... C?”, POR EXEMPLO.

2. A PARTIR DESSE MOMENTO, TODO MUNDO FICA ATENTO A QUALQUER COISA QUE VÊ QUE COMECE COM AQUELA LETRA.

3. QUANDO UM JOGADOR VÊ ALGO QUE COMEÇA COM A LETRA ESCOLHIDA, DIZ A PALAVRA EM VOZ ALTA E GANHA 1 PONTO.

4. GANHA QUEM CONSEGUIR MAIS PONTOS NO FIM DO TEMPO COMBINADO.

JOSEP M. ALLUÉ. O GRANDE LIVRO DOS JOGOS. BELO HORIZONTE: EDITORA LEITURA, 1998.

QUEM FOI O VENCEDOR?

Resposta:

Resposta pessoal.

Questão 02 - Matemática - Módulo 2 - Juntar e acrescentar quantidades - Exercícios - Para praticar: Vamos testar! - BY NC 3.0BR

OBSERVE AS 12 PEÇAS A SEGUIR. MARQUE COM UM X A ALTERNATIVA QUE INDICA A QUANTIDADE DE PEÇAS DE ACORDO COM A COR.



( a )

3 PEÇAS AZUIS, 3 PEÇAS AMARELAS E 9 PEÇAS VERMELHAS

( b )

4 PEÇAS AZUIS, 4 PEÇAS AMARELAS E 4 PEÇAS VERMELHAS

( c )

6 PEÇAS AZUIS, 2 PEÇAS AMARELAS E 4 PEÇAS VERMELHAS

( d )

8 PEÇAS AZUIS, 2 PEÇAS AMARELAS E 8 PEÇAS VERMELHAS.

Questão 02 - Matemática - Módulo 3 - Retirar, completar e comparar quantidades - Exercícios - Para começar - BY NC 3.0BR

SE 5 ANIMAIS FOREM ADOTADOS, QUANTOS ANIMAIS RESTARÃO PARA ADOTAR?

Resposta:

3

Estes materiais são parte integrante das coleções da editora Saraiva. Eles poderão ser reproduzidos desde que o título das obras e suas respectivas autorias sejam sempre citadas